Page 1

Consulte a programação completa no site www.bibliotecas.sp.gov.br Toda a programação do Sistema Municipal de Bibliotecas é gratuita.

Agenda

i 3 6 7 5 6 7 2 7 programasbibliotecas@prefeitura.sp.gov.br

capa Biblioteca Pública Raul Bopp - Temática em Meio Ambiente - foto Sylvia Masini

Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas Rua Catão, 611 - Lapa 05049-000 - São Paulo-SP

bibliotecas Pontos Ônibus Bosques DE LEITURA

BIBLIOTECA

DA LEITURA

maio 2011

Literatura periférica "Veia e ventania nas Bibliotecas de São Paulo" apresenta os saraus do Binho, da Brasa, da Vila Fundão, Elo da Corrente e Poesia Maloqueira.

GRATUITO Música O Som dos Meninos Quietos, Quarentões Bolachões, Bussaka Kabengele, Sambaqui e Cia. Jazzcira.

Veja também A Espanha e o Brasil de João Cabral, O Escritor na Biblioteca, Cinema, Contação de Histórias, Teatro e mais.


QUARENT ~ ES

B LACH ES

3ª EDIÇÃO

~

Discos que estão fazendo 40 anos. Pela primeira vez a programação conta com um artista que gravou originalmente o disco. Edy Star é o único sobrevivente dos quatro artistas originais (além de Raul, Sérgio Sampaio e Míriam Batucada) do LP “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10”.

Raul Seixas – LP Sociedade da Grã – Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 Edy Star & Caverna Guitar Band

15 de maio (dom) – 18h Jimi Hendrix – LPs The Cry of Love e Rainbow Bridge Carlinhos Jimi Júnior & Stoned Trio

22 de maio (dom) – 18h Pink Floyd – LP Meddle Banda Echoes

29 de maio (dom) – 18h Biblioteca Pública Cassiano Ricardo

Í NDICE música 0 4 saraus 0 7 a hora e a vez do vestibular 0 9 o escritor na biblioteca 1 4 exposição 1 6 feira de troca de livros 1 8 literatura 1 9 ciências 2 1 teatro 2 2 contação de histórias 2 6 cultura ao meio-dia 3 3 cursos, oficinas e encontros 3 4 ônibus biblioteca 3 9 cinema 4 0 5 5 programação dia a dia 6 9 endereços


música

26 de maio (qui) – 20h – BP Álvares de Azevedo 29 de maio (dom) – 15h – BP Cora Coralina Bussaka & Booka Mutoto “Brasil na África” Com Bussaka Kabengele e Banda

CANTO LIVRO Com a força da música e o poder de síntese narrativo da canção, o público irá se aproximar das obras literárias, encurtando a distância entre o livro e o leitor. O Canto livro tira o livro da estante para colocá-lo no palco de maneira emocionante e interativa. O show é seguido de um bate papo sobre o processo de elaboração da apresentação.

Com Joana Garfunkel, Jean Garfunkel, Natan Marques e Sérgio Bello. O Som dos Meninos Quietos Espetáculo Líteromusical, inspirado na obra Roseana, imagens e infância sertaneja. O público terá a oportunidade de percorrer as veredas literárias de João Guimarães Rosa. O menino quieto sempre observando a natureza, criando seus próprios brinquedos, brincando de imaginar... Livre. 60 min.

O Fórum África realizará na última semana de maio a XII Semana da África e o encerramento será feito na Biblioteca Alceu Amoroso Lima com confraternização e o show “Brasil na África”. Bukassa Kabengele nasceu em Bruxelas, passou a infância na República do Congo e veio viver no Brasil. Sua música é uma mistura étnico-cultural, juntando as sonoridades brasileiras à cultura africana e às influências americanas. Bussaka integrou a Banda Escowa e a Máfia e também se juntou a nomes como Marisa Monte e Elba Ramalho. Seu trabalho atual é com a Banda Booka Mutoto, com um show emocionante onde as percussões, a bateria, o baixo e guitarras africanas se entrelaçam num swing alucinante, enquanto os vocais virtuosos das cantoras unidos às melodias do artista rasgam alma e coração dos ouvintes.

28 de maio (sáb) – 19h30 – BP Alceu Amoroso Lima Cultura Popular – Samba de Bumbo Encontro musical com o Grupo Sambaqui Manifestação originária de comunidades de origem afro, o Samba de Bumbo tem origem paulista, prática cultural de caráter comunitário e participativo, no estilo das festas populares tradicionais. O Sambaqui é um grupo constituído por pessoas de formação diversificada, que tem como principais atividades a pesquisa e a vivência de manifestações da cultura tradicional afro-brasileira da região sudeste, tais como Samba de Bumbo, Jongo e Batuque de Umbigada.

21 de maio (sáb) – 14h – BP Belmonte

8 de maio (dom) – 16h – BP Viriato Corrêa 15 de maio (dom) – 11h – BP Padre José de Anchieta

III Quarentões Bolachões Discos que estão fazendo 40 anos.

O Amor nos Tempos de Baden e Vinícius Cia. Jazzcira

Pela primeira vez a programação conta com um artista que gravou originalmente o disco. Edy Star é o único sobrevivente dos quatro artistas originais (além de Raul, Sérgio Sampaio e Míriam Batucada) do LP “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10”.

O universo musical da parceria Baden Powell e Vinicius de Moraes é

4

música

apresentado pelo elenco composto por sete cantoras e cinco instrumentistas, que contam histórias através das onze canções do LP “Os Afro Sambas”, que completa 45 anos de lançamento. O show também é uma comemoração do cinquentenário da parceria entre Baden e Vinicius. 70 min.

5


Edy Star é o único sobrevivente dos quatro artistas originais (além de Raul, Sérgio Sampaio e Míriam Batucada) deste disco cercado de lendas, segundo de Raul Seixas e o primeiro sem Os Panteras. Primeiro artista glam do Brasil, Edy também é ator, dançarino, artista plástico e divide o palco com a Caverna Guitar Band numa performance surpreendente.

saraus

música

Raul Seixas – LP Sociedade da Grã – Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 Edy Star & Caverna Guitar Band

15 de maio (dom) – 18h – BP Cassiano Ricardo Jimi Hendrix – LPs The Cry of Love e Rainbow Bridge Carlinhos Jimi Júnior & Stoned Trio Um apanhado dos dois primeiros álbuns póstumos de Hendrix. Trilha sonora de um filme homônimo, Rainbow Bridge tem várias faixas do projeto do quarto disco de estúdio de Hendrix e The Cry of Love alcançou a terceira posição nos Estados Unidos e segunda posição na Inglaterra. Além do hendrixmaníaco Carlinhos Jimi Júnior, o Stoned tem o baterista Roby Pontes (Golpe de Estado) e o baixista Allan Ribeiro (Patrulha do Espaço).

22 de maio (dom) – 18h – BP Cassiano Ricardo Pink Floyd – LP Meddle Banda Echoes Considerado pelo guitarrista David Gilmour o álbum que deu início á caminhada do Pink Floyd, Meddle chegou ao disco de ouro em 1973 e dupla platina em 1994. Entre as músicas aquela considerada a melhor produção do Pink Floyd: “Echoes “, que também dá nome à especializadíssima banda do cenário cover paulista que presta este tributo.

29 de maio (dom) – 18h – BP Cassiano Ricardo

Sarau Elo da Corrente

Literatura Periférica Veia e ventania nas Bibliotecas de São Paulo A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas convida alguns dos saraus mais reconhecidos da cidade para atividades a partir de maio. Os saraus serão um modo interativo da população entrar em contato com o espaço e o acervo da Biblioteca. Sarau da Vila Fundão 3 de maio (ter) – 14h – BP Helena Silveira 31 de maio (ter) – 14h – BP Helena Silveira Sarau Elo da Corrente 6 de maio (sex) – 19h – BP Brito Broca 27 de maio (sex) – 19h – BP Brito Broca Poesia Maloqueira 7 de maio (sáb) – 17h – BP Cora Coralina 28 de maio (sáb) – 17h – BP Cora Coralina Sarau do Binho 7 de maio (sáb) – 13h30 – BP Marcos Rey 28 de maio (sáb) – 13h30 – BP Marcos Rey

Banda Echoes

6

Sarau da Brasa 27 de maio (sex) – 19h – BP Afonso Schmidt

7


Sarau Sertanejo Todo último sábado do mês grupos de viola caipira e cantoria no tradicional sarau, o público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com o organizador Alcione Kosmos. 28 de maio (sáb) – 15h – BP Belmonte Sarau Líteromusical da Zona Sul Organizado por Cássio Macedo Lopes de Aquino. Participação de poetas da região, músicos da Banda Big Bang 59. O público é convidado a participar, fazendo poesia, declamando e cantando. +11. 28 de maio (sáb) – 13h – BP Amadeu Amaral

A Hora e a Vez do Vestibular Ciclo de palestras destinadas a vestibulandos, em que são debatidos e compreendidos os livros exigidos nas provas das principais universidades públicas. O projeto, que acontece desde 2008, tem início agora em abril e se estende até o final do ano. Com entrada gratuita, a única exigência é que se faça uma inscrição prévia, pessoalmente ou por telefone, para que não se exceda a lotação do local. Cada biblioteca tem um dia da semana especialmente dedicado ao projeto. Além das Bibliotecas, o projeto também acontece nos Centro Cultural São Paulo e Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso.

a hora e a vez do vestibular

saraus

Sarau Líteromusical da Zona Norte O Sarau envolve dança, poesia, leitura de textos, apresentações musicais, teatrais e também outras formas de expressões culturais. Em maio, são homenageados os poetas independentes da Zona Norte. Livre. 27 de maio (sex) – das 14h às 16h – BP Nuto Sant'anna

PROGRAMAÇÃO

Dom Casmurro – Machado de Assis l 2 de maio

(seg) – 10h BP Malba Tahan Profª Márcia Plana

(ter) – 10h BP Arnaldo M. Giácomo Profº Cláudio Rosa

2 de maio l

3 de maio l

(seg) – 14h BP Gilberto Freyre Profª Vanessa Castro

8Banda Big Bang 59

l 3 de maio

(ter) – 14h BP Castro Alves Profª Fabiana Vascon

9


(qua) – 14h BP Roberto Santos Profª Márcia Plana

7 de maio l

(sáb) – 14h BP Nuto Sant'anna Profº Fernando Lara

l 9 de maio

(seg) – 10h BP Malba Tahan Profª Márcia Plana

14 de maio (sáb) – 14h l BP Ricardo Ramos Profª Ana Carolina Helcias

l 4 de maio

(qua) – 14h BP Alceu Amoroso Lima Profª Fabiana Vascon

7 de maio l

l 9 de maio

(seg) – 14h BP Gilberto Freyre Profª Vanessa Castro

14 de maio (sáb) – 10h l BP Rubens Borba A. Morais Profª Vanessa Castro

l 4 de maio

(qua) – 14h BP Camila Cerqueira César Profº Cláudio Rosa

7 de maio l

10 de maio l

7 de maio l

(sáb) – 10h BP Narbal Fontes Profº Fernando Lara

12 de maio l

10 de maio l

14 de maio (sáb) – 11h l Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso Profº Cláudio Rosa

7 de maio l

12 de maio l

11 de maio l

19 de maio (qui) – 14h l BP Cora Coralina Profª Vanessa Castro

11 de maio l

19 de maio (qui) – 14h l BP Mário Schenberg Profª Lisângela Peruzzo

11 de maio l

21 de maio (sáb) – 14h l BP Pedro da Silva Nava Profº André Renato

14 de maio l

21 de maio (sáb) – 10h30 l Centro Cultural São Paulo Profº André Renato

(sáb) – 10h BP Hans Christian Andersen Profª Fernanda Ferreira

7 de maio l

(sáb) – 10h BP Paulo Setúbal Profª Ana Carolina Helcias

7 de maio l

(sáb) – 10h BP Rubens Borba A. Morais Profª Vanessa Castro

(sáb) – 14h BP Adelpha Figueiredo Profª Fernanda Ferreira

(sáb) – 14h BP Ricardo Ramos Profª Ana Carolina Helcias (qui) – 14h BP Cora Coralina Profª Vanessa Castro

(qui) – 14h BP Mário Schenberg Profª Lisângela Peruzzo

15 de maio l

(dom) – 11h BP Viriato Corrêa Profº Fernando Lara

Iracema José de Alencar

(sáb) – 10h30 Centro Cultural São Paulo Profº André Renato

5 de maio l

Obs.: no Centro Cultural São Paulo, as inscrições serão feitas pelo site.

5 de maio l

7 de maio l

7 de maio (sáb) – 11h l Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso Profº Cláudio Rosa 7 de maio l

(sáb) – 14h BP Pedro da Silva Nava Profº André Renato

1 0

(qui) – 14h BP Cora Coralina Profª Vanessa Castro

(qui) – 14h BP Mário Schenberg Profª Lisângela Peruzzo 8 de maio l

(dom) – 11h BP Viriato Corrêa Profº Fernando Lara

O Cortiço Aluísio Azevedo

(ter) – 14h BP Castro Alves Profª Fabiana Vascon (ter) – 10h BP Arnaldo M. Giácomo Profº Cláudio Rosa (qua) – 14h BP Roberto Santos Profª Márcia Plana

(qua) – 14h BP Alceu Amoroso Lima Profª Fabiana Vascon (qua) – 14h BP Camila Cerqueira César Profº Cláudio Rosa (sáb) – 10h BP Narbal Fontes Profº Fernando Lara

14 de maio l

(sáb) – 14h – BP Nuto Sant'anna Profº Fernando Lara (sáb) – 14h BP Adelpha Figueiredo Profª Fernanda Ferreira

Obs.: no Centro Cultural São Paulo, as inscrições serão feitas pelo site.

a hora e a vez do vestibular

a hora e a vez do vestibular

l 4 de maio

22 de maio (dom) – 11h l BP Viriato Corrêa Profº Fernando Lara

14 de maio l

(sáb) – 10h BP Hans Christian Andersen Profª Fernanda Ferreira

A Cidade e as Serras Eça de Queirós

14 de maio l

14 de maio l

(sáb) – 10h BP Paulo Setúbal Profª Ana Carolina Helcias

14 de maio l

(sáb) – 10h30 Centro Cultural São Paulo Profº André Renato Obs.: no Centro Cultural São Paulo, as inscrições serão feitas pelo site.

