Page 1

BOLETIMinformativo

Nº 4.ano 8. janeiro 2014

ibliotecas escolares

b

Bibliotecas

Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores.

(Charles W. Elliot)

Projeto vidas aLer+ Este projeto, que envolve alunos, professores, BE e comunidade escolar, tem como objetivo, entre outros, que os jovens do ensino secundário redescubram o prazer de ler. Assim, realizar-se-ão atividades em espaços onde a presença comunitária se faça sentir, deixando a leitura de ser um ato de isolamento, e dando os alunos o seu contributo para o aumento das competências de literacia nos adultos. Estes momentos de partilha tiveram já início com visitas e leituras à Casa de Repouso de Vale Pradinhos, Casa do Professor e Café Central.

O primeiro conto selecionado, da autoria de Dulce Maria Cardoso, intitula-se A biblioteca.

Ação de sensibilização Decorreu no dia 31 de janeiro de 2014, pelas dezoito horas e trinta minutos, no auditório da Escola Básica e Secundária de Macedo de Cavaleiros, uma sessão de sensibilização centrada no tema A família como agente promotor do sucesso na escola inclusiva. Esta sessão, organizada pelas bibliotecas escolares do Agrupamento, teve como oradora a professora do Ensino Especial, Dulcineia Pires, que exerce funções nesta escola. Estiveram presentes pais, encarregados de educação, docentes e não docentes, que manifestaram o seu apreço pelos assuntos abordados.

1


Os caminhos na ciência

Com o objetivo de ampliar conhecimentos, por parte dos alunos, sobre os cientistas estudados, no âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas, a equipa das BE elabora uma biografia resumida de cada um deles, que,

posteriormente, é lida pelos docentes na aula.

À descoberta dos filósofos A atividade À Descoberta dos Filósofos, proposta pela área disciplinar de Filosofia e realizada em colaboração com a Biblioteca Escolar, tem-se revelado profícua, uma vez que todos os intervenientes, mas, essencialmente, os alunos, demonstraram um grande empenho e disponibilidade na sua concretização. A partir de uma pista, previamente fornecida pelo docente, os discentes, através de um processo de pesquisa, recolha e tratamento de informação, elaboram trabalhos

sobre o filósofo em questão.

Atividades de leitura – pré-escolar e 1º ciclo Atividade: Sementes de leitura.

Atividade: Ler para saber ser.

Obra: “O pinto careca”, de Marisa Núñez.

Obra: “A maior flor do mundo”,

Público alvo: alunos dos jardins de

de José Saramago.

infância do

Público alvo: alunos do 4º A.

Lombo, Vale da Porca, Podence, Travanca e Grijó.

Atividade: Histórias com vida. Obras: “A formiga irrequieta”, de Leonor Sequeira e Ana Filipe, “História das cinco vogais e “Lengalengas” (lengalenga da velha), de Luísa Ducla Soares. Público alvo: alunos dos 1º D e C e da EB1 de Morais, respetivamente.

Atividade: Ateliê de leitura expressiva. Obra: “O coelhinho branco”, de António Torrado.

Público alvo: alunos da EB1 de Morais.

2


Exposições No âmbito da disciplina de Educação Visual e em colaboração com a BE, os professores Artur Martins e Cristina Guimarães expuseram trabalhos realizados pelos alunos de 9º ano e curso profissional de Museografia e gestão do património. Desenho e fotografia: Culturas da minha rua e Rural sketchers Arquitetura e Património, alunos dos 9º A, B e C e curso profissional de

Museografia

e

gestão

do

património.

Desenho e maquetas: Arquitetura e Património,

alunos

dos 9º D, E e F.

Comemoração de efemérides Na EB1 de Morais, o Dia de Reis foi comemorado com a tradicional Adoração dos Reis Magos, num presépio ao vivo.

Adoração dos Reis Magos

Alunos e professores da EBSMC1 celebraram o Dia de Reis, entoando cânticos, na BE, alusivos à época.

Cantar dos Reis

Abre a pestana com um poema por semana! Poemas lidos no mês de janeiro: CEMC – Uma princesa enfeitiçada, de Luís Infante, O meu cavalinho, de M. Carolina Pereira Rosa, D. Eustáquio Rebuçado, o bola de trapo, de José Barata-Moura, e O inverno, de Célia Ruiz Ibáñez. EB1 de Morais – Poemas pequeninos para meninas e meninos e Chuva fria, miudinha, de Luís Infante, Conto estrelas em ti, de Álvaro de Magalhães, e O inverno, de Eugénio de Andrade. EBSMC1 – Aquela nuvem, de José Gomes Ferreira, O caracol, de Cabral do Nascimento, É tão bom não ter juízo, de Luísa Ducla Soares, e Os meus tesouros, de Maria Alberta Menéres. EBSMC2 - Os reis magos, Cidade e No alto mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen; Sempre a aprendizagem do silêncio e Poema, de António Ramos Rosa, Espaço para a canção, de Ruy Belo, Desfecho, de Miguel Torga e Estigma, de José Carlos Ary dos Santos.

3


Leitor e livro do mês

Leitor do mês

Livro do mês

EB1 de Morais

Bruno Sá, 2º A

A seca na ilha, de Michael Grejniec.

CEMC

Pedro Augusto, 1º A

Dora, a irmã mais velha, de Alison Inches

EBSMC1

Pedro Lino, 3º A Sandra Santos, 5º G

EBSMC2

Margarida Rodrigues, 12º C

O principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry

Loucura, de Mário de Sá-Carneiro.

Coleciona a ler

Contactos

Blogue: http://www.besdoavemc.blogspot.com BE: biblioescmc@gmail.com aLeR+: alermaismacedo@gmail.com

Antes de imprimir este boletim, pense na sua responsabilidade para com o meio ambiente.

4

Boletim be janeiro