Ponto a Ponto - Julho 2018

Page 1

M EN SA L Boletim 28 - Julho 2018

Ponto a Ponto otnoP a otnoP

Notícias, insights e experiências da Organização Brahma Kumaris (Brasil)

Yoga A celebração de Mama, uma iogue inspiradora, e do Dia Internacional do Yoga inspiram a que esta edição seja sobre Yoga. Yoga é conexão, lembrança, união. Se nos conectamos, ou (re)lembramos ou nos unimos com quem somos verdadeiramente (uma alma) e com Deus, Criador, Pai das Almas, trazemos bem-estar para as nossas vidas, de maneira permanente, e transformação ao mundo, para que se torne novamente um lugar adorável para se viver. Ao lado, símbolo de “Om” na entrada do Parque da Paz, na sede internacional da BK. “Om” significa que eu sou uma alma, essência do yoga.

Mama, a doce iogue Radhe, que se juntou à Brahma Kumaris quando tinha apenas 17 anos, logo se tornou a braço direito do fundador, Brahma Baba, estruturando e liderando o funcionamento da Organização. Era tão doce e inspiradora que passou a ser chamada por todos de “Mama” (mãe), inclusive por sua mãe física. Iogue poderosa, permanecia, na consciência de ser uma alma, conectada com o divino, tornando-se uma fonte permanente de doçura, orientação e inspiração para todos, bem como uma profunda conhecedora e hábil transmissora do Conhecimento espiritual. Deixou o corpo em 24/06/1965 num estado espiritual de perfeição. Anualmente a data é celebrada na Brahma Kumaris, como uma poderosa forma de inspiração.

minha vida”. “Sendo ela a mãe, todos nós éramos seus filhos. Ela nunca fazia discriminações nem comparações. Quando um filho da Yagya (BK) vinha a Mama com uma reclamação sobre outro, ela dizia: ‘Filho, antes de falar sobre a má qualidade de outra pessoa, você primeiro tem de mencionar uma das virtudes que essa pessoa tem (...)’. À medida que o filho começava a pensar sobre as qualidades boas do outro, sua própria hostilidade acabava.”

Alguns depoimentos de pessoas que conviveram com ela revelam a essência da sua personalidade: •

“Simplesmente ver Mama em meditação profunda me inspirou enormemente. Geralmente ela se sentava no terraço ou em uma cadeira no pátio externo ao seu quarto, sob a luz da lua” “A especialidade de Mama era sua habilidade de dar poder a outros. Seus sinais, sustento e amor transformaram

Mama tocava “veena” e escrevia letras. Diz-se que Saraswati, a deusa do Conhecimento espiritual, tocava esse instrumento, considerado o único que pode tocar todas as “gamakas” (oscilações), geralmente algo que somente os vocalistas mais virtuosos conseguem alcançar.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.