__MAIN_TEXT__

Page 1


2


Editorial

Expediente

É com grande satisfação que a Biotipo divide mais uma conquista e apresenta a primeira edição de sua revista. Aqui, encontramos uma forma de compartilhar experiências e de nos aproximar de você!

Diretoria Executiva

Buscar a perfeição é uma das ações norteadoras da Biotipo, seja promovendo serviços de qualidade, melhoria na saúde e no bem-estar dos nossos clientes, seja contribuindo com o desenvolvimento sustentável do meio ambiente.

Bruno Yamanaka

E a revista Biotipo nasce para reforçar o elo que construímos entre nossa equipe e você, compartilhando novos conhecimentos como a cosmetogenômica, um importante avanço no combate ao envelhecimento. É a ciência a favor de sua pele e uma evolução da genética dentro da dermatologia. O cortisol, hormônio de grande importância quando o assunto é melhorar a qualidade de vida, também merece a nossa atenção: com o seu controle diminuímos o estresse, a ansiedade e, consequentemente, reduzimos o nosso peso de forma saudável. Veja o que os especialistas trazem de mais atual para você. Também esclareceremos as dúvidas mais frequentes sobre o veículo de um cosmético ou a sua formulação dermocosmética. Qual a melhor opção? Sua pele é mista ou oleosa? Aqui, você encontra todas as informações sobre qual o produto que mais combina com a sua pele. Os nutricosméticos ou pílulas da beleza não poderiam ficar de fora da publicação tamanha a importância deste segmento e os benefícios que estes cosméticos orais oferecem para pele, cabelo, unhas e para o organismo como um todo. Alerta: A sua pele tem um espaço exclusivo neste verão. Preparamos alguns cuidados para você se beneficiar ao máximo nesta estação. Prepare-se! E ainda: suplementos nutricionais, que, como o próprio nome sugere, suprem carências da dieta e dos nutrientes, auxiliando no equilíbrio do nosso organismo.

Marilú Galter Abicair Samuel Salotti

Diretor de Arte Projeto Gráfico e Diagramação Bruno Yamanaka

Jornalista Responsável Elen Lima

MTB 58.576

Colaboração

Ana Paula Bianco Fabiane Stege Marilu Galter Abicair Vanessa Salotti Junqueira

Impressão

Gráfica Mundo

Distribuição Gratuita

Tiragem

5.000 exemplares

BIO 1: R. Regente Feijó 1140 BIO 2: R. 13 de Maio 725

| 19 3422.6045 | 19 3434.3878

farmaciabiotipo.com.br

sac@farmaciabiotipo.com.br

Aventure-se nas páginas a seguir e aproveite o conteúdo com toda a exclusividade que você merece! Boa leitura!

*A venda de produtos manipulados só é permitida com prescrição de um profissional habilitado, médico ou nutricionista. As matérias desta revista não se tratam de propaganda, mas sim, de um informe dos ativos e seus benefícios para a saúde. Consulte sempre um especialista!

Loja 1 R. Regente Feijó 1140 Loja 2 R. 13 de Maio 725 Loja 3: R. Governador Pedro de Toledo 2221

| 19 3422.6045 | 19 3434.3878 | 19 2533.0218

3


Índice Editorial ______________________ 03 Doze anos de existência! _______ 04 Medicamento manipulado você merece esse cuidado ______ 05 O conceito da beleza que veio para ficar _______________ 06 Colágeno, cártamo e magnésio _________________ 07 Cortisol x estresse x emagrecimento ____________ 08 Sua pele é seca, mista ou oleosa? 09 A estação mais quente do ano ____ 10 O que vem por aí nos potinhos de cosméticos? ______________ 12

anos Doze de existência! A Biotipo oferece serviços de qualidade, que promovem a melhoria na saúde e o bem-estar dos seus clientes. O cuidado com a qualidade dos medicamentos é o diferencial da Biotipo: nossos produtos utilizam tecnologia de última geração e prezam pela excelência nos resultados. Para garantir a satisfação dos nossos clientes, acompanhamos o lançamento de novos ativos e trabalhamos sob os princípios da ética, transparência e profissionalismo. Com o intenso trabalho de aperfeiçoamento contínuo, criamos um verdadeiro Centro de Referência na região de Piracicaba nas áreas farmacêutica e de manipulação, incluindo cosmetologia e suplementação alimentar. A Biotipo, que completa doze anos de existência, é considerada uma das pioneiras em medicamentos manipulados e referência para quem busca uma vida saudável e plena. Adote você também o estilo Biotipo!

O que comer antes e depois do treino ___________________ 14 Tribulus ____________________ 16 Acelere seu metabolismo ______ 18

nte Feijó, 1140,

Bio 1: Rua Rege

ães

Bairro dos Alem

Sem dúvidas ________________ 13 Por Dentro _________________ 20

4

Bio 2: Rua Treze

de Maio, 725, Ce

ntro


sobre BIOTIPO

manipulado

Medicamento

você merece esse cuidado

Segurança e praticidade que facilitam no dia a dia O medicamento individualizado, produzido pela farmácia de manipulação, é uma forma de tratamento adaptado às necessidades específicas de cada paciente. Esse segmento é muito importante já que pode oferecer alternativas terapêuticas únicas que proporcionam um produto customizado ao paciente. Conheça seus benefícios: • Tratamento sob medida; • Flexibilidade de dosagem; • Menor custo;

• Associação terapêutica, diminuindo número e frequência da ingestão de medicamentos; • Menor desperdício de medicamentos; • Solução para falta de medicamentos industrializados no mercado; • Atendimento à manipulação veterinária, odontológica, nutricional, médica... Enfim, a todos os profissionais da saúde. Os ativos disponíveis para manipulação são os mesmos da indústria, sendo a procedência, em sua maior parte, estrangeira. Medicamento manipulado: a dose ideal de SAÚDE! Área de atuação: Veterinária, odontológica, nutricional, médica.

