Issuu on Google+

Renato e seus amigos | 1


2 | Renato e seus amigos


Renato e seus amigos | 3


4 | Renato e seus amigos


Renato e seus amigos | 5


6 | Renato e seus amigos


Renato e seus amigos | 7


8 | Renato e seus amigos


Renato e seus amigos | 9


Renato! Que bom te encontrar por aqui...

Renato e Maria em...

NAO ˜ DEIXE PARA AMANHA˜ O QUE PODE FAZER HOJE Oi Maria. Como andam as coisas? E a família, tudo bem?

Tudo bem, mas tenho algumas dúvidas.

Pode falar. Como posso ajudar?

No fim da rua onde eu moro tem um lixo a céu aberto. TENHO MEDO DE DOENÇAS COMO DENGUE, ZICA E AQUELA TAL DE FEBRE chikungunya. Ouvi dizer que já existe uma lei que obriga a instalação de containers comunitários. Isso é verdade?

É sim. Eu mesmo criei esta lei! A ideia é acabar com esse tipo de lixão. A população tem toda razão em cobrar.

Como vai funcionar então?

LEI 10 | Renato e seus amigos

Agora que o projeto já foi sancionado pelo Governador e já é lei, o governo tem a obrigação de comprar estes containers e instalar nas cidades. Você mesma pode procurar a Administração Regional da sua cidade e cobrar a instalação na sua rua. Se é lei, tem que ser cumprida!


Que boa notícia! Tenho RECEIO TAMBÉM de alguma criança se machucar no meio daquele lixo. Os containers vão ajudar muito!

E se o governo demorar muito para colocar um container lá, pode me procurar. Como Deputado, eu tenho o dever de cobrar respostas dos governantes. É o MEU papel!

Falando em lei, você comentou que tem medo que as crianças se machuquem no lixo, né? Além de se machucar, qualquer pessoa pode ser até mesmo vítima de violência.

Com certeza! Vou cobrar sim!

Nossa.. eu não tinha pensado nisso!

Que boa ideia, Renato! Todos os dias, milhares de pessoas acessam os sites do governo pela internet. É uma forma de dar mais visibilidade à situação dos desaparecidos. Chega de violência, Maria! Precisamos ajudar essas pessoas.

Então... preocupado com isso, eu também criei uma lei que obriga os órgãos públicos a divulgar fotos de pessoas desaparecidas em seus sites.

E pelo que você está falando, essa ideia também é lei, né? Ou seja, vai começar a funcionar em breve.

Estou gostando muito da nossa conversa! Me conta mais sobre essas leis...

Exatamente, MAS SÓ SE O GOVERNO FIZER O PAPEL DELE...

Renato e seus amigos | 11


Outra lei que nós criamos foi a inclusão da música na grade curricular das escolas públicas e privadas em todo o Distrito Federal.

Viu só, Lucas? Você finalmente vai poder fazer aula de violão!

Que massa, mãe! As aulas vão ficar ainda mais divertidas...

Adorei! Não vejo a hora de começar a fazer as aulas de violão. Obrigado!

Não precisa agradecer. Tire sempre boas notas. Isso já é uma ótima forma de agradecimento.

12 | Renato e seus amigos

É sério? GRAÇAS A DEUS! O Lucas vai poder estudar música na escola? É sério sim. Já existe uma lei federal que fala desSe tema para o Brasil, mas era preciso que uma lei aqui no DF tratasse diretamente do assunto. Agora está feito! Já é lei!

Com certeza, Lucas. A música é uma excelente forma de ajudar nas outras matérias também, porque ajuda no desenvolvimento, na criatividade...

Sabe, Renato... eu não tenho condição de matricular meu filho em uma escola de músicA. Tudo é tão caro... por isso estou tão feliz! Sabe aquele PROGRAMA Nota Legal? Antes ele ajudava muito a pagar meu IPTU. Mas hoje o governo está diminuindo os valores... não sei o que está acontecendo.


Ainda bem que você reconhece! Isso não é só impressão, Maria. O governo quer mesmo diminuir o valor que vocês recebem do programa, mas não acho isso justo. Na Câmara Legislativa EU estOU lutando para que vocês recebam tudo a que tem direito.

10 milhões de reais???

Aliás, já que estamos falando de lei, eu também tenho uma lei que envolve o Nota Legal. Você já está sabendo do prêmio de R$10 milhões?

SORTEIO NOTA LEGAL

Sim. Essa é outra lei que eu protocolei em 2015, que estabelece um sorteio eletrônico entre os contribuintes do Nota Legal e o prêmio é de R$10 milhões. No ano de 2017 já vai ser o primeiro sorteio!

Meu Deus!!! Como eu não sabia disso? Adorei a notícia, Renato.

Que bom, Maria. Nós temos trabalhado muito para ajudar a população.

Para isso fui eleito e não vou desistir. Além dessas leis, outros projetos também foram aprovados e estão apenas aguardando a sanção do Governador.

Estou vendo! Somente neste primeiro ano de trabalho tanta coisa já foi feita. Obrigada mesmo, Renato. É muito bom saber que existem Deputados preocupados de verdade com o povo.

Renato e seus amigos | 13


?

Hm... entendi! E ainda tem projeto seu que não foi sancionado?

Eu não sei o que é sanção. Depois que um Projeto de Lei é aprovado na Câmara Legislativa, ele precisa ser sancionado pelo Governador. É como se fosse um aval que o Governador dá para que a lei funcione de verdade.

Tem sim! Como o das vagas preferenciais nos estacionamentos, por exemplo.

Jura? MEU DEUS, RENATO... é muita coisa que a gente não sabe. As vagas preferenciais para idosos, gestantes e mães com crianças de colo são obrigatórias por lei, mas não existia ainda uma lei que cobrasse multa dos estabelecimentos que não cumpriSSem com essa determinação.

Mas o Governador ainda não liberou... só falta isso para essa galera poder trabalhar com tranquilidade. Legal isso... eu tenho um sobrinho que trabalha vendendo sanduíche em um caminhão de comida. Ele vai adorar saber disso! Vou contar pra ele...

É mesmo, Maria. E tem também a lei dos Food Trucks, que vem para regulamentar a atividade da comida de rua, com qualidade e segurança para os trabalhadores e consumidores. Esse projeto é bem interessante, pois foi construído junto com os próprios trabalhadores do ramo e ficou excelente!

Vai lá, Maria. Como eu sempre digo, não vamos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje. Há ainda muito trabalho pela frente!

É verdade. Até mais...

fim! 14 | Renato e seus amigos


CACA PALAVRAS encontre 15 palavras no diagrama abaixo! ASSESSORIA CONTRATO DECRETO DEPUTADO DISTRITAL

EMENDA LEGISLATIVO LEI MANDATO ORGANOGRAMA

PARLAMENTAR PRESIDENTE PROJETO REQUERIMENTO SUPLENTE

Renato e seus amigos | 15


Oi João. Oi Maria. Quero fazer um convite para vocês.

Oi Renato. Pode falar.

Renato, João e maria em...

DEUS AJUDA QUEM CEDO MADRUGA

Eu nunca fui a uma Audiência Pública. Como funciona?

Lá na Câmara Legislativa vai acontecer uma Audiência Pública. Vem participar com a gente!

Seu irmão está certíssimo! Nessas reuniões a gente ouve a população e ajuda em muitas coisas. Inclusive, nós já fizemos uma Audiência Pública para discutir a situação das feiras. Seu irmão deve ter participado com a gente...

16 | Renato e seus amigos

As Audiências são reuniões com a comunidade para ouvir opiniões e buscar soluções para os problemas de cada cidade ou até mesmo em órGãOS PÚBLICOS.

Interessante! Tenho um irmão que é feirante há mais de 10 anos e ele vive me falando que os trabalhadores devERiam participar mais desse tipo de encontro.

Deve ter ido sim, Renato. Ele gosta muito de política e está sempre atento ao que está acontecendo.

É muito bom saber disso. Nós, Deputados, não trabalhamos sozinhos. Nós trabalhamos junto com a população!


Então todo mundo deveria participar desses eventos, né? Todos estamos inseridos de alguma forma nos assuntos de interesse da população.

Com certeza! Somente em 2015 nós conseguimos fazer mais de 20 AUDIÊNCIAS, COM INTENSA PARTICIPAÇãO DA SOCIEDADE.

São muitas as regiões que precisam ser regularizadas, né?

Sim. São muitas. Na Câmara Legislativa eu sou presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Regularização de Vicente Pires, assim como também defendo a regularização das áreas das demais cidades, como Samambaia, Ceilândia, São Sebastião, Brazlândia, riacho fundo e tantas outras.

Você conseguiu se reunir também com as famílias que ficaram desabrigadas?

Várias vezes! Eu fui pessoalmente até o Sol Nascente, em Ceilândia, pedir à AGEFIS que respeitasse a população, pois vimos grandes absurdos acontecendo lá.

E além de casas, também tem igrejas e entidades de assistência social para regularizar?

Sim. Há mais de 20 anos eu luto pela regularização dessas áreas. Graças a Deus algumas escrituras já começaram a sair.

Que legal! Mas acho que para os comerciantes a situação não foi tão boa assim, né? Mas a luta ainda não terminou... Falando nisso, nós fizemos um seminário, para ensinar o passo a passo para a regularização dos terrenos de templos e instituições. A burocracia é grande, então eu fiz questão de juntar todo mundo para ensinar o funcionamento.

Sem sombra de dúvida, João. 2015 foi um dos anos mais complicados para o trabalhador.

Renato e seus amigos | 17


Por isso eu também criei e sou presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo.

?

Setor Produtivo?

Ah tá! Então os comerciantes também participaram de Audiências Públicas?

Participaram sim. Além disso, nós também fizemos uma Sessão Solene, que é uma forma de celebrar o lançamento dessa frente. Aliás, tem uma informação importante sobre isso...

Sim. É como chamamos o mercado de trabalho, de uma forma geral.

O próprio setor produtivo escreveu uma lista de recomendações ao governo, como alternativa ao aumento de impostos. Nós conversamos muito, apresentamos sugestões, mas o governo, ainda assim, pediu o aumento dos impostos.

Nossa... mas como é difícil conversar com esse governo, hein?

Não é fácil mesmo, Maria. O setor produtivo da nossa cidade é muito guerreiro. AQUELES QUE GERAM EMPREGO PARA A CIDADE são incansáveis!

CARTA DE SUGESTÕES

Ah. Lembra que eu te falei que eu tenho um sobrinho que vende sanduíche em um caminhão de comida? Acho que ele comentou comigo sobre uma reunião com o senhor...

18 | Renato e seus amigos

Sim! Os Food Trucks! Nós fizemos várias reuniões com eles também, para discutir a regulamentação da atividade e os locais que eles podem trabalhar.

Além disso, nos reunimos com vários outros profissionais, como advogados, médicos, servidores públicos, jovens empresários, artistas gospel, servidores do sistema penitenciário, policiais civis...


E com todos eles vocês conseguiram conversar e discutir melhorias para cada categoria? É muita gente...

Depois dessa conversa, Renato, eu vou olhar para o seu trabalho com outros olhos. Estou admirada! Obrigada por nos ajudar.

Deve ser mesmo. Ajudar a população é um dom de Deus! Não é qualquer um que consegue.

É verdade! meus parabéns.

E mais do que isso: também fizemos Audiências Públicas e Sessões Solenes com o Clube dos Pioneiros de Brasília; com idosos, para discutir o estatuto do idoso e o programa PRO-PAIS; e com os japoneses, em comemoração aos 120 anos de amizade entre Brasil-Japão.

Pelo visto vocês entendem como tudo isso demanda trabalho... mas é muito recompensador!

Tchau. Até breve! Pode deixar!

Isso é um grande elogio! E não esqueçam do meu convite: desejo que vocês participem dessas reuniões também. A Câmara Legislativa é a casa do povo. Espero vocês lá.

fim! Renato e seus amigos | 19


Renato E SEUS AMIGOS EM...

TUDO NA VIDA PASSA, ˆ MENOS O ONIBUS DO CONTRIBUINTE!

Eu trabalho o dia inteiro, crio meu filho sozinha, pago minhas contas, não devo nenhum imposto e tenho que aguentar esse serviço público péssimo que o governo oferece! Não dá mais!

Eu não aguento mais! Credo, Maria! Que cara é essa?

Tenho que concordar com você, mas...o que aconteceu?

Ônibus, Raquel! Ônibus...

Ih, já sei! Passou lotado...

Tem dia que passa lotado e o motorista vai direto, tem dia que não passa, tem dia que passa atrasado... é uma bagunça mesmo.

Minha mãe tá brava porque o motorista foi embora e não pegou a gente...

20 | Renato e seus amigos

Olá Maria, Raquel. Pelo jeito vocês estão falando de transporte público... acertei?

Ah, Renato. É difícil defender o governo nessas horas, né? Quando eles falam que vão trocar todos os ônibus para melhorar o serviço pra gente, aí continua tudo dando errado. O dinheiro público vai todo embora e o transporte público continua horrível!


É isso mesmo. A gente vê na televisão que vão trocar os ônibus, que vão construir faixas exclusivas, que vão fazer isso e mais aquilo. Mas nada muda! Eu continuo aqui, sempre atrasada.

Vocês não precisam defender o governo. Fazer um transporte de qualidade não é favor; é obrigação do governo! Então, se está ruim, vocês tem todo o direito de reclamar.

E me diz uma coisa... você não é um Deputado, representante do povo? O que você pode fazer pra ajudar a gente? Alguma coisa tem que ser feita...

É isso mesmo, Maria. Você está certa! Você já ouviu falar da CPI do Transporte Público?

Explica mais sobre isso, Renato. Eu ouço falar de comissão todo dia na TV, mas não sei o que é...

Ih, mãe... CPI parece coisa de polícia...

CPI é uma Comissão Parlamentar de Inquérito, Lucas. É uma comissão formada por Deputados, com o objetivo de investigar alguma situação.

Vou explicar melhor, Raquel. É assim...

Renato e seus amigos | 21


Nós, Deputados, participamos de várias comissões. Existem as Comissões Permanentes e as Comissões Temporárias. Nas Comissões Permanentes, por exemplo, a gente analisa Projetos de Lei.

Todos os projetos são amplamente estudados antes de ir para votação. E dessa forma, cada comissão tem seu papel.

Algumas analisam só projetos relacionados ao meio ambiente, outras analisam projetos sobre o ângulo da Constituição, outras analisam projetos com temas relacionados à segurança e por aí vai.

Resumindo, as comissões são muito importantes, pois todos os assuntos em pauta na Câmara Legislativa passam por elas. Entendeu?

Entendi sim. Agora faz sentido! Então a CPI é uma dessas Comissões Temporárias?

22 | Renato e seus amigos

Essas Comissões Permanentes, como o nome mesmo já diz, são fixas. Outras comissões são temporárias, ou seja, são criadas apenas para analisar um tema específico.

Perfeito, Raquel. Isso mesmo! A CPI do Transporte Público, por exemplo, foi criada em 2015 para investigar a última licitação dos ônibus. Já foram mais de 9 meses de trabalho e os resultados já começaram a aparecer.


E como é essa investigação? A polícia ajuda?

Ajuda sim, Maria. Temos vários delegados que participam da comissão, além de servidores técnicos muito capacitados.

Alguém pode ir para a cadeia?

Aí é que entra o trabalho da polícia. Nós, Deputados, fazemos o papel de investigar. Depois, a polícia cumpre a tarefa de prender os culpados.

Eu não sabia que a CPI funcionava assim. Agora eu entendo melhor, Renato. Eu sou presidente da CPI do Transporte Público, Raquel. Nós já ouvimos dezenas de depoimentos. Temos milhares de documentos e toda essa papelada está sendo investigada. Quer saber o que nós já descobrimos até agora?

Além disso, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça também são órgãos que trabalham junto com a gente.

Nossa. Então é uma investigação séria mesmo!

Pode, Lucas. Se a CPI concluir que houve irregularidade, crime ou fraude, então os responsáveis precisam pagar por isso.

Claro!!! Conta tudo!

Também quero saber. Já que meu ônibus não passa mesmo...

Renato e seus amigos | 23


Vocês sabiam que depois da última licitação, mais de mil ônibus foram retirados das ruas?

Além disso, nós suspeitamos que todas as empresas vencedoras da licitação tiveram que consultar um advogado em comum, senão não iam ser contratadas...

Nossa... que bagunça!

É isso aí, Renato. Bota pra quebrar mesmo...

E tem mais! Eu também apresentei dois Projetos de Lei muito bons.

24 | Renato e seus amigos

Meu Deus! Jura??? Tá explicado então... por isso meu ônibus não passa. E quando passa, passa lotado... Isso é só uma parte, Maria. A população está sofrendo muito. O governo prometeu ônibus novos, mas não adianta nada colocar veículo novo se vai tirar mil ônibus de circulação.

É bagunçado sim. E tem muitas outras coisas que nós estamos suspeitando. De muitas delas temos até provas! Quando a CPI acabar, nós vamos escrever um relatório com todas essas informações e enviar para a polícia. Quem fez a bagunça, vai ter que pagar por isso!

Um deles obriga o governo a criar um aplicativo para celular que informa ao cidadão sobre horários dos ônibus, as linhas de cada um, atrasos e outros dados.

Boa! Eu já conheço alguns aplicativos desse tipo, mas seria excelente que o governo tivesse um aplicativo próprio. Adorei, Renato!


Concordo com esse projeto. Todo mundo sabe que ônibus lotado é alvo de bandidos. Se tudo isso que você falou, Renato, estiver bem alinhado com o trabalho da CPI, aí vai funcionar! Finalmente alguém está lutando pelas pessoas que precisam pegar ônibus...

Que bom, Raquel. Além disso, também aprovamos um projeto meu que limita o número de passageiros em pé. É incontável o número de acidentes que podem acontecer com um coletivo lotado. Fora os roubos e furtos, também podem acontecer atos de assédio sexual e outros inconvenientes...

É verdade! Acho que precisamos te agradecer, Renato. Essa comissão aí está trabalhando por uma causa nobre. O transporte público é tão importante quanto saúde e educação. Sem o ônibus eu não consigo ir para a faculdade e fazer meu estágio...

Todo dia eu vou pra escola de ônibus...

Mãe, o nosso ônibus está chegando...

Vamos lá, meu filho. Obrigada por tudo, Renato. Espero te encontrar mais vezes. Sempre que eu te vejo, você tem boas notícias. Deus abençoe sua vida!

É, meu filho... sem o transporte público a gente não consegue ir para muitos lugares. Eu só peço que acreditem no nosso trabalho. Tenho como missão ajudar a população do Distrito Federal. É direito de todos vocês morar em uma cidade com saúde de qualidade, educação para todos, segurança de dia e de noite, um bom transporte público... Eu só estou aqui porque acredito que juntos podemos fazer muita coisa boa.

Amém! Vá em paz, Maria. Se cuida, Lucas. Nos vemos em breve.

Eu também já vou... até mais, Renato! Obrigada!!!

fim! Renato e seus amigos | 25


PALAVRA Preencha os quadradinhos abaixo partindo da palavra já impressa! HORIZONTAL

VERTICAL

3 - como um aval para o devido funcionamento de uma lei

1 - ELEITO PARA LEGISLAR EM FAVOR DO POVO

7 - sala de trabalho do deputado distrital

2 - CONJUNTO DE REGRAS INTERNAS DE UM DETERMINADO GRUPO ou órgão

9 - conjunto de normas do CONJUNTO DA SOCIEDADE 11 - São destinadas pelos Deputados para melhor uso do dinheiro público 13 - DEPUTADO; PRÓPRIO DO PARLAMENTO 14 - Prestação de (?); divulgação da atividade parlamentar 15 - (?) LEGISLATIVA; ONDE TRABALHAM OS DEPUTADOS DISTRITAIS 16 - A CCJ É UMA (?) PERMANENTE

4 - (?) públicas; reuniões realizadas para ouvir a população 5 - (?) DE LEI; PRECISA SER APROVADO PARA SE TORNAR LEI 6 - BISPO (?) ANDRADE; DEPUTADO DISTRITAL 8 - CHEFE DO PODER EXECUTIVO 10 - PRINCÍPIO; NORMA 12 - Local da Câmara Legislativa onde os Deputados discursam e votam projetos 15 - Comissão Parlamentar de Inquérito; instrumento de investigação

26 | Renato e seus amigos


CRUZADA

C â M A

R A

Renato e seus amigos | 27


Sua participação faz o nosso mandato mais representativo!

/BispoRenatoAndradeOficial

@bisporenatoandrade

Bispo Renato Andrade

@bisporenato

www.bisporenatoandrade.com.br dep.bisporenato@cl.df.gov.br 61 3348-8202

28 | Renato e seus amigos


Gibi - Ano 02 - Ed.01