Issuu on Google+


Plano Anual de Atividades

Índice

2

Legenda da atividade

Pág. 03

Siglas

Pág. 04

Introdução

Pág. 05

Objetivos Gerais e Metas do Projeto Educativo

Pág. 06

Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo

Pág. 08

2.º Ciclo e 3.º Ciclo

Pág. 34


Plano Anual de Atividades

Legenda da atividade

Visitas de Estudo ………………………….

Exposições …………………………………

Colóquios/Seminários/Palestras ……….

Concursos ………………………………….

Atividades Recreativas/Artísticas ……...

Atividades Desportivas …………………..

Parcerias ……………………………………

Formação …………………………………...

Projetos ……………………………………..

Promoção da Leitura ……………………..

Atividades Comemorativas ……………...

Outras ……………………………………….

3


Plano Anual de Atividades

Siglas

4 AEC AO ARS BE CEF

Atividades de Enriquecimento Curricular Assistentes Operacionais Administração Regional de Saúde Biblioteca Escolar Cursos de Educação e Formação

CMSMF

Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

CREM

Centro de Recursos Educativos Municipal

CRE-Porto CREPPE

Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento da Área Metropolitana do Porto Cozinha Restaurante e Padaria Pedagógica

EB

Escola(s) Básica(s)

IDT

Instituto da Droga e da Toxicodependência

JI PAA PE PES

Jardim(s) de Infância Plano Anual de Atividades Projeto Educativo Programa de Educação para a Saúde

SMPC

Serviço Municipal de Proteção Civil

SPO

Serviço de Psicologia e Orientação

USF

Unidade de Saúde da Feira


Plano Anual de Atividades

Introdução

O PAA, enquanto instrumento do exercício de autonomia de uma instituição escolar, é um documento de planificação que se pretende abrangente nos seus propósitos e reincidente nos seus objetivos, tentando operacionalizar as metas, as estratégias e os caminhos definidos no PE, com vista à promoção do sucesso educativo, à prevenção do abandono escolar, à concretização da igualdade de oportunidades para todos, bem como à criação de condições de participação ativa dos membros da comunidade educativa. As atividades foram organizadas e programadas numa lógica assente nos seguintes pressupostos: i) a menor interrupção e perturbação do normal decurso das aulas, em especial nos 6.º e 9.º anos; ii) a maior articulação (horizontal e vertical) possível entre as diferentes estruturas de coordenação pedagógica; iii) uma planificação anual, atualizada mensalmente por uma microplanificação. Apostamos numa diversidade de oferta assente nas vertentes lúdico-pedagógica, de formação, de promoção da leitura, de apoio e complemento ao curriculo, mas importa deixar vincado que uma das linhas mestras do PAA é a sua vertente eminentemente cultural, sendo que a cultura, nas suas mais diversas manifestações, é indissociável da leitura, da pedagogia, do conhecimento. A execução de um plano desta natureza implica a afetação de recursos vários: humanos, materiais ou técnicos e financeiros. Privilegiamos os primeiros, porque são aqueles de que a escola/agrupamento mais facilmente pode dispor. E eles são, na verdadeira aceção da palavra, os mais importantes; aqueles sem os quais se tornaria impossível operacionalizar este plano. Nos diferentes estabelecimentos de ensino, professores, alunos, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação, parceiros, comunidade local, são o verdadeiro motor do PAA. Cada uma das atividades assenta no cumprimento dos objetivos e metas do PE, que se relembram na página seguinte, orientando-as e conferindo-lhes significado. A prossecução destas metas e objetivos foi uma preocupação constante das diferentes estruturas no que respeita à programação das atividades propostas. Ressalve-se que as atividades que se apresentam neste plano podem sofrer alterações decorrentes de situações imprevistas. Outras atividades poderão ser realizadas em função de oportunidades que surjam no decorrer do ano letivo e sempre que apresentem relevância pedagógica.

5


Plano Anual de Atividades

Objetivos Gerais e Metas do Projeto Educativo

Objetivo

Meta

1.º Promover a qualidade das aprendizagens e a melhoria dos resultados escolares.

a) Melhorar os resultados escolares: i) Aumentar a taxa de sucesso escolar das disciplinas com menor aproveitamento; ii) Aumentar as taxas de transição no 7.º ano; iii) Aumentar as taxas de transição e conclusão nos restantes anos; b) Melhorar os resultados obtidos pelos alunos nas provas de avaliação externa: i) Aproximar os resultados dos exames nacionais aos da classificação interna final; ii) Melhorar as taxas de sucesso nas provas de aferição e nos exames nacionais de Matemática, no 6.º e no 9.º ano; iii) Manter as taxas de sucesso nas provas de aferição e nos exames nacionais de Língua Portuguesa; c) Diminuir as taxas de abandono escolar; d) Aumentar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino/aprendizagem.

Objetivo

Meta

2.º Adequar a oferta educativa e formativa, respondendo aos alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou com necessidade educativas especiais, às expectativas dos alunos e das respetivas famílias e às necessidades da comunidade.

a) Diversificar as ofertas educativas / formativas adequando-as à realidade local; b) Consolidar a oferta formativa que tenha correspondido às necessidades; c) Estabelecer parcerias com entidades locais; d) Rentabilizar os recursos disponibilizados para a prestação de aulas de apoio, tutoria, apoio dos Serviços de Psicologia e Orientação e Ensino Especial; e) Iniciar o Ensino Secundário.

Objetivo

Meta

3.º Promover uma postura responsável e adequada ao contexto escolar.

a) Diminuir o número de participações disciplinares; b) Diminuir o número de procedimentos disciplinares, c) Aumentar o número de atividades e iniciativas em que os alunos são corresponsáveis na sua programação e dinamização; d) Aumentar a frequência da utilização das TIC como forma de promover ambientes de aprendizagem que levem os alunos a participarem ativamente na construção do seu próprio conhecimento.

6


Plano Anual de Atividades

Objetivo

Meta

4.º Reforçar a participação das famílias e das comunidades locais.

a) Aumentar a % da frequência dos encarregados de educação nas reuniões de entrega das avaliações; b) Aumentar a vinda à escola dos encarregados de educação convocados pelos educadores/ professores/ diretores de turma; c) Aumentar o número de atividades em que os encarregados de educação são convidados a assistir, participam como intervenientes e/ou são os dinamizadores; d) Estabelecer a prática do voluntariado; e) Estabelecer parcerias – públicas, privadas, associativas – com a comunidade local.

Objetivo

Meta

5.º Incrementar o gosto pela cultura, pelo conhecimento, pela promoção da saúde e pela defesa dos valores ambientais.

a) Aumentar as atividades que promovam o enriquecimento cultural; b) Aumentar as atividades que envolvam a Biblioteca e os projetos existentes no Agrupamento; c) Participar em concursos e iniciativas externas (locais, nacionais, internacionais); d) Aumentar as atividades que promovam a educação para a saúde e a defesa do meio ambiente; e) Aumentar o número de iniciativas promotoras da leitura em parceria com a Biblioteca Escolar e/ou outros agentes educativos; f) Dinamizar atividades com empresas, entidades e associações culturais e cívicas, de prevenção da saúde e de desenvolvimento sustentável.

Objetivo

Meta

6.º Promover uma cultura de autoavaliação contínua e sistemática

a) Criar e aplicar um inquérito de satisfação do serviço educativo; b) Analisar a evolução dos resultados para a tomada de decisões; c) Identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e constrangimentos; d) Analisar e divulgar os resultados do Plano de Ação da Biblioteca Escolar e dos projetos desenvolvidos; e) Divulgar os resultados da autoavaliação; f) Definir planos de ação para a melhoria da qualidade do serviço prestado.

7


Plano Anual de Atividades

8

Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo


Plano Anual de Atividades

Cerimónia de entrega de Diplomas Entrega dos diplomas aos alunos do Quadro de Honra e aos alunos do Quadro de Excelência do ano letivo transato. (Objetivos do PE: 1.º a); 4.º c); 5.º b), e))

Público-alvo Comunidade educativa

Responsáveis Direção

Local Auditório do Centro Social de Argoncilhe

Calendarização 07 de dezembro de 2012

S. Martinho Atividade geral do 1.º Período Comemoração de uma festa tradicional com magusto. (Objetivos do PE: 5.º a), c))

Público-alvo Alunos do pré-escolar

Responsáveis Educadoras, comunidade educativa, Associações de pais

Local Jardins de infância/Outro local a designar

Calendarização 9 de novembro

Dia da Árvore

Atividade geral do 2.º Período Atividade relacionada com o início da primavera e preservação do meio ambiente. (Objetivos do PE: 5.º a), d))

Público-alvo Alunos do pré-escolar

Responsáveis Educadoras de Infância

Local Jardins de Infância

Calendarização 21 de março

9


Plano Anual de Atividades

Dia Mundial da Criança Atividade geral do 3.º Período Com o objetivo de proporcionar momentos de diversão e de felicidade, num dia especialmente dedicado às crianças. (Objetivos do PE: 4.º c); 5.º a), c))

Público-alvo Alunos do pré-escolar; comunidade educativa

Responsáveis Educadoras de Infância; Associações de pais; Comunidade Educativa; Outros

Local Jardins de Infância; Outros locais a determinar oportunamente

Calendarização 31 de maio; outras datas a determinar

Visita de estudo Visita de estudo a proporcionar às crianças, a local ainda a determinar, relacionada com o projeto de intervenção da educação pré-escolar. (Objetivos do PE: 5.º a), d), f))

Público-alvo Alunos do pré-escolar

Responsáveis Educadoras de Infância

Local A determinar

Calendarização Entre 29 de abril e 3 de maio; outras datas a determinar

Projeto educativo municipal Atividade a selecionar no âmbito do Projeto Educativo Municipal. (Objetivos do PE: 5.º a), c), d), f))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Educadoras de Infância; Técnicos responsáveis pelo projeto; CMSMF

Local Jardim de Infância/ Outros locais a determinar

Calendarização A determinar, dependendo do projeto

10


Plano Anual de Atividades

Atividades de articulação entre o 1.º Ciclo e o Pré-escolar Em fevereiro/março e junho, os alunos da educação préescolar e do 1.º ciclo realizarão atividades de articulação para troca de saberes, experiências, partilha de informações e realização de atividades conjuntas. (Objetivos do PE: 3.º c); 5.º a), b), d) e))

Público-alvo Alunos finalistas do pré-escolar, alunos do 1.º e 4.º anos do ensino básico