1 1


(sáb) – 14h BP Pedro da Silva Nava Profº André Renato

21 de maio l

(sáb) – 10h BP Rubens Borba A. Morais Profª Vanessa Castro

24 de maio l

(ter) – 10h BP Arnaldo M. Giácomo Profº Cláudio Rosa

28 de maio (sáb) – 14h l BP Adelpha Figueiredo Profª Fernanda Ferreira

16 de maio l

21 de maio (sáb) – 11h l Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso Profº Cláudio Rosa

24 de maio l

28 de maio (sáb) – 14h l BP Ricardo Ramos Profª Ana Carolina Helcias

(seg) – 10h BP Malba Tahan Profª Márcia Plana 16 de maio (seg) – 14h l BP Gilberto Freyre Profª Vanessa Castro

21 de maio l

(sáb) – 14h BP Nuto Sant'anna Profº Fernando Lara

17 de maio (ter) – 10h l BP Arnaldo M. Giácomo Profº Cláudio Rosa

21 de maio l

17 de maio (ter) – 14h l BP Castro Alves Profª Fabiana Vascon

21 de maio l

18 de maio (qua) – 14h l BP Roberto Santos Profª Márcia Plana

26 de maio l

18 de maio l

(sáb) – 14h BP Adelpha Figueiredo Profª Fernanda Ferreira

(sáb) – 14h BP Ricardo Ramos Profª Ana Carolina Helcias (qui) – 14h BP Cora Coralina Profª Vanessa Castro

(qua) – 14h BP Alceu Amoroso Lima Profª Fabiana Vascon

(qui) – 14h BP Mário Schenberg Profª Lisângela Peruzzo

18 de maio l

29 de maio l

(qua) – 14h BP Camila Cerqueira César Profº Cláudio Rosa 21 de maio (sáb) – 10h l BP Narbal Fontes Profº Fernando Lara

26 de maio l

(dom) – 11h BP Viriato Corrêa Profº Fernando Lara

Vidas Secas Graciliano Ramos

21 de maio l

(sáb) – 10h BP Hans Christian Andersen Profª Fernanda Ferreira

(seg) – 10h BP Malba Tahan Profª Márcia Plana

21 de maio (sáb) – 10h l BP Paulo Setúbal Profª Ana Carolina Helcias

23 de maio (seg) – 14h l BP Gilberto Freyre Profª Vanessa Castro

1 2

23 de maio l

(ter) – 14h BP Castro Alves Profª Fabiana Vascon

25 de maio l

(qua) – 14h BP Roberto Santos Profª Márcia Plana (qua) – 14h BP Alceu Amoroso Lima Profª Fabiana Vascon

Antologia Poética Vinícius de Moraes

25 de maio l

25 de maio l

(qua) – 14h BP Camila Cerqueira César Profº Cláudio Rosa

28 de maio l

(sáb) – 10h BP Narbal Fontes Profº Fernando Lara

28 de maio l

(sáb) – 10h BP Hans Christian Andersen Profª Fernanda Ferreira

28 de maio l

(sáb) – 10h BP Paulo Setúbal Profª Ana Carolina Helcias

28 de maio l

(sáb) – 10h BP Rubens Borba A. Morais Profª Vanessa Castro

28 de maio l

(sáb) – 11h Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso Profº Cláudio Rosa

28 de maio l

(sáb) – 14h BP Nuto Sant'anna Profº Fernando Lara

28 de maio (sáb) – 10h30 l Centro Cultural São Paulo Profº André Renato Obs.: no Centro Cultural São Paulo, as inscrições serão feitas pelo site.

28 de maio (sáb) – 14h l BP Pedro da Silva Nava Profº André Renato

Capitães da Areia Jorge Amado 30 de maio (seg) – 10h l BP Malba Tahan Profª Márcia Plana

a hora e a vez do vestibular

a hora e a vez do vestibular

14 de maio l

30 de maio (seg) – 14h l BP Gilberto Freyre Profª Vanessa Castro 31 de maio (ter) – 10h l BP Arnaldo M. Giácomo Profº Cláudio Rosa 31 de maio (ter) – 14h l BP Castro Alves Profª Fabiana Vascon

1 3


Januária Cristina Alves

Olívio Jekupê

Carlos Tramontina Carlos Tramontina é jornalista, âncora do SPTV – 2ª edição e editor-chefe do programa Antena Paulista. Sobre suas experiências como repórter, Tramontina escreveu “Entrevista: a arte e as histórias dos maiores apresentadores da televisão brasileira” e “A morada dos deuses: um repórter nas trilhas do Himalaia”. 11 de maio (qua) – 10h30 – BP Raul Bopp 18 de maio (qua) – 10h30 – BP Malba Tahan

Januária Cristina Alves Januária Cristina Alves é jornalista, mestre em comunicação social, escritora e editora-chefe do Jornal Folha Educação, dirigido a professores. Entre suas obras estão “Amor...Perdidos e Achados”, “Dois amigos e a liberdade”, “A ponte dos sonhos”, “Amor de índio” e “A fantástica viagem do pequeno cidadão”. 10 de maio (ter) – 14h – BP Gilberto Freyre 12 de maio (qui) – 14h – BP Álvares de Azevedo 17 de maio (ter) – 10h – BP Amadeu Amaral 30 de maio (seg) – 10h – BP Vicente Paulo Guimarães

Olívio Jekupê Olívio Jekupê, indígena do Paraná, é escritor, poeta, filósofo e também palestrante. Estudou filosofia na PUC de Curitiba e na USP. Atualmente é presidente da Associação Guarani Nhe´e Porá. Algumas de suas obras são “Tekoa: conhecendo uma aldeia

1 4

Sacolinha

Sérgio Sá

indígena”, “O Saci verdadeiro” e “500 anos de angústia”. 17 de maio (ter) – 10h30 – BP Menotti Del Picchia 19 de maio (qui) – 10h30 – BP Rubens Borba Alves de Morais 24 de maio (ter) – 10h30 – BP Pedro da Silva Nava 26 de maio (qui) – 10h30 – BP Marcos Rey

Sacolinha Sacolinha é escritor e ativista cultural, fazendo palestras sobre a literatura e a questão racial. Ele é idealizador de projetos como o Pavio de Cultura, concursos literários, Varal Literário e Literatura nossa – fanzine. Entre seus livros estão “Graduado em marginalidade”, “85 letras e um disparo”, “Estação Terminal” e “Peripécias da minha infância”. 16 de maio (seg) – 14h30 – BP Jamil Almansur Haddad 23 de maio (seg) – 14h30 – BP Narbal Fontes 27 de maio (sex) – 15h – BP Raimundo de Menezes 30 de maio (seg) – 14h30 – BP Álvaro Guerra

o escritor na biblioteca

foto Miriam Pulga

o escritor na biblioteca

Carlos Tramontina

Sérgio Sá Sérgio Sá é escritor, músico, intérprete, compositor e arranjador. Cego de nascença, Sérgio tem uma sensibilidade apurada e um incrível talento para a música. Escreveu os livros “Fábrica de sons”, “Feche os olhos para ver melhor” e “Ecos do amanhã”. 17 de maio (ter) – 14h – BP Padre José de Anchieta 24 de maio (ter) – 14h – BP Mário Schenberg

1 5


exposição

Em comemoração aos 80 anos de “Reinações de Narizinho”, a Folhinha (complemento infantil da Folha de S. Paulo), a fundação SM e a Biblioteca Monteiro Lobato montam uma exposição fotográfica com obras da artista pernambucana Adriana Veiga, que se inspira na obra lobatiana de 1931, marco divisor da literatura brasileira, para compor as imagens. De 2 a 30 de maio – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato Segunda à sexta – das 8h às 17h Sábados – das 9h às 16h

Línguas de cego

Outras Reinações

Era uma vez Andersen Por Kátia Canton e Dácio Bicudo Exposição lúdica que apresenta o escritor Hans Christian Andersen para crianças e adultos dentro de um clima mágico e onírico. Algumas instalações de histórias serão expostas, como A Rainha da Neve, Polegarzinha, A Princesa e a Ervilha, O Patinho Feio, O Valente Soldadinho de Chumbo, A Roupa Nova do Rei e A Pequena Sereia. Tudo convida o visitante a um percurso fantástico, belo e muito curioso. Artistas envolvidos Alzira Fragoso, Beth Moysés, Dácio Bicudo, Kátia Canton, Leda Catunda, Luciana Schiller, Renata Pedrosa e Wagner Novaes. De 2 a 30 de maio – BP Hans Christian Andersen 2ª a 6ª feira – das 8h às 16h30 Sábados – das 9h às 15h30

1 6

Pinturas de Jair Guilherme Filho, artista plástico, fotógrafo, percussionista, cantor e compositor amador. Suas pinturas são pequenas composições em acrílica sobre tela, com linhas sinuosas e formas abstratas, misturadas com cores vibrantes. A vontade de promover vertigens visuais vem das suas pesquisas acerca das formas naturais tão bem representadas no barroco mineiro. Abertura dia 06 de maio, às 19h30. De 06 a 26 de maio – BP Alceu Amoroso Lima 2ª a 6ª feira – das 8h às 17h Sábados – das 9h às 16h

exposição

Outras reinações

Exposição de fotos do Jabaquara Em comemoração ao aniversário do Distrito do Jabaquara, a Biblioteca Paulo Duarte, estará expondo fotos antigas do Jabaquara. De 07 a 30 de maio – BP Paulo Duarte 2ª a 6ª feira – das 8h às 17h Sábados das 9h às 16h

Índios do Brasil Exposição da fotógrafa Andréa Ribeiro que reúne painéis com imagens dos índios do povo Kukuio da região amazônica. A partir de 11 de abril – BP Raul Bopp 2ª a 6ª feira – das 8h às 17h Sábados das 9h às 16h

1 7


literatura

feira de troca

João Cabral de Melo Neto

feira de troca de LIVROS

e GIBIS

Traga seu livro ou gibi e troque por outros que você não tenha! São aceitos para trocas livros em boas condições de literatura infantil, juvenil, adulto, gibis, quadrinhos e mangás. Só não são aceitos livros técnicos ou didáticos. 15 de maio (dom) – das 10h às 15h Parque Anhaguera (ao lado do Bosque da Leitura) Av. Fortunata Tadiello Natucci, 1000 – Perus – Km 26 da Rodovia Anhanguera

1 8

A Espanha e o Brasil de João Cabral de Melo Neto O poeta João Cabral de Melo Neto será homenageado pelo professor de literatura brasileira na USP, Augusto Massi e o professor de Literatura Brasileira na FFLCH-USP Alcides Villaça, na biblioteca municipal Alceu Amoroso Lima. A obra de João Cabral será revista pela ótica de sua grande aproximação com a Espanha, país onde serviu como diplomata em diversas ocasiões. Ainda na programação, recital de piano com Karin Uzun interpretando Chico Buarque de Hollanda e performance teatral com os atores Lucas Bargugiani e Eloisa Vilela trazendo trechos de Morte e Vida Severina. 14 de maio (sáb) – das 14h30 às 17h30 – BP Alceu Amoroso Lima Mediação de Leitura Com Márcia Cristina Cortez Mauro Atividade de mediação de leitura com o Grupo da 3ª idade “Sempre é Tempo”. Livre. 60 min.

4 de maio (qua) – 10h – BP Amadeu Amaral 18 de maio (qua) – 10h – BP Amadeu Amaral 25 de maio (qua) – 10h – BP Amadeu Amaral

1 9


24 de maio (ter) – 10h – BP Jamil Almansur Haddad Roda de leitura Com Márcia Fonseca e Fernanda Mendes Queiroz Encontro com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura onde os participantes terão a oportunidade de ler e discutir textos de diferentes gêneros narrativos. +7. 40 min.

25 de maio (qua) – 10h – BP Raimundo de Menezes VIII Encontro de Escritores Cordelistas Com Varneci Nascimento, poeta cordelista Encontro baseado na literatura de Cordel, na exposição de folhetos, na xilogravura, na leitura de cordel e na poesia tradicional nordestina. Lançamento da obra “O jovem Encarcerado e Cordel encantado”.

26 de maio (qui) – 19h – BP Belmonte Espaço Gourmet A sala de Cultura Popular da biblioteca transforma-se em um "restaurante" e recebe público adulto, pesquisadores e interessados nas curiosidades da nossa língua, para uma interessante degustação literária, onde da entrada à sobremesa são servidas declamações de cordéis, contação de causos, advinhas, parlendas, trovas e trava-línguas. Agendamento no tel 5687-0408.

Os cientistas malucos da Mad Science realizam divertidas oficinas e shows de divulgação científica para as crianças. Para participar é necessário retirar senha com uma hora de antecedência.

ciências

literatura

Atividade de mediação de leitura, dos poemas e contos literários de Tatiana Belinky. +10. 40 min.

MAD SCIENCE

Entre na Roda: Lendo e sonhando Com Joselita Barreto

Oficina Vivendo no Espaço Quem nunca pensou em ser astronauta? Nesta atividade as crianças poderão sentir os desafios que os astronautas encontram em seu trabalho. Os cientistas mirins poderão compreender o que é realmente uma missão espacial, descobrindo todo o treinamento e estudo que é necessário para chegar ao espaço. 6 a 10. 50 min.

07 de maio (sáb) – 11h – BP Mário Schenberg Oficina Viagem Espacial Imagine-se dirigindo um balão de ar quente e projetando o seu próprio motor à explosão! Nesta aula dinâmica os cientistas mirins entenderão o poder de forças como o empuxo e entenderão os princípios da propulsão em funcionamento em um lançamento de um foguete. 6 a 10. 50 min.

14 de maio (sáb) – 11h – BP Mário Schenberg

27 de maio (sex) – 14h – BP Belmonte Oficina Tecnologia Espacial Delícias de Cora Coralina, coração e alegria Com Joselita Barreto Atividade de mediação de leitura, tendo como foco central a vida e obras da escritora Cora Coralina. Adulto. 40 min.

31 de maio (ter) – 15h – BP Cora Coralina

As crianças conduzirão um raio laser em um labirinto de espelhos e encontrarão montanhas escondidas aplicando os princípios da tecnologia do radar! Esta atividade apresenta todos os encantos da tecnologia espacial, incluindo os princípios científicos da viagem espacial e a exploração do espaço sideral. 6 a 10. 50 min.

21 de maio (sáb) – 11h – BP Mário Schenberg Show Forças Deste Mundo Uma jornada pelo mundo Newton e as 3 leis do movimento. Este show especial apresentará experiências fantásticas com os fundamentos da ciência do movimento. A platéia se encantará com a queda do ovo em inércia, a plataforma do movimento angular e se surpreenderá com um modo muito especial de arrumar a mesa de um restaurante maluco. Livre. 50 min.

Mediação de leitura 2 0

28 de maio (sáb) – 11h – BP Mário Schenberg

2 1


mala que carrega, dizem estar os restos mortais de suas vítimas. +5. 50 min.

teatro

Baú de histórias Cia. Ópera Na Mala O espetáculo é uma coletânea de algumas histórias contadas no programa “Baú de Histórias”, exibido nas TVs Cultura e Ratimbum. Criado e interpretado por Sergio Serrano e Cris Miguel, a peça conta a história de um Rei que quer ouvir histórias e oferece um prêmio para aquele que contar a história mais longa. Dom Quixote e Sancho Pança, o Contador de Histórias, a Princesa e o Lelo do Castelo, Senhor Andino, Professor Nicolau Nicolaievski, entre outros, apresentam suas histórias, trazendo um pouco da cultura de várias partes do mundo. Utilizando bonecos de várias técnicas, teatro de sombras, e muita música executada com instrumentos típicos, a dupla de contadores reinventa os clássicos e os contos de tradição oral, de forma dinâmica e bem humorada. Livre. O Passe e o Gol

8 de maio (dom) – 11h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Planeta Pé-de-Àgua Com Milton Aguiar

Beatriz – A história de uma mulher inventada Com Laura Pages

Com tantos desmatamentos e queimadas, toda a natureza está sofrendo. Por conta disso, as nascentes dos rios estão secando e o personagem Pé-de-água anda meio sumido. Quem nos conta toda essa história é o Eco Palhaço. +5. 1h20.

Enquanto evoca e encarna personagens que estão ao seu redor, reais ou imaginários, Beatriz está só, vivendo entre seus medos, mitos e frustrações recorrentes a várias gerações de mulheres. Neste espetáculo, a versátil e talentosa atriz bonequeira Laura Pages, formada pela Escola de Atores Titiriteros de Avellaneda, fala, com muita poesia, de temas como encontros e desencontros, a vida e a morte, a maternidade e a ausência dela, sob a sensível ótica das mulheres. Adulto.

