Page 1

BICIMAX UPGRADES & TUNING

BICIMAX UPGRADES & TUNING

FIT GRIP2 GUIA DE AFINAÇÕES

FOX 36/40/49 - Factory e Performance Elite Series GRIP2

UPGRADES & TUNING

VOL .2


BICIMAX UPGRADES & TUNING O NOVO CARTUCHO FIT GRIP2 PERMITE CONTROLAR OS IMPACTOS DE ALTA E BAIXA VELOCIDADE NA COMPRESSÃO E REBOUND DE MODO INDEPENDENTE

CONTROLO TOTAL

Desenvolvido na Taça do Mundo de Downhill e nas provas da Enduro World Series pelos atletas oficiais, o novo cartucho FIT Grip 2 chegou agora às suspensões de série dos modelos Factory e Performance Elite 40, 49 e 36, com a possibilidade de afinar os impactos de alta e baixa velocidade tanto em compressão como em rebound.

Os modelos da gama mais alta das suspensões de downhill e de enduro receberam este ano o novo cartucho FIT Grip 2, que junta a tecnologia do cartucho FIT e dos novos GRIP, conseguindo desta forma um cartucho extremamente fiável, de fácil manutenção e com uma possibilidade de ajustes superior ao seu antecessor. Alta e baixa velocidade No anterior cartucho FIT RC2 podíamos controlar a compressão em alta e baixa velocidade, mas não podíamos fazê-lo com o rebound. Graças ao novo pistão inferior, do novo FIT GRIP 2 também podemos controlar de modo independente o rebound para estes dois tipos de impacto. Isto é muito importante pois aumenta consideravelmente a eficácia da suspensão e consequentemente a segurança.

Mais sensível O novo cartucho tem as afinações muito mais precisas do que o anterior, com uma diferenciação maior em cada pequena modificação feita nos botões reguladores, o que permite encontrar a afinação perfeita para as suas necessidades, seja qual for o tipo de terreno. Um acabamento interno especial faz com que os dois pistões trabalhem mais facilmente, alcançando assim uma grande suavidade e sensibilidade de funcionamento.

ACTUALIZAÇÃO DE SUSPENSÕES PARA O CARTUCHO FIT GRIP2 Sabia que a sua suspensão 36, 40 ou a sua Marzocchi pode ter este cartucho? O novo cartucho FIT Grip 2 não está apenas reservado para os modelos 2018/19. Se tem uma suspensão de anos anteriores, uma das novas Marzocchi ou um modelo Performance, pode fazer um upgrade para o novo cartucho, já que a coroa é totalmente compatível. As suspensões compatíveis são as seguintes: FOX 36 Float 2011-18; FOX 40 2011-18; Marzocchi Bomber 2019 e Marzocchi 58 2019. O preço oscila entre os 440 e os 565 euros, com mudança de óleo e mão-de-obra incluídas.


BICIMAX UPGRADES & TUNING

ALTA E BAIXA VELOCIDADE TAMBÉM NO REBOUND Uma das maiores novidades do cartucho GRIP FIT 2 é que permite ajustar também o rebound em alta e baixa velocidade, algo muito importante em todo o tipo de suspensões, mas sobretudo em utilizações específicas como o downhill e enduro. Deste modo, temos o máximo de controlo sobre o comportamento da nossa suspensão tanto no momento da compressão como na extensão do rebound, sejam os impactos grandes ou pequenos, situações em que as necessidades de comportamento são muito destintas.

REBOUND DE ALTA E BAIXA VELOCIDADE ABERTO

FECHADO

NO SENTIDO CONTRÁRIO AOS PONTEIROS DO RELÓGIO COM O BOTÃO ABERTO O REBOUND SERÁ MAIS RÁPIDO

LINK AFINAÇÕES FOX 36:

https://www.ridefox.com/ fox17/help.php?m=bike&id=938

NO SENTIDO DOS PONTEIROS DO RELÓGIO Ver a tabela de recomendações para encontrar uma afinação básica adequada como ponto de partida. Começar sempre com o botão totalmente fechado. .

QUANTO MAIS FECHARMOS O BOTÃO, MAIS LENTO SERÁ O REBOUND

AJUSTES BÁSICOS E REBOUND DE ALTA E BAIXA VELOCIDADE PARA A FOX 36

LINK AFINAÇÕES FOX 40:

https://www.ridefox.com/fox17/help. php?m=bike&id=937

PRESSÃO (PSI)

LSR

HSR

55

9

8

59

8

7

63

7

6

67

7

6

75

6

5

76

6

5

80

5

4

85

4

3

89

4

3

93

3

2

97

2

1

102

2

1

106

1

0

TECNOLOGIA FIT GRIP2 O pistão que vê na fotografia é um dos grandes segredos desta suspensão. Normalmente um pistão de rebound tem uma única agulha cónica interna que actua com um movimento vertical para controlar o fluxo de óleo a baixa velocidade. Mas, neste caso, a FOX desenvolveu um segundo botão que actua na parte superior do pistão e que permite controlar o fluxo em alta velocidade, conseguindo afinações precisas e independentes de acordo com as necessidades de cada utilizador.


BICIMAX UPGRADES & TUNING

HSC

LSC

A afinação de alta velocidade serve para regular o comportamento da suspensão perante os impactos mais fortes, tais como saltos, drops, aterragens…

A compressão de baixa velocidade serve para controlar o funcionamento face aos pequenos impactos durante as mudanças de peso resultantes do movimento oscilatório da pedalada. Quanto mais o botão estiver fechado, mais firme ficará a suspensão.

HIGH SPEED COMPRESSION

LOW SPEED COMPRESSION

FACTORY SERIES HSC/LSC Como afinar correctamente a sua suspensão Com tantas afinações pode parecer difícil encontrar as regulações correctas, mas é mais simples do que parece. Utilize as indicações que lhe apresentamos como ponto de partida para as afinações da compressão. Coloque os botões na posição mais fechada (rodando-os no sentido dos ponteiros do relógio) até parar. Em seguida abra (no sentido

contrário aos ponteiros do relógio) com a quantidade de cliques que lhe indicamos nos desenhos abaixo. Lembre-se de que estas indicações funcionam como ponto de partida para que cada utilizador possa encontrar as suas próprias afinações, em função do seu estilo de condução e tipo de terreno que habitualmente encontra.

COMPRESSÃO DE ALTA VELOCIDADE (HSC) POSIÇÃO INICIAL RECOMENDADA

ABERTO

116 CLIQUES NO SENTIDO CONTRÁRIO AOS PONTEIROS DO RELÓGIO

FECHADO

10

NO SENTIDO DOS PONTEIROS DO RELÓGIO

CLIQUES ABERTO É preciso contar sempre a partir da posição fechada. ATENÇÃO: Apenas os primeiros 16 cliques actuam na suspensão. Devido ao seu design interno, o botão permite dar mais voltas, mas estas já não vão influenciar o seu funcionamento ou segurança.

COMPRESSÃO EM BAIXA VELOCIDADE (LSC) POSIÇÃO INICIAL RECOMENDADA

ABERTO

12 CLIQUES NO SENTIDO CONTRÁRIO AOS PONTEIROS DO RELÓGIO QUANTO MAIS ABERTO, (MENOS COMPRESSÃO) MAIS SENSÍVEL SERÁ A SUSPENSÃO

6

CLIQUES ABERTO É preciso contar sempre a partir da posição fechada. ATENÇÃO: Apenas os primeiros 12 cliques actuam na suspensão. Devido ao seu design interno, o botão permite dar mais voltas, mas estas já não vão influenciar o seu funcionamento ou segurança.

FECHADO

NO SENTIDO DOS PONTEIROS DO RELÓGIO QUANTO MAIS FECHAMOS O BOTÃO, MAIS FIRME FICARÁ A SUSPENSÃO

GUIA DE AFINAÇÕES FIT GRIP2  

Desenvolvido na Taça do Mundo de Downhill e nas provas da Enduro World Series pelos atletas oficiais, o novo cartucho FIT Grip 2 chegou agor...

GUIA DE AFINAÇÕES FIT GRIP2  

Desenvolvido na Taça do Mundo de Downhill e nas provas da Enduro World Series pelos atletas oficiais, o novo cartucho FIT Grip 2 chegou agor...

Advertisement