Page 1

Todos carregam dentro de si uma crença, em busca de paz interior procuram alcançar a divindade.

As religiões surgem como resposta a esta busca, mostrando o caminho “certo” a todos aqueles que buscam.

Religiões do Mundo


100

Cristianismo,

CRISTIANISMO BÍBLICO:

O Fundador: Jesus Cristo, por volta de 3033 d.C., na província da Judeia na Palestina (hoje Israel). Obras Escritas: No seu texto original, a Bíblia foi escrita em hebraico e aramaico (Antigo Testamento) e grego (Novo Testamento). Quem é Deus? Um Deus em três pessoas e não três deuses: Pai, Filho e o Espírito Santo. Muitas vezes, “Deus-Pai” representa a primeira pessoa. Deus é um ser espiritual, sem um corpo físico. Ele criou o Universo do nada, Ele é eterno, imutável, santo, amável e perfeito.

Quem é Jesus? Jesus é a segunda pessoa da Trindade. Como Deus-Filho, Ele sempre existiu e nunca foi criado. Como a segunda pessoa da Trindade, Ele é igual ao Deus-Pai e ao Deus-Espírito Santo. Ao tornar-se homem, Ele foi gerado pelo Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria. Jesus é o único caminho para o Pai, a única salvação e vida eterna. Ele morreu numa cruz, de acordo com o plano traçado por Deus, como perfeito sacrifício e foi o preço pago pelos nossos pecados. Ele ressuscitou de entre os mortos no terceiro dia, Ele é imortal espiritual e fisicamente, pois, 40 dias depois, foi visto por mais de 500 testemunhas. Jesus voltará fisicamente no fim do mundo, para o grande julgamento do Reino de Deus. Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é a Terceira pessoa da Terceira Pessoa da Trindade. O Espírito Santo é uma pessoa, não é nenhuma força ou energia. Ele consola, repreende, reprova, convence, guia, ensina e

MORMONISMO (OS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS): O Fundador: Joseph Smith, Jr. (1805-1844) fundou a igreja dos Santos dos Últimos Dias em 1830, em Nova Iorque, actualmente em Salt Lake City, Utah. Obras Escritas: Doutrina e alianças, Pérola de grande preço, a Bíblia (a versão King James somente ou a “versão inspirada” de Smith), ensinamentos dos profetas mórmones e outros LDS “autoridades gerais”). Quem é Deus? Deus Pai já foi homem, porém se fez de Deus. Ele tem um corpo físico e o tem a sua esposa (mãe celestial). Não existe nenhuma trindade. O Pai, Filho e Espírito Santo são deuses distintos. Os homens dignos poderão um dia tornar-se deuses. Quem é Jesus? Jesus é um Deus separado do Pai (Elohim). Ele foi criado com um espírito de criança pelo pai e mãe no céu. O seu corpo foi criado através da união sexual de Elohim e Maria. Jesus casou-se e a Sua morte na cruz concedeu-nos o perdão completo de todos os pecados, levando à ressurreição.

Quem é o Espírito Santo? O “Espírito Santo” é um Deus separado do Pai e do Filho. O “Espírito Santo” é uma influência ou uma emanação, como a electricidade de Deus (“Luz de Cristo”). Como posso ser salvo? Ressuscitado pela graça, porém mediante as obras, incluindo a fidelidade para com os líderes da igreja, baptismo mórmon, dízimos, ordenações, matrimónio e rituais secretos no templo. Não há vida eterna sem fazer parte dos mórmones. O que há depois da morte? Quase todos vão a um dos três “reinados celestiais” e alguns voltam para Deus. Os que negam a sua fé vão para a “escuridão externa”. Outras crenças e práticas: É proibido consumir álcool, café, tabaco ou chá. Baptismo em favor dos mortos. É aconselhável um compromisso missionário de dois anos. Divulgação de porta a porta, há rituais secretos somente disponíveis para os membros que tenham uma boa posição.