1 de maio (dom) – 11h – Ponto de Leitura do Piqueri 1 de maio (dom) – 14h30 – Bosque da Luz O passe e o gol Cia. do Grande Urso Navegante Marca a estréia na literatura infantil de Juca Kfouri, um dos mais importantes jornalistas do país. E o tema só poderia ser o que ele gosta, escreve, fala e discute todo dia: futebol. Com linguagem ágil, irreverente e muito divertida, Laerte Asnis, hábil bonequeiro conta a história dos irmãos Marinho e Joãozinho, loucos por futebol, mas que não conseguem se entender. Livre.

teatro

4 de maio (qua) – 10h – BP Mário Schenberg

13 de maio (sex) – 20h30 – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato Retratos da vida no subsolo Grupo Palco pra toda obra Espetáculo baseado nos relatos dos moradores de albergues em Santo Amaro. +12. 60 min.

14 de maio (sáb) – 15h – BP Belmonte

1 de maio (dom) – 11h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato Pedro Paulo Pedregulho Cia. Le Nez da Cooperativa Paulista de Teatro Carol e Mexerica, duas crianças com personalidades e estilos de vida opostos, vão parar em uma sala de castigo. Eis que se junta a elas o garoto mais estranho e temido da escola, Pedro Paulo Pedregulho, conhecido como Pepa. O menino é dotado de um nariz imenso e tem a fama de bater em todas as crianças que falam mal de sua aparência. Na misteriosa e enorme

2 2

O patinho feio, o vôo de Andersen Cia. Teatro Por Um Triz A montagem da Cia Teatro Por Um Triz, deste clássico, é absolutamente original e versátil. Desfilam pela cena diversas técnicas do teatro de animação, tais como a manipulação direta de bonecos de mesa, a animação de figuras de papel e a bem colocada interação de atores humanos com bonecos. O grupo conta, mais do que a história do Patinho, a própria vida de Andersen, e como algumas passagens de sua vida são

2 3


teatro

15 de maio (dom) – 11h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato Ítaca - uma vivência histórica Cia. Vôos. Com Melissa Panzutti D. Gema descobriu um mapa que leva até Ítaca. Com poesias faladas e cantadas, ela constrói a trajetória do mapa criando um universo de desafios, medos e conquistas. Livre. 50 min.

15 de maio (dom) – 11h – BP Álvares de Azevedo Dom Casmurro Cia. Ao Pé da Letra Unindo teatro e literatura, os atores levam ao público a obra adaptada de Machado de Assis. Na encenação a Cia. busca ampliar sentidos, revelar paralelos com a contemporaneidade e trabalhar com a metalinguagem. +15. 60 min.

17 de maio (ter) – 14h – BP Cora Coralina 18 de maio (qua) – 17h – BP Alceu Amoroso Lima 20 de maio (sex) – 14h – BP Mário Schenberg 29 de maio (dom) – 19h – BP Viriato Corrêa Guarda-chuva Poético Núcleo Absurda Confraria Quatro palhaços munidos de seus lindos guarda-chuvas levam poesia para o público. Livre. 90 min.

19 de maio (qui) – 14h – BP Affonso Taunay 20 de maio (sex) – 14h – BP Érico Veríssimo 26 de maio (qui) – 14h – BP Lenyra Fraccaroli 27 de maio (sex) – 13h – BP Nuto Sant'anna Ciranda das Flores Cia. Prosa dos Ventos Uma jardineira e um semeador trabalham juntos, sem coragem de declarar seu amor um para outro. Um dia, acabam brigando por causa de um cacto. A partir daí, muitas surpresas e muitos mistérios acontecem, misturando sonho e realidade. +3. 45 min.

Cinderella. Aqui, príncipes e princesas ganham vida nas figuras de louças antigas, animadas com maestria pelo Grupo Gente Falante, importante expoente do teatro de animação gaúcho. Livre.

22 de maio (dom) – 11h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato Princesas Daqui e Dalí Cia. Teatro por um Triz Adaptação livre de quatro contos de fadas, recolhidos de Irmãos Grimm, Ítalo Calvino, Câmara Cascudo e Sílvio Romero. Dois atores encenam as histórias utilizando bonecos, objetos, adereços, máscaras, canções e vários outros recursos da linguagem cênica. De forma poética e bem humorada, o público infantil e adulto é envolvido pelas histórias, até o “E foram felizes para sempre...”. +4.

22 de maio (dom) – 11h – BP Álvares de Azevedo Red Bag Usina De Animação - Bonecos Da Amazônia O instigante espetáculo do grupo paraense se utiliza de quadros independentes que recusam a palavra e que não pretendem contar uma história linear tradicional, com começo, meio e fim, mas, ao contrário, mergulham em narrativas imagéticas nas quais o sentido é construído, sobretudo, pelas sensações e pelo imaginário do espectador, o que coloca o espetáculo numa relação muito próxima com características marcantes das artes cênicas na contemporaneidade, como a estética pós-dramática e a linguagem da performance. Adulto.

27 de maio (sex) – 20h30 – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato Coisas de Saci Cia. Tempo de Brincar O espetáculo musical narra a história de um menino que passa uma noite de aventuras na companhia do Saci Pererê. Com músicas de Valter Silva e bonecos de Elaine Buzato, a Companhia Tempo de Brincar convida o público valorizar a Cultura Popular Brasileira. Livre. 50 min.

29 de maio (dom) – 11h – BP Padre José de Anchieta Os fantasmas da Ópera Cia. Ópera Na Mala

Louça Cinderella Cia. Gente Falante

É o espetáculo de estréia da Cia. Ópera na Mala, responsável pelo programa Baú de Histórias, da TV Cultura. Aqui, os excelentes atores Cris Miguel e Sérgio Serrano trazem à cena trechos de importantes óperas, em uma linguagem leve e acessível aos pequenos. Tudo começa quando um mergulhador encontra um velho navio afundado, que justamente levava em viagem uma antiga cia. de ópera. Os fantasmas a bordo tratarão de reviver as importantes peças musicais. Livre.

É uma originalíssima versão, feita com o teatro de objetos, do conto de

29 de maio (dom) – 11h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

21 de maio (sáb) – 10h e 16h – BP Hans Christian Andersen

2 4

teatro

marcantes para a construção de sua obra. O final poético é encantador e emocionante. Livre.

2 5


Serão contadas histórias divertidas, entre elas, como a dona Aranha se tornou uma ótima confeiteira por que queria ficar bonita e as aventuras do bode e da onça, que acabam tendo que morar juntos por obra do destino. +7. 50 min.

4 de maio (qua) – 10h – BP Álvares de Azevedo Histórias diversas Com Ana Paula Pereira dos Prazeres Serão narradas histórias engraçadas sobre aventuras e animais da floresta. Livre. 50 min.

4 de maio (qua) – 14h – BP Brito Broca Em cima e abaixo Zé Bocca

Histórias de encantamento Com Lucélia da Silva Narração de histórias infantis. Livre. 50 min.

Um astuto coelho propõe uma sociedade com o urso preguiçoso: o coelho vai trabalhar nas terras do urso em troca da metade da colheita. Será que vai dar certo? +5. 40 min.

4 de maio (qua) – 13h30 – BP Érico Veríssimo Histórias de princesas e um macaco muito esperto Com Juvelina Martins

2 de maio (seg) – 10h – BP Amadeu Amaral 9 de maio (seg) – 10h – BP Amadeu Amaral

Três histórias: História de uma princesa que adorava adivinhas (Sua Alteza a Divinha); história de uma princesa triste e um menino muito preguiçoso (João preguiçoso); história de uma velha e um macaco muito esperto (O macaco e a velha). +6. 45 min.

Contos para crianças Com Maria das Graças N. Marcelino

4 de maio (qua) – 14h – BP Padre José de Anchieta

Contação de duas divertidas histórias: “Onde está o Rabo do Sapo?”, de Telma Guimarães Castro Andrade e “Dona Baratinha”, recontado por Ana Maria Machado. Livre. 40 min.

4 de maio (qua) – 10h – BP Afonso Schmidt Histórias de Pedro Malasartes Com Sandro Luiz Coelho Várias histórias narrando as “artes” e aventuras deste “herói” popular. Pedro Malasartes é jovem, aventureiro, inteligente e esperto, sempre pronto a envolver-se em confusões, porém, tem um bom coração e sempre acaba ajudando os injustiçados. Livre. 50 min.

4 de maio (qua) – 14h – BP Afonso Schmidt

2 6

contação de histórias

contação de histórias

Histórias na floresta Com Domitila Alves de Oliveira

Misturando histórias Com Cecília F. da Silva Serão contadas três histórias, algumas interagindo com o público. “A Zeropéia”, “O caso do bolinho” e “Onde está o rabo do Sapo?”. +7. 50 min.

4 de maio (qua) – 10h – BP Menotti Del Pichia 4 de maio (qua) – 14h – BP Sylvia Orthof Histórias de princesas Com Deise Maria Tebaldi Pedro “A princesa jia” narra a história de uma princesa enfeitiçada, que só poderia ser libertada através de um amor verdadeiro, “A guardadora de gansos” narra a história de uma princesa que depois de muitas desventuras encontra a felicidade, “Rapunzel” narra a história de uma

2 7


4 de maio (qua) – 10h – BP Narbal Fontes 4 de maio (qua) – 14h – BP Nuto Sant'anna Histórias de reis, princesas e cachorros Com Beth Pedrosa Quatro histórias de um rei muito bobo e vaidoso (A roupa nova do rei); a história de uma princesa triste e um menino muito preguiçoso (João Preguiçoso), a história de amizade e do amor entre um menino e um cachorro (O menino e o cachorro); e por último um conto sul africano (N'Golo e Bendé-Bendé que narra a história de dois macacos e outros animais da floresta. 5 a 10. 50 min.

4 de maio (qua) – 14h – BP Pedro da Silva Nava

Conta e reconta Com Lídia Engelberg Com um repertório variado, Lídia convida as crianças a passearem por diferentes momentos e lugares do universo imaginário. Depois de ouvida, cada história vira uma brincadeira e o público pode se vestir com panos e perucas para entrar na história. 6 a 11.

10 de maio (ter) – 10h e 14h – BP Hans Christian Andersen 12 de maio (qui) – 10h e 15h – Ponto de Leitura Jardim Lapenna Semeando e viajando nas histórias Com Márcia Fonseca e Joselita Barreto Narraç„o de várias histórias entre elas "Unu Nile:uma tartaruga quer ir a uma festa no céu e os pássaros comovidos emprestam suas penas" de Sunny. 2 a 10. 30 min.

11 de maio (qua) – 10h – BP Raimundo de Menezes Naquele livro tinha uma história Com Edna Bolanho Simões Narração de histórias para todas as idades. +7. 50 min.

Contando História Com Claudia Lecínio e Cleo Lima

4 de maio (qua) – 10h e 14h – BP Thales Castanho de Andrade

“Da pequena toupeira que queria saber que tinha feito coco na cabeça dela e outras histórias”. Livre. 40 min.

Contando, cantando e encantando no Sítio do Pica-Pau Amarelo Com Beth Rizzo e Ronaldo Barbosa

11 de maio – (qua) – 10h30 e 14h30 – BP Vinícius de Morais

Serão contadas as histórias “O Pó de Pirlimpimpim” e o “Marquês de Rabicó”, da obra de Monteiro Lobato. 4 a 12. 50 min.

Semeando e afiando línguas encantadas Com Andréa de Sousa

8 de maio (dom) – 11h – BP Raul Bopp

Vivências e reflexões voltadas para apreciadores e interessados na arte de ler e contar histórias. Neste encontro o foco será ação voluntária de contadores de histórias em hospitais. 90 min.

Contar é preciso, ler é indispensável Com Andréa de Sousa

Inscrições pelos telefones 5687-0408 e 5691-0433. 14 de maio (sáb) – 11h30 – BP Belmonte

Contos e declamação de poemas divertidos estimulam o potencial criativo e o prazer de ler: “Mamãe com açúcar” e “Contos de facécias, de suspense, de fadas e de meiguice”. Público alvo: participantes de programas de incentivo à leitura. Jovens e adultos. 60 min. Inscrições pelos telefones 5687-0408 e 5691-0433.

10 de maio (ter) – 10h e 14h – BP Belmonte Os três coelhos que não tinham medo de nada Com Vera Lucia Bicego Pimenta Silva e Marcia Fonseca

Cia. Luar no Ar conta Rubem Alves Cia. Luar no Ar Resgate da sensibilidade da obra literária de Rubem Alves, que tratava de temas como o respeito às diferenças, a importância do compartilhar, a capacidade de transformação do amor, a liberdade como fonte renovadora da alma e a magia da palavra. 4 a 11.

14 de maio (sáb) – 14h30 – BP Anne Frank

Era uma vez um coelho esperto e guloso que queria uma vaca sÛ para ele... Livre. 40 min.

Era uma vez 1, 2,3... Acordando Histórias Com Rita Nasser

10 de maio (ter) – 10h – BP Rubens Borba Alves de Morais

Histórias da tradição oral, contos de fadas, contos do folclore, lendas,

2 8

contação de histórias

contação de histórias

princesa que foi raptada quando bebê e presa numa torre no meio da floresta. Livre. 50 min.

2 9


histórias e muita leitura no jardim anexo ao espaço de literatura infantil. +9.

14 de maio (sáb) – 10h30 – BP Pedro da Silva Nava

18 de maio (qua) – 10h – BP Paulo Duarte 20 de maio (sex) – 14h – BP Paulo Duarte

Dois Manducas de Fiúza Com Zé Bocca

Contos de Malasartes Com Débora Kikuti

Causos e modas do caipira paulista, para público de todas as idades. O espetáculo sobre o universo caipira, envolve causos, histórias e personagens até a apresentação de músicas tradicionais do cancioneiro paulista.

14 de maio (sáb) – 10h – BP Arnaldo Magalhães Giácomo 14 de maio (sáb) – 14h – BP Aureliano Leite 28 de maio (sáb) – 14h – BP Adelpha Figueiredo Por que no céu tem tanta estrela? Com Erica Coracini Reunião de lendas indígenas que explicam como surgiram a noite e suas estrelas, a relação do homem com o animal e outros seres. 4 a 10.

14 de maio (sáb) – 10h30 – BP Lenyra Fraccaroli 14 de maio (sáb) – 14h30 – BP Camila Cerqueira César 28 de maio (sáb) – 10h30 – BP Lenyra Fraccaroli A princesinha medrosa e outras histórias Com Márcia Fonseca, Vera Bicego Pimenta e Silvania Roseli Possato Diversas histórias, entre elas “A princesa que tinha medo do escuro”. Até 6. 40 min.

16 de maio (seg) – 10h – BP Jamil Almansur Haddad Tramas Femininas Grupo Mulheres Tecelãs Através da contação de histórias, misturada à música, poesia e dança, duas contadoras narram contos de vários cantos do mundo que tematizam o feminino. Adulto. 60 min.

17 de maio (ter) – 14h – BP Mário Schenberg 24 de maio (ter) – 10h e 14h – BP Hans Christian Andersen 31 de maio (ter) – 14h – BP Mário Schenberg

O herói preferido do povo simples, esperto e conhecedor de todas as artimanhas faz a alegria de quem escuta suas histórias. +6.

19 de maio (qui) – 11h e 14h – Ponto de Leitura São Mateus 22 de maio (dom) – 11h – BP Raul Bopp Contação de estórias na Chácara do Castelo Com Juvelina Pereira Martins Brincadeiras seguidas de estórias: A árvore da montanha e Viagem na Floresta; estórias: O macaco e a velha e A princesa adivinha. 6 a 10. 50min.

