Page 1

Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas Rua Catão, 611 | Lapa 05049-000 | São Paulo | SP programasbibliotecas@prefeitura.sp.gov.br

Toda a programação do Sistema Municipal de Bibliotecas é gratuita.

Nossa programação é fechada com antecedência e está sujeita a alterações.

Consulte a programação completa no site www.bibliotecas.sp.gov.br

/BibliotecasSP

março | 2014


Í NDICE


Em parceria com o BibliASPA, o Sistema Municipal de Bibliotecas abrigará parte da programação do V Festival Sul-Americano da Cultura Árabe, o maior festival de cultura Árabe do mundo, que tem por intuito fortalecer o vínculo entre a América do Sul e os Países Árabes com base no respeito à diversidade cultural e nos laços históricos, além de promover a cultura da paz por meio da aproximação dos povos.

4

Para saber mais sobre o Festival, acesse: http://festivaldaculturaarabe.wordpress.com/

5


EXPOSIÇÃO | POESIA EM CALIGRAFIA Composições gráficas criadas a partir de versos poéticos árabes utilizando o gestual da escrita árabe. As obras de Janaína Elias e Moafak Dib Helaihel recriam imagens com auxílio da caligrafia árabe e de seu potencial expressivo e beleza visual.

De 18 de março a 18 de maio de 2014 – BP Alceu Amoroso Lima EXPOSIÇÃO | CALIGRAFIA ÁRABE Os caracteres árabes podem ser escritos de diversos modos para tomar a forma de uma flor, de um navio, de um pássaro etc. Arte refinada a partir da qual se desenvolvem os arabescos, entre o geométrico e o vegetal, em estilos como ruqa'a, naskh, thuluth, kufi, farsi e diwani.

De 18 de março a 18 de maio de 2014 – BIJ Monteiro Lobato

PALESTRAS Público: estudantes do ensino médio e fundamental e demais interessados PALESTRA | TRAJETÓRIAS DE ÁRABES NA 25 DE MARÇO E POR SÃO PAULO Com Paulo Daniel Farah (USP e BibliASPA) e Juliana Khoury Versará sobre a mobilidade dos imigrantes sírios, libaneses e descendentes por São Paulo, da rua 25 de Março e adjacências à dispersão para outros bairros. Fundamentará a análise nos conceitos de identidade, cotidiano, memória, mudanças e permanências.

19 de março (qua), às 14h30 – BP Mario Schenberg PALESTRA | IMAGENS E ISLÃ: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE IMAGENS EM CONTEXTOS ISLÂMICOS Com Francirosy Campos Barbosa Ferreira – USP Versará sobre as restrições ao uso de imagem no Islã, e o estatuto da fotografia na religião. Reflexões reunidas pela pesquisadora ao longo de 16 anos em comunidades islâmicas.

EXPOSIÇÃO | DELEITE DO ESTRANGEIRO EM TUDO O QUE É ESPANTOSO E MARAVILHOSO

20 de março (qui), às 14h30 – BP Mário Schenberg

Textos e imagens que ilustram a primeira descrição do Brasil feita por um erudito árabe e muçulmano, no séc. XIX. Fonte de informação científica, histórica, literária e geográfica, versa sobre a paisagem e a sociedade multiétnica e multiconfessional que se formava à época no Brasil.

PALESTRA | DIÁLOGOS SOBRE O USO DO VÉU (HIJAB): EMPODERAMENTO, IDENTIDADE E RELIGIOSIDADE Com Francirosy Campos Barbosa Ferreira – USP

De 18 de março a 18 de maio de 2014 – BP Mário Schenberg

FESTIVAL ÁRABE

FESTIVAL ÁRABE

Confira abaixo a programação nas Bibliotecas Alceu Amoroso Lima, Mário Schenberg, Monteiro Lobato e Nuto Sant'Anna:

Abordará elementos sobre o uso do véu islâmico, analisado sob a perspectiva do empoderamento, da identidade e da religiosidade de mulheres muçulmanas.

21 de março (sex), às 14h30 – BP Mário Schenberg OFICINA | sobre CALIGRAFIA ÁRABE Com o artista Moafak Dib Helaihel, autor da obra Caligrafia Árabe, das Edições BibliASPA

6

CURSO | FORMAÇÃO PARA CONTADORES DE HISTÓRIAS ÁRABES Coordenação: Prof. Dr. Paulo Daniel Farah e Maria Nilda R. Santos

A oficina alia arte e conteúdo. Escrito da direita para a esquerda, o árabe é o segundo alfabeto mais utilizado no mundo e é o suporte gráfico em que se escrevem dezenas de idiomas na África e na Ásia. 40 vagas. Público: professores e demais interessados. Inscrições pessoalmente na Biblioteca, de 3 a 22 de março.

A oficina objetiva incentivar a leitura de contos oriundos do Oriente Médio e África. Apresentará e debaterá aspectos literários, históricos, geográficos, linguísticos e artístico-culturais da África, do Oriente e do Brasil. 40 vagas. Público: professores e demais interessados. Inscrições pessoalmente na Biblioteca, de 3 a 10 de março. O interessado deverá apresentar carta de intenção.

28 de março (sex), das 19h às 21h – BP Alceu Amoroso Lima 29 de março (sáb), das 10h às 12h – BP Mário Schenberg

21 e 22 de março (sex e sáb), das 14h às 17h – BP Nuto Sant'Anna 28 e 29 de março (sex e sáb), das 14h às 17h – BIJ Monteiro Lobato

7


Apresentação de dança árabe clássica e moderna, incluindo a dança oriental (conhecida em alguns países como dança do ventre).

28 de março (sex), 21h30 – BP Alceu Amoroso Lima O Segredo do Grão

MOSTRA DE CINEMA AMÉRICA DO SUL | PAÍSES ÁRABES BAILE PERFUMADO Brasil, 1997, 93 min, DVD Direção: Paulo Caldas e Lírio Ferreira. Elenco: Chico Diaz, Jofre Soares, Duda Mamberti

FESTIVAL ÁRABE

FESTIVAL ÁRABE

APRESENTAÇÃO | DANÇA ÁRABE Com Patrícia Tumani Soubhia, bailarina e professora de dança árabe com aperfeiçoamento no Egito

Libanês radicado no Nordeste sai em busca de recursos para realizar um sonho: capturar imagens do bando do cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião. Saga real do libanês Benjamin Abrahão, responsável pelas únicas imagens de Lampião, quando vivia no sertão brasileiro.

Facilitador da conversa após a exibição: Prof. Dr. Paulo Daniel Farah Dia 26 de março às 14h – BP Viriato Corrêa Dia 27 de março às 14h – BP Roberto Santos O SEGREDO DO GRÃO La graine et le mulet, França, 2007, 151 min, legendado, DVD Direção: Abdellatif Kechiche. Elenco: Habib Boufares, Hafsia Herzi, Farida Benkhetache No porto de Sète, o Senhor Beiji se arrasta pelo estaleiro naval em um emprego que se tornou doloroso ao longo dos anos. Pai de família divorciado, insistindo em permanecer junto aos seus, apesar de uma história familiar de rupturas e tensões que sentimos estarem prestes a se reacender e que as dificuldades financeiras só fazem exacerbar, atravessa um período difícil da sua vida onde tudo parece contribuir para fazê-lo experimentar um sentimento de inutilidade. Ele sonha em melhorar de vida criando o seu próprio negócio: um barco-restaurante especializado em cuscuz. Livre

8

Facilitadora da conversa após a exibição: Maria Nilda R Santos Dia 26 de março às 17h – BP Viriato Corrêa Dia 27 de março às 17h – BP Roberto Santos

9


Contos e canções do folclore brasileiro. Livre

9 de março (dom), 11h – BP Álvares de Azevedo 10 de março (seg), 14h – BP Álvares de Azevedo Baú da Ruth Com Raquel da Silva Vianna de Andrade, Sonia Almeida da Costa e Maria Francisca da Silva Nieto Contação de histórias e exploração dos livros do escritor do mês para crianças. A escolhida para o mês de março foi Ruth Rocha.

11, 18 e 25 de março (ter), 14h – BP Gilberto Freyre Contando e encantando histórias Com Márcia Fonseca e Silvania Possato Narração de histórias infantis diversas entremeadas por canções e brincadeiras.

12 de março (qua), 10h – BP Raimundo de Menezes

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Boi Tatá, Mula sem Cabeça e outros sustos Com Rodrigo Elói Leão e João Jorge

Histórias que gosto de ouvir e contar Cláudia Lecínio Príncipe querido; A toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela; Cabelinhos nuns lugares engraçados; Mamãe botou um ovo! e outras.

12, 19 e 26 de março (qua), 10h e 14h30 – BP Vinícius de Moraes

Ah! Esses monstros... que horror, que amor! Com Arabelle Hadife Será que os monstros são mesmo seres tão horrendos assim? vamos descobrir juntos através de uma gostosa viagem por histórias que nos mostram monstros de várias espécies. E talvez a gente descubra que tudo pode ser um ponto de vista, já pensou em um monstro que pode ser um amor de pessoa? 4 a 7.

10

12 de março (qua), 10h – BP Castro Alves 19 de março (qua), 10h – BP Jovina Rocha Álvares Pessoa 26 de março (qua), 10h – BP Thales Castanho de Andrade

11


Brincando com a dualidade entre o bem e o mal, a história conta a aventura de uma simpática bruxa que foi convidada para uma festa no castelo do príncipe. No caminho, ela encontra personagens que dão vida à história. 2 a 12.

11 de março (ter), 10h – BP Rubens Borba Alves de Moraes 12 de março (qua), 10h – BP Aureliano Leite 18 de março (ter), 14h30 – BP Paulo Setúbal 19 de março (qua), 10h – BP Afonso Schmidt 20 de março (qui), 14h – BP Marcos Rey 25 de março (ter), 10h – BP Menotti Del Picchia 26 de março (qua), 14h – BP Arnaldo Magalhães de Giácomo

No tempo em que os bichos falavam Com a contadora de pérolas Regina Contação de histórias com onomatopéia e apresentação de diálogos entre os bichos.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Ai que medo! Com Lilian Abdalla

12 de março (quarta), 10h – BP Prestes Maia O pequeno crocodilo Com os funcionários da Biblioteca Francis desejava ser grande como os demais integrantes de sua família, até que apareceu um novo amigo... Após a contação, haverá uma oficina criativa de confecção do personagem com material reciclável.

18 de março (ter), 14h30 – BP Érico Veríssimo Brincar, cantar e contar Com a Cia. Cantos e Contos Um espetáculo interativo com histórias e canções que fazem parte da infância desta e de outras gerações. As crianças serão convidadas a dramatizar e sonorizar as histórias narradas de forma lúdica e dinâmica. Com muito ritmo e movimento, cirandas, cantigas e brincadeiras darão um colorido especial a esta apresentação. 50 minutos. Livre.

12

21 de março (sex), 14h30 – BP Belmonte

13


Acompanhadas por um violão, serão narradas histórias fantásticas do imaginário popular, segredos e mistérios são desvendados e começa o encantamento. A história do bichão, o milagre da mulher de branco e outras histórias fazem parte dessa aventura, venha conferir! Livre.

10 de março (seg), 14h – BP Adelpha Figueiredo 12 de março (qua), 10h – BP Milton Santos 14 de março (sex), 14h – BP Sérgio Buarque de Holanda 24 de março (seg), 14h30 – BIJ Monteiro Lobato 25 de março (ter), 14h – BP Pedro Nava 26 de março (qua), 14h30 – BP Belmonte 28 de março (sex), 14h30 – BP Cora Coralina Contar é preciso, ler é indispensável Participação de integrantes do Projeto Conta Comigo – UNIItalo Leitura e Narrativas de histórias e contos estimulam o potencial criativo e o prazer de ler. Público alvo: participantes de programas de incentivo à leitura. Inscrições pelo telefone: 5687-0408. Livre.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Só conto um conto se aumentar um ponto Com João Luiz do Couto

12 de março (qua), 10h30 e 14h30 – BP Belmonte

Contos fantásticos Com Sarah Viana Histórias do mundo fantástico, onde poderemos mergulhar em um mundo irreal, com histórias que transpassam a realidade e vão além do humano! Histórias onde existe o impossível, dentro do possível, nos sonhos. 4 a 10.

