Page 1

GOVERNO DO PARANÁ E COPEL Apresentam

BIENAL de Teatro Lambe Lambe Paranaguá-PR - Brasil

- Online acessível em libras

de 15 a 22 de

maio / 2021

Acompanhe no Facebook e canal do Youtube

Bienal Lambe Lambe


Equipe Bienal Coordenação Geral: Inecê Gomes Produção Executiva: Jacques Beauvoir Realização: Trágica Cia de Arte Direção de Produção: Érika Mityko Assistência de Produção: Carolina Scabora Designer: Leandro de Maman Social Media: Rodrigo Batista Assessoria de Imprensa e fotograa: Ivan Ivanovik Curadoria: Inecê Gomes e Jacques Beauvoir Registro Audiovisual: Sônia Morena Assessoria Jurídica: Renata de Resende Gomes Contabilidade: Elisangela Joaquim dos Santos Captação de Recursos: Thadeu Peronne Transmissão: W7 Films Vinheta de abertura: Lendário Tchonsky em busca de seu lambe-lambe Trilha Sonora Original Ruddy Castillo Rojas Libras: Ilibras – Instituto de Libras


BIENAL de Teatro Lambe Lambe Paranaguá-PR - Brasil | Online

de 15 a 22 de

maio / 2021

Para a primeira edição da Bienal de Teatro LambeLambe a curadoria acolheu os espetáculos inscritos e observou algumas tendências que deram sentido à composição da programação para além critérios previstos no edital, diversidade de linguagem, qualidade artística e coerência de proposta como princípios e característica da Bienal, cujo objetivo era inicialmente propor ao público uma conexão visual, sensível e reexiva ao compartilhar o espaço público da cidade de Paranaguá. Nietzsche quando armou que “somente a arte pode transgurar a desordem do mundo”, de certa forma ilustrou o que se vivencia atualmente, o mundo num caos e a arte, cada vez mais, a ocupar o espaço virtual e levar um respiro para as pessoas suportarem dias tão difíceis. O Teatro Lambe-Lambe, ao longo dos seus 31 anos, se tornou um movimento coletivo, que ocupou ruas, praças e parques, como uma grande instalação urbana, interferindo na estética das cidades e no cotidiano das pessoas, convidando-as a espiar e ter uma experiência particular e íntima. Assim, ao repensar a Bienal para o formato online organizamos a programação de modo que os espetáculos “se entrelacem”, criem um diálogo entre eles, tanto em representação, quanto em imagens arquetípicas e de força dramatúrgica, a m de que a experiência de ver estes espetáculos na tela em um momento de pandemia seja potencializada e instigue o espectador a reetir sobre os temas que nos ressaltaram aos olhos “Estou só?”, “Me Conta uma História” e “Entre a vida e a morte”. Curadoras

Inecê Gomes e Jacques Beauvoir


15/05 - sábado

16h

Acompanhe no Youtube e Facebook

acessível em libras

Bienal Lambe Lambe

ABERTURA

O Teatro de Animação é poesia em movimento. Uma metáfora entre o ser e o vir a ser espelhado no objeto a ser animado.

Palestra/ Espetáculo

“O Vir a Ser” Denise di Santos Teatro Lambe Lambe da Bahia Salvador/BA Brasil

Foto: Sérgio Biff

A primeira edição de Circo de Papel foi em 1997, em Salvador/BA, inspirado pelo espetáculo de Teatro de Bonecos baseado no circo. Foi escrito com a irreverência do circo. Plástico, divertido, político e ecológico. Agora em formato de e-book recebe a ilustração de Solange Valladão.

Lançamento do Livro Virtual

Circo de Papel Foto: Sérgio Biff

Ismine Lima Monte Verde/MG Brasil

Um drama onde a solidão se torna a esperança, um espaço onde a vida acontece.

Esperando Dora Ismine Lima Teatro Lambe Lambe Um espaço para Olhar Monte Verde/MG/ Brasil

Foto: Jacques Beauvoir


16/05 - domingo

Acompanhe no Youtube e Facebook

acessível em libras

Bienal Lambe Lambe

16h Uma velhinha, uma mesa de café pronta e a espera ansiosa por alguém ou algo. De repente, a casa é preenchida por visitas inusitadas que provocam uma mudança de humor na personagem.