preenche os cristãos. Ele não é o Pai, nem o Filho, Jesus Cristo. Como posso ser salvo? A salvação é atribuída através da graça de Deus e não fazendo boas acções. A salvação deve ser conquistada pela fé. As pessoas têm que crer, nos seus corações, que Jesus morreu pelos seus pecados e ressuscitou. Este é o plano do amor de Deus. O que há depois da morte? Os crentes vão estar com Jesus. Depois da morte, todos esperam o Juízo final. Aqueles que serão salvos viverão no céu com Jesus, os outros sofrerão o eterno tormento no inferno. A ressurreição de Jesus garante aos que crêem que eles também ressuscitarão e receberão novos corpos, porém imortais. Outras crenças e práticas: Adoração a Deus em grupos, frequentemente em igrejas. O baptismo e a Santa Ceia do Senhor (Comunhão). Existem esforços contínuos por parte dos missionários voluntários. Ajuda aqueles que precisam dela: aos pobres, às viúvas, aos órfãos, etc... Os cristãos crêem que Jesus é o Messias, prometido a Israel no Antigo Testamento. Jesus disse aos Seus seguidores que seriam conhecidos pelo seu amor para com o seu semelhante.

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: O Fundador: Charles Taze Russell (1852-1916) mais tarde Joseph F. Rutherford. O trabalho começou em 1879 em Pennsylvania e, actualmente, em Brooklyn, Nova Iorque. Obras Escritas: Todas as actuais publicações “Sentinela”, incluíndo a Bíblia (apenas a tradução Nova Mundo). Quem é Deus? Deus como a única pessoa, chamada de Jeová. Não existe nenhuma trindade. Jesus é o primeiro que Jeová criou. Quem é Jesus? Jesus não é Deus. Antes de vir à Terra, Ele era o arcanjo Miguel. Jeová fez o Universo através dele. Na Terra, Ele viveu uma vida perfeita. Depois da sua morte, ele ressuscitou como um espírito. Ele e os anjos destruíram todos os que eram testemunhas de Jeová. Quem é o Espírito Santo? O “Espírito Santo” é a força invisível e activa de Jeová. Como posso ser salvo? Ser baptizados como testemunha de Jeová.


Seitas e Religiões

101

CATOLICISMO ROMANO: O Fundador: Constantino, por volta de 325 anos d.C. no conselho de Niceia na Ásia Menor. Obras Escritas: De acordo com as autoridades eclesiásticas católicas, a interpretação da Bíblia, aceita-se como canónicos (inspirados) em 7 livros do Cânone alexandrino que não consta no Cânone hebraico, com o objectivo de confirmar um dos seus ensinamentos e dogmas (pagãs); a tradição; os ensinamentos da própria Igreja Católica e seus concílios (o magistério); as declarações “infalíveis” do papa. Quem é Deus? É a primeira pessoa da trindade, com o nome de “Pai”, realça sobretudo dois aspectos: que Deus é princípio de tudo, autoridade transcendente e ao mesmo tempo, é bondade e solicitude amorosa para todos. Quem é Jesus? Filho de Deus, nascido da Virgem Maria, ela, por sua vez, depois de ter dado à luz a outros filhos que teve com José, o Catolicismo Romano, afirma que ela continua sendo virgem e sempre o será. Quem é o Espírito Santo? É a terceira

pessoa da Trindade. Porém, o Catolicismo Romano refere que é Maria que intercede por nós antes de Deus, sendo que a Santa Bíblia nos mostra que o Espírito Santo se encarrega disso. Como posso ser salvo? A salvação só pode ser alcançada através da Igreja católica. A salvação também vem por meio de boas obras, além disso, afirma que os sacramentos garantem a salvação. O que há depois da morte? A Igreja Católica ensina que existe um lugar chamado purgatório para onde se dirige a maioria das almas que morrem. Ali têm que pagar pena pelos “pecados veniais”. O sofrimento no qual eles padecem no purgatório é muito semelhante ao do inferno, porém as orações dos parentes, dos amigos, assim como as missas, podem ajudar a aliviar as suas penas. Outras crenças e práticas: A veneração de relíquias como imagens (“santos”), a confissão auricular, a venda de indulgências, a tradição, baptismo das crianças, a infalibilidade do papa, a assunção de Maria, a imaculada concepção de Maria, a invocação e a veneração aos santos (colocando-se como intermediários entre Deus e os homens), a extrema Unção e a Eucaristia.