14

8 de março (sáb), 11h – BP Lenyra Fraccaroli 9 de março (dom), 11h – Ponto de Leitura Parque do Piqueri 11 de março (ter), 14h – BP Malba Tahan 12 de março (qua), 14h30 – BP José Mauro de Vasconcelos 13 de março (qui), 14h – BP Érico Veríssimo 14 de março (sex), 15h – BP Helena Silveira 18 de março (ter), 14h – BP Gilberto Freyre 26 de março (qua), 10h – BP Raimundo de Menezes

15


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 16

Fabulosas fábulas indígenas Com Fábio Lisboa Adaptações de músicas em tupi dá vida a histórias da tradição an-cestral brasileira. Numa delas, um ratinho medroso pede ajuda a um poderoso pajé para encontrar coragem. Livre. 8 de março (sáb), 14h – BP Camila Cerqueira César 19 de março (qua), 14h30 – BP Vinícius de Moraes 22 de março (sáb), 11h – BP Lenyra Fraccaroli 26 de março (qua), 14h30 – BP Álvares de Azevedo

17


Histórias do universo oral brasileiro e do mundo, acompanhadas por canções e trava línguas, para crianças de todas as idades. Livre.

11 de março (ter), 14h – BP Nuto Sant'Anna 12 de março (qua), 10h – BP Anne Frank 13 de março (qui), 10h – BP Vicente Paulo Guimarães 18 de março (ter), 14h – BP Affonso Taunay 19 de março (qua), 14h – BP Clarice Lispector 20 de março (qui), 14h30 – BP Brito Broca 21 de março (sex), 15h – BP Ricardo Ramos 22 de março (sáb), 14h – BP Camila Cerqueira César

Cantacontando Com as atrizes e contadoras de história Rita e Raquel Contos populares com narrativas e cantos.

6, 13, 20 e 27 de março (qui), 14h30 – BP Prestes Maia

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Histórias para ouvidos pequenos Com Zé Bocca

Histórias Africanas Com Arabelle Hadife Uma viagem através de lendas e histórias da literatura contemporânea pelos costumes, tradição, crendices, musicalidade e paisagens deste continente irmão que tanto influencia nosso jeito de ser “Brasileiro”! 8 a 12.

10 de março (seg), 14h – BP Amadeu Amaral 15 de março (sáb), 11h – BP Álvaro Guerra 13 de março (qui), 14h – BP Padre José de Anchieta 27 de março (qui), 14h – BP Paulo Duarte O Mistério amarelo da noite Com Fábio Lisboa O menino está voltando sozinho para casa e, de repente, fica tudo escuro. Escuridão, ruídos estranhos, medos reais e imaginários e pra salvar o dia: o Mistério Amarelo da Noite. Uma história para usar a imaginação e vencer seus medos. 4 a 11.

18

20 de março (qui), 10h – BP Paulo Sergio Duarte Milliet 25 de março (ter), 14h – BP Hans Christian Andersen 27 de março (qui), 14h – BP Raul Bopp

19


O caso dos dez negrinhos Com a Cia. Ciabatta de Teatro Dez desconhecidos são convidados para passar alguns dias numa ilha perto de uma aldeia pouco movimentada. O que eles tem em comum? Espetáculo baseado na obra literária de Agatha Christie. Adulto.

29 de março (sáb), 19h BP Alceu Amoroso Lima

TEATRO

TEATRO

Baião de Dois Com a Trupe Baião de 2 Uma apresentação de circo que integra as linguagens da dança, da música e da literatura popular, fazendo uso da estética regional nordestina. Mostra a busca de dois retirantes por um novo lar e um novo futuro. 15 de março (sáb), 11h – BP Belmonte

20

21


Os amigos Lucas, Fred e Eder estão o tempo todo ligados na rede. Sempre com seus celulares e computadores em mãos, eles não aderem aos livros nem quando devem fazer um trabalho de literatura do colégio. Preferem copiar e colar da internet. Tudo muda quando eles começam a receber mensagens de texto misteriosas em seus telefones. Através delas, os garotos são guiados para dentro de grandes títulos, como Alice no País das Maravilhas, Dom Quixote e Moby Dick. Livre.

TEATRO

O buraco do muro Com Maracujá Laboratório de Artes

8 de março (sáb), 11h – BP Belmonte 9 de março (dom), 11h – BP Cora Coralina l 12 de março (qua), 14h30 – BIJ Monteiro Lobato l 15 de março (sáb), 14h – BP Mário Schenberg l 16 de março (dom), 11h – BP Álvares Azevedo l 22 de março (sáb), 14h – BP Hans Christian Andersen l 23 de março (dom), 11h – BP Padre José de Anchieta l 30 de março (dom), 15h – BP Viriato Corrêa

TEATRO

l

Nas redondezas do quadrado Com a Cia. Ilustrada Uma simpática circunferência chamada Circum resolve sair rolando estrada afora até além das fronteiras de país, o País dos Redondinhos, indo parar na Quadradolândia, onde, claro, tudo é quadrado. Por meio da geometria, o texto fala da importância e do respeito às diferenças. +3

9 de março (dom), 11h – BP Padre José de Anchieta 16 de março (dom), 15h – BP Viriato Corrêa l 22 de março (sáb), 11h – BP Belmonte l 23 de março (dom), 11h – BP Cora Coralina l 26 de março (qua), 14h30 – BIJ Monteiro Lobato l 27 de março (qui), 15h – BP Helena Silveira l 29 de março (sáb), 14 – BP Mário Schenberg l 30 de março (dom), 11h – BP Álvares de Azevedo l

l

l

22

Até onde o vento levar Com o Grupo Pasárgada Este espetáculo é a encenação de uma fábula sobre meio ambiente, qualidade de vida e cidadania, baseada no livro homônimo de José Geraldo Rocha. As personagens do enredo são: O Jornal de ontem, o Caroço de Manga, o Vidro de Perfume Francês, a Lata de Refri e o saco de plástico. Livre

8 de março (sáb), 14h – BP Hans Christian Andersen

l

23


POESIA Intercâmbio Rapoético Brasil O Coletivo Periferia, nossa Faixa de Gaza, com o apoio do 'Movimento Palestina Para Tod@s', traz ao Brasil o rapper palestino de Gaza, Mohammed Antar, para um projeto cultural intitulado “Intercâmbio Rapoético BrasilPalestina”. A ideia é aproximar as manifestações culturais das periferias de São Paulo ao movimento hip-hop palestino, mais especificamente de Gaza. A troca cultural da vez envolve rappers e coletivos culturais brasileiros, como o grupo de rap Influência Positiva, o Núcleo Cultural Força Ativa, da Cidade Tiradentes, a Organização Jihad Racional, o Sarau Perifatividade e outros movimentos periféricos de São Paulo, e segue atuando na Rede Municipal de Bibliotecas de São Paulo, interagindo com um público vasto e curioso sobre o assunto. 24

21 de março (sex), 20h BP Alceu Amoroso Lima

25


28 de março (sex), 14h – BP Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro

Vertente da musicalidade onde ocorre a junção entre o samba herdado do jongo com a música negra americana. Isto resulta em no ritmo que explora e traduz o swing tropicalizado, com letras que abordam o cotidiano lírico e onírico, alegre e harmônico para todos nós que comungamos e vivenciamos nossa cultura abrasileirada e impregnada de africanidade.

Rock de roda Com João Jorge e Fernando Lara

8 de março (sáb), 19h – BP Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro

Rock e poesia se misturam em uma roda de músicos que resgatam clássicos da música brasileira. +12

MÚSICA

MÚSICA

Samba rock Com Pedrinho Nostalgia, Marcelo Tadeu e Ana Brasil

29 de março (sáb), 19h – BP Álvares de Azevedo

Choro na Manhã Conjunto Retratos O Choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira. Música de arquétipos, que exige do músico muito domínio de seu instrumento e uma apurada percepção de códigos e senhas que se encaixam em gigantescos improviso. Todo primeiro domingo os amantes da boa música estão convidados a prestigiar o projeto e em cada apresentação, além do Conjunto Retratos, há sempre um convidado, incluindo a platéia, participando da apresentação que mistura música, poesia, história e entretenimento. Antes do recital há um café da manhã que é preparado especialmente para o público presente.

9 de março (dom), 11h – BP Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro João Jorge canta à mulher Cantor interpreta canções brasileiras em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Livre

14 de março (sex), 15h – BP Álvares de Azevedo Tarde sertaneja Resgate de nossas raízes caboclas. Vertentes do nosso interior miscigenado de poesia e cores cafuzas, caipiras, negras e índias.

15 de março (sáb), 16h – BP Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro Baile da melhor idade

26

Todos os ritmos com ênfase para o popular e músicas das grandes orquestras de bailes.

João Jorge

27


Sarau Arte Maloqueira apresenta “Produções feministas no 08 de março”

Sarau do Desamadurecimento Com Liliana Olivan Espaço para leitura de poesias, crônicas e outros estilos literários, próprios ou de autores conhecidos.

SARAUS

A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas convida alguns dos saraus mais reconhecidos da cidade para atividades nas Bibliotecas Públicas. Venha assistir e participar.

15 de março (sáb), 14h – BP Narbal Fontes

l

Participação do Coletivo "Nós, mulheres da periferia"

08 de março (sáb), 17h – BP Cora Coralina Sarau dos Mesquiteiros 08 de março (sáb), 14h – BP Rubens Borba Alves de Moraes

l

Sarau da Brasa 15 de março (sáb), 14h – BP Afonso Schmidt

l

Sarau na cozinha 15 de março (sáb), 14h – BP Raimundo de Menezes

Sarau Sertanejo Organização: Paula Dundee. Apresentação: Guarani Todo último sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores.

22 de março (sáb), 15h – BP Belmonte

l

Sarau Perifatividade 15 de março (sáb), 14h – BP Amadeu Amaral

l

Sarau Encontro de Utopias 11 de março (ter), 19h – BIJ Monteiro Lobato 22 de março (sáb), 14h – BP Adelpha Figueiredo

l

Sarau A Voz do Povo 25 de março (ter), 14h – BP Helena Silveira

l

Sarau do Binho 28 de março (sex), 15h– BP Marcos Rey

l

Sarau Elo da Corrente 31 de março (seg), 19h – BP Brito Broca

l

28

Sarau Café com Poesia O Café com Poesia tem por finalidade realizar um Sarau com diversas expressões artísticas, organizado em ciclos de apresentações intercaladas, com mensagens culturais e abertura de espaço para interação dos espectadores. Um evento de criação de Alexandre Jazara em parceria com a Sociedade Mundial dos Poetas.

29 de março (sáb), 12h – BP Hans Christian Andersen

Sarau da Adelpha Todo último sábado acontece na BP um sarau litero-musical com palco aberto. Traga sua música! Traga sua poesia!