A espera Alessandra Nascimento Cia Fuxico de Teatro Santo André/SP Brasil

Fotos: Ronaldo Barbosa

Neste pequeno “Relicário”, encontros e lembranças contam a história. Quando os dias passam e as memórias se mantem vivas por meio de pequenos afetos, a saudade mantém duas pessoas do passado, ligadas através do tempo.

Relicário d’ela Michelle Maria Teatro de Caixeiros Ribeirão Preto/SP Brasil Foto: Vinicius Barros

Neste pequeno “Relicário”, encontros e lembranças contam a história. Quando os dias passam e as memórias se mantem vivas por meio de pequenos afetos, a saudade mantém duas pessoas do passado, ligadas através do tempo.

Relicário d’ele Flávio Racy Teatro de Caixeiros Ribeirão Preto/SP Brasil

Foto: Vinicius Barros


16/05 - domingo

Acompanhe no Youtube e Facebook

Bienal Lambe Lambe

acessível em libras

16h Uma mulher que consegue sobreviver a uma migração. As migrações de seres em busca de outro lugar para morar, ir em busca de uma “terra prometida”, um lugar amigo para morar.

Humano Camila Landon Vío OANI Teatro Valparaíso/Chile Foto: Marcelo Olivares Melendez

Nesta palestra, Camila Landon compartilhará conosco sua experiência pré e pós-pandêmica como diretora geral do FESTILAMBE de Valparaíso, o Festival Internacional de Teatro Lambe-Lambe do Chile, criado e organizado desde 2014 pela Fundação OANI de Teatro que conta com 6 edições e é um dos maiores na categoria na América Latina

Palestra:

Contagiando Humanidades Gestão de Festivais Pré e Pós Pandemia no Chile

Camila Landon Vío Oani Teatro Valparaíso Chile


17/05 - segunda

Acompanhe no Youtube e Facebook

Bienal Lambe Lambe

acessível em libras

19h

Missiva Mônica Longo Cia Mútua Itajaí/SC Brasil

Foto: Cia Mútua

As mensagens em garrafas estão pelo mundo, jogadas ao sabor das ondas. Que m elas levam…vão ao fundo ou encalham? São profundas ou 'algo que as valham'? Inspirado nessas garrafas sem destino, que navegam pelos mares à procura de alguém que as decifre. A estética foi concebida a partir das cartas, bilhetes e recados recebidos pela autora.

A humanidade dos materiais e a alegoria das cavernas contemporâneas. Um recorte ilustrado na multidão. Um personagem feito à mão, redescobrindo sua alma de pássaro em um apartamento tomado por pombos.

Me voe Murilo Cesca Me Voe Artesania Foto: Murilo Cesca

Um ser solitário que percebe um grande buraco no peito. Buscando a razão de sua solidão numa carta, o boneco se vê entre car e partir, entre a espera do retorno e a busca deste motivo, desta pessoa, deste tempo, momento ou lugar que alimentam e saciam esta falta: sua saudade.

Saudade Pedro Cobra Cia PlastikOnírica Santos/SP Brasil

Sertãozinho/SP Brasil

Foto: Nadja Kouchi


17/05 - segunda

Acompanhe no Youtube e Facebook

Bienal Lambe Lambe

acessível em libras

19h Você já voou? Sabes usar suas asas? Como estão suas asas?? Livremente inspirado no micro conto "O Cara que perdeu as Asas" de Borges de Garuva, o espetáculo se propõe a discutir o enquadramento imposto nas pessoas através da atual sociedade.

Asas? Cassio Correia Essaé Cia Joinville/SC Brasil

Foto: Sandra Coelho

Uma história do tempo em nossos tempos. Pantomima baseada em um poema da atriz bonequeira Mónica Morán, desaparecida durante a última ditadura militar na Argentina.