Responsáveis Educadoras de Infância e docentes do 1.º ciclo

Local Jardins de Infância e escolas do 1.º ciclo

Calendarização Fevereiro/março, maio e junho

Brincar, jogar, aprender e… Projeto de promoção da leitura/linguagem: Baú das Histórias, Hora do conto, articulação com os professores bibliotecários e com a BE, contacto com escritores e ilustradores, articulação com a família. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º a); 3.º c); 4.º c) 5.º a), b), e))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Educadoras de Infância, Professores bibliotecários, escritores, ilustradores e encarregados de educação

Local Jardins de infância e Bibliotecas

Calendarização Ao longo do ano letivo

Brincar, jogar, aprender e… Projeto ligado à Matemática Projeto de desenvolvimento de capacidades de raciocínio lógico-matemático: jogos/desafios matemáticos, elaborados nos Jardins de Infância, troca inter jardins. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º a); 4.º c))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Educadoras de Infância

Local Jardins de Infância

Calendarização Ao longo do ano letivo

11


Plano Anual de Atividades

Brincar, jogar, aprender e… Projeto de desenvolvimento de hábitos de vida saudável (alimentação, desporto) como forma de prevenir a obesidade infantil: semana da alimentação, dia da árvore e o dia do ambiente. (Objetivos do PE: 2.º a); 4.º c); 5.º d))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Educadoras de Infância, Encarregados de Educação e outros

Local Jardins de Infância/Outros

Calendarização Ao longo do ano letivo

Festa final de ano No fim de ano letivo, as crianças terão oportunidade de celebrar o encerramento de atividades do respetivo ano letivo. (Objetivos do PE: 4.º c); 5.º a))

Público-alvo Alunos/ outros

Responsáveis Educadoras de Infância/ outros

Local Jardins de Infância/Outros

Calendarização 14, 28 de Junho/ outras datas

Visita ao Moinho de Caboucos Visita ao Moinho de Caboucos, situado na freguesia de Sanguedo, pelos alunos do Jardim de Infância. (Objetivos do PE: 5.º a), d))

Público-alvo Alunos do pré-escolar

Responsáveis Educadora Maria José Almeida

Local JI de Candal

Calendarização 24 de outubro 2012

12


Plano Anual de Atividades ●

Visitas pedonais Saídas pedonais ao meio envolvente para a realização de visitas de estudo. (Objetivos do PE: 5.º a), d))

Público-alvo Alunos do pré-escolar e 1.º ciclo

Responsáveis Docentes e AO

Local Local a designar

Calendarização

13

Datas a designar

Programa de Apoio à Família Contempla os serviços de prolongamento. (Objetivos do PE: 4º c), e); 5.º a))

acolhimento,

almoço

e

Público-alvo Alunos do pré-escolar

Responsáveis AO, CMSMF, Educadoras de Infância

Local Jardins de Infância

Calendarização Ao longo de todo o ano

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação Confeção de salada de fruta no âmbito do Regime da Fruta Escolar. (Objetivos do PE: 5.º d))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores, Educadora e AO

Local EB de Arraial

Calendarização 16 de outubro de 2012

Magusto Leitura de histórias alusivas ao S. Martinho. Comer castanhas. Atividades artísticas alusivas. (Objetivos do PE: 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores, Educadora e AO

Local EB de Arraial

Calendarização 12 de novembro


Plano Anual de Atividades ●

Encerramento das atividades do 1º período - Natal Visualização de um filme de Natal. Entoação de canções de Natal. Lanche partilhado. (Objetivos do PE: 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores, Educadora e AO

Local EB de Arraial

Calendarização 14 de dezembro de 2012

Carnaval Atividades ligadas à época. (Objetivos do PE: 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores, Educadora e AO

Local EB de Arraial

Calendarização 8 de fevereiro de 2013

Visita de estudo ao Sea Life Visita de estudo ao Sea Life a realizar pelas turmas do 4.º ano. (Objetivos do PE: 5.º d))

Público-alvo Alunos do 4.ºano

Responsáveis Professoras titulares das turmas do 4.º ano da EB Arraial

Local Porto

Calendarização Data a definir

Dia do Departamento – Festa da primavera Realização de jogos tradicionais. Lanche partilhado. (Objetivos do PE: 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores, Educadora e AO

Local EB de Arraial

Calendarização 15 de março de 2013

14


Plano Anual de Atividades

Comemoração do Dia Mundial da Criança Teatro de fantoches. (Objetivos do PE: 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores, AO e Associação de Pais

Local EB de Arraial

Calendarização 31 de maio de 2013

Encerramentos das atividades letivas - Verão Piquenique na Praça do Eleito Local. (Objetivos do PE: 5.º d))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores, Educadora e AO da EB do Arraial

Local Sanguedo

Calendarização 14 de junho de 2013

Semana da Alimentação Atividade na cantina da escola. (Objetivos do PE: 4.º c);5.º a), d))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores e AO

Local EB de Pousadela

Calendarização De 15 a 19 de outubro

S. Martinho Atividade alusiva à época no recreio da escola. (Objetivos do PE: 4.º c); 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores, AO e Associação de Pais

Local EB de Pousadela

Calendarização 9 de novembro

15


Plano Anual de Atividades

Almoço de Natal Realização de um almoço convívio comemorando o espírito natalício. (Objetivos do PE: 4.º c))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores, AO e Associação de Pais

Local EB de Pousadela

Calendarização 14 de dezembro

Cantar as Janeiras Professores e alunos irão cantar as janeiras pelas ruas da freguesia. (Objetivos do PE: 4.º c), e); 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores e AO

Local Ruas da freguesia de Pousadela

Calendarização 3 e 4 de janeiro

Fogaceiras Comemoração desta festa centenária do concelho de Santa Maria da Feira. (Objetivos do PE: 1.º a); 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores e AO

Local EB de Pousadela

Calendarização 18 de janeiro

Carnaval Festa de Carnaval. (Objetivos do PE: 4.º c), e); 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores e AO da EB de Pousadela

Local Discoteca Rajados

Calendarização 8 de fevereiro

16


Plano Anual de Atividades ●

Festa da primavera Atividade de celebração da chegada da primavera. (Objetivos do PE: 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores e AO

Local EB de Pousadela

Calendarização 21 de março

Dia Mundial da Criança Atividades várias em que a criança é a protagonista. (Objetivos do PE: 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores e AO da EB Pousadela

Local Monte Coteiro - Mozelos

Calendarização 31 de maio de 2013

Jantar de Finalistas Jantar que reúne pais e alunos finalistas do 4.º ano. (Objetivos do PE: 5.º a))

Público-alvo Alunos do 4.º ano

Responsáveis Professores do 4.º ano, AO e Associação de Pais

Local EB de Pousadela - cantina

Calendarização 7 de junho de 2013

Festa de encerramento Atividades lúdicas que marcam o final de ano letivo. (Objetivos do PE: 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores e Associação de Pais da EB Pousadela

Local Centro Paroquial de Nogueira da Regedoura

Calendarização 14 de junho

17


Plano Anual de Atividades

Desfolhada Reviver da tradição da desfolhada da espiga de milho. (Objetivos do PE: 4.º e); 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis

Professores da EB S. Domingos

Local

Argoncilhe

Calendarização A decorrer no mês de outubro

Comemoração do Dia da Alimentação Realização de atividades de expressões plásticas no âmbito da comemoração do dia mundial da alimentação. Leitura de uma história alusiva ao tema. Distribuição de uma salada de fruta. (Objetivos do PE: 3.º d); 5.º b), d))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores, AO e Professores das AEC

Local EB de São Domingos

Calendarização 16 de outubro 2012

Magusto Realização de um magusto e atividades de expressões plásticas. (Objetivos do PE: 4.º c), e); 5.º a), d))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores e AO

Local EB de São Domingos

Calendarização 9 de novembro de 2012

18


Plano Anual de Atividades

Festa de Encerramento do Primeiro Período Festa de encerramento das atividades letivas subordinada ao tema “Natal”. (Objetivos do PE: 4.º c); 5.º a))

Público-alvo Alunos; comunidade educativa

Responsáveis Professores, AO, Professores das AEC e Associação de Pais

Local EB de São Domingos

Calendarização 14 de dezembro de 2012

Dia da Primavera Participação dos alunos em diferentes Jogos. (Objetivos do PE: 5.º d))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores, AO e Professores das AEC

Local EB de São Domingos

Calendarização 15 de março de 2013

Comemoração do Dia Mundial da Criança Realização de um lanche partilhado. (Objetivos do PE: 3.º c); 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores, AO e Professores das AEC

Local EB de São Domingos

Calendarização 31 de maio de 2013

19


Plano Anual de Atividades ●

Festa de Encerramento das Atividades Letivas Festa de encerramento das atividades letivas. (Objetivos do PE: 4.º c); 5.º a))

Público-alvo Alunos/ Comunidade Educativa

Responsáveis Professores, AO, Professores das AEC e Associação de Pais

Local EB de São Domingos

Calendarização 14 de junho de 2013

Desfolhada Realização de uma desfolhada. (Objetivos do PE: 4.º e); 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis

Professores da EB de S. Domingos

Local

Argoncilhe

Calendarização

A decorrer no mês de outubro

Visita de Estudo Realização de uma visita de estudo. (Objetivos do PE: 4.º c); 5.º a), d))

Público-alvo Alunos; Professores; AO da EB de S. Domingos

Responsáveis Associação de pais

Local A definir

Calendarização 3º período

Boas vindas ao Outono desfolhada

Reviver de uma tradição popular: a desfolhada do milho. (Objetivos do PE: 4.º d); 5.º a))

Público-alvo

Comunidade escolar

Responsáveis

Professores / educadores e Professores das AEC

Local Aldriz

Calendarização Em data a definir

20


Plano Anual de Atividades

Comemoração do Natal Almoço com gastronomia tradicional, alusiva a esta época festiva. (Objetivos do PE: 4.º c), d); 5.º a))

Público-alvo Comunidade Educativa

Responsáveis Associação de Pais

Local EB de Aldriz

Calendarização 14 de dezembro de 2012

As Janeiras Cantar as Janeiras pelas ruas de Aldriz. (Objetivos do PE: 4.º c); 5.º a))

Público-alvo Comunidade Educativa

Responsáveis Professores /Educadores e Professores das AEC

Local Aldriz

Calendarização Primeira semana de janeiro

Dia Mundial da Criança Comemoração do Dia Mundial da Criança, com atividades várias. (Objetivos do PE: 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores /Educadores e Professores das AEC