IGREJA MUNDIAL DE DEUS: A maioria dos seguidores devem conseguir a vida eterna na Terra através de trabalhos “de porta em porta”. A salvação no céu está limitada a 144.000 “ungidos”, este número já foi alcançado. O que há depois da morte? Os 144.000 vivem como espíritos no céu. Os demais vivem na Terra e devem obedecer a Deus, perfeitamente, durante 1000 anos. Outras crenças e práticas: Conhecida como a Bíblia, a Sentinela e Sociedade Tract. Reúnem-se aos sábados nos “salões do reino”. Os membros passam revistas de porta em porta. Celebra-se uma vez por ano a ceia do Senhor, da qual só os ungidos podem participar. Não se celebram festas, nem aniversários, não votam, não trabalham no exército, nem aceitam transfusões de sangue. Crêem que o Armagedão acontecerá brevemente.

O Fundador: Hervert W. Armstrong (1892-1986) fundou a Igreja Mundial de Deus em 1934. Obras Escritas: Seguidores das tradições ensinadas por Armstrong. Eles publicam a revista “A trompeta de Filadélfia”, Mensagem de Malaquias, o programa T.V. “A chave de David”. Quem é Deus? Um deus infinito e eterno. A seita tradicional de Armstrong nega a existência de uma trindade, definindo Deus como “uma família de indivíduos. Quem é Jesus? Jesus é Deus encarnado (em forma humana). Armstrong sugeria que Jesus regressaria a Terra em 1975. Grupos que seguiam os ensinamentos originais de Armstrong (as Igrejas Global, Filadélfia e Igrejas Unidas de Deus) dizem que Jesus ressuscitou fisicamen-

te e que Ele foi o único que nasceu de novo. Quem é o Espírito Santo? Na seita de Armstrong, o Espírito Santo é uma força impessoal. A Igreja Mundial de Deus disse que o espírito Santo é Deus, a terceira pessoa da Trindade. Como posso ser salvo? A salvação é através da graça, os seguidores de Armstrong devem reconhecer os dias do Sabbath do antigo testamento, nos dias festivos não poder comer carne de porco. O que há depois da morte? Os crentes ressuscitados viverão na nova Terra. Os que não forem salvos enfrentarão o Juízo. Outras crenças e práticas: Grupos como a Igreja Filadélfia de Deus e a Igreja de Deus Internacional aceitam os pontos de vista de Armstrong, tais como a divindade do homem, a mortalidade da alma, a não existência do inferno, a recusa de receber tratamentos médicos. Desde a morte de Armstrong, a IMD sofreu mudanças em relação a algumas perspectivas da Bíblia.


102 IGREJA DA UNIFICAÇÃO:

O Fundador: Sun Myung Moon nasceu em 1920 e fundou a Igreja da Unificação em 1954 na Coreia do Sul. Actualmente, a sua sede é em Nova Iorque. Obras Escritas: Princípio Divino por Sun Myung Moon, considerado como o “Testamento Completo”. Esquema do princípio, Nível 4 e a Bíblia (A Bíblia não é a verdade propriamente dita, mas sim um livro que ensina a verdade). Quem é Deus? Deus é tão negativo como positivo. Deus criou o Universo por si mesmo, o Universo é o corpo de Deus. Ele não conhece o futuro, está a sofrer e precisa do homem (Sun Myung Moon) para ser feliz. Quem é Jesus? Jesus foi um homem perfeito, não um Deus. É o filho de Zacarias e nasceu de uma virgem. A Sua missão era de unir os judeus que O seguiram, a de encontrar uma esposa perfeita e de começar uma família perfeita. A sua missão fracassou e Jesus ressuscitou fisicamente. A segunda vinda de Cristo cumpre-se em Sun Myung Moon, que é superior a Jesus e terminará a sua missão. Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é um espírito feminino, que trabalha com Jesus num mundo espiritual para levar as pessoas a Sun Myung Moon. Como posso ser salvo? A obediência e aceitação dos verdadeiros pais (Moon e sua esposa) eliminam o pecado e levam à perfeição. Aqueles que são casados por Moon e sua esposa bebem do vinho santo e especial, que contém 21 ingredientes (incluindo o sangue dos verdadeiros pais). O que há depois da morte? Depois da morte, este irá ao mundo espiritual e não há ressurreição. Os membros avançam convencendo a outros que seguem Sun Myung Moon. Todos serão salvos, inclusive satanás. Outras crenças e práticas: Matrimónios em abundância (recentemente uns 30.000 casais), de diferentes raças, organizados e realizados por Moon. Os membros crêem que Jesus se ajoelha diante de Sun Myung Moon e que Moon é o rei dos reis, senhor dos senhores e o cordeiro de Dês. É aceite, o contacto com os espíritos dos mortos.