De cuando el tiempo abandono los relojes Margarita Fioriti CHIA Teatro em Miniatura Foto: Colectivo Titiriteros Traslasierra

Traslasierra/ Argentina

20h30 Laboratório de Teatro Lambe Lambe:

Estou só? Mediação

Amabilis de Jesus UNESPAR Curitiba/PR/Brasil Plataforma ZOOM

Artistas que se apresentam na Bienal de 15 a 17 de maio conversam sobre o tema “Estou Só” e as relações possíveis entre os espetáculos e processos criativos. Amabilis de Jesus é doutora em Artes Cênicas pela UFBA, mestre em Teatro pela UDESC, especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte-Educação pela FAP, licenciada em Artes Plásticas pela UFPR. Desde 1996 é professora no Colegiado de Artes Cênicas da UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP, das disciplinas de Figurino, Cenograa e Estudos da Performance. Também atua como gurinista em parceria com diversos grupos de teatro, teatro de animação e dança.


18/05 - terça

Acompanhe no Youtube e Facebook

acessível em libras

Bienal Lambe Lambe

19h

Documentário:

Mímico andarilho e seu encontro com o Teatro Lambe Lambe

Documentário em que o “Mímico Andarilho”, indo ao encontro cotidiano com as ruas e pessoas que realizam alguma atividade de expressão artística em espaço público, se depara com o teatro lambe-lambe.

Carlos Javkin Milongas Sentimentais Teatro Popular São José dos Campos/ SP / Brasil

Sob a temática das lendas brasileiras, indígenas e caboclas que trazem em sua essência o imaginário popular, uma narrativa sem palavras das lendas do Curupira, Boitatá, do Saci e da Iara. Uma grande oresta brasileira com bambuzais, cachoeira e diferentes plantas, transportando o espectador para a misteriosa mata onde vivem as lendárias criaturas, fazendo alusão à Amazônia.

Caixa de Mitos Foto: Bento Viana

Amara Hurtado Mariana Baeta Jirlene Pascoal As Caixeiras Cia. de Bonecas Brasília/DF Brasil


18/05 - terça

Acompanhe no Youtube e Facebook

acessível em libras

Bienal Lambe Lambe

19h O medo de onça mantém Guaraci isolado na tribo, mas seu imaginário o faz ir mais longe.

Guaraci Fabrício Neri Grupo Depois do Ensaio Rio de Janeiro/RJ Brasil

Foto: Igor Vinagre.

O m eni no Joc a v i v e mergulhado em tecnologias, mas um dia uma visita inesperada quebra sua rotina e muda completamente sua forma de ver o mundo.

Quintal Adriana Martins Foto: Ane Souz

Cia LuaPraRua Catas Altas/MG Brasil


19/05 - quarta

Acompanhe no Youtube e Facebook

acessível em libras

Bienal Lambe Lambe

19h A partir da capa do disco do compositor Cartola, o retrato afetuoso do cotidiano numa comunidade carioca.

Zicartola bem na foto Sergio Biff Cia Títeres da Magéia Maricá/RJ Brasil

Foto: Sergio Biff

Uma criança tenta a todo custo pegar uma estrela, mas o destino tem uma surpresa reservada para ela.

Cuentos vagabundos Sol Gutiérrez Triciclodemetal Fotos: Triciclo de Metal

Este espetáculo se propõe a valorizar os sentidos, nas formas de observar o mundo, La Mar é uma experiência sensorial interativa.

La mar Vanina Zequeira Movimiento Piruleta Buenos Aires/ Argentina

Xalapa/ México

Foto: Movimiento Piruleta


20/05 - quinta

Acompanhe no Youtube e Facebook

Bienal Lambe Lambe

acessível em libras

19h Teatro de Figuras que funde a linguagem do teatro lambelambe ao toy theatre e constrói uma armadilha dramatúrgica e ao nal insere o público nas aventuras do contador de histórias Valentin. O conto “Os Músicos de Bremen” é encenado à partir da manipulação de guras dentro de uma caixa, que ora parece uma máquina, ora parece um antigo brinquedo.

Teatro de Caixa Rudinei Morales Rudinei Morales Teatro de Animação

Foto: León Naieisch

PortoAlegre/RS Brasil

Uma história de amor, que passa pelo tempo

Foto: Natasha Chauderlot

La maldición del amor verdadero Natacha Chauderlot Córdoba/ Argentina


20/05 - quinta

Acompanhe no Youtube e Facebook

Bienal Lambe Lambe

acessível em libras

19h Num dia qualquer um encontro doce, como a chuva de caju que cai de repente no calor mais duro de novembro, linda. Como um vento num pasto bem grande.