Local EB de Aldriz

Calendarização 01 de junho de 2013

Encerramento do Ano Letivo Atividade a definir. (Objetivos do PE: 4.º c); 5.º a))

Público-alvo Comunidade Educativa

Responsáveis Professores das AEC e Associação de Pais da EB de Aldriz

Local A definir

Calendarização 14 de junho de 2013

21


Plano Anual de Atividades ●

Perseguindo o Erro Ortográfico Projeto/Concurso em que é posta à prova a competência dos alunos ao nível da sua ortografia. (Objetivos do PE: 1.º a); 4.º c); 5.º a), b), e))

Público-alvo Alunos; Pais/Encarregados de Educação

Responsáveis Professores do 1.º Ciclo da EB Souto

Local EB de Souto

Calendarização Ao longo de todo o ano letivo; 15 de fevereiro de 2013 (para Pais /Encarregados de Educação)

Higiene Corporal - Pediculose Programa de prevenção de saúde e higiene. (Objetivos do PE: 4.º c); 5.º a), d))

Público-alvo Encarregados de Educação/ Pais

Responsáveis Enfermeiras da Unidade de Saúde Familiar e Docentes

Local EB de Souto

Calendarização 4 de outubro de 2012

A arte de bem comer Palestra sobre os cuidados a ter com uma alimentação saudável. (Objetivos do PE: 4.º c); 5.º a), d))

Público-alvo Encarregados de Educação/ Pais

Responsáveis Enfermeiras da Unidade de Saúde Familiar

Local EB de Souto

Calendarização 16 de outubro de 2012

A tradição de S. Martinho Comemoração do dia de S. Martinho com a realização do tradicional magusto. (Objetivos do PE: 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores da EB de Souto

Local EB de Souto

Calendarização 9 de novembro de 2012

22


Plano Anual de Atividades ●

As vivências de um Natal Alunos e famílias unidos no espírito natalício. (Objetivos do PE: 1.º a); 5.º a))

Público-alvo Alunos e Família

Responsáveis Professores da EB de Souto

Local Escola – Correios - Cinema - Igreja

Calendarização 10 de dezembro de 2012

Vamos cantar as Janeiras Cantar as tradicionais janeiras pelas ruas da freguesia de Nogueira da Regedoura. (Objetivos do PE: 5.º a))

Público-alvo Comunidade Educativa

Responsáveis Professores da EB de Souto

Local Ruas da Freguesia de Nogueira da Regedoura

Calendarização 3 e 4 de janeiro de 2013

Carnaval “Concurso de Máscaras” Concurso de máscaras construídas pelos alunos, contando com a preciosa ajuda de pais e encarregados de educação. (Objetivos do PE: 4.º c))

Público-alvo Alunos; Pais/Encarregados de Educação

Responsáveis Professores

Local Casa (famílias) e EB Souto

Calendarização 8 de fevereiro de 2013

Desfile da Primavera/ Dia da Árvore Comemoração do Dia da Árvore. (Objetivos do PE: 4.º c), d))

Público-alvo Alunos/ Comunidade Educativa

Responsáveis Professores da EB Souto

Local Ruas da freguesia de Nogueira da Regedoura

Calendarização 15 de março de 2013

23


Plano Anual de Atividades ●

Dia Mundial da Criança Atividade de Departamento Comemoração do Dia Mundial da Criança através de algumas atividades alusivas ao dia. (Objetivos do PE: 1.º a); 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores da EB de Souto

Local EB de Souto

Calendarização 31 de maio de 2013

Visita de Finalistas Visita de alunos finalistas do 4.º ano a local ainda não selecionado. (Objetivos do PE: 1.º a); 5.º a))

Público-alvo Alunos do 4.º ano

Responsáveis Professores do 4.º ano da EB Souto

Local A definir

Calendarização Data a definir

Visita à Quinta Pedagógica Visita a uma quinta pedagógica a definir. (Objetivos do PE: 1.º a); 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores da EB Souto

Local A definir

Calendarização Data a definir

Festa de Encerramento de ano letivo Festa, com atividades várias, que marca o final do ano letivo. (Objetivos do PE: 4.º c), d); 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores da EB de Souto

Local EB de Souto

Calendarização Data a definir

24


Plano Anual de Atividades

Boletim Escolar “O Soutinho” Boletim escolar com noticias do que de mais importante vai acontecendo na EB de Souto. (Objetivos do PE: 5.º a), e))

Público-alvo Alunos/Comunidade Educativa

Responsáveis Professores da EB de Souto

Local EB de Souto

Calendarização Um número em cada trimestre

“Pé na Estrada” Projeto da CMSMF trabalhado na Escola e no Jardim de Infância. (Objetivos do PE: 5.º c))

Público-alvo Alunos do 4.º ano e do Ensino pré-Escolar

Responsáveis Professores/educadores e CMSMF

Local EB e JI de Souto

Calendarização Ao longo do ano letivo

Projeto de Parceria com a ADNR (Associação para o Desenvolvimento de Nogueira da Regedoura) Atividades de articulação nas áreas de informática e expressão plástica. (Objetivos do PE: 3.º d); 4.º e))

Público-alvo Alunos/Comunidade Educativa

Responsáveis Professores da EB de Souto e ADNR

Local EB de Souto

Calendarização Mensalmente - Datas a definir

25


Plano Anual de Atividades

Visita de Estudo/Convívio de final de ano Visita de estudo com uma participação ativa por parte dos pais/encarregados de educação das crianças do pré-escolar. (Objetivos do PE: 4.º c); 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Educadoras de Infância da EB de Souto; Pais/Encarregados de Educação

Local A definir

Calendarização Data a definir

Escola a Ler Projeto ligado à leitura/linguagem em que os alunos requisitam livros para leitura domiciliária. Poderão preencher um passaporte da leitura sobre o livro lido e habilitar-se a prémios no final do ano letivo. (Objetivos do PE: 3.º c); 5.º a), b))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores e Educadores de infância

Local Biblioteca a iniciar nas instalações da EB do Carvalhal

Calendarização Ao longo do ano letivo

A Lancheirinha Saudável Consciencializar as crianças e famílias para a importância da modificação de comportamentos e atitudes no estilo de vida saudável. Supervisão de lanches, criar mapas e jogos relacionados com a alimentação. Atividades lúdicas relacionadas com a temática. Controle de índice de massa corporal no início e fim do ano letivo. (Objetivos do PE: 4.º c); 5.º d))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores e Educadores de infância

Local EB do Carvalhal

Calendarização Ao longo do ano letivo

26


Plano Anual de Atividades

Dia Mundial da Alimentação Realização de atividades que sensibilizem para uma alimentação cuidada e saudável, através de atividades diversificadas. (Objetivos do PE: 4.º c); 5.º d))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores e Educadores de infância

Local EB do Carvalhal

Calendarização 16 de outubro de 2012

Natal Realização de atividades que sensibilizem para a importância da família, partilha, solidariedade, cultura e respeito pelos valores. (Objetivos do PE: 4.º c),d); 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores e Educadores de infância, AO, Associação de Pais

Local EB do Carvalhal

Calendarização 14 de dezembro de 2012

Festa das fogaceiras-Tradição concelhia Comemoração deste dia, com a elaboração de trabalhos alusivos. (Objetivos do PE: 1.º d); 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores e Educadores de infância

Local EB do Carvalhal

Calendarização 18 de janeiro 2013

27


Plano Anual de Atividades ●

Visita de Estudo Proporcionar aos alunos uma visita de estudo. (Objetivos do PE: 2.º a); 5.º a))

Público-alvo Alunos do 1.º ciclo

Responsáveis Professores e AO da EB do Carvalhal

Local A definir

Calendarização Dia a definir entre 14 e 18 de janeiro de 2013

Carnaval Comemoração deste dia, com uma saída pelo meio local. (Objetivos do PE: 4.º c), d); 5.º a))

Público-alvo Alunos, Comunidade educativa

Responsáveis Professores e Educadores de infância

Local EB do Carvalhal, Meio local

Calendarização 8 de fevereiro de 2013

Dia da Primavera Comemoração deste dia, com a elaboração de trabalhos alusivos. (Objetivos do PE: 1.º d); 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores e Educadores de infância

Local EB Carvalhal

Calendarização 21 de março de 2013

Visita de Estudo Proporcionar aos alunos uma visita de estudo. (Objetivos do PE: 2.º a); 5.º a))

Público-alvo Alunos do Pré-escolar

Responsáveis Educadores de infância e AO da EB do Carvalhal

Local A definir

Calendarização Dia a definir entre 29 de abril e 3 de maio de 2013

28


Plano Anual de Atividades

Dia Mundial da Criança Comemoração deste dia, valorizando os direitos e deveres das crianças. (Objetivos do PE: 3.º d); 5.º a))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores e Educadores de infância, AO, Associação de Pais

Local EB do Carvalhal

Calendarização 31 de maio de 2013

Bibliodescoberta Visita dos alunos à Biblioteca escolar. Informações e apresentação da BE aos novos utilizadores. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º a); 3.º c), d))

Público-alvo Alunos EB de Arraial e EB de Souto

Responsáveis Professora Bibliotecária

Local Biblioteca Escolar de Arraial e de Souto

Calendarização Início do 1.º período

Concurso “Passaporte da Leitura” Os alunos requisitam livros para leitura domiciliária. Poderão preencher um passaporte da leitura sobre o livro lido e habilitarse a prémios no final do ano letivo. (Objetivos do PE: 1.º a);5.º b), e))

Público-alvo Alunos do 1.º ciclo de Souto

Responsáveis

Professora Bibliotecária, Equipa da Biblioteca/professores

Local Biblioteca

Calendarização Ao longo do ano letivo

29


Plano Anual de Atividades

Hora do conto – Manta de Histórias Visita do professor Bibliotecário a todas as turmas do Agrupamento. Realização da hora do conto. (Objetivos do PE: 5.º b), e))

Público-alvo Alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo

Responsáveis Professores Bibliotecários

Local Todas as EB e JI do Agrupamento

Calendarização Ao longo do ano letivo

Histórias do Baú Itinerância do fundo documental existente nas BE do Agrupamento pelos estabelecimentos que não têm acesso à BE. (Objetivos do PE: 1.º a);5.º b), e))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Professores Bibliotecários

Local EB de Aldriz, EB Carvalhal, EB Pousadela e EB S. Domingos¸ JI do Agrupamento.