20 de maio (sex) – 10h e 14h – BP Chácara do Castelo O Saci e a reciclagem do lixo Com Cida Gótola, Juvelina Martins e Pureza Silva A história alia a questão do meio ambiente ao universo de uma grande lenda brasileira: o Saci. “Um belo dia, o Saci resolveu fazer uma grande traquinagem, e tudo saiu ao contrário!” O resto só ouvindo a história! Após a contação haverá oficina de brinquedo com material reciclável. +9.

23 de maio (seg) – 10h e 14h – BP Padre José de Anchieta 24 de maio (ter) – 10h e 14h – BP Padre José de Anchieta 25 de maio (qua) – 10h e 14h – BP Padre José de Anchieta 26 de maio (qui) – 10h e 14h – BP Padre José de Anchieta 27 de maio (sex) – 10h e 14h – BP Padre José de Anchieta Contos para pequenos e grandes de Rubem Alves Com Solange Lopes Histórias para pequenos e grandes em torno de temas dolorosos, em homenagem às mães. De autoria do escritor Rubem Alves: “O pássaro encantado”, “Como nasceu a alegria” e outras. Livre. 40 min.

Brincando com arte Com Cecília Graner

24 de maio (ter) – 10h – BP Castro Alves 25 de maio (qua) – 10h – BP Chácara do Castelo 26 de maio (qui) – 10h – BP Castro Alves 27 de maio (sex) – 14h – BP Chácara do Castelo

No mês em que as artes são festejadas com o dia do Artista Pintor, dia Internacional do Artista Plástico e dia Internacional dos Museus, a BP Paulo Duarte convida para uma animada sessão de quebra cabeças,

Histórias do Nordeste Com Trupe da Ioiô

3 0

contação de histórias

contação de histórias

entre outras. O ouvinte é estimulado à leitura e a multiplicar a prática de ouvir e contar histórias. 7 a 12.

3 1


17 de maio (ter) – 10h e 14h – BP Hans Christian Andersen 26 de maio (qui) – 10h – BP Paulo Duarte 29 de maio (dom) – 16h – BP Viriato Corrêa Cantando Histórias: casos, contos e canções Com Dorotilde Voltado para todas as idades, apresenta instrumentistas em cordas, percussão e canto e uma contadora de histórias. O cenário é livre e as histórias serão selecionadas de acordo com o público presente em cada apresentação. Livre.

28 de maio (sáb) – 14h – BP Aureliano Leite

3 2Trupe da Ioiô

cultura ao meio-dia

contação de histórias

Com um jeito meio nordestino, Ioiô e Jorgerafaria cantam e contam histórias em cordel, uma homenagem à principal referência do sertão do Ceará: Patativa de Assaré. Incentivando a valorização do público infantil e adulto pela literatura e cultura popular brasileira. +4.

3 3


Aos sábados, das 13h às 16h, a partir de 7 de maio BP Gilberto Freyre. Confecção de Bonecos Com Márcio Augusto Rodrigues Confecção de bonecos utilizando papel e muita criatividade. Livre.

Às sextas, de 6 a 27 de maio, das 9h às 12h – BP Amadeu Amaral. Contando Histórias com Objetos Com Kelly Orasi Kelly Orasi

Serão abordados temas como os recursos do teatro de objetos para a ilustração da arte de contar histórias, o objeto e sua carga de significados e a inserção do objeto na narrativa oral e a sutileza da manipulação com duas horas de duração.

Oficina de Teatro Contemporâneo Com Profª Adriana Pires

7 de maio (sáb) – das 14h às 17h – BP Belmonte 11 de maio (qua) – das 14h às 17h – BP Narbal Fontes

Através de textos contemporâneos nacionais e internacionais, os participantes são convidados a improvisações e criações de cenas utilizando técnicas teatrais. +15. Carga horária: 42h. Inscrições até o dia 4 de maio no telefone 2973-4461, das 10h às 16h.

Curso de fotografia para educadores Com Ricardo Hantzschel

Às quintas, das 13h30 às 16h30, a partir de 5 de maio BP Narbal Fontes. Ikebana com a monja Ana Ikebana é uma arte floral que originou na Índia onde os arranjos eram destinados a Buda, e personalizada na cultura nipônica, pela qual é mais conhecida. Em contraste com a forma decorativa de arranjos florais que prevalece nos países ocidentais, o arranjo floral japonês cria uma harmonia de construção linear, ritmo e cor. Livre. 1h30. 20 vagas. Inscrições até 04 de maio, diretamente na Biblioteca, pelo telefone 2292-3439 ou por e-mail: bmadelphafigueiredo@yahoo.com.br.

6 de maio (sex) – às 14h e às 15h30 – BP Adelpha Figueiredo Iniciação Teatral Com o Profº Eugênio Oficina que pretende introduzir os participantes na linguagem teatral, em

3 4

Parceria com o Projeto Cidade Invertida, o curso promove práticas acerca da fotografia através de jogos com imagens, construção de câmeras, visando compreender a linguagem visual e possibilitar que os participantes desenvolvam o seu olhar fotográfico. Específico para educadores. Carga horária: 24h. 12 vagas. Inscrições até 7 de maio pelo telefone 2645-0100.

cursos, oficinas e encontros

cursos, oficinas e encontros

especial na técnica de interpretação e exercícios de criatividade. Através da observação, treinamento, ensaio e apresentação, os participantes experimentam todas as etapas de criação, incluindo escolhas de figurino, luz, som e cenário. +15. Carga horária: 48h. 25 vagas. Inscrições até o dia 6 de maio no telefone 2143-1811, das 10h às 16h.

Aos sábados, de 30 de abril a 21 de maio, das 10h às 17h BP Paulo Duarte. Introdução à Encadernação Artesanal Com a Profª Adriana Castilho Oficina com o objetivo de introduzir os participantes nas possibilidades da criação artesanal de livros, tendo em mente os princípios da encadernação básica. +14. Carga horária: 15h. Inscrições até o dia 11 de maio no telefone 5573-4929, das 10h às 16h.

Às quintas, das 9h às 11h30, a partir de 12 de maio BP Chácara do Castelo.

3 5


A linguagem das histórias em quadrinhos analisada em cada um de seus elementos: vinheta, balão, onomatopéia, etc. O controle do tempo e o uso do espaço na construção da narrativa. Conceitos e técnicas utilizadas por grandes autores que tornam a leitura dos quadrinhos uma experiência enriquecedora. +11. 50 vagas.

11 de maio (qua) – das 14h às 15h30 – BP Chácara do Castelo Oficina de Livros Pop-Up Com Liana Yuri Com a utilização do livro pop-up como um instrumento facilitador do aprendizado, a oficina objetiva o ensino multidisciplinar englobando as artes, a literatura e o ensino de valores. Através das técnicas de Origami (arte de dobrar o papel) e Kirigami (arte de cortar o papel), os participantes são convidados a criar seu próprio livro pop-up. 8 a 12. 20 vagas. Agendamento diretamente nas Bibliotecas ou por telefone.

13 de maio (sex) – das 9h30 às 11h30 – BP Marcos Rey 19 de maio (qui) – das 9h às 11h – BP Menotti Del Picchia 24 de maio (ter) – das 9h às 11h – BP Thales Castanho de Andrade Eu, o paciente e o 3º milênio Com Paulo Fellegger A palestra faz parte da Semana da Enfermagem e traz alguns questionamentos sobre os profissionais da saúde e suas responsabilidades perante seus pacientes. Serão abordados os problemas e suas possíveis soluções. Aberto ao público interessado em geral. 1h30.

13 de maio (sex) – 15h – BP Jamil Almansur Haddad 25 de maio (qua) – 14h – BP Cora Coralina A Literatura e a Música Com a alemã Antje Blome Mueller Palestra para mostrar a importância da Literatura e da Música como meios de expressão. Pedagoga de Dança e Música, Antje acredita na importância de as crianças terem a oportunidade de descobrir ou ganhar de volta a curiosidade pela língua, por temáticas e conteúdos socialmente relevantes. Ela parte de uma sobreposição do desenvolvimento da língua e competência musical e artística. Haverá tradução simultânea no evento.

18 de maio (qua) – 19h30 – BP Alceu Amoroso Lima

3 6

Oficina de brinquedo com material reciclável Após a contação de história “O saci e a reciclagem do lixo” haverá uma oficina para confecção de um “currupio” utilizando tampinhas de garrafa pet, cola, cordonet e muita criatividade! O que é um currupio? Venha fazer e descobrirá! +9.

23 de maio (seg) – 10h e 14h – BP Padre José de Anchieta 24 de maio (ter) – 10h e 14h – BP Padre José de Anchieta 25 de maio (qua) – 10h e 14h – BP Padre José de Anchieta 26 de maio (qui) – 10h e 14h – BP Padre José de Anchieta 27 de maio (sex) – 10h e 14h – BP Padre José de Anchieta Oficina de Xadrez Oficinas de xadrez para iniciantes com Ana Maria da Silva Santos. Livre. Inscrições dia 28 de maio diretamente na Biblioteca.

Aos sábados, de 4 a 25 de junho, das 9h às 12h BP Amadeu Amaral. Desenhar quadrinhos e a arte no ensino Com Thiago Spyked Palestra sobre a relevância da arte no ensino e importância dos quadrinhos no estímulo à leitura. Ao final uma breve prática de desenho com os alunos (o material será fornecido pela Biblioteca). +11. 90 min.

20 vagas. Inscrições na Biblioteca, pelo telefone 5573-4929 ou pelo e-mail: bmchacaradocastelo@yahoo.com.br 31 de maio (ter) – 10h – BP Chácara do Castelo Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação Com a Cia. Truks

cursos, oficinas e encontros

cursos, oficinas e encontros

Quadrinhos. Prazer em conhecer! Com Nobu Chinen

Centro de formação para profissionais do teatro feito através de bonecos, objetos e formas animadas, assim com um pólo de experimentos e buscas por novas linguagens teatrais. Oferece uma agenda de apresentações para adultos e crianças e festivais de pequenos quadros e experiências cênicas, além de mesas redondas, palestras, estudos e reflexões acerca do fazer teatral. Inscrições através do e-mail truks@uol.com.br

Segundas às 19h30 Encontro Abertos do Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação Bate-papos com grupos de Teatro de Animação, acerca de seu trabalho, sua técnica, seu processo de criação. Esses encontros fazem parte da

3 7


Encontro com Laura Pages 16 de maio (seg) – 19h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato Encontro com a Cia. Gente Falante 23 de maio (seg) – 19h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato Teias da Expressão, Chamas da Reflexão: Artes Plásticas e Gráficas Africanas e Afro-Brasileiras A Biblioteca Paulo Duarte em parceria com as Edições Toró promove o curso sobre as influências africanas na literatura, arte e vida brasileiras. O curso faz parte do projeto “Literatura periférica: veia e ventania nas Bibliotecas de São Paulo” com os participantes dos saraus mais reconhecidos da cidade.

Silibrina? É a Diana, menina! Núcleo Pé de Samba Silibrina é um espetáulo interativo, adaptado dos pastoris pernambucanos. Um trio de brincantes viaja pelo mundo cantando, dançando, divertindo as pessoas e conscientizando-as da importância do livro em suas vidas. De maio a junho em todos os roteiros do Ônibus-Biblioteca. Mais informações sobre datas, horários e locais no site www.bibliotecas.sp.gov.br.

ônibus biblioteca

cursos, oficinas e encontros

programação do Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação, mas são abertos ao público interessado em geral.

Aos sábados, às 13h ,de 7 a 28 de maio – BP Paulo Duarte.

3 8Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação

3 9


país da América do Sul. Obra prima do cinema francês com um suspense crescente a cada cena. +14.

cinema

Nunca aos domingos (Never on Sunday, França /Grécia. 1960, 94min, legendado, DVD, P/B) Dir.: Jules Dassin. Elenco: Melina Mercoury, Jules Dassin, Titos Vandis e Despo Diamantidou. Comédia em que Ilya vive uma prostituta grega no porto de Pireu, escolhe seus clientes e nunca trabalha aos domingos. +12.

18 de maio (qua) – 19h

A Volta do Todo Poderoso

Para a ultima sessão do mês de Maio, dia 25, quarta feira às 19h, o público escolhe uma opção entre os três filmes abaixo: Almas perversas. Dir. Fritz Lang. EUA,1945, P/B, legendado, DVD. +14. O Batedor de carteiras. Dir. Robert Bresson, França, 1959, 79min,

Sessão Nostalgia

P/B, legendado, DVD. +14.

Biblioteca Pública Roberto Santos [Salas equipadas com projeção eletrônica e som 5.1] 68 Lugares Toda quarta-feira às 19h

Aconteceu naquela noite. Dir. Frank Capra. EUA, 1934, 105min,.P/B

O céu mandou alguém (Three Godfathers, EUA. 1948, 87 min, legendado, DVD) Dir.: John Ford. Elenco: John Wayne, Pedro Armendariz e Hary Carey Jr. Três bandidos encontram uma mulher a beira da morte e prometem cuidar de seu filho recém nascido, e arriscam suas vidas para levar a criança além da fronteira, atravessando o deserto do Arizona. Faroeste único, com mensagem religiosa evidente. +12.

4 de maio (qua) – 19h O salário do medo (Lê salaire de la peur, França, 1952, 148 min, legendado, DVD) Dir.:Henry Georges Clouzot. Elenco: Yves Montand, Folco Lulli e a brasileira Vera Clouzot. O dilema de personalidades e relacionamento entre quatro homens no desafio de guiar dois caminhões cheios de nitroglicerina através de um

4 0

cinema

11 de maio (qua) – 19h

legendado, DVD. +14.

Sexta divertida Biblioteca Pública Roberto Santos [Salas equipadas com projeção eletrônica e som 5.1] 68 Lugares Toda sexta-feira às 15h Sim, senhor (Yes Man, Austrália, 2008, 98 min, legendado, DVD) Dir.: Peyton Reed. Elenco: Jim Carrey, Zooey Deschanel e Bradley Cooper Após o convite de um amigo, Carl Allen decide ir a um culto de auto-ajuda, que tem por base dizer sim a qualquer coisa que lhe aconteça ou ofereçam. Ao seguir este preceito a vida de Carl começa a mudar. Livre.

6 de maio (sex) – 15h A volta do todo poderoso (Evan Almighty, EUA, 2007, 95 min, legendado, DVD) Dir.: Tom Shadyac. Elenco: Steve Carell, Morgan Freeman e

4 1


Evan Baxter é o âncora de um telejornal de Buffalo, que foi recentemente eleito para seu 1º mandato como congressista. Ele então se muda para Washington com sua esposa Joan e os filhos Dylan, Ryan e Jordan. Porém, logo após se instalar em sua casa, Evan passa a receber estranhas encomendas, que incluem ferramentas e grandes quantidades de madeira. Logo ele se encontra com Deus, que lhe incumbe a missão de construir uma arca, já que uma inundação está por vir. Evan descarta a idéia, mas uma série de situações ocorre de forma a prejudicar sua vida até que ele aceite a missão. Livre.

Horton e o mundo dos quem! (EUA, 2008, 88 min, dublado, DVD) Dir.: Jimmy Hayward e Steve Martino. Elenco: Jim Carrey, Steve Carell, Carol Burnett e Will Arnett Horton é um elefante que, um dia, ouve um pedido de socorro vindo de uma partícula de poeira que flutua no ar. Surpreso, ele passa a desconfiar que possa existir vida dentro daquela partícula. Trata-se dos Quem, seres que ignoram a existência de vida fora da cidade em que vivem, a Quemlândia. Mesmo com todos à sua volta acreditando que perdeu o juízo, Horton decide ajudar os moradores de Quemlândia. Livre.