29 de março (sáb), 15h – BP Adelpha Figueiredo 29


Funcionários da BP propõem um contato lúdico entre leitores de todas as idades e os livros, com a intenção de despertar o interesse pela literatura e o hábito da leitura. Naquele livro tinha uma história. Com Marta Nosé Ferreira e Maria Haila de Oliveira. 10, 17, 24 e 31 (seg) e 11, 18 e 25 de março, 14h30. 6, 13, 20 e 27 (qui) e 12, 19 e 26 de março (qua) de março, 10h. BIJ Monteiro Lobato Leitura para primeira infância. Com Maria de Fátima França Baptista e Marta Nosé Ferreira. Infantil. 4, 11, 18 e 25 de março (ter), 10h. BIJ Monteiro Lobato. 6, 13, 20 e 27 de março (qui), 15h. BIJ Monteiro Lobato Deixe falar o coração. Com Beth Filipini. Livre. 5, 12, 19 e 26 de março (qua), 10h. BP Thales Castanho de Andrade

LEITURA E LITERATURA

LEITURA COM MEDIAÇÃO

Mediação de Leitura. Com Helena Rodrigues da Silva. Atividade com o Grupo da 3ª. idade “Sempre é Tempo”. 12 e 26 de março (qua), 10h. BP Amadeu Amaral Palavra Encantada. Com Débora Kikuti. Infantil. 14, 21, 28 de março (sex), 14h. BP Temática em Direitos Humanos Leitura com mediação. Com Rute Amélia de Araújo e Sumara Faria Franqueira. Infantil. 5, 12, 19 e 26 de março (qua), 14h30. BP Aureliano Leite No tempo que a galinha tinha dentes. Com Beth Filipini. Livre. 5, 12, 19 e 26 de março (qua), 14h30. BP Thales

Castanho de Andrade

30

Livre história. Com Andréa Regis e Dinorá Daniek. Infantil. 7, 14, 21 e 28 de março (sex), 15h. BP Chácara do Castelo

31


Viagem ao mundo da leitura. Com Iranilde Alves Freires de Farias e Joselita Oliveira Barreto. Infantil. 6, 13, 20 e 27 de março (qui), 15h. BP Raimundo de Menezes Momentos de leitura com as crianças. Com Alice Setsuko Haro Takata. Infantil. 5, 12, 19 e 26 de março (qua), 15h. BP Rubens Borba Alves de Moraes Tarde da mediação de leitura. Com Chris Allegranci. 5, 12, 19 e 26 de março (qua), 15h. BP Paulo Sérgio Duarte Milliet Chá com leitura. Com Maria José Garcia, Dirce Barros e Tania Santaella. Livre. 5 e 26 de março (qua), 15h. BP Paulo Setúbal Quartas com leitura. Com Áurea dos Santos, Darlei Conceição, Maria Ismênia Romualdo e Izaura Tenório. Livre. 5, 12, 19 e 26 de março (qua), 15h. BP Sérgio Buarque de Holanda

32

Mediação de leitura. Com Andréia Passos e Lívia Domingues. Bebês e Infantil. 7, 14, 21 e 28 de março (sex), 14h30. BP Milton Santos Mediação de leitura. Com João Salzani. Infantil. 7, 14, 21 e 28 de março (sex), 15h. BP Jovina Rocha Álvares Pessoa Leitura na Ricardo Ramos. Com Adilva Azevedo. Livre. 10 e 24 de março (seg), 15h. BP Ricardo Ramos Ler é divertido. Com Shirley Ferreira e Josefa Bogaz. Infantil. 11, 18 e 25 de março (ter), 14h. BP Camila Cerqueira César Encantos de leitura. Com Maria das Graças Nascimento Marcelino. Infantil. 11, 18 e 25 de março (ter), 10h e 14h30. BP Afonso Schmidt

LEITURA E LITERATURA

LEITURA E LITERATURA

LEITURA COM MEDIAÇÃO Tarde entre livros. Com Camila Vieira Braido e Odenir Vinhato. Juvenil, Adulto e Terceira idade. 5, 12, 19 e 26 de março (qua), 15h. BP Cassiano Ricardo

Leitura com mediação. Com Munir Soubhia e Camila Soares. Livre. 11, 18 e 25 de março (ter), 14h. BP Adelpha Figueiredo Histórias lidas e relidas. Com Cida Felício e Cida Teles. Livre. 11, 18 e 25 de março (ter), 14h. BP Arnaldo Magalhães Giácomo

Mediação de leitura entremeada de brincadeiras, com visita monitorada. Com as funcionárias Isabel de Andrade e Marilene Soares de Araújo. 11, 18 e 25 (terça), 14h. BP Prestes Maia

A hora da mediação literária. Com Cléo, Elias e Silene. Infantil. 11, 18 e 25 de março (ter), 15h30. BP Cora Coralina

Hora do bebê na biblioteca. Com Maria Cecília Graner e Maria de Lourdes Jorge. Bebês. 05, 12, 19 e 26 de Março (qua), 10h. BP Paulo Duarte.

Leitura para crianças. Com Antonio Martins, Fátima Santana e Silvania Medeiros. Infantil. 12, 19 e 26 de março (qua), 11h. BP Jamil Almansur Haddad

Baú de histórias. Com Raquel da Silva Vianna de Andrade e Sonia Almeida da Costa. 7, 14, 21 e 28 de março (sex), 10h. BP Gilberto Freyre

Vamos ler. Com Maria Angélica Martins Costa, Márcia Marur e Édina Campos Ribeiro. Infantil e Juvenil. 11 (ter) e 24 de março (seg), 14h. BP Alceu Amoroso Lima

33


Mitologia Grega. Coordenação de Ájax Perez Salvador e Wladia Beatriz Correia. Adulto. 6, 13, 20 e 27 de março (qui), 15h. BP Alceu Amoroso Lima Grupo de leitura. Coordenação de Jamile Salibe Ribeiro de Faria. Adulto e terceira idade. Inscrições pelo telefone 3031-7784 ou por e-

mail: bcsp.aguerra@prefeitura.sp.gov.br. 10 de março (seg), 14h30 – BP Álvaro Guerra 31 de março (seg), 14h30 – BP Álvaro Guerra Clube de Leitura BIJ Monteiro Lobato. Coordenação de João Luiz Marques. Discussão sobre o livro “Os Malaquias”, de Andréa del Fuego, previamente selecionado. A leitura antecipada é obrigatória. 14 de março (sex), 19h – BIJ Monteiro Lobato

LEITURA E LITERATURA

LEITURA E LITERATURA

CLUBE DE LEITORES Encontro regular de leitores para discutir as impressões sobre uma determinada obra literária.

RODA DE LEITURA Mediação de leitura. Com os funcionários da biblioteca. 6, 13, 20 e 27 de março (qui), 14h30. BP Malba Tahan Pequenas leituras, gostosas aventuras. Com Sandra R. Nascimento e Roseli Pires S.Destre. Livre. 12, 19 e 26 de março (qua), 15h. BP Sylvia Orthof

34

Lendo Poesias – Recitando e introduzindo o poeta Juca Da Angélica. Coordenação: Silvana Maria Clivati. Convidado Paulo Nunes. Participação do Trio José. Adulto. 17 e 31 de março (seg), 15h. BP Alceu Amoroso Lima

Leitura em voz alta de textos literários. Cada participante recebe um texto para acompanhar e ao final há um debate sobre o tema. Leitura em voz alta. Organização Jamile Salibe R. de Faria e Terezina Daumas. Inscrições pelo telefone 3031-7784 ou por e-mail: bcsp.aguerra@prefeitura.sp.gov.br 6, 13, 20 e 27 de março (qui), 14h30 – BP Álvaro Guerra Lendo Poesias. Com Silvana Maria Clivati, Alessandro Barbosa e José Antonio Gonçalves. Adulto. 17 e 31 de março (seg), 15h BP Alceu Amoroso Lima

35


Coordenação: Ana Luísa Lacombe, Kelly Orasi e Simone Grande Realizado desde 2008, o curso chega agora à sua 15ª turma e, entre vários temas, abordará: o papel do contador de histórias, a memória e o resgate da infância, a origem e a estrutura das histórias, a voz e a presença corporal do contador de histórias etc. Ao final do curso, os alunos farão duas apresentações abertas ao público. 35 vagas. Carga horária: 60h. É obrigatória a presença na primeira aula, quem não comparecer ou atrasar (tolerância máxima de 30 minutos) terá sua vaga transferida para a lista de espera.

De 15 de março a 7 de junho (sáb), das 9h às 14h (com três aulas em período integral até às 17h, nos dias 15 e 29 de março e 17 de maio) BP Hans Christian Andersen

Inscrições: de 17 de fevereiro a 28 de fevereiro de 2014, pessoalmente na Bibioteca. No ato da inscrição, o interessado deverá preencher uma carta de intenção que será decisiva na seleção dos participantes.

Cantora que transita em diversos estilos da música popular e da música erudita, musicista e professora, Anita Deixler foi integrante dos corpos estáveis do Teatro Municipal de São Paulo por 30 anos. Tem um trabalho didático consagrado de técnica vocal, reconhecido no meio artístico e junto aos fonoaudiólogos. Inscrições abertas diretamente BP ou pelo e-mail: bmcassianoricardo@yahoo.com.br

Canto para a terceira idade Com Anita Deixler O autoconhecimento da voz e o aprendizado das principais técnicas vocais para aqueles que desejam aperfeiçoar a prática ou explorar o gosto por essa arte.

6, 13, 20, 27 de março (qui), 10h30 – BP Cassiano Ricardo

CURSOS | OFICINAS

CURSOS | OFICINAS 36

Curso de música e canto Com Anita Deixler

Canto para contadores de histórias Com Anita Deixler Encontro semanal tendo em foco uma consciência e melhoria da técnica vocal através do canto. Os encontros serão em grupo, mas com acompanhamento individual.

6, 13, 20 e 27 de março (qui), 19h30 – BP Cassiano Ricardo

37


A oficina será realizada em dois módulos: o primeiro consiste em ensinamentos teóricos a respeito da arte marcial chinesa, e o segundo, exercícios práticos. Livre.

5, 12, 19 e 26 de março (qua), 17h – BP Adelpha Figueiredo Violão popular Com Anita Deixler A cada semana será trabalhada uma canção da música popular brasileira, para que os participantes aprendam os acordes e as técnicas básicas do instrumento.

6, 13, 20 e 27 de março (qui), 16h30 – BP Cassiano Ricardo Oficina de origami “Dobrando Histórias” Com Ismênia Romualdo, Áurea dos Santos e Ariette Moraes Histórias que passam pelo coração e se transformam nas mãos das crianças.

11, 18 e 25 de março (ter), 15h – BP Sérgio Buarque de Holanda Dança do Ventre Com o Profª Irene e Rita O corpo como expressão da poesia através da manifestação da sensibilidade e o 'ventre', que traduz a origem de todo encantamento. Representações Culturais do norte Africano. Vertentes: Dança Zaar –Norte da África, Aula Tribal, Dança do Ventre Clássica e Moderna, Dança do Chá – Marrocos, Dança Hagallah – Líbia, Dança Gawazze – Egito. +5

9, 16, 23 e 30 (dom), 10h – BP Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro Capoeira Com o Prof. Quati

38

O grupo Cativeiro resgata a dignidade cultural através do jogo, da dança e da ginga, ensinando aos praticantes a resistência, a persistência no modo de enfrentar o mundo com respeito. Aulas de Maculelê, contos afros e história da Capoeira. +5

11, 18 e 25 de março (ter), 18h - BP Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro Dias 12, 19 e 26 de março (qua), 18h - BP Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro Dias 7, 14, 21 e 28 de março (sex), 18h - BP Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro Como fazer um currículo? Com Rogério Santos e Charlene Lemos A oficina alia informações teóricas e práticas sobre a elaboração de currículos, minicurrículos, redação profissional e principais sites gratuitos para cadastramento de currículos. Inscrições na BP, pessoalmente, até 08 de março. 30 vagas. +18

11, 18, 25 de março (ter), 10h – BP Temática em Direitos Humanos

CURSOS | OFICINAS

CURSOS | OFICINAS

Oficina de Tai Chi Chuan Com a Monja Ana

Oficina de Contação de Histórias – Hadithi Njoo Com Carlos Rogério Eustachio da Silva Cupertino Amorim Hadithi Njoo é um festival – no amplo sentido termo – dedicado às tradições afro (brasileiras, africanas e da diáspora) no qual se busca pesquisar, divulgar, recriar o rico acervo de povos que utilizam e valorizam a oralidade como possibilidade de relacionamento humano. A oficina trabalhará a tradição dos contadores de histórias nas diversas culturas e sua importância para os povos afrodescendentes – resgate histórico de como essa prática acontecia em diferentes localidades do mundo. Inscrições na secretaria do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. 30 vagas.

11, 18, 25 de março (ter), 19h – BP Temática em Direitos Humanos Dança Sênior Judith Toyoko Ueno Oferece, através de ritmos africanos, exercícios para a terceira idade, expressão corporal para correção de postura e prevenção de doenças degenerativas. Adultos e terceira idade

12, 19 e 26 de março (qua), 8h – BP Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro

39


Oficina de artesanato Com o profª Andréia Mendes Florez. 5, 12, 19 e 26 de março (qua), 9h – BP Paulo Setúbal Com o Grupo Sempre é Tempo. 5, 12, 19 e 26 de março (qua), 9h – BP Amadeu Amaral Com o Grupo Esperança. 5, 12, 19 e 26 de março (qua), 13h30 – BP Amadeu Amaral Role-Playing Game (RPG) Com Beatriz Soares Silva RPG é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar. Na oficina serão abordados fundamentos teóricos sobre o jogo, confecção de tabuleiro e personagens, além do desafio de criar e participar de uma aventura. Inscrições na secretaria do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. 30 vagas.