5


dicas ÚTEIS

beleza que veio para ficar

O conceito da

Agora é a vez dos Nutricosméticos Eles são responsáveis por ‘frearem’ a formação de radicais livres (estes degradam o colágeno e a elastina, provocando rugas, flacidez, ressecamento e enfraquecimento da pele, unhas e cabelos).

Bio Artc Bio energizante oral proveniente do mar Ártico. Potente antiradical livre, combate o stress oxidativo “que induz ao envelhecimento cutâneo”.

Os nutricosméticos repõem vitaminas e minerais que muitas vezes não são ingeridos na quantidade adequada através da alimentação.

Glycoxil

Associados a tratamentos tópicos da pele, trazem notável diferença no resultado e recuperação dos pacientes.

É constituído de carcinina e apresenta propriedades antiglicante, antiglicoxidante e deglicante. Atua na prevenção e no tratamento coadjuvante do envelhecimento sistêmico e de diversas desordens metabólicas.

Os nutricosméticos são a maior tendência para o rejuvenescimento do corpo como um todo. Se você ainda não conhece e não faz uso dessa novidade, nunca é tarde para começar... Exemplo de nutricosméticos disponíveis no mercado de uso oral: Licopeno, Luteína, Exsynutriment, Bio-arct, Resveratrol, Polypodium Leucotomos, Vitamina C, Vitamina E, Chá verde, Picnogenol, Selênio, Zinco, etc. Antioxidantes de uso tópico: Ácido Ferúlico, Vitamina C, Vitamina E, Retinol, Extrato de Romã - Renewzyme, etc.

6

Exsynutriment Composto por silício orgânico é um oligoelemento importante para diversos tecidos como cutâneo, ósseo, arterial e cartilaginoso. Ele favorece a regeneração das fibras elásticas e colágenas, resultando na reestruturação e firmeza da pele de dentro para fora, além de fortalecer unhas e cabelos.

Caviar Já consagrado em formulações de cremes, agora também em cápsulas, é possível usufruir de todas as ações antienvelhecimento desta substância. O produto atua na estimulação da produção de colágeno e elastina, através da presença de fosfolipídeos e proteínas, o que proporciona melhora nas rugas, flacidez, brilho e hidratação da pele.


dicas ÚTEIS

Cártamo, Colágeno e Magnésio Óleo de Cártamo ajuda na perda de peso O óleo de cártamo é um óleo vegetal enquadrado na categoria de Novos Alimentos da ANVISA. Este óleo é rico em ácido linoleico (ômega-6), um ácido graxo essencial importante para a nossa saúde. Um estudo publicado por pesquisadores norte-americanos mostrou que o óleo de cártamo reduziu a massa adipócita no tronco e aumentou a massa magra. Além disso, o óleo de cártamo reduziu de maneira significativa os níveis de glicose de jejum e aumentou a adiponectina, o que mostra que este óleo pode beneficiar a perda de peso, o controle glicêmico ou ambos.

Magnésio, nutriente que combate câimbra O magnésio é um mineral essencial para o corpo humano, necessário para mais de 300 processos biológicos. Além de participar da formação dos dentes e ossos, e auxiliar na transmissão de impulsos nervosos, estudos comprovam que o magnésio ajuda a prevenir as tão indesejáveis câimbras, tanto em atletas como em indivíduos normais. Alimentos como castanhas, soja, banana, leite, peixes e cereais contêm magnésio.

Colágeno ajuda a reduzir a fome O colágeno hidrolisado é um precursor de colágeno, uma proteína de importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo. O colágeno é a classe mais abundante de proteínas do organismo humano, mas seus benefícios vão além da sua importância estrutural. Há estudos que apontam que o consumo de colágeno hidrolisado aumenta a saciedade, contribuindo, desta forma, para a perda de peso. Sabe-se que as proteínas em geral têm esta função de saciar, mas no caso do colágeno, estudos mostram que ele age sobre alguns hormônios intestinais que controlam o apetite.

7


x

sua SAÚDE

Cortisol

estresse e emagrecimento

Saiba mais sobre como equilibrar esse hormônio O cortisol é um hormônio intimamente ligado ao sistema emocional, que serve para controlar inflamações, alergias, níveis de estresse, além de manter a estabilidade emocional, estimular o açúcar no sangue e criar proteínas. O problema, como quase tudo, é o excesso. Ter o cortisol alto no sangue

pode significar que o indivíduo está lidando com situações de estresse no seu dia a dia. E a junção destes dois sintomas leva ao aumento de peso. Isto ocorre porque, quanto maior for o nível de estresse, mais cortisol é liberado na corrente sanguínea, fazendo as glândulas supra-renais trabalharem mais. Essa sobrecarga de trabalho provoca retenção de líquidos e acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal. O excesso de gordura abdominal é perigoso, pois aumenta o risco de hipertensão, diabetes, enfarte e derrame. Outro agravante é que o cortisol é capaz de modificar o paladar. Isso mesmo. Pessoas estressadas tendem a buscar conforto em alimentos calóricos e gordurosos, como doces e frituras.