13 de maio (sex) – 15h

07 de maio (sáb) – 16h

Se eu fosse você (Brasil, 2006, 104 min, DVD) Dir.: Daniel Filho. Elenco: Glória Pires, Tony Ramos, Thiago Lacerda e Danielle Winits

Up – altas aventuras (EUA, 2009, 96 min, dublado, DVD) Dir.: Pete Docter. Elenco: Edward Asner, Christopher Plummer, Jordan Nagai

Cláudio é um publicitário bem sucedido, dono de sua própria agência, que é casado com Helena, uma professora de música que cuida de um coral infantil. Acostumados com a rotina do dia-a-dia e do casamento de tantos anos, eles volta e meia têm uma discussão. Um dia eles têm uma briga maior do que o normal, que faz com que algo inexplicável aconteça: eles trocam de corpos. Apavorados, Cláudio e Helena tentam aparentar normalidade até que consigam revertar a situação. Porém para tanto eles terão que assumir por completo a vida do outro. +10.

20 de maio (sex) – 15h Se eu fosse você 2 (Brasil, 2009, 100 min, DVD) Dir.: Daniel Filho. Elenco: Glória Pires, Tony Ramos, Cássio Gabus Mendes e Maria Luisa Mendonça Cláudio e Helena estão prestes a se separar, o que faz com que ele passe a morar na casa de Nelsinho. Porém, após a primeira reunião do divórcio, eles discutem em pleno elevador e, repentinamente, trocam de corpos mais uma vez. Isto faz com que ambos tenham que viver a vida do outro, tendo por experiência o que ocorreu anos antes. +10.

27 de maio (sex) – 15h

Sessão infantil Biblioteca Pública Roberto Santos [Salas equipadas com projeção eletrônica e som 5.1] 68 Lugares Todo sábado às 16h

4 2

cinema

cinema

Lauren Graham

Carl Fredricksen é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário, que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell, um menino de 8 anos. Livre.

14 de maio (sáb) – 16h Toy Story 3 (EUA, 2010, 103 min, dublado, DVD) Dir.: Lee Unkrich. Elenco: Tom Hanks, Tim Allen, Michael Keaton, Joan Cusack Andy está prestes a ir para a faculdade. Desta forma, precisa arrumar o quarto e definir o que irá para o lixo e o que será guardado no sótão. Seus antigos brinquedos, entre eles Buzz Lightyear, Jessie e o Sr. Cabeça de Batata, são separados para serem guardados no sótão. Entretanto, uma confusão faz com que a mãe de Andy os coloque no lixo. Woody, que será levado para a faculdade, decide salvá-los. O grupo escapa, mas acaba no carro da mãe de Andy, que os leva a uma creche. Ao chegarem, os amigos encontram um universo até então inimaginável, onde os brinquedos sempre têm crianças para brincarem com eles. Livre.

21 de maio (sáb) – 16h

4 3


Depois de enfrentar um dragão, resgatar a princesa e salvar o reino de seus sogros, Shrek virou um homem de família. Mas o que aconteceu com o valente marido de Fiona? Pensando no passado, Shrek assina um pacto com o falante duende Rumplestiltskin e subitamente se vê em uma versão alternativa e deturpada do reino de Tão Tão Distante, onde os ogros são caçados. Além disso, ele e Fiona perdem seus postos, pois Rumplestiltskin toma os seus lugares ao se tornar o rei. Agora, só Shrek pode desfazer seu erro, salvar seus amigos, seu reino e sua esposa. Livre.

28 de maio (sáb) – 16h

Simplesmente Liz! Biblioteca Pública Roberto Santos [Salas equipadas com projeção eletrônica e som 5.1] 68 Lugares Todo sábado às 19h A última vez que vi Paris (The Last Time I Saw Paris, EUA, 1954, 116 min, legendado, DVD) Dir.: Richard Brooks. Elenco: Elizabeth Taylor, Van Johnson, Walter Pidgeon, Donna Reed Charles Wills é um escritor que volta a Paris para encontrar a filha, criada pela cunhada, Marion Matine. Lá reencontra Helen Ellswirth, o grande amor da sua vida, que ele conheceu em Paris quando a 2ª Guerra Mundial terminou na Europa. Charles ganhava pouco como jornalista quando se casou e então dedicava suas noites a escrever romances. De repente recebem a notícia de que encontraram petróleo em uma terra herdada do pai da moça. Mas se a parte financeira melhorou muito o mesmo não se podia dizer do casamento, pois a súbita riqueza fez Charles perder suas ambições literárias e também gradativamente o amor e devoção de sua esposa. +10.

7 de maio (sáb) – 19h Quem tem medo de Virginia Woolf? (Who's Afraid of Virginia Woolf, EUA. 1966, 131 min, legendado, DVD, p&b.) Dir: Mike Nichols. Elenco: Elizabeth Taylor, Richard Burton, George Segal, Sandy Dennis. Depois de uma festa na casa do pai de Martha, ela e o marido retornam até

4 4

a sua residência próxima e acolhem Nick e Honey, um jovem casal que também estava na mesma festa e mora longe. Constrangidos com o clima tenso entre George e Martha, que acabaram de ter uma violenta discussão, os jovens bebem junto com seus anfitriões. Martha se insinua abertamente para Nick e humilha George que, despeitado, "inventa" um tipo de "jogo da verdade", induzindo as pessoas a seu redor a confessarem detalhes intímos. +12.

14 de maio (sáb) – 19h Um lugar ao sol (A Place in the Sun, EUA, 1951, 122 min, legendado, DVD) Dir: George Stevens . Elenco: Elizabeth Taylor, Montgomery Clift, Shelley Winters, Douglas Spencer

cinema

cinema

Shrek – o capítulo final (EUA, 2010, 93 min, dublado, DVD) Dir.: Mike Mitchell, Darren Lemke e Josh Klausner. Elenco: Mike Myers, Eddie Murphy e Cameron Dias

George Eastman, um jovem ambicioso, vai trabalhar na fábrica de um rico tio, acreditando que esta oportunidade pode levá-lo a um futuro melhor. Apesar de ter sido avisado para não se envolver com nenhuma funcionária, ele começa a se encontrar com Alice Tripp, uma humilde moça que trabalha na linha de montagem. Ele é finalmente introduzido na alta sociedade e se apaixona por Angela Vickers, uma rica, bela e sofisticada jovem e é correspondido. Assim, decide se distanciar de Alice, mas a pobre funcionária não aceita esta situação com passividade, principalmente quando descobre que está grávida. Ele se conscientiza que a operária pode frustrar seus planos de ascensão social e assim surge a idéia de matá-la. +12.

21 de maio (sáb) – 19h Assim caminha a humanidade (Giant, EUA. 1956, 201 min, legendado, DVD) Dir: George Stevens. Elenco: Elizabeth Taylor, Rock Hudson, James Dean e Carroll Baker O filme conta a história de três gerações de influentes texanos e os conflitos familiares, amorosos, raciais e as disputas econômicas entre os tradicionais fazendeiros e os novos ricos magnatas do petróleo do "Novo Oeste" dos Estados Unidos. +10.

28 de maio (sáb) – 19h

Sessão dupla Biblioteca Pública Roberto Santos [Salas equipadas com projeção eletrônica e som 5.1] 68 Lugares Todo domingo às 15h30 e 18h O solista (The Solist, Inglaterra/EUA/França, 2009, 117 min, legendado, DVD)

4 5


Dir: Walter Salles. Elenco: Gael García Bernal, Susana Lanteri, Mía Maestro e Mercedes Morán

Steve Lopez é um colunista famoso do Los Angeles Times e vive em busca de uma história incomum. Em um dia como outro qualquer, ele ouve na rua uma música e descobre Nathaniel, tocando muito bem em um violino de apenas duas cordas. Ele é um dos milhares de sem teto das ruas de Los Angeles, ex músico que sofre de esquizofrenia, sonha em tocar num grande concerto e é um eterno apaixonado por Beethoven. Lopez prepara uma coluna sobre sua descoberta e recebe de um leitor, como doação, um instrumento para o músico. +12.

Che Guevara era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado. A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população. +12.

8 de maio (dom) – 15h30 Billy Elliot (Billy Elliot, Inglaterra, 2000, 111 min, legendado, DVD) Dir: Stephen Daldry. Elenco: Julie Walters, Jamie Bell, Jamie Draven e Gary Lewis Billy Elliot é um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé, que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai com sua nova atividade. +12.

8 de maio (dom) – 18h O diabo veste prada (The Devil Wears Prada, EUA 2006, 109 min, legendado, DVD) Dir: David Frankel. Elenco: Meryl Streep e Anne Hathaway Com estilo interiorano e inocente, Andy Sachs parece ter caído de páraquedas na cosmopolita e intensa Nova Iorque. Recém-formada na faculdade de jornalismo, ela se muda para a Big Apple ao lado do namorado Nate e sai em busca de um emprego. Ela consegue um emprego na badalada revista de moda Runway Magazine, comandada pela impetuosa e obcecada editora Miranda Priestly, considerada a Dama de Titânio da moda mundial. Andy muda seu visual e se torna uma workaholic nas mãos de sua abominável chefe. Ao mesmo tempo, começa a perceber o quanto está deixando de lado as coisas simples da vida e se tornando algo que ela abomina. +12.

15 de maio (dom) – 15h30 Diários de motocicleta (The Motorcycle Diaries, EUA, 2004, 128 min, legendado, DVD)

4 6

15 de maio (dom) – 18h A balada do pistoleiro (Desperado, EUA, 1995, 90 min, legendado, DVD) Dir: Robert Rodrigues. Elenco: Antonio Banderas, Joaquim de Almeida e Salma Hayek

cinema

cinema

Dir: Joe Wright . Elenco: Jamie Foxx, Robert Downey Jr., Michael Bunin e Marcos de Silvas

Antonio Banderas, um dos astros mais destacados do momento, estrela como Mariachi sem nome e solitário, pelo jovem e aclamado Robert Rodriguez. À procura de vingança por causa da morte da namorada, o Mariachi carrega um estojo de guitarra cheio de armas e mergulha de cabeça no submundo de fronteira. Com a ajuda de seu melhor amigo e de uma linda proprietária de livraria, eles saem à caça de Bucho, um poderoso traficante mexicano de drogas. +16.

22 de maio (dom) – 15h30 O pacto dos lobos (Le Pacte des Loups, França, 2001, 143 min, legendado, DVD) Dir: Christophe Gans. Elenco: Samuel Le Bihan, Vincent Cassel, Emilie Dequenne e Monica Bellucci Em 1765, durante o reinado de Luís XV, uma misteriosa criatura traz pânico e terror em uma província rural da França. Chamada de a Besta de Gevaudan, ela atacava crianças e mulheres há meses e ninguém era capaz de prevenir suas ações, vê-la com nitidez ou sequer capturá-la. Desesperado em pôr um fim na situação, o rei decide então enviar ao local o renomado biólogo Gregóire de Fronsac, entretanto ele terá que lutar também contra a ignorância, a conspiração e a intolerância local, recebendo o apoio de duas mulheres, uma aristocrata e uma prostituta. +16.

22 de maio (dom) – 18h Perdidos na noite (Midnight Cowboy, EUA, 1969, 113 min, legendado, DVD) Dir: John Schlesinger. Elenco: Dustin Hoffman, Jon Voight, Sylvia Miles, John McGiver

4 7


cinema

29 de maio (dom) – 15h30 Um estranho no ninho (One flew The Cuckoo's Nest, EUA, 1975, 129 min, legendado, DVD) Dir: Milos Forman. Elenco: Jack Nicholson, Louise Fletcher, William Redfield e Michael Berryman Randle Patrick McMurphy, um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais, onde estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched. Mas ele não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica "especializada". +16.

29 de maio (dom) – 18h

Mostra As bruxas estão soltas Biblioteca Pública Viriato Corrêa [Salas equipadas com projeção eletrônica e som 5.1] 101 lugares As bruxas de Salém (The Crucible, EUA, 1996, 124 min, cor, DVD) Dir: Nicholas Hytner. Elenco: Daniel Day-Lewis, Winona Ryder, Joan Allen, Paul Scofield No final do século 17, a tranqüilidade de uma pequena e ultra-religiosa cidade no estado de Massachusetts é abalada quando um grupo de garotas é acusado de praticar rituais demoníacos e bruxaria. +12.

6 de maio (sex) – 16h O nome da rosa (The Name of the Rose, Itália/França/Alemanha, 1986, 130 min, cor, DVD) Dir: Jean-Jacques Annaud. Elenco: Sean Connery, Christian Slater e F. Murray Abraham Em 1327, um monge franciscano tem a ajuda de um noviço na investigação de uma série de estranhas mortes em um mosteiro no norte da Itália, durante a Idade Média. +16.

6 de maio (sex) – 18h 21 de maio (sáb) – 18h

4 8

Stardust – o mistério da estrela (Stardust, EUA, 2007, 130 min, cor, DVD) Dir: Matthew Vaughn. Elenco: Claire Danes, Charlie Cox, Robert De Niro e Michelle Pfeiffer O jovem Tristan tenta conquistar o amor da bela e fria Victoria buscando uma estrela cadente. A jornada o leva a uma terra esquecida e misteriosa, além dos muros da cidade. Porém Tristan não é o único atrás da estrela cadente. Os quatro filhos do rei de Stormhold e os espíritos de seus três filhos já falecidos também estão atrás dela, assim como a feiticeira Lamia, que deseja usá-la para recuperar a juventude. Para enfrentar todos estes concorrentes Tristan precisará ganhar o amor da estrela, que se transformou em uma garota chamada Yvaine. +12.

cinema

Caubói texano, bonito, inocente e caipira, tenta ganhar a vida em Nova York prostituindo-se com mulheres. Através da amizade de um marginal (Dustin Hoffman) descobre a face cruel da vida. +16.

7 de maio (sáb) – 16h 22 de maio (dom) – 18h Jovens bruxas (The Craft, EUA, 1996, 100 min, cor, DVD) Dir: Andrew Fleming. Elenco: Robin Tunney, Fairuza Balk, Neve Campbell, Rachel True Sarah sempre foi diferente. Como caloura da Academia St. Benedict, ela logo se junta a outras "garotas diferentes" da escola. Mas elas não irão se acomodar com essa situação, agora que descobriram que são "Jovens Bruxas" e pretendem usar todo o seu poder. +14.

7 de maio (sáb) – 18h 20 de maio (sex) – 18h Sombras de Goya (Goya's Ghosts, Esp/EUA, 2006, 113 min, cor, DVD) Dir: Milos Forman. Elenco: Javier Bardem, Natalie Portman, Stellan Skarsgard Nos primeiros anos do século XIX, em meio ao radicalismo da Inquisição e à iminente invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte, o gênio artístico do pintor espanhol Francisco Goya é reconhecido na corte do Rei Carlos IV. Inés, a jovem modelo e musa do pintor, é presa sob a falsa acusação de heresia. Nem as intervenções do influente Frei Lorenzo, também retratado por Goya, conseguem evitar que ela seja brutalmente torturada nos porões da Igreja. Estes personagens e os horrores da guerra, com os seus fantasmas, alimentam a pintura de Goya, testemunha atormentada de uma época turbulenta. +14.

