Issuu on Google+

Publicação interna da Biolab

Jul-Ago/09 - Ano 2 - Nº 07

ACABEI DE CHEGAR E AINDA NÃO TENHO NOME... VOCÊ TEM ALGUMA SUGESTÃO? Veja mais na pág. 4


BOLA DA VEZ

Em busca da excelência, Biolab terá Centro de Serviços Compartilhados (CSC)

Marissandra Loeff, Gerente do CSC Alinhada às tendências das grandes empresas nacionais e mundiais, a Biolab terá, a partir de setembro, seu Centro de Serviços Compartilhados, totalmente implantado. Trata-se de um modelo de prestação de serviços que ajudará a criar um formato de trabalho na Biolab, a fim de diminuir riscos na rotina das atividades realizadas, otimizar tempo, centralizar tarefas e continuar fazendo da empresa um ótimo lugar para se trabalhar. O CSC será composto por uma equipe de aproximadamente 60 pessoas. Este grupo criará e seguirá processos para atender às necessidades dos clientes (Clientes Externos, Força de Vendas, Centro de Pesquisa-PD&I, Unidades Fabris e Diretoria). O objetivo do CSC é consolidar a cultura de prestação de serviços orientada por processos. Para isso vamos criar células de trabalho além de reduzir a exposição a riscos operacionais. Teremos também uma identidade única - com um modelo de atendimento - que garantirá agilidade, já que as métricas e a gestão terão como foco as necessidades de nossos clientes. Inicialmente, o modelo definido para a Biolab compreenderá as seguintes áreas: Controladoria, Financeiro/Administrativo, Sistemas ERP (suporte aos sistemas), Administração de Pessoal e Serviços

Gerais. Todo e qualquer serviço destas áreas poderá ser solicitado, via canal de e-mail ou telefone, e neste momento será aberto e registrado um chamado. Assim, cada solicitação será analisada e o cliente já saberá em quanto tempo sua solicitação será resolvida, enquanto a equipe do CSC trabalhará com esse compromisso, buscando sempre a excelência do atendimento. Nosso compromisso é trazer muitos benefícios à Biolab, tais como: Sinergia nas atividades operacionais, proximidade das unidades de negócio – Força de Vendas, Unidades Fabris e Centro de Pesquisa – e maior qualidade e agilidade dos serviços. Retrabalhos serão evitados, e será possível poupar tempo e economizar recursos. Para isso, os colaboradores do CSC estarão em constante treinamento para garantir a excelência operacional, ajudando no crescimento da Biolab. Finalizando, o modelo de gestão por meio de um CSC, é baseado na aplicação prática de princípios de transparência e governança corporativa, podendo ser ampliado às diversas áreas operacionais. Dessa forma, entendemos que as áreas de negócios (Vendas, Produção e PD&I) poderão focar ainda mais nas oportunidades que se apresentam enquanto garantimos a qualidade dos processos e os controles necessários.

EXPEDIENTE Publicação interna dos funcionários da Biolab Farmacêutica Coordenação: Departamento de Comunicação Redação: Denise Mello e Ana Carolina Faria Edição e Revisão: Texto Assessoria de Comunicações Jornalista Responsável: Altair Albuquerque (MTb 17.291) Criação e diagramação: Artgraphic Publicidade Fotos: Felipe Fonseca e Luiz Belatto Endereço para correspondência: Rua Olimpíadas, 242 - 3º andar - Vila Olímpia - Cep: 04551-000 São Paulo - SP (aos cuidados depto Comunicação) Envie seus comentários para: novomundo@biolabfarma.com.br