Cristianismo, UNIDADE DA ESCOLA DO CRISTIANISMO: O Fundador: Charles (1854-1948) e Myrtle (1845-193) Filmore fundaram a Unidade da Escola do Cristianismo em 1889 em Kansas City, Missouri e actualmente a sua sede é Unity Village, Missouri. Obras Escritas: Revista Lições da verdade, Dicionário metafísico da Bíblia, a Bíblia (não é tão fiável, interpretada com significados ocultos) Quem é Deus? Deus é um poder invisível e impessoal. “Deus” é interligado com o “Principio”, “Lei”, “Ser”, “Mente”, “Espírito”. Deus está em tudo, assim como a alma está no corpo. Não existe nenhuma trindade. O espírito é real, a matéria não. Quem é Jesus? Jesus foi um homem e não o Cristo.Ao contrário, ele foi um homem que teve a “consciência de Cristo”. “Cristo” é um estado de perfeição em cada pessoa. Jesus viveu em muitas ocasiões e estava em busca da Sua própria salvação. Jesus não morreu como sacrifício pelo pecado de ninguém, nem ressuscitou fisicamente e nunca voltará à terra em forma física. Quem é o Espírito Santo? O Espírito

Santo é a lei de Deus em acção, “o poder executivo de ambos, o Pai e o Filho”. Um pensamento “definitivo” na mente do homem. Como posso ser salvo? Reconhecendo que cada um é tão filho de Deus como o é de Jesus, não existe maldade, nem diabo, nem pecado, nem pobreza e nem idade avançada. Uma pessoa é reencarnada até que aprende que estas verdades e se torne “perfeita”. O que há depois da morte? A morte é o resultado de um pensamento equivocado. Um se move num corpo diferente (reencarnação) até iluminá-lo. Não existe nem o céu nem o inferno. Outras crenças e práticas: Os serviços de adoração em Igrejas Unidas. O ministério de orientação e oração (“A Unidade Silenciosa”) através do telefone ou do correio. Foi publicado que esta unidade recebe milhões de petições de oração por ano. Devotos da Unidade como o Mundo Quotidiano, que são usados por membros de outros grupos religiosos e igrejas. Imprimem-se milhões de textos literários todos os anos.

CIÊNCIA CRISTIANA: O Fundador: Mary Baker Eddy (1821-1910) fundou em 1875 a Ciência Cristiana em Massachusetts, actualmente a sua sede é na cidade de Nova Iorque. Obras Escritas: A Ciência e a Saúde, com concordâncias segundo as Escrituras, Escrituras Miscelâneas, Manual da Mãe Igreja, e outros livros escritos pela Sra. Eddy. A Bíblia (não é tão fiável). O jornal da Ciência Cristiana, a Sentinela da Ciência Cristiana e seus escritos. Quem é Deus? Deus é o princípio da vida, a verdade, amor, inteligência e espírito. Deus é tudo o que realmente existe (a matéria é uma ilusão). Quem é Jesus? Jesus não foi o Cristo, foi um homem que demonstrou a ideia de Cristo (Cristo significa perfeição, não uma pessoa). Jesus não foi Deus e Ele nunca chegará a converter-se em homem ou em carne. Não sofreu, nem por ter sofrido pelos pecados,

não morreu na cruz e não ressuscitou fisicamente. Ele não voltará. Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é definido como o ensinamento da Ciência Cristiana. É um poder impessoal. Como posso ser salvo? A Humanidade já está inteiramente salva. O pecado, a maldade, as doenças e a morte não são reais. O que há depois da morte? A morte não é real. O céu e o inferno são estados mentais. A forma de alcançar o céu é tendo uma vida cheia de harmonia (comunhão com Deus). Outras crenças e práticas: Os membros são cristãos praticantes da ciência em vez de doutores. Ter saúde é o principal objectivo, isto acontece quando um percebe que não pode pegar nenhuma enfermidade, nem ser ferido, e que o corpo não pode sofrer dor ou morrer (a matéria é uma ilusão). Conseguem atrair os seus seguidores através das curas milagrosas.


