Issuu on Google+

Consulte a programação completa no site www.bibliotecas.sp.gov.br Toda a programação do Sistema Municipal de Bibliotecas é gratuita.

capa Biblioteca Pública Belmonte - Temática em Cultura Popular

i 3 6 7 5 6 7 2 7 programasbibliotecas@prefeitura.sp.gov.br

Agenda

Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas Rua Catão, 611 - Lapa 05049-000 - São Paulo-SP

bibliotecas Pontos Ônibus Bosques DE LEITURA

BIBLIOTECA

DA LEITURA

junho 2011

Música nas Bibliotecas Bandas de Cá, Homero em ritmo de RAP, Ópera Fantástica e Canto Livro

GRATUITO Ciclo Junino Palestra e shows em Santo Amaro e Arraiá Literário no Tatuapé

Veja também Saraus, Escritores, Teatro e contação de histórias para crianças. Mulheres, África e América Latina.


Í NDICE ciclo junino 0 4

Livros disponíveis nas Bibliotecas l Alice no

país das maravilhas, Lewis Carrol segunda vida de Bre e Turner, Stephanie Meyer l A menina que não sabia ler, John Harding l A batalha do labirinto, Rick Riordan l A maldição do titã, Rick Riordan l Striptiras, Laerte l Guia politicamente incorreto da história do Brasil, l A breve

Leandro Narloch l As aventuras

do Capitão Cueca, Dav Pilkey final, Efrain Rodriguez Santana l Drosófila, a mosquinha famosa, Francisca C. do Val l Cidade dos deitados, Heloisa Prieto l Orgulho e preconceito e zumbis, Seth Grahame-Smith e Jane Austen l Feche os olhos para ver melhor, Sérgio Sá l Conquistando o inimigo: Nelson Mandela e o jogo que uniu a África do Sul, John Carlin l Satolep, Victor Ramil l Fera bifronte, Cláudio Daniel l Máquina

Mais de 2 milhões de livros para empréstimo. Acesse o catálogo online: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa

fantástica jornada noite adentro 0 7 especial: mulheres, áfrica e 1 0 américa latina o escritor na biblioteca 1 2 música 1 4 oficinas, encontros e RPG 1 8 saraus e literatura 2 1 teatro 2 3 contação de histórias 2 7 a hora e a vez do vestibular 3 4 exposições 3 7 feira de trocas 3 8 3 9 ciências cinema 4 0 programação dia a dia 5 5 endereços 6 9


17 de junho (sex), 10h e 19h – BP Belmonte Espaço Gourmet Junino – delícias da literatura oral Com Andrea Souza A sala de Cultura Popular da biblioteca transforma-se em um "restaurante" e recebe público adulto para uma interessante degustação literária, em que da entrada à sobremesa são servidas declamações, contação de causos, advinhas, parlendas, trovas e trava-línguas das tradições juninas ao som da viola caipira de Jackson Ricarte. Agendamento de grupos pelo fone 5687-0408.

17 de junho (sex), 14h – BP Belmonte Xilogravura Valdeck de Garanhuns I Regina Drozina

Ciclo Junino da Belmonte Palestra “Acendendo a fogueira: ritos, músicas e danças nas festas juninas do Brasil”. Com Profº Alberto Ikeda Em comemoração às festas juninas, a palestra aborda as origens remotas e os principais rituais, santos, músicas, danças e personagens deste período festivo-tradicional brasileiro, relacionados historicamente a episódios da cultura caipira paulista. Busca-se a compreensão da permanência dessas festividades como uma das marcantes referências da cultura popular brasileira. Encerra-se com a dança de uma quadrilha improvisada com os presentes.

V Arraial Literário da Belmonte Com Escurinho do Acordeon, Aderaldo Luciano, Moreira de Acopiara e Caravana do Cordel Para encerrar o Ciclo Junino de 2011, a Biblioteca Belmonte organizará o V Arraial Literário: uma festa junina que aborda a literatura oral e a leitura informativa. O público terá acesso às origens da festa, sua diversidade, o papel dos santos nos festejos, músicas e receitas de quitutes típicos. O destaque para esta edição é que toda programação, ambientação e degustação serão inspiradas nas manifestações juninas de todas as regiões do Brasil.

ciclo junino e arraiá

ciclo junino e arraiá

autores como Tonico e Tinoco, Mario Zan e Luiz Gonzaga. O Violeiro também fará um bate papo contando causos e falando sobre os ritmos característicos das Festas Juninas.

2 de julho (sáb), das 10h às 16h – BP Belmonte

9 de junho (qui), 19h – BP Belmonte Folias de São João Com Inimar dos Reis e os músicos Leo Doktorczyk, Fernando Boi, Cesar Azevedo e o Astro da Sanfona. Espetáculo interativo que contempla o ciclo junino e leva o público a uma viagem ao imaginário popular com músicas e danças de vários estados brasileiros.

16 de junho (qui), 19h – BP Belmonte Viola, fogueira e rastapé Com Jackson Ricarte Com destreza nos ponteios da Viola Caipira e carisma no canto, Jackson Ricarte faz um passeio pelas fogueiras do Brasil, rememorando canções que marcaram a história desses folguedos: as canções de domínio público,

4

Moreira de Acopiara

5


As Bibliotecas Cassiano Ricardo (temática em Música) e Hans Christian Andersen (temática em Contos de Fadas), em parceria com o Projeto de Iniciação Artísticas (PIÁ) e o Programa Vocacional de Música da Região Leste, sediam em seus espaços internos e na Praça José Moreno, no Tatuapé, a segunda edição do Arraiá Literário.

jornada

ciclo junino e arraiá

Arraiá Literário

A programação, que começa às 13h, traz diversas atrações: contação de histórias, cortejo, degustação de comidas típicas, apresentação de Escurinho do Acordeon e de grupos e artistas orientadores do Programa Vocacional, além de intervenções literárias e brincadeiras. Às 17h, começa a quadrilha e o baile na praça das bibliotecas. 1º de julho (sex), das 13h às 18h – Bibliotecas Cassiano Ricardo e Hans Christian Andersen.

FANTÁSTICA JORNADA

Noite Adentro Na sexta edição da Jornada, a noite começará com a apresentação do espetáculo “A Fogueira de Eva”, seguida por um debate com a participação da escritora Rosana Rios e da professora e pesquisadora Carla Cristina Garcia. A mediação será da escritora e filósofa Márcia Tiburi. Após a meia-noite, começam as sessões de cinema na Sala Luiz Sérgio Person. Paralelamente, tem início o jogo de RPG LiveAction no andar térreo da Biblioteca, que se transformará em um mosteiro da época da Santa Inquisição. Para jogar é preciso se inscrever com antecedência. Às seis horas, o evento termina com um café-da-manhã.

6

7


TEATRO A fogueira de Eva Cia. Monalisa de Teatro Dir: Everson Basili. Dramaturgia: Neusa Steiner. Direção musical: Santiago Steiner. Apresentação de trecho de espetáculo em construção. Século XVII, Vila de São Paulo. Numa época em que mulheres eram condenadas por bruxaria, algumas tentavam se defender como podiam. Duas mulheres, uma curandeira e uma adolescente conversam sobre questões que se movimentam no pensamento de ambas: os padres, a condição de vida das mulheres, a culpa de Eva, os mistérios.

17 de junho (sex), 22h MESA-REDONDA Com a escritora Rosana Rios e a professora e pesquisadora Carla Cristina Garcia. A mediação será da escritora e filósofa Márcia Tiburi. 17 de junho (sex), 23h LIVE/ RPG – estado de graça Confraria das Idéias Estado de Graça é ambientado na França, durante a Santa Inquisição. A biblioteca será transformada num mosteiro, que será fechado sob “Estado de Graça” por uma denúncia de bruxaria. Os personagens serão membros do clero, das famílias importantes da cidade e do povo, além da presença do próprio Inquisidor Geral Nicolas Remy! O mais interessante, é que a ordem para fechar a vila sob Estado de Graça (ninguém entra e ninguém sai) será feita durante a cerimônia de um casamento das duas famílias mais importantes da região, o que causará um frisson logo no começo do live. Ah, as Bruxas? Elas estarão infiltradas no meio dos personagens. As inscrições para o jogo, organizado pelo grupo Confraria das Idéias, podem ser feitas pelo e-mail bibliotecavilamariana@hotmail.com.

No final do século 17, a tranqüilidade de uma pequena e ultra-religiosa cidade no estado de Massachusetts é abalada quando um grupo de garotas é acusado de praticar rituais demoníacos e bruxaria. +12.

17 de junho (sex), 0h A chave mestra (The Skeleton Key, EUA, 2005, 104 min, legendado, DVD) Dir: Iain Softley. Elenco: Kate Hudson, Gena Rowlands, John Hurt, Peter Sarsgaard Caroline é uma jovem que acompanha doentes terminais com o objetivo de juntar dinheiro para cursar uma escola de enfermagem. Em um de seus trabalhos ela aceita acompanhar um senhor inválido, Ben Devereaux. Para que Caroline possa percorrer a casa à vontade, a mulher de Ben lhe entrega uma chave mestra que abre todas as portas. Porém em suas andanças ela encontra uma porta escondida, localizada atrás de uma estante. Lá estão várias antiguidades, espelhos que foram retirados de todos os demais cômodos e ainda artefatos aparentemente ligados à prática de algum tipo de magia. +14.

jornada

jornada

PROGRAMAÇÃO

18 de junho (sáb), 2h O Terceiro filme será sessão surpresa. 18 de junho (sáb), 4h Os ingressos para as sessões podem ser retirados a partir das 21h. Serão distribuídos por ordem de chegada até o limite da lotação (101 lugares). 17 de junho (sex), 22h – BP Viriato Corrêa

A partir da meia-noite CINEMA As bruxas de Salém (The Crucible, EUA, 1996, 124 min, legendado, DVD) Dir: Nicholas Hytner. Elenco: Daniel Day-Lewis, Winona Ryder, Joan Allen, Paul Scofield

8

A chave mestra

9


Mulheres & Samba Com a presença da escritora, pintora e coreógrafa Raquel Trindade; a embaixatriz do samba de São Paulo Maria Helena e a porta-bandeira da Camisa Verde e Branco, Claudia Adão. Show com a cantora Adriana Moreira.

3 de junho (sex), 19h30 – BP Alceu Amoroso Lima

ciclo l

especial

Vozes e letras das mulheres de matriz africana e latinoamericanas Série de encontros na Biblioteca Alceu Amoroso Lima sobre mulheres, América Latina e outros temas. Haverá mesa de discussão e apresentações musicais. Curadoria e mediações de Allan da Rosa. Confira:

África e diáspora africana nas Américas A mestre em Literatura, Cristiane Santana, apresenta a poeta angolana Ana Paula Tavares. Ianá Souza, Mestranda em Literatura Africana pela USP, apresenta a romancista moçambicana Pauline Chiziane. E a Mestre em Literatura Africana, Luana Antunes, apresenta a romancista guadalupenha Marise Conde. Apresentação de “Me Gritarón Negra'' com a cantora Danielle Almeida e a dançarina Luciane Ramos.

4 de junho (sáb), 19h30 – BP Alceu Amoroso Lima América Latina A jornalista fotógrafa, Sonia Regina Bischain, apresenta a romancista mexicana Laura Esquivel. Carolina Teixeira, artista plástica e poeta coautora de “Roube-me por favor'', apresenta a poeta nicaragüense Gioconda Belli. Lucía Tennina, argentina e professora de literatura brasileira, apresenta a ativista indígena guatemalteca Rigoberta Menchú. Apresentação de Amandy Lobo González, poeta atriz e dramaturga paraguaia.

10 de junho (sex), 19h30 – BP Alceu Amoroso Lima Negras brasileiras contemporâneas Raquel Trindade

e AMÉRICA LATINA

MULHERES,

ÁFRICA

ciclo l

especial 1 0

CICLO DE ENCONTROS

A atriz e escritora, Evani Tavares, apresenta a romancista Conceição Evaristo. Renata Felinto, artista plástica e educadora, apresenta a poeta Maria Tereza. A professora, Flavia Rios, apresenta a contista e cronista Cidinha da Silva. Apresentação da Cia. Capulanas baseada em textos da escritora cubana Tereza Cárdenas.

11 de junho (sáb), 19h30 – BP Alceu Amoroso Lima

1 1


Laudo Ferreira Júnior

Márcia Tiburi

Mario Dimov Mastrotti

Alessandro Buzo

Márcia Tiburi

Alessandro Buzo é escritor, apresentador do quadro ''Buzão – Circular

Márcia Tiburi é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia. É professora do programa de pós-graduação em Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Mackenzie e colunista da Revista Cult. Entre seus ensaios encontram-se “As Mulheres e a Filosofia”, “Filosofia Cinza”, “Filosofia em Comum”, “Filosofia Brincante” e “Diálogo/Desenho”. Escreveu os romances “Magnólia”, “A Mulher de Costas” e “O Manto” que compõem a Trilogia Íntima. Em maio lança seu ensaio “Olho de Vidro – A televisão e o estado de exceção da imagem”, um trabalho relacionado à pesquisa que fez enquanto trabalhou na televisão.

Periferia'' no Programa Manos e Minas da TV Cultura e diretor do filme “Profissão MC”. Buzo lançou seis livros, sendo o último ''Hip Hop – De dentro do movimento''. Além disso, é proprietário da Livraria Suburbano Convicto e organizador da Coletânea “Pelas Periferias do Brasil”.

16 de junho (qui), 14h – BP Afonso Schmidt 20 de junho (seg), 14h – BP Malba Tahan 21 de junho (ter), 14h – BP Jamil Almansur Haddad 28 de junho (ter), 14h – BP Adelpha Figueiredo 30 de junho (qui), 14h – BP Camila Cerqueira César

Laudo Ferreira Júnior Laudo Ferreira Junior é escritor, desenhista e roteirista. Ao longo de sua carreira já ganhou prêmios na área de histórias em quadrinhos, como “Prêmio HQ Mix” de melhor Graphic Novel e o “Prêmio de Melhor HQ” da Sociedade Brasileira de Artes Fantásticas. Entre suas obras estão a trilogia “Yeshuah”, “A voz do louco”, “Subversivos: Companheiro Germano” e “Histórias do Clube da esquina”.

2 de junho (qui), 14h – BP Vinicius de Morais 8 de junho (qua), 14h – BP Érico Veríssimo 14 de junho (ter), 14h – BP Chácara do Castelo 21 de junho (ter), 14h – BP Sérgio Buarque de Holanda

1 2

o escritor na biblioteca

o escritor na biblioteca

Alessandro Buzo

18 de junho (sáb), 10h – BP Helena Silveira

Mario Dimov Mastrotti Mario Dimov Mastrotti é caricaturista, cartunista, quadrinista, professor e editorialista. Tem suas tiras publicadas em jornais desde 1975 e organizou livros como “Humor Brasil 500 Anos”, “2001 Uma Odisséia no Humor” e “Humor pela Paz e a Falta que ela faz”. Desde 2005, Mastrotti é presidente do Salão de Humor Internacional de Paraguaçu Paulista. Atualmente publica no Jornal Paulistano, Revistas Casual e Nosso Papel.