Como equilibrar o cortisol e o peso? • Coma o suficiente: faça refeições regulares que incluem equilíbrio de carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis;

8

• Sensatez nos exercícios: exercícios podem equilibrar os níveis de cortisol, mas na medida certa! • Durma o suficiente: oito horas de sono todas as noites é uma das maneiras mais eficazes de reduzir o cortisol. Diante da realidade da saúde atual e do estilo de vida moderno, existem no mercado ativos que auxiliam na busca do bem-estar. Seguem sugestões: • L-Theanina; • L-triptofano; • L-5 hidroxi triptofano; • Serenzo; • Lactium; • Glycoxyl, entre outros. Procure seu médico ou nutricionista para melhor orientá-lo.


?

pura BELEZA

seca, mistaou oleosa Sua pele é

O setor cosmético atual vem revolucionando o mercado farmacêutico Existem produtos para todos os tipos de pele, desde a mais ressecada até a super oleosa. Neste cenário, o setor magistral é um holofote em destaque quando o assunto é personalização, pois para cada formulação dermatológica preparada, há possibilidade de adequar as múltiplas necessidades e características de cada paciente. Porém, diante de todas estas possibilidades de adequação a cada tipo de pele e até mesmo a escolha das bases para que os princípios ativos da formulação ajam da melhor forma possível, como saber a ideal para você? Creme ou gelcreme? Eis a questão! A Biotipo explica as diferenças entre as várias Bases Galênicas para você saber a ideal para o seu tipo de pele e como tirar o melhor proveito dos ativos da sua formulação. • GEL: a maior parte da composição dos géis é feita de água, o que o torna a escolha preferida para formulações leves, livres de óleo e ideais para peles oleosas ou acneicas. • CREME: este tipo de base confere à formulação maior hidratação e também possui um toque mais oleoso. É a melhor escolha para peles ressecadas ou maduras.

• GEL CREME: Produtos que levam esta base tem um leve poder hidratante, mas sem deixar a pele oleosa demais. Pode ser usado em peles normais a mistas.

escolher a base que melhor se adapta ao seu biotipo e não vai mais deixar os produtos parados em seu armário porque lhe causaram acne ou ressecaram muito a sua pele.

• LOÇÃO: Em relação ao creme, tem a vantagem de não ser tão oleosa, já que grande parte da formulação é de água, e são bem mais fáceis de aplicar e espalhar o produto sobre a pele. Geralmente é a opção de escolha em hidratantes corporais, pela vantagem da melhor espalhabilidade e por comportar a adição de vários ativos. • POMADA: São raramente indicadas para face, devido ao caráter pegajoso. Seu uso principal é para produtos que contém medicamentos, pois forma uma espécie de filme na pele, o que facilita a absorção dos ativos. • SERUM: Em geral é mais fluído e não oleoso, facilitando assim a penetração na pele. Comporta uma concentração altíssima de princípios ativos sem comprometer a estabilidade da formulação. Assim, proporciona bons resultados em um menor espaço de tempo. Ficou claro né! Agora nas suas próximas aquisições de produtos dermocosméticos terá muita informação para

9


dicas ÚTEIS

quente

A estação mais

do ano

A Biotipo preparou um arsenal de produtos para você cuidar da sua pele e fazer bonito neste Verão. Passo a passo

Esfoliação Ela garante a renovação das células mortas da superfície da pele, deixando-a com aspecto saudável e preparando-a para um bronzeado bonito e uniforme.

10


dicas ÚTEIS

Hidratantes corporais

Filtro solar

Nesta época o corpo produz mais suor, levando água das camadas mais profundas da epiderme tornando-a hidratada. Para isso você deve tomar no mínimo dois litros de água por dia.

O protetor solar é fundamental e no Verão, é hora de aumentar os cuidados. Seguir as recomendações de profissionais, como usar corretamente seu filtro e escolher o FPS ideal para seu tipo de pele são precauções essenciais.

Além disso, você precisa usar um hidratante todos os dias, principalmente após o banho: adquira este hábito e faça dele um ritual!

Uma das principais apostas são os lançamentos de novas texturas, que passam a ser mais leves, o uso de antioxidantes e de diferentes embalagens.

A vantagem dos hidratantes é que eles podem vir acompanhados de agentes específicos para combater a celulite, ajudar na firmeza da pele e até diminuir medidas.

Escolha o ideal para você:

As empresas de cosméticos cada vez mais estão investindo em pesquisas para o desenvolvimento de novos ativos. Eles atuam diretamente na quebra das moléculas de gordura (lipólise), além de atuarem na microcirculação, fazendo drenagem das toxinas.

Cápsulas para

ativar o bronzeado Formuladas com ativos naturais, estimulam a produção de melanina, proporcionando um bronzeado mais rápido e duradouro, além de reduzir a vermelhidão e a sensibilidade ao sol, e proteger contra o envelhecimento causado pelos raios UVA e UVB.