Seitas e Religiões

103

ESPIRITUALISMO: O Fundador: Antiga crença tornada popular através das irmãs Kate e Margaret Fox em 1848, em Hydesville, Nova Iorque. Diversos grupos pequenos e não possuem nenhuma sede oficial. Obras Escritas: Manual Espiritualista, Evangelho aquário de Jesus Cristo, Oashspe, a Bíblia. Quem é Deus? Deus é a infinita inteligência, que controla o Universo. Quem é Jesus? Jesus foi um homem e não um Deus. Enquanto esteve na Terra, era um profeta, acreditava que podia comunicar com o mundo espiritual. Quem é o Espírito Santo? Termo usado para referir-se ao espírito de uma pessoa santa que viveu. Como posso ser salvo? O conhecimento e as boas obras beneficiam na outra vida. O que há depois da morte? Depois da vida terrena, continua no mundo espiritual, onde o espírito de um pode passar de um nível para o outro. O céu e o inferno

são estados da mente. Alguns crêem na reencarnação. Outras crenças e práticas: Falar com os mortos, demonstrações psíquicas, reuniões em igrejas com música, sermões, mensagens dos espíritos dos mortos e profecias.

CIENTOLOGIA: O Fundador: Fundada em 1954 por L. Ron Hubbard (1911-1986), actualmente a sua sede é em Los Angeles, Califórnia. Obras Escritas: Dianéticas: A Ciência moderna da saúde mental e outros por Hubbard. O caminho para a felicidade. Quem é Deus? Todos são um “thetan”, um espírito imortal com poderes ilimitados sobre o seu próprio universo, porém, nem todos estão conscientes disso. Quem é Jesus? Jesus é raramente mencionado na Cientologia. Jesus não foi o Criador e nem “thetan operador” (com controlo de poderes sobrenaturais, livre de defeitos mentais). Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo não faz parte desta crença. Como posso ser salvo? Não há nem pecado nem necessidade em arrepender-se. A salvação consiste em estarmos livres da reencarnação. O que há depois da morte? O inferno é um mito. Outras crenças e práticas: Os membros observaram o Hubbard e o aniversário da publicação da Dianética. A revista time and Reader’s Digest publicaram revelações que lhe causarão vários danos. Muitos meios de comunicação publicaram que os líderes da igreja enfrentaram muitos problemas a nível judicial por roubo, conspirações e outros crimes.

NOVA ERA: O Fundador: Baseada no misticismo, hinduísmo e paganismo. Tornada popular pela actriz Shirley Maclaine, entre 19801998, as suas crenças são diversas. Obras Escritas: Não tem nenhum livro sagrado, porém usa passagens seleccionadas da Bíblia; I Ching; escrituras hindus, budistas e taoistas, crenças dos nativos americanos. Contêm escrituras acerca da astrologia, misticismo e magia. Quem é Deus? Tudo e todos são deuses, Deus é uma força ou o princípio impessoal, não uma pessoa. As pessoas têm poder interior ilimitado e precisam descobri-lo. Quem é Jesus? Jesus não é o único Deus verdadeiro. Ele não é um salvador, mas sim um modelo espiritual. Ele era um seguidor da Nova Era, que submergiu debaixo do poder divino da mesma maneira que qualquer um poderia fazê-lo. Não ressuscitou fisicamente, mas sim “subiu” a uma fase espiritual maior. Quem é o Espírito Santo? Por vezes, é uma força psíquica. O homem é divino e pode experimentar fenómenos psíquicos, tais como o feito de comunicar com extraterrestres. Como posso ser salvo? É necessário afastar o mau karma do bom karma. É possível encontrar os poderes sobrenaturais através das meditações e de espíritos que guiam. O que há depois da morte? Às reencarnações humanas ocorrem até que a pessoa alcance a unidade com Deus. Não existe a vida eterna como pessoa ressuscitada. Não existe nem céu nem inferno. Outras crenças e práticas: Às vezes inclui ioga, meditação, a visualização, a astrologia, a hipnose, os transes, a leitura de cartas de tarot e o contacto com os espíritos. Uso de cristais para obter harmonia com Deus (energia), para a cura psíquica, para os contactos com espíritos e para desenvolver uma consciência maior ou outros poderes psíquicos.