7 de junho (ter), 14h – BP Amadeu Amaral 15 de junho (qua), 14h – BP Padre José de Anchieta

1 3


CANTO LIVRO

música

O som dos meninos quietos Espetáculo Líteromusical, inspirado na obra Roseana, imagens e infância sertaneja. O público terá a oportunidade de percorrer as veredas literárias de João Guimarães Rosa. O menino quieto sempre observando a natureza, criando seus próprios brinquedos, brincando de imaginar... Livre. 60 min. Orquestra de Sopros de Lençóis Paulista

BANDAS DE CÁ “Resgatando” a tradição das bandas de coreto, a programação de junho da Biblioteca de Música contempla apresentações acústicas de diferentes bandas na Praça da Biblioteca. de Sopros de Lençóis Paulista

11 de junho (sáb), 17h – BP Cassiano Ricardo l Orquestra

Quintal da infância Este espetáculo leva adultos e crianças ao mundo encantado da nossa imaginação, onde e quando tudo começou, abordando a descoberta do mundo, a aventura de viver e o curioso sabor da novidade que deixam marcas de um tempo que ficará para sempre em nossa memória. O roteiro une a música a literatura. As canções são de Chico Buarque, Wilson Moreira, Milton Nascimento, além de composições próprias e ricas páginas do nosso folclore. Os textos são de Carlos Drumonnd de Andrade, Manuel Bandeira, Mário Quintana e Guimarães Rosa. Livre. 60 min.

19 de junho (dom), 16h – BP Viriato Corrêa 26 de junho (dom), 11h – BP Padre José de Anchieta

Continental Jazz

“Remake” com formação tradicional das Big Bands inspirado na antiga Orquestra Continental que marcou época pela qualidade dos anos 40 aos anos 60. No repertório há Bossa Nova, Roberto Carlos, Beatles e Frank Sinatra em arranjos renovados pelo Maestro Fábio Lopes.

18 de junho (sáb), 17h – BP Cassiano Ricardo l Banda

4 de junho (sáb), 16h – BP Hans Christian Andersen 5 de junho (dom), 11h – BP Cora Coralina 12 de junho (dom), 11h – BP Álvares de Azevedo

Paralela

O show tem como principais características a descontração, o humor, o virtuosismo dos músicos e a interação com o público em arranjos criativos em cima de repertório altamente insinuante, alegre e inventivo como: trilhas sonoras de desenhos animados, jingles, hits de Discoteque e MPB, entre outros. Na formação da Paralela: flauta, flautim, saxofones, trompete, trombone, caixa e bumbo.

foto Alice Rodrigues

Orquestra l

Músicas para orquestra sinfônica adaptadas e repertório brasileiro de música popular, além do repertório específico para banda sinfônica. Regência do Maestro Marcelo Maganha.

música

Com Joana Garfunkel, Jean Garfunkel, Natan Marques e Sérgio Bello. Com a força da música e o poder de síntese narrativo da canção, o público irá se aproximar das obras literárias, encurtando a distância entre o livro e o leitor. O Canto livro tira o livro da estante para colocá-lo no palco de maneira emocionante e interativa. Cada show é seguido por um bate-papo sobre o processo de elaboração da apresentação.

25 de junho (sáb), 17h – BP Cassiano Ricardo

1 4

O som dos meninos quietos

1 5


Homero – ritmo & poesia

música

Homero para a realização de uma performance experimental, diante de um público contemporâneo. Os poemas homéricos foram compostos há mais de 3 mil anos, mas os temas da Ilíada e Odisséia podem ser reconhecidos no nosso cotidiano: a violência, os amores, os desafios, as provocações. Os poemas serão interpretados por meio de sua palavra cantada e ritmada que retoma a tradição oral da poesia na antiguidade.

30 de junho (qui), 19h – BP Álvares de Azevedo 1 de julho (sex), 20h – BP Alceu Amoroso Lima 3 de julho (dom), 15h – BP Cora Coralina

música

O rapper Max BO e o Dj Babão, ligados ao Hip Hop, partem de

Max BO

A flauta mágica

ÓPERA FANTÁSTICA: A Flauta Mágica Apresentação: Rosana Rios. Contação de histórias: Virginia Montesino. Músicos: Gustavo Tassi, César Patoulos, Regina Rios, Luís Flávio Fernandes e Michel Souza Chagas Sebastião. Ópera misturada com contação de histórias encanta o público de todas as idades. O projeto Ópera Fantástica, pensado especialmente para as Bibliotecas Públicas de São Paulo, traz o conhecimento das histórias de algumas grandes óperas. A primeira escolhida para apresentação foi “A Flauta Mágica”, de Mozart. Livre. 75 min.

5 de junho (dom), 16h – BP Viriato Corrêa Show do Grupo Vocal Carpe Diem Interpretação de vários tipos de música com a utilização apenas da voz. O Grupo é composto de seis integrantes e tem um repertório bastante eclético. Livre. 60 min.

4 de junho (sáb), 14h30 – BP Anne Frank

1 6

Dj Babão

1 7


Palestra sobre a relevância da arte no ensino e importância dos quadrinhos no estímulo à leitura. Ao final uma breve prática de desenho com os alunos (o material será fornecido pela Biblioteca). +11. 90 min. 20 vagas. Inscrições na Biblioteca, pelo telefone 5573-4929 ou pelo e-mail: bmchacaradocastelo@yahoo.com.br

14 de junho (ter), 10h – BP Chácara do Castelo Workshop Novos olhares Com Tom Lisboa e Mauro Bonfin

Centro de estudos e práticas do teatro de animação – Cia. Truks

Bonecos contadores de histórias Com Profº Celso Ohi e Prof. Raitan Ohi A partir de contações de histórias e cenas curtas baseadas nas cantigas de roda e contos de tradição oral, os participantes confeccionarão personagens para as histórias criadas por eles. 7 a 15. Carga horária: 10h. 25 vagas. Inscrições na Biblioteca, pessoalmente ou por telefone até 7 de junho.

O objetivo é discutir o descondicionamento do olhar sócio-cultural de determinados lugares por meio da fotografia, resultando em uma exposição dos trabalhos de seus participantes. O workshop compõe o projeto: “Um Novo Olhar, Um Mesmo Lugar” que terá sua primeira edição em São Miguel Paulista. +18. Carga Horária: 32h. 20 vagas. Inscrições de 1 a 14 de junho, pessoalmente na Biblioteca. Requisitos: possuir câmera digital comum e ser morador de São Miguel Paulista.

Aos sábados, das 13h às 17h, de 18 de junho a 13 de agosto. BP Raimundo Menezes. Dia do Piá

Às quartas, das 14h às 16h30, de 8 a 29 de junho. BP José Mauro de Vasconcelos.

Um dia de diversão e cultura com teatro, música, contação de histórias, telecentro infantil, brincadeiras e muito mais para encerrar o 1º semestre das turmas do PIÁ (Programa de Iniciação Artística). Livre. Aberto ao público em geral.

Oficina de origami Com Yara Prates

18 de junho (sáb), das 9 às 17h – BP Infantojuvenil Monteiro Lobato.

O projeto visa estimular a memória, a criatividade e a leitura através do origami, arte tradicional japonesa que cria representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel. Durante o curso será ensinado como fazer o origami e a leitura de diagramas que os compõem. +5. Não é necessária inscrição.

Às quartas, de 8 de junho a 30 de agosto, das 15h às 16h. BP Nuto Sant'anna. Natureza e meio ambiente

Preparando o corpo e a mente para os prazeres da leitura Com Dorotilde de Paula Dias A oficina visa o conhecimento de técnicas de percepção corporal para a aprendizagem e relaxamento físico e mental. O prazer da leitura poderá capacitar o púbico a assimilar, sentir e vivenciar os textos a partir do corpo e da mente. + 14. Carga Horária: 4h. 25 Vagas. Inscrições até 1 dia antes da oficina na Biblioteca, pessoalmente ou por telefone.

22 de junho (qua), das 13h às 17h – BP Helena Silveira 29 de junho (qua), das 17h às 21h – BP Adelpha Figueiredo

Programação especial em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. Haverá leitura de textos da obra de Susannah Bradley com a coordenação de Ana Maria de Campos Lamim e oficina de reciclagem com Maria Aparecida Boldorini. Na oficina, caixas longa vida se tornarão lindas embalagens de presentes.

Os recursos da voz no contar histórias Com a fonoaudióloga Viviane Barrichelo

9 de junho (qui), 14h – BP Camila Cerqueira César

A oficina, com dois dias de duração, será realizada em dois módulos e inclui

1 8

oficinas, encontros e RPG

oficinas, encontros e RPG

Palestra: desenhar quadrinhos e a arte no ensino Com Thiago Spyked

1 9


29 e 30 de junho (qua e qui), das 13h às 17h BP Hans Christian Andersen Centro de estudos e práticas do teatro de animação Com Cia. Truks Centro de formação para profissionais do teatro feito através de bonecos, objetos e formas animadas, assim com um pólo de experimentos e buscas por novas linguagens teatrais. Oferece uma agenda de apresentações para adultos e crianças e festivais de pequenos quadros e experiências cênicas, além de mesas redondas, palestras, estudos e reflexões acerca do fazer teatral. Inscrições através do e-mail truks@uol.com.br

Segundas, às 19h30 Encontro abertos do Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação Bate-papos com grupos de Teatro de Animação, acerca de seu trabalho, sua técnica, seu processo de criação. Esses encontros fazem parte da programação do Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação, mas são abertos ao público interessado em geral.

Encontro com a Cia. Imago 6 de junho (seg), 19h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

RPG na Chácara do Castelo Com narração de Luiz Prado Aventura solo de D&D (Dungeons & Dragons). +12. 3h.

18 de junho (sáb), 13h – BP Chácara do Castelo

Literatura periférica: veia e ventania nas Bibliotecas de São Paulo A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas convida alguns dos saraus mais reconhecidos da cidade para atividades nas Bibliotecas Públicas. Os saraus são um modo interativo da população entrar em contato com o espaço e o acervo da Biblioteca. l Sarau

da Vila Fundão 18 de junho (sáb), 14h BP Helena Silveira

l Sarau

Elo da Corrente 30 de junho (qui), 19h BP Brito Broca

l Arte Maloqueira 25 de junho (sáb), 14h BP Cora Coralina

saraus e literatura

oficinas, encontros e RPG

no conteúdo o conhecimento do funcionamento da voz, recursos vocais com relação às intenções do texto – pausas, ênfases, tons e nuances, possibilidades de entonação, variações de volume, padrões de articulação, velocidade e ritmo. O trabalho consta também de ensaios interpretativos, voltado para contadores de histórias, professores e interessados. 30 vagas. Inscrições na Biblioteca até o preenchimento das vagas.

l Sarau do Binho 18 de junho (sáb), 13h BP Marcos Rey l Sarau da Brasa 24 de junho (sex), 19h BP Afonso Schmidt

Sarau líteromusical da Zona Norte O Sarau envolve dança, poesia, leitura de textos, apresentações musicais, teatrais e também outras formas de expressões culturais. Em junho, serão homenageados os escritores que falam sobre a natureza, como Alberto Caeiro (Fernando Pessoa). Livre.

24 de junho (sex), das 14h às 16h – BP Nuto Sant'anna Veja também: RPG Live-action “Estado de Graça” na Fantástica Jornada Noite Adentro (p. 8)

2 0

Sarau literomusical Com Cássio Macedo Lopes de Aquino.

2 1


25 de junho (sáb), 13h – BP Amadeu Amaral Sarau sertanejo Com Alcione Kosmos e Paula Dundee. Todo último sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se reúnem no tradicional sarau.O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e assiste a apresentação de Guarani.

teatro

saraus e literatura

Participação de poetas e músicos da região. O público é convidado a cantar, fazer e declamar poesias.

25 de junho (sáb), 15h - BP Belmonte Chá com poesia Com a participação do público presente, acontece declamação de poesias de poetas consagrados. Organizado por Décio Drummond e Guilherme Moçambique.

29 de junho (qua), 14h – BP Adelpha Figueiredo Leitura em voz alta Com Ana Maria de Campos Lamim Atividade de leitura voltada aos funcionários e ao público interessado em geral.

Às segundas, às 14h30. BP Camila Cerqueira César Roda de leitura Coord. Cleo Lima Roda de leitura sobre literatura infantil, abordando "contos de cinco minutos". Presença especial das crianças do CEI Olga Tereza. +5. 40 min.

Vis Motrix

Guarda-chuva poético Núcleo Absurda Confraria Quatro palhaços munidos de seus lindos guarda-chuvas levam poesia para o público. Livre. 90 min.

13 de junho (seg), 9h30 – BP Vicente de Carvalho

2 de junho (qui), 14h – BP Adelpha Figueiredo 11 de junho (sáb), 14h30 – BP Alceu Amoroso Lima 17 de junho (sex), 14h – BP Érico Veríssimo

Vamos ler? Coord: Ângela Maria Arantes Figueiredo e Márcia Marur

Coisas de saci Cia. Tempo de Brincar

Programa de sensibilização à leitura com foco em crianças e jovens.

27 de junho (seg) – das 9h às 10h, das 10h às 11h, das 13h30 às 14h30 e das 14h30 às 15h30 – BP Alceu Amoroso Lima. IX Encontro de escritores cordelistas Com o poeta cordelista Moreira de Acopiara O público terá contato com construções literárias que têm como pano de fundo o cordel (manifestação impressa em versos metrificados e rimados), além de exposição de folhetos, xilogravura, leitura de cordel e poesia tradicional nordestina. Ocorrerá também o lançamento dos livros “Se os animais falassem” e “Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

30 de junho (qui), 19h – BP Belmonte

2 2

O espetáculo musical narra a história de um menino que passa uma noite de aventuras em companhia do Saci Pererê. Com músicas de Valter Silva e bonecos de Elaine Buzato, a Companhia Tempo de Brincar convida o público a valorizar a Cultura Popular Brasileira. Livre. 50 min.

2 de junho (qui), 14h – BP Belmonte 4 de junho (sáb), 11h – BP Anne Frank 5 de junho (dom), 11h – BP Álvares de Azevedo 19 de junho (dom), 11h – BP Cora Coralina Vis motrix Cia. Imago Teatro de Animação Este espetáculo traz para a cena um boneco que reproduz, de forma

2 3


3 de junho (sex), 20h30 – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato 5 de junho (dom), 11h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato Planeta pé-de-água Com Milton Aguiar Com tantos desmatamentos e queimadas, toda a natureza está sofrendo. Por conta disso, as nascentes dos rios estão secando e o personagem Péde-água anda meio sumido. Quem nos conta toda essa história é o Eco Palhaço. +5. 1h20.