Efeito mate: esses filtros têm textura fluída, toque seco e fórmula com micropartículas com grande capacidade de absorção de óleo e gordura, o que promete uma pele sem oleosidade e efeito antibrilho. Boa opção para quem sofre com acne, mas deve ser evitado por quem tem pele seca. Tonalizante: protetor solar + cobertura leve de base. Esta é a proposta dos filtros tonalizantes que, além de FPS alto, têm pigmentos coloridos em suas fórmulas e muitas vezes também efeito mate, uma ótima ideia para quem não vive sem maquiagem nem mesmo na praia. Mas só vale apostar naqueles com FPS maior ou igual a 30, ok? Anti-idade: turbinados com antioxidantes, esses protetores ajudam a combater os radicais livres e evitar o fotoenvelhecimento e manchas. Protetor + bronzeador: além do fator de proteção igual ou maior que 15, esses produtos têm fórmulas com ativos normalmente encontrados em bronzeadores com FPS menor, como betacaroteno e

urucum, que ajudam a ativar a melanina e prolongar a cor adquirida. Spray transparente: a fórmula é leve, a textura não é oleosa e o produto é transparente, ou seja, o protetor é rapidamente absorvido pela pele. Ideal para quem tem aflição de passar creme e alega não gostar de se sentir melado. Atenção na hora de aplicar o produto para não deixar de proteger nenhuma parte do corpo: este tipo de filtro solar realmente é absorvido depressa. Aerosol contínuo: é o mesmo protetor, o que muda é a embalagem - com tecnologia de ar comprimido, o produto pode ser aplicado até de cabeça para baixo. Boa opção para quem vai à praia sozinho ou não gosta de pedir ajuda na hora de passar protetor, já que o jato alcança as partes do corpo mais difíceis, como as costas.

Tratamento pós-sol Os produtos pós-sol já existem em diversas apresentações. Além do efeito calmante e alívio das queimaduras causadas pela exposição ao sol, também prometem benefícios como reparo de possíveis danos ao DNA da pele e redução dos efeitos crônicos da radiação UV, como vermelhidão, perda da elasticidade e até mudança na textura da pele. Além de todas essas vantagens, já existem até produtos que mantém e prolongam seu bronzeado! Procure sempre seu dermatologista e bom Verão para todos!

11


pura BELEZA

?

O que vem por aí nos potinhos de

cosméticos A palavra é Cosmetogenômica. Já ouviu falar? Então anote, pois ela é o que há de mais novo na cosmética do futuro. Trata-se do uso da ciência a favor da beleza.

Sabemos que o mapeamento do genoma humano permitiu o uso de células-tronco para diversos tratamentos, assim como modificou os alimentos geneticamente. A ciência dos cosméticos acompanha todo esse avanço, até mesmo no que se refere à tecnologia do DNA recombinante e às novas descobertas moleculares, como inibidores de enzimas, que atuam diretamente na pele e começam a ser incorporadas a diversos produtos antienvelhecimento. A cosmetogenômica atua diretamente nos telômeros, estruturas presentes em nosso DNA e responsáveis pela manutenção da pele jovem, prolongando a sua vida útil. O encurtamento dessas estruturas ou mesmo sua desestabilização é um dos grandes causadores do envelhecimento cutâneo caracterizado por rugas, flacidez, desidratação, manchas senis...

12

O que precisamos então é manter os telômeros saudáveis para retardarmos o processo de envelhecimento da pele. É claro que nem só de fatores intrínsecos (DNA) depende nosso envelhecimento, fatores extrínsecos, como estilo de vida, dieta, exercícios, estresse, tabagismo, excesso de exposição solar e consumo de álcool tem sua ação na saúde da pele. Os novos ativos cosméticos, os chamados cosmetogenômicos, agem tanto nos fatores intrínsecos como nos extrínsecos. Dia após dia, a pele volta a ficar macia, hidratada e firme, de forma duradoura e o envelhecimento da sua pele cada dia mais longe de você! Então, prepare-se, cosmetogenômica é um dos pilares da cosmética do futuro: é a aplicação da genômica para os cosméticos.


sem DÚVIDA

O que faz bem?

Creatina melhora o controle glicêmico em diabéticos A suplementação alimentar de creatina - composto derivado de aminoácidos - aliada a exercícios físicos regulares melhora o controle glicêmico de pessoas com diabete tipo 2. Pesquisas do Laboratório de Nutrição e Metabolismo da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP revelam que a creatina ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue, elevada em diabéticos. Várias pesquisas científicas já comprovaram que o composto - produzido naturalmente pelo organismo - não é prejudicial à saúde se ingerido com moderação.

Nutrientes para a saúde animal Quem pensa que alimentação saudável é só para humanos está enganado. A alimentação ajuda muito na saúde animal, principalmente quando são filhotes ou quando ficam velhos. Todo mundo pensa em proteínas para melhorar a saúde dos animais, mas muitos nutrientes, assim como as fibras, devem ser incorporados na alimentação animal. Em animais mais velhos, passa a fazer parte das necessidades nutricionais da maturidade os ácidos graxos ômega-3 e o zinco.

Comer rápido faz mal? A mastigação é ótima para a sua saúde, pois torna a digestão mais fácil e evita a sensação de má digestão. Mas nem todos mastigam antes de engolir... Se você é um deles, saiba que comer rápido demais, além de causar desconforto estomacal, aumenta a ingestão de calorias. Pesquisadores da Grécia e do Reino Unido concluíram que pessoas que devoram os alimentos rapidamente acabam consumindo mais calorias do que quando se alimentam num ritmo mais lento. O motivo é o efeito da ingestão mais rápida da comida sobre a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de saciedade.