Oficinas de leitura Com Regina Célia de Oliveira Encontros semanais, onde será abordada a arte da escrita a partir da leitura de livros de poesia, contos, entre outros do acervo. Com o objetivo de estimular a leitura e a escrita e divulgar o acervo disponível para leitura na Biblioteca. +10

14, 21 e 28 de março (sex), 14h – BP Padre José de Anchieta Encontro com a Yoga Com a profª Yoná Bumberger A Sahaja Yoga é uma yoga para os tempos atuais. Sua prática nos confere equilíbrio emocional, paz interior e saúde. Livre

15 e 29 de março (sáb), 10h – BP Malba Tahan

CURSOS | OFICINAS

CURSOS | OFICINAS

Xadrez Com o Prof. José Alberto Batista Mendes. +10. 5, 12, 19 e 26 de março (qua), 14h – BP Paulo Setúbal Com o Prof. José Alberto Batista Mendes. +10. 7, 14, 21 e 28 de março (sex), 14h – BP Paulo Setúbal Com o Prof. José Alberto Batista Mendes. +10. 1, 8, 15, 22 e 29 de março (sáb), 14h – BP Paulo Setúbal Com Jaime de Oliveira Soares. 11, 18 e 25 de março (ter), 10h e 13h – BP Temática em Direitos Humanos Com José João dos Santos. 8, 15, 22 e 29 de março (sáb), 10h – BP Amadeu Amaral

Oficina É um livro…? Relendo o livro como objeto Com Camila Feltre, arte educadora, mestranda em Arte Educação no Instituto de Artes da UNESP Durante a oficina será investigado o mistério que rondam os livros. Alguns jogos, brincadeiras e uma leitura coletiva podem ser nossos aliados. Cada participante poderá contribuir criando um livro e compartilhando suas descobertas. 30 vagas. +5

15 de março (sáb), 10h – Ponto de Leitura Jd. Lapenna 26 de março (qua), 10h – BP Paulo Duarte

12, 14, 19, 21, 26, 28 de março (qua e sex), 16h – BP Temática em Direitos Humanos Brincando com origami Com as funcionárias Claudete e Luzia Confecção de guirlanda de tsuru e kusudona (bola) e peças para origami modular. Infantil

40

12 e 26 de março (qua), 14h – BP Malba Tahan

41


Em 14 de março de 2014, completa-se o centenário do nascimento de Carolina Maria de Jesus, autora do famoso livro Quarto de Despejo (1960). Para comemorar este momento, o Proj. Editorial Ciclo Contínuo organizou um conjunto de ações artístico-culturais com a intenção não somente de homenagear, mas oferecer ao público a oportunidade de entrar em contato com a história e produção intelectual dessa importante referência da literatura feminina e periférica. A celebração acontece na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Temática de Poesia, com um festejo solene, onde será prestada homenagem à família de Carolina de Jesus, em nome de Vera Eunice de Jesus Lima – filha da escritora – além de debates, performance musical com DJ e teatro. 22 de março (sáb), Biblioteca Alceu Amoroso Lima

ENCONTROS | PALESTRAS

!

19h | Abertura Com a Mestre de Cerimônia: Lúcia H., produtora cultural 19h30 | Mesa: Prazer em (re)conhecer, sou Carolina! Com o escritor e jornalista Oswaldo de Camargo, a socióloga e pesquisadora da vida e obra de Carolina, Flávia Rios e a professora e filha de Carolina Maria de Jesus, Vera Eunice Lima de Jesus. Mediação: Marciano Ventura, coordenador do Projeto Ciclo Contínuo e Ano Centenário Carolina Maria de Jesus. 20h30 | Apresentação Pocket da peça Ensaio sobre Carolina. Com a Cia. de Teatro Os Crespos

42

21h | Festa de aniversário: Carolina na boca do povo! Com a DJ Evelin Cristina

43


DEBATE | Mulheres e histórias em quadrinhos As autoras Beatriz Lopes, Lovelove6, Sirlanney se encontram para conversar sobre as dinâmicas que envolvem a produção e consumo de quadrinhos independentes por mulheres, a partir de suas experiências como autoras, organizadoras e leitoras de HQ. As especificidades vivenciadas e as convergências e divergências pelas autoras de quadrinhos são temas para o debate, além das estratégias de autopublicação e estímulos de produção a partir de suas experiências pessoais.

15 de março (sáb), 14h – BP Rubens Borba Alves de Moraes 16 de março (dom), 14h – BP Viriato Corrêa PALESTRA | A natureza, nós e o paciente Com Paulo Fellegger Na saúde, enquanto não houver mudança no pensar, sentir e agir, jamais ocorrerá a cura definitiva. A Natureza não pune, apenas educa e recicla, e a renovação é constante e intermitente. É a lei de causa e efeito. 22 de março (sáb), 11h – BP Temática em Direitos Humanos PALESTRA | Origem das histórias e suas classificações: como analisar e roteirizar uma história Com Ana Luísa Lacombe Nesta palestra os alunos tomarão contato com universo das histórias: mitos, fábulas, contos de fadas, lendas. Um breve panorama de onde elas surgiram e como foram se disseminando pelo mundo. Uma breve explanação sobre o estudo da estrutura narrativa fazendo pontes com estruturas arquetípicas. 29 de março (sáb), 9h – BP Hans Christian Andersen

Ana Luísa Lacombe

ENCONTROS | PALESTRAS

ENCONTROS | PALESTRAS 44

PALESTRA |O papel do Contador de histórias e o retorno da alma ao mundo Com Eliana Atihé Certas práticas ancestrais, inspiradoras do que há de melhor em nossa natureza, vêm atuando, ao longo dos milênios, para tornarnos mais receptivos ao outro, mais atentos para o mundo, mais sensíveis e resilientes. A experiência com a narrativa oral, vivida em grupo, é, se não a mais antiga, certamente a mais duradoura e significativa instância de formação de nossa vida interior. O retorno do contador de histórias a um mundo hipertecnológico e desumanizado acena para a reconexão com valores e condutas que apelam a nossa essência humana mais profunda, da vida compartilhada e tocada pelo significado. 15 de março (sáb), 14h – BP Hans Christian Andersen

45


AMÉRICA DO SUL E PAÍSES ÁRABES

O segredo do Grão

Baile Perfumado

46

Baile Perfumado Brasil, 1997, 93 min, DVD Direção: Paulo Caldas e Lírio Ferreira. Elenco: Chico Diaz, Jofre Soares, Duda Mamberti Libanês radicado no Nordeste sai em busca de recursos para realizar um sonho: capturar imagens do bando do cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião. Saga real do libanês Benjamin Abrahão, responsável pelas únicas imagens de Lampião, quando vivia no sertão brasileiro. Facilitador da conversa após a exibição: Prof. Dr. Paulo Daniel Farah Dia 26 de março (qua), às 14h, BP Viriato Corrêa Dia 27 de março (qui),às 14h, BP Roberto Santos O segredo do Grão La graine et le mulet, França, 2007, 151 min, legendado, DVD Direção: Abdellatif Kechiche. Elenco: Habib Boufares, Hafsia Herzi, Farida Benkhetache No porto de Sète, o Senhor Beiji se arrasta pelo estaleiro naval em um emprego que se tornou doloroso ao longo dos anos. Pai de família divorciado, insistindo em permanecer junto aos seus, apesar de uma história familiar de rupturas e tensões que sentimos estarem prestes a se reacender e que as dificuldades financeiras só fazem exacerbar, atravessa um período difícil da sua vida onde tudo parece contribuir para fazê-lo experimentar um sentimento de inutilidade. Ele sonha em melhorar de vida criando o seu próprio negócio: um barco-restaurante especializado em cuscus. Livre Facilitadora da conversa após a exibição: Maria Nilda R. Santos Dia 26 de março (qua), às 17h, BP Viriato Corrêa Dia 27 de março (qui), às 17h, BP Roberto Santos

CINEMA

MOSTRA DE CINEMA

47


O Jom é a origem de todas as virtudes, a dignidade, a coragem, uma certa beleza do gesto, a fidelidade do compromisso, o respeito pelo outro e por si mesmo. Klaly, o feiticeiro africano, encarnação da memória africana, atravessa as épocas para ser uma testemunha da resistência à opressão: a que opõe o colonizador ao povo escravizado, o senhor ao criado, o patrão aos operários. +12

CINEMA

Jom ou a história de um povo Jom ou l'Histoire d'un peuple, França, Senegal, 1981, 76 min, legendado, DVD Direção: Ababacar Makharam. Elenco: Oumar Seck, Oumar Gueye, Amadou Lamine

Dia 7 de março (sex), às 15h Os combatentes africanos da Grande Guerra Les Combattants Africains de la Grande Guerre, França, 1983, 82 min, legendado, DVD Direção: Laurent Dussaux

Filmes clássicos de grandes cineastas africanos, restaurados pela Cinémathèque Afrique, entidade que incentiva a produção e a difusão do cinema africano e que faz parte do Institut Français, órgão de promoção e cooperação cultural francês. 7 a 16 de março Biblioteca Pública Viriato Corrêa

Reunindo reportagens filmadas em Senegal e Burkina Faso, assim como documentos de arquivo, este filme propõe uma nova abordagem da história: através dos testemunhos de combatentes sobreviventes entre os 200 mil soldados da África Ocidental que foram enviados para a Primeira Guerra Mundial. Documentos históricos preciosos, muitas vezes inéditos, como o embarque das tropas em Dakar, a travessia até a França, a vida nas trincheiras. +12

Dia 7 de março (sex), às 17h Safrana, ou o direito à palavra Safrana, ou le droit à la parole, França, Mauritânia, 1978, 121 min, legendado, DVD Direção: Sidney Sokhona Quatro trabalhadores imigrantes africanos decidem abandonar Paris para frequentar locais de agricultura numa região rural francesa depois tentarem se reinserir no seu país de origem. +12

Dia 8 de março (sáb), às 15h

48

Taafe Fanga, poder de saia Taafe Fanga, Pouvoir de pagne, França, Mali, 1997, 103 min, legendado, DVD Direção: Adama Drabo

49


vencer as suas crédulas conquistas. Momentaneamente sem dinheiro, eles não serão ao menos "príncipes" vindos de lendários reinados? +12 Dia 14 de março (sex), às 15h

Dia 8 de março (sáb), às 17h

Paris é Bonita Paris c'est joli, França, 1974, 23 min, legendado, DVD Direção: Inoussa Ousseini. Elenco: Jo Anouma, Charlotte French

Tabataba Tabataba, França, Madagascar, 1987, 79 min, legendado, DVD Direção: Raymond Rajaonarivelo. Elenco: François Botozandry, Lucien Dakadissy, Soatody Em 1947, os habitantes da aldeia de Tanala, na costa Leste de Madagascar, participam da grande revolta contra a colonização francesa. A história da insurreição e da sua repressão é vencida através dos olhos de Solo, jovem rapaz para quem a vida quotidiana e a infância não serão nunca transtornadas. +12

Dia 9 de março (dom), às 17h

CURTAS África sobre o Sena Afrique sur Seine, França, Senegal, 1957, 21 min, legendado, DVD Direção: Mamadou Sarr, Paulin Vieyra. Elenco: Marpessa Dawn, M Bathily, AM Baye A África está na África, sobre as margens do Sena ou no Quartier Latin? Interrogações de uma geração de artistas e estudantes à procura de sua cultura e seu futuro. +12

Dia 14 de março(sex), às 15h

+

50

Os Príncipes Negros de Saint-Germain-des-Prés Les Princes noirs de Saint Germain-des-Prés, França, Senegal, 1975, 14 min, legendado, DVD Direção: Ben Diogaye Beye. Elenco: Aziz Diiop, Muriel Dovaz, Moussa Sarr Nas esplanadas de Saint-Germain-de-Pres, as jovens brancas que procuram exotismo são as preferidas de jovens elegantes e pretensiosos. A imaginação deles nunca é pouca para entreter e con-

+

CINEMA

CINEMA

O ilustre feiticeiro africano Sidiki Diabaté nos convida para a falésia de Bandiagara, ao passado do povo dogon. L'Albarga, a máscara dos espíritos da falésia, símbolo de poder, cai nas mãos de Yayème, uma adolescente, e provoca uma desordem em Yanda. As mulheres trocam a saia pelas calças dos homens. Maldição? Castigo divino? O poder das mulheres se instala. A nova ordem resistirá a todas as contradições? +12