104

Cristianismo,

JUDAÍSMO: O Fundador: Abraão, cerca de 2000 anos a.C. no Médio Oriente. Existem três ramos principais do Judaísmo: Ortodoxo, Conservador e Reformador, cada um com as suas próprias crenças. Obras Escritas: El Tanakh (Antigo Testamento) e, especialmente, a Torah (os primeiros 5 livros da Bíblia). O Talmud (explicação do Tanakh). Ensinamentos de cada ramo, as Escrituras dos sábios. Quem é Deus? Deus é espírito. Para os judeus ortodoxos, todo-poderoso, eterno e compassivo... para outros judeus, Deus é impessoal, não é conhecido e é definido por diferentes maneiras. Não existe trindade. Quem é Jesus? Jesus é visto como um falso messias ou como um bom mestre. Muitos judeus nem sequer consideram Jesus, os judeus (com excepção os judeus messianicos e os hebreus cristãos) não crêem que Ele foi o Messias, Filho de Deus, o que ressuscitou de entre os mortos. Os judeus ortodoxos

crêem que o Messias restaurará o reino judeu e, eventualmente, reinará sobre o mundo. Quem é o Espírito Santo? Alguns crêem que o Espírito Santo é um outro nome para as funções de Deus na Terra. Outros dizem que é o amor de Deus ou o poder. Como posso ser salvo? Alguns judeus crêem que a oração, o arrependimento e a

obediência à lei são necessários para a salvação. Outros crêem que a salvação é o desenvolvimento da sociedade. O que há depois da morte? Haverá uma ressurreição física, o obediente viverá para sempre com Deus e o ímpio sofrerá. Alguns judeus não crêem numa vida consciente depois da morte. Outras crenças e práticas: Reuniões em sinagogas no Sabbath (o Sabbath é do anoitecer de sexta-feira até ao anoitecer de sábado). Circuncisão. Muitas festas e festivais, incluindo a Páscoa, Sukkoth, Hanukkah,Yam Kippur, Purim. Jerusalém é considerada como a Cidade Santa.

HINDUÍSMO: O Fundador: Não existe nenhum fundador, tudo começou entre 1800 e 1000 a.C. na Índia. Obras Escritas: São muitas escrituras incluindo os Vedas (a mais antiga, perto dos 1000 a.C.), os Upanishads e o Bhagavad-Gita. Quem é Deus? Deus é, “O absoluto, um espírito universal. Todos são parte de Deus (Brahman) como gotas do oceano. Muitos adoram as manifestações de Brahman (deuses e deusas). As pessoas são deuses, mas desconhecem-no. Quem é Jesus? Jesus é o mestre, um guru, ou uma avatar (uma encarnação de vishnu), ele é um filho de Deus, como os outros. A sua morte não repara os pecados e Ele não ressuscitou de entre os mortos.

Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo não faz parte desta crença. Como posso ser salvo? Libertandose dos ciclos de reencarnação. Alcança-se

através do ioga e da meditação e pode levar várias vidas. A salvação final é a união com Brahman. O que há depois da morte? Reencarnação (com karma), caso a pessoa tenha-se comportado bem. Caso o seu comportamento não tenha sido bom, ele pode nascer de novo e pagar por todos os pecados cometidos no passado (mau karma), por meio do sofrimento. Outras crenças e práticas: Alguns discípulos vestem batas cor de laranja e têm a cabeça rapada. Muitos hindus adoram a pedra e ídolos de madeira nos templos. Os gurus exigem total obediência. Os discípulos meditam numa palavra, em uma frase ou em uma foto. O ioga envolve meditação, posturas e exercícios respiratórios.


Seitas e Religiões T.M. MEDITAÇÃO MAHARISHI:

O Fundador: Maharishi Mahesh Yogi, fundou em 1959 a Meditação Maharishi na Califórnia, baseada no hinduísmo e no ioga, cuja sede principal actualmente se encontra em Washington D. C. Obras Escritas: As Escrituras hindus, incluindo o Bhagavad-Gita. Meditações de Maharishi Mahesh Yogi, Ciência do ser e a Arte de viver, também existem outras escrituras realizadas pelo seu fundador. Quem é Deus? Cada parte da criação forma Deus (Braham). O ser supremo não é pessoal. Toda a criação é divina: “tudo é um”. Quem é Jesus? Jesus não é o único Deus. Como todas as pessoas, Jesus tinha uma essência divina. Ao contrário de muitos, Ele descobriu-a. Cristo não sofreu pelos pecados das pessoas. Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo não faz parte desta crença. Como posso ser salvo? Os seres humanos esqueceram a sua divindade eterna. A salvação consiste em fazer mais o bem do que o mal para chegar a um estado maior (a união final com o Brahman), através da reencarnação. O que há depois da morte? A reencarnação é baseada no karma (colhendo o que plantamos) até que perca o seu próprio “eu”, para mais tarde se unir a Brahman. Não existe nem céu nem inferno. Outras crenças e práticas: Recitar mentalmente o mantra (termo associado a um deus hindu). Meditar duas vezes ao dia para relaxar e estabelecer uma união com Brahman. A Universidade de Maharishi, no Iowa, oferece programas avançados de M.T. em “levitação” e “invisibilidade”. As práticas incluem ioga, astrologia hindu, uso de cristais e idolatria de ídolos (oferendas de flores, frutas e roupa pelo professor Maharishi, que já morreu).