5 de junho (dom), 14h30 – Bosque da Leitura Ibirapuera E se as histórias fossem diferentes? Cia. Truks Utilizando técnicas inovadoras de animação de figuras planas, associadas à projeção de imagens, o espetáculo conta duas histórias que discutem, de forma leve e divertida, questões importantes para a infância. Livre.

12 de junho (dom), 11h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato Cantos e causos de assombração Cia. Tempo de Brincar O espetáculo trata de temas como o mistério da vida e da morte através de histórias de assombração presentes em contos e cantigas tradicionais e que fazem parte do imaginário popular. Livre.

12 de junho (dom), 11h – BP Padre José de Anchieta Histórias com desperdícios El Teatro de La Plaza

Shake, shake, baby Cia. Prosa dos Ventos O espetáculo é baseado em quinze canções tiradas das comédias e tragédias de Shakespeare, como Hamlet, Othello, Noite de Reis e Conto de Inverno. Com violões, bandolins, instrumentos de sopro e percussão, o grupo contextualiza as músicas dentro das peças onde aparecem, fazendo uma introdução do universo shakespeareno para o público infantil. +3. 50 min.

18 de junho (sáb), 16h – BP Hans Christian Andersen Pipistrello Grupo Seres de Luz Conta a história de um títere-clown que vive um amor à primeira vista. Ele tenta conquistar a sua amada com mil e uma artimanhas, porém, sem ser correspondido, esse jogo de sedução desencadeia uma série de situações cômicas e imprevisíveis. Livre.

19 de junho (dom), 11h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato 100 mais nem menos Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação O espetáculo fala sobre os primeiros contatos da criança com o mundo dos números e do desenho. A encenação, criada e dirigida por Anie Velter, não usa texto verbal, mas uma técnica original de animação de objetos: linhas coloridas flutuam pelo ar formando algarismos, bonecos e figuras inspiradas no traço infantil, reinventando brincadeiras folclóricas e temas do cancioneiro popular. Livre.

26 de junho (dom), 11h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato Rebola Com Olívia Araújo. Texto de Marcelino Freire e direção de Gabriel Pinheiro.

Conta a história de um catador de lixo que, utilizando-se de sucatas, conta sua vida ao público com a sabedoria e beleza de um poeta "nada descartável". Este é o primeiro espetáculo do grupo El Teatro de la Plaza, montado em Buenos Aires em 1992 e ganhou o Prêmio Unima (União Internacional da Marionete), em 1993, como melhor espetáculo do ano. Adulto.

A peça traz de forma poética a saga de Zulu, uma africana que vem para o Brasil com o sonho de ser jogadora de futebol. A história nos faz pensar até que ponto esse mundo globalizado oferece realmente oportunidades pra todos. No mês de maio, em que se reflete sobre o racismo no Brasil, a peça faz um traçado da democracia, do mito do país do futebol, do carnaval e da igualdade social e racial, e pergunta como manter a dignidade quando não se reconhece a sua existência?

17 de junho (sex), 20h30 – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

29 de junho (qua), 14h30 – BP Afonso Schmidt 29 de junho (qua), 20h – BP Alceu Amoroso Lima

2 4

teatro

teatro

sensível e poética, situações do cotidiano. A Cia. Imago confere um toque de magia e impressiona o público com a precisão e a beleza de movimentos. Livre.

2 5


Silibrina

teatro

Núcleo Pé de Zamba O espetáculo envolve brincadeiras tradicionais como trava-línguas, adivinhas e mímicas, curiosidades sobre os livros, sua origem e sua importância, além do ensino de uma dança popular.

1º de junho (qua), 11h

n

São Miguel Paulista I – R. Adão Manoel, em frente à Praça Nossa Senhora Aparecida, Z. Leste

3 de junho (sex), 11h

n

Parque São Rafael – Av. Baronesa de Muritiba, altura nº 750, Z. Leste

5 de junho (dom), 11h

n

Cidade Líder – Pça. José Enio Silveira, s/nº, Z. Leste

9 de junho (qui), 11h

n

Histórias daqui e de lá, com as Meninas do Conto

Jardim Colorado – R. Lázaro Gonçalves Fraga, s/nº, Z. Leste

10 de junho (sex), 11h

n

Grajaú – Av. D. Belmira Marim, 3865, Z. Sul

11 de junho (sáb), 11h

n

Itaim Paulista – R. Paulo Tapajós, altura nº 210, Z. Leste

12 de junho (dom), 11h

n

Vila Medeiros – Pça. Augusta Vitória, s/nº, Z. Norte

14 de junho (ter), 11h

n

Era uma vez 1,2,3... acordando histórias Com Rita Nasser Histórias da tradição oral, contos de fadas, contos do folclore, lendas, entre outras. O ouvinte é estimulado à leitura e a multiplicar a prática de ouvir e contar histórias. 7 a 12.

contação de histórias

TEATRO NO ÔNIBUS BIBLIOTECA

5 de junho (dom), 11h – Bosque da Leitura Parque do Carmo 25 de junho (sáb), 14h – BP Adelpha Figueiredo

Jardim Ângela – Estrada do M'Boi Mirim, altura nº 4250, Z. Sul

17 de junho (sex), 11h

n

Jardim Primavera – Pça. João Beiçola da Silva, altura 700, Z. Sul

19 de junho (dom), 14h

n

Vila Andrade – R. das Belezas, s/nº, Praça Arariba, Z. Sul

24 de junho (sex), 11h

n

Parque do Carmo – R. Joaquim Meira de Siqueira, s/nº, Z. Leste

25 de junho (sab), 11h

n

As tantas histórias da criação do mundo Com o Grupo Terreiro Sampa Olodumare decide criar o mundo e para isso confere poderes a cada um de seus filhos. Eles se envolvem num jogo de cobiça e quem corre perigo é o Planeta Terra.

5 de junho (dom), 11h – Ponto de Leitura Parque do Piqueri 17 de junho (sex), 11h – Ponto de Leitura Parque do Rodeio

Vila Cachoeirinha – R. Professor José Soares de Mello, s/nº, Z. Norte

26 de junho (dom), 11h

n

Cidade Tiradentes – Av. dos Metalúrgicos, s/nº, Z. Leste

29 de junho (qua), 11h

Contos para crianças Com Maria das Graças N. Marcelino

n

Contação de duas divertidas histórias: “Onde está o Rabo do Sapo?”, de Telma Guimarães Castro Andrade e “Dona Baratinha”, recontado por Ana Maria Machado. Livre. 40 min.

Vila Penteado – Pça. Luiz José Junqueira Freire, s/nº, Z. Norte

8 de junho (qua), 10h – BP Afonso Schmidt

n

Vila São José – Pça. Boemmer Roschel, s/nº, Z. Sul

30 de junho (qui), 11h

2 6

2 7


Histórias de Pedro Malasartes Com Sandro Luiz Coelho

Serão contadas histórias divertidas, entre elas, como a dona Aranha se tornou uma ótima confeiteira porque queria ficar bonita e as aventuras do bode e da onça, que acabam tendo que morar juntos por obra do destino. +7. 50 min.

Várias histórias narrando as “artes” e aventuras deste “herói” popular. Pedro Malasartes é jovem, aventureiro, inteligente e esperto, sempre pronto a envolver-se em confusões, porém, tem um bom coração e sempre acaba ajudando os injustiçados. Livre. 50 min.

8 de junho (qua), 10h – BP Álvares de Azevedo

8 de junho (qua), 14h – BP Afonso Schmidt

Histórias do céu e da terra Com Deise Maria Tebaldi Pedro

Histórias diversas Com Ana Paula Pereira dos Prazeres

Serão narradas várias histórias, entre elas “O pavão do abre-e-fecha” de Ana Maria Machado, que conta a história de um pavão indeciso que foi convidado para uma festa e fica na dúvida se vai ou não. Livre. 50 min.

1 de junho (qua), 10h – BP Nuto Sant'anna 8 de junho (qua), 10h – BP Narbal Fontes 8 de junho (qua), 14h – BP Nuto Sant'anna

Serão narradas histórias divertidas sobre aventuras e animais da floresta. Livre. 50 min.

8 de junho (qua), 14h – BP Brito Broca Histórias de princesas e um macaco muito esperto Com Juvelina Martins

Narração de diversas histórias infantis. Livre. 50 min.

Três histórias: História de uma princesa que adorava adivinhas (Sua Alteza a Divinha); história de uma princesa triste e um menino muito preguiçoso (João preguiçoso); história de uma velha e um macaco muito esperto (O macaco e a velha). +6. 45 min.

8 de junho (qua), 9h30 – BP Érico Veríssimo

8 de junho (qua), 14h – BP Padre José de Anchieta

Histórias de reis, princesas e cachorros Com Beth Pedrosa

Misturando histórias Com Cecília F. da Silva

Histórias de encantamento Com Maria das Dores Mendes

Quatro histórias de um rei muito bobo e vaidoso (A roupa nova do rei), a história de uma princesa triste e um menino muito preguiçoso (João Preguiçoso), a história de amizade e do amor entre um menino e um cachorro (O menino e o cachorro), e por último um conto sul africano (N'Golo e Bendé-Bendé que narra a história de dois macacos e outros animais da floresta. 5 a 10. 50 min.

Serão contadas três histórias e haverá interação com o público. “A Zeropéia”, “O caso do bolinho” e “Onde está o rabo do Sapo?”. +7. 50 min.

8 de junho (qua), 14h – BP Pedro da Silva Nava

Naquele livro tinha uma história Com Edna Bolanho Simões

Manifesto dos bichos Com Zeca Mallembah

Narração de histórias para todas as idades. +7. 50 min.

Um grupo de animais em extinção se reúne para combater os problemas ambientais e para alterar o quadro de destruição de seu habitat. Livre. 50min.

08 de junho (qua), 14h – Ponto de Leitura Praça do Bambuzal 15 de junho (qua), 14h – Ponto de Leitura Vila Mara 19 de junho (dom), 14h – Bosque da Leitura Lions Clube Tucuruvi 25 de junho (sáb), 14h30 – Biblioteca Anne Frank 26 de junho (dom), 11h – Biblioteca Raul Bopp

2 8

contação de histórias

contação de histórias

Histórias na floresta Com Domitila Alves de Oliveira

8 de junho (qua), 10h – BP Sylvia Orthof 8 de junho (qua), 14h – BP Menotti Del Picchia

8 de junho (qua), 10h e 14h – BP Thales Castanho de Andrade Contando, cantando e encantando no Sítio do Pica-Pau Amarelo Com Beth Rizzo e Ronaldo Barbosa Serão contadas as histórias “O Pó de Pirlimpimpim” e o “Marquês de Rabicó”, da obra de Monteiro Lobato. 4 a 12. 50 min.

9 de junho (qui), 10h e 15h – Ponto de Leitura Jardim Lapenna 14 de junho (ter), 10h e 14h – BP Hans Christian Andersen

2 9


As histórias de Malba Tahan serão contadas acompanhadas por músicas e aromas que levarão os ouvintes a estimular outros sentidos e entrar no universo do autor.

por um pretendente. A emoção, a inveja e o feitiço são os temperos dessa história, que resgata elementos da cultura do sertão brasileiro e ressalta a importância da amizade. Livre. 50 min.

11 de junho (sáb), 14h – Biblioteca Aureliano Leite

11 de junho (sáb), 10h – BP Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo 25 de junho (sáb), 14h – BP Aureliano Leite

Cantando histórias: casos, contos e canções Com Dorotilde Dias

Cia. Luar no Ar conta Rubem Alves Com a Cia. Luar no Ar

Voltado para todas as idades, conta com instrumentistas em cordas, percussão e canto e uma contadora de histórias. O cenário é livre e as histórias serão selecionadas de acordo com o público presente em cada apresentação. Livre.

Resgate da sensibilidade da obra literária de Rubem Alves, que tratava de temas como o respeito às diferenças, a importância do compartilhar, a capacidade de transformação do amor, a liberdade como fonte renovadora da alma e a magia da palavra. 4 a 11.

9 de junho (qui), 14h – BP Adelpha Figueiredo Conta e reconta Com Lídia Engelberg

11 de junho (sáb), 14h30 – BP Anne Frank 25 de junho (sáb), 10h30 – BP Lenyra Fraccaroli Histórias em trio Com Márcia Fonseca, Silvania Roseli Possato e Vera Bicego Pimenta Narração de histórias infantis diversas. Livre. 30 min.

Com um repertório variado, Lídia convida as crianças a passearem por diferentes momentos e lugares do universo imaginário. Depois de ouvida, cada história vira uma brincadeira e o público pode se vestir com panos e perucas para fazer parte dela. 6 a 11.

13 de junho (seg), 10h – BP Jamil Almansur Haddad 14 de junho (ter), 10h – BP Rubens Borba Alves de Morais 15 de junho (qua), 10h – BP Raimundo de Menezes

11 de junho (sáb), 10h30 – BP Pedro da Silva Nava

Contar é preciso, ler é indispensável Com Andréa de Sousa

Dois Manducas de Fiúza Com Zé Bocca Causos e modas do caipira paulista para público de todas as idades. O espetáculo sobre o universo caipira envolve causos, histórias, personagens e apresentação de músicas tradicionais do cancioneiro paulista.

11 de junho (sáb), 10h30 – BP Lenyra Fraccaroli 12 de junho (dom), 11h – BP Raul Bopp Semeando e afiando línguas encantadas Com Andréa de Sousa Vivências e reflexões voltadas para apreciadores e interessados na arte de ler e contar histórias. Neste encontro o foco será a escolha do repertório. 90 min. Inscrições pelos telefones 5687-0408 e 5691-0433.

Contos e declamação de poemas divertidos estimulam o potencial criativo e o prazer de ler: “Mamãe com açúcar” e “Contos de facécias, de suspense, de fadas e de meiguice”. Público alvo: participantes de programas de incentivo à leitura. Jovens e adultos. 60 min. Inscrições pelos telefones 5687-0408 e 5691-0433.

14 de junho (ter), 10h e 14h – BP Belmonte Histórias que gosto de ouvir e contar Com Joselita Barreto Entre outras histórias, será contada “O Menino Nito”, de Sonia Rosa, sobre um menino que chorava por tudo, até que seu pai lhe diz: “Está na hora de parar de chorar, homem não chora”. +5.30 min.

11 de junho (sáb), 11h30 – BP Belmonte

15 de junho (qua), 14h30 – BP Vinícius de Morais

Sebastiana Severina Com o Grupo Sigalacia

Histórias daqui e de lá Com as Meninas do Conto

Um caso de amor e desamor leva duas amigas a uma disputa desmedida

Diversos contos populares do mundo em que uma contadora narra as

3 0

contação de histórias

contação de histórias

Salam! – um passeio dentro das histórias do Malba Tahan Com a Companhia Renda de Histórias

3 1


16 de junho (qui), 11h e 14h – Ponto de Leitura São Mateus Histórias para crianças Com Juvelina Pereira Martins Contação baseada em livros infantis do acervo. 4 a 10. 50min.