Um jovem africano chega à França clandestinamente. Em 24 horas ele será mistificado, enganado e destituído de seus poucos bens. +12

Dia 14 de março (sex), às 15h

CURTAS O regresso de um aventureiro Le Retour d'un Aventurier, França, 1966, 34 min, legendado, DVD Direção: Moustapha Alassane. Elenco: Zalika Souley, Djingarey Maiga, Moussa Harouna De regresso de uma viagem aos Estados Unidos, um jovem nigeriano oferece aos amigos da sua aldeia equipamentos de cowboys. A gangue vai perturbar a vida da aldeia e vai transformá-la em cidade de “far west”. +12

Dia 14 de março (sex), às 17h + Os cowboys são negros Les Cow-boys sont noirs, França, 1966, 15 min, legendado, DVDD Direção: Serge-Henri Moati. Elenco: Moustapha Alassane, Petit Bana, Djingarey Maiga Moustapha Alassane, cineasta nigeriano, realizou "Le Retour d'un" (O regresso de um aventureiro), primeiro western africano. "Os cowboys são negros" conta a historia da gravação deste filme de ação e de amor e mostra como é tênue a fronteira entre a realidade e a ficção, o cinema e a vida. +12

Dia 14 de março(sex), às 17h Bako, a outra margem Bako, l'autre rive, França, Mali, 1978, 109 min, legendado, DVD Direção: Jacques Champreux. Elenco: Sidiki Bakaba, Cheik Doukouré, Guillaume Correa

51


OS SEMENTAIS DE YENNENGA | PANORAMA DO FESPACO Biblioteca Pública Viriato Corrêa

Dia 15 de março (sáb), às 15h Finzan Finzan, França, Mali, 1989, 105 min, legendado, DVD Direção: Cheick Oumar Sissoko Este filme confronta as tradições patriarcais do Mali, incluindo a controversa questão da circuncisão feminina. A viúva recente Nanyuma se sente livre do tratamento cruel de seu falecido marido. Ela sai da aldeia com sua sobrinha Fili, mas é eventualmente forçada a regressar. Nanyuma percebe que sua única chance de reclamar a sua própria liberdade será abandonando a comunidade. +12

Dia 16 de março (dom), às 17h

Finzan

O FESPACO (Festival Pan Africano de Cinema e televisão de Ouagadougou) foi criado em 1969 em Burkina Faso, por iniciativa de um grupo de cinéfilos. O sucesso e a esperança gerados junto ao público e aos cineastas da África levaram as autoridades burquinenses a institucionalizá-lo em março de 1972. A partir da 6ª edição em 1979, passa a ser um evento bienal, começando no último sábado de fevereiro de cada ano ímpar. O troféu do Semental de Yennenga inspira-se no mito fundador do império dos Mossés, etnia majoritária no Burquina Faso.

CINEMA

CINEMA

A lenta imersão na miséria, o desprezo e, por vezes, a morte por que passam milhares de homens deslumbrados pela miragem de "Bako", palavra bambara que significa "a outra margem", utilizada pelos imigrantes nordestinos do Mali para designar a França. +12

Heremakono – esperando a felicidade Heremakono – En attendant le bonheur, França, Mauritânia, 2002, 95 min, legendado, DVD Direção: Abderrahmane Sissako. Elenco: Fatimatou Mint Ahmedou, Khatra Ould Kader, Makanfing Dabo Abdallah, um menino, encontra sua mãe em Nouadhibou, cidadezinha da costa da Mauritânia, enquanto esperam para viajar para a Europa. Nesse lugar de exílio, cuja língua não entende, tenta decifrar o mundo que o rodeia e terá a ajuda do jovem e alegre Khatra que o ajudará a sair de seu isolamento ensinando-lhe o dialeto local. Livre

Dia 21 de março (sex), às 15h Guimba Guimba, França, 1995, 93 min, legendado, DVD Direção: Cheick Oumar Sissoko. Elenco: Balla Moussa Keita, Falaba Issa Traoré

52

Sitakili, uma cidade do Sahel, vive sob a dominação de um homem, Guimba Dunbaya e seu filho Janguiné. Kani Coulibaly é noiva de Janguiné desde que nasceu. Ela é agora uma bela moça, mas nenhum pretendente ousa declararse tão grande o terror imposto por Guimba. Durante uma visita de cortesia a Kani, Janguiné apaixona-se por Meya, a mãe de sua noiva, e quer casa com ela. Para satisfazer o capricho do filho, Guimba expulsa Mambi, marido de

53


Dia 21 de março (sex), às 17h Finyé Finyé, França, Mali, 1982, 105 min, legendado, DVD Direção: Souleymane Cissé. Elenco: Balla Moussa Keita, Ismaïla Sar, Oumou Diarra Dois adolescentes malinenses, Bah e Batrou, oriundos de classes sociais diferentes, se encontram no liceu. Bah é o descendente de um grande chefe tradicional. O pai de Batrou, governador militar, representa o novo poder. Ambos os adolescentes pertecem a uma geração que recusa a ordem estabelecida e põe em questão a sociedade. +12

Dia 22 de março (sáb), às 15h Em nome de Cristo Au Nom du Christ, França, 1993, 82 min, legendado, DVD Direção: Roger Gnoan M'Bala. Elenco: Naky Sy Savané, Pierre Gondo Em uma aldeiazinha marfinense, vive um pequeno porqueiro desprezado por todos. Um belo dia, bebe demais e tem a visão de uma “criança Deus” que o elege para salvar seu povo e usa a sua eloquência para impressionar a imaginação das pessoas e fundar uma seita. +12

Dia 22 de março (sáb), às 17h Drum Drum, África do Sul, França, 2004, 104 min, legendado, DVD Direção: Zola Maseko. Elenco: Gabriel Mann, Jason Fleming, Taye Diggs Henry Nxumalo, jornalista de investigação famoso nos anos 50 em Sophiatown arriscou a vida denunciando as condições de tratamento dos negros que viveram e trabalharam durante os anos de segregação, apesar do assédio constante por parte das autoridades. +12

Dia 23 de março (dom), às 17h

54

As ruas de Casablanca Ali Zaoua, prince de la rue, Bélgica, França, Marrocos, 2000, 90 min, legendado, DVD Direção: Nabil Ayouch. Elenco: Hichan Moussoune, Mnounïm Kbab, Mustapha Hansali

Ali Kwika, Omar e Boubker são meninos de rua. Apesar das dificuldades do cotidiano, uma amizade indefectível os une. Ali é logo morto durante uma briga entre bandos rivais. Seus três amigos agora terão um único objetivo: dar-lhe o enterro que merece. +12

Dia 28 de março (sex), às 15h

CINEMA

CINEMA

Meya. Este refugia-se em uma aldeia de caçadores e organiza a revolta contra o tirano. +12

Buud Yam Buud Yam, França, 1997, 99 min, legendado, DVD Direção: Gaston J-M Kabore. Elenco: Amssatou Maiga, Serge Yanogo, Sévérine Ouddouda Wend Kuuni foi encontrado quase morto na selva quando era criança e foi adotado por uma família. Sua irmã adotiva, fica gravemente doente. Wend Kuuni parte em busca de um curandeiro lendário para salvar sua irmã da morte. +12

Dia 28 de março (sex), às 17h Baara Baara, França, Mali, 1978, 93 min, legendado, DVD De Souleymane Cissé. Com Baba Niaré, Balla Moussa Keita, Boubacar Keïta Um jovem camponês maliano trabalha como carregador de bagagens em Bamaco. Ele faz amizade com um jovem engenheiro que passa a ajudá-lo nos seus problemas com a polícia, além de conseguir um emprego para ele na fábrica. O engenheiro, que estudou na Europa, se opõe ao sindicato "da casa" submisso ao patrão, e entra em conflito com diretoria da fábrica. +12

Dia 29 de março (sáb), às 15h Djeli Djeli, Costa do Marfim, França, 1981, 92 min, legendado, DVD Direção: Fadika Kramo-Lanchiné. Elenco: El Hadj Syndou Dembélé, Fatou Quatara, Joachin Quatara Yao Dois estudantes marfinenses, Fanta e Karamoko, estão apaixonados e querem se casar. Mas Karamoko Kouyaté, filho de griô, não pode casar com Fanta, filha de um descendente direto das famílias ilustres do Mandigue. Apesar do mundo em plena transformação, ambas as famílias se opõem ao casamento entre seus filhos para preservar a tradição. +12

Dia 29 de março (sáb), às 17h

55


Em Marrakech, o velho tintureiro Moha e seu filho Miloud transportavam pacotes de fios de lã. Assim começa a minuciosa tecelagem de tapetes vendidos no exterior e a labuta dos homens mulheres e meninas. +12

Dia 30 de março (dom), às 17h

CINECLUBE DO IPIRANGA – FESTIVAL 16mm Biblioteca Pública Roberto Santos O acusado Obzalovany, Tchecoslováquia, 1965, 91 min, legendado, 16mm Direção: Jan Kadar e Elmar Klos. Elenco: Vlado Muller< Jaroslav Blasek e Miroslav Machack Gestores da construção de uma usina hidrelétrica são acusados de terem desviado dinheiro. Eles pagaram generosamente os trabalhadores em troca de uma parte do dinheiro desviado. +14

Dia 8 de março (sáb), às 19h Quando o coração canta Quando canta el corazon, Argentina, 1941, 82 min, legendado, 16mm Direção: Richard Harlan. Elenco: Hugo Del Carril e Aida Luz Jovem de família rica se apaixona por uma atriz de revista e se casa com ela, apesar da oposição de seus pais. +14

Dia 15 de março (sáb), às 19h Jogos da noite Nattlek, Suiça, 1966, 105 min, legendado, 16mm Direção: Mai Zetterling. Elenco: Kevin Hjelm e Ingrid Tullin

56

Na noite de seu casamento, um jovem e sua noiva decidem voltar ao castelo onde ele nasceu, para descobrir porque ele é impotente. São mostradas então, cenas rápidas de como viviam seus antepassados em meio a todo tipo

de perversão, orgias e incestos. Filme raríssimo. +14

Dia 22 de março (sáb), às 19h A louca La loca, México, 1952, 100 min, legendado, 16mm Direção: Miguel Zacarias. Elenco: Libertad La Marque, Ruben Rojo e Alma Fuentes

CINEMA

CINEMA

As mil e uma mãos Les Mille et Une Mains, França, 1971, 75 min, legendado, DVD Direção: Souhel Benbarka. Elenco: Abdou Chaibane, Elgazi Aissa, Mimsy Farmer

Jovem psiquiatra está interessado no caso de uma louca que acredita estar vivendo no passado. Ela tem parentes que procuram se apossar de uma herança milionária. Segundo a crítica, Libertad La Marque tem uma de suas melhores performances de sua carreira, cantando músicas como “Volver” de Carlos Gardel e Le Pêra e “Donde estás corazón” de Martinez Serrano. +14

Dia 29 de março (sáb), às 19h

WESTERN | DIÁLOGO COM OS MORTOS Biblioteca Pública Roberto Santos A mostra Western | Diálogo com os Mortos propõe um olhar em negativo do gênero cinematográfico por excelência e suas derivações. Instituído por Hollywood como estilização do mito de fundação dos Estados Unidos, confunde-se, de maneira mais ampla, com o espírito formativo da civilização ocidental, em que todo traço de cultura é também um traço de barbárie, nos termos de Walter Benjamin. Sua temática consiste, simplesmente, na conquista e na conformação de um território inóspito, de acordo com uma lógica social e às custas de privações. Para facilitar a compreensão de suas profundas contradições, entretanto, é necessário analisá-la de modo prismático. Daí a divisão em quatro tópicos: Constituição de Propriedade, Fatalidade da Natureza, Arruinamento e Limites da Alteridade. Os filmes elencados em Constituição de Propriedade focam na questão da propriedade privada e consequente alienação, pelo estabelecimento de fronteiras que garante direitos mas impõe restrições. Já os filmes elencados em Fatalidade da Natureza focam no embate entre homem e mundo selvagem, seja a vastidão do ambiente exterior ou suas paixões internas, ambos geradores de wilderness, uma condição vertiginosa associada a experiências limítrofes. E os filmes elencados em Arruinamento focam no processo de desagregação, exaustão e esvaziamento de um status quo, em

57


A trajetória de Paulo Honório, um modesto caixeiro-viajante que enriquece por métodos violentos e compra a fazenda São Bernardo. O conflito se estabelece quando Madalena, sua esposa, não aceita ser tratada como propriedade. Baseado no romance de Graciliano Ramos e com trilha de Caetano Veloso. +10

As palestras serão conduzidas por Dalila Martins, pesquisadora, crítica e ensaísta de Cinema e Audiovisual. Possui bacharelado em Audiovisual pela Universidade de São Paulo, onde cursa mestrado em História, Teoria e Crítica dos Meios e Processos Audiovisuais. Seu trabalho tece relações entre Paisagem e Filosofia da História.