Calendarização Ao longo do ano letivo

À conversa com… Escritor/Ilustrador Encontro com um escritor/ ilustrador. (Objetivos do PE: 5.º a), b), e))

Público-alvo Alunos das EB de Souto, Arraial e S. Domingos

Responsáveis Professores Bibliotecários e professores das EB de Souto, Arraial e S. Domingos

Local BE de Souto, BE de Arraial e EB de S. Domingos

Calendarização Ao longo do ano letivo

30


Plano Anual de Atividades

História a crescer Construção de uma história pelos alunos da EB. (Objetivos do PE: 1.º a);5.º b), e))

Público-alvo Alunos da EB de S. Domingos

Responsáveis Professora Bibliotecária e professores da EB de S. Domingos

Local EB de S. Domingos

Calendarização Ao longo do 2.º período

Dias Comemorativos Atividades de cariz comemorativo em colaboração com os professores. (Objetivos do PE: 5.ºa), b), e))

Público-alvo Alunos do 1.º ciclo

Responsáveis Professora Bibliotecária e professores

Local EB do Agrupamento com BE

Calendarização Ao longo do ano letivo

Semana da Leitura Realização de várias atividades relacionadas com a promoção da leitura. (Objetivos do PE: 1.º a); 5.º e))

Público-alvo Alunos das EB do Agrupamento

Responsáveis Professores Bibliotecários, professores colaboradores e professores

Local EB do Agrupamento

Calendarização Data a definir

31


Plano Anual de Atividades

Concursos – Promoção da Saúde Oral Vários concursos para promoção da saúde oral: - Pré-escolar – Concurso de Painéis; - Primeiro ciclo – Concurso de Desenho; (Objetivos do PE: 1.º a), c); 5.º a), c), d), f); 6.º d))

Público-alvo Alunos do pré-escolar, 1.º ciclo

Responsáveis Clínica de Argoncilhe, Educadoras, Professores

Local Escolas do 1.º ciclo, jardins de infância

Calendarização Ao longo do ano

Atividades de Enriquecimento Curricular Apoio ao Estudo; Inglês; Atividade Física e Desportiva; Ensino da Música; Artes Plásticas. (Objetivos do PE: 1.º a), c); 2.º a))

Público-alvo Alunos do 1.º ciclo

Responsáveis Docentes

Local Escolas do 1.º ciclo

Calendarização Ao longo do ano letivo, diariamente após as 15:30h

Proteção Civil e as Escolas Atividade no âmbito do PE 2012/13 do SMPC. (Objetivos do PE: 5.º c), d))

Público-alvo Comunidade escolar

Responsáveis CMPC, Coordenadores de Estabelecimento e Professores

Local JI e EB 1.º ciclo

Calendarização Ao longo do ano letivo

32


Plano Anual de Atividades ●

Rastreio oral Rastreio oral nas escolas de Nogueira da Regedoura. (Objetivos do PE: 5.º c), d), f))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Clínica Dentária da freguesia; Coordenadores de Estabelecimento

Local EB de Souto e EB de Pousadela

Calendarização A definir

33


Plano Anual de Atividades

34

2.ยบ Ciclo e 3.ยบ Ciclo


Plano Anual de Atividades

Sessões de Esclarecimento sobre o Plano de Emergência Sessões de esclarecimento sobre os procedimentos a adotar em situações de emergência: instruções gerais e funções do chefe de fila (delegado de turma). (Objetivos do PE: 3.º c))

Público-alvo Alunos do 5.º ano

Responsáveis Direção; professora Carla Leite

Local EB Argoncilhe

Calendarização 5.º B e 5.º C – 02 de outubro de 2012 5.º A e 5.º D – 04 de outubro de 2012

Exercício de Evacuação (por turma)

Treino dos percursos de evacuação da sala de aula e dos procedimentos a adotar em situações de emergência. (Objetivos do PE: 3.º c))

Público-alvo Todas as turmas da EB

Responsáveis Diretores de Turma

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Durante os meses de outubro e novembro

Exercício de Evacuação Treino da evacuação da escola, adotando os procedimentos adequados. (Objetivos do PE: 3.º c))

Público-alvo Comunidade escolar

Responsáveis Direção, SMPC

Local EB de Argoncilhe

Calendarização 12 de dezembro de 2012 (12:45)

35


Plano Anual de Atividades

Prémio Rotary Iniciativa do Rotary Clube da Feira, com apoio da CMSMF que visa distinguir os melhores alunos do concelho. (Objetivos do PE: 1.º a), c); 5.º c))

Público-alvo Alunos do 9.º ano

Responsáveis Rotary Clube da Feira, CMSMF, Coordenadores dos Diretores de Turma, Direção, CEF

Local Santa Maria da Feira

Calendarização Novembro

Cerimónia de entrega de Diplomas Entrega dos diplomas aos alunos do Quadro de Honra e aos alunos do Quadro de Excelência do ano letivo transato. (Objetivos do PE: 1.º a); 4.º c); 5.º b), e))

Público-alvo Comunidade educativa

Responsáveis Direção

Local Auditório do Centro Social de Argoncilhe

Calendarização 07 de dezembro de 2012

Feira do Livro Exposição e venda de livros. (Objetivos do PE: 1.º a), b), c); 4.º b), c), e); 5.º a), b), c), e))

Público-alvo Comunidade Educativa

Responsáveis Professores de Português em colaboração com a Biblioteca

Local EB de Argoncilhe

Calendarização 10 a 14 de dezembro de 2012

36


Plano Anual de Atividades ●

Ida ao teatro Os alunos assistirão a uma peça de teatro, ainda a designar. (Objetivos do PE: 1.º a), b), c); 5.º a), c))

Público-alvo Alunos do 6.º e/ou 8.º anos

Responsáveis Professores de Português

Local A designar

Calendarização 2.º Período

Comemoração do Dia Mundial da Poesia - “Poeta Estafeta” Leitura de poemas em diferentes espaços da escola. (Objetivos do PE: 1.º a), b), c); 5.º a), b), e))

Público-alvo Alunos do 3.º ciclo

Responsáveis

Professoras de Português do 3.º ciclo

Local EB de Argoncilhe

Calendarização 14 de março de 2013

Concurso de Leitura Leitura de um texto perante um júri. (Objetivos do PE: 1.º a), b), c); 5.º a), b), c), e))

Público-alvo Alunos do 2.º e 3.º ciclos

Responsáveis Professores do Departamento de Línguas

Local BE da EB de Argoncilhe

Calendarização Semana da leitura – 2.º período

Comemoração do Natal Elaboração de mensagens de postais; decoração da árvore de Natal. (Objetivos do PE: 5.º a))

Público-alvo Alunos do 3.º ciclo

Responsáveis Professores de Francês

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Final do 1.º período

37


Plano Anual de Atividades

Memorizarte

Memorização de poemas ou textos poéticos Leitura/Recitação de poemas ou textos poéticos a turmas ou à comunidade, em diferentes espaços da escola, nesta atividade de memorização divulgação da poesia. (Objetivos do PE: 1.º a), b), c); 3.º c); 5.º a), b), e))

Público-alvo Comunidade educativa

Responsáveis Professores do Departamento de Línguas

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Ao longo do ano letivo

Sessão de Prevenção Rodoviária Ação de sensibilização apelando à importância da prevenção rodoviária. (Objetivos do PE: 1.º a))

Público-alvo Alunos do 9.º ano e dos CEF de Pastelaria/ Panificação

Responsáveis Professora Amélia Pedrosa

Local EB de Argoncilhe

Calendarização De 21 de setembro a 27 de setembro

Champimóvel Iniciativa da Fundação Champalimaud que visa divulgar a investigação científica e biomédica junto dos jovens. (Objetivos do PE: 1.º a); 5.º a), c))

Público-alvo Alunos do 9.º ano

Responsáveis Professores de Ciências Naturais

Local A definir

Calendarização Março de 2013

38


Plano Anual de Atividades

Canguru Matemático Concurso nacional realizado ao nível de escola que tem como objetivo principal a promoção do gosto pela Matemática. (Objetivos do PE: 1.º a), b), c); 3.º a), b), c))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Docentes de Matemática

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Fim do 2.º período

Dia dos departamentos Atividade de laboratório; Jogos de Matemática; Sala de Cálculo Mental; Score 100; Concurso de conhecimentos/vocabulário; Doces tradicionais. (Objetivos do PE: 1.º a), b), c); 3.º a), b), c); 5.º a), e))

Público-alvo Alunos e Comunidade Educativa

Responsáveis Professores dos vários departamentos

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Último dia do 2.º período (15 de março de 2013)

MaisMat Concurso a nível nacional que se realiza na Universidade de Aveiro e tem como objetivo principal promover o gosto pela Matemática. (Objetivos do PE: 1.º a), b), c); 3.º a), b), c))

Público-alvo Alunos do 2.º ciclo

Responsáveis Professores de Matemática do 2.º ciclo

Local Universidade de Aveiro

Calendarização Início do 3.º período

39


Plano Anual de Atividades

EquaMat Concurso a nível nacional que se realiza na Universidade de Aveiro e tem como objetivo principal promover o gosto pela Matemática. (Objetivos do PE: 1.º a), b), c); 3.º a), b), c))

Público-alvo Alunos do 3.º ciclo

Responsáveis Professores de Matemática do 3.º ciclo

Local Universidade de Aveiro

Calendarização Início do 3.º período

Multimeios Assistir a uma sessão no Planetário sobre Astronomia. (Objetivos do PE: 1.º a), c); 5.º a))

Público-alvo Alunos do 7.º ano de escolaridade

Responsáveis Professores de Físico-Química e Ciências Naturais

Local Espinho

Calendarização 1.º período

Cenas da Matemática Peça de teatro constituída por várias cenas de curta duração onde se discute e conclui a utilidade da Matemática no quotidiano de cada indivíduo. (Objetivos do PE: 1.º a), b); 3.º a), b))

Público-alvo Alunos do 5.º e 6.º anos de escolaridade

Responsáveis Professores de Matemática do 2.º ciclo

Local A designar

Calendarização Depende da disponibilidade da Companhia de Teatro Azul

40


Plano Anual de Atividades

Campeonato de Jogos de Matemática Realização de campeonatos de vários tipos de jogos relacionados com a Matemática. (Objetivos do PE: 1.º a), b); 5.º b))

Público-alvo Alunos dos 2.º e 3.º ciclos

Responsáveis Professores de Matemática

Local EB de Argoncilhe

Calendarização 2.º período

Projeto de Educação Sexual na Turma Projeto que visa a implementação da Educação Sexual em contexto escolar de acordo com a Lei n.º 60/2009 de 6 de agosto e Portaria n.º 196-A/2010, de 9 de abril. (Objetivos do PE: 1.º a), c); 3.º a), b), c), d); 5.º a), b), c), d))

Público-alvo Comunidade Escolar

Responsáveis Conselhos de Turma/Professor Titular

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Ao longo do ano letivo

Projeto “Com peso e medida” Projeto que visa a identificação e encaminhamento de alunos com Índice de Massa Corporal acima ou abaixo dos valores considerados normais. Sensibilização para a importância da alimentação saudável e prática regular de exercício físico. (Objetivos do PE: 4.º c), e); 5.º a), c), d), f))

Público-alvo Alunos dos 7.º e 9.º anos de escolaridade

Responsáveis Centro de Saúde de Santa Maria da Feira, Professores de Educação Física e Matemática e Equipa PES

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Ao longo do ano letivo

41


Plano Anual de Atividades

Projeto PELT

(Programa Escolas Livres

de Tabaco) Programa que visa contribuir para evitar ou atrasar a idade de início do consumo de tabaco nos jovens escolarizados. (Objetivos do PE: 3.º c); 4.º c), e); 5.º a), c), d), f))

Público-alvo Alunos do 7.º ano de escolaridade

Responsáveis Centro de Saúde de Santa Maria da Feira, ARS-Norte e Equipa PES.

