Issuu on Google+

Formação RBE: Práticas e Modelos de Auto-Avaliação das BE 2ª Sessão Guião de Workshop

Tema do Workshop

“A BE num processo de Auto-Avaliação”

Dinamizadores do Workshop

Equipa da BE

Destinatários do Workshop:

Professores colaboradores da BE e Coordenadores de Departamento Curricular (num total de 15 participantes)

Duração:

6h (manhã/tarde)

Objectivos: -Perspectivar a importância do processo de Auto-avaliação da BE; -Perceber a estrutura do Modelo de Auto-avaliação das BE; -Incorporar conceitos envolvidos no Modelo de Auto-avaliação das BE; -Analisar práticas e procedimentos da BE; -Aferir o valor, o impacto dessas práticas no contexto escolar em que a BE se insere.

Dinâmica/Momentos: 1.º Diálogo com os participantes a partir da apresentação de um Power Point sobre a importância da Auto-avaliação da BE e Modelo de Auto-Avaliação da BE. 2.º Apresentação de proposta de trabalho (avaliação/reflexão sobre o Domínio B “Leitura e Literacia” na BE em causa e da dinâmica de trabalho. 3.º Organização de 4 grupos de trabalho (distribuição dos participantes por grupos de trabalho). 4.º Distribuição pelos participantes da tarefa e documentos inerentes à realização da mesma. Nesta etapa, é dito aos participantes que, após o visionamento de um filme, análise de estatísticas e leitura de relatórios de actividades, realizarão uma tarefa de grupo. Os documentos a distribuir aos participantes incluem: ficha de trabalho, estatísticas a partir de questionários realizados aos alunos e professores, relatórios dos dinamizadores/colaboradores das actividades, Modelo de Auto-Avaliação das BE (em suporte digital). 5.º Visionamento de um filme que apresente diversas actividades desenvolvidas na BE no âmbito do domínio da “Leitura e Literacia”, para análise e avaliação. 6.º Realização da tarefa pelos diversos grupos de trabalho.


7.º Apresentação dos trabalhos elaborados pelos participantes. Reflexão sobre a pertinência, constrangimentos e oportunidades criadas pela aplicação do Modelo de Auto-Avaliação. 8.º Apresentação de conclusões pela equipa dinamizadora. Documentos/suportes: -Modelo de auto-avaliação das BE, disponibilizado aos participantes em suporte informático; -Ficha de trabalho – Grelha de avaliação de domínio/subdomínio, extraída do Modelo de auto-avaliação. -Power Point – apresentação do Modelo de auto-avaliação. -Filme com recolha de momentos de dinamização de actividades no âmbito da “Leitura e Literacia”. -Estatísticas obtidas através dos questionários aplicados aos alunos e professores sobre o domínio em análise. -Relatórios elaborados pelos dinamizadores/colaboradores das actividades. Avaliação da Sessão: -Efectiva reflexão sobre o desenvolvimento das actividades visionadas. -Propostas de melhoria de actuação, de acordo com o contexto escolar em causa.

Fátima Fernandes


Workshop Formativo