Page 1

Mmmmmmmmmmmmmmmmmmm Foi assim…

Ammmmmmmmmmmmmmmmmmm Comemoração do Dia Universal da Criança mmmm

Infobiblioescolar de Resende http://bibliotecaescolaravresende.blogspot.com/ Biblioteca Escolar do Agrupamento Vertical de Escolas de Resende Ano X - N.º 3 - Janeiro 2010 - Distribuição gratuita

No quinquagésimo aniversário da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, os alunos do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, reunidos em grupos, por anos de escolaridade, puderam participar no diálogo acerca dos Direitos da Criança, através da exploração de um PowerPoint concebido, no ano lectivo anterior, pela aluna Diana, da EB1 de Passos, no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português, na abordagem da temática "As TIC no ensino da Língua". Alunos e professores quiseram deixar testemunho dos 10 princípios dos direitos da criança, através dos cartazes que elaboraram e que se encontram expostos no átrio de entrada da escola.

Ler a crescer, na Festa de de Natal

No âmbito do projecto Ler a crescer e das parcerias da BE, com o principal objectivo de incentivar o gosto pela leitura, foi integrada e apresentada, na Festa de Natal, no pavilhão do Centro Escolar, a dramatização da História da Maria-dos-olhos-grandes e do Zé pimpão, a partir da representação (pela Vanessa, do 2.º ano, e pelo Tiago, do 3.º ano), da gravação das falas do narrador (desempenhadas pela voz de um aluno de cada turma do 1.º ciclo), das canções (Ter amigos, Cai a chuva, Pelos campos caminham, Vem brincar) entoadas pelo jovem grupo coral vestido de vermelho e ensaiado pelo senhor professor Carlos Francisco e, ainda, a partir da projecção de imagens seleccionadas e apresentadas pela senhora professora Sónia Sala. Num cenário também criado para o efeito, retrataram-se os dois lados do mundo e salientou-se o valor da amizade e da esperança num “mundo com todos do mesmo lado”. No final, os dois pequenos “actores da história” distribuíram, pelos senhores encarregados de educação que assistiram, círculos com valores humanos e natalícios. A todos os colaboradores e participantes, agradecemos e atribuímos os nossos parabéns!

V otos de um excelente 2010!

Ficha Técnica: Infobiblioescolar de Resende – Boletim Informativo da Biblioteca Escolar Propriedade – Agrupamento Vertical de Escolas de Resende Coordenação – Minervina Dias Periodicidade – Bimestral Ano X - N.º 3 - Janeiro 2010

4

4

N ão há biblioteca sem corpo (livros e nãonão - livros) e não há biblioteca sem alm a (alunos, professores, utilizadores, parceiros educativos)!

Chegados ao início do 2.º período lectivo, somos desafiados a tomarmos consciência de que só existimos porque os nossos empenhados colaboradores promovem a existência da BE e, também, a tomarmos maior consciência de que a qualidade dos nossos serviços é e será constitutiva da BE que queremos e à qual temos o gosto de pertencer.

Aquisições recentes da BE É do conhecimento geral que a Biblioteca Escolar (BE) se assume, nos dias de hoje, como estrutura que funciona dentro e fora da escola, facultando ao agrupamento acompanhar e impulsionar mudanças nas práticas educativas. O facto de o nosso agrupamento ver as suas bibliotecas integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Escolares e de ter ao seu serviço dois professores bibliotecários, além de outros docentes e assistentes operacionais que fazem parte da equipa, tem tornado possível fomentar todo o trabalho que permite descobrir e aprofundar a dimensão sócio-educativa e cultural da BE. A partir da dinamização das actividades promovidas através das duas bibliotecas, do blogue da BE e da disciplina Biblioteca Escolar, da plataforma do agrupamento, os nossos parceiros: alunos, professores, encarregados de educação e comunidade, em geral, têm sido desafiados a apreciarem, a valorizarem, a testemunharem e a colaborarem com a equipa e têm-se revelado atentos e participativos, contribuindo para a dinâmica que nos envolve, quer dentro quer fora da escola.

Vinte novos livros disponíveis na BE. A Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros agradece, ao senhor Director do Museu do Douro, a generosa oferta.

1


Bibliop@per no Dia de S. Martinho

direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência.

No campo de acção da comemoração do Dia de S. Martinho, as três turmas do 4.º ano do CESMM participaram, com muito empenho e competência, na realização do Bibliop@per. O “Grupo dos Cinco”, da turma M7, foi a equipa vencedora, com 24 pontos. Além das palmas, receberam, como prémio, o livro “À espera de Maria Marmota”, de Géraldine Elschner, oferecido pela editora Ambar.

A vencedora da actividade (dirigida aos alunos do 2.º ciclo) foi a Rute Micaela Loureiro Borges (6.º F), que recebeu, como prémio, o livro Os Sonhadores de António Mota.

V alores hum anos e natalícios

O D ia da Restauração da Independência

No dia 30 de Novembro, a Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte comemorou o Dia da Restauração da Independência de Portugal (1 de Dezembro). A actividade consistiu na realização de uma pesquisa histórica, selecção e tratamento da informação sobre o significado da data, tendo os alunos recorrido aos recursos disponíveis (consulta de livros e sítios da Internet, previamente seleccionados).

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Com o objectivo de promover uma maior compreensão dos assuntos respeitantes à deficiência, a Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência (UAEM) do nosso agrupamento de escolas, em articulação com a biblioteca escolar, mobilizou-se em defesa da dignidade, dos

2

Actividade "Aprendo e divirto-me"

Dia Internacional dos Direitos Humanos A todos os participantes, parabéns pelas mensagens e os nossos agradecimentos pela participação activa e empenhada!

Este título deu o nome à actividade que foi lançada através da mensagem colocada no espaço da disciplina Biblioteca Escolar, da plataforma Moodle do Agrupamento, e do desafio aplicado na Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, tendo como objectivos principais: . Fazer com que as crianças reflictam, de maneira agradável e com algum sentido de sociabilidade, os princípios gerais necessários a uma maior e melhor cidadania; . Incentivar o diálogo, na sala de aula e em casa, promovendo a discussão familiar da temática em questão; . Promover o espírito de pesquisa, na procura de diferentes valores; . Fomentar mais um serviço, disponibilizado pela Biblioteca, onde reine a colaboração, o empenho e o cumprimento de regras do utilizador da BE.

No Natal, devemos estar com a nossa família, num ambiente de carinho, amor, ternura, felicidade e amizade. Neste Natal, vamos todos ser amigos. Margarida Tuna Com amor e com carinho Alegria e fraternidade também Já nasceu o Deus Menino Numa cabaninha em Belém. Anabela Xavier A noite de consoada É uma festa de alegria Com toda a família junta A festa dura noite e dia. Dalila Rato Natal! Não é só as prendas E também a amizade. São as famílias reunidas Cheias de amor e felicidade. Vítor Ribeiro O Natal é alegria e amor. A família junta-se para matar saudades. Tiago Ribeiro

Para rir Professora: Álvaro, que nome se dá a uma pessoa que continua a falar, mesmo quando os outros não estão interessados em ouvir? Álvaro: Professora. Professor: Rui, a tua composição "O meu gato" é exactamente igual à da tua irmã. Copiaste!? Rui: Não, senhor professor! O gato é que é o mesmo!

3

Infobiblioescolar  
Infobiblioescolar  

Boletim Informativo n.º 3 da BE do AVEResende

Advertisement