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Ao longo do ano letivo

Projeto “Água limpa para beber dá saúde e faz crescer” Projeto que visa, através da participação dos alunos em várias atividades práticas, reconhecer a importância da água e da necessidade de preservação dos recursos hídricos. (Objetivos do PE: 1.º a), c); 5.º a), c), d), f))

Público-alvo Alunos do 5.º ano de escolaridade

Responsáveis Indaqua e Equipa PES.

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Data a confirmar pela entidade promotora

Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral Programa que visa a promoção da saúde oral, através da entrega de cheques dentista. (Objetivos do PE: 5.º d))

Público-alvo Todos os alunos nascidos em 1999, 2002 e 2005

Responsáveis ARS-Norte, Centro de Saúde de Santa Maria da Feira, Diretores de Turma/Professores Titulares de Turma e Equipa PES

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Setembro de 2012

42


Plano Anual de Atividades

Concursos – Promoção da Saúde Oral Vários concursos para promoção da saúde oral: - Segundo ciclo – Concurso de Literatura; - Terceiro ciclo (9.ºano) – Concurso de Diplomas (Objetivos do PE: 1.º a), c); 5.º a), c), d), f))

Público-alvo Alunos do 2.º ciclo e 9.º ano

Responsáveis Clínica de Argoncilhe, Professores de Língua Portuguesa e Equipa PES

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Ao longo do ano.

Projeto “Rios” Projeto que alerta para a alteração e deterioração da qualidade dos rios, ambicionando o envolvimento da sociedade civil na conservação e valorização dos espaços fluviais. (Objetivos do PE: 1.º a), c); 3.º a), c), d); 4.º e); 5.º a), c), d), f))

Público-alvo Alunos das turmas 1 e 2 do 2.º ano CEF Pastelaria/Panificação

Responsáveis Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, CMSMF, Equipa PES

Local EB Argoncilhe e Troço do Regato da Carvalha junto ao Parque Verde de Argoncilhe

Calendarização Ao longo do ano letivo

Projeto “Eu e os Outros” do IDT Projeto que visa o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, nomeadamente a assertividade, as competências de comunicação, a gestão de conflitos e emoções e a tomada de decisões. (Objetivos do PE: 1.º a), c); 3.º a), b), c), d); 4.º e); 5.º a), c), d), f))

Público-alvo Turmas a definir

Responsáveis IDT, Docentes a designar, SPO e Equipa PES

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Ao longo do ano letivo (a confirmar pela entidade promotora)

43


Plano Anual de Atividades

Teatro debate “Nem muito simples, nem demasiado complicado” Teatro debate no âmbito da sexualidade juvenil. (Objetivos do PE: 1.º a), c); 3.º a), b); 4.º e); 5.º a), c), d), f))

Público-alvo Turmas CEF do 2.º ano e alunos do 9.º ano de escolaridade

Responsáveis Associação Usina, Professores de Ciências dos CEF e Equipa PES

Local Auditório do Rancho Regional de Argoncilhe

Calendarização 1.º ou 2.º período (a confirmar pela entidade promotora)

Projeto “Sustentabilidade na Escola” Projeto que visa a monitorização, redução e comunicação dos consumos de água, gás e resíduos, bem como o controlo do ar interior e a contabilização, plantação e conservação de árvores e arbustos. (Objetivos do PE: 4.º e); 5.º a), c), d), f); 6.º c), f))

Público-alvo Comunidade educativa

Responsáveis CRE_PORTO, Direção e Equipa PES

Local EB Argoncilhe

Calendarização Ao longo do ano letivo. Projeto sujeito a confirmação da entidade promotora externa.

Gabinete “Diálogos” Gabinete de atendimento aos alunos no âmbito das relações interpessoais e educação sexual, designadamente os encaminhados pela Direção/Diretor de Turma/Outros. (Objetivos do PE: 1.º c); 3.º a), b), c); 5.º d))

Público-alvo Comunidade educativa

Responsáveis SPO e Equipa PES

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Ao longo do ano letivo

44


Plano Anual de Atividades

Corta-Mato Prova de atletismo no âmbito do Desporto Escolar, e que servirá também para apurar os alunos para a prova regional correspondente. (Objetivos do PE: 3.º a), c); 5.º a), c), f))

Público-alvo Todos os alunos 2.º e 3.º Ciclo

Responsáveis Professores de Educação Física

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Último dia do 1.º período (14 de dezembro de 2012)

Torneio de Basquetebol Atividade no âmbito do projeto COMPALAIR, do Desporto Escolar, e que servirá também para apurar as equipas para a competição regional correspondente. (Objetivos do PE: 3.º a), c); 5.º a), c), f))

Público-alvo Alunos do 3.º Ciclo

Responsáveis Professores de Educação Física

Local EB de Argoncilhe

Calendarização 1.º período (12 de dezembro de 2012)

Mega Encontro de Atletismo Atividade no âmbito do projeto MEGA ATLETA, do Desporto Escolar, e que servirá também para apurar os alunos para a competição regional correspondente (Objetivos do PE: 3.º a), c); 5.º a), c), f))

Público-alvo 2.º e 3.º ciclo

Responsáveis Professores de Educação Física

Local EB de Argoncilhe

Calendarização 2.º período

45


Plano Anual de Atividades ●

Torneio de Voleibol Torneio no formato 3 x 3 e 4 x 4, da modalidade de Voleibol. (Objetivos do PE: 3.º a), c); 5.º a), c), f))

Público-alvo 3.º ciclo

Responsáveis Professores de Educação Física

Local EB de Argoncilhe

Calendarização 2.º período (15 de março de 2013)

Torneio de Bola ao Capitão Torneio no âmbito da modalidade de Andebol. (Objetivos do PE: 3.º a), c); 5.º a), c), f))

Público-alvo 2.º Ciclo

Responsáveis Professores de Educação Física

Local EB de Argoncilhe

Calendarização 2.º período (15 de março de 2013)

Torneio de Badminton Torneio de singulares, da modalidade de Badminton. (Objetivos do PE: 3.º a), c); 5.º a), c), f))

Público-alvo 2.º e 3.º Ciclo

Responsáveis Professores de Educação Física

Local EB de Argoncilhe

Calendarização 3.º Período (14 de junho de 2013)

Festa de Natal Apresentação de momentos musicais alusivos à época. (Objetivos do PE: 3.º a), c); 5.º a), c))

Público-alvo Todos os alunos

Responsáveis Professores de Educação Musical

Local EB de Argoncilhe

Calendarização 1.º Período (14 de dezembro de 2012)

46


Plano Anual de Atividades ●

Concurso de Flauta Promover a criação musical na flauta de bisel. (Objetivos do PE: 3.º a), c); 5.º a), c))

Público-alvo 2.º Ciclo

Responsáveis Professores de Educação Musical

Local EB de Argoncilhe

Calendarização 3.º período

Viver o Natal Decoração do átrio da escola com elementos alusivos à época natalícia. (Objetivos do PE: 5.º a))

Público-alvo Todos os alunos do 3.º ciclo

Responsáveis Professores de Educação Visual 3.º Ciclo (Pedro Gonçalves; Judite Silva)

Local EB de Argoncilhe

Calendarização 10 a 14 de dezembro de 2012

Exposição de Pintura Contemporânea Produções plásticas bidimensionais (acrílico sobre Tela) realizadas pelos alunos do 9.º ano. (Objetivos do PE: 4.º b); 5.º a))

Público-alvo Alunos do 9.º ano

Responsáveis Professora de Educação Visual 3.º Ciclo (Judite Silva)

Local EB de Argoncilhe

Calendarização 22 a 26 de abril de 2013

Teatro de Sombras Encenação de um conto em Teatro de Sombras. (Objetivos do PE: 3.º d); 5.º a), b), e))

Público-alvo Alunos do 7.º ano

Responsáveis Professor de Educação Visual 3.º Ciclo (Pedro Gonçalves)

Local EB de Argoncilhe

Calendarização 23 de Maio de 2013

47


Plano Anual de Atividades ●

Flipbook Cinema de animação em Flipbook e exposição. (Objetivos do PE: 5.º a), b))

Público-alvo Alunos do 8.º ano

Responsáveis Professores de Educação Visual 3.º Ciclo (Pedro Gonçalves; Judite Silva)

Local EB de Argoncilhe

Calendarização 4 a 8 de março de 2013

Saúde Oral: Concurso de matriz para Diploma Elaboração de uma matriz para diploma – Saúde Oral. (Objetivos do PE: 1.º a), c); 5.º a), c), d), f))

Público-alvo Alunos do 9.º ano

Responsáveis Professora de Educação Visual 3.º Ciclo (Judite Silva)

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Ao longo do 1.º e 2.º período

Dia Internacional do Deficiente Atividade de Expressão Artística e Tecnológica (vídeos e jogos). (Objetivos do PE: 1.º d); 5.º a), d))

Público-alvo Alunos

Responsáveis Núcleo de Educação Especial

Local Escolas do Agrupamento

Calendarização 26 de novembro a 30 de novembro de 2012

Operação Tampinhas Recolha de Tampinhas em todas escolas do agrupamento. (Objetivos do PE: 3.º c); 4.º c), d), e); 5.º d), f))