105

HARE KRISHNA (ISKCON): O Fundador: Bhaktiendanta Swami Probhupa (18961977) criou em 1965, em Nova Iorque. Baseado nos ensinamentos hindus dos anos 1500 d.C. Obras Escritas: A revista De volta a cabeça de Deus. Traduções e comentários das escrituras hindus por Prabhuoada’s, especialmente Bhagavad Gita. Quem é Deus? Deus é o senhor Krishna. É o criador, todas as coisas vivas fazem parte dele. ISKCON ensina que o que Krishna faz é liberalmente, para o seu próprio prazer (intoxicação, sexo fora do matrimónio), porém, isto é proibido aos fiéis. Quem é Jesus? Jesus não é importante para este grupo. Por vezes pensam que Ele era um mestre vegetariano iluminado, que ensinava a meditação. Ele não é a encarnação de Deus.Alguns seguidores de Krishna consideram que Cristo é Krishna. Outros dizem que Cristo é um grande avatar (mestre). Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo não faz parte desta crença. Como posso ser salvo? Repetindo o nome do Krishna constantemente, tendo devoção completa a Krishna, adorando imagens e obedecendo às leis da ISKCON em muitas vidas reencarnadas. O que há depois da morte? Aqueles que não são iluminados continuam a reencarnar sem fim (tornam a nascer da Terra), baseado em actos pecaminosos da vida anterior da pessoa. Outras crenças e práticas: O ioga, oferendas de comidas, doações solicitadas. Dieta vegetariana. Está proibida a intoxicação, os jogos. O sexo apenas é permitido para a procriação. A ISKCON (Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna) atrai novos membros através dos festivais e dos programas culturais da Índia. Aos seguidores são dados novos nomes e cortam a relação com as suas famílias.

BUDISMO: O Fundador: Buda Siddharta Gautama, fundou o Budismo no ano 525 a.C. na Índia cuja origem vem do hinduísmo. Obras Escritas: O Tripitaka (Três Canastas), que contém mais de 100 volumes. Quem é Deus? No budismo, a maioria são ateus. Muitos budistas não crêem em um Deus ou em um ser supremo de nenhum tipo, outros falam de buda como uma consciência universal iluminada, como um Deus. Quem é Jesus? Jesus Cristo não faz parte desta crença. Os budistas no oeste geralmente consideram Jesus um homem iluminado. Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo não faz parte desta crença. Como posso ser salvo? A meta da vida é nirvana, é eliminar todos os desejos e anseios para poder escapar ao sofrimento. O que há depois da morte? As pessoas não têm nem alma nem espírito, porém os desejos e sentimentos podem ser reencarnados por outra pessoa. Não existe nem céu nem inferno. Outras crenças e práticas: O caminho dos oitos passos requer o verdadeiro conhecimento, intenções, expressão, conduta, sustento, esforço correcto, meditação e pensamentos completos. Alguns grupos budistas falam de um Buda eterno (força da vida)


106

Cristianismo, Seitas e Religiões

BUDISMO NICHIREN SHOSHU: O Fundador: Nichiren Daishonin fundou este outro tipo de budismo em 1253 d.C. no Japão. Moderno: Tsunesaburo Makiguchi em 1930. Cuja sede é em Mt. Fuji, perto de Tóquio, no Japão. Obras Escritas: O Sutra do Lótus (o sutra é um livro que contem palavras literais de Gautama Buddha, fundador do budismo). As Principais Escrituras de Nichiren Daishonin e Escrituras de Daisaku Ikeda. Quem é Deus? Muitos budistas não crêem em um Deus ou em um ser supremo de nenhum tipo, outros falam de buda como