Encontro Foto: Vinicius Barros

Cézar Mazari Teatro de Caixeiros Ribeirão Preto/SP Brasil

20h30 Artistas que se apresentam na Bienal de 18 a 20 de maio conversam sobre as formas de conexão com o imaginário.

Laboratório de Teatro Lambe Lambe:

Me conta uma história? Mediação

Andrea Rosa Cia Experimentus Itajaí/SC/Brasi Plataforma ZOOM

Andréa Rosa é atriz, produtora e articuladora cultural. Integrante da Cia Experimentus (Itajaí/SC) como atriz e produtora desde 2013, onde atualmente atua nos espetáculos “Meu Pai é um Homem Pássaro” e “Dois Amores e um Bicho”. É idealizadora, curadora e coordenadora do “FESTINFANTE - Festival de Teatro e Artes Integradas para a Infância”, que em 2021 realiza a sua quinta edição. É coordenadora da Patavinas Culturais que realiza produção, articulação, pesquisa e criação transitando entre Arte, Cultura, Educação e Infância. Presidente da Ativa Rede Educação e Cultura, colaboradora da Vila Sete Zero Cinco Casa de Arte, espaço cultural e sede da Cia Experimentus, Grupo Risco de Teatro, Karma Coletivo de Artes Cênicas, Gol de Placa Comunicação e NuAr Musical, desde 2017.


21/05 - sexta

Acompanhe no Youtube e Facebook

acessível em libras

Bienal Lambe Lambe

19h Uma história de fantasia num ambiente de terror protagonizada pela morte que não nos deixa escapar!

R.I.P. Ruddy Castillo Rojas Cia La Polilla Foto: Ruddy Castillo

Paranaguá /PR Brasil

História de uma senhora só e simples, que recebe em um dia úmido uma visita bem inusitada.

Sopa de pedra Cazula Mariana Teatro de Caixeiros Ribeirão Preto/SP Brasil

Foto: Vinicius Barros

Inspirada livremente no texto “La Sed”, de Rafael Curci, uma reexão sobre as diversas 'sedes' que o ser humano sente nos desertos da vida. “É a alma hoje que está tão deserta. Morre-se de sede” (SaintExupéry) E você, tem sede de quê?

Miragem Guilherme Peixoto Cia Mútua Foto: Cia Mútua

Itajaí/SC Brasil


21/05 - sexta

Acompanhe no Youtube e Facebook

acessível em libras

Bienal Lambe Lambe

19h Inspirado no texto de Eurípedes, Hécuba, um fragmento da dor que une passado e presente.

Fragmentos de Hécuba Alyne Rocha Substrato Cênico Produções Artísticas Curitiba/PR Brasil

Foto: Daniel Sorrentino

Em um antigo teatro, hoje, não tem espetáculo. E na solidão de seu camarim, ela deixa tudo para esperar aquele instante de passagem. Realidade ou sonho?

Gato Negro Gabriela Cespedes Foto: Paula Santoni.

Cia Gabriela Clavo y Canela Mendoza/ Argentina


22/05 - sábado

Acompanhe no Youtube e Facebook

Bienal Lambe Lambe

acessível em libras

16h Ao longo da sua vida, Irene olha pela janela o largo que se vai transformando e sendo habitado por diferentes personagens. O imaginário da vida duma mulher por detrás duma janela.

Uma janela para o Largo Ana Piu Teatro Balbuinas Campinas / SP Brasil

Foto: Sérgio Biff

Mulher poesia, mulher do porto. Cais dos amantes, dos perdidos. Venerada, temida, excluída. Partindo da música Cais do Corpo de Paulo Freire, o espetáculo apresenta de forma poética e lírica o mito “Maria do Cais”, personagem real e folclórica dos portos brasileiros.