Dia 9 de março (dom), às 16h

BLOCO CONSTITUIÇÃO DE PROPRIEDADE

O barão aventureiro The baron of Arizona, EUA, 1950, 97 min, legendado, DVD Direção: Samuel Fuller. Elenco: Vincent Price, Ellen Drew, Vladimir Sokoloff A história de James Addison Reavis, um trapaceiro notório que se arvorou em dono do estado do Arizona por volta de 1872. Um drama histórico sobre uma página esquecida da formação política dos Estados Unidos. Livre

Dia 7 de março (sex), às 16h Vinhas da ira The grapes of wrath, EUA, 1940, 129 min, legendado, DVD Direção: John Ford. Elenco: Henry Fonda, John Carradine, Jane Darwell Após cumprir pena por homicídio, Tom Joad volta para casa onde encontra a propriedade de sua família arrasada pelo clima e pela ganância dos bancos. Com pouco trabalho no horizonte da poeira de Oklahoma, toda a família empacota suas coisas e parte para a terra prometida: a Califórnia. Mas a árdua viagem e as difíceis condições de vida que encontram não aliviam seus problemas, e manter a unidade familiar acaba sendo um desafio tão grande quanto as diversidades que enfrentam. +12

Dia 7 de março (sex), às 19h

58

São Bernardo Brasil, 1972, 111 min, DVD Direção: Leon Hirzsman. Elenco: Othon Bastos, Isabel Ribeiro, Nildo Parente

CINEMA

CINEMA

que as fundamentações enfraquecem-se, os meios viciam-se e os fins tornam-se espectrais. Por fim, os filmes elencados em Limites da Alteridade focam nas relações de coalescência entre afirmação de identidade e exclusão de outrem, pelos polos da opressão e do reconhecimento.

Cedo demais | Tarde demais Trop Tôt, trop tard, França, Egito, 1982, 100 min, legendado, DVD Direção: Jean-Marie Straub/Danièle Huillet O vento da História. A história das lutas camponesas na França. A história das lutas camponesas no Egito. Cedo demais. Tarde demais. É preciso estar atento ao momento preciso. Com textos de Friedrich Engels e Mahmoud Hussein. Livre Dia 9 de março (dom), às 18h, após a sessão haverá a palestra “Constituição de propriedade” com Dalila Martins BLOCO FATALIDADE DA NATUREZA

Ouro e maldição Greed, EUA, 1924, 120 min, legendado, DVD Direção: Erich von Stroheim. Elenco: Zasu Pitts, Gibson Gowland, Jean Hersholt Após anos trabalhando em uma mina, McTeague se muda para a Califórnia, onde passa a trabalhar ilegalmente como dentista. Lá seu primo Marcus lhe apresenta, Trina por quem é apaixonado, mas McTeague então se casa com ela. Trina ganha um grande prêmio na loteria e, aos poucos, vai sendo dominada pela avareza. +16

Dia 14 de março (sex), às 16h Aguirre – a cólera dos deuses Aguirre - der Zorn Gottes, Alemanha, 1972, 100 min, legendado, DVD Direção: Werner Herzog. Elenco: Klaus Kinski, Helena Rojo, Del Negro Em meados do século XVI, o conquistador espanhol Gonzalo Pizarro lidera uma expedição ao Peru em busca de Eldorado, a mítica cidade do ouro. Um dos seus homens, Dom Lope de Aguirre, consumido pela loucura, sonha em conquistar toda a América do Sul. +14

Dia 14 de março (sex), às 19h

59


Sean Mercer lidera um grupo de caçadores de animais na África. Seus clientes são os principais zoológicos do mundo, ávidos por novas atrações. Sua missão é atrapalhada pela presença da bela e jovem fotógrafa Dallas, ansiosa por imagens exclusivas da caçada. +12 Dia 16 de marçom (dom), às 16h, após a sessão haverá a palestra “Fatalidade da Natureza” com Dalila Martins BLOCO: ARRUINAMENTO

O dragão da maldade contra o santo guerreiro Brasil, 1969, 95 min, DVD Direção: Glauber Rocha. Elenco: Othon Bastos, Jofre Soares, Rosa Maria Penna Um dia, numa cidadezinha chamada Jardim das Piranhas, aparece um cangaceiro que se apresenta como a reencarnação de Lampião. Seu nome é Coraina. Anos depois de ter matado Corisco, Antônio das Mortes vai à cidade para ver o cangaceiro. É o encontro dos mitos. +14

Dia 21 de março (sex), às 16h O intendente Sansho Sanshô dayû, Japão, 1954, 120 min, legendado, DVD Direção: Kenji Mizoguchi. Elenco: Kinuyo Tanaka, Yoshiaki Hanayagi, Kyôko Kagawa Tamaki viaja com Zushio e Anju, seu casal de filhos. No caminho, ela é enganada e levada para a ilha Sado, e vê seus filhos serem vendidos como escravos. Dez anos depois, Zushio e Anju sabem da história de uma mulher em Sado, famosa por cantar uma triste canção para eles. Então, os irmãos farão de tudo para reencontrar sua mãe. Livre

Dia 21 de março (sex), às 19h

60

Bronco Billy Bronco Billy, EUA, 1980, 119 min, legendado, DVD Direção: Clint Eastwood. Elenco: Geoffrey Lewis, Bill McKinney, Scatman Crothers

O circo mambembe "Bronco Billy's Wild West Show" viaja pelo interior dos Estados Unidos, apresentando números artísticos de faroeste. Bronco Billy McCoy, "o gatilho mais rápido do Oeste", está com problemas para conseguir uma assistente. Em uma parada numa cidadezinha, Bronco conhece a herdeira milionária Antoinette Lilly e oferece o cargo de assistente. Livre

Dia 23 de março (dom), às 16h

CINEMA

CINEMA

Hatari! Hatari!, EUA, 1962, 157 min, legendado, DVD Direção: Howard Hawks. Elenco: John Wayne, Bruce Cabot, Elsa Martinelli

O portal do paraíso

Heaven's gate, EUA, 1980, 206 min, legendado, DVD Direção: Michael Cimino. Elenco: Kris Kristofferson, Christopher Walken, John Hurt 1890, Wyoming, Estados Unidos. Um xerife faz o possível para proteger fazendeiros imigrantes de ricos criadores de gado, em lutas por mais terras. Ao mesmo tempo, ele luta pelo coração de uma jovem com um pistoleiro. +14 Dia 23 de março (dom), às 18h, após a sessão haverá a palestra “Arruinamento” com Dalila Martins BLOCO: LIMITES DA ALTERIDADE

Ceddo Ceddo, Senegal, 1977, 120 min, legendado, DVD Direção: Ousmane Sembène. Elenco: Tabata Ndiaye, Moustapha Yade, Ismaila Diagne Crônica dramática sobre as disputas políticas e religiosas em uma aldeia africana, em um contexto em que convivem mercadores de escravos europeus, uma elite recém convertida ao Islamismo e parte da população local resistente à conversão (os Ceddo)r. +12

Dia 28 de março (sex), às 16h Serras da desordem Brasil, 2006, 130 min, DVD Direção: Andrea Tonacci Carapirú é um índio nômade que, após ter seu grupo familiar massacrado em um ataque de fazendeiros, consegue escapar e viver, durante 10 anos, perambulando pelas serras do Brasil central. Capturado em novembro de 1988 é levado pelo sertanista Sydney Possuelo para Brasília. Sua história ganha as páginas dos jornais, gerando polêmica entre historiadores e antropólogos em relação à sua origem e identidade. +16

Dia 28 de março (sex), às 19h

61


O filme examina em paralelo duas famílias, uma francesa e outra palestina. Discussão sobre o sistema de imagens e a revolução. Filmado na Palestina em 1969 e 1970, e em Paris nos anos 1970. +12 Dia 30 de março (dom), às 16h, após a sessão haverá a palestra “Limites da alteridade” com Dalila Martins

Crepúsculo de uma raça Cheyenne Autumn, EUA, 1964, 157 min, legendado, DVD Direção: John Ford. Elenco: James Stewart, Richard Widmark, Carroll Baker Em 1878, o governo deixa de entregar os suprimentos necessários à tribo indígena Cheyenne, como prevê um tratado assinado pelos governantes. Famintos e descontentes, mais de 300 índios decidem sair da reserva. Thomas Archer, Capitão da Cavalaria Americana, é designado para a missão de conter os índios e evitar a viagem. +14

Dia 30 de março (dom), às 18h

SESSÃO NOSTALGIA Biblioteca Pública Roberto Santos Da ambição ao crime Crime of passion, EUA, 1957, 84 min, legendado, DVD Direção: Gerd Oswald. Elenco: Barbara Stanwyck, Sterling Hayden, Raymond Burr Kathy Ferguson é uma jornalista de San Francisco que se casa com Bill Doyle, um detetive da polícia de Los Angeles. Ela interrompe sua carreira e se torna uma dona de casa, mas com o tempo mostra-se ambiciosa e não mede consequências para vê-lo promovido no departamento. +14

62

Direção: Lewis Allen. Elenco: Frank Sinatra, Sterling Hayden, James Gleason A poucas horas da chegada do presidente dos Estados Unidos no vilarejo californiano de Suddenly, o atirador maníaco e sádico John Baron toma como refém a família de Pop Benson, um agente aposentado do Serviço Secreto e o xerife Tod Shaw. Clássico do gênero noir. +14

CINEMA

CINEMA

Aqui e acolá Ici et ailleurs, França, 1976, 53 min, legendado, DVD Direção: Jean-Luc Godard, Anne-Marie Mieville, Jean-Pierre Gorin

Dia 12 de março (qua), às 19h Quando a neve voltar a cair Days of glory, EUA, 1944, 78 min, legendado, DVD Direção: Jacques Tourneur. Elenco: Gregory Peck, Tamara Toumanova, Alan Reed Um grupo de guerrilha luta heroicamente contra o impossível durante a invasão nazista em 1941 na Rússia. +14

Dia 19 de março (qua), às 19h Rebecca – A mulher inesquecível Rebecca, EUA, 1940, 130 min, legendado, DVD Direção: Alfred Hitchcock. Elenco: Joan Fontaine, Laurence Olivier, Judith Anderson Uma jovem de origem humilde se casa com um riquíssimo nobre inglês, que ainda vive atormentado por lembranças de sua falecida esposa. Após o casamento e já morando na mansão do marido, ela vai descobrindo surpreendentes segredos sobre o passado dele. +14

Dia 26 de março (qua), às 19h

TRABALHAR CANSA Biblioteca Pública Paulo Setúbal

Dia 5 de março (qua), às 19h

Tempos Modernos Modern Times, EUA, 1936, 89 min, legendado, DVD Direção: Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Al Ernest Garcia, Bobby Barber

Meu ofício é matar Suddenly, EUA, 1954, 75 min, legendado, DVD

O trabalhador de uma fábrica sofre um colapso nervoso pelo excesso de trabalho. Ao se recuperar, encontra a fábrica fechada e é confundido com o líder de uma greve, acabando preso. Saindo da prisão, encontra uma jovem

63


Dia 10 de março (seg) às 16h O diabo veste Prada The Devil Wears Prada, EUA, 2006, 109 min, legendado, DVD Direção: David Frankel. Elenco: Anne Hathaway, Meryl Streep, John Graham Andrea é uma jovem que se muda para Nova York a fim de tentar uma carreira como jornalista. Ela consegue um emprego na maior revista de moda da cidade, editada pela poderosa Miranda Priestly, mas tem sérios problemas com as tarefas absurdas ordenadas pela chefe. Livre