Público-alvo Comunidade Educativa

Responsáveis Núcleo de Educação Especial

Local Escolas do Agrupamento

Calendarização Todo o ano letivo

48


Plano Anual de Atividades ●

Workshop de Dislexia Sensibilização à comunidade escolar sobre esta problemática. (Objetivos do PE: 4.º e); 5.º a))

Público-alvo Comunidade Educativa

Responsáveis Núcleo de Educação Especial

Local EB de Argoncilhe

Calendarização 2º Período

Escola Alerta Realização de trabalhos. (Objetivos do PE: 3.º c), d) 4.º c); 5.º a), c), d))

Público-alvo Comunidade Educativa

Responsáveis Núcleo de Educação Especial

Local Escolas do Agrupamento

Calendarização Todo o Ano Letivo

Ida ao Teatro, encenação da peça Auto da Barca do Inferno Obra dramática de leitura orientada do programa dos cursos CEF. (Objetivos do PE: 1.º a); 5.º a))

Público-alvo CEF 2.ºano

Responsáveis Elisabete Silva e Clarinda Pereira

Local Perafita - Matosinhos

Calendarização 2.º período

Visita à Feira Qualific@ Exponor Conhecer as várias ofertas formativas/ emprego. (Objetivos do PE: 5.º b))

Público-alvo CEF

Responsáveis Manuel Sousa, Ana Paula Almeida e Laura Cristina Silva

Local Matosinhos

Calendarização 3.º período

49


Plano Anual de Atividades

Encontros Intergeracionais Programa composto por dois workshops – um na área da saúde sobre diabetes e outro na área da participação/voluntariado –, sendo complementados com uma exposição retrospetiva, “Raízes do Afeto”, de 10 anos de intervenção junto da população sénior no concelho de Santa Maria da Feira; e ainda de uma atividade desportiva intergeracional, dinamizada em articulação com o programa Movimento e Bem-Estar e a escola. (Objetivos do PE: 4.º d), e); 5.º b), c), d), f))

Público-alvo Alunos, avós, idosos da freguesia

Responsáveis Professores Rosa Oliveira e João Reis CEF de Pastelaria e Panificação Turma 2

Local Argoncilhe

Calendarização 1.º período

Encontro Intergeracional no Centro Social de São Salvador em Grijó Encontros intergeracionais, dando oportunidade aos jovens e seniores de se encontrarem, de se conhecerem melhor e de partilharem ideias e saberes. (Objetivos do PE: 5.º a))

Público-alvo CEF Serviço de Mesa

Responsáveis Professoras Ana Paula Almeida e Laura Cristina Silva

Local Centro Social de São Salvador em Grijó

Calendarização Final do primeiro período

Almoços pedagógicos Almoços servidos pelos alunos do CEF de Serviço de Mesa com o objetivo de pôr em prática as aprendizagens obtidas durante as aulas. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b), c))

Público-alvo Comunidade escolar

Responsáveis Formador Alexandre Silva

Local CREPPE

Calendarização Quintas-feiras

50


Plano Anual de Atividades

Almoços temáticos Almoço com ementa dedicada à gastronomia de um país (Grécia, Tailândia, China, Portugal, Itália, Brasil, Países Asiáticos), com uma breve apresentação dos seus costumes e tradições. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b), c); 5.º a))

Público-alvo Comunidade escolar

Responsáveis Formadores e alunos CEF

Local CREPPE

Calendarização Grécia (22 de novembro de 2012); Tailândia (24 de janeiro de 2013); China (21 de fevereiro de 2013); Portugal (7 de março de 2013); Itália (8 de abril de 2013); Brasil (9 de maio de 2013); Países Asiáticos (23 de maio de 2013)

Mostra de doces de S. Martinho Degustação de doces com serviço de bebidas sem álcool. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b))

Público-alvo Comunidade escolar

Responsáveis Formadores Alexandre Silva, Ricardo Topa e Hélder Batista

Local CREPPE

Calendarização 12 de novembro de 2012

Visita de estudo a um Hotel do Porto e às Caves Vinho do Porto Contacto mais próximo com as várias secções abastecedoras do restaurante de um hotel e um contacto mais direto com os métodos de obtenção do vinho do Porto. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b))

Público-alvo Turmas CEF

Responsáveis Formadores Alexandre Silva, Ricardo Topa e Hélder Batista

Local Porto

Calendarização 24 de novembro de 2013

51


Plano Anual de Atividades

Almoço de Natal Almoço com ementa dedicada ao Natal, bem como uma breve apresentação dos seus costumes e tradições. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b))

Público-alvo Comunidade escolar

Responsáveis Formador Alexandre Silva

Local CREPPE

Calendarização 13 de dezembro de 2012

Doces e Compotas Degustação de doces e compotas confecionados pelos alunos CEF Serviço de Mesa, acompanhado de um serviço de bebidas sem álcool. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b), c))

Público-alvo Comunidade escolar

Responsáveis Formador Alexandre Silva

Local CREPPE

Calendarização 28 de janeiro de 2013

Almoço de S. Valentim Almoço com ementa dedicada ao São Valentim, bem como uma breve apresentação dos seus costumes e tradições. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b), c))

Público-alvo Comunidade escolar

Responsáveis Formador Alexandre Silva

Local CREPPE

Calendarização 14 de fevereiro de 2013

52


Plano Anual de Atividades

Visita de Estudo à Escola de Hotelaria de Lamego Contacto com outros métodos de aprendizagem de forma a fomentar mais o gosto pela profissão. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b), c))

Público-alvo Turmas CEF

Responsáveis Formadores Alexandre Silva, Ricardo Topa e Hélder Batista

Local Lamego

Calendarização 25 de fevereiro de 2013

Visita a uma unidade de produção de pastéis de Tentúgal Perceção dos métodos de produção dos Pastéis de Tentúgal, bem como a sua importância para a região. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b), c))

Público-alvo Turmas CEF

Responsáveis Formadores Alexandre Silva, Ricardo Topa e Hélder Batista

Local Tentúgal

Calendarização 8 de abril de 2013

1.ª Corrida de Hotelaria (Transporte de Bandejas)

Corrida aberta a todos os elementos da escola num sistema de corta-mato com transporte de bandejas. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b), c))

Público-alvo Turma CEF de Serviço de Mesa

Responsáveis Formador Alexandre Silva

Local EB de Argoncilhe

Calendarização 20 de maio de 2013

53


Plano Anual de Atividades

Festa Anos 80: Almoço temático Almoço com ementa dedicada aos anos 80, bem como música e decoração da altura. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b), c); 5.º a))

Público-alvo Comunidade escolar

Responsáveis Formador Alexandre Silva

Local CREPPE

Calendarização 30 de maio de 2013

Visita de estudo ao Museu do Pão O museu do pão dá a conhecer salas expositivas como o ciclo do pão e respetiva arte e salas pedagógicas. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b), c); 5.º a))

Público-alvo

Formandos do curso CEF de Pastelaria/Panificação 2.º ano

Responsáveis

Formadores Ricardo Topa e Hélder Baptista

Local Seia

Calendarização 23 de outubro de 2012

Mostra e degustação de pães Salgados Os alunos irão confecionar algumas amostras de pães salgados, que serão expostos de forma decorativa. Por fim, a comunidade escolar terá a oportunidade de degustar as iguarias. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b), c))

Público-alvo Comunidade escolar

Responsáveis Formador Ricardo Topa

Local CREPPE

Calendarização 29 de outubro de 2013

54


Plano Anual de Atividades

Mostra e degustação de pães doces Os alunos irão confecionar algumas amostras de pães doces, que serão expostos de forma decorativa. Por fim, a comunidade escolar terá a oportunidade de degustar as iguarias. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b), c))

Público-alvo Comunidade escolar

Responsáveis Formador Ricardo Topa

Local CREPPE

Calendarização 5 de dezembro de 2012 ●

Festival de Doces de Natal Os alunos irão confecionar doces típicos de Natal, aproveitando está época festiva para dar a conhecer algumas das iguarias mais conhecidas e apreciadas. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b))

Público-alvo Comunidade escolar

Responsáveis Formador Ricardo Topa

Local CREPPE

Calendarização 12 de dezembro de 2012

Visita de estudo ao museu da Fogaça A visita ao museu da fogaça é uma oportunidade de conhecer o doce típico do concelho, conhecer a sua história e o impacto na população local. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b), c); 5.º a)

Público-alvo Alunos do CEF de 2.º ano de Pastelaria/Panificação

Responsáveis Formadores Ricardo Topa e Hélder Baptista

Local Santa Maria da Feira

Calendarização 15 de janeiro de 2013

55


Plano Anual de Atividades

Workshop da fogaça O workshop da fogaça irá proporcionar à comunidade escolar conhecer a receita e o seu modo de confeção. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b))

Público-alvo Comunidade escolar

Responsáveis Formador Ricardo Topa

Local CREPPE

Calendarização 16 de dezembro de 2012 ●

Mostra de bolachas de S. Valentim Os alunos irão confecionar bolachas de S. Valentim com massas doces e areadas com dedicatórias e com alguns formatos. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b))

Público-alvo Comunidade escolar

Responsáveis Formador Ricardo Topa

Local CREPPE

Calendarização 6 de fevereiro de 2013 ●

Mostra de doces típicos da Páscoa Os alunos irão confecionar doces típicos da Páscoa, aproveitando esta época festiva para dar a conhecer algumas das iguarias mais conhecidas e apreciadas como os diferentes tipos de pão-de-ló. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b))

Público-alvo Comunidade escolar

Responsáveis Formador Ricardo Topa

Local CREPPE

Calendarização 13 de março de 2013

56


Plano Anual de Atividades

Mostra de bolos decorativos Os alunos irão elaborar bolos decorativos para mostra. No final desta exposição, a comunidade escolar irá ter a oportunidade de realizar a respetiva degustação. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b))

Público-alvo Comunidade escolar

Responsáveis Formador Ricardo Topa

Local CREPPE

Calendarização 24 de abril de 2013 ●

Aigra Nova – Serra da Lousã – “Oficina do queijo de cabra e broa tradicional” Os alunos irão conhecer a forma artesanal de confecionar a broa tradicional e respetiva história, assim como confecionar o queijo de cabra fresco. No fim poderão degustar as respetivas iguarias. (Objetivos do PE: 1.º a); 2.º b); 3.º a), b))