Maria do Cais Jô Fornari Cia Andante Foto: Eduardo Martinelli

Imagens que evocam a ancestralidade das forças femininas criadoras do universo. A gura da grande Deusa Aranha que a e tece os destinos dos homens e das mulheres numa viagem cósmica e íntima para além das fronteiras da vida e da morte, do real e do imaginário.

A andeira Larissa Miyashiro Cia PlastikOnírica Santos/ SP Brasil

Canelinha/ SC Brasil

Fotos: Nadja Kouchi


22/05 - sábado

Acompanhe no Youtube e Facebook

acessível em libras

Bienal Lambe Lambe

16h Antonina é uma doce senhora que passa seus dias atrás de uma máquina de costura. Outrora fora cantora de rádio, mas a vida a levou para outros caminhos. Antonina pode ter esquecido seus sonhos, mas seus sonhos nunca se esqueceram dela.

Antonina, Little Star Julia Campos Cia DelaSó Taubaté/SP Brasil

Foto: Cayo Vieira

17h30 Artistas que se apresentam na Bienal de 21 a 22 de maio conversam sobre vida e morte, medo e desejo. Sandra Coelho é Artista, com incursões em Teatro, Literatura e Artes Visuais. Psicóloga, criadora e diretora da Trilogia de Teatro Lambe-lambe Mistérios de Elêusis e de Therese, obra que no ano de 2017 foi contemplada com o Prêmio Iberescena de Co-produção de espetáculos dentro do projeto Instantes de Passagem. Ainda no teatro de animação participou dos projetos A Tempestade, A(mar), Coração Inbox e Jornaleco. É co-autora de #Mergulho, Pô!Ema (performance e livro), O Barquinho Amarelo e Cine.EMA, obras voltadas ao público da primeira infância. Desde 2011 é membro do Eranos Círculo de Arte.

Laboratório de Teatro Lambe Lambe:

Entre a vida e a morte... Mediação

Sandra Coelho Eranos Círculo de Arte Itajaí/SC/Brasil Plataforma ZOOM


18, 19 e 21/05 terça, quarta e sexta

Acompanhe no Youtube e Facebook

Bienal Lambe Lambe

acessível em libras

16h Oicina dividida em três encontros combinando conceitos teóricos com exercícios práticos tanto de escrita como de proposta plástica. O teatro de animação é um teatro de imagem e movimento no qual o tipo de material com que nossos personagens são feitos muitas vezes nos expressa mais de mil palavras. A escrita dramatúrgica possui ferramentas gerais que não devem ser ignoradas ao abordar um projeto e, por sua vez, o teatro Lambe Lambe nos limita a requisitos muito especiais. No entanto, uma vez que conhecemos as regras do jogo, torna-se mais interessante e podemos jogar com muitas opções.

Ocina de Dramaturgia para Teatro Lambe Lambe Valeria Correa Rojas Valparaíso/ Chile Plataforma ZOOM

inscrições até dia 12/05

GOVERNO DO PARANÁ E COPEL Apresentam

BIENAL de Teatro Lambe Lambe Paranaguá-PR - Brasil | Online

de 15 a 22 de

PROGRAMAÇÃO Acompanhe no Youtube e Facebook

Bienal Lambe Lambe

acessível em libras

maio / 2021


BIENAL de Teatro

Lambe Lambe Paranaguá-PR - Brasil

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA 15/05 sábado

Palestra:

Contagiando Humanidades Gestão de Festivais Pré e Pós Pandemia no Chile Camila Landon Vío Oani Teatro Valparaíso Chile

17/05 segunda

16h

19h

Palestra/ Espetáculo “O Vir a Ser”

Missiva

Denise di Santos Teatro Lambe Lambe da Bahia Salvador/BA Brasil

Lançamento do Livro Virtual Circo de Papel Ismine Lima Monte Verde/MG Brasil

Cia Mútua Itajaí/SC Brasil

Saudade Cia PlastikOnírica Santos/SP Brasil

De cuando el tiempo abandono los relojes CHIA Teatro em Miniatura Traslasierra/ Argentina

Esperando Dora

Asas?

