Page 48

Austria Comissário: CARL Exposição Organizada: Kunst, VIENA

UNGER

Akademie für Angewandte·

Ernst Fuchs é um dos líderes do movimento pictórico conhecido como "Realismo Fantástico de Viena". Ao Surrealismo pertencem as suas primeiras obras. de realce, concebidas nos anos de 1945/46. Nas obras posteriores revela-sC' a amplitude de sua temática e o modo com que apresenta os diversos problemas, ligando-se a motivos e símbolos do Velho e do Nôvo Testamento,. através do que exprime visivelmente sua atitude diante do mundo hodierno .. De seus trabalhos apresentados o ponto culminante são os três grandes quadros do "Rosário" (3x3m), pintados em pergaminho entre os anos de 1958 e 61 para a restauração da Igreja de Rosário em Viena. Os quadros que se assemelham a estandartes soltos, compõem o altar daquela Igreja, cujointerior já foi adaptado à nova liturgia pelos arquitetos Gsteu e Achleitner Sua colocação é variável, formando assim verdadeiros elementos de um ambiente e que já se encontram em função. O Mistério do Rosário, do ponto de vista muito pessoal do artista, torna-se motivo de uma visionária análise· de Um complexo mundo metafísico.

Adolf Frohner, um expoe:lte do l'art brut, na Áustria é representado por uma seleção de quadros que revela no seu trabalho, seus contrastes e tensões. Seu problema central é o homem apresentado como criatura ligada à realidade, à vida. Pinta-o. das suas próprias emoções e de suas relações poéticas com o ambiente. Primeiro encontram-se seus impulsos no "action painting", quando fica influenciado por idéias do nôvo materialismo; limita, durante essa fase, seus meios creativos à fôrça expressiva da matéria. Em 1966, porém, encaminha-se para um nôvo expressionismo, usando de todos os meios de expressão até então adquiridos, da montagem até o gesto vital. Muitas vêzes intensifica suas criações no sentido de um "esteticismo canhestro", nas suas deformações, que violenta a superfície do objeto, com o fim de descobrir e revelar a sua vida latente. Seus expressivos desenhos, criados através de seu contato com a realidade e as gravuras do cíelo "o ballet vulgar", proporcionam uma idéia da obra de um pintor vital. Carl UlIger

Erust Fuchs est un des chefs do mouvement pictorique appelé "Réalisme Fantastique de l'Ecole de Vienne". Les premieres oeuvres conçues dans les années de 1945/46 relévent du Surréalisme. Dans les oeuvres, postérieures. se révele la largeur de sa thématique et la maniere par laquelle il présente leso problemes divers en s'attachant à des sujets et à des symboles de l'Ancien et du Nouveau Testament par ou il exprime visiblement son· attitude face au monde moderne.

28

Profile for Bienal São Paulo

10ª Bienal de São Paulo (1969) - Catálogo I  

Primeira parte do Catálogo da 10ª Bienal de São Paulo (1969).

10ª Bienal de São Paulo (1969) - Catálogo I  

Primeira parte do Catálogo da 10ª Bienal de São Paulo (1969).

Profile for bienal