Você Sabia? Redução da queda em idosos A osteoporose é muito comum em idosos, mas não é apenas a deficiência de cálcio que pode causar esta doença. A perda de massa muscular pode contribuir para fraqueza muscular e causar mais riscos de quedas e fraturas ósseas. Uma suplementação de proteínas em idosos, como as proteínas do whey protein, podem ajudar no aumento da musculatura e na redução d a s quedas.

Morango é rico em antioxidante Mais do que deliciosa, essa fruta tem uma porção de compostos benéficos. Um trabalho do Instituto de Pesquisa em Alimentos da Noruega mostrou que o morango é um dos alimentos mais ricos em substâncias antioxidantes, importantíssimas contra os radicais livres. Além disso, o morango é rico em minerais. Ele possui fósforo, magnésio e potássio, nutrientes fundamentais para o sistema nervoso e a saúde muscular.

13


boa ALIMENTAÇÃO

?

consumir

O que antes e depois do treino Veja como aproveitar a sua alimentação e a suplementação ao máximo Antes do treino : Uma alimentação adequada aumenta sua performance e resitência, potencializa sua série, repetições ou carga e garantem melhores resultados . Caso você treine após uma refeição completa como almoço ou jantar, faça um intervalo no mínimo de 2 horas antes de começar a se exercitar, pois as fibras e as gorduras retardam o esvazia-

mento gástrico. O ideal é consumir carboidrato simples para evitar que o corpo utilize proteína muscular como fonte de energia. Ao aumentar os níveis de glicogênio do fígado e do músculo, a sua resistência é elevada e evita-se um estado hipoglicêmico (mal-estar). O recomendado seria em torno de 4 gramas de carboidrato por minuto de treino intenso. Para a suplementação, os mais indicados no pré-treino são: BCAA, aminoácidos não essenciais, isso é, não são produzidos no organismo. São eles isoleucina, valina e leucina. São obtidos através da quebra das proteínas no organismo ou tomados em cápsulas ou em pó. Essencial para a suplementação de atletas. Não possui calorias. É um forte anti-catabólico, ou seja, com ele evita-se perder massa muscular em treinos

14

tanto aeróbios como anaeróbios. Sua concentração varia e é tomado basicamente de acordo com o peso e intensidade de treino. Seu objetivo é aumentar a recuperação do atleta, agindo diretamente no músculo fazendo com que se preserve a massa muscular magra.

Termogênicos: são usados para queima de gordura. Basicamente usam a cafeína para isso, combinados com outras substâncias. Hoje existe muita tecnologia envolvida nesses produtos, sendo os mais modernos feitos em cápsulas ou em gel, fazendo uma queima de gordura prolongada durante todo o dia. Pré-treinos ou pré-workout: são os suplementos mais modernos e recentes do mercado, não têm muito efeito na massa muscular, mas dão um up nos treinamentos elevando a capacidade momentânea do atleta. Existem diversos tipos, mas basicamente eles dão foco na vaso dilatação, aumentam o calibre das veias fazendo com que circule mais sangue no músculo, consequentemente passando mais nutrientes e tornando os treinos mais intensos. Suas fórmulas variam muito de produto para produto, mas basicamente em sua composição tem arginina (com várias quebras), creatina, beta alanina, citrulina e demais


?

boa ALIMENTAÇÃO

aminoácidos e estimulantes .

Durante o treino : Hidratar o corpo somente com água , porém se o treino ultrapassar 1 ½ hora é necessário a reposição energética e hidroeletrolítica (minerais) como: sódio, potássio , magnésio , cálcio... Por exemplo: Gel de carboidrato possui 15 gramas de carboidrato com minerais. A sua ingestão pede o consumo de água imediatamente.

Após o treino : Seria o momento oportuno para recuperar suas fibras musculares que sofreram uma microlesão após o treinamento. Para tanto, o organismo precisa de fontes de proteína e de glicogênio. O ideal é fazer uma refeição de fácil digestão e absorção rápida, preferencialmente na forma líquida, assim irá repor suas reservas de glicogênio, diminuir a degradação da proteína e aumentar a sua síntese, favorecendo a construção muscular. Exemplos de suplementos pós-treino : • Whey protein: feito a partir do soro do leite, proteína de rápida absorção. Existem 3 tipos de whey: Concentrado, Isolado e Hidrolisado. Geralmente de alto valor biológico, alta concentração de proteínas com baixa concentração de carboidratos. Objetivo: usado para aumento da massa muscular magra, baixa calorias, também usado em dietas para perda de peso. Pode ser usado no prétreino (de uma hora até uma hora e meia antes do treino), pós-treino (principal horário), no desjejum e antes de domir. • Glutamina: outro aminoácido anticatabólico que tem como principal objetivo preservar a massa muscular e melhorar em muito o sistema imunológico.