17 de junho (sex), 10h e 14h – BP Chácara do Castelo Encantando um conto Com o Grupo Bambaê di Fulô Com seus balões mágicos, as contadoras propõem charadas, utilizam ritmos apresentados com cocos, cirandas e cacurias. Uma apresentação repleta de magia e encantamento leva o público até as tradições populares e imagens inconscientes. Livre. 50 min.

19 de junho (dom), 11h – Bosque da Leitura Pq. Anhanguera 26 de junho (dom), 11h – Bosque da Leitura Pq. Cidade de Toronto

Por que no céu tem tanta estrela? Com Erica Coracini Reunião de lendas indígenas que explicam como surgiu a noite e suas estrelas, a relação do homem com o animal e outros seres. 4 a 10.

25 de junho (sáb), 10h30 – BP Pedro da Silva Nava Histórias com animais Com Lucélia da Silva Narração de histórias infantis com temáticas que envolvem os animais. 5 a 7. 50 min.

27 de junho (seg), 10h – BP Amadeu Amaral Contos de Malasartes Com Débora Kikuti O herói preferido do povo simples, esperto e conhecedor de todas as artimanhas, faz a alegria de quem escuta suas histórias. +6.

28 de junho (ter), 10h e 14h – BP Hans Christian Andersen

Os primos contam: o universo dos irmãos Grimm Com o Grupo Números Primos Dois músicos falastrões se encontram para trocar histórias vividas, sabidas e escutadas. Livre. 50 min.

contação de histórias

contação de histórias

histórias utilizando objetos, figurinos e adereços trazendo o aspecto lúdico da narração. O espetáculo é entremeado por músicas, brincadeiras e suaves pontuações percussivas. 5 a 11.

19 de junho (dom), 11h – Bosque da Leitura Pq. Jardim da Luz 26 de junho (dom), 11h – Bosque da Leitura Pq. Raposo Tavares Um conto africano – “Mpipidi e a árvore Motlopi” Com “Abigail conta mais de mil” Envolvido pelo sonho de ter uma irmã, Mpipidi encontra aos pés da árvore Motlopi uma bebezinha que passa a ser seu maior segredo. Livre. 50 min

19 de junho (dom) – 14h – Bosque de Leitura Pq. Santo Dias 25 de junho (sáb) – 10h – BP Profº Arnaldo Magalhães Giácomo Três casos de amor – histórias de Heloisa Prieto Com Solange Lopes Narração de três histórias de amor para crianças. Livre. 40 min.

21 de junho (ter), 10h – BP Chácara do Castelo 22 de junho (qua), 10h – BP Castro Alves 24 de junho (sex), 10h – BP Castro Alves 28 de junho (ter), 10h – BP Chácara do Castelo

3 2

Era uma vez 1,2,3... Acordando Histórias, com Rita Nasser

3 3


(sáb), 10h BP Paulo Setúbal Profª Ana Carolina Helcias

11 de junho l

l 4 de junho

l 12 de junho

(sáb), 10h BP Rubens Borba A. Moraes Profª Vanessa Castro

l 4 de junho (sáb), 11h Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso Profº Cláudio Rosa l 4 de junho

A HORA E A VEZ DO VESTIBULAR Ciclo de palestras destinadas a vestibulandos, em que são debatidos e compreendidos os livros exigidos nas provas das principais universidades públicas. O projeto, que acontece desde 2008, tem início agora em abril e se estende até o final do ano. Com entrada gratuita, a única exigência é que se faça uma inscrição prévia, pessoalmente ou por telefone, para que não se exceda a lotação do local. Cada biblioteca tem um dia da semana especialmente dedicado ao projeto.

PROGRAMAÇÃO

CAPITÃES DA AREIA Jorge Amado l 1º de junho

(qua), 14h BP Roberto Santos Profª Márcia Plana l 1º de junho

(qua), 14h BP Alceu Amoroso Lima Profª Fabiana Vascon

3 4

1º de junho l

(qua), 14h BP Camila Cerqueira César Profº Cláudio Rosa l 4 de junho (sáb), 10h BP Narbal Fontes Profº Fernando Lara l 4 de junho (sáb), 10h BP Hans Christian Andersen Profª Fernanda Ferreira

(sáb) – 14h BP Nuto Sant'anna Profº Fernando Lara l 4 de junho

(sáb), 14h BP Adelpha Figueiredo Profª Fernanda Ferreira l 4 de junho

(sáb), 14h BP Ricardo Ramos Profª Ana Carolina Helcias

l 9 de junho

(qui), 14h BP Cora Coralina Profª Vanessa Castro

l 9 de junho

(qui), 14h BP Mário Schenberg Profª Lisângela Peruzzo l 11 de junho

(sáb), 10h30 Centro Cultural São Paulo Profº André Renato Obs.: no Centro Cultural São Paulo, as inscrições serão feitas pelo site.

(sáb), 14h BP Pedro da Silva Nava Profº André Renato (dom), 11h BP Viriato Corrêa Profº Fernando Lara

ANTOLOGIA POÉTICA Vinicius de Moraes l 6 de junho

(seg), 10h BP Malba Tahan Profª Márcia Plana l 6 de junho

(seg), 14h BP Gilberto Freyre Profª Vanessa Castro

l 7 de junho

(ter), 10h BP Profº Arnaldo M. Giácomo Profº Cláudio Rosa

a hora e a vez do vestibular

a hora e a vez do vestibular

4 de junho l

l 7 de junho

(ter), 14h BP Castro Alves Profª Fabiana Vascon l 8 de junho

(qua), 14h BP Alceu Amoroso Lima Profª Fabiana Vascon l 8 de junho

(qua), 14h BP Camila Cerqueira César Profº Cláudio Rosa

3 5


(qua), 14h BP Roberto Santos Profª Márcia Plana

16 de junho l

l 11 de junho (sáb), 10h BP Narbal Fontes Profº Fernando Lara

l 19 de junho (dom), 11h BP Viriato Corrêa Profº Fernando Lara

l 11 de junho (sáb), 14h BP Nuto Sant'anna Profº Fernando Lara

VIDAS SECAS

l 11 de junho (sáb), 14h BP Adelpha Figueiredo Profª Fernanda Ferreira l 11 de junho (sáb), 10h BP Hans Christian Andersen Profª Fernanda Ferreira l 11 de junho (sáb), 10h BP Paulo Setúbal Profª Ana Carolina Helcias

(qui), 14h BP Mário Schenberg Profª Lisângela Peruzzo

Graciliano Ramos l 2 de junho (qui), 14h BP Mário Schenberg Profª Lisângela Peruzzo l 2 de junho (qui), 14h BP Cora Coralina Profª Vanessa Castro l 4 de junho (sáb), 10h30 – Centro Cultural São Paulo ProfºAndré Renato

Outras reinações Em comemoração aos 80 anos de “Reinações de Narizinho”, a Folhinha (complemento infantil da Folha de S. Paulo), a fundação SM e a Biblioteca Monteiro Lobato montam uma exposição fotográfica com obras da artista pernambucana Adriana Veiga, que se inspira na obra lobatiana de 1931, marco divisor da literatura brasileira, para compor as imagens.

De 1º a 30 de junho Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato Segunda à sexta, das 8h às 17h Sábados, das 10h às 16h Domingo, das 10h às 14h Asfalto Cinco fotógrafos. Cinco poetas. Uma proposta: trabalho coletivo através da fotografia e da poesia. Obras de Daniel Minchoni, Elizandra Souza, Fernanda Grigolin, Francisco Costa Lima, Leandro Souza, Pedro Nobrega, Pedro Tostes, Rafael Ávila, Sinhá e Sofia GB compõem a mostra, que conta com a participação de mais quatro artistas escolhidos em concursos virtuais.

l 11 de junho

Obs.: no Centro Cultural São Paulo, as inscrições serão feitas pelo site.

De 1º de junho a 1º de julho – BP Alceu Amoroso Lima Segunda à sexta, das 8h às 17h Sábados, das 9h às 16h

l 11 de junho

l 4 de junho (sáb), 14h BP Pedro da Silva Nava Profº André Renato

Era uma vez Andersen Por Katia Canton e Dacio Bicudo

(sáb), 10h BP Rubens Borba A. Moraes Profª Vanessa Castro (sáb), 11h Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso Profº Cláudio Rosa l 11 de junho (sáb), 14h BP Ricardo Ramos Profª Ana Carolina Helcias l 16 de junho

(qui), 14h BP Cora Coralina Profª Vanessa Castro

3 6

l 5 de junho

(dom), 11h BP Viriato Corrêa Profº Fernando Lara n Centro

Cultural São Paulo

Exposição lúdica que apresenta o escritor Hans Christian Andersen para crianças e adultos dentro de um clima mágico e onírico, em um percurso fantástico, belo e muito curioso.

Até 22 de junho – BP Hans Christian Andersen Segunda à sexta, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 16h Landell de Moura: um gênio brasileiro

n Centro

A exposição resgata a história e os experimentos do padre gaúcho Roberto Landell de Moura, que inventou o rádio no século 19 e projetou a televisão e o teletipo antes de outros cientistas.

Av. Dep. Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha, ZN

De 1º a 30 de junho – BP Mário Schenberg Segunda à sexta, das 8h às 17h – Sábados, das 9h às 16h

R. Vergueiro, 1000, Liberdade, ZC

Cultural da Juventude Ruth Cardoso

exposições

a hora e a vez do vestibular

8 de junho l

3 7


ciências

MAD SCIENCE

feira de trocas

Os cientistas malucos da Mad Science realizam divertidas oficinas e shows de divulgação científica para as crianças. Para participar é necessário retirar senha com uma hora de antecedência.

Oficina o mundo dos dinossauros A pré-história será mostrada de um jeito muito divertido. Os participantes farão uma pequena escavação “jurássica” e levarão para casa um modelo de dente de Tiranossauro Rex. As atrações não param por aí: as crianças montarão um esqueleto de dinossauro, aprenderão as diferenças entre os seres carnívoros, herbívoros e onívoros, e usarão escalas de medidas para constatar como estes animais pré-históricos eram realmente grandes. 5 a 8. 50 min.

4 de junho (sáb), 11h – BP Mário Schenberg Oficina brincando com o ar As crianças conhecerão o mundo invisível e fantástico do ar e da pressão atmosférica. De forma lúdica e com as mãos na massa (ou melhor, no ar), os participantes irão perceber que apesar de não podermos ver ou sentir o seu cheiro, o ar pode ser sentido, está em todo o lugar, ocupa espaço e tem até peso. Serão feitas experiências incríveis, como marshmallows que mudam de tamanho e bolhas de sabão quadradas. 6 a 10. 50 min.

feira de troca de LIVROS

e GIBIS

Traga seu livro ou gibi e troque por outros que você não tenha! São aceitos para troca livros em boas condições de literatura infantil, juvenil, adulto, gibis, quadrinhos e mangas. Só não são aceitos livros técnicos ou didáticos. 19 de junho (dom), das 10h às 15h Parque Ecológico Profª Lydia Natalízio Diogo (ao lado do Bosque da Leitura) Rua João Pedro Lecor, s/nº – Vila Prudente

3 8

11 de junho (sáb), 11h – BP Mário Schenberg Oficina de eletricidade Uma oficina para aprender e brincar com os conceitos fundamentais de eletricidade. As crianças irão realizar experiências eletrizantes e divertidas. Com condutores e isolantes, construirão um circuito elétrico completo. 6 a 10. 50 min.

18 de junho (sáb), 11h – BP Mário Schenberg Show física divertida Experiências pra lá de divertidas do programa da TV Rá Tim Bum serão apresentadas de um jeito interativo e muito maluco. As crianças irão se encantar com os mísseis de bicarbonato, soltarão um balão de ar quente e testarão suas habilidades motoras no “Desafio da Inércia”. Livre. 50 min.

25 de junho (sáb), 11h – BP Mário Schenberg

3 9


cinema

Persépolis conta a história de Marjane, uma garota iraniana que, durante a Revolução Islâmica, sonha em prever o futuro. Com a entrada da nova República Islâmica, as pessoas passam a ser controladas no seu modo de agir e se vestir. Marjane, que agora deve usar véu, deseja se transformar numa revolucionária. Para ser protegida, seus pais a mandam para a Europa. +12.

4 de junho (sáb), 16h Psicopata americano (American Psycho, EUA/Can, 2000, 101 min, legendado, DVD) Dir: Mary Harron. Elenco: Christian Bale, Willem Dafoe, Jared Leto e Josh Lucas O brilho de uma paixão

Mostra Atenção, mulher na direção! Biblioteca Pública Viriato Corrêa [Sala equipada com projeção eletrônica e som 5.1] 101 lugares Chega de saudade (Brasil, 2007, 95 min, DVD) Dir: Laís Bodansky. Elenco: Leonardo Villar, Tônia Carrero, Cássia Kiss e Betty Faria Um baile acontecerá em um clube de dança em São Paulo. Desde quando o salão abre suas portas pela manhã até ao término do baile pouco após a meia-noite, diversos personagens rodeiam o local. +12.

3 de junho (sex), 16h A vida íntima de Pippa Lee (The Private Lives of Pippa Lee, EUA, 2009, 93 min, legendado, DVD) Dir: Rebecca Mille. Elenco: Robin Wright Penn, Keanu Reeves e Julianne Moore Pippa Lee é mãe de dois filhos e dedica sua vida ao marido, Herb, trinta anos mais velho que ela. Para que Herb pare de trabalhar e cuide mais de sua saúde, eles se mudam para um bairro afastado. Lá ela conhece Chris Nadeau, que lhe conduz numa jornada de autodescoberta. +12.

3 de junho (sex), 18h

4 0

cinema

Persépolis (Persepolis, França, 2007, 95 min, legendado, DVD) Dir: Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud

Patrick Bateman é jovem, bonito e sem nenhum diferencial entre seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman também é um serial killer que vaga livremente em busca de uma nova vítima. +18.

4 de junho (sáb), 18h Brothers (Brødre, Dinamarca, 2004, 117 min, legendado, DVD) Dir: Susanne Bier. Elenco: Connie Nielsen, Ulrich Thomsen e Nikolaj Lie Kaas Michael e Sarah têm duas filhas e um casamento exemplar. Mas as obrigações com o exército levam Michael para uma missão no Afeganistão, onde ele é dado como morto. Isso faz com que seu problemático irmão Jannik, um ex-presidiário, se aproxime de Sarah e as duas meninas. Com o tempo, Jannik e Sarah acabam se tornando próximos demais o que é um problema quando se descobre que Michael não morreu e volta para casa. +16.

5 de junho (dom), 18h O brilho de uma paixão (Bright Star, França, 2009, 119 min, legendado, DVD) Dir: Jane Campion. Elenco: Abbie Cornish, Ben Whishaw e Paul Schneider Londres, 1818, o jovem poeta John Keats é vizinho de Fanny Brawne, estudante de moda e dona de opiniões fortes. Seus mundos não poderiam ser mais distintos. Quando o irmão de John adoece, Fanny oferece seus cuidados. Encantado, John se aproxima da moça e se oferece para ensiná-

4 1


cinema

10 de junho (sex), 16h Julie & Júlia (Julie & Julia, EUA, 2009, 123 min, legendado, DVD) Dir: Nora Ephron. Elenco: Meryl Streep, Amy Adams, Jane Lynch e Vanessa Ferlito Julia é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido, Paul. Na cidade, ela se interessou por culinária e passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie está prestes a completar 30 anos e, frustrada com a vida que leva, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia e escrevendo um blog em que relata suas experiências. +12.