8 de maio (dom) – 18h

4 9


Isabel é uma bondosa bruxa, que vive no vale californiano de San Fernando e deseja mudar de vida. Isabel está decidida a renegar seus poderes sobrenaturais e levar uma vida normal. Enquanto isso Jack Wyatt, um ator que deseja resgatar sua carreira, se dedica integralmente à nova versão da clássica série de TV "A Feiticeira", exibida nos anos 60, na qual interpretará o personagem Darrin. Por acaso Jack conhece Isabel, por quem sente uma atração imediata. Convencido de que Isabel poderia interpretar a personagem Samantha na série, Jack a convence a se tornar atriz. Por sua vez Isabel vê em Jack a chance de levar uma vida normal, sem precisar usar seus poderes, e por isso aceita o papel. +12.

13 de maio (sex) – 16h O mágico de Oz (The Wizard of Oz, EUA, 1939, 101 min, cor, DVD) Dir: Victor Fleming. Elenco: Judy Garland, Frank Morgan, Ray Bolger Um tornado leva uma garota e seu cachorro para um mundo onde as coisas são coloridas, bonitas e mágicas. Mas para voltar para casa, precisa encontrar o Mágico de Oz, que lhe mostrará como realizar seu desejo. Livre.

13 de maio (sex) – 18h

Europa, século XII. O Bispo de Áquila toma consciência que sua amada, a bela Isabeau, está apaixonada por Etienne Navarre, um cavaleiro. Áquila fica possuído de raiva e ciúme e lança uma maldição sobre o casal: de dia ela sempre será um falcão e de noite Navarre toma a forma de um lobo, sendo que desta forma fica o casal impedido de se entregar um ao outro. Eles têm como único aliado Phillipe Gaston, mais conhecido como Rato, que é o único prisioneiro que escapou das muralhas de Áquila. +12.

14 de maio (sáb) – 18h 28 de maio (sáb) – 16h Castelo Rá-tim-bum – O filme (Brasil, 1999, 107 min, cor, DVD) Dir: Cao Hamburger. Elenco: Marieta Severo, Rosi Campos, Sérgio Mamberti Nino, um garoto de 300 anos e aprendiz de feiticeiro, está chateado e quer ser um menino comum. Mas seus planos se alteram quando a bruxa Losângela, ajudada pelos malvados Abobrinha e Rato, quer roubar os poderes de Morgana e acabar com o Castelo. Junto com seus novos amigos Cacau, João e Ronaldo, Nino vive uma surpreendente aventura para salvar o Castelo e seus Tios Victor e Morgana da maldição da bruxa Losângela. Livre.

15 de maio (dom) – 16h Joana D'arc (Jeanne d'Arc, França, 1999, 151 min, cor, DVD) Dir: Luc Besson. Elenco: Milla Jovovich, John Malkovich, Faye Dunaway, Dustin Hoffman

Winnie, Sarah e Mary são três bruxas do século XVII, que chegam ao século XX após seus espíritos serem evocados no Dia das Bruxas. Banidas há 300 anos devido à prática de feitiçaria, elas estão dispostas a tudo para garantir sua juventude e imortalidade. Porém precisarão enfrentar três crianças e um gato falante, que podem atrapalhar seus planos. Livre.

O ano é 1429. A França está em convulção política e religiosa, com os membros da família real em luta pelo domínio do trono. Mas uma camponesa de uma aldeia remota dá ao seu país o milagre que ele estava procurando. Joana D’Arc, uma jovem que inspira e lidera seus conterrâneos até sua execução aos 19 anos. Criada em uma família religiosa, Joana testemunha o estupro e morte da irmã pelas mãos de um exército invasor. Anos depois com a guerra ainda em curso, Joana vai até seu rei levando uma mensagem que ela atribuiu a Deus: dar-lhe um exército e, em nome de Deus, ela reclamará seu reino de volta. Mas seria uma mensagem real ou delírio de uma garota traumatizada? +14.

14 de maio (sáb) – 16h

15 de maio (dom) – 18h

O feitiço de Áquila (Ladyhawke, EUA, 1985, 121 min, cor, DVD) Dir: Richard Donner. Elenco: Michelle Pfeiffer, Rutger Hauer, Matthew Broderick

Sortilégio de amor (Bell Book and Candle, EUA, 1958, 106 min, cor, DVD) Dir: Richard Quine. Elenco: James Stewart, Kim Novak, Jack Lemmon, Ernie Kovacs

Abracadabra (Hocus Pocus, EUA, 1993, 95 min, cor, DVD) Dir: Kenny Ortega. Elenco: Bette Midler, Sarah Jessica Parker, Kathy Najimy, Omri Katz

5 0

cinema

cinema

A feiticeira (Bewitched, EUA, 2005, 102 min, cor, DVD) Dir: Nora Ephron. Elenco: Nicole Kidman, Will Ferrell, Kristin Chenoweth, Michael Caine

5 1


20 de maio (sex) – 16h A morte lhe cai bem (Death Becomes Her, EUA, 1992, 103 min, cor, DVD) Dir: Robert Zemeckis. Elenco: Bruce Willis, Goldie Hawn, Meryl Streep Isabella Rossellini é uma bela feiticeira que muda suas vida para sempre, nessa hilária comédia de humor negro com efeitos especiais espetaculares que o Chicago Tribune chamou de diabolicamente criativos. +12.

21 de maio (sáb) – 16h Meu vizinho Totoro (Tonari no Totoro, EUA/Japão, 1988, 86 min, cor, DVD) Dir: Hayao Miyazaki. Elenco: Noriko Hidaka, Chika Sakamoto, Shigesato Itoi e Sumi Shimamoto Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva à um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital, e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa. Livre.

Lutero (Luther, Alemanha, 2003, 121 min, cor, DVD) Dir: Eric Till. Elenco: Joseph Fiennes, Jonathan Firth, Claire Cox, Alfred Molina Após quase ser atingido por um raio, Martim Lutero acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido. Pressionado para que se redima publicamente, Lutero se recusa a negar suas teses e desafia a Igreja Católica a provar que elas estejam erradas e contradigam o que prega a Bíblia. Excomungado, Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus. +14.

cinema

cinema

Gillian Holroyd é a feiticeira mais sedutora do Greenwich Village, mas é muito triste por saber que feiticeiras não podem se apaixonar. Porém, podem se divertir....sobretudo quando seu amante pertence a outra mulher. Quando Gillian conhece seu novo vizinho, Shep Henderson, o qual é noivo de uma antiga amiga de faculdade, ela rapidamente o enfeitiça. Só que ela própria acaba se envolvendo com Henderson e se vê numa situação nunca antes vivida por ela. Diversão garantida para toda a família. +12.

27 de maio (sex) – 18h Feitiço da lua (Moonstruck, EUA, 1987, 102 min, cor, DVD) Dir: Norman Jewison. Elenco: Nicolas Cage, Cher, Olympia Dukakis, Danny Aiello Comédia romântica com a atriz e cantora norte-americana Cher, no papel de uma viúva que se sente atraída para novos romances cada vez que é influenciada pelo luar. +14.

28 de maio (sáb) – 18h

CINE DA HORA Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato 40 pessoas

22 de maio (dom) – 16h Aprendiz de feiticeiro (The Sorcerer's Apprentice, EUA, 2010, 111 min, cor, DVD) Dir: Jon Turteltaub. Elenco: Nicolas Cage, Monica Bellucci, Jay Baruchel, Alfred Molina

Shrek para sempre – O capítulo final (Shrek forever after, EUA, 2010, 93 min, dublado, DVD) Dir.: Mike Mitchell, Darren Lemke e Josh Klausner. Elenco: Mike Myers, Eddie Murphy e Cameron Dias

Balthazar Blake é um feiticeiro que mora em Manhattan. Ele busca defender a cidade de seu arquinimigo, Maxim Horvarth, mas não é capaz de cumprir esta tarefa sozinho. Para tanto ele recruta Dave Stutler, um rapaz comum mas com um potencial oculto, para ser seu aprendiz. Balthazar passa então a ministrar um rápido curso na arte e ciência da magia, de forma a torná-lo seu aliado na luta constante contra as forças de Horvarth. +10.

Depois de enfrentar um dragão, resgatar a princesa e salvar o reino de seus sogros, Shrek virou um homem de família. Mas o que aconteceu com o valente marido de Fiona? Pensando no passado, Shrek assina um pacto com o falante duende Rumplestiltskin e subitamente se vê em uma versão alternativa e deturpada do reino de Tão Tão Distante, onde os ogros são caçados. Além disso, ele e Fiona perdem seus postos, já que Rumplestiltskin toma os seus lugares ao se tornar o rei. Agora, só Shrek pode desfazer seu erro, salvar seus amigos, seu reino e sua esposa. Livre.

27 de maio (sex) – 16h

4 de maio (qua) – 15h

5 2

5 3


Apesar de sua paixão selvagem por Giselle, Elliot precisa adiar seu casamento por um tempo, pois o Salsicha foi raptado por um grupo de animais domésticos mimados determinados a devolvê-lo aos seus donos. A partir daí, Boog, Elliot, McSquizzy, Buddy e as outras criaturas da floresta viverão uma aventura animal.

11 de maio (qua) – 15h Pinóquio (Pinocchio, EUA, 1940, 88 min, dublado, DVD) Dir: Hamilton Luske e Ben Sharpsteen Gepeto, um solitário carpinteiro, decide fazer um boneco de madeira para lhe fazer companhia. Com pena da solidão de Gepeto, a Fada Azul decide satisfazer seu desejo e dá vida a Pinóquio, o boneco de madeira. Porém logo Pinóquio busca se tornar um garoto de verdade, o que faz com que ele se envolva em diversas confusões.

18 de maio (qua) – 15h Onde vivem os monstros (Where the wild things are, EUA, 2010, 101 min, dublado, DVD) Dir: Spike Jonze. Elenco: Paul Dano, Forest Whitaker, Catherine Keener e James Gandolfini Onde Vivem os Monstros segue as aventuras de Max, um garoto travesso que é mandado de castigo para seu quarto depois de desobedecer a mãe. Porém, a imaginação de Max está livre para voar, e logo o transporta para um reino desconhecido. Encantado, Max parte para a terra dos Monstros Selvagens, onde as travessuras são lei, e Max é o rei.

25 de maio (qua) – 15h

O Bicho vai Pegar 2 5 4

BP Adelpha Figueiredo 4 de maio (qua), 12h, Dança de rua, Cultura ao meio dia, p. 33 4 de maio (qua), 17h, Término das inscrições de "Ikebana com a Monja Ana", Oficina, p. 34 7 de maio (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Dom Casmurro, p. 09 11 de maio (qua), 12h, Intervenções Urbanas, Cultura ao meio dia, p. 33 14 de maio (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – O cortiço, p. 11 18 de maio (qua), 12h, Música ao vivo: voz e violão, Cultura ao meio dia, p. 33 21 de maio (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – A cidade e as serras, p. 12 25 de maio (qua), 12h, Apresentações de grafite, Cultura ao meio dia, p. 33 28 de maio (sáb), 14h, Dois Manducas de Fiúza, Contação, p. 30 28 de maio (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Vidas secas, p. 12 BP Afonso Schmidt 4 de maio (qua), 10h, Contos para crianças, Contação, p. 26 4 de maio (qua), 14h, Histórias de Pedro Malasartes, Contação, p. 26 27 de maio (sex), 19h, Sarau da Brasa, Sarau, p. 07

programação dia a dia

cinema

O bicho vai pegar 2 (Open Season, EUA, 2008, 86 min, dublado, DVD) Dir: Matthew O´Callaghan. Elenco: Martin Lawrence e Ashton Kutcher

BP Affonso Taunay 19 de maio (qui), 14h, Guarda-chuva poético, Teatro, p. 24 BP Alceu Amoroso Lima 4 de maio (qua), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Dom Casmurro, p. 09 6 de maio (sex), 19h30, Abertura de "Línguas de cego", Exposição, p. 17 11 de maio (qua), 14h, A hora e a vez do Vestibular – O cortiço, p. 11 14 de maio (sáb), 14h30, A Espanha e o Brasil de João Cabral de Melo Neto, Literatura, p. 19 18 de maio (qua), 14h, A hora e a vez do Vestibular – A cidade e as serras, p. 12 18 de maio (qua), 17h, Dom Casmurro, Teatro, p. 24 18 de maio (qua), 19h30, A Literatura e a Música, Palestra, p. 36 25 de maio (qua), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Vidas secas, p. 12

5 5


BP Álvares de Azevedo 4 de maio (qua), 10h, Histórias na floresta, Contação, p. 27 12 de maio (qui), 14h, Januária Cristina Alves, O Escritor na Biblioteca, p. 14 15 de maio (dom), 11h, Ítaca – uma vivência histórica, Teatro, p. 24 22 de maio (dom), 11h, Princesas Daqui e Dali, Teatro, p. 25 26 de maio (qui), 20h, O amor nos tempos de Baden e Vinicius, Música, p. 04 BP Álvaro Guerra 30 de maio (seg), 14h30, Sacolinha, O Escritor na Biblioteca, p. 15 BP Amadeu Amaral 2 de maio (seg), 10h, Histórias de Encantamento, Contação, p. 26 4 de maio (qua), 10h, Mediação de leitura, Literatura, p. 19 6 de maio (sex), 9h, Início da oficina de "Confecção de bonecos", Oficina, p. 35 9 de maio (seg), 10h, Histórias de Encantamento, Contação, p. 26 17 de maio (ter), 10h, Januária Cristina Alves, O Escritor na Biblioteca, p. 14 18 de maio (qua), 10h, Mediação de leitura, Literatura, p. 19 25 de maio (qua), 10h, Mediação de leitura, Literatura, p. 19 28 de maio (sáb), 13h, Sarau Líteromusical da Zona Sul, Literatura, p. 08 28 de maio (sáb), 17h, Término das inscrições para "Oficina de xadrez", Oficina, p. 37 BP Anne Frank 14 de maio (sáb), 14h30, Cia Luar no Ar conta Rubem Alves, Contação, p. 29 BP Arnaldo Magalhães Giácomo 3 de maio (ter), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Dom Casmurro, p. 09 10 de maio (ter), 10h, A hora e a vez do Vestibular – O cortiço, p. 11 14 de maio (sáb), 10h, Dois Manducas de Fiúza, Contação, p. 30 17 de maio (ter), 10h, A hora e a vez do Vestibular – A cidade e as serras, p. 12

5 6

24 de maio (ter), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Vidas secas, p. 12 31 de maio (ter), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Capitães de areia, p. 13 BP Aureliano Leite 14 de maio (sáb), 14h, Dois Manduca de Fiúza, Contação, p. 30 28 de maio (sáb), 14h, Cantando Histórias: casos, contos e canções, Contação, p. 32 BP Belmonte 7 de maio (sáb), 14h, Contando histórias com objetos, Oficina, p. 35 10 de maio (ter), 10h e 14h, Contar é preciso, ler é indispensável, Contação, p. 28 14 de maio (sáb), 11h30, Semeando e afiando línguas encantadas, Contação, p. 29 14 de maio (sáb), 15h, Retratos da vida no subsolo, Teatro, p. 23 21 de maio (sáb), 14h, Cultura Popular – Samba de Bumbo, Encontro, p. 05 26 de maio (qui), 19h, VIII Encontro de Escritores Cordelistas, Literatura, p. 20 27 de maio (sex), 14h, Espaço Gourmet, Literatura, p. 20 28 de maio (sáb), 15h, Sarau Sertanejo, Literatura, p. 08

programação dia a dia

programação dia a dia

28 de maio (sáb), 19h30, Bussaka & Booka Mutoto "Brasil na Àfrica", Música, p. 05