Público-alvo Alunos do 2.º ano do CEF de Pastelaria/Panificação

Responsáveis Formadores Ricardo Topa e Hélder Baptista

Local CREPPE

Calendarização 13 de maio de 2013 ●

Pastéis de Belém Visita à tradicional casa dos Pastéis de Belém. (Objetivos do PE: 5.º a), c), d))

Público-alvo 2.º ano CEF Pastelaria/Panificação Turma 1

Responsáveis Formador Hélder Baptista

Local Lisboa

Calendarização 3.º Período

57


Plano Anual de Atividades ●

Forno Comunitário Cozer pão de forma tradicional. (Objetivos do PE: 1.º a); 5.º a), b))

Público-alvo 2.º ano CEF Pastelaria/Panificação Turma 1

Responsáveis Formador Hélder Baptista

Local Castelo de Paiva

Calendarização 2.º Período ●

Visita a Vila Real Visita à casa produtora de compotas (Casa de Mateus) e à casa produtora das formosas cristas de galo, covilhetes e pitos de Santa Luzia (Casa Lapão). (Objetivos do PE: 5.º a), c), d))

Público-alvo 2.º ano CEF Pastelaria/Panificação Turma 1

Responsáveis Formador Hélder Baptista

Local Vila Real

Calendarização 2.º Período ●

Museu Molinológico Visita a um museu, onde será ensinado aos alunos o processo de fabrico do pão. (Objetivos do PE: 1.º a); 5.º a), c), d))

Público-alvo 2.º ano CEF Pastelaria/Panificação Turma 1

Responsáveis Formador Hélder Baptista

Local Oliveira de Azeméis

Calendarização 1.º ou 2.º período ●

Fábrica de Chocolate Imperial Visita à Fábrica de chocolate Imperial. (Objetivos do PE: 1.º a); 5.º a), c), d))

Público-alvo 2.º ano CEF Pastelaria/Panificação Turma 1

Responsáveis Formador Hélder Baptista

Local Vila do Conde

Calendarização Conforme disponibilidade da empresa

58


Plano Anual de Atividades ●

Segurança Laboral Ação de formação sobre conceitos de segurança laboral. (Objetivos do PE: 5.º a), d), f))

Público-alvo Alunos do CEF

Responsáveis SMPC, Professores/formadores

Local EB de Argoncilhe

Calendarização A definir

Exposição da “Rosa dos Ventos” Exposição de trabalhos elaborados pelos alunos. (Objetivos do PE: 3.º c))

Público-alvo Alunos do 7.º ano

Responsáveis Professores de Geografia

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Janeiro de 2013

Marcha Juvenil de Montanha Caminhada por circuitos de montanha. (Objetivos do PE: 5.º d))

Público-alvo Toda a comunidade educativa

Responsáveis Professor Ângelo Couto

Local A designar

Calendariza�o Junho de 2013

Comemoração do Dia da Europa Exposição de trabalhos elaborados pelos alunos. (Objetivos do PE: 5.º a))

Público-alvo Alunos e professores

Responsáveis Professores de Geografia

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Semana que inclui o dia 9 de maio de 2013

59


Plano Anual de Atividades ●

Exposição de trabalhos dos alunos Exposição de trabalhos elaborados pelos alunos. (Objetivos do PE: 1.º a); 3.º c);5.º a))

Público-alvo Alunos e professores

Responsáveis Professores de História e História e Geografia de Portugal

Local EB de Argoncilhe

Calendarização

60

Data a designar

Exposição sobre os descobrimentos Exposição de trabalhos elaborados pelos alunos. (Objetivos do PE: 1.º a); 5.º a))

Público-alvo Alunos e professores

Responsáveis Professores de História e História e Geografia de Portugal

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Data a designar

Apresentação/Divulgação SPO

do

Dar a conhecer o trabalho que o SPO desenvolve. (Objetivos do PE: 5.º a))

Público-alvo Toda a comunidade

Responsáveis SPO

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Outubro de 2012

“5.º ano…Vou ser uma estrela?” Sessões de acolhimento e adaptação à transição escolar. (Objetivos do PE: 1.º a), c); 3.º a))

Público-alvo Todos os alunos do 5.º ano de escolaridade

Responsáveis SPO

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Outubro/novembro de 2012


Plano Anual de Atividades

“Parte I: Entra em ação e brilha no futuro” Sessão de receção para os alunos do CEF de Serviço de Mesa. (Objetivos do PE: 1.º a), c); 2.º a), b), d))

Público-alvo

61

Alunos do 1.º ano CEF de Serviço de Mesa

Responsáveis SPO

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Novembro de 2012

“Parte II: futuro”

Conquista

Sessão de receção para alunos Pastelaria/Panificação. (Objetivos do PE: 1.º a), c); 2.º a), b), d))

o do

teu CEF

de

Público-alvo Alunos do 2.º ano do CEF de Pastelaria/Panificação

Responsáveis SPO

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Novembro de 2012

“Como ajudar o meu filho a brilhar no 5.º ano” Ação para Pais/Encarregados de Educação sobre a importância da participação ativa na vida escolar dos seus educandos, assim como na promoção de comportamentos assertivos. (Objetivos do PE: 1.º a), c); 4.º c))

Público-alvo Pais/Encarregados de Educação do 5.º ano de escolaridade

Responsáveis SPO

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Dezembro de 2012


Plano Anual de Atividades ●

“Acredita em ti. Investe no teu futuro” Sessão de Orientação Vocacional. (Objetivos do PE: 1.º a), c); 2.º d))

Público-alvo Alunos do 7.º ano de escolaridade

Responsáveis SPO

Local EB de Argoncilhe

Calendarização

62

Janeiro de 2013

“O espaço e o tempo na arte de educar” Ação para Pais/Encarregados de Educação sobre como educar nos dias de hoje. (Objetivos do PE: 1.º a), c); 4.º c))

Público-alvo Pais/Encarregados de Educação do 1.º Ciclo

Responsáveis SPO

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Fevereiro de 2013

“Entender a adolescência” Sessão reflexiva sobre a adolescência, puberdade e namoro. (Objetivos do PE: 1.º a), c); 3.º a), b); 5.º d))

Público-alvo Alunos do 6.º ano de escolaridade

Responsáveis SPO e PES

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Fevereiro de 2013

“Profissões: decidir”

conhecer

para

Palestra sobre profissões com a colaboração de vários profissionais convidados. (Objetivos do PE: 1.º a), c); 2.º a); 4.º e))

Público-alvo Alunos do 9.º ano de escolaridade

Responsáveis SPO

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Março de 2013


Plano Anual de Atividades

“Educar para decidir” Reunião para Pais/Encarregados de Educação sobre a oferta formativa após o 9.º ano de escolaridade. (Objetivos do PE: 1.º c); 4.º c))

Público-alvo Pais/Encarregados de Educação do 9.ºano de escolaridade

Responsáveis SPO e Coordenadores do Diretores de Turma

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Junho de 2013

“Eu decido!” Sessões semanais no âmbito do Programa de Orientação Vocacional. (Objetivos do PE: 1.º a), c); 2.º d))

Público-alvo Alunos do 9.º ano de escolaridade

Responsáveis SPO

Local EB de Argoncilhe

Calendarização 2.º e 3.º períodos

Projeto “Trilhos” do IDT Projeto que visa o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, nomeadamente a assertividade, as competências de comunicação, a gestão de conflitos e emoções e a tomada de decisões. (Objetivos do PE: 1.º c); 2.º c); 3.º a), b); 4.º e))

Público-alvo Turmas a definir

Responsáveis IDT, Professores a designar, SPO e PES

Local EB Argoncilhe (a confirmar pela entidade promotora)

Calendarização Ao longo do ano letivo

63


Plano Anual de Atividades ●

Projeto “Caminhos +” Projeto que visa a prevenção primária das toxicodependências. (Objetivos do PE: 1.º c); 3.º a), b); 4.º e); 5.º d), f))

Público-alvo Turmas a definir

Responsáveis Núcleo Prevenir de Santa Maria da Feira (CMSMF), SPO e PES

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Ao longo do ano letivo (a confirmar pela entidade promotora)

“Salto para o futuro” Visita dos alunos do 4.º ano de escolaridade de todo o Agrupamento à Escola E.B. 2/3 de Argoncilhe. (Objetivos do PE: 1.º a); 3.º a))

Público-alvo Todos os alunos do 4.º ano de escolaridade

Responsáveis SPO

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Data a definir (visita dependente do transporte da CMSMF)

“Conheço, decido” Visita dos alunos do 9.º ano de escolaridade a escolas com o ensino secundário. (Objetivos do PE: 1.º c); 2.º a), f))

Público-alvo Todos os alunos do 9.º ano de escolaridade

Responsáveis SPO

Local A definir

Calendarização Data a definir (visita dependente do convite e transporte cedido pelas respetivas escolas)

Um dia na Biblioteca Receção aos alunos do 5.º ano. Os alunos tomam contacto com o espaço, funcionamento, funcionalidades, ofertas e regras da BE. (Objetivos do PE: 1.º a); 3.º a) 5.º b), e))

Público-alvo Alunos do 5.º ano

Responsáveis Professor Bibliotecário e equipa da Biblioteca

Local EB Argoncilhe

Calendarização Setembro de 2012

64


Plano Anual de Atividades

Bibliodescoberta Visita dos alunos à Biblioteca escolar. Informações e apresentação da BE aos novos utilizadores. (Objetivos do PE: 1.º a); 3.º a) 5.º b), e))

Público-alvo Alunos do 5.º ano

Responsáveis Professor Bibliotecário e equipa da Biblioteca

Local Biblioteca da EB Argoncilhe

Calendarização Início do 1.º Período

Hora do Conto Realização de “Hora do Conto” por elementos da comunidade educativa. (Objetivos do PE: 1.º a); 3.º a) 5.º b), e))

Público-alvo Alunos do 2.º e 3.º Ciclos

Responsáveis Equipa da Biblioteca e/ou convidados

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Ao longo do ano letivo

Um Dia com os Nossos Avós Receção aos idosos na Biblioteca da EB Argoncilhe, onde participarão em diversas atividades lúdicas.

