Issuu on Google+

serviços de documentação

universidade de aveiro

a biblioteca informa Normas técnicas

» Horário de Verão

A normalização está presente em vários aspectos do dia-a-dia e tem implicações em grande parte das actividades profissionais (saúde, segurança, preservação do meio ambiente, produção industrial, transferência de tecnologia, etc.)

Até 21 Jul » 09h - 23h 24 a 28 Jul » encerrada (dirija-se à Mediateca) 31 Jul a 15 Set » 9h – 17h30m

Segundo o IPQ - Instituto Português da Qualidade, uma norma é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece regras, linhas, directrizes ou características, para actividades ou seus resultados, garantindo um nível de ordem óptimo num dado contexto. Realizámos uma lista organizada de links de organizações nacionais e internacionais onde poderá pesquisar e adquirir normas técnicas, obter informações de contexto, submeter pedidos de difusão selectiva.

Biblioteca

Telf: 234 370860 Ext: 22326 / 22327 Email: sdua@doc.ua.pt

Mediateca

Até 21 Jul » 09h – 20h 14 a 18 Ago » encerrada (dirija-se à Biblioteca) 24 Jul a 15 Set » 9h – 17h30m Telf: 234 370877 Ext: 22812 Email: sdua@doc.ua.pt

pág. 2

Um passeio virtual pela biblioteca... A necessidade de apoiar o utilizador a mover-se no espaço da biblioteca e tirar o melhor partido de todos os serviços disponibilizados deu origem a um novo espaço online. O sítio web dos Serviços de Documentação da UA (SDUA) permite-lhe agora fazer uma Visita Virtual à Biblioteca.

Lá fora... Aceda gratuitamente a artigos em texto integral sobre todas as áreas científicas através do portal SCIELO.

pág. 2

»Ajudas e guias na pesquisa de informação Está disponível na Universidade de Aveiro o software EndNote 9: geração automática de bibliografias, através da gestão das referências bibliográficas, disponível para Windows e Macintosh. pág. 3 » Em curso na Biblioteca...

pág.3

Os alunos têm exames para fazer e queremos que a biblioteca seja um local de silêncio e concentração... pág. 4

Espaço b-on Biblioteca do Conhecimento Online Nesta área de informação pretendemos dar a conhecer aos nossos utilizadores os conteúdos da b-on. Conheça as funcionalidades de duas bases de dados da Plataforma ISI Web of Knowlegde. pág. 3

Últimas aquisições Lista quinzenal das últimas aquisições das bibliotecas dos SDUA. Os Serviços de Documentação disponibilizam quinzenalmente uma lista web das aquisições mais recentes disponíveis nas bibliotecas da Universidade de Aveiro. Esta lista está organizada por Departamentos / Secções Autónomas / Serviços, de forma a facilitar a consulta e difusão selectiva da mesma. Pode ser consultada em: http://www.doc.ua.pt/opac/ult_aquis.asp.

» Em demonstração EOLSS/UNESCO http://www.eolss.net/ Encyclopedia of Life Support Systems (EOLSS) - é um recurso online integrado de cerca de 16 enciclopédias, resultado do trabalho de vários anos de investigadores de topo de mais de 100 países. Abrange todas as áreas temáticas e permite uma navegação por tema. Acesso experimental até Fevereiro 2007. + demonstrações em: http://www.doc.ua.pt » Sabe que... Pode consultar o nosso catálogo bibliográfico gratuitamente na Internet? pág. 4


2

a biblioteca informa

Normas técnicas Para consultar a versão completa desta lista de recursos consulte a página web dos Serviços de Documentação em:

http://www.doc.ua.pt/destaques/normas.asp Na maioria dos sítios web dos organismos oficiais de publicação de normas estão disponíveis os catálogos das normas em vigor, onde é possível a realização de pesquisas por assunto, título, número, etc. Normalmente, a aquisição das normas em papel ou em versão digital pode ser feita via internet, nos catálogos respectivos. Na Biblioteca da UA estão disponíveis para consulta muitas das normas nacionais e europeias em vigor.

Normas nacionais

Organismos europeus de normalização Existem três organismos de normalização que desenvolvem normas europeias: CEN (Comité Europeu de Normalização) http://www.cenorm.be/cenorm/index.htm Cenelec (Comité Europeu para a Normalização Electrotécnica) http://www.cenelec.org/Cenelec/Homepage.htm ETSI (Instituto Europeu de Normas das Telecomunicações) http://www.etsi.org/

Organismos internacionais de normalização ANSI - The American National Standards Institute http://www.ansi.org/

IPQ - Instituto Português da Qualidade http://www.ipq.pt/

ISO - Organização Internacional de Normalização http://www.iso.org/ IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers http://standards.ieee.org/

O Instituto Português da Qualidade (IPQ) é a entidade nacional responsável pela coordenação, gestão geral e desenvolvimento do Sistema Português da Qualidade (SPQ), bem como de outros sistemas de qualificação no domínio regulamentar, que lhe sejam conferidos por lei.

Pesquisa integrada de documentos normativos

Pesquisa electrónica do IPQ http://www.ipq.pt/customPage.aspx?modID=0&pagID=4

http://www.ihserc.com/

Normas técnicas na Biblioteca da UA

IHS Specs & Standards (acesso na UA até 31 de Julho; solicite login e password através do email difusao@doc.ua.pt ou ext. interna 22304)

NP - http://www.doc.ua.pt/destaques/NP.pdf EN - http://www.doc.ua.pt/destaques/EN.pdf ISO - http://www.doc.ua.pt/destaques/ISO.pdf

Um passeio virtual pela biblioteca... http://www.doc.ua.pt/conheca/visvirtual/

A visita virtual consiste numa visita online a todos os espaços acessíveis aos estudantes, docentes e outros visitantes do edifício da Biblioteca da UA, para um melhor conhecimento do espaço e serviços disponíveis. É também uma forma de aceder a alguns serviços que os SDUA fornecem online – reservas de livros, consultas de regulamentos e informações disponíveis no nosso sítio web. O método utilizado para a implementação do projecto foi a realização de um levantamento fotográfico exaustivo da biblioteca. Depois, com base no software Flash, foi feito um desenho de todas as áreas passíveis de visita à biblioteca. Daí, sobrou apenas todo o processo de ligação de todos os ficheiros que constituem a visita. Os estagiários que desenharam o ambiente da Visita Virtual à Biblioteca da UA, João Filipe Baptista Figueiredo e José Miguel Oliveira Gomes, frequentaram o Curso de Especialização Tecnológica "Desenvolvimento de Produtos Multimédia" do Programa Aveiro Norte - Universidade de Aveiro.

Visite-nos!


3

a biblioteca informa

Lá fora...

» Ajudas e guias na pesquisa de informação

Scielo http://www.scielo.org/ SciELO - Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrónica em Linha) é um modelo para a publicação gratuita de revistas científicas na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades de comunicação científica dos países em desenvolvimento, o modelo proporciona uma solução para assegurar a visibilidade e o acesso universal à literatura científica, combatendo o fenómeno conhecido como "ciência perdida" (os periódicos científicos dos países em desenvolvimento enfrentam graves barreiras de distribuição e disseminação, o que limita o acesso e o uso da informação científica gerada localmente). Estão disponíveis revistas de todas as áreas científicas e o acesso ao texto integral das publicações pode ser feito por ordem alfabética ou por assunto. Na página inicial existe ainda a possibilidade de efectuar pesquisa integrada em toda a informação disponível. Integradas neste projecto global destacam-se iniciativas nacionais em desenvolvimento, tais como Scielo Portugal; aqui poderá aceder ao texto integral de alguns periódicos nacionais, tais como a revista “Análise Psicológica” do Instituto Superior de Psicologia Aplicada:

Está disponível na Universidade de Aveiro o software EndNote 9: geração automática de bibliografias, através da gestão das referências bibliográficas, disponível para Windows e Macintosh. Funcionalidades Pesquisa em linha em bases de dados bibliográficas (catálogos de bibliotecas e outras bases de dados de informação científica) e importação de resultados; organização de referências bibliográficas em bases de dados ("bibliotecas"); edição de bibliografias segundo os diferentes formatos/estilos de citação bibliográfica. A instalação do EndNote é permitida a toda a comunidade académica e deverá ser realizada acedendo à página: http://www.doc.ua.pt/bibdigi/endnote.asp Nota A instalação de qualquer software na Universidade de Aveiro só pode ser feita por quem detiver privilégios de administração. Assim, caso necessite, deverá contactar o administrador de rede do seu Departamento/Serviço, de forma a realizar a instalação com sucesso.

http://www.scielo.oces.mctes.pt/

Em Outubro de 2006 irão realizar-se acções de formação EndNote na Biblioteca. Informe-se via formacao@doc.ua.pt.

Espaço b-on

Biblioteca do Conhecimento Online

Dica

ISI Web of Knowledge é uma plataforma de pesquisa integrada, disponível na Biblioteca do Conhecimento Online. Proporciona acesso à investigação científica na área das ciências, ciências sociais, artes e humanidades, bem como a valiosas ferramentas de análise da produção científica (referências citadas, factor de impacto, etc.) O utilizador pode especificar à partida o tipo de informação que deseja, seleccionando uma das bases de dados disponíveis, bem como o tipo de documentos e áreas científicas. Duas das bases de dados disponíveis na b-on via Plataforma ISI Web of Knowledge são a Web of Science e Journal Citation Reports.

O acesso ao texto integral dos artigos na base de dados Web of Science através do link “View Full text”

ISI Web of Science Conjunto de bases de dados também conhecida como “Science Citation Indexes”, compiladas pelo ISI (Institute for Scientific Information). São bases de referências bibliográficas já que não arquivam o texto integral dos artigos mas, via b-on, pode aceder-se online ao texto integral de muitos dos artigos referenciados. Acesso: http://www.doc.ua.pt/bibdigi/b-on.asp Tutorial: http://www.b-on.pt/images/stories/TutorialJCRbon.pdf ISI Journal Citation Reports É um recurso para efectuar a avaliação e comparação de periódicos, disponibilizando informação bibliométrica para cerca de 8 000 revistas científicas a nível mundial. É útil para vários fins, nomeadamente para que os investigadores possam conhecer quais os títulos de referência numa determinada área de investigação e/ou saibam onde publicar os seus artigos. Acesso: http://www.doc.ua.pt/bibdigi/b-on.asp Tutorial: http://www.bon.pt/images/stories/Tutorial_Webofsciencebon.pdf


4

a biblioteca informa

» Sabe que... Pode consultar o nosso catálogo bibliográfico gratuitamente na Internet?

» Em curso na Biblioteca... Os SDUA estão a tentar utilizar uma forma mais criativa de pedir silêncio aos utilizadores... pelo respeito a quem quer estudar. A nossa cúmplice foi a licenciada Lígia Pinto, estagiária do Curso de Design – Reconversão Profissional do Departamento de Comunicação e Arte da UA, que concebeu os cartazes que dão vida a esta campanha de sensibilização e que podem ser vistos nas salas de leitura da Biblioteca e Mediateca.

Não necessita de vir à Biblioteca para saber se um determinado livro ou revista está disponível para consulta. Basta aceder via web a http://opac.doc.ua.pt e fazer a pesquisa por título, autor, assunto, etc. No catálogo geral estão englobados os fundos documentais da Biblioteca e Mediateca da UA, Centro de Recursos em Conhecimento da Escola Superior Aveiro Norte, Biblioteca do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda. Pode fazer pesquisa no catálogo geral (definida por defeito), ou em cada uma das Bibliotecas, clicando em catálogos e seleccionando a base pretendida:

Literacia para todos Sob o lema “Literacy for all: voice for all, learning for all”, foi instituída em 2003 pela Organização das Nações Unidas a “Década da Literacia – 2003-2012”. No contexto desta iniciativa e lembrando o Dia Internacional da Literacia (8 de Setembro), apresentamos uma selecção de recursos sobre o tema. Poderá aceder a sítios web de instituições que de alguma forma promovem a literacia e/ou a investigação sobre este assunto em:

http://mediateca.doc.ua.pt/destaques/literacia.asp. Alguns dos links de consulta essencial que poderá encontrar na nossa lista web: UNESCO http://portal.unesco.org/ - seleccione o tema “Educação” e o sub-tema “Literacia” OECD – PISA – Project for International Student Assessment http://www.pisa.oecd.org Plano Nacional de Leitura (Portugal 2006) http://www.rbe.min-edu.pt/pnl/index.htm Lista Bibliográfica sobre o tema nas bibliotecas da UA http://mediateca.doc.ua.pt/destaques/literacia.pdf

Produção científica na UA

O Cantinho da Europa Jornal Oficial das Comunidades Europeias – disponível gratuitamente http://eur-lex.europa.eu/pt/index.htm - clique em “JORNAL OFICIAL”

O Jornal Oficial da União Europeia (JO) é a fonte autorizada de legislação da UE e o único jornal publicado todos os dias úteis nas 20 línguas da União Europeia. Compõe-se de duas séries complementares (a série L "Legislação" e a série C "Comunicações e Informações") e de um suplemento (série S, referente a anúncios de concursos). Existe também uma secção electrónica da série C, ou JO C E. Os documentos desta secção são publicados exclusivamente em formato electrónico.

O Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro tem disponível para consulta gratuita via web as seguintes publicações: Working Papers de Gestão http://www.egi.ua.pt/wp_gestao.asp Working Papers de Economia http://ideas.repec.org/s/ave/wpaper.html (IDEAS - repositório internacional de working papers de economia)

A série L (LEGISLAÇÃO) contém a legislação da UE, nomeadamente: regulamentos; directivas; decisões; recomendações; pareceres. Para além disso, a série L do Jornal Oficial inclui ainda o Repertório da Legislação Comunitária em Vigor. A série C (COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES) contém informação sobre a UE e anúncios, nomeadamente: comunicações sobre os acórdãos do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Primeira Instância; actas das sessões do Parlamento Europeu; relatórios do Tribunal de Contas; etc. Publica-se com as estações do ano nº2 verão 2006

Difusão deInformação | Serviços de Documentação | Universidade de Aveiro

http ://www.doc.ua.pt

e-mail: difusao@doc.ua.pt

telef.: 23 43 70 8 60 ext: 22 30 4


A Biblioteca Informa, nº2, verão 2006