Dia 17 de março (seg), às 16h O homem que copiava Brasil, 2003, 130 min, DVD Direção: Jorge Furtado. Elenco: Lázaro Ramos, Leandra Leal, Luana Piovani André é um operador de fotocopiadora que precisa de 38 Reais. Com o dinheiro, ele pretende comprar um presente para a mãe e também salvar a vida de Silvia, sua paixão. Ele faz muitos planos para conseguir dinheiro. E todos dão certo. +14

Dia 24 de março (seg), às 16h A classe operária vai ao paraíso La classe operaia va in paradiso, Itália, 1971, 111 min, legendado, DVD Direção: Elio Petri. Elenco: Gian Maria Volonté, Mariangela Melato, Gino Pernice Lulu, um operário-padrão italiano, perde um dedo em acidente de trabalho e é envolvido em um movimento de protesto. Ele fica dividido entre as tentações da sociedade de consumo e o movimento sindical, numa radiografia do impasse ideológico de muitos trabalhadores. +16

Um painel histórico, musical e informativo sobre o nascimento da Bossa Nova, nos anos 50. Com entrevistas e apresentações exclusivas de grandes nomes como Roberto Menescal, Carlos Lyra, João Donato, Alaíde Costa, Johnny Alf e outros. Livre

Dia 6 de março (qui), às 14h30 Bezerra de Menezes: o diário de um espírito Brasil, 2008, 76 min, DVD Direção: Glauber Filho, Joe Pimentel. Elenco: Caio Blat, Alexandra Marinho, Lúcio Mauro Bezerra de Menezes começou como médico, elegeu-se vereador e deputado em várias legislaturas e defendeu as ideias abolicionistas. Ficou conhecido no Brasil pelo seu trabalho anônimo para ajudar aos desfavorecidos, sendo conhecido como "Médico dos Pobres". Livre

Dia 13 de março (qui), às 14h30 Não por acaso Brasil, 2007, 100 min, DVD Direção: Philippe Barcinski. Elenco: Rodrigo Santoro, Letícia Sabatella, Branca Messina Ênio é um engenheiro de trânsito da cidade de São Paulo. O encontro com sua filha Bia faz com que ele se sinta sem o controle de tudo. Pedro é dono de uma marcenaria especializada na construção de mesas de sinuca. Um acidente faz com que a vida de ambos tome rumos surpreendentes. +10

Dia 20 de março (qui), às 14h30 O coronel e o lobisomem Brasil, 2005, 103 min, DVD Direção: Maurício Farias. Elenco: Selton Mello, Lúcio Mauro Filho, Andrea Beltrão

MOSTRA CINEMA NACIONAL

A história de Ponciano de Azeredo Furtado, coronel e fazendeiro por herança, que luta contra Pernambuco Nogueira, seu irmão de criação, para manter as terras da Fazenda Sobradinho e conquistar o coração da amada prima Esmeraldina. Baseado no livro homônimo de José Cândido. +10

Biblioteca Pública Cora Coralina

Dia 27 de março (qui), às 14h30

Dia 31 de março (seg), às 16h

64

Coisa Mais Linda – Histórias e Casos da Bossa Nova Brasil, 2005, 120 min, DVD Direção: Paulo Thiago. Elenco: Carlos Diegues, Carlos Lyra, Kay Lyra

CINEMA

CINEMA

em apuros e a ajuda. Os dois se unem atrás de emprego e vivem uma série de aventuras. Livre

65


Biblioteca Pública Pedro Nava Sinfonia em Paris An American in Paris, EUA, 1951, 113 min, legendado, DVD Direção de Vincent Minnelli. Elenco: Gene Kelly, Leslie Caron, Nina Foch Jerry é um pintor norte-americano que tenta a sorte em Paris. Seu talento é "descoberto" por uma rica mulher, que tem muito mais interesse em Jerry do que apenas em seus quadros. Mas ele se apaixona por Lise, uma jovem francesa. Livre

Dia 27 de março (qui), às 14h

SESSÕES INFANTIS NAS BIBLIOTECAS Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Dia 6 de março (qui), às 14h

Toy story 3 Toy story 3, EUA, 2010, 103 min, dublado, DVD Direção: Lee Unkrich

A baronesa transviada Brasil, 1957, 100 min, DVD Direção de Watson Macedo. Elenco: Dercy Gonçalves, Grande Otelo, Catalano, Badaró

Andy está prestes a ir para a faculdade. Ele precisa arrumar o quarto e definir o que irá para o lixo e o que será guardado no sótão. Seus antigos brinquedos, Buzz Lightyear, Jessie e o Sr. Cabeça de Batata são separados para serem guardados no sótão. Mas a mãe de Andy se confunde e os coloca no lixo. Woody decide salvá-los e todos acabam em uma creche que parece mais uma prisão. Livre

Uma manicure herda uma fortuna, que lhe permitirá realizar o seu grande sonho de se tornar uma grande estrela cinematográfica, realizando um filme carnavalesco que a consagrará como grande intérprete. Livre

Dia 13 de março (qui), às 14h Cabaré Cabaret, EUA, 1972, 124 min, legendado, DVD Direção de Bob Fosse. Elenco: Lisa Minelli, Michael York, Joel Grey

66

como Jets, são os donos do lugar, e sentem a necessidade de proteger o 'seu' território quando uma gangue de porta-riquenhos, os Sharks, tentam tomála. Livre

Dia 11 de março (ter), às 15h O corcunda de Notre Dame The Huntchback of Notre Dame, EUA, 1996, 91 min, dublado, DVD Direção: Gary Trousdale e Kirk Wise

Sally Bowles, a cantora do cabaré Kit Kat Klub, Brian Roberts, um tímido professor, e Maximilian Heune, um barão alemão, envolvem-se em um triângulo amoroso que reflete a contradição da sociedade alemã do início dos anos 30, próximo ao surgimento do nazismo. Para maiores de 14 anos

Instigado por seus amigos gárgulas, Quasímodo enfrenta seu malvado guardião e aventura-se a sair da torre para participar do alegre "Festival dos Tolos", a maior festa do ano realizada nas ruas de Paris. Quando a atenção da multidão volta-se para o bondoso tocador de sinos por causa de sua aparência, ele é salvo por Esmeralda, uma linda cigana. Quasímodo passa a travar duas batalhas: evitar a destruição da cidade que ama e, ao mesmo tempo, convencer a todos a enxergar não apenas as aparências. Livre

Dia 20 de março (qui), às 14h

Dia 18 de março (ter), às 15h

Amor, Sublime Amor West Side Story, EUA, 1961, 151 min, legendado, DVD Direção de Jerome Robbins, Robert Wise. Elenco: Simon Oakland, Tony Mordente

Atlantis – o reino perdido Atlantis: The Lost Empire, EUA, 2011, 85 min, dublado, DVD Direção: Gary Trousdale e Kirk Wise

Uma acirrada briga entre gangues de Nova York. Os americanos, conhecidos

CINEMA

CINEMA

FILMES MUSICAIS

Determinado a encontrar o mítico reino perdido, um jovem aventureiro chamado Milo acha um antigo diário com pistas sobre sua localização. Junto

67


Dia 25 de março (ter), às 15h Biblioteca Pública Paulo Setúbal

Valente Brave, EUA, 2012, 100 min, dublado, DVD Direção: Mark Andrews, Brenda Chapman, Steve Purcell Na Escócia, Merida quer se destacar como arqueira. Um conflito de determinação com a mãe força Merida a fazer uma escolha temerária, que põe em perigo o reino do pai e a vida da mãe. Livre

CINEMA

CINEMA

com uma equipe de habilidosos, mas esquisitos exploradores, chefiada pelo comandante Rourke, Milo segue a bordo do moderno submarino Ulysses para uma arriscada expedição no fundo do mar. Livre

Dia 31 de março (seg), às 14h Mulan Mulan, EUA, 1998, 88 min, dublado, DVD Direção: Barry Cook e Tony Bancroft Quando os mongóis invadem a China, o imperador decreta que cada família ceda um homem para o exército imperial. Com isso, uma jovem fica angustiada ao ver seu velho e doente pai ser convocado, por ser o único homem da família. Assim, sua filha rouba sua armadura e espada, se disfarça de homem e se apresenta no lugar do pai. Livre

Dia 10 de março (seg), às 14h

Biblioteca Pública Pedro Nava Irmão urso Brother bear, EUA, 2003, 85 min, dublado, DVD Direção: Robert Walker Em busca de vingança por seu pai ter sido morto por um urso, o índio Kenai acaba sendo amaldiçoado pelos espíritos da floresta e é transformado em um urso. Logo se vê em apuros quando seu próprio irmão começa a caçá-lo. Livre

Dia 5 de março (qua), às 14h As aventuras de Azur e Asmar Azur et Asmar, Bélgica, França, Espanha, Itália, 2006, 99 min, dublado, DVD Direção: Michel Ocelot

68

Universidade monstros Monsters University, EUA, 2013, 107 min, dublado, DVD Direção: Dan Scanlon. Elenco: Billy Crystal, John Goodman, Steve Buscemi

Azur e Asmar foram criados por Jeanne, mãe de Asmar. Um, louro de olhos azuis, o outro, moreno de olhos pretos. Os meninos cresceram juntos encantados pelas histórias sobre a Fada dos Djins. A partida de Jeanne separa os dois meninos abruptamente. Já adultos, eles se reencontram. Desta vez como rivais na busca pela Fada, que os leva a atravessar o reino encantado do Maghreb. Livre

A história de como dois monstros incompatíveis se conhecem e se tornam amigos para sempre. Mike Wazowski sabe que os melhores Assustadores estudam na Universidade Monstros (UM). Mas durante o primeiro semestre na UM, os planos de Mike saem dos trilhos quando seu caminho cruza com o do sabichão Sulley, um Assustador nato. Livre

Dia 17 de março (seg), às 14h

Dia 12 de março (qua), às 14h

O garoto cósmico Brasil, 2007, 77 min, DVD Direção: Alê Abreu. Elenco: Aleph Naldi, Belchior, Bianca Rayen

A fantástica fábrica de chocolate Charlie and the Chocolate Factory, EUA, 2005, 106 min, dublado, DVD Direção: Tim Burton. Elenco: Johnny Depp, Freddie Highmore, David Kelly

Cósmico, Luna e Maninho vivem em um mundo futurista, onde as vidas são inteiramente programadas. Uma noite eles se perdem no espaço e descobrem um universo infinito, esquecido num pequeno circo, onde vivem novas experiências. Livre

Um grupo de crianças vence o concurso das barras de chocolate Wonka e tem acesso à misteriosa, mágica e fantástica fábrica de chocolate, onde segredos da fabricação do produto estavam trancafiados a sete chaves. Livre

Dia 24 de março (seg), às 14h

Dia 19 de março (qua), às 14h

69


O gato de botas Puss in Boots, EUA, 2011, 90 min, dublado, DVD Direção: Chris Miller

Coraline Jones está entediada em sua nova casa, até que encontra uma porta secreta e descobre uma versão alternativa de sua própria vida do outro lado. Para maiores de 10 anos

Muito antes de conhecer o ogro Shrek e sua turma, o Gato de Botas vai viver uma grande aventura ao lado de Humpty Dumpty e Kitty Pata Mansa. Livre

Dia 26 de março (qua), às 14h Biblioteca Pública Roberto Santos Lucky Luke – Dayse Town Lucky Luke – Daisy Town, EUA, 1978, 72 min, dublado, DVD Direção: George Dargaud, René Goscinny, Morris Nesta engraçada aventura, que mostra o nascimento, o auge e o desaparecimento de uma cidade do velho oeste, o sortudo cowboy Lucky Luke vai parar na simpática Daisy Town. Ele é chamado para livrar a cidade dos bandidos que estão prestes a dominá-la. Livre

Dia 8 de março (sáb), às 16h Lucky Luke – a balada dos Daltons Lucky Luke – The Ballad of the Dalton, EUA, 1978, 80 min, dublado, DVD Direção: René Goscinny, Morris Os principais rivais do cowboy Lucky Luke, os irmãos Joe, William, Jack e Averell Dalton estão, mais uma vez, na prisão. Eles foram condenados a mais de 4 mil anos de trabalhos forçados. Quando pensam que morrerão ali, são surpreendidos por uma notícia excelente: seu tio Henry morreu, deixou uma fortuna e eles são os herdeiros! Livre

