Issuu on Google+

Boletim Informativo da Biblioteca Agrupamento de Escolas Álvaro Coutinho, “O Magriço” Penedono Escola Básica de Penedono – Serviços de Biblioteca Ano III– III– Nº 8– 8– trimestral – junho 2014 Distribuição Gratuita

Em junho comemora-se o S. João Cantiga de S. João Quadras de S.João São João pediu à Virgem que o não adormecesse que queria ver, no seu dia, o Sol quando amanhecesse.

São João adormeceu debaixo da laranjeira ficou coberto de flor São João que bem que cheira!

Se eu saltar a fogueira E queimadinha ficar Não hei-de ser a primeira A com o fogo brincar

A São João vou cantar Pois é dele este dia E a todos vou desejar Paz, Amor e Alegria Na noite de São João Mandei embora a tristeza Houve sardinhas com pão E muito sobre vinho na mesa

http://oblogdajoanina.blogs.sapo.pt/37444.html

Provérbios Enxames de S. João… mal poisam, logo se vão.

São João perdeu a capa no caminho do estudo juntem-se as meninas todas comprem-lhe uma de veludo. São João adormeceu ao colo de sua tia, acorda João, acorda, que amanhã é o teu dia.

Pelo S. João …sardinha gorda pinga o pão. Pelo S. João …a sardinha molha o pão. Galinhas do S.João…pelo Natal poedeiras são.

Pinta ao teu gosto

VIEIRA, Alice – Eu bem vi nascer o Sol: antologia da poesia Portuguesa. Alfragide: Caminho, 2009. ISBN 978-972-21-0942-0

1


As férias estão a chegar… As férias estão a chegar, mas cuidado com o sol! O tempo quente está a chegar assim como a época das férias escolares. Tens mais tempo para brincar, ir à praia, andar de bicicleta e gastar as tuas energias. No entanto, é também o período em que deves tomar alguns cuidados especiais com o sol, pois certos comportamentos originam o desenvolvimento de algumas doenças.

*

Não deves estar ao sol nas horas de maior calor (entre as 11h30 e as 16h30).

*

Usa sempre protetor solar.

A estas horas a radiação solar é mais perigosa. Os perigos de queimaduras pelo sol aumentam ou diminuem conforme o tipo de pele. Mesmo que tenhas um "bronzeado natural", não estejas ao sol sem um protetor solar adequado. Põe o protetor meia hora antes de ir para o sol.

*

Protege todas as partes do corpo. Não te esqueças de proteger o peito dos pés, as costas das mãos, as orelhas, o nariz, os lábios e a área em redor dos olhos. São zonas sensíveis e também se queimam!

*

O protetor solar é para ser usado mesmo à sombra! Mesmo que fiques todo o dia debaixo de um chapéu-de-sol ou de um toldo, usa na mesma o protetor solar. É que esta sombra não impede totalmente a passagem dos raios solares, e a luz refletida no chão pode ser suficiente para provocar uma queimadura.

*

O sol também tem efeitos benéficos na dose certa. A luz do sol promove a síntese da vitamina D, necessária para fortalecer os ossos e evitar o raquitismo.

Desafio matemático Num quintal existem galinhas e coelhos: ao todo são 16 cabeças e 48 patas.

Quantas são as galinhas e quantos são os coelhos? 2


Junho 2014 dos miúdos