Teatro Lambe Lambe Um espaço para Olhar

Essaé Cia

Monte Verde/MG/ Brasil

16/05 domingo 16h A espera Cia Fuxico de Teatro Santo André/SP Brasil

Relicário d’ela Teatro de Caixeiros Ribeirão Preto/SP Brasil

Relicário d’ele Teatro de Caixeiros Ribeirão Preto/SP Brasil

Humano OANI Teatro Valparaíso/Chile

Joinville/SC Brasil

Me voe

19h Documentário:

Mímico andarilho e seu encontro com o Teatro Lambe Lambe Milongas Sentimentais Teatro Popular

20/05 quinta

Fragmentos de Hécuba

19h

Curitiba/PR Brasil

Teatro de Caixa Rudinei Morales Teatro de Animação

São José dos Campos/SP Brasil

PortoAlegre/RS Brasil

Caixa de Mitos

La maldición del amor verdadero

As Caixeiras Cia. de Bonecas Brasília/DF Brasil

Guaraci Grupo Depois do Ensaio Rio de Janeiro/RJ Brasil

Natacha Chauderlot Córdoba/ Argentina

Encontro

Me conta uma história? Mediação Andrea Rosa Cia Experimentus Itajaí/SC/Brasi Plataforma ZOOM

16h

21/05 sexta

Valparaíso/ Chile Plataforma ZOOM

16h

20h30

19h

Laboratório de Teatro Lambe Lambe:

Zicartola Bem na foto

Teatro Lambe Lambe Valeria Correa Rojas

Me Voe Artesania Sertãozinho/ SP Brasil

Estou só?

Cia Títeres da Magéia

Mediação Amabilis de Jesus

Maricá/RJ Brasil

UNESPAR Curitiba/PR/Brasil Plataforma ZOOM

Cuentos vagabundos

Ocina de Dramaturgia para

R.I.P. Cia La Polilla Paranaguá /PR Brasil

16h

Movimiento Piruleta

Miragem

Valparaíso/ Chile Plataforma ZOOM

Cia Andante Canelinha/ SC Brasil

A andeira Cia PlastikOnírica Santos/ SP Brasil

Antonina, Little Star Cia DelaSó Taubaté/SP Brasil

17h30

Entre a vida e a morte...

Ribeirão Preto/SP Brasil

Teatro Lambe Lambe Valeria Correa Rojas

Maria do Cais

19h

La mar Buenos Aires/ Argentina

Campinas / SP Brasil

Laboratório de Teatro Lambe Lambe:

Triciclodemetal

Ocina de Dramaturgia para

Teatro Balbuinas

Valparaíso/ Chile Plataforma ZOOM

18/05 terça

Xalapa/ México

22/05 sábado Uma janela para o Largo

Laboratório de Teatro LambeLambe:

Teatro Lambe Lambe Valeria Correa Rojas

Mendoza/ Argentina

Ribeirão Preto/SP Brasil

Cia LuaPraRua

Ocina de Dramaturgia para

Cia Gabriela Clavo y Canela

16h

20h30

19/05 quarta

Gato Negro

Teatro de Caixeiros

Quintal Catas Altas/MG Brasil

Substrato Cênico Produções Artísticas

Sopa de pedra Teatro de Caixeiros

Cia Mútua Itajaí/SC Brasil

Mediação Sandra Coelho Eranos Círculo de Arte Itajaí/SC/Brasil Plataforma ZOOM


BIENAL de Teatro Lambe Lambe Paranaguá-PR - Brasil

- Online -

Apoio

Apoio Cultural

Realização

PARANAGUÁ - PR | 2020 Incentivo

PROJETO APROVADO NO PROGRAMA ESTADUAL DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA| PROFICE – SECRETARIA DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL E DA CULTURA | GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ

Profile for bienal.lambe

PROGRAMA BIENAL DE TEATRO LAMBE-LAMBE  

Acompanhe a programação completa da Bienal de Teatro Lambe-Lambe que acontece de forma virtual de 15 a 22 de maio de 2021 no Facebook e Yout...

PROGRAMA BIENAL DE TEATRO LAMBE-LAMBE  

Acompanhe a programação completa da Bienal de Teatro Lambe-Lambe que acontece de forma virtual de 15 a 22 de maio de 2021 no Facebook e Yout...

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded