Jornal DH Maio 2012

Page 34

DIOCESE 82 ANOS

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

ABRIL-MAIO/2012

35

CONVIDADOS IMPORTANTES fotos: D.H.

VANESSA PEIXOTO

Apresentadora da TV Integração - Uberaba

A família de Dom Paulo Mendes Peixoto não poderia perder o momento mais importante da sua vida sacerdotal. Mas para isso, enfrentaram um grande contratempo. Dona Maria Mendes Peixoto e seu Aldir Peixoto moram em Belo Horizonte e saíram da capital Mineira no fim da tarde do dia 30 de Abril, na véspera da cerimônia de posse. Por conta do mau tempo em Uberaba, o avião não pôde aterrissar. A aeronave foi até Araxá, no Alto Paranaíba, que está a 120 quilômetros da cidade do Triângulo Mineiro, e de lá teve que voltar para Belo Horizonte. Os pais de Dom Paulo chegaram em casa por volta das duas horas da manhã e às seis tiveram que retornar ao aeroporto para embarcar novamente para Uberaba, já que a Missa de Posse estava marcada para às dez horas da manhã. E na segunda vez, o desembarque foi possível e eles chegaram a tempo da solenidade. Dona Maria Mendes Peixoto e seu Aldir Peixoto estavam muito felizes na cerimônia. “Toda vida apoiei a vocação dele para ser padre”, contou o pai do novo arcebispo. Já a mãe de Dom Paulo revelou: “quando ele me disse que iria ser padre, não imaginei que ele chegaria tão longe”. Também estavam presentes irmãos, primos, sobrinhos, amigos e ex-paroquianos de Dom Paulo. Pessoas que se deslocaram de Imbé de Minas, Caratinga, Alvarenga, Carangola, Rio de Janeiro. Maisa Peixoto Weneck de Oliveira, prima de Dom Paulo, disse que estava com muito orgulho: “o pequeno Dom Paulo se torna grande diante de Deus e da Igreja pela sua humildade e pelo seu carisma”. Ex-diocesanos de São José do Rio Preto também fizeram questão de acompanhar a caminhada de Dom Paulo. “Nós ficamos tristes e alegres ao mesmo tempo. Tristes por ficar longe da humildade dele, da forma como conduzia a Diocese na nossa cidade. Mas, alegres porque ele vai continuar com o ‘pastoreiro’ dele; é a vida que segue”, afirmou Luiz Imperador. Já Sônia Alves da Silva enfatizou o lado social das ações de Dom Paulo. “Foi o único que teve interesse com as políticas públicas. Ele queria saber tudo o que estava acontecendo nas entidades e no município”. DESAFIOS Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Metropolitano de São Paulo, reafirmou a ampla missão que Dom Paulo tem pela frente e destacou que o trabalho dos representes da Igreja deve estar em conformidade com o resultado da última reunião da CNBB, na qual foram discutidas as Diretrizes Gerais da Evangelização. “Foi feito um documento pastoral para ajudar as comunidades para dar um lugar central às palavras de Deus”. Dom Roque Oppermann, que foi Arcebispo Metropolitano de Uberaba por 16 anos, explicou que os desafios de Dom Paulo, na Província Eclesiástica de Uberaba, não serão econômicos, porque há recurso em caixa, mas serão de ordem pastoral. “Primeiro, ele deve completar o Plano de Pastoral, que está na reta final e não foi concluído em consideração a ele. Segundo, a formação dos leigos, pois só com eles a Igreja pode seguir em frente.

Mais de 4 mil na posse do

4º arcebispo da história de

Uberaba 2 1 E por último, a formação de novos padres”, enfatizou ele. Para Dom Paulo Mendes Peixoto, essas mudanças são caminhos de experiências nos quais encontramos riquezas e obstáculos que trazem crescimento, maturidade. Ele explicou que pretende fazer o mesmo que fez em São José do Rio

Preto agora nesta Arquidiocese . “A diocese de Rio Preto deu um salto de qualidade em relação à catequese, à mobilidade de liderança e também na área da comunicação com rádio, jornal, internet, televisão. Em Uberaba, eu pretendo ouvir as entidades, os padres, ou seja, conversar com cada um”.

1) Os pais de Dom Paulo. 2) Monteiro Neto, diretor da Rede Vida. 3) Dom Benedito, Bispo Emérito.

3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.