BP Brito Broca 4 de maio (qua), 14h, Histórias diversas, Contação, p. 27 6 de maio (sex), 19h, Sarau Elo da Corrente, Saraus, p. 07 27 de maio (sex), 19h, Sarau Elo da Corrente, Saraus, p. 07 BP Camila Cerqueira César 4 de maio (qua), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Dom Casmurro, p. 09 11 de maio (qua), 14h, A hora e a vez do Vestibular – O cortiço, p. 11 14 de maio (sáb), 14h30, Por que no céu tem tanta estrela?, Contação, p. 30 18 de maio (qua), 14h, A hora e a vez do Vestibular – A cidade e as serras, p. 12 25 de maio (qua), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Vidas secas, p. 12 BP Cassiano Ricardo 15 de maio (dom), 18h, Quarentões Bolachões – Raul Seixas, Música, p. 05

5 7


BP Castro Alves 3 de maio (ter), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Dom Casmurro, p. 09 10 de maio (ter), 14h, A hora e a vez do Vestibular – O cortiço, p. 11 17 de maio (ter), 14h, A hora e a vez do Vestibular – A cidade e as serras, p. 12 24 de maio (ter), 10h, Contos para pequenos e grandes de Rubem Alves, Contação, p. 31 24 de maio (ter), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Vidas secas, p. 12 26 de maio (qui), 10h, Contos para pequenos e grandes de Rubem Alves, Contação, p. 31 31 de maio (ter), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Capitães de areia, p. 13 BP Chácara do Castelo 11 de maio (qua), 14h, Quadrinhos. Prazer em conhecer!, Oficina, p. 36 11 de maio (qua), 16h, Término das inscrições para "Introdução à encadernação artesanal", Oficina, p. 35 20 de maio (sex), 10h e 14h, Contação de estórias na Chácara do Castelo, Contação, p. 31 25 de maio (qua), 10h, Contos para pequenos e grandes de Rubem Alves, Contação, p. 31 27 de maio (sex), 14h, Contos para pequenos e grandes de Rubem Alves, Contação, p. 31 31 de maio (ter), 10h, Desenhar quadrinhos e a arte no ensino, Palestra, p. 37 BP Cora Coralina 5 de maio (qui), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Iracema, p. 10 7 de maio (sáb), 17h, Poesia Maloqueira, Sarau, p. 07 12 de maio (qui), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Dom Casmurro, p. 09 17 de maio (ter), 14h, Dom Casmurro, Teatro, p. 24 19 de maio (qui), 14h, A hora e a vez do Vestibular – O cortiço, p. 11 25 de maio (qua), 14h, Eu, o paciente e o terceiro milênio, Oficina, p. 36

5 8

26 de maio (qui), 14h, A hora e a vez do Vestibular – A cidade e as serras, p. 12 28 de maio (sáb), 17h, Poesia Maloqueira, Sarau, p. 07 29 de maio (dom), 15h, O amor nos tempos de Baden e Vinicius, Música, p. 04 31 de maio (ter), 15h, Delícias de Cora Coralina, coração e alegria, Literatura, p. 20 BP Érico Veríssimo 4 de maio (qua), 13h30, Em cima e abaixo, Contação, p. 27 20 de maio (sex), 14h, Guarda-chuva poético, Teatro, p. 24 BP Gilberto Freyre 2 de maio (seg), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Dom Casmurro, p. 09 6 de maio (sex), 17h, Término das inscrições para "Iniciação teatral", Oficina, p. 34 9 de maio (seg), 14h, A hora e a vez do Vestibular – O cortiço, p. 11 10 de maio (ter), 14h, Januária Cristina Alves, O Escritor na Biblioteca, p. 14 16 de maio (seg), 14h, A hora e a vez do Vestibular – A cidade e as serras, p. 12 23 de maio (seg), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Vidas secas, p. 12 30 de maio (seg), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Capitães de areia, p. 13

programação dia a dia

programação dia a dia

22 de maio (dom), 18h, Quarentões Bolachões – Jimi Hendrix, Música, p. 05 29 de maio (dom), 18h, Quarentões Bolachões – Pink Floyd, Música, p. 05

BP Hans Christian Andersen 2 de maio (seg), 8h, Era uma vez Andersen, Exposição, p. 16 7 de maio (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Dom Casmurro, p. 09 10 de maio (ter), 10h e 14h, Conta e reconta, Contação, p. 29 14 de maio (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – O cortiço, p. 11 17 de maio (ter), 10h e 14h, Histórias do nordeste, Contação, p. 31 21 de maio (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – A cidade e as serras, p. 12 21 de maio (sáb), 10h e 16h, Ciranda das flores, Teatro, p. 24 24 de maio (ter), 10h e 14h, Tramas femininas, Contação, p. 30 28 de maio (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Vidas secas, p. 12

5 9


BP Jamil Almansur Haddad 13 de maio (sex), 15h, Eu, o paciente e o 3º milênio, Palestra, p. 36 16 de maio (seg), 10h, A princesinha medrosa e outras histórias, Contação, p. 30 16 de maio (seg), 14h30, Sacolinha, O Escritor na Biblioteca, p. 15 24 de maio (ter), 10h, Entre na roda: lendo e sonhando, Literatura, p. 20 BP Lenyra Fracarolli 14 de maio (sáb), 10h30, Por que no céu tem tanta estrela?, Contação, p. 30 26 de maio (qui), 14h, Guarda-chuva poético, Teatro, p. 24 28 de maio (sáb), 10h30, Por que no céu tem tanta estrela?, Contação, p. 30 BP Malba Tahan 2 de maio (seg), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Dom Casmurro, p. 09 9 de maio (seg), 10h, A hora e a vez do Vestibular – O cortiço, p. 11 16 de maio (seg), 10h, A hora e a vez do Vestibular – A cidade e as serras, p. 12 18 de maio (qua), 10h30, Carlos Tramontina, O Escritor na Biblioteca, p. 14 23 de maio (seg), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Vidas secas, p. 12 30 de maio (seg), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Capitães de areia, p. 13 BP Marcos Rey 7 de maio (sáb), 13h30, Sarau do Binho, Sarau, p. 07 13 de maio (sex), 9h30, Oficina de livros pop-up, Oficina, p. 36 26 de maio (qui), 10h30, Olívio Jekupê, O Escritor na Biblioteca, p. 14 28 de maio (sáb), 13h30, Sarau do Binho, Saraus, p. 07 BP Mário Schenberg 4 de maio (qua), 10h, Pedro Paulo Pedregulho, Teatro, p. 22

6 0

5 de maio (qui), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Iracema, p. 10 7 de maio (sáb), 11h, Oficina Vivendo no espaço, Ciências, p. 21 12 de maio (qui), 14h,Ahora e a vez do Vestibular – Dom Casmurro, p. 09 14 de maio (sáb), 11h, Oficina Viagem Espacial, Ciências, p. 21 17 de maio (ter), 14h, Tramas femininas, Contação, p. 30 19 de maio (qui), 14h, A hora e a vez do Vestibular – O cortiço, p. 11 20 de maio (sex), 14h, Dom Casmurro, Teatro, p. 24 21 de maio (sáb), 11h, Oficina Tecnologia Espacial, Ciências, p. 21 24 de maio (ter), 14h, Sérgio Sá, O Escritor na Biblioteca, p. 15 26 de maio (qui), 14h, A hora e a vez do Vestibular – A cidade e as serras, p. 12 28 de maio (sáb), 11h, Show Forças deste mundo, Ciências, p. 21 31 de maio (ter), 14h, Tramas femininas, Contação, p. 30 BP Menotti del Picchia 4 de maio (qua), 10h, Misturando histórias, Contação, p. 27 17 de maio (ter), 10h30, Olívio Jekupê, O Escritor na Biblioteca, p. 14 19 de maio (qui), 9h, Oficina de livros pop-up, Oficina, p. 36 Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato 1 de maio (dom), 11h, O passe e o gol, Teatro, p. 21 2 de maio (seg), 8h, Outras reinações, Exposição, p. 17 2 de maio (seg), 8h, Era uma vez Andersen, Exposição, p. 16 4 de maio (qua), 15h, Shrek para sempre, Cinema, p. 53 8 de maio (dom), 11h, Baú de histórias, Teatro, p. 23 11 de maio (qua), 15h, O bicho vai pegar 2, Cinema, p. 54 13 de maio (sex), 20h30, Beatriz – A história de uma mulher inventada, Teatro, p. 23 15 de maio (dom), 11h, O patinho feio, o vôo de Andersen, Teatro, p. 23 16 de maio (seg), 19h, Encontro com Laura Pages, Encontros, p. 37 18 de maio (qua), 15h, Pinóquio, Cinema, p. 54 22 de maio (dom), 11h, Louça Cinderella, Teatro, p. 24 23 de maio (seg), 19h, Encontro com a Cia. Gente Falante, Encontros, p. 37 25 de maio (qua), 15h, Onde vivem os monstros, Cinema, p. 54 27 de maio (sex), 20h30, Red Bag, Teatro, p. 25 29 de maio (dom), 11h, Os fantasmas da Ópera, Teatro, p. 25

programação dia a dia

programação dia a dia

BP Helena Silveira 03 de maio (ter), 14h, Sarau da Vila Fundão, Saraus, p. 07 31 de maio (ter), 14h, Sarau da Vila Fundão, Saraus, p. 07

6 1


Contação, p. 31 25 de maio (qua), 10h e 14h, Oficina de brinquedo com material reciclável, Oficina, p. 37 26 de maio (qui), 10h e 14h, O Saci e a reciclagem do lixo, Contação, p. 31 26 de maio (qui), 10h e 14h, Oficina de brinquedo com material reciclável, Oficina, p. 37 27 de maio (sex), 10h e 14h, O Saci e a reciclagem do lixo, Contação, p. 31 27 de maio (sex), 10h e 14h, Oficina de brinquedo com material reciclável, Oficina, p. 37 29 de maio (dom), 11h, Coisas de Saci, Teatro, p. 25

BP Nuto Sant'anna 4 de maio (qua), 14h, Histórias de princesas, Contação, p. 27 7 de maio (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Dom Casmurro, p. 09 14 de maio (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – O cortiço, p. 11 21 de maio (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – A cidade e as serras, p. 12 27 de maio (sex), 13h, Guarda-chuva poético, Teatro, p. 24 27 de maio (sex), 14h, Sarau Líteromusical da Zona Norte, Literatura, p. 27 28 de maio (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Vidas secas, p. 12

BP Paulo Duarte 7 de maio (sáb), 8h, Início da "Exposição de fotos do Jabaquara", Exposição, p. 17 7 de maio (sáb), 13h, Teias da Expressão, Chamas da Reflexão: Artes Plásticas e Gráficas Africanas e Afro-Brasileiras, Curso, p. 38 7 de maio (sáb), 16h, Término das inscrições para "Curso de fotografia para educadores", Curso, p. 35 18 de maio (qua), 10h, Brincando com arte, Contação, p. 30 20 de maio (sex), 14h, Brincando com arte, Contação, p. 30 26 de maio (qui), 10h, Histórias do nordeste, Contação, p. 31

BP Padre José de Anchieta 4 de maio (qua), 14h, Histórias de princesas e um macaco muito esperto, Contação, p. 27 15 de maio (dom), 11h, Canto Livro, Música, p. 04 17 de maio (ter), 14h, Sérgio Sá, O Escritor na Biblioteca, p. 15 23 de maio (seg), 10h e 14h, O Saci e a reciclagem do lixo, Contação, p. 31 23 de maio (seg), 10h e 14h, Oficina de brinquedo com material reciclável, Oficina, p. 37 24 de maio (ter), 10h e 14h, O Saci e a reciclagem do lixo, Contação, p. 31 24 de maio (ter), 10h e 14h, Oficina de brinquedo com material reciclável, Oficina, p. 37 25 de maio (qua), 10h e 14h, O Saci e a reciclagem do lixo,

6 2

programação dia a dia

programação dia a dia

BP Narbal Fontes 4 de maio (qua), 10h, Histórias de princesas, Contação, p. 27 4 de maio (qua), 17h, Término das inscrições para "Oficina de Teatro Contemporâneo", Oficina, p. 34 7 de maio (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Dom Casmurro, p. 09 11 de maio (qua), 14h, Contando histórias com objetos, Oficina, p. 35 14 de maio (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – O cortiço, p. 11 21 de maio (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – A cidade e as serras, p. 12 23 de maio (seg), 14h30, Sacolinha, O Escritor na Biblioteca, p. 15 28 de maio (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Vidas secas, p. 12

BP Paulo Setúbal 7 de maio (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Dom Casmurro, p. 09 14 de maio (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – O cortiço, p. 11 21 de maio (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – A cidade e as serras, p. 12 28 de maio (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Vidas secas, p. 12 BP Pedro da Silva Nava 4 de maio (qua), 14h, Histórias de reis, princesas e cachorros, Contação, p. 28 7 de maio (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Dom Casmurro, p. 09 14 de maio (sáb), 10h30, Era uma vez 1, 2,3... Acordando histórias, Contação, p. 29

6 3


BP Raul Bopp 8 de maio (dom), 11h, Contando, cantando e encantando no Sítio do Pica-Pau Amarelo, Contação, p. 28 11 de maio (qua), 8h, Início de "Índios no Brasil", Exposição, p. 17 11 de maio (qua), 10h30, Carlos Tramontina, O Escritor na Biblioteca, p. 14 22 de maio (dom), 11h, Contos de Malasartes, Contação, p. 31 BP Raimundo de Menezes 11 de maio (qua), 10h, Semeando e viajando nas histórias, Contação, p. 29 25 de maio (qua), 10h, Roda de leitura, Literatura, p. 20 27 de maio (sex), 15h, Sacolinha, O Escritor na Biblioteca, p. 15 BP Ricardo Ramos 7 de maio (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Dom Casmurro, p. 09 14 de maio (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – O cortiço, p. 11 21 de maio (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – A cidade e as serras, p. 12 28 de maio (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Vidas secas, p. 12 BP Roberto Santos 4 de maio (qua), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Dom Casmurro, p. 09 4 de maio (qua), 19h, O céu mandou alguém, Cinema, p. 40 6 de maio (sex), 15h, Sim, senhor, Cinema, p. 41 7 de maio (sáb), 16h, Horton e o mundo dos Quem!, Cinema, p. 43 7 de maio (sáb), 19h, A última vez que vi Paris, Cinema, p. 44 8 de maio (dom), 15h30, O solista, Cinema, p. 45