Público-alvo Idosos das Instituições sociais da área de abrangência do Agrupamento. (Objetivos do PE: 4.º e); 5.º b))

Responsáveis Equipa da Biblioteca

Local Biblioteca

Calendarização Novembro de 2012

65


Plano Anual de Atividades

Concurso “Quem é Quem?” Concurso em que os alunos terão de descobrir, através de várias pistas, a personalidade em destaque, recorrendo ao preenchimento de uma ficha. Os alunos habilitam-se a prémios. (Objetivos do PE: 1.º a); 5.º a), b), e))

Público-alvo Alunos do 2.º e 3.º Ciclos e Professores

Responsáveis Equipa da Biblioteca

Local Biblioteca

Calendarização Ao longo do ano letivo

Concurso “Passaporte da Leitura” Os alunos requisitam livros para leitura domiciliária. Poderão preencher um passaporte da leitura sobre o livro lido e habilitarse a prémios no final do ano letivo. (Objetivos do PE: 1.º a); 5.º a), b), e))

Público-alvo Alunos do 2.º e 3.º Ciclos

Responsáveis Equipa da Biblioteca

Local Biblioteca

Calendarização Ao longo do ano letivo

Encontro com: ilustrador

um

escritor/

Encontro com um(a) escritor(a) ou ilustrador(a) para uma troca de impressões, com turmas a selecionar, sobre a sua obra. (Objetivos do PE: 1.º a); 5.º a), b), e))

Público-alvo Alunos, professores e comunidade educativa

Responsáveis Equipa da Biblioteca

Local Biblioteca/Sala do Aluno

Calendarização 2º ou 3º período

66


Plano Anual de Atividades

“Álbum Digital” Organização de um arquivo digital, onde constem registos fotográficos de todas as atividades ocorridas ao longo do ano letivo. (Objetivos do PE: 1.º d); 5.º b))

Público-alvo Alunos, professores e comunidade educativa

Responsáveis Equipa da Biblioteca

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Ao longo do ano letivo

Formação de Utilizadores

Alunos “Internet Segura e Pesquisa Orientada” Formação destinada a alunos do 2.º ciclo, na qual são divulgados algumas normas de segurança no uso da internet e a correta utilização de um guia de pesquisa para elaboração de trabalhos escolares. (Objetivos do PE: 1.º d); 3.º d))

Público-alvo Alunos do 5.º ano e 6.º anos

Responsáveis Professor Bibliotecário

Local Biblioteca/Sala 14

Calendarização Ao longo dos 2.º e 3.º período

Biblioteca Com.Vida Atividades diversas para professores e/ou alunos, envolvendo uma oferta cultural diversificada: “Hoje Há Histórias”, “Teatro”, “Cinema”, “Música”, “Poesia”, “Desenho”, “Pintura” e “Ateliers”. (Objetivos do PE: 5.º a), b), e))

Público-alvo Alunos, professores e comunidade educativa

Responsáveis Equipa da Biblioteca

Local Biblioteca/Sala do Aluno

Calendarização Ao longo do ano letivo

67


Plano Anual de Atividades

Realização de Exposições Temáticas Exposições várias durante o ano letivo sobre diferentes temáticas, recorrendo à fotografia, ao desenho, à pintura ou à área das expressões. (Objetivos do PE: 5.º a), b), e))

Público-alvo Alunos, professores e comunidade educativa

Responsáveis Equipa da Biblioteca

Local A designar

Calendarização Ao longo do ano letivo

Cinema Com.Leitura Ciclos de cinema temático na Sala do Aluno ou na BE. (Objetivos do PE: 5.º a), b), e))

Público-alvo Alunos e professores

Responsáveis Equipa da Biblioteca

Local Sala do aluno/Biblioteca

Calendarização Ao longo do ano letivo

Projeto Cinema Com.Leitura Produção de uma curta-metragem, tendo como base um texto adaptado de um autor existente na biblioteca ou adaptação de um texto original escrito por um aluno/professor. (Objetivos do PE: 5.º a), b), e))

Público-alvo Alunos, professores e comunidade educativa

Responsáveis Equipa da Biblioteca

Local A designar (interiores e exteriores)

Calendarização 3.º Período

68


Plano Anual de Atividades

Dias Comemorativos Atividades de cariz comemorativo em colaboração com os professores. (Objetivos do PE: 5.º a), b), e))

Público-alvo Alunos do 2º e 3º ciclos

Responsáveis Professores Bibliotecários, professores colaboradores e professores

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Ao longo do ano letivo

Semana da Leitura Realização de várias atividades relacionadas com a promoção da leitura. (Objetivos do PE: 5.º a), b), e))

Público-alvo Alunos das EB do Agrupamento

Responsáveis Professores Bibliotecários, professores colaboradores e professores

Local EB do Agrupamento

Calendarização Data a definir

Ler.Devagar Atividade de leitura e preenchimento de um formulário sobre o texto lido. (Objetivos do PE: 1.º a),d); 2.º d); 3.º d) 5.º b))

Público-alvo Alunos com Necessidades Educativas Especiais

Responsáveis Professor Bibliotecário e equipa

Local BE da EB de Argoncilhe

Calendarização Durante o ano letivo

69


Plano Anual de Atividades

Livro Digital Livro a ser construído pelos alunos com Necessidades Educativas Especiais, com pequenos textos escritos e ilustrados por eles. (Objetivos do PE: 1.º a),d); 2.º d); 3.º d) 5.º b))

Público-alvo Alunos com Necessidades Educativas Especiais

Responsáveis Professor Bibliotecário e equipa

Local BE da EB de Argoncilhe

Calendarização 2.º e 3.º períodos

Projeto AVES Avaliação Externa das Escolas: do 5.º ao 9.º ano. (Objetivos do PE: 6.º b), c), e))

Público-alvo Comunidade Escolar

Responsáveis Fundação Manuel Leão, CMSMF e Direção (Prof.ª Carla Leite)

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Ao longo do ano letivo

Testes Intermédios Aplicação de testes a diferentes disciplinas, elaborados pelo Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação e Ciência. (Objetivos do PE: 6.º b), c))

Público-alvo Alunos do 9.º ano

Responsáveis Coordenadora do projeto e professores

Local EB de Argoncilhe

Calendarização 2.º e 3.º períodos

70


Plano Anual de Atividades

GAAF

(Gabinete de Apoio ao Aluno e à

Família) O GAAF é um projeto apresentado ao Ministério da Educação e Ciência que visa a promoção do sucesso educativo e a prevenção de situações de risco e de abandono escolar (Objetivos do PE: 1.º a), c); 3.º a), b); 4.º a), b))

Público-alvo Comunidade Educativa

Responsáveis Professora e técnico(s) afetos ao projeto

Local EB do Agrupamento

Calendarização A aguardar aprovação do Ministério de Educação e Ciência

Atividades de Enriquecimento e Complemento Curricular Atividades de natureza lúdica, desportiva, artística e cultural para ocupação educativa dos alunos: Clube de Música, Clube D´Artes, Oficina de Artes, Clube de Animação Digital, Clube de Proteção Civil, Clube de Teatro, Clube de Ocupação de Tempos Livres, Jornal/Rádio Escola, Ciclos de Cinema e Workshops temáticos. (Objetivos do PE: 2.º a); 3.º c); 4.º c); 5.º a))

Público-alvo Todos os alunos (sujeito a inscrição)

Responsáveis Professores dos diferentes departamentos curriculares, Equipa da Biblioteca, Encarregados de Educação

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Semanalmente

LipDub Argoncilhe Realização de um videoclip. (Objetivos do PE: 3.º c), d); 5.º a))

Público-alvo Todos os alunos das EB do Agrupamento e comunidade

Responsáveis Professor Bibliotecário, professores de diferentes disciplinas e alunos do 9.º ano

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Data a definir

71


Plano Anual de Atividades ●

Baile de Finalistas Realização de um baile convívio de final de curso. (Objetivos do PE: 3.º c))

Público-alvo Todos os alunos do 9.º ano

Responsáveis Alunos do 9.º Ano

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Data a definir

Green Cork – Escolas 2012/2013 Programa de reciclagem de rolhas de cortiça. (Objetivos do PE: 5.º a), c))

Público-alvo Comunidade educativa

Responsáveis CMSMF

Local EB de Argoncilhe

Calendarização De setembro a junho

Campanha de recolha de livros usados Iniciativa da CMSMF de recolha de manuais e livros usados. (Objetivos do PE: 4.º e); 5.º c))

Público-alvo Alunos do 9.º ano

Responsáveis Rotary Clube da Feira, CMSMF, Coordenadores dos Diretores de Turma, Direção, CEF

Local Santa Maria da Feira

Calendarização Novembro

Universidade Júnior Parceria da CMSMF com a Universidade Júnior com vista a proporcionar atividades de caráter pedagógico, científico e cultural. (Objetivos do PE: 5.º a), c))

Público-alvo Alunos do 5.º ao 9.º ano, sujeito a pré-inscrição

Responsáveis CMSMF

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Julho

72


Plano Anual de Atividades

Programa de férias escolares 2013 Programa de ocupação do tempo de férias de verão com atividades desportivas, culturais, lúdicas e criativas. (Objetivos do PE: 2.º c); 5.º a), c), d))

Público-alvo Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos

Responsáveis CMSMF, Direção, Coordenadores de estabelecimento

Local EB de Argoncilhe

Calendarização De 17 junho a 5 de julho

Programa emili@ Programa municipal destinado ao público sénior que dinamiza semanalmente sessões formativas de informática em vários pontos educativos do concelho. (Objetivos do PE: 4.º e); 5.º c))

Público-alvo Alunos do 9.º ano

Responsáveis Direção, CMSMF

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Ao longo do ano letivo

Projeto ECO-EGI Separação, recolha e reciclagem de Óleos Alimentares Usados. (Objetivos do PE: 5.º c), d), f))

Público-alvo Comunidade educativa

Responsáveis EGI, Direção, Coordenadores de estabelecimentos

Local Estabelecimentos do Agrupamento

Calendarização Ao longo do ano letivo

73


Plano Anual de Atividades ●

O Pilhão vai à Escola Recolha de pilhas usadas. (Objetivos do PE: 5.º c), d), f))

Público-alvo Comunidade Educativa

Responsáveis Departamento Matemática e Ciências Experimentais

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Ao longo do ano letivo

Emptyman Recolha de tinteiros usados. (Objetivos do PE: 5.º c), d), f))

Público-alvo Comunidade Educativa

Responsáveis Direção

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Ao longo do ano letivo

Grupo Coral Coro com elementos do pessoal docente e não docente do Agrupamento. (Objetivos do PE: 5.º a))

Público-alvo Comunidade Educativa

Responsáveis Professor João Reis e Professores de Educação Musical

Local EB de Argoncilhe

Calendarização Ao longo do ano letivo

74


PAA