10 de junho (sex), 18h É proibido fumar (Brasil, 2009, 86 min, legendado, DVD) Dir: Anna Muylaert. Elenco: Glória Pires, Paulo Miklos, Marisa Orth e Paulo César Peréio Baby vive sozinha no apartamento que herdou da mãe. Ela dá aulas de violão para alguns alunos e vive em atrito com as irmãs. Quando o músico Max se muda para o apartamento vizinho, Baby vê nele a grande chance de voltar à vida. Para que o romance dê certo ela está disposta a enfrentar qualquer ameaça, inclusive seu vício compulsivo por fumar. +16.

JT, Brian e Matt integram o esquadrão anti-bombas do exército americano, em ação em pleno Iraque. Eles trabalham na destruição de um explosivo, fazendo com que ele seja detonado sem que atinja ninguém. Entretanto, um erro faz com que o artefato exploda e mate Thompson. Em seu lugar é enviado o sargento William James, que possui grande sangue frio em ação. Isto gera alguns desentendimentos com Sanborn, que o considera irresponsável. +14.

12 de junho (dom), 18h Corações livres (Open Hearts, Dinamarca, 2002, 113 min, legendado, DVD) Dir: Susanne Bier. Elenco: Mads Mikkelsen, Sonja Richter e Nikolaj Lie Kaas O noivo de Cecilie é atropelado logo depois do pedido de casamento. Quando é expulsa do quarto de hospital de Joachim, o noivo ferido, ela busca consolo no ombro do médico. A partir daí, as coisas começam a complicar-se. +16.

18 de junho (sáb), 16h Caçadores de emoção (Point Break, EUA, 1991, 125 min, legendado, DVD) Dir: Kathryn Bigelow. Elenco: Patrick Swayze, Keanu Reeves, Gary Busey e Lori Petty Em uma cidade costeira da Califórnia, há uma gangue de ladrões de banco que se autodenomina "Os Ex-Presidentes". O FBI acredita que os membros da quadrilha possam ser surfistas e envia um jovem agente disfarçado, Johnny, que tem como missão se infiltrar entre eles e obter informações. +12.

11 de junho (sáb), 16h

18 de junho (sáb), 18h

Maria Antonieta (Marie Antoinette, EUA/França, 2006, 123min, legendado, DVD) Dir: Sofia Coppola. Elenco: Kirsten Dunst, Marianne Faithfull e Steve Coogan

Driblando o destino (Bend It Like Beckham, EUA, 2002, 112 min, legendado, DVD) Dir: Gurinder Chadha. Elenco: Parminder Nagra, Keira Knightley e Jonathan Rhys-Meyers

Maria Antonieta é uma jovem vienense que em 1774 tornou-se a rainha da França. Às vésperas da Revolução Francesa, ela ficou conhecida entre a população por seu desinteresse político, um dos fatores que culminaram na violenta revolta popular contra a família real francesa. +14.

11 de junho (sáb), 18h Guerra ao terror (The Hurt Locker, EUA, 2008, 120 min, legendado, DVD) Dir: Kathryn Bigelow. Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie e Brian Geraghty

4 2

cinema

la poesia. Os dois acabam se apaixonando. Quando a mãe de Fanny e o melhor amigo de John descobrem o caso, já é tarde demais para tentarem desaconselhá-los ou aconselhá-los?. +10.

O sonho de Jesminder Bhamra é seguir o caminho de seu ídolo David Beckham e se tornar uma jogadora profissional de futebol. Entretanto, ela enfrenta problemas em sua família que deseja que ela siga os costumes indianos tradicionais, assim como sua irmã mais velha, Pinky. O confronto entre as partes chega ao ápice quando Jesminder é obrigada a escolher entre a tradição de seu povo e seu grande sonho. Livre.

19 de junho (dom), 18h Coisas que perdemos pelo caminho (Things We Lost in the Fire, EUA/Ing, 2007, 119min, legendado, DVD)

4 3


Audrey está em choque com a notícia que acaba de receber: Brian, seu marido, foi morto em um ato de violência com o qual ele não tinha qualquer ligação. Audrey agora sente-se perdida e, por impulso, recorre a Jerry, um amigo de infância do marido que é viciado em drogas. Desesperada para preencher o vazio em sua vida que existe desde a morte de Brian, Audrey convida Jerry para morar no quarto anexo à garagem da família. +12.

24 de junho (sex), 16h As virgens suicidas (The Virgin Suicides, EUA, 1999, 97 min, legendado, DVD) Dir: Sofia Coppola. Elenco: Kathleen Turner, Danny DeVito e James Woods O senhor Lisbon é professor de matemática e sua esposa é uma rigorosa religiosa, mãe de cinco atraentes adolescentes. Porém, quando Cecília, de apenas 13 anos, comete suicídio, as relações familiares se decompõem rumo a um crescente isolamento e superproteção das demais filhas, que não podem mais ter qualquer tipo de interação social com rapazes. Mas a proibição apenas atiça ainda mais as garotas a arranjarem meios de burlar as rígidas regras de sua mãe. +16.

24 de junho (sex), 18h Amores possíveis (Brasil, 2001, 98 min, DVD) Dir: Sandra Werneck. Elenco: Murilo Benício, Carolina Ferraz e Emílio de Melo Carlos foi ao cinema para se encontrar com Julia, sua colega de faculdade, por quem estava apaixonado. Entretanto, a espera é em vão, já que Julia não aparece. Durante a espera, acontece algo que irá mudar a vida de Carlos para sempre. Quinze anos após este acontecimento, passamos a acompanhar três versões possíveis e distintas da vida de Carlos: uma real, uma fictícia e uma terceira, a que ele gostaria de viver. Mas para descobrir qual destas três possibilidades é a vida real de Carlos, é preciso voltar no tempo e conhecer o que aconteceu com ele após a espera por Julia no hall de cinema. +16.

25 de junho (sáb), 16h Em carne viva (In the Cut, EUA/Ing, 2003, 120 min, legendado, DVD) Dir: Jane Campion. Elenco: Meg Ryan, Mark Ruffalo, Kevin Bacon e Jennifer Jason Leigh

4 4

Frannie Avery é uma professora solitária, que inicia um relacionamento com o detetive James A. Malloy e vive em Nova York. Malloy está investigando um assassinato ocorrido na vizinhança de Frannie, sendo que o relacionamento de ambos aos poucos toma rumos cada vez mais sombrios. +18.

25 de junho (sáb), 18h Sintonia de amor (Sleepless in Seattle, EUA, 1993, 105 min, legendado, DVD) Dir: Nora Ephron. Elenco: Tom Hanks, Meg Ryan, Bill Pullman e Ross Malinger Viúvo há um ano e meio, Sam Baldwin não consegue esconder de seu filho pequeno, Jonah, a tristeza pela qual está passando. Preocupado, Jonah participa de um programa de rádio chamado "Sleepless in Seattle", por telefone, dizendo que gostaria de arrumar uma namorada para o pai. Muito longe dali está Annie Reed que, viajando de carro, ouve o desabafo de Sam e acaba se apaixonando por ele. Livre.

cinema

cinema

Dir: Susanne Bier. Elenco: Halle Berry, Benicio Del Toro, David Duchovny, Alison Lohman

26 de junho (dom), 18h

Sessão Nostalgia Biblioteca Pública Roberto Santos [Sala equipada com projeção eletrônica e som 5.1] 68 Lugares Homens sem paz (Brasil, 1957, 92 min, legendado, DVD). Dir: Lorenzo Serrano. Elenco: Mauricio Morey, Norma Monteiro e Édio Ismanio Este filme foi censurado em 1957 e existem apenas vinte e cinco cópias para todo o Brasil, o que o tornou uma raridade. O filme fala da história de um rapaz que começa a trabalhar em uma fazenda no interior paulista e logo desperta a hostilidade do proprietário e dos moradores da região ao cantar uma velha canção que escondia um grande segredo local. +12.

1 de junho (qua), 19h O diabo feito mulher (Rancho Notorius, EUA, 1952, 89 min, legendado, DVD) Dir: Fritz Lang. Elenco: Marlene Dietrich, Arthur Kennedy, Mel Ferrer e Jack Élan O filme é um clássico do faroeste e conta a história de uma dançarina de cabaré que monta um esconderijo para bandidos, cobrando 30% dos roubos. Cenários bizarros e enquadramentos incomuns, fazem deste

4 5


cinema

O mundo odeia-me (The Hitch Hiker, EUA, 1953, 71min, legendado, DVD, P/B) Dir: Ida Lupino. Elenco: Frank Lovejoy, Edmundo O´Brien, Willian Talman e San Hayes Considerado a obra prima de Ida Lupino, a primeira atriz a fazer sucesso como diretora numa Hollywood dominada por homens, o filme conta a história de dois homens que estão numa pescaria e dão carona a um desconhecido que os conduz a uma viagem sem volta ao México. +14.

15 de junho (qua), 19h O milagre (The miracle, EUA, 1959, 97 min, legendado, DVD) Dir: Irving Raper. Elenco: Carrol Backer, Roger Moore, Katina Pachinou e Denis King Na Espanha do séc. 19, uma noviça que vive num convento se apaixona e fica indecisa quanto à sua vocação. Ela desiste de se ordenar para procurar por um soldado que ela ama e se torna uma cigana conhecida, cantora e cortesã. +14.

22 de junho (qua), 19h Para a última sessão do mês de Junho, dia 29, quarta feira às 19h, o público escolhe uma opção entre os três filmes abaixo: Curva do destino. Dir. Edgard G. Hummeri. (EUA, P/B, DVD) Marty. Dir. Delbert Mamm. (EUA , 1955, 90min. P/B ,DVD) l As férias do Sr. Hulot. Dir. Jacques Tati. (França, 1953 , 88min, DVD) l

l

Sessão da Tarde – Um encontro com Jack Sparrow Biblioteca Pública Roberto Santos [Sala equipada com projeção eletrônica e som 5.1] 68 Lugares Piratas do Caribe – a maldição do Pérola Negra (Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl, EUA, 2003, 143 Min, legendado, DVD) Dir: Gregor Verbinski. Elenco: Johnny Depp, Keira Knightley e Orlando Bloom Em pleno século XVII, o pirata Jack Sparrow tem seu navio saqueado pelo capitão Barbossa e sua tripulação. Com o navio de Sparrow, Barbossa invade e saqueia a cidade de Port Royal, levando consigo Elizabeth Swann,

4 6

a filha do governador. Decidido a recuperar sua embarcação, Sparrow recebe a ajuda de Will Turner, um grande amigo de Elizabeth que parte em seu resgate. Porém, o que ambos não sabem é que o Pérola Negra, navio de Barbossa, foi atingido por uma terrível maldição que faz com que eles naveguem eternamente pelos oceanos e se transformem em esqueletos à noite. +12.

3 de junho (sex), 15h Piratas do Caribe – o baú da morte (Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest, EUA 2006, 145 Min, legendado, DVD) Dir: Gregor Verbinski. Elenco: Johnny Depp, Keira Knightley e Orlando Bloom

cinema

faroeste um dos mais estranhos da história do cinema mundial. +12.

8 de junho (qua), 19h

Elizabeth Swann, a filha do governador Weatherby, está prestes a se casar com o ferreiro Will Turner. Porém, o casamento é atrapalhado pela ameaça de Davy Jones, o capitão do assombrado navio Flying Dutchman, que tem uma dívida de sangue com o capitão Jack Sparrow, amigo do casal. Temendo ser amaldiçoado a uma vida após a morte como escravo de Jones, Sparrow precisa encontrar o misterioso baú da morte para escapar da ameaça. +12.

10 de junho (sex), 15h Piratas do Caribe – no fim do mundo (Pirates of the Caribbean: At World's End, EUA, 2007, 168 Min, legendado, DVD) Dir: Gregor Verbinski. Elenco: Johnny Depp, Keira Knightley e Orlando Bloom O navio-fantasma Flying Dutchman, agora sob o comando do almirante James Norrington, tem por missão vagar pelos sete mares em busca de piratas e matá-los sem piedade.. Norrington precisa reunir os Nove Lordes da Corte da Irmandade para deter Beckett, Will Turner, Elizabeth Swann e o capitão Barbossa. Porém falta um lorde, o capitão Jack Sparrow. O trio parte para Cingapura, na intenção de conseguir o mapa que os conduzirá ao fim do mundo, o que possibilitará que Jack seja resgatado. +12.

17 de junho (sex), 15h

Sessão Infantil Biblioteca Pública Viriato Corrêa [Sala equipada com projeção eletrônica e som 5.1] 101 lugares Wall-E (Wall-E, EUA, 2008, 97 min, dublado, DVD) Dir: Andrew Stanton.

4 7


convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Livre.

4 de junho (sáb), 16h

12 de junho (dom), 16h

A ratinha valente (The Secret Of Nimh, EUA, 1982, 82 min, dublado, DVD) Dir: Don Bluth. Elenco: Dereck Jacobi, Elisabeth Hartman e Artur Malet

Toy Story 3 (Toy Story 3, EUA, 2010, 103 min, dublado, DVD) Dir: Lee Unkrich

Prepare-se para conhecer alguns roedores com um segredo de abalar a terra! Nesta linda odisséia animada, a Sra. Brisby, uma gentil mamãe rata, planeja mover céus e terras (ou ao menos sua casa) para salvar a família do fazendeiro Fitzgibbon. Livre.

Andy (John Morris) tem 17 anos e está prestes a ir para a faculdade. Desta forma, precisa arrumar o quarto e definir o que irá para o lixo e o que será guardado no sótão. Seus antigos brinquedos, entre eles Buzz Lightyear (Tim Allen), Jessie (Joan Cusack) e o Sr. Cabeça de Batata (Don Rickles), são separados para serem guardados no sótão. Entretanto, uma confusão faz com que a mãe de Andy os coloque no lixo. Woody (Tom Hanks), que será levado por Andy para a faculdade, decide salvá-los. O grupo escapa, mas acaba no carro da mãe de Andy. Ela leva a uma creche diversos brinquedos, entre eles Barbie (Jodi Benson). Ao chegarem, os amigos encontram um universo até então inimaginável, onde os brinquedos sempre têm crianças para brincarem com eles. Livre.

26 de junho (dom), 16h

Sessão Infantil Biblioteca Pública Roberto Santos [Salas equipadas com projeção eletrônica e som 5.1] 68 Lugares A fantástica fábrica de chocolate (Charlie and the Chocolate Factory, EUA, 2005, 106 min, dublado, DVD) Dir: Tim Burton. Elenco: Johnny Depp, Freddie Highmore e Helena Bonham Carter Willy Wonka é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket, encontram um

4 8

cinema

cinema

Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada. Livre.