• Creatina: age diretamente dentro da célula, resultando em mais força e resistência nos treinamentos. Como tem um efeito de “trazer” água e nutrientes para dentro do músculo, algumas pessoas erroneamente acham que a creatina serve para ‘inchar”. É apenas água que vem para o músculo. Tem como principal objetivo aumento de força. Algumas creatinas mais modernas já não causam retenção hídrica alguma. Dextrose, waxymaize e maltodextrina: são carboidratos, normalmente do milho, milho ceroso ou fruta. Carboidratos de rápida absorção usados antes, durante e depois os treinos. Geralmente se combina esses suplementos com BCAA, com proteínas, gerando um ambiente favorável a melhor absorção. Seu objetivo também é oferecer energia a mais, porém, cuidado com seu uso, em excesso ele pode se transformar em gordura e acumular calorias indesejáveis. Hoje em dia o que há de mais moderno nesse segmento é o waxymaze, carboidrato derivado do milho ceroso, que não acumula água e dificilmente vai acumular e se converter em gordura devido a sua excelente absorção.

Antes de dormir : Durante o descanso é onde fazemos toda a recuperação e crescimento muscular. Então devemos consumir uma proteína de longa absorção . Por exemplo: • Combo de proteínas: conhecidos como mix de proteínas ou blend proteicos, possuem as três proteínas do soro do leite (whey) mais albumina, caseína, caseinatos... Tem o mesmo objetivo da whey protein, porém são de índice biológico um pouco mais baixo, sendo mais bem aproveitados em shakes antes do treino, período entre as refeições e antes de dormir.

• Caseína, também derivada do soro do leite, mas com a diferença de ser uma proteína time realese, ou seja, com absorção gradual. Com as mesmas características do whey: alta concentração de proteínas e baixo carbo. Geralmente usada antes de dormir. Pode-se combinar a caseína junto com a whey protein no desjejum.

Durante o dia : Podemos completar as necessidades calóricas, dependendo de cada caso com : • Massa ou também as gainers (como os americanos falam), tratam-se basicamente de um combo de proteínas e carboidratos, mas ao contrário da whey, as massas tem uma quantidade significativa de calorias e sua proporção é inversa a das proteínas (whey), sendo normalmente uma parte de proteínas para 3 ou 4 de carbo. Ex: 84g de carbo para 32g de proteína em 150g de produto.

15


sua SAÚDE

Tribulus Te Utilizada a séculos, essa erva vem com tudo no auxílio da medicina A busca por uma vida melhor é constante em todas as sociedades. Um melhor desempenho sexual, mais disposição e autoestima são cruciais para esse objetivo. Nesse contexto, a planta tribulus terrestris, tem sido largamente utilizada por diversos povos ao longo da história. Originária da Índia, a planta do tipo trepadeira, também conhecida como abrólhos (“abre os olhos”), cresce em qualquer região cujo clima seja de moderado a tropical. O nutricionista José Aurélio Tofani, especialista em nutrição clínica funcional e multidisciplinar, analisa a história do uso da erva: “O uso popular relata o sucesso no tratamento de infertilidade nas mulheres, impotência ou disfunção erétil nos homens e aumento da libido em ambos os sexos”. Para utilizá-lo é essencial se consultar com um profissional habilitado. A nutricionista especialista em nutrição esportiva e clínica pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS), de Porto Alegre, Charline Tormen, revela que o uso do tribulus é capaz de elevar os níveis de hormônio luteinizante (LH), que estimula a produção de testosterona no homem e regula a secreção de progesterona na

16

mulher: “Assim, é possível diminuir a frigidez sexual nas mulheres e aumentar a quantidade e eficiência dos espermatozóides nos homens”. Quando usado por mulheres, tribulus aumenta a concentração de certos hormônios: “Tem-se acréscimo de estradiol, alteração ligeira da testosterona e uma consequente melhoria na função reprodutora”. Há também outros efeitos positivos: “Aumento de testosterona, diminuição nas taxas de colesterol e a melhora no humor e na autoestima”, destaca o nutricionista José Aurélio.

Efeitos encadeados José Aurélio ainda explica como a substância age. “O tribulus terrestris é utilizado na prática esportiva como adaptogênico, pois auxilia o organismo a se adaptar às condições adversas do ambiente, aumentando a força e a resistência musculares, promovendo efeito anabólico, aumentando a testosterona, a dehydropiandrosterona (DHEA) e o hormônio luteinizante (LH), além de agir como estimulante sexual. O tribulus terrestris estimula a vasodilatação na região genital, o que pode explicar os seus efeitos sobre a ereção, afinal ela é facilitada quando há mais sangue circulando”, finaliza.

A nutricionista Charline destaca que estudos e pesquisas comprovam apenas relação direta de tribulus com aumento de LH e testosterona, bem como suas consequências.

Mais músculos ou não? Os nutricionistas afirmam que a testosterona tem um papel importante no ganho de massa muscular. O hormônio, portanto, é responsável pelo aumento da massa muscular por efeito anabólico: “Ele influencia na produção de força, pois estimula o processo que faz crescer a produção do hormônio do crescimento (GH), além de agir na síntese de neurotransmissores, importantes para a contração muscular”, completa a nutricionista Charlene. Ela lembra, no entanto, que há discussões a respeito da relação da erva com o crescimento da massa muscular: “Pesquisas feitas com o uso do tribulus em pessoa com níveis normais de testosterona não apresentam resultados expressivos no aumento deste hormônio, visto que a planta é apenas um estimulante da produção natural e não um hormônio exógeno, como são os esteróides, por exemplo. De acordo com essas pesquisas, as pessoas com níveis normais de testosterona podem conse-


sua SAÚDE

errestris

Um golpe de testosterona e potência guir os benefícios referente à melhoria dos estímulos sexuais, mas o efeito no ganho de massa seria irrisório. Charline ainda aponta outros benefícios do tribulus. “Como a testosterona estimula o metabolismo, o corpo utiliza as reservas energéticas, como ácidos graxos e colesterol, e assim promove um efeito protetor ao fígado, conhecido como efeito hepatoprotetor”.

Dosagem No que se diz respeito à quantidade de tribulus para se consumir, ainda não há um consenso. “A dosagem mais sugerida entre os especialistas é 250 a 750mg por dia”, complementa Charline. No entanto, a nutricionista Joselane Ferreira da Clínica Memorial Saúde, de Vilar dos Teles (RJ), ressalta a importância de se considerar a individualidade bioquímica. “O que funciona bem para uns pode não sur-

tir efeito em outros, pois cada organismo é único e reage individualmente. Para não colocar a saúde em risco é importante consultar um nutricionista que tenha o conhecimento de fitoterapia”.

Efeitos colaterais, cuidados e contraindicações Não é qualquer um que pode consumir tribulus. Segundo José Aurélio, há restrições para pessoas com hipertensão ou cardiopatia: “Pode haver queda na pressão sanguínea, com possibilidade de aumento dos efeitos dos cardiotônicos”, explica. O excesso causa problemas também em indivíduos saudáveis: “Grandes doses de tribulus podem causar problemas no estômago”, afirma Charline. José Aurélio também alerta para o uso contínuo do tribulus. “A erva deve ser consumida em ciclos, para o organismo não se habituar à substância”. Os nutricionistas divergem quando se trata do melhor horário para consumo da planta. Enquanto Charline afirma que o ideal é consumir ao acordar e antes de dormir, José Aurélio indica outros ho-

rários. “Eu recomendo o seu consumo 30min após as atividades físicas, visando aumento de massa muscular e a diminuição de massa de gordura”. Os especialistas sugerem que a erva seja ingerida por meio de cápsulas, já que elas contém extrato. “O extrato apresenta apenas o princípio ativo da planta, e por isso é mais indicado, desde que seja manipulado por farmácia de confiança”, confirma José Aurélio. Em princípio, não há qualquer restrição quanto à combinação de tribulus com outros suplementos. “Não há estudos que indicam interferência na absorção de BCAA ou whey protein, por exemplo”, diz Charline.

Outras indicações A nutricionista Charline acrescenta outros usos para a erva: “O tribulus pode ser consumido por algumas mulheres na pré–menopausa, pessoas com disfunção nos ovários ou testículos, indivíduos que acabaram de sair de um ciclo de esteroides, idosos com declínio na produção de testosterona, ou pessoas que estão em dietas extremas ou prolongadas, já que a gordura é necessária para a produção do hormônio.” * Fonte: Revista Suplementação

17


fique ESPERTA

metabolismo Acelere seu

Quem nunca culpou o metabolismo lento pelos quilinhos a mais? Estudos comprovam que não só o processo de envelhecimento faz com que o organismo tenha mais facilidade em acumular gordura e queimar calorias. Existem outras causas que também implicam nesta sinalização e no aumento de peso corporal. As causas mais comuns são o aumento dos radicais livres, a oxidação e os danos celulares inclusive nas mitocôndrias (organelas intracelulares) estando presentes em diversas situações como: stress físico e mental, má-alimentação, poluição, exposição solar e tabagismo. Tudo isso pode provocar um aumento acelerado de radicais livres desequilibrando o metabolismo. As mitocôndrias são responsáveis por boa parte da queima de gordura que acontece no organismo. Então...aqui vai algumas dicas importantes para acelerar seu metabolismo! Fracione suas refeições e nunca fique mais de 4 horas sem se alimentar! Intensidade de atividade física: quanto mais intenso maior gasto, maior aumento do metabolismo O consumo de açúcar simples (doces, pão branco, biscoitos) estimula mais produção de insulina e queda do metabolismo

18

é a capsaicina, que é a substância que auxilia na redução da gordura corporal

Beba água! A falta de água faz seu metabolismo ficar lento Estresse: Faz com que o corpo libere cortisol, deixa o corpo em alerta e pronto para armazenar e poupar energia

Você sabe que alguns termogênicos tem a propriedade de acelerar o metabolismo? O mecanismo de ação dos termogênicos é pela atuação no sistema nervoso central, estimulando o estado de alerta e concentração, retardando a fadiga muscular e aumentando a disposição para os exercícios físicos, ou atuando diretamente nos adipócitos, células que armazenam gordura, potencializando a quebra das gorduras durante o exercício.