6 4

8 de maio (dom), 18h, Billy Elliot, Cinema, p. 46 11 de maio (qua), 14h, A hora e a vez do Vestibular – O cortiço, p. 11 11 de maio (qua), 19h, O salário do medo, Cinema, p. 40 13 de maio (sex), 15h, A volta do Todo Poderoso, Cinema, p. 41 14 de maio (sáb), 16h, Up – Altas Aventuras, Cinema, p. 43 14 de maio (sáb), 19h, Quem tem medo de Virginia Woolf?, Cinema, p. 44 15 de maio (dom), 15h30, O Diabo veste Prada, Cinema, p. 46 15 de maio (dom), 18h, Diários de motocicleta, Cinema, p. 46 18 de maio (qua), 14h, A hora e a vez do Vestibular – A cidade e as serras, p. 12 18 de maio (qua), 19h, Nunca aos domingos, Cinema, p. 41 20 de maio (sex), 15h, Se eu fosse você, Cinema, p. 42 21 de maio (sáb), 16h, Toy Story 3, Cinema, p. 43 21 de maio (sáb), 19h, Um lugar ao sol, Cinema, p. 45 22 de maio (dom), 15h30, A balada do pistoleiro, Cinema, p. 47 22 de maio (dom), 18h, O pacto dos lobos, Cinema, p. 47 25 de maio (qua), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Vidas secas, p. 12 25 de maio (qua), 19h, Sessão à escolha do público, Cinema, p. 41 27 de maio (sex), 15h, Se eu fosse você 2, Cinema, p. 42 28 de maio (sáb), 16h, Shrek – Capítulo final, Cinema, p. 44 28 de maio (sáb), 19h, Assim caminha a humanidade, Cinema, p. 45 29 de maio (dom), 15h30, Perdidos na noite, Cinema, p. 47 29 de maio (dom), 18h, Um estranho no ninho, Cinema, p. 48

programação dia a dia

programação dia a dia

14 de maio (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – A cidade e as serras, p. 12 21 de maio (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – O cortiço, p. 11 24 de maio (ter), 10h30, Olívio Jekupê, O Escritor na Biblioteca, p. 14 28 de maio (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Antologia Poética, p. 13

BP Rubens Borba Alves de Morais 7 de maio (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Dom Casmurro, p. 09 10 de maio (ter), 10h, Os três coelhos que não tinham medo de nada, Contação, p. 28 14 de maio (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – O cortiço, p. 11 19 de maio (qui), 10h30, Olívio Jekupê, O Escritor na Biblioteca, p. 14 21 de maio (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – A cidade e as serras, p. 12 28 de maio (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Vidas secas, p. 12 BP Sylvia Orthof 4 de maio (qua), 14h, Misturando histórias, Contação, p. 27

6 5


28 de maio (sáb), 18h, Feitiço da lua, Cinema, p. 53 29 de maio (dom), 11h, A hora e a vez do Vestibular – A cidade e as serras, p. 12 29 de maio (dom), 16h, Histórias do Nordeste, Contação, p. 31 29 de maio (dom), 19h, Dom Casmurro, Teatro, p. 24

BP Vicente Paulo Guimarães 30 de maio (seg), 10h, Januária Cristina Alves, O Escritor na Biblioteca, p. 14

Bosque da Leitura da Luz 1 de maio (dom), 14h30, Planeta Pé-de-água, Teatro, p. 22

BP Vinicius de Morais 11 de maio (qua), 10h30 e 14h30, Contando história, Contação, p. 29

Ponto de Leitura Jardim Lapenna 12 de maio (qui), 10h e 15h, Conta e reconta, Contação, p. 29

BP Viriato Corrêa 6 de maio (sex), 16h, As bruxas de Salém, Cinema, p. 48 6 de maio (sex), 18h, O nome da Rosa, Cinema, p. 48 7 de maio (sáb), 16h, Stardust – O mistério da estrela, Cinema, p. 49 7 de maio (sáb), 18h, Jovens Bruxas, Cinema, p. 49 8 de maio (dom), 11h, A hora e a vez do Vestibular – Iracema, p. 10 8 de maio (dom), 16h, Canto Livro – O som dos meninos quietos, Música, p. 04 8 de maio (dom), 18h, Sombras de Goya, Cinema, p. 49 13 de maio (sex), 16h, A feiticeira, Cinema, p. 50 13 de maio (sex), 18h, O mágico de Oz, Cinema, p. 50 14 de maio (sáb), 16h, Abracadabra, Cinema, p. 50 14 de maio (sáb), 18h, O feitiço de Áquila, Cinema, p. 50 15 de maio (dom), 11h, A hora e a vez do Vestibular – Dom Casmurro, p. 09 15 de maio (dom), 16h, Castelo Rá-tim-bum – O filme, Cinema, p. 51 15 de maio (dom), 18h, Joana D'arc, Cinema, p. 51 20 de maio (sex), 16h, Sortilégio de amor, Cinema, p. 51 20 de maio (sex), 18h, Jovens Bruxas, Cinema, p. 49 21 de maio (sáb), 16h, A morte lhe cai bem, Cinema, p. 52 21 de maio (sáb), 18h, O nome da Rosa, Cinema, p. 48 22 de maio (dom), 11h, A hora e a vez do Vestibular – O cortiço, p. 11 22 de maio (dom), 16h, Meu vizinho Totoro, Cinema, p. 52 22 de maio (dom), 18h, Stardust – O mistério da estrela, Cinema, p. 49 27 de maio (sex), 16h, Aprendiz de feiticeiro, Cinema, p. 52 27 de maio (sex), 18h, Lutero, Cinema, p. 53 28 de maio (sáb), 16h, O feitiço de Áquila, Cinema, p. 50

Ponto de Leitura Parque do Piqueri 1 de maio (dom), 11h, Planeta Pé-de-água, Teatro, p. 22

6 6

Ponto de Leitura São Matheus 19 de maio (qui), 11h e 14h, Contos de Malasartes, Contação, p. 31

O patinho feio, o vôo de Andersen

programação dia a dia

programação dia a dia

BP Thales Castanho de Andrade 4 de maio (qua), 10h e 14h, Naquele livro tinha uma história, Contação, p. 28 4 de maio (ter), 9h, Oficina de livros pop-up, Oficina, p. 36

6 7


programação por e-mail

BIBLIOTECAS PÚBLICAS ADELPHA FIGUEIREDO Pça. Ilo Ottani, 146, Canindé, ( 2292-3439 AFFONSO TAUNAY R. Taquari, 549, Mooca, ( 2292-5126 AFONSO SCHMIDT Av. Elisio Teixeira Leite, 1470, Cruz das Almas, ( 3975-2305 ALCEU AMOROSO LIMA Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, ( 3082-5023 / 3081-6092 ÁLVARES DE AZEVEDO Pça. Joaquim José da Nova s/nº, V. Maria, ( 2954-2813

endereços

recebanossa

ÁLVARO GUERRA R. Pedroso de Moraes, 1919, Pinheiros, ( 3031-7784 AMADEU AMARAL R. José C. Castro s/nº, Jd. da Saúde, ( 5061-3320 ANNE FRANK R. Cojuba, 45, Itaim Bibi, ( 3078-6352 ARNALDO MAGALHÃES GIÁCOMO, PROF. R. Restinga, 136, Tatuapé, ( 2295-0785 AURELIANO LEITE R. Otto Schubart, 196, Pq. São Lucas, ( 2211-7716 BELMONTE R. Paulo Eiró, 525, Santo Amaro, ( 5687-0408 / 5691-0433

Assine a newsletter e receba semanalmente os destaques da programação cultural das bibliotecas.

BRITO BROCA Av. Mutinga, 1425, Pirituba, ( 3904-1444 / 3904-2476 CAMILA CERQUEIRA CÉSAR R. Waldemar Sanches, 41, Butantã, ( 3731-5210 CASSIANO RICARDO Av. Celso Garcia ,4200, Tatuapé, ( 2092-4570

Para se cadastrar, basta enviar um e-mail para programasbibliotecas@prefeitura.sp.gov.br com o assunto "receber programação”.

CASTRO ALVES R. Abrahão Mussa, s/nº, Jd. Patente, ( 2946-4562 CHÁCARA DO CASTELO R. Brás Lourenço, 333, Jd. da Glória, ( 5573-4929

6 9


MENOTTI DEL PICCHIA R. São Romualdo, 382, Limão, ( 3966-4814 / 3956-5070

CORA CORALINA R. Otelo Augusto Ribeiro, 113, Guaianazes, ( 2557-8004

MILTON SANTOS Av. Aricanduva, 5777, Jardim Aricanduva, ( 2726-4882

ÉRICO VERÍSSIMO R. Diógenes Dourado, 101, Parada de Taipas, ( 3972-0450 GILBERTO FREYRE R. José Joaquim, 290, Sapopemba, ( 2143-1811 HANS CHRISTIAN ANDERSEN Av. Celso Garcia, 4142, Tatuapé, ( 2295-3447 HELENA SILVEIRA R. João Batista Reimão, 146, Campo Limpo, ( 5841-1259 JAMIL ALMANSUR HADDAD R. Andes, 491-A, Guaianazes, ( 2557-0067 JOSÉ DE ANCHIETA, PE R. Antonio Maia, 651, Perus, ( 3917-0751 JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS Pça. Com. Eduardo Oliveira, 100, Pq. Edu Chaves, ( 2242-8196 / 2242-1072 JOSÉ PAULO PAES Lgo. do Rosário, 20, Penha, ( 2295-9624 / 2295-0401 JOVINA ROCHA ÁLVARES PESSOA Av. Pe. Francisco de Toledo, 331, Itaquera, ( 2741-7371 / 2741-0371

MONTEIRO LOBATO R. Gal. Jardim, 485, V. Buarque, ( 3256-4038 NARBAL FONTES R. Cs. Moreira de Barros, 170, Santana, ( 2973-4461 NUTO SANT'ANNA Pça. Tenório Aguiar, 32, Santana, ( 2973-0072 PAULO DUARTE R. Arsênio Tavollieri, 45, Jabaquara, ( 5011-8819 / 5011-7445 PAULO SÉRGIO DUARTE MILLIET Pça. Ituzaingó, s/nº, Tatuapé, ( 2671-4974 PAULO SETÚBAL Av. Renata, 163, Vila Formosa, ( 2211-1508 / 2211-1507 PEDRO DA SILVA NAVA Av. Eng. Caetano Alvarez, 5903, Mandaqui, ( 2973-7293 / 2950-3598 PRESTES MAIA, PREF. Av. João Dias, 822, Santo Amaro, ( 5687-0513 RAIMUNDO DE MENEZES Av. Nordestina, 780, São Miguel Paulista, ( 2297-4053 RAUL BOPP R. Muniz de Sousa, 1155, Aclimação, ( 3208-1895

LENYRA FRACCAROLI Pça. Haroldo Daltro, 451, Vila Manchester, ( 2295-2295

RICARDO RAMOS Pça. Centenário de Vila Prudente, 25, Vila Prudente, ( 2273-4860

MALBA TAHAN R. Brás Pires Meira, 100, Veleiros, ( 5523-4556

ROBERTO SANTOS R. Cisplatina, 505, Ipiranga, ( 2273-2390 / 2063-0901

MARCOS REY Av. Anacê, 92, Jardim Umarizal, ( 5845-2572 / 5843-1179

RUBENS BORBA ALVES DE MORAES R. Sampei Sato, 440, Ermelino Matarazzo, ( 2943-5255

MÁRIO SCHENBERG R. Catão, 611, Lapa, ( 3672-0456

SERGIO BUARQUE DE HOLANDA R. Augusto C. Baumman, 564, Itaquera, ( 2205-7406

7 0

endereços

endereços

CLARICE LISPECTOR R. Jaricunas, 458, Siciliano, ( 3672-1423

7 1


THALES CASTANHO DE ANDRADE R. Dr. Artur Fajardo, 447, Freguesia do Ó, ( 3975-7439 VICENTE DE CARVALHO R. Guilherme Valência, 210, Itaquera, ( 2521-0553 VICENTE PAULO GUIMARÃES R. Jaguar, 225, V. Curuçá, ( 2035-5322 / 2034-0646 VINÍCIUS DE MORAIS Av. Jardim Tamoio, 1119, Itaquera, ( 2521-6914 VIRIATO CORRÊA R. Sena Madureira, 298, V. Mariana, ( 5573-4017 / 5574-0389

BOSQUES DA LEITURA - Tel.: 3675-8096 bosquedaleitura@prefeitura.sp.gov.br ANHANGUERA Av. Fortunata Tadiello Natucci, 1.000, Perus CARMO Av. Afonso de Sampaio Souza, 951, Itaquera

PONTOS DE LEITURA ANDRÉ VITAL Av. dos Metalúrgicos, 2255 – Cidade Tiradentes, ( 2282-2562 JUSCELINO KUBITSCHEK Av. Inácio Monteiro, 55 – Cidade Tiradentes, ( 2556-3036 PARQUE DO RODEIO Rua Igarapé da Bela Aurora, s/nº – Tel: Cidade Tiradentes, ( 2555-4276 VILA MARA Rua Conceição de Almeida, 170 – São Miguel Paulista, ( 2586-2526 UNIÃO DOS MORADORES DO PARQUE ANHANGUERA Rua Amadeu Caego Monteiro, 209 – Parque Anhanguera, ( 3911-3394 / 3911-3048 PRAÇA DO BAMBUZAL Rua da Colônia Nova s/nº (Praça Nativo Rosa de Oliveira – Praça do Bambuzal) – Jardim Ângela, ( 5833-3567 CAROLINA MARIA DE JESUS Rua Teresinha do Prado Oliveira, 119 – Parelheiros, ( 5921-3935 OLIDO Av. São João, 473 – Centro, ( 3397-0176

CIDADE DE TORONTO Av. Cardeal Motta, 84, Pirituba

GRACILIANO RAMOS Rua Profº Oscar Barreto Filho, 252 (Calçadão Cultural do Grajaú) – Parque América – Grajaú, ( 5924-9135

IBIRAPUERA Av. IV Centenário, 1268 – Portão 7A, Moema

JARDIM LAPENNA Rua Serra da Juruoca, s/ nº (Galpão da Cultura e Cidadania) – Jardim Lapenna, ( 2297-3532

LUZ R. Ribeiro de Lima, 99, Luz RAPOSO TAVARES R. Telmo Coelho Filho, 200, Vila Albano SANTO DIAS R. Jasmim da Beirada, 71, Capão Redondo TUCURUVI R. Alcindo Bueno de Assis, nº 500, Tucuruvi

7 2

endereços

endereços

SYLVIA ORTHOF Av. Tucuruvi, 808, Tucuruvi, ( 2981-6264 / 2981-6263

PARQUE DO PIQUERI Rua Tuiuti, 515 – Tatuapé, ( 2092-6524 SÃO MATEUS Rua Fortaleza de Itapema, 268, Jardim Vera Cruz, São Mateus, ( 2019-1718

ÔNIBUS-BIBLIOTECA Serviço de Extensão que disponibiliza leitura e informação aos bairros da Cidade, semanalmente. Horário de atendimento: das 10h às 16h. Informações: ( 2291-5763

7 3


Cia. Jazzcira

prefeitura de são paulo gilberto kassab secretaria municipal de cultura carlos augusto calil coordenadoria do sistema municipal de bibliotecas maria zenita monteiro coordenação de programação marlon florian programação alice bandini I barbara bischoff I doroty rojas I evaldo piccino I katianne silva e silva I renata silva I rosa falzoni I katy illy (estagiária) projeto gráfico e diagramação pepe andrade edição e revisão sylvia milan (estagiária) Tiragem desta edição: 35.000 Capa: papel reciclato, 120g Miolo: papel jornal

O universo musical da parceria Baden Powell e Vinicius de Moraes é apresentado pelo elenco composto por sete cantoras e cinco instrumentistas. O show também é uma comemoração do cinquentenário da parceria entre Baden e Vinicius. 70 min. 26 de maio (qui) – 20h Biblioteca Pública Álvares de Azevedo 29 de maio (dom) – 15h Biblioteca Pública Cora Coralina

Guia de Programação Bibliotecas SP | maio 2011  

Programação cultural de maio de 2011 em bibliotecas públicas da Prefeitura Municipal de São Paulo. Realização: Coordenadoria do Sistema Muni...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you