11 de junho (sáb), 16h História sem fim (Die Unendliche Geschichte, Alemanha, 1984, 102 min, dublado, DVD) Dir: Wolfgang Petersen. Elenco: Barret Oliver, Gerald McRaney, Thomas Hill e Deep Roy Bastian é um garoto que usa sua imaginação como refúgio dos problemas do dia-a-dia, como as brigas na escola e a perda de sua mãe. Um dia, ele entra em uma livraria onde encontra um antigo livro, chamado A História Sem Fim, que é classificado como perigoso. O alerta atiça a curiosidade de Bastian, que pega o livro emprestado sem ser percebido. A leitura o transporta para o mundo de Fantasia, um lugar que espera desesperadamente a chegada de um herói. Livre.

18 de junho (sáb), 16h Um conto americano - Fievel vai para o oeste (An american tale – Fievel, EUA, 1991, 75 min, dublado, DVD) Dir: Phil Nibbelink, Simon Wells. Elenco: Phillip Glasser, James Stewart e Erica Yohn Atraídos pela promessa de ruas pavimentadas de queijo, os ratinhos do Bronx partem para o Velho Oeste. Mas Fievel descobre que tudo não passa de um plano do maléfico gato Raul, que quer transformar a todos em ratosburguers e resolve enfrentar o vilão. Livre.

25 de junho (sáb), 16h

4 9


cinema

Assim eram os musicais Biblioteca Pública Roberto Santos 68 Lugares Assim era Hollywood (That's entertainment!, EUA, 1974, 135min, dublado, 16mm) Dir.: Jack Haley Jr. Elenco: Donald O'Connor, Frank Sinatra e Elizabeth Taylor

soprano Prudence Budell retorna à Filadélfia. Sua avó é responsável pela companhia de ópera e para marcar o retorno da neta, ela organiza um grande espetáculo com os melhores nomes da música. No entanto, Prudence não se sente à vontade com o tenor contratado. Um dia ela conhece um jovem motorista que tem talento para o canto mas nenhum treino, então, ela decide convencer a avó a investir na carreira do motorista cantor.

25 de junho (sáb), 19h

Sessão Dupla – Mostra Vale Tudo!

4 de junho (sáb), 19h

Biblioteca Pública Roberto Santos [Sala equipada com projeção eletrônica e som 5.1] 68 Lugares

A filha de Netuno (Neptune's daugther, EUA, 1949, 95min, dublado, 16mm) Dir.: Edward Buzzell. Elenco: Esther Williams, Red Skelton e Ricardo Montalban

Kill Bill – volume 1 (Kill Bill: Vol. 1, EUA, 2002, 110 min, legendado, DVD) Dir: Quentin Tarantino. Elenco: Uma Thurman, Lucy Liu, Vivica A. Fox e Daryl Hannah

Eve Barret está preocupada com sua irmã que sonha em conhecer José O'Rourke, um milionário capitão do time de Pólo. Mas sua irmã acaba se confundindo e pensa que Jack, o massagista do time, é O'Rourke. Jack se aproveita da situação e os dois se apaixonam. Um dia, o verdadeiro José O'Rourke chega ao escritório dizendo querer se casar com Eve, ela fica confusa, pois pensa que ele está tendo um caso com sua irmã.

A Noiva é uma perigosa assassina,que trabalha em um grupo liderado por Bill e que é composto principalmente por mulheres. Ela está prestes a se casar com Bill, mas no dia de seu casamento seu noivo e companheiras de trabalho se voltam contra ela, quase a matando. Ela fica cinco anos em coma, até despertar com um único desejo: vingança. +16.

O filme aborda a época de ouro dos musicais americanos. Os próprios atores apresentam seus números e comentam sobre eles.

11 de junho (sáb), 19h A roda da fortuna (The Band wagon, EUA, 1953, 112min, dublado, 16mm) Dir.: Vincente Minnelli. Elenco: Fred Astaire, Cyd Charisse, e Oscar Levant Tony é um famoso cantor e dançarino do cinema, mas seus filmes estão fora de moda. Seus amigos decidem ajudá-lo e escrevem um musical para que ele estréie na Broadway. Para dirigir o show, eles contratam o excêntrico Jeffrey Cordova. O problema é que o público não aceita a extravagância do espetáculo. Tony decide tomar a iniciativa e reescreve o show que se transforma em um grande sucesso.

18 de junho (sáb), 19h Aquele beijo à meia noite (That midnight kiss, EUA, 1949, 96min, dublado, 16mm) Dir.: Norman Taurog. Elenco: Kathryn Grayson, José Iturbi e Ethel Barrymore Após cinco anos de treinamento nas melhores escolas da Europa, a

5 0

cinema

Sessão Cineclube 16mm

5 de junho (dom), 15h30 Kill Bill – volume 2 (Kill Bill: Vol. 2, EUA, 2004, 134 min, legendado, DVD) Dir: Quentin Tarantino. Elenco: Uma Thurman, David Carradine e Sonny Chiba Após ser traída por Bill e seu antigo grupo, uma mulher fica à beira da morte por cinco anos. Após despertar do coma ela parte em busca de vingança, indo atrás de cada um dos seus antigos companheiros para matá-los. +16.

5 de junho (dom), 18h Onde os fracos não têm vez (No Country for Old Men, EUA, 2007, 122 min, legendado, DVD) Dir: Ethan Coen, Joel Coen. Elenco: Tommy Lee Jones, Javier Bardem e Josh Brolin Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss, que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo por isso. Logo Anton Chigurh, um assassino psicótico sem senso de humor e piedade, é enviado

5 1


cinema

12 de junho (dom), 15h30 Sangue negro (There Will Be Blood, EUA, 2007, 158 min, legendado, DVD) Dir: Paul Thomas Anderson. Elenco: Daniel Day-Lewis, Kevin J. O'Connor e Ciarán Hinds Daniel Plainview é um mineiro derrotado que divide seu tempo com a tarefa de ser pai solteiro. Um dia ele descobre a existência de uma pequena cidade no oeste onde um mar de petróleo está transbordando do solo. Daniel decide partir para o local com seu filho. O nome da cidade é Little Boston, sendo que a única diversão do local é a igreja do carismático pastor Eli Sunday. Daniel e o filho se arriscam e logo encontram um poço de petróleo, que lhes traz riqueza, mas também uma série de conflitos. +16.

12 de junho (dom), 18h O dorminhoco (Sleeper, EUA, 1973, 88 min, legendado, DVD) Dir: Woody Allen. Elenco: Woody Allen, Diane Keaton, John Beck e Mary Gregory Um saxofonista que foi congelado em 1973 é trazido de volta 200 anos depois por um grupo contrário ao poder vigente, que tenta derrubar o governo opressor. No entanto, ele quer conhecer este novo mundo, mas as inúmeras modificações ocorridas nestes dois séculos o colocam em diversas confusões. +12.

19 de junho (dom), 15h30 Os fantasmas se divertem (Beetlejuice, EUA, 1988, 92 min, legendado, DVD) Dir: Tim Burton. Elenco: Michael Keaton, Alec Baldwin, Geena Davis e Annie McEnroe Após morrerem num acidente de carro, Barbara Maitland e Adam Maitland têm que assombrar sua casa de campo pelos próximos cinqüenta anos. A paz é rompida quando um casal de novos-ricos compra a propriedade. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. Além disso, Lydia Deitz, a excêntrica e dark filha do casal, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice, um "bio-exorcista", para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia pela menina. Mas logo a situação foge do controle. +12.

19 de junho (dom), 18h

5 2

A vila (The Village, EUA, 2004, 120 min, legendado, DVD) Dir: M. Night Shyamalan. Elenco: Bryce Dallas Howard, Joaquin Phoenix e Adrien Brody Em 1897, uma vila parece ser o local ideal para viver: tranquila, isolada e com harmonia entre os moradores. Porém este local perfeito passa por mudanças quando os habitantes descobrem que o bosque que o cerca esconde uma raça de misteriosas e perigosas criaturas, por eles chamados de "Aquelas de Quem Não Falamos". +16.

26 de junho (dom), 15h30 Corpo fechado (Unbreakable, EUA, 2000, 106 min, legendado, DVD) Dir: M. Night Shyamalan. Elenco: Bruce Willis, Samuel L. Jackson e Robin Wright Penn

cinema

em seu encalço. Porém, para alcançar Moss, ele precisará passar pelo xerife local. +16.

Um espantoso desastre de trem choca os Estados Unidos. Todos os passageiros morrem, com exceção de David Dunne, que sai completamente ileso do acidente, para espanto dos médicos e de si mesmo. Buscando explicações sobre o ocorrido, ele encontra Elijah Price, um estranho que apresenta uma explicação bizarra para o fato. +16.

26 de junho (dom), 18h

Cine da Hora Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato 40 pessoas Irmão urso 2 (Brother Bear 2, EUA, 2006, 74 min, dublado, DVD) Dir.: Ben Gluckl. Elenco: Mandy Moore, Patrick Dempsey e Benjamin Bryan Depois de um longo inverno hibernando, Kenai está pronto para viajar pela floresta com seu irmãozinho Koda. Durante a aventura, Nita, uma amiga de infância de Kenai, reaparece. Nita precisa se casar seguindo as tradições da tribo, mas os Grandes Espíritos tem outros planos para ela e somente Kenai poderá ajudá-la.

1 de junho (qua), 15h Enrolados (Tangled, EUA, 2010, 92 min, dublado, DVD). Dir.: Nathan Greno e Byron Howard. Elenco: Richard Kiel e Donna Murphy

5 3


8 de junho (qua), 15h Deu zebra (Racing Stripes, EUA, 2005, 84 min, dublado, DVD). Dir.: Frederik Du Chau. Elenco: Bruce Greenwood, Hayden Penettiere e Caspar Poyck Stripes é uma zebra abandonada pelos pais, ela cresce acreditando ser um cavalo de corrida. Com a ajuda de seus amigos animais e da adolescente Channing Walsh, Stripes tenta fazer com que seu sonho se torne realidade.

15 de junho (qua), 15h Pequenos grandes astros 2 (Like Mike 2, EUA, 2006, 95 min, dublado, DVD) Dir.: David Nelson. Elenco: Jascha Washington, Kel Mitchell e Michael Beach O filme conta a história de um grupo de garotos que viviam em um orfanato, mas têm a vida completamente mudada depois que um deles recebe um tênis mágico que o transforma em um jogador profissional da NBA, a liga de basquete profissional norte-americana. Dessa vez, um garoto que sonha em ser um grande jogador de basquete, acaba encontrando o par de tênis mágico. Ele consegue realizar seu sonho e passa a jogar como Michael Jordan, o maior jogador de todos os tempos, porém, essa aventura também vai ensinar valores simples e importantes ao garoto.

22 de junho (qua), 15h Escola de rock (School of Rock, EUA, 2003, 108 min, dublado, DVD) Dir.: Richard Linklater. Elenco: Jack Black, Joan Cusack e Michael White. Dewey Finn é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local.

29 de junho (qua), 15h

5 4

BP Adelpha Figueiredo 2 de junho (qui), 14h, Guarda-chuva poético, Teatro, p.23 4 de junho (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Capitães da areia, p.34 9 de junho (qui), 14h, Cia. Luar no Ar conta Rubem Alves, Contação, p.30 11 de junho (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Antologia Poética, p.36 25 de junho (sáb), 14h, Era uma vez 1,2,3... Acordando Histórias, Contação, p.27 28 de junho (ter), 14h, O Escritor na Biblioteca – Alessandro Buzo, p.12 28 de junho (ter), 17h, Término das inscrições para "Preparando o corpo e a mente para os prazeres da Leitura", Oficina, p.19 29 de junho (qua), 14h, Chá com poesia, Saraus, p.22 BP Afonso Schmidt 8 de junho (qua), 10h, Contos para crianças, Contação, p.27 8 de junho (qua), 14h, Histórias de Pedro Malasartes, Contação, p.29 16 de junho (qui), 14h, O Escritor na Biblioteca – Alessandro Buzo, p.12 24 de junho (sex), 19h, Sarau da Brasa, Saraus, p.21 29 de junho (qua), 14h30, Rebola, Teatro, p.25

programação dia a dia

cinema

O bandido mais procurado do reino foge e se esconde em uma torre. Lá conhece Rapunzel, uma menina que tem um enorme cabelo dourado e que sonha em sair da torre para ver as luzes que sempre surgem no dia do seu aniversário. Ela faz um acordo com o bandido: ele a ajuda a fugir e ela lhe devolve a valiosa tiara que ele tinha roubado. Só que a mamãe Gothel não vai gostar nada dessa história.

BP Alceu Amoroso Lima 1 de junho (qua), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Capitães da areia, p.34 3 de junho (sex), 19h30, Mulheres & Samba, Debate e Música na Alceu. p.11 4 de junho (sáb), 19h30, África e diáspora africana nas Américas, Debate e Música na Alceu, p.11 8 de junho (qua), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Antologia Poética, p.35 10 de junho (sex), 19h30, América Latina, Debate e Música na Alceu, p.11 11 de junho (sáb), 14h30, Guarda-chuva poético, Teatro, p.23 11 de junho (sáb), 19h30, Negras brasileiras contemporâneas, Debate e Música na Alceu, p.11

5 5


BP Álvares de Azevedo 5 de junho (dom), 11h, Coisas de Saci, Teatro, p.23 8 de junho (qua), 10h, Histórias na floresta, Contação, p.28 12 de junho (dom), 11h, Canto Livro: O som dos meninos quietos, Música, p.15 30 de junho (qui), 19h, Homero – Ritmo & Poesia, Música, p.17 BP Amadeu Amaral 7 de junho (ter), 14h, O escritor na Biblioteca – Mario Dimov Mastrotti, p.13 25 de junho (sáb), 13h, Sarau líteromusical, Saraus, p.21 27 de junho (seg), 10h, Histórias com animais, Contação, p.33

14 de junho (ter), 10h e 14h, Contar é preciso, ler é indispensável, Contação, p.31 16 de junho (qui), 19h, Folias de São João, Ciclo Junino da Belmonte, p.4 17 de junho (sex), 10h e 19h, Viola, fogueira e rastapé, Ciclo Junino da Belmonte, p.4 17 de junho (sex), 14h, Espaço Gourmet Junino – delícias da literatura oral, Ciclo Junino da Belmonte, p.5 25 de junho (sáb), 15h, Sarau Sertanejo, Saraus, p.22 30 de junho (qui), 19h, IX Encontro de Escritores Cordelistas, Literatura, p.22 2 de julho (sáb), 10h, V Arraial Literário da Belmonte, Ciclo Junino da Belmonte, p.5 BP Brito Broca 8 de junho (qua), 14h, Histórias diversas, Contação, p.29 30 de junho (qui), 19h, Sarau Elo da Corrente, Saraus, p.21

BP Aureliano Leite 11 de junho (sáb), 14h, Sebastiana Severina, Contação, p.30 25 de junho (sáb), 14h, Salam! – Um passeio dentro das histórias do Malba Tahan, Contação, p.30

