5ª Bienal de São Paulo (1959) - Catálogo

Page 403

URUGUAI

pintura e, por naturais limitações, quanto ao número de ar. tistas e de obras, a remessa é apenas uma parte do que o Uruguai possue e realiza no campo da pintura contemporânea, cujas variaàas expressões anImam a vida atual do país. Os seis artistas selecionados para esta Bienal possuem as qualidades fundamentais que dão caráter à arte moderna; porém, todos e cada um dêle3, im. primiram em sua obra a marca pessoal que os di· ferencia dentro do movimento pictórico uruguaio, e seguramente no amplo quadro que corresponde ao padrão da' V Bienal de São Paulo. As dinâmicas influências da grande pintura atual do mundo, que se fazem sentir em todos os meios, com vigorosa reciprocidade, não impediram a Norberto Berdia, José Echave. Amalia Nif:;to, Adolfo Halty, Juan Boris Gure.wttsch e Manuel Espinola, dar a suas respectivas obras êsse impulso próprio nq busca, essa inspiração genuina na criação, essa diversidade íntima do espírito e da técnica que for. mam o conceito do plástico que se dirige pelos ca· 'minhos ultra·tnocltrn03da arte. A êles corresponde, pois, nesta hora, a mensagem pictórica do Uruguai, no panorama geral da plásti. ca atual, que honra o país irmão. Julio Caporale Scelta

pintura

NORBERTO BERDIA (1900) 1 2 3 4 5

PARALELISMOS CONTRASTANTES. 60 x 8I. UM CERTO BRANCO. 73 x 50. FUGITIVAS. 116 x 81. VIBRAÇAO TROPICAL. 118 x 8I. CINZAS ORTOGONAIS. 60 x 70.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.