NT CV 14

Page 5

África tem nome de mulher

Por Dai Varela Fotografia por Dai Varela

DINA SALÚSTIO

Dina Salústio é uma escritora cabo-verdiana que acompanha o seu tempo e que não nega seu gosto em fazer parte das lutas nos problemas e preocupações das pessoas. Iniciou-se em 1980 a escrever para a rádio, altura em que também publicava nos periódicos nacionais. Só depois viria a publicar em livro a obra “Mornas eram as Noites” (1992), uma coletânea de seus artigos pelos jornais e revistas, o romance “A Louca de Serrano” (1998) e os livros infantojuvenis “Estrelinha Tlim-Tlim” (1998) e “O Que os olhos não veem” (2002), em coautoria com Marilene Pereira. Mais tarde publica o romance “Filhas do Vento” (2009) e a coletânea de contos “Filhos de Deus” (2018). No início de maio deste ano lançou o romance intitulado

“Veromar”. Autora condecorada pelo Presidência da República com a 1ª classe da Medalha do Vulcão (Cabo Verde 2010) pelo seu contributo às letras, Dina Salústio é vencedora do Prémio PEN Clube Galícia ‘Rosalía de Castro’ (Espanha 2016), na categoria de Literatura de Língua Portuguesa. Recentemente o seu livro “A Louca de Serrano” (2018) recebeu o Prémio PEN de Tradução para Língua Inglesa do PEN Clube Inglês, na tradução “The Madwoman of Serrano”. Contudo, Dina Salústio aponta como um dos maiores prémios vivenciar a reação do seu leitor ou assistir a uma dramatização de um conto, um poema ou uma parte dum livro seu pelos jovens estudantes. Um prémio que a emociona e lhe arranca lágrimas.

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.