Dia 29 de março (sáb), às 16h

CINEMA

CINEMA

Coraline e o mundo secreto Coraline, EUA, 2009, 100 min, dublado, DVD Direção: Henri Selick

Biblioteca Pública Viriato Corrêa Kiriku e a feiticeira Kirikou et la Sorcière, França, 1998, 71 min, dublado, DVD Direção: Michel Ocelot Na África Ocidental, nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto. Ele tem um destino: enfrentar a malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d'água da aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la. Livre

Dia 9 de março (dom), às 15h Madagascar 3 Madagascar 3: Europe's Most Wanted, EUA, 2012, 85 min, dublado, DVD Direção: Eric Darnell, Tom McGrath, Conrad Vernon O leão Alex, a zebra Marty, a girafa Melman e a hipopótamo Gloria viajam com um circo, numa nova tentativa de voltarem para Nova York. Livre

Dia 23 de março (dom), às 15h

Dia 15 de março (sáb), às 16h Fievel – um conto americano An American Tail, EUA, 1991, 80 min, dublado, DVD Direção: Don Bluth Virada do século XIX, a família Ratowitz emigra da Rússia para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor. Chegando a Nova Iorque, o pequeno ratinho Fievel fica maravilhado com a cidade, e se perde dos pais. Começa uma incrível saga nas perigosas ruas de Nova Iorque. Livre

70

Dia 22 de março (sáb), às 16h

71


ADELPHA FIGUEIREDO Pça. Ilo Ottani, 146, Pari ( 2292-3439 AFFONSO TAUNAY R. Taquari, 549, Mooca ( 2292-5126 AFONSO SCHMIDT Av. Elisio Teixeira Leite, 1470, Freguesia do Ó | Brasilândia ( 3975-2305 ALCEU AMOROSO LIMA | Temática em Poesia R. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros ( 3082-5023 | 3081-6092 ÁLVARES DE AZEVEDO Pça. Joaquim José da Nova s/nº, V. Maria ( 2954-2813

CORA CORALINA R. Otelo Augusto Ribeiro, 113, Guaianazes ( 2557-8004 ÉRICO VERÍSSIMO R. Diógenes Dourado, 101, Parada de Taipas ( 3972-0450 GILBERTO FREYRE R. José Joaquim, 290, Sapopemba ( 2143-1811 HANS CHRISTIAN ANDERSEN | Temática em Contos de Fadas Av. Celso Garcia, 4142, Tatuapé ( 2295-3447

ÁLVARO GUERRA R. Pedroso de Moraes, 1919, Pinheiros ( 3031-7784

HELENA SILVEIRA R. João Batista Reimão, 146 Campo Limpo ( 5841-1259

AMADEU AMARAL R. José C. Castro s/nº, Jd. da Saúde ( 5061-3320

JAMIL ALMANSUR HADDAD R. Andes, 491-A, Guaianazes ( 2557-0067

ANNE FRANK R. Cojuba, 45, Itaim Bibi ( 3078-6352

JOSÉ DE ANCHIETA, PADRE R. Antonio Maia, 651, Perus ( 3917-0751

ARNALDO MAGALHÃES GIÁCOMO, PROF. R. Restinga, 136, Tatuapé ( 2295-0785 AURELIANO LEITE R. Otto Schubart, 196, Pq. São Lucas ( 2211-7716 BELMONTE | Temática em Cultura Popular R. Paulo Eiró, 525, Santo Amaro ( 5687-0408 | 5691-0433 BRITO BROCA Av. Mutinga, 1425, Pirituba ( 3904-1444 | 3904-2476 CAMILA CERQUEIRA CÉSAR R. Waldemar Sanches, 41, Butantã ( 3731-5210 CASSIANO RICARDO | Temática em Música Av. Celso Garcia ,4200, Tatuapé ( 2092-4570

72

CLARICE LISPECTOR R. Jaricunas, 458, Siciliano ( 3672-1423

ENDEREÇOS

ENDEREÇOS

BIBLIOTECAS PÚBLICAS

JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS Pça. Com. Eduardo Oliveira, 100, Pq. Edu Chaves ( 2242-8196 | 2242-1072 JOSÉ PAULO PAES Lgo. do Rosário, 20, Penha ( 2091-3944 | 2227-1170 JOVINA ROCHA ÁLVARES PESSOA Av. Pe. Francisco de Toledo, 331, Artur Alvim ( 2741-7371 | 2741-0371 LENYRA FRACCAROLI Pça. Haroldo Daltro, 451, Vila Nova Manchester ( 2295-2295 MALBA TAHAN R. Brás Pires Meira, 100, Veleiros ( 5523-4556

CASTRO ALVES R. Abrahão Mussa, s/nº, Jd. Patente ( 2946-4562

MARCOS REY Av. Anacê, 92, Jardim Umarizal ( 5845-2572

CHÁCARA DO CASTELO R. Brás Lourenço, 333, Jd. da Glória ( 5573-4929

MÁRIO SCHENBERG | Temática em Ciências R. Catão, 611, Lapa ( 3672-0456

73


SYLVIA ORTHOF Av. Tucuruvi, 808, Tucuruvi ( 2981-6264 | 2981-6263

MILTON SANTOS Av. Aricanduva, 5777, Jardim Aricanduva ( 2726-4882

THALES CASTANHO DE ANDRADE R. Dr. Artur Fajardo, 447, Freguesia do Ó ( 3975-7439

MONTEIRO LOBATO R. Gal. Jardim, 485, V. Buarque ( 3256-4038

VICENTE DE CARVALHO R. Guilherme Valência, 210, Itaquera ( 2521-0553

NARBAL FONTES R. Cs. Moreira de Barros, 170, Santana ( 2973-4461

VICENTE PAULO GUIMARÃES R. Jaguar, 225, V. Curuçá ( 2035-5322 | 2034-0646

NUTO SANT'ANNA Pça. Tenório Aguiar, 32, Santana ( 2973-0072 PAULO DUARTE | Temática em Cultura Afro-Brasileira R. Arsênio Tavollieri, 45, Jabaquara ( 5011-8819 | 5011-7445

VIRIATO CORRÊA | Temática em Literatura Fantástica R. Sena Madureira, 298, V. Mariana ( 5573-4017 | 5574-0389

PONTOS DE LEITURA

PAULO SETÚBAL | Temática em Literatura Policial Av. Renata, 163, Vila Formosa ( 2211-1508 | 2211-1507

ANDRÉ VITAL Av. dos Metalúrgicos, 2255, Cidade Tiradentes ( 2282-2562

PEDRO NAVA R. Helena do Sacramento, 1000, Mandaqui ( 2973-7293 | 2950-3598

BUTANTÃ R. Junta Mizumoto, 13, Jardim Peri Peri | Butantã ( 3744-4369

PRESTES MAIA, PREFEITO | Temática em Arquitetura e Urbanismo Av. João Dias, 822, Santo Amaro ( 5687-0513

CAROLINA MARIA DE JESUS R. Teresinha do Prado Oliveira, 119, Parelheiros ( 5921-3665

RAUL BOPP | Temática em Meio Ambiente R. Muniz de Sousa, 1155, Aclimação ( 3208-1895

74

VINÍCIUS DE MORAIS Av. Jardim Tamoio, 1119, Itaquera ( 2521-6914

PAULO SÉRGIO DUARTE MILLIET Pça. Ituzaingó, s/nº, Tatuapé ( 2671-4974

RAIMUNDO DE MENEZES Av. Nordestina, 780, São Miguel Paulista ( 2297-4053

ENDEREÇOS

ENDEREÇOS

MENOTTI DEL PICCHIA R. São Romualdo, 382, Limão ( 3966-4814 | 3956-5070

GRACILIANO RAMOS R. Profº Oscar Barreto Filho, 252 (Calçadão Cultural do Grajaú), Parque América | Grajaú ( 5924-9135

RICARDO RAMOS Pça. Centenário de Vila Prudente, 25 Vila Prudente ( 2273-4860

JARDIM LAPENNA R. Serra da Juruoca, s/ nº (Galpão da Cultura e Cidadania), Jardim Lapenna ( 2297-3532

ROBERTO SANTOS | Temática em Cinema R. Cisplatina, 505, Ipiranga ( 2273-2390 | 2063-0901

JUSCELINO KUBITSCHEK Av. Inácio Monteiro, 55, Cidade Tiradentes ( 2556-3036

RUBENS BORBA ALVES DE MORAES R. Sampei Sato, 440, Ermelino Matarazzo ( 2943-5255

OLIDO Av. São João, 473, Centro ( 3397-0176

SERGIO BUARQUE DE HOLANDA R. Vitório Santim, 44, Itaquera ( 2205-7406

PARQUE DO PIQUERI R. Tuiuti, 515, Tatuapé ( 2092-6524

75


LAJEADO – domingos, das 10h às 16h R. Antonio Thadeo, 74, Lajeado

PRAÇA DO BAMBUZAL R. da Colônia Nova s/nº (Praça Nativo Rosa de Oliveira – Praça do Bambuzal) – Jardim Ângela ( 5833-3567

LIONS CLUB TUCURUVI – sábados e domingos, das 10h às 16h R. Alcindo Bueno de Assis, nº 500, Tucuruvi

SÃO MATEUS R. Fortaleza de Itapema, 268, Jardim Vera Cruz, São Mateus ( 2019-1718 SEVERINO DO RAMO R. Barão de Alagoas, 340, Itaim Paulista ( 2963-2742 | 2568-3329 TIDE SETUBAL R. Mário Dallari, 170, Jd. São Vicente, São Miguel Paulista ( 2297-5969 UNIÃO DOS MORADORES DO PARQUE ANHANGUERA R. Amadeu Caego Monteiro, 209, Parque Anhanguera ( 3911-3394 VILA MARA R. Conceição de Almeida, 170, São Miguel Paulista ( 2586-2526

BOSQUES DA LEITURA

( 3675-8096

bosquedaleitura@prefeitura.sp.gov.br ANHANGUERA | domingos, das 10h às 16h Av. Fortunata Tadiello Natucci, 1.000, Perus

RAPOSO TAVARES – domingos, das 10h às 16h R. Telmo Coelho Filho, 200, Vila Albano, Butantã RODRIGO DE GÁSPERI – domingos, das 10h às 16h Av. Miguel de Castro, 321, Vila Zati

ENDEREÇOS

ENDEREÇOS

PARQUE DO RODEIO R. Igarapé da Bela Aurora, s/nº, Cidade Tiradentes ( 2555-4276

SANTO DIAS – sábados e domingos, das 10h às 16h R. Jasmim da Beirada, 71, Capão Redondo TROTE – domingos, das 10h às 16h R. São Quirino, 905, Vila Guilherme

ÔNIBUS-BIBLIOTECA Horário de atendimento: das 10h às 16h. Telefone de informações ao público: ( 2291-5763 ZONA NORTE 3ª FEIRA

Jaraguá. Vila Nova Esperança – Pça. Divino Pai Eterno, s/nº Jaçanã. Jaçanã – Pça. João Batista Vasques, final Av. Guapira, ponto inicial Linha Jaçanã/Metrô Belém l Vila Maria. Parque Novo Mundo – R. Lídice com R. Eureka l l

CARMO | sábados e domingos, das 10h às 16h Av. Afonso de Sampaio Souza, 951, Itaquera CIDADE DE TORONTO | domingos, das 10h às 16h Av. Cardeal Motta, 84, Pirituba ESPORTIVO DOS TRABALHADORES | sábados e domingos, das 10h às 16h R. Canuto Abreu, s/nº, Tatuapé GUARAPIRANGA | domingos, das 10h às 16h Av. Guarapiranga, 1091 – Portão 2, ao lado do ‘Quioscão’, Guarapiranga IBIRAPUERA | sábados e domingos, das 10h às 16h Av. República do Líbano, 1.151 – Portão 7A, Moema

76

JARDIM DA LUZ | sábados e domingos, das 10h às 16h R. Ribeiro de Lima, 99, Luz

4ª FEIRA

Tremembé. Tremembé – R. Barão Carlos de Sousa Anhumas, s/nº – Pça