BP Camila Cerqueira César 1 de junho (qua), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Capitães da areia, p.34 6 de junho (seg), 14h30, Leitura em Voz Alta, Literatura, p.22 8 de junho (qua), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Antologia Poética, p.35 9 de junho (qui), 14h, Natureza e Meio Ambiente, Oficina, p.18 13 de junho (seg), 14h30, Leitura em Voz Alta, Literatura, p.22 20 de junho (seg), 14h30, Leitura em Voz Alta, Literatura, p.22 27 de junho (seg), 14h30, Leitura em Voz Alta, Literatura, p.22 30 de junho (qui), 14h, O Escritor na Biblioteca – Alessandro Buzo, p.12

BP Belmonte 2 de junho (qui), 14h, Coisas de Saci, Teatro, p.23 9 de junho (qui), 19h, Acendendo a fogueira: ritos, músicas e danças nas festas juninas do Brasil, Ciclo Junino da Belmonte, p.4 11 de junho (sáb), 11h30, Semeando e afiando línguas encantadas, Contação, p.30

BP Cassiano Ricardo 11 de junho (sáb), 17h, Orquestra de Sopros de Lençóis Paulista, Música, p.14 18 de junho (sáb), 17h, Orquestra Continental Jazz, Música, p.14 25 de junho (sáb), 17h, Banda Paralela, Música, p.14 1 de julho (sex), 13h, Arraiá Literário, Ciclo junino, p.6

BP Anne Frank 4 de junho (sáb), 11h, Coisas de Saci, Teatro, p.23 4 de junho (sáb), 14h30, Show do Grupo Vocal Carpe Diem, Música, p.16 11 de junho (sáb), 14h30, Cantando Histórias: casos, contos e canções, Contação, p.31 25 de junho (sáb), 14h30, Manifesto dos Bichos, Contação, p.28

5 6

programação dia a dia

programação dia a dia

27 de junho (seg), 9h, 10h, 13h30 e 14h30, Vamos ler?, Literatura, p.22 29 de junho (qua), 20h, Rebola, Teatro, p.25 1º de julho (sex), 20h, Homero – Ritmo & Poesia, Música, p.17 De 1º de junho a 1º de julho, Continua a exposição "Asfalto", p.37

5 7


BP Chácara do Castelo 14 de junho (ter), 14h, O Escritor na Biblioteca – Laudo Ferreira Júnior, p.12 14 de junho (ter), 10h, Palestra: desenhar quadrinhos e a arte no ensino, Palestra, p.19 17 de junho (sex), 10h e 14h, Histórias para crianças, Contação, p.32 18 de junho (sáb), 13h, RPG na Chácara do Castelo, RPG/Live Action, p.20 21 de junho (ter), 10h, Três casos de amor – histórias de Heloisa Prieto, Contação, p.32 28 de junho (ter), 10h, Três casos de amor – histórias de Heloisa Prieto, Contação, p.32 BP Cora Coralina 2 de junho (qui), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Vidas Secas, p.36 5 de junho (dom), 11h, Canto Livro: O som dos meninos quietos, Música, p.15 9 de junho (qui), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Capitães da areia, p.35 16 de junho (qui), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Antologia Poética, p.36 19 de junho (dom), 11h, Coisas de Saci, Teatro, p.23 25 de junho (sáb), 14h, Arte Maloqueira, Saraus, p.21 3 de julho (dom), 15h, Homero – Ritmo & Poesia, Música, p.17 BP Érico Veríssimo 8 de junho (qua), 9h30, Histórias de encantamento, Contação, p.28

5 8

8 de junho (qua), 14h, O Escritor na Biblioteca – Laudo Ferreira Júnior, p.12 17 de junho (sex), 14h, Guarda-chuva poético, Teatro, p.23 BP Gilberto Freyre 6 de junho (seg), 14h, A hora e a vez do Vestibular - Antologia Poética, p.35 BP Hans Christian Andersen 1º a 22 de junho, a partir das 9h, Era uma vez Andersen, Exposição, p.37 4 de junho (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Capitães da areia, p.34 4 de junho (sáb), 16h, Canto Livro: O som dos meninos quietos, Música, p.15 11 de junho (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Antologia Poética, p.36 14 de junho (ter), 10h e 14h, Contando, cantando e encantando no Sítio do Pica-Pau Amarelo, Contação, p.29 18 de junho (sáb), 16h, Shake, shake, baby, Teatro, p.25 28 de junho (ter), 10h e 14h, Contos de Malasartes, Contação, p.33 29 de junho (qua), 13h, Os Recursos da Voz no Contar Estórias, Oficina, p.19 30 de junho (qui), 13h, Os Recursos da Voz no Contar Estórias, Oficina, p.19 1 de julho (sex), 13h, Arraiá Literário, Ciclo junino, p.6

programação dia a dia

programação dia a dia

BP Castro Alves 7 de junho (ter), 14h, A hora e a vez do Vestibular - Antologia Poética, p.35 22 de junho (qua), 10h, Três casos de amor – histórias de Heloisa Prieto, Contação, p.32 24 de junho (sex), 10h, Três casos de amor – histórias de Heloisa Prieto, Contação, p.32

BP Helena Silveira 18 de junho (sáb), 10h, O Escritor na Biblioteca – Marcia Tiburi, p.13 18 de junho (sáb), 14h, Sarau da Vila do Fundão, Saraus, p.21 21 de junho (ter), 17h, Término das inscrições para "Preparando o corpo e a mente para os prazeres da Leitura", Oficina, p.19 BP Jamil Almansur Haddad 13 de junho (seg), 10h, Histórias em trio, Contação, p.31 21 de junho (ter), 14h, O Escritor na Biblioteca – Alessandro Buzo, p.12 BP José Mauro Vasconcelos 7 de junho (ter), 17h, Término das Inscrições para "Bonecos contadores de histórias" Oficina, p.18

5 9


BP Malba Tahan 6 de junho (seg), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Antologia Poética, p.35 20 de junho (seg), 14h, O Escritor na Biblioteca – Alessandro Buzo, p.12 BP Marcos Rey 18 de junho (sáb), 13h, Sarau do Binho, Saraus, p.21 BP Mário Schenberg 2 de junho (qui), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Vidas Secas, p.36 4 de junho (sáb), 11h, Oficia O Mundo dos Dinossauros, Ciências, p.39 9 de junho (qui), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Capitães da areia, p.35 11 de junho (sáb), 11h, Oficina Brincando com o Ar, Ciências, p.39 16 de junho (qui), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Antologia Poética, p.36 18 de junho (sáb), 11h, Oficina de Eletricidade, Ciências, p.39 25 de junho (sáb), 11h, Show Física Divertida, Ciências, p.39 De 1 a 30 de junho, Continua a exposição "Landell de Moura: um gênio brasileiro", p.37 BP Menotti del Picchia 8 de junho (qua), 14h, Misturando histórias, Contação, p.29 Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato 1 de junho (qua), 15h, Irmão Urso 2, Cinema, p.53 3 de junho (sex), 20h30, Vis Motrix, Teatro, p.23 5 de junho (dom), 11h, Vis Motrix, Teatro, p.23 6 de junho (seg), 19h, Encontro com a Cia Imago, Encontro, p.20 8 de junho (qua), 15h, Enrolados, Cinema, p.53

6 0

12 de junho (dom), 11h, E se as histórias fossem diferentes?, Teatro, p.24 15 de junho (qua), 15h, Deu Zebra, Cinema, p.54 17 de junho (sex), 20h30, Histórias com desperdícios, Teatro, p.24 18 de junho (sáb), 9h, Dia do Piá, Encontro, p.19 19 de junho (dom), 11h, Pipistrello, Teatro, p.25 22 de junho (qua), 15h, Pequenos Grandes Astros, Cinema, p.54 26 de junho (dom), 11h, 100 mais nem menos, Teatro, p.25 29 de junho (qua), 15h, Escola de Rock, Cinema, p.54 De 1 a 30 de junho, Continua a exposição "Outras reinações", p.37 BP Narbal Fontes 4 de junho (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Capitães da areia, p.34 8 de junho (qua), 10h, Histórias do céu e da terra, Contação, p.28 11 de junho (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Antologia Poética, p.36 BP Nuto Sant'anna 1 de junho (qua), 10h, Histórias do céu e da terra, Contação, p.28 4 de junho (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Capitães da areia, p.35 8 de junho (qua), 14h, Histórias do céu e da terra, Contação, p.28 8 de junho (qua), 15h, Início da Oficina de Origami, Oficina, p.18 11 de junho (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Antologia Poética, p.36 24 de junho (sex), 14h, Sarau Líteromusical da Zona Norte, Saraus, p.21

programação dia a dia

programação dia a dia

BP Lenyra Fracarolli 11 de junho (sáb), 10h30, Dois Manducas de Fiúza, Contação, p.30 25 de junho (sáb), 10h30, Cantando Histórias: casos, contos e canções, Contação, p.31

BP Padre José de Anchieta 8 de junho (qua), 14h, Histórias de princesas e um macaco muito esperto, Contação, p.29 12 de junho (dom), 11h, Cantos e Causos de Assombração, Teatro, p.24 15 de junho (qua), 14h, O Escritor na Biblioteca – Mario Dimov Mastrotti, p.13 26 de junho (dom), 11h, Canto Livro: Quintal da infância, Música, p.15

6 1


BP Pedro da Silva Nava 4 de junho (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Vidas Secas, p.36 8 de junho (qua), 14h, Histórias de reis, princesas e cachorros, Contação, p.28 11 de junho (sáb), 10h30, Conta e reconta, Contação, p.30 11 de junho (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Capitães da areia, p.35 25 de junho (sáb), 10h30, Por que no céu tem tanta estrela?, Contação, p.33 BP Profº Arnaldo Magalhães Giácomo 7 de junho (ter), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Antologia Poética, p.35 11 de junho (sáb), 10h, Salam! – Um passeio dentro das histórias do Malba Tahan, Contação, p.30 25 de junho (sáb), 10h, Um conto africano – “Mpipidi e a árvore Motlopi”, Contação, p.32 BP Raul Bopp 12 de junho (dom), 11h, Dois Manducas de Fiúza, Contação, p.30 26 de junho (dom), 11h, Manifesto dos Bichos, Contação, p.28 BP Raimundo de Menezes 15 de junho (qua), 10h, Histórias em trio, Contação, p.31 14 de junho (ter), 13h, Término das inscrições para "Workshop Novos Olhares", Oficina, p.19 BP Ricardo Ramos 4 de junho (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Capitães da areia, p.35

6 2

11 de junho (sáb), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Antologia Poética, p.36 BP Roberto Santos 1 de junho (qua), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Capitães da areia, p.34 1 de junho (qua), 19h, Homens sem paz, Cinema, p.45 3 de junho (sex), 15h, Piratas do Caribe – A maldição do pérola negra, Cinema, p.46 4 de junho (sáb), 16h, A Fantástica Fábrica de chocolate, Cinema, p.48 4 de junho (sáb), 19h, Assim era Hollywood, Cinema, p.50 5 de junho (dom), 15h30, Kill Bill – Volume 1, Cinema, p.51 5 de junho (dom), 18h, Kill Bill – Volume 2, Cinema, p.51 8 de junho (qua), 14h, A hora e a vez do Vestibular – Antologia Poética, p.36 8 de junho (qua), 19h, O diabo feito mulher, Cinema, p.45 10 de junho (sex), 15h, Piratas do Caribe – O baú da morte, Cinema, p.47 11 de junho (sáb), 16h, A Ratinha Valente, Cinema, p.49 11 de junho (sáb), 19h, A Filha de Netuno, Cinema, p.50 12 de junho (dom), 15h30, Onde os fracos não tem vez, Cinema, p.51 12 de junho (dom), 18h, Sangue Negro, Cinema, p.52 15 de junho (qua), 19h, O mundo odeia-me, Cinema, p.46 17 de junho (sex), 15h, Piratas do Caribe – No fim do mundo, Cinema, p.47 18 de junho (sáb), 16h, História sem Fim, Cinema, p.49 18 de junho (sáb), 19h, A Roda da Fortuna, Cinema, p.50 19 de junho (dom), 15h30, O Dorminhoco, Cinema, p.52 19 de junho (dom), 18h, Os Fantasmas se divertem, Cinema, p.52 22 de junho (qua), 19h, O Milagre, Cinema, p.46 25 de junho (sáb), 16h, Um conto americano – Fievel vai para o Oeste, Cinema, p.49 25 de junho (sáb), 19h, Aquele beijo à meia noite, Cinema, p.50 26 de junho (dom), 15h30, A Vila, Cinema, p.53 26 de junho (dom), 18h, Corpo Fechado, Cinema, p.53 29 de junho (qua), 19h, Filme à escolha do público, Cinema, p.46

programação dia a dia

programação dia a dia

BP Paulo Setúbal 4 de junho (sáb), 10h, A hora e a vez de Vestibular – Capitães da areia, p.35 11 de junho (sáb), 10h, A hora e a vez de Vestibular – Antologia Poética, p.36

6 3


BP Sérgio Buarque de Hollanda 21 de junho (ter), 14h, O Escritor na Biblioteca – Laudo Ferreira Júnior, p.12 BP Sylvia Orthof 8 de junho (qua), 10h, Misturando histórias, Contação, p.29 BP Thales Castanho de Andrade 8 de junho (qua), 10h e 14h, Naquele livro tinha uma história, Contação, p.29 BP Vicente de Carvalho 13 de junho (seg), 9h30, Roda de Leitura, Literatura, p.22

10 de junho (sex), 16h, O brilho de uma paixão, Cinema, p.41 11 de junho (sáb), 18h, Maria Antonieta, Cinema, p.42 11 de junho (sáb), 16h, É proibido fumar, Cinema, p.42 12 de junho (dom), 11h, A hora e a vez do Vestibular – Capitães da areia, p.35 12 de junho (dom), 16h, Wall-E, Cinema, p.47 12 de junho (dom), 18h, Guerra ao terror, Cinema, p.42 17 de junho (sex), 22h, Jornada Noite Adentro – Bruxas, p.7 18 de junho (sáb), 18h, Caçadores de emoção, Cinema, p.43 18 de junho (sáb), 16h, Corações livres, Cinema, p.43 19 de junho (dom), 11h, A hora e a vez do Vestibular - Antologia Poética, p.36 19 de junho (dom), 16h, Canto Livro: Quintal da infância, Música, p.15 19 de junho (dom), 18h, Driblando o destino, Cinema, p.43 24 de junho (sex), 16h, Coisas que perdemos pelo caminho, Cinema, p.43 24 de junho (sex), 18h, As virgens suicidas, Cinema, p.44 25 de junho (sáb), 16h, Amores possíveis, Cinema, p.44 25 de junho (sáb), 18h, Em carne viva, Cinema, p.44 26 de junho (dom), 16h, Toy Story 3, Cinema, p.48 26 de junho (dom), 18h, Sintonia de amor, Cinema, p.45

programação dia a dia

programação dia a dia

BP Rubens Borba Alves de Morais 4 de junho (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Capitães da areia, p.35 11 de junho (sáb), 10h, A hora e a vez do Vestibular – Antologia Poética, p.36 14 de junho (ter), 10h, Histórias em trio, Contação, p.31