Veja alguns exemplos: Pimenta Vermelha – Pimenta Caiena: A pimenta aumenta cerca de 20% do metabolismo por aumentar a circulação sanguínea e aumenta a temperatura corporal. O ativo responsável por essa ação

Gengibre: A substância responsável pela ação termogência é o gengerol. Tem ação antioxidante e acelera o metabolismo. O gengibre quando passa pelo processo de digestão, gera um gasto maior de energia, acelerando o metabolismo e contribuindo para o emagrecimento Café Verde: Acelera o metabolismo pela presença do ácido clorogênico (participa do metabolismo da glicose, diminuindo o nível de açúcar no sangue e o índice de gordura abdominal, proporcionando redução de peso e medida). Picolinato de Cromo: O picolinato proporciona o aumento de insulina que melhora o recebimento de glicose, melhora a circulação sanguínea e a manutenção dos níveis de açúcar no sangue. Com isso há ganho de energia de gorduras e construção muscular. Este ativo é especialmente indicado no caso de pessoas que não conseguem emagrecer porque consomem altas quantidades de doces. Com aumento da insulina o ativo ajuda a reduzir esta fissura por doces.


lycbr.com

AFit4émaiorrededoBrasilespecializada emequipamentosdemusculação,

ginásticaeacessóriosquerepresentacom exclusividade,algumasdasmelhores marcasdefitnessdomundo:

Reebok,Adidas,OlympikuseBodySolid,

garantindoaexcepcionalqualidadede seusprodutos

• RESIDENCIAL •PROFISSIONAL ACADEMIAS  •CORPORATIVO SPA'S,HOTÉIS, CONDOMÍNIOSECLÍNICAS

AFit4Piracicabadisponibilizaassessoriacompletaparao seuprojeto,desdeoínicionacriaçãodolayout,atéa escolhadosmelhoresequipamentos. Possuimosassistenciatécnicaespecializada paraatenderPiracicabaeRegião *TODOSOSEQUIPAMENTOS POSSUEM2ANOSDEGARANTIA

*consulte os vendedores para saber sobre garantias de cada produto

TRABALHAMOS3LINHAS


por DENTRO

Base prime Se você ainda não conhece, estamos falando de um produto rico em silicone que deve ser aplicado antes da base. Além de aumentar a durabilidade da maquiagem e dar um toque aveludado à pele, também contém partículas de disfarce óptico, que suavizam as pequenas imperfeições, como manchas, linhas de expressão e rugas. Só não vale exagerar na quantidade.

Veneno da cobra O nome do ativo é Syn-Ake, tripeptídeo com estrutura igual ao encontrado no veneno da cobra, com grande eficácia na redução de rugas e marcas de expressão. Quando aplicado promove relaxamento, atenua as contrações dos músculos da face e, consequentemente, atenua rugas deixando a pele mais lisa e sem marcas de expressão.

BB Cream Já pensou em usar apenas um produto que vale por cinco? Este produto já existe e se chama BB Cream, do alemão Blemish Balm Cream, que significa bálsamo para imperfeições. Esta fórmula inovadora chega até a Biotipo, auxiliando em nossa missão de nos mantermos lindas. Composição: Primer: Formulação inovadora que corrige imperfeições da pele como linhas finas de expressão, além de deixá-la nutrida e com um toque aveludado. Hidratante: Possui ativos que preservam e conferem completa hidratação da pele. Filtro Solar: Possui filtro solar 20, protegendo a pele contra os raios solares nocivos. Anti Aging: Em sua completa composição, também possui ativos para anti-idade, que irão melhorar o aspecto e tratar as linhas de expressão. Base: Cada tom de pele merece uma tonalidade de base específica: Peach, Beige e Bronze. Indicações: • Correção de imperfeições na pele, como linhas finas de expressão • Nutrição e hidratação da pele • Disfarçam as manchas • Ação anti-idade

20


Cosmética genômica “Renovage” - Efeito protetor e antienvelhecimento contra o estresse, por meio da estabilização do telômero e manutenção do DNA (divisão celular). Age contra todos os sinais da idade: desidratação, manchas, rugas, poros dilatados e marcas de expressão. Antienvelhecimento de ação abrangente. Atualidade:: Os exames para avaliar a idade celular pelo comprimento das pontes de telômeros são feitos pela Telomere Health,, nos EUA, e ainda são restritos. Para a medicina Ocidental, não havia evidências de que fatores externos, não genéticos, pudessem interferir no processo de envelhecimento celular. Elizabeth Blackburn provou que sim, o que conferiu a ela o prêmio Nobel da Medicina.

21


por DENTRO

Proteção solar de uso oral Munida de uma receita médica, você também pode manipular cápsulas em farmácias especializadas. Essa opção oferece a vantagem de o profissional determinar a combinação de ativos de acordo com a necessidade de cada paciente e na dose adequada. O ativo de destaque no último congresso da Academia Americana de Dermatologia foi o Polypodium Leucotomos, extraído de uma samambaia da América Central. É o primeiro antioxidante usado em cápsula manipulado com ação fotoprotetora comprovada cientificamente. Ele funciona como um coadjuvante do filtro solar, diminuindo os danos dos raios provocados na pele, e, com isso, preserva a capacidade dos fibroblastos em produzir colágeno. Esse antioxidante também é usado em cremes.

22

Antiaging 25+ “Resisten” é o ativo que ajuda a pele naturalmente a diminuir o nível de pró- e nv e l h e c i m e n t o . Os estudos in vivo demonstra a sua capacidade de suavizar a pele, reduzir a vermelhidão, melhorar a uniformidade da pele e restaurar o seu brilho natural. “Resisten” recria a sua própria beleza!


23


Profile for Farmacia Biotipo

Revista Biotipo 1ª Edição  

Medicamento manipulado você merece esse cuidado Prepare-se para o verão O Conceito de beleza que veio para ficar Tribullus Terrestres, um go...

Revista Biotipo 1ª Edição  

Medicamento manipulado você merece esse cuidado Prepare-se para o verão O Conceito de beleza que veio para ficar Tribullus Terrestres, um go...

Advertisement