Issuu on Google+

INFOMAIL

AGIR AGORA

ESCOLHE O FUTURO SANTA JOANA CANDIDATOS À ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

CELME TIAGO SOARES ARTUR CASTRO Estudante, TAVARES DOS SANTOS 25 anos Func. pública, Téc. vendas, 39 anos 29 anos

SORAIA MARTINS

Animadora cultural 28 anos

LUIS BALSEIRO

Desempregado, 24 anos

CATARINA CARLA VIANA GOMES Professora, 32 anos Desempregado, Formadora, Investigadora/ 54 anos Antropóloga independente 51 anos 38 anos independente independente JOÃO CURA SOARES

MARIA DE LURDES CALISTO

JOSÉ SANTOS Professor de Educação Física, 23 anos, independente FREDERICO CORGA Desempregado, 25 anos, independente MANUELA FIGUEIREDO Doméstica, 42 anos, independente MÁRCIO GUIMARÃES Operário fabril, 27 anos, independente PEDRO BAPTISTA Funcionário público, 40 anos, independente SARA SANTOS Comercial, 36 anos, independente FILIPA ASSIS Desempregada, 48 anos, independente FILIPE LOPES Funcionário público, 35 anos, independente NUNO ORESTES Engenheiro telemático, 30 anos,

Melhoria da qualidade de vida e combate às desigualdades e injustiças sociais. Transparência da gestão autárquica e qualidade do serviço público.

aveiro.bloco.org

facebook.com/blocoaveiro

LUGAR E VOZ PARA TODOS E TODAS DEFENDER O ESPAÇO PÚBLICO Um lugar não é só feito de cimento e alcatrão, mas de homens e mulheres que nele circulam e partilham experiências todos os dias. São competências dos órgãos municipais, o planeamento, a gestão e investimentos nos espaços verdes, nos mercados ou no património cultural, paisagístico e urbanístico. O Bloco de Esquerda considera que a gestão do espaço público não deve ser delegada a privados. O espaço público é de todos e para todos. Queremos um concelho e uma freguesia que defendam o interesse público.

VIVER SANTA JOANA COM QUALIDADE  

A atratividade da freguesia de Santa Joana deve passar por uma estratégia sócio-económica, por uma política cultural, mobilidade sustentável e serviço público de transportes. Pela existência de escolas e espaços para actividades desportivas e de lazer. Pelos espaços verdes, pela saúde e promoção de hábitos saudáveis. O Bloco propõe-se promover e implementar acções que possibilitem a melhoria da qualidade de vida de todas e todos os habitantes da freguesia.

VOTA


COMPROMISSOS PARA SANTA JOANA DESENVOLVIMENTO LOCAL E EMPREGO

A actividade económica em Santa Joana é pautada por algumas pequenas empresas, pelo pequeno comércio e ainda pela presença de zonas de cultivo agrícola. É necessário promover o desenvolvimento de actividades associadas à agricultura e uma estratégia sócio-económica, que passa pelo apoio aos comerciantes e pela promoção da economia local estimulando ao mesmo tempo, o interesse e a fixação de novas actividades comerciais na freguesia, potenciadoras de emprego.

MOBILIDADE E TRANSPORTES PÚBLICOS

Uma freguesia apelativa que se distinga de um simples dormitório exige uma gestão do ordenamento do território, infraestruturas e equipamentos básicos. É por isso essencial que sejam criadas condições de mobilidade aos seus habitantes. Em matéria de transportes públicos, o executivo da Junta de Freguesia concordou com a doação das linhas mais rentáveis da MoveAveiro a uma empresa privada, sem concurso público e sem receber nada em troca, em prejuízo do erário público e do serviço à população. As carreiras que actualmente atravessam a freguesia praticam tarifas proibitivas e horários desajustados às necessidades da população. Defendemos o serviço público de transportes e a remunicipalização da MoveAveiro. Propomos também, a criação de vias pedonais, ciclovias e pavimentação adequada das rodovias, que permitam a deslocação em bicicleta feita com segurança. Soluções, que conduzem à redução da circulação automóvel e incentivam a prática de atividades físicas que promovem o bemestar.

INTERVENÇÃO E ACÇÃO SOCIAL Face ao falhanço governativo e às políticas de austeridade impostas ao país, o governo local não pode ficar indiferente à grave crise social que o país atravessa e às dificuldades das famílias. Os casos de fragilidade e carência social são cada vez mais evidentes e tenderão a agravar-se, seja pelos efeitos da crise económica, seja pela falta de oportunidades e apoios dados pela autarquia. O apoio social atualmente existente e disponibilizado pela Junta de Freguesia é claramente insuficiente e ineficiente. O Bloco considera essencial a resposta imediata no combate às situações de carência económica e social e a prevenção da exclusão social. É ainda essencial apoiar a criação de emprego e garantir o acesso aos serviços públicos.

PARTICIPAÇÃO, A VOZ DA CIDADANIA As opções políticas devem servir a população e a comunidade não pode ser excluída. O Bloco rejeita a perpetuação de uma governação de costas voltadas para as pessoas e centrada nos favorecimentos particulares e no clientelismo. É por isso essencial o acesso à informação. Propomos, entre outros, a dinamização do site da Junta de Freguesia e serviços online, um Boletim da Junta de Freguesia aberto à participação da população e mecanismos mais eficazes de divulgação das reuniões de Assembleia de Freguesia e de consulta e participação pública. Defendemos uma democracia participativa e representativa, que traduza os interesses da comunidade, onde todas e todos devem ser incluídos.

VOTA


Bloco SantaJoana 2013