BP Vinicius de Morais 2 de junho (qui), 14h, O Escritor na Biblioteca – Laudo Ferreira Júnior, p.12 15 de junho (qua), 14h30, Histórias que gosto de ouvir e contar, Contação, p.31 BP Viriato Corrêa 3 de junho (sex), 16h, Chega de Saudades, Cinema, p.40 3 de junho (sex), 18h, A vida íntima de Pippa Lee, Cinema, p.40 4 de junho (sáb), 16h, Persépolis, Cinema, p.41 4 de junho (sáb), 18h, Psicopata americano, Cinema, p.41 5 de junho (dom), 11h, A hora e a vez do Vestibular - Vidas Secas, p.36 5 de junho (dom), 16h, Ópera Fantástica: A flauta Mágica, Música, p.16 5 de junho (dom), 18h, Brothers, Cinema, p.41 10 de junho (sex), 18h, Julie & Julia, Cinema, p.42

6 4

Em carne viva (cinema)

6 5


Bosque da Leitura Parque Anhanguera 19 de junho (dom), 11h, Encantando um conto, Contação, p.32

Ponto de Leitura Parque do Rodeio 17 de junho (sex), 11h, As tantas histórias da criação do mundo, Contação, p.27

Bosque da Leitura Parque Cidade de Toronto 26 de junho (dom), 11h, Encantando um conto, Contação, p.32

Ponto de Leitura São Matheus 16 de junho (qui), 11h e 14h, Histórias Daqui e de lá, Contação, p.31

Bosque da Leitura Parque Jardim da Luz 19 de junho (dom), 11h, Os primos contam: O Universo dos irmãos Grimm, Contação, p.32

Ponto de Leitura Praça do Bambuzal 08 de junho (qua), 14h, Manifesto dos Bichos, Contação, p.28

Bosque da Leitura Parque Ibirapuera 5 de junho (dom), 14h30, Planeta Pé-de-água, Teatro, p.24

Ponto de Leitura Vila Mara 15 de junho (qua), 14h, Manifesto dos Bichos, Contação, p.28

Bosque da Leitura Parque Lions Clube Tucuruvi 19 de junho (dom), 14h, Manifesto dos Bichos, Contação, p.28 Bosque da Leitura Parque do Carmo 5 de junho (dom), 11h, Era uma vez 1,2,3... Acordando Histórias, Contação, p.27

programação dia a dia

programação dia a dia

BOSQUES DA LEITURA

Bosque da Leitura Parque Raposo Tavares 26 de junho (dom), 11h, Os primos contam: O Universo dos irmãos Grimm, Contação, p.32 Bosque de Leitura Parque Santo Dias 19 de junho (dom), 14h, Um conto africano – “Mpipidi e a árvore Motlopi”, Contação, p.32 PONTOS DE LEITURA Ponto de Leitura Jardim Lapenna 9 de junho (qui), 10h e 15h, Contando, cantando e encantando no Sítio do Pica-Pau Amarelo, Contação, p.29 Ponto de Leitura Parque do Piqueri 5 de junho (dom), 11h, As tantas histórias da criação do mundo, Contação, p.27

6 6

Débora Kikuti

6 7


programação por e-mail

BIBLIOTECAS PÚBLICAS ADELPHA FIGUEIREDO Pça. Ilo Ottani, 146, Canindé, ( 2292-3439 AFFONSO TAUNAY R. Taquari, 549, Mooca, ( 2292-5126 AFONSO SCHMIDT Av. Elisio Teixeira Leite, 1470, Cruz das Almas, ( 3975-2305 ALCEU AMOROSO LIMA Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, ( 3082-5023 / 3081-6092 ÁLVARES DE AZEVEDO Pça. Joaquim José da Nova s/nº, V. Maria, ( 2954-2813

endereços

recebanossa

ÁLVARO GUERRA R. Pedroso de Moraes, 1919, Pinheiros, ( 3031-7784 AMADEU AMARAL R. José C. Castro s/nº, Jd. da Saúde, ( 5061-3320 ANNE FRANK R. Cojuba, 45, Itaim Bibi, ( 3078-6352 ARNALDO MAGALHÃES GIÁCOMO, PROF. R. Restinga, 136, Tatuapé, ( 2295-0785 AURELIANO LEITE R. Otto Schubart, 196, Pq. São Lucas, ( 2211-7716 BELMONTE R. Paulo Eiró, 525, Santo Amaro, ( 5687-0408 / 5691-0433

Assine a newsletter e receba semanalmente os destaques da programação cultural das bibliotecas.

BRITO BROCA Av. Mutinga, 1425, Pirituba, ( 3904-1444 / 3904-2476 CAMILA CERQUEIRA CÉSAR R. Waldemar Sanches, 41, Butantã, ( 3731-5210 CASSIANO RICARDO Av. Celso Garcia ,4200, Tatuapé, ( 2092-4570

Para se cadastrar, basta enviar um e-mail para programasbibliotecas@prefeitura.sp.gov.br com o assunto "receber programação”.

CASTRO ALVES R. Abrahão Mussa, s/nº, Jd. Patente, ( 2946-4562 CHÁCARA DO CASTELO R. Brás Lourenço, 333, Jd. da Glória, ( 5573-4929

6 9


MENOTTI DEL PICCHIA R. São Romualdo, 382, Limão, ( 3966-4814 / 3956-5070

CORA CORALINA R. Otelo Augusto Ribeiro, 113, Guaianazes, ( 2557-8004

MILTON SANTOS Av. Aricanduva, 5777, Jardim Aricanduva, ( 2726-4882

ÉRICO VERÍSSIMO R. Diógenes Dourado, 101, Parada de Taipas, ( 3972-0450 GILBERTO FREYRE R. José Joaquim, 290, Sapopemba, ( 2143-1811 HANS CHRISTIAN ANDERSEN Av. Celso Garcia, 4142, Tatuapé, ( 2295-3447 HELENA SILVEIRA R. João Batista Reimão, 146, Campo Limpo, ( 5841-1259 JAMIL ALMANSUR HADDAD R. Andes, 491-A, Guaianazes, ( 2557-0067 JOSÉ DE ANCHIETA, PE R. Antonio Maia, 651, Perus, ( 3917-0751 JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS Pça. Com. Eduardo Oliveira, 100, Pq. Edu Chaves, ( 2242-8196 / 2242-1072 JOSÉ PAULO PAES Lgo. do Rosário, 20, Penha, ( 2295-9624 / 2295-0401 JOVINA ROCHA ÁLVARES PESSOA Av. Pe. Francisco de Toledo, 331, Itaquera, ( 2741-7371 / 2741-0371

MONTEIRO LOBATO R. Gal. Jardim, 485, V. Buarque, ( 3256-4038 NARBAL FONTES R. Cs. Moreira de Barros, 170, Santana, ( 2973-4461 NUTO SANT'ANNA Pça. Tenório Aguiar, 32, Santana, ( 2973-0072 PAULO DUARTE R. Arsênio Tavollieri, 45, Jabaquara, ( 5011-8819 / 5011-7445 PAULO SÉRGIO DUARTE MILLIET Pça. Ituzaingó, s/nº, Tatuapé, ( 2671-4974 PAULO SETÚBAL Av. Renata, 163, Vila Formosa, ( 2211-1508 / 2211-1507 PEDRO DA SILVA NAVA Av. Eng. Caetano Alvarez, 5903, Mandaqui, ( 2973-7293 / 2950-3598 PRESTES MAIA, PREF. Av. João Dias, 822, Santo Amaro, ( 5687-0513 RAIMUNDO DE MENEZES Av. Nordestina, 780, São Miguel Paulista, ( 2297-4053 RAUL BOPP R. Muniz de Sousa, 1155, Aclimação, ( 3208-1895

LENYRA FRACCAROLI Pça. Haroldo Daltro, 451, Vila Manchester, ( 2295-2295

RICARDO RAMOS Pça. Centenário de Vila Prudente, 25, Vila Prudente, ( 2273-4860

MALBA TAHAN R. Brás Pires Meira, 100, Veleiros, ( 5523-4556

ROBERTO SANTOS R. Cisplatina, 505, Ipiranga, ( 2273-2390 / 2063-0901

MARCOS REY Av. Anacê, 92, Jardim Umarizal, ( 5845-2572 / 5843-1179

RUBENS BORBA ALVES DE MORAES R. Sampei Sato, 440, Ermelino Matarazzo, ( 2943-5255

MÁRIO SCHENBERG R. Catão, 611, Lapa, ( 3672-0456

SERGIO BUARQUE DE HOLANDA R. Augusto C. Baumman, 564, Itaquera, ( 2205-7406

7 0

endereços

endereços

CLARICE LISPECTOR R. Jaricunas, 458, Siciliano, ( 3672-1423

7 1


THALES CASTANHO DE ANDRADE R. Dr. Artur Fajardo, 447, Freguesia do Ó, ( 3975-7439 VICENTE DE CARVALHO R. Guilherme Valência, 210, Itaquera, ( 2521-0553 VICENTE PAULO GUIMARÃES R. Jaguar, 225, V. Curuçá, ( 2035-5322 / 2034-0646 VINÍCIUS DE MORAIS Av. Jardim Tamoio, 1119, Itaquera, ( 2521-6914 VIRIATO CORRÊA R. Sena Madureira, 298, V. Mariana, ( 5573-4017 / 5574-0389

BOSQUES DA LEITURA - Tel.: 3675-8096 bosquedaleitura@prefeitura.sp.gov.br ANHANGUERA Av. Fortunata Tadiello Natucci, 1.000, Perus CARMO Av. Afonso de Sampaio Souza, 951, Itaquera

PONTOS DE LEITURA ANDRÉ VITAL Av. dos Metalúrgicos, 2255 – Cidade Tiradentes, ( 2282-2562 JUSCELINO KUBITSCHEK Av. Inácio Monteiro, 55 – Cidade Tiradentes, ( 2556-3036 PARQUE DO RODEIO Rua Igarapé da Bela Aurora, s/nº – Tel: Cidade Tiradentes, ( 2555-4276 VILA MARA Rua Conceição de Almeida, 170 – São Miguel Paulista, ( 2586-2526 UNIÃO DOS MORADORES DO PARQUE ANHANGUERA Rua Amadeu Caego Monteiro, 209 – Parque Anhanguera, ( 3911-3394 / 3911-3048 PRAÇA DO BAMBUZAL Rua da Colônia Nova s/nº (Praça Nativo Rosa de Oliveira – Praça do Bambuzal) – Jardim Ângela, ( 5833-3567 CAROLINA MARIA DE JESUS Rua Teresinha do Prado Oliveira, 119 – Parelheiros, ( 5921-3935 OLIDO Av. São João, 473 – Centro, ( 3397-0176

CIDADE DE TORONTO Av. Cardeal Motta, 84, Pirituba

GRACILIANO RAMOS Rua Profº Oscar Barreto Filho, 252 (Calçadão Cultural do Grajaú) – Parque América – Grajaú, ( 5924-9135

IBIRAPUERA Av. IV Centenário, 1268 – Portão 7A, Moema

JARDIM LAPENNA Rua Serra da Juruoca, s/ nº (Galpão da Cultura e Cidadania) – Jardim Lapenna, ( 2297-3532

LUZ R. Ribeiro de Lima, 99, Luz RAPOSO TAVARES R. Telmo Coelho Filho, 200, Vila Albano SANTO DIAS R. Jasmim da Beirada, 71, Capão Redondo TUCURUVI R. Alcindo Bueno de Assis, nº 500, Tucuruvi

7 2

endereços

endereços

SYLVIA ORTHOF Av. Tucuruvi, 808, Tucuruvi, ( 2981-6264 / 2981-6263

PARQUE DO PIQUERI Rua Tuiuti, 515 – Tatuapé, ( 2092-6524 SÃO MATEUS Rua Fortaleza de Itapema, 268, Jardim Vera Cruz, São Mateus, ( 2019-1718

ÔNIBUS-BIBLIOTECA Serviço de Extensão que disponibiliza leitura e informação aos bairros da Cidade, semanalmente. Horário de atendimento: das 10h às 16h. Informações: ( 2291-5763

7 3


Bibliotecas da Secretaria de Cultura Neste guia você encontra a programação cultural das Bibliotecas Públicas, Ônibus Biblioteca, Espaços, Pontos e Bosques da Leitura, que são administrados pela Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas. Para conhecer a programação das bibliotecas do Centro Cultural São Paulo, do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e da Biblioteca Mário de Andrade, visite o site www.cultura.prefeitura.sp.gov.br

PROGRAMAS Em parceria com o Departamento de Extensão Cultural da Secretaria Municipal da Cultura, acontecem o Programa Vocacional e o Programa de Iniciação Artística, ambos focados no desenvolvimento pessoal baseado em diversos tipos de arte, como música, dança e teatro. Programa Vocacional

prefeitura de são paulo gilberto kassab secretaria municipal de cultura carlos augusto calil coordenadoria do sistema municipal de bibliotecas maria zenita monteiro coordenação de programação marlon florian programação alice bandini I barbara bischoff I daniel ifanger I evaldo piccino I katianne silva e silva I renata silva I rosa falzoni I katy illy (estagiária) projeto gráfico e diagramação pepe andrade I fernanda santos (estagiária) edição e revisão sylvia milan I thamires freitas de barros (estagiárias) Tiragem desta edição: 35.000 Capa: papel reciclato, 120g Miolo: papel jornal

Com 10 anos de existência, o programa é composto por projetos de Artes Visuais, Música, Teatro, Dança, Vocacional Apresenta e Aldeias. São acolhidas pessoas a partir de 14 anos com a finalidade de que se promova a ação e a reflexão sobre a prática artística, a cidadania e a ocupação dos espaços públicos da cidade de São Paulo. Dentre os pontos de atuação dos projetos, estão diversas Bibliotecas Públicas da cidade de São Paulo, como Monteiro Lobato, Afonso Schmidt e Nuto Sant'anna. Vagas podem ser abertas durante o ano. Mais informações nas Bibliotecas e na página do Departamento de Expansão Cultural no site: www.cultura.prefeitura.sp.gov.br.

Programa de Iniciação Artística (PIÁ) Pela Escola Municipal de Iniciação Artística – EMIA Iniciação Artística para crianças de 5 a 13 anos, contemplando diversas linguagens, como música, teatro, dança e artes plásticas, que estimulam o despertar e a descoberta de si e do mundo. Aulas uma vez por semana, com turmas distribuídas por faixa etária. Vagas podem ser abertas durante o ano, informações diretamente nas Bibliotecas. As Bibliotecas que recebem o Programa são: Monteiro Lobato, Marcos Rey, Hans Christian Andersen e Cassiano Ricardo.


Guia de Programação Bibliotecas SP | junho 2011