uma consciência universal iluminada, como um Deus. Quem é Jesus? Jesus Cristo não faz parte desta crença. Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo não faz parte desta crença. Como posso ser salvo? Iluminação, prosperidade e saúde vêm transformando a “nammyoho-renge-kyo”, um mantra (frase), expressando devoção à lei do karma. Fazendo com que os desejos mundanos sejam iluminados. O que há depois da morte? A reencarnação é repetida até que lhe seja despertado a natureza do Buda, só assim a reencarnação termina. Não existe nem céu nem inferno Outras crenças e práticas: Consiste em recitar em grupo uma frase japonesa (mantra) de devoção, extraída da lei do Sutra do Lótus (a lei do karma). Os seguidores veneram um pergaminho, o Gohonzon, que contém o nome das divindades.

FÉ MUNDIAL BAHÁ’Í: O Fundador: Criada em 1844, no Irão, os seus fundadores são Mizra Ali Muhammed (el bab) e Mizra Husayn ali (Baha’u’llah), cuja sede é em Haifa, em Israel. Obras Escritas: As Escrituras de Baha’u’llah e de Abdu’l-Baha: Kitab-I-Aqdsas e Kitab-I-Iqan. Quem é Deus? Deus é um ser divino, revelou-se através de novas “manifestações”. Quem é Jesus? Jesus é uma das muitas manifestações de Deus, cada manifestação supera a anterior. Jesus superou Moisés e passou por cima de Mahomé, e recentemente foi superado pelo maior, Baha’u’llah (“Glória de Allah”). Jesus não é Deus e não ressuscitou de entre os mortos. Ele não é o único caminho para Deus. Jesus regressou ao mundo em forma de Baha’u’llah. Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é uma energia divina de Deus, que dá capacidade a cada manifestação. “O Espírito da Verdade” refere-se a Baha’u’llah. Como posso ser salvo? Fé na

manifestação de Deus (Baha’u’llah) O que há depois da morte? A pessoa conquista a imortalidade segundo as suas obras, recompensas são dadas aos fiéis. O céu e o inferno são condições e não lugares. Outras crenças e práticas: Baha’I é duramente perseguida no Irão. Baha’I ensina que todas as religiões têm a mesma fonte, princípios e metas. Reuniões chamadas de “assembleias espirituais”.

ISLAMISMO: O Fundador: Mahomé, começou as suas obras em 610 D.C. na Meca, na Arábia Saudita. Obras Escritas: Qur’an (Corão), escritura em árabe. A lei bíblica de Moisés, salmos, e o Evangelho de Jesus (o Injil) aceite pelo Qur’an, porém considerado “corrupto” pelos muçulmanos. Quem é Deus? Deus (Alá) revelou Qur’an a Mahomé através do anjo Gabriel. Deus é um juíz severo (ainda que por vezes misericordioso) e não é considerado como se fosse um Deus amável.

Quem é Jesus? Podemos associar Jesus aos 124.000 profetas enviados por Deus a diferentes culturas. Abraão, Moisés e Mahomé são outros. Jesus nasceu de uma virgem, porém ele não é filho de Deus. Ele não foi crucificado. É identificado como o messias e o ayatollah (ayat allah, como Deus). Jesus voltará no futuro para viver e morrer. Quem é o Espírito Santo? Alguns muçulmanos escolares vêem o anjo Gabriel como o Espírito Santo. Como posso ser salvo? O equilíbrio entre as boas acções e más acções realizadas determinam o destino da alma, seja para o paraíso ou inferno. O que há depois da morte? A ressurreição dos corpos, o dia final no qual serão atribuídas recompensas, o paraíso eterno para aqueles que crêem no Islamismo. O inferno eterno para os infiéis e para aqueles que rejeitam o Islamismo. Outras crenças e práticas: Os seus seguidores são chamados de muçulmanos. Vão à mesquita para fazer orações, sermões, orientações. Esforçam-se por espalhar o islamismo (jihad). Os cinco pilares do Islão são: Confessar que Alá é o único Deus verdadeiro e que Mahomé é o seu profeta, orar 5 vezes por dia a frente da Meca, dar alms (dinheiro), jejuar durante o mês do Ramadão e peregrinar a Meca (uma vez na vida).

Religioes do Mundo  

As religioes surgem como resposta a esta busca mostrando o caminho "certo" a todos aqueles que buscam