2


ACONTECE NAS FÁBRICAS

Validação de limpeza: garantindo a segurança dos medicamentos Dentre as diversas frentes de trabalho conduzidas pela Garantia de Qualidade na indústria farmacêutica, a validação de limpeza de equipamentos da área produtiva é um dos requisitos mais importantes para o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação de medicamentos. Este tipo de processo busca assegurar que os resíduos do princípio ativo do último lote de produto fabricado e do detergente utilizado na limpeza dos equipamentos e utensílios não contaminem o próximo lote de produto a ser fabricado. Além disso, a validação de limpeza é importante para comprovar a ausência de contaminação microbiológica. Segundo Kleber Monteiro, gerente de Qualidade da Biolab, os resultados de validação dos procedimentos de limpeza devem demonstrar que houve a remoção dos resíduos presentes: “É preciso alcançar um nível aceitável, previamente determinado pela empresa, em função das características de cada produto e de cada linha de produção”, explica. Para que este nível aceitável seja alcançado e mantido, as atividades de fabricação de medicamentos devem ser planejadas em detalhes por uma equipe multidisciplinar, que na Biolab envolve as áreas de Produção, Garantia de Qualidade, Controle de Qualidade e Desenvolvimento Analítico. As principais responsabilidades desta equipe são: elaborar o procedimento de limpeza, determinar os critérios de estudo de validação (produtos e princípio ativo considerado pior caso, limites de aceitação, pontos de amostragem e número de amostras), desenvolver e validar a metodologia analítica, elaborar o protocolo, efetuar as amostragens, analisar as amostras, realizar a análise crítica dos resultados e elaborar, por fim, o relatório. Assim, a validação de limpeza é um processo complexo que envolve investimentos de tempo e de recursos. “Com um forte trabalho em equipe, estamos atuando para minimizar os riscos de contaminação em nossa cadeia produtiva e aumentar a segurança dos medicamentos Biolab administrados aos pacientes”, completa Kleber.

3


Inovando Você conhece essas empresas?

Todas elas e muitas outras empresas optaram por uma forma criativa e divertida na hora de falar com seus funcionários e com seus clientes. Elas criaram um “mascote”, ou melhor, “uma mascote”. Isso mesmo, mascote é uma palavra feminina, mas ninguém segue essa regra, o uso popular ficou o mascote mesmo. E tem mais, dizem que dá sorte e traz felicidade! O mascote pode ser uma pessoa, um animal ou um boneco desenvolvido especialmente para uma empresa considerando sua identidade visual, como área de atuação, cor, etc... o mais importante é criar uma figura que lembre rapidamente a empresa. Pode parecer uma grande brincadeira, mas o objetivo de se ter um mascote é contar com uma ferramenta eficaz de comunicação.

Existem pesquisas que comprovam a credibilidade e aceitação das políticas de uma empresa, quando associadas a um mascote. A partir de agora a Biolab também terá o seu, que nasceu a partir da nossa embalagem mais conhecida. O nome? Contamos com a sua sugestão. Preencha o cupom anexo e deposite nas caixas dos murais até dia 17 de agosto. As sugestões serão analisadas por um comitê e o vencedor ou vencedores, porque pode haver nomes iguais, serão os padrinhos do mascote e farão parte de um momento marcante da empresa. Contamos com a sua criatividade e envolvimento. Boa sorte!

4


AS ÚLTIMAS DO MARKETING

Brilhando no Mercado Farmacêutico Brasileiro Há 11 anos, a Biolab ocupava a 41ª posição no Ranking Farmacêutico Brasileiro. Desde então, a empresa só vem crescendo e hoje ocupa o 9º lugar, segundo informações da auditoria de mercado PMB (Pharmaceutical Market Brazil), da empresa IMS. Tal auditoria é o medidor da demanda de produtos da indústria farmacêutica. Líder também em prescrições no segmento de Cardiologia no Brasil, a Biolab vem solidificando uma história de sucesso baseada numa estratégia diferenciada, inovadora e focada – deixando para trás alguns gigantes mundiais. Quando analisamos a performance da Biolab em comparação às grandes empresas nacionais, percebemos que o futuro ainda promete ser mais promissor. A Biolab vem mostrando crescimento sólido superior ao da concorrência. Segundo dados da área de Inteligência de Mercado da Biolab, para 2009 o objetivo é atingir a 8ª posição no Ranking Farmacêutico Brasileiro (Mercado Ético Sem Genéricos) e com isto deixar mais dois grandes concorrentes para trás.

BrasilPrev escolhe BIOLABPREV como case de sucesso para edição Especial da Revista Você S/A Os funcionários da Biolab têm motivos para comemorar. Terminado o prazo de adesão ao BIOLABPREV - com direito a contribuição de serviço passado, a aceitação ao plano já chega a 94% do total, considerando os funcionários com documentação entregue.

O plano escolhido foi desenhado especialmente para os funcionários da Biolab. Por meio deste benefício, a empresa implantou uma nova fase de valorização dos funcionários, contribuindo para seu futuro e ampliando seus benefícios na aposentadoria.

A classificação das unidades por quantidade de adesão e a porcentagem de retorno da documentação foi a seguinte: em primeiro, Força de Vendas (94%), seguido por Centro Administrativo (91%), Itapecerica (88%), Taboão (85%), Hotel (67%) e Jandira (61%). No total, foram recebidos apenas 82 termos de não-adesão.

Nesta edição, segue um encarte da Edição Especial da Você S/A, contendo a reportagem sobre nosso plano. Parabéns a todos que aderiram ao BIOLABPREV! E quem não aderiu pode fazê-lo a qualquer momento. Procure o departamento de recursos humanos de sua unidade e informe-se.

5


NOSSO PORTIFÓLIO

Quinoflox – Campeão no combate às infecções Dra. Egle Oppi

Quinoflox (ciprofloxacino) é um antibiótico de amplo espectro do grupo das quinolonas, ou seja, ele tem uma ação ampla em vários tecidos e órgãos do nosso corpo. Foi lançado pela Biolab no ano de 2000 e até hoje é muito utilizado pelos médicos. Quinoflox tem sido utilizado nas diferentes clínicas, principalmente na ginecologia, urologia e clínica geral. É um medicamento indicado para tratamento de infecções das vias aéreas superiores e inferiores, maxilofaciais, vias urinárias, vias biliares, trato gastrointestinal, aparelho ginecológico, meninges, infecções de tecidos moles (pele) e também infecções ósseas.

Entre as indicações das quinolonas, o maior foco de utilização ocorre para o tratamento de infecções do trato urinário (cistite, infecção urinária e pielonefrite) na ordem de 59 %, sendo que Quinoflox é prescrito nesta indicação em 77% dos casos. Isto é fruto da consagração do produto nos últimos anos, com excelente ação na resolução dos quadros infecciosos. O Quinoflox (ciprofloxacino) é comercializado nas apresentações de 250 mg e 500 mg, e sua posologia é variável conforme a indicação médica. Em suas indicações, Quinoflox representa no mercado brasileiro o segundo produto mais prescrito.

Biolab na Internet: tudo novo! Oferecer aos consumidores e profissionais de saúde conteúdo atualizado, com páginas atraentes e facilidade de navegação. Além do layout mais leve e agradável, o novo site da Biolab oferece mais notícias, vídeos e dicas de saúde. A apresentação do portifólio da empresa também melhorou: os produtos estão divididos por linhas de negócio e a apresentação de bulas já atende às novas normas da ANVISA, separando informações exclusivas tanto para consumidores quanto para profissionais de saúde. Outras novidades, como o guia de perguntas e respostas sobre o uso de anticoncepcionais e a listagem de pontos-de-venda de produtos, nasceram de solicitações de consumidores e de pesquisas em redes sociais como o Orkut. O acompanhamento da opinião dos internautas foi fundamental no desenvolvimento do projeto: vocês sabiam que o site da Biolab recebe todos os meses quase 20 mil visitantes, sendo que 60% deles buscam principalmente informações sobre nossos medicamentos?

6


NOSSOS TALENTOS Cláudio Kiyoshi Hirai Cláudio Kiyoshi Hirai, 59 anos, é Consultor de Pesquisas Científicas da Biolab. Está na empresa há 6 anos, sendo responsável pelo laboratório de equivalência farmacêutica e pelos estudos de bioequivalência de produtos. Cláudio formou-se em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP) em 1973. Cláudio desenvolveu sua carreira profissional na área de pesquisa básica na indústria farmacêutica, trabalhando com biodisponibilidade em voluntários humanos e em animais de laboratório, testando novos fármacos. Realizou ainda estudos sobre autoradiografia de novos fármacos em animais de laboratório e screening de novas drogas antitumorais em cultura celular, e posteriormente focou em controle e garantia de qualidade. Assim, sempre atuou na área, adquirindo uma vasta experiência. Começou sua trajetória na Biolab em setembro de 2003, como Gerente de Desenvolvimento Analítico. A escolha pela profissão acabou definindo inclusive sua vida pessoal: Cláudio é casado há 34 anos com uma farmacêutica, que foi sua colega de turma da faculdade e hoje atua na área de controle de qualidade microbiológico. O casal tem três filhos, todos médicos. A família tem como hobby pescar na Ilha Grande – atividade que realizam frequentemente – e sempre que possível costumam viajar para conhecer novos lugares. Para Cláudio, a Biolab está sempre em busca de inovação e novos e melhores produtos. Por isso, para aqueles profissionais que iniciam agora suas carreiras na empresa, as perspectivas de oportunidades e desenvolvimento pessoal são inúmeras.

Marinalva Araújo Marinalva Araújo, 32 anos, conhecida pelos seus colegas como Nalva, tem simplicidade no nome e no modo de vida e carrega consigo grandes histórias que misturam lições de vida e muitas alegrias. Nascida no Jardim Ângela, bairro da zona sul da capital paulista onde mora até hoje, Nalva, já aos 7 anos de idade, vendia balas nas ruas da cidade para incrementar a renda da família. E foi por meio de uma atividade desgastante como esta que conseguiu o primeiro emprego, na fábrica da Kopenhagen, aos 18 anos de idade. Separada e mãe de três filhos, iniciou na Biolab em 2005, como auxiliar de limpeza, cargo já exercido por ela em outras empresas. Mas para Nalva trabalhar na Biolab é diferente. “Percebia que existia um preconceito muito grande com os funcionários da limpeza, nos outros locais onde trabalhei. Aqui na Biolab não existe isso. As oportunidades são para todos. O tratamento é de igualdade”, afirma. Após trabalhar por mais de três anos no departamento de limpeza, Nalva foi promovida à copeira, cargo do qual se orgulha, principalmente pelo contato direto com as pessoas. Diariamente são servidos na empresa mais de 30 cafés, além de chás e águas. Quase casada pela segunda vez, revela que seus sonhos estão além de bolo de noiva e festa de casamento. Nalva, que namora há mais de dois anos pretende casar novamente sim, mas deseja também conquistar sua casa própria e trabalhar no escritório da Biolab. “Acredito que com força de vontade podemos alcançar tudo o que desejamos. Desde cedo sou muito batalhadora e pretendo continuar neste caminho”, completa.

7


historias que dao no Site “Eu tinha muita queda de cabelo. A médica me receitou Pantogar e no 1º mês meu cabelo caiu ainda mais, fiquei desesperada. Continuei o tratamento e no segundo mês a minha queda cessou completamente. Além disso, Pantogar deixou meus cabelos macios e sedosos.” (B.G. – Abr/2009) “Eu usei Pantogar por um mês, e já estou sentindo a diferença. Eu estava com começo de calvície devido às químicas. Agora, meus

cabelos estão nascendo novamente. O produto fortifica o cabelo, pois tem queratina, cistina e associações na composição.” (L. – Londrina, Nov/2008) “Estou usando Mater Skin!!! E pelo que vejo é ótimo, estou com 32 semanas de gravidez, a barriga está grandinha e nada de estrias!!!” (B. – Set/2008)

A BIOLAB ESTAVA LÁ Biolab realiza simpósio sobre hipertensão durante XXX Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo A Biolab realizou um Simpósio Satélite sobre Hipertensão Arterial: Alvo Prioritário na Redução do Risco Cardiovascular, durante o XXX Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, que aconteceu entre os dias 30 de abril e 02 de maio, na cidade de São Paulo.

de de exercícios, não influencia no diabetes, e tem a vantagem de ser administrado apenas uma vez ao dia, aumentando a aderência ao tratamento. Além disso, ao contrário dos outros betabloqueadores existentes no mercado brasileiro, não causa disfunção erétil.

Na ocasião, Dr. Jorge Ilha Guimarães abordou o tema “O Estado atual do tratamento anti-hipertensivo”; e o Dr. Oswaldo Kohlmann Jr falou sobre “O Perfil do Nebivolol: Potência vasodilatadora do óxido nítrico”. Na trigésima edição do Congresso, a Biolab apresentou ao mercado Nebilet (nebivolol), medicamento de última geração para o tratamento da hipertensão, que rendeu aos pesquisadores Robert F. Furchgott, Louis J. Ignarro, Ferid Murad, o Prêmio Nobel de Medicina em 1998. O produto possui duplo mecanismo de ação – betabloqueador e vasodilatador – e regulariza a pressão sangüínea, aumenta a capacida-

NA IMPRENSA Na Imprensa Aconteceu no dia 20 de maio, no Octavio Café, uma coletiva de imprensa da Linha Caffe Green. Jornalistas dos principais veículos de saúde e beleza puderam conhecer os produtos da linha, elaborados a partir do fruto do café verde. Os resultados desta coletiva foram imediatos e geraram inserções como as Revista Viva Mais/SP - 11/maio que ilustramos a matéria. Na ocasião contamos com a presença da área de marketing responsável pela linha, da diretora da Cosmiatric, Dra Simone Sotto Mayor e do dermatologista Dr. Nuno Osório, que com sua experiência clínica Folha de S. Paulo/SP - 14/maio demonstrou os benefícios de Caffe Green na prevenção do envelhecimento cutâneo.

8

Jornal da Tarde/SP - 24/maio


COMPROMISSO BIOLAB

Biolab investe em responsabilidade social Preocupada em praticar ações de responsabilidade social, a Biolab cumpre seis das oito categorias consideradas pelo Painel Social da FEBRAFARMA, para avaliar as indústrias farmacêuticas brasileiras. Segundo relatório divulgado em junho de 2009, que analisa iniciativas de todo o ano de 2008, a Biolab oferece programas que beneficiam e apóiam comunidades com necessidades específicas, promove ações de incentivo à cultura, conhecimento educacional, preservação do meio-ambiente, melhoria da saúde e da qualidade de vida da população. São mais de R$1,6milhão de investimentos externos e R$3,5 milhões de investimentos internos, que beneficiam 53mil pessoas. Entre os

projetos de destaque estão o Projeto Bio-Vida, Programa Menor Aprendiz, Tratamento de Efluentes, Gerenciamento de resíduos químicos, Gerenciamento de resíduos industriais, Programa de automonitoramento das fontes de poluição, Doação de Medicamentos, Corrida pela saúde, Natal Solidário e parcerias com a APAE, além de outras instituições. Além disso, a Biolab é uma empresa comprometida com 4 das 8 Metas do Milênio, medidas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que devem ser alcançadas até 2015. A Biolab está alinhada às diretrizes mundiais de desenvolvimento sustentável, e caminha a cada ano, para uma maior atuação em todas as áreas sociais.

Biolab e Graacc: Parceria de sucesso! O McDia Feliz, que será realizado no dia 29 de agosto, entra na sua 21ª edição com o objetivo de vender 510 mil sanduíches Big Mac, superando os R$ 3,1 milhões arrecadados em 2008. Nesse dia, toda a renda obtida com a venda de sanduíches Big Mac, além de outros produtos (como chaveiros, camisetas e bonés), é revertida ao GRAACC, ajudando no tratamento do câncer infantil. Mais uma vez, a BIOLAB irá apoiar de coração essa iniciativa. Este ano a empresa adquiriu 14 mil tickets, 2 mil a mais do que no ano passado. Acompanhe as informações sobre o McDia Feliz nos murais de sua unidade!

9


DE MÃOS DADAS

Saúde bucal também é prioridade na Biolab Uma atividade que é sucesso e está cada vez mais melhorando a saúde dos colaboradores e dependentes da Biolab é a parceria da empresa com as dentistas que prestam atendimento todos os dias na Unidade de Taboão da Serra. Tal parceria já existe há quase 10 anos e de lá pra cá, muitos resultados foram conferidos. A Dra. Maristella Ramalho da Silva, que atende na Biolab desde que este projeto foi iniciado, em 1999, vê vários progressos nesse período: “Nesses 10 anos, vejo que os colaboradores e dependentes estão mais conscientes da necessidade de ir ao dentista regularmente. Muitos já perceberam que o segredo para um tratamento mais agradável e tranqüilo é não deixar que os problemas se agravem com o tempo, e se consultar a cada 6 meses. Ninguém é obrigado a passar por consulta, mas todos são convocados e hoje já virou rotina para muitos”, afirma. Responsável por cuidar da saúde bucal dos funcionários e cônjuges, Dra. Maristella conta que muitos adultos têm receio de ir ao dentista, pois nunca se trataram e têm aqui sua primeira oportunidade. Eles sabem que este é um benefício muito valioso, já que muitos não poderiam realizar os tratamentos se não houvesse essa parceria com a Biolab. “Fazemos aqui tratamentos completos, de canal, restauração, profilaxia e extrações. Além disso, a empresa disponibiliza o que há de melhor em termos de material. Em 2006 houve uma reforma no consultório, quando todos os equipamentos foram trocados por outros mais modernos. Há 3 anos, para que esta parceria se tornasse ainda mais abrangente, a Dra. Heloísa Demétrio Alkessuani Fernandes começou a atender os filhos dos colaboradores. Crianças e jovens de 6 a 18 anos agora também recebem todo o tratamento dentário de que precisam e começam desde cedo a perder o receio das visitas ao dentista. “Atender aos pequenos, além de importante, é muito motivador. Durante as consultas, as crianças vão adquirindo confiança no nosso trabalho e acabam contando das coisas da escola, do seu mundinho. A alegria delas torna meu trabalho mais leve, prazeroso”, conta.

10

Especializada em odontopediatria, Dra. Heloísa explica que é importante que as crianças comecem a ir ao dentista cedo, para evitar alguns problemas sérios: “Algumas perdem dentes por descuido, má-escovação”. Dra. Maristella e Dra. Heloísa atendem diariamente, em esquema de revezamento, na Unidade de Taboão.


NOSSA FORÇA Casos de Sucesso: Portal de Treinamento O Portal de Treinamento da Biolab conta com diversos casos de sucesso postados pela força de vendas de todo o país. Três mensagens foram escolhidas com o objetivo de compartilhar com você, nesta edição do Jornal Novo Mundo, as conquistas da nossa empresa.

2009

Elisangela Freitas Souza - 08/06/

na Drogaria Farmais, em No dia 02/06/2009, foi realizado de estreitar laços entre a Osasco/SP, um evento com o objetivo ocasião, uma forte parNa aria. Biolab e esta importante drog ais, foi estabelecida e as ceria com o Sr. Dejair, dono da Farm Souza da Bio II e Ana Paula representantes Elisangela de Freitas eram, por meio do site da Buranello de Vendas Noroeste, vend (cinco mil e quinhentos 0,00 5.50 PROFARMA, um valor de R$ iologia, ginecologia, pediareais) em produtos da linha de card dos principais lançamentria, dermatologia e Cosmiatric, além ric foi negociada ainda miat tos, como NEBILET. Para a linha Cos tégico de destaque, estra to pon uma gôndola central, em um com grande visibilidade.

Ofir Teixeira Junior - 07/06/200 9 Caros Colegas, gostaria de compart ilhar com vocês mais uma conquista. Conseguimos padronizar o nosso produto Mater Care, na Clínica e Maternidade Sant a Fé, maior maternidade privada da cidade de Teresina, Piau í. No local acontecem em média 220 partos por mês. Agora, cada paciente leva para casa um folheto informativo que indica o uso de Mater Care para a proteção dos mamilos.

Viegas Sílvia Souza Apoitia dos Santos 28/04/2009 ão, em Porto Alegre, o Dia 26 de abril foi realizado no Parc ram atividades como giDia da Saúde. Na ocasião acontece nação contra a gripe, vaci , nástica, massagens, aulas de boxe entre outras. parceria com a Farmácia Analisando esta oportunidade, em to, disponibilizando colDigital, a Biolab participou do even evento aconteceu em mo mes chonetes de Hematom. Este presente em todos, com o outros parques e a Biolab esteve aton e reforçar o comproobjetivo de consolidar a marca Hem misso da Biolab com a saúde.

11


ESPAÇO ABERTO

Biolab oferece suporte personalizado às pessoas com deficiência (PCDs) Preocupada com os portadores de necessidades especiais, a Biolab oferece acompanhamento personalizado a cada colaborador, proporcionando o melhor suporte às suas deficiências. Este apoio diferenciado consiste em permitir que o PCD trabalhe com conforto, em condições adequadas às suas necessidades. Sendo assim, a Biolab direciona sempre que necessário estas pessoas a consultas médicas e, a partir da avaliação dos especialistas, disponibiliza equipamentos ajustados a cada colaborador. Com ações integradas, a Biolab prepara-se para receber seus novos funcionários; o RH investe em treinamentos dos funcionários que recebem os PCDs e capacitação dos mesmos. A Segurança do Trabalho, juntamente com a Engenharia, adequam as instalações com corrimões, rampas de acesso, faixas de segurança e outras mudanças físicas na estrutura de todas as unidades. E a ATIVUS assiste a empresa nas adequações nos postos de trabalho para melhor atendê-los. “Nosso objetivo é facilitar a integração das pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência. Dar a oportunidade de seguir uma carreira profissional com igualdade, com condições adequadas, que favoreçam o desenvolvimento de suas atividades”, diz Dra. Maria Luisa H. de Oliveira, Fisioterapeuta e Consultora de Ergonomia e Ginástica Laboral da ATIVUS.

EXPOSIÇÃO PINACOTECA Biolab apoiando a Cultura A Biolab é uma das patrocinadoras da exposição: Pedro Weingartner – Um artista entre o Velho e o Novo Mundo (1853-1929), que acontece na Pinacoteca do Estado de São Paulo, até dia 9 de agosto. O artista brasileiro, que passou a vida no Rio Grande do Sul, é um dos mais destacados da pintura de gênero do século XIX. Os visitantes da mostra poderão conferir cerca de 120 obras que compõem sua trajetória (regionalismo, pintura de gênero, modos e costumes), de terça a domingo, das 10 às 18h. A Pinacoteca fica na Praça da Luz, 2 – telefone: (11) 3324-1000. Informações pelo site: www.pinacoteca.org.br. Os funcionários da Biolab e seus familiares estão convidados!

12

Tempora mutantur, 1898 (Roma)


DEPOIS DAS 6

Do laboratório para o fundo do mar: Fernanda Teles descobriu no mergulho uma nova atividade profissional Quando Fernanda Teles, supervisora de garantia da Biolab na Unidade de Taboão da Serra, começou a trabalhar na empresa em 2003, não imaginava que aquele ano ainda lhe reservaria muitas surpresas. Três meses depois de ingressar na Biolab, Fernanda recebeu um presente inusitado de dia dos namorados. Eduardo Sclearuc, seu marido, acostumado desde os 15 anos com a prática do mergulho, resolveu levar a esposa para conhecer o fundo do mar e a presenteou com um curso de mergulho. Fernanda, que até então só o acompanhava no barco, desbravou o mundo submarino.

cursos de aperfeiçoamento e em 2004 tornou-se Dive Máster, do inglês-mergulhadora profissional, e já não supervisionava apenas boas práticas de fabricação. A partir dali, orientar mergulhadores de primeira viagem tornou-se sua segunda atividade. “Em uma ocasião estavam pai e filho no barco, o homem estava nervoso e deixava a criança ainda mais tensa, fui até os dois e conversei com o menino. O pai acabou desistindo mas, o filho não. Observar a satisfação e a superação do pequeno foi muito legal”, afirma.

Parati , no estado do Rio de Janeiro, foi o palco do primeiro mergulho de Fernanda. Depois de passar por aulas práticas e teóricas, a supervisora da Biolab foi surpreendida. “Sai de lá apaixonada, vi o Nero, que é um peixe enorme, estrelas do mar, entre outros animais marinhos. Mas, o que me completou foi a sensação de estar em outra realidade”, conta emocionada. A partir daquele momento seus fins de semana passaram a ser diferentes. O mergulho deixou de ser um hobby. Fernanda fez

Em uma de suas férias, a mergulhadora foi a Fernando de Noronha e passou um mês ministrando aulas de mergulho. Segundo ela, nesta viagem um momento foi marcante. “Vimos um barco naufragado, foi lindo, era como se o avistássemos de cima, era perfeito” lembra. Depois de 6 anos de prática, Fernanda diz que uma hora de mergulho equivale a uma noite bem dormida. “Quando vim do interior para São Paulo, o estresse e agito do dia-a-dia me estimularam a continuar com esta atividade. O mergulho é fascinante, meu prazer é respirar embaixo d água”, encerra.

Fernanda Teles no centro dos colegas de mergulho

Fernanda Teles mergulhando

Cuidados com resíduos químicos O gerenciamento correto dos resíduos químicos, gerados principalmente nos laboratórios de Pesquisa & Desenvolvimento e controle da qualidade, sempre foi uma grande preocupação para a Biolab. Na história mundial, alguns acidentes com grande impacto ao meio ambiente foram responsáveis pela morte de milhares de pessoas.

Desta forma, foi constituído um Grupo Técnico de trabalho permanente, com representantes de todos os laboratórios da Biolab, com a finalidade de melhorar os procedimentos e o gerenciamento de armazenamento e descarte dos resíduos químicos gerados. Esta é mais uma ação da Biolab com foco na preservação ambiental!

13


HOTEL

Noite especial para os namorados O Dia dos Namorados se tornou um evento tradicional na programação do Marques Plaza Hotel. Celebrada desde 2003 no hotel, a data teve novidades para os hóspedes e convidados neste ano. No dia 12 de junho, foram oferecidos dois ambientes diferenciados para esta noite especial: o Restaurante Lugano, com um pianista tocando ao vivo, e a Área da Fonte, também com um músico cantando ao vivo. Além disso, um cardápio especial para esta data foi elaborado pelo Chef Márcio Santos. Mesmo se tratando de uma noite tradicionalmente romântica, o Marques Plaza Hotel recebeu neste evento pessoas com perfil bem variado: não somente casais de namorados, mas também famílias e grupos de amigos. Isso fez com que o momento fosse ainda mais especial: um público diferenciado e exigente que busca um lugar aconchegante e requintado.

Restaurante Lugano decorado para o Dia dos Namorados

14


Festas típicas do Brasil O Brasil, devido às suas dimensões continentais, apresenta uma cultura muito diversificada. Cada região apresenta costumes, tradições e festas típicas. Por isso, os turistas ficam encantados ao visitar o país. Para eles, existem vários países dentro do Brasil. E faz sentido...saiba mais sobre alguns eventos regionais! O Festival folclórico de Parintins é uma festa típica da região Norte do Brasil que acontece anualmente, desde 1965. Nela, duas agremiações competem entre si: Boi Garantido (representado pela cor vermelha) e Boi Caprichoso (representado pela cor azul). A apresentação acontece no Bumbódromo, um tipo de estádio em formato de uma cabeça de boi estilizada, com capacidade para 35 mil espectadores. As festas juninas, por sua vez, acontecem no Brasil todo, mas as mais famosas se concentram na região Nordeste. Elas são relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, celebrada antigamente em 24 de junho. Na Idade Média, foi cristianizada como “festa de São João”. Balões, fogueiras e o mastro de São João são elementos que não podem faltar numa boa festa junina, assim como a tradicional quadrilha. Já na região Sul, o Festival Farroupilha é o evento anual de maior destaque. Conhecida como a “festa máxima dos gaúchos”, é uma ocasião onde os habitantes locais e turistas podem conhecer melhor a história do Rio Grande do Sul, além de sua música, culinária e costumes. Shows e atividades culturais compõem a programação do Festival, que acontece em setembro, na cidade de Canela.

O DESAFIO DESTA EDIÇÃO É: Pergunta:

Qual é a lenda retratada pelo ritual dos Bumbás? A) A lenda da rivalidade entre duas famílias, Garantido e Caprichoso; B) A lenda de Pai Francisco e Mãe Catirina, que conseguem, com a ajuda do Pajé, fazer renascer o boi do patrão; C) A lenda da rivalidade entre os moradores de duas aldeias indígenas que existiram a muitos anos atrás, na região do Estado do Amazonas; D) A lenda que retrata a contraposição entre razão (representada pela estrela, símbolo do Caprichoso) e emoção (representada pelo coração, símbolo do Garantido); E) A lenda de dois homens que, graças aos rituais de um Pajé, são transformados em bois e se confrontaram até a morte.

Resposta: A

B

C

D

E

Nome: Unidade:

Fone:


Festas típicas do Brasil

Festival Farroupilha Festival de Parintins

Quadrilha

Para participar encaminhe sua resposta ao coordenador de Recursos Humanos de sua unidade, ou ao seu Gerente Regional. Os sorteios, entre os que responderem corretamente, acontecerão no dia 10 de agosto. Participe e concorra a prêmios.

A resposta do Antenado da edição anterior é a alternativa 2 Confira a lista dos sorteados da última edição: Filial RJ - Augusto Conrado Filial CO/NO - Gilson S. Rocha Filial SUL - Ivone Camargo Unidade TS - Rodrigo B. do Nascimento Filial SPC - Adilson G. Evangelista Unidade JD - Jussara O. Marcelino Filial SPI - Manoel E. Barboza Unidade IT - Milena Ikuno Filial NE - Cordeiro de L. Cavalcante Unidade C.A - Clara Rosa Gonçalves

Dia das Mães no Brasil

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio.


Sugestão de Nome (olha lá, hein?):

Nome:

Unidade:

Recorte e preencha esta aba com sua sugestão, deposite na caixinha do Mural de sua Unidade ou encaminhe via malote para Departamento de Comunicação – C.A., até o dia 17/08/2009.

Como você sabe, o nome é algo que carregamos conosco para sempre então, por favor, leve a sério minha pergunta e pegue leve na hora de sugerir um nome para mim. Capriche, pois o vencedor ou vencedores, além de serem meus padrinhos estarão participando de uma fase importante na história da Biolab.


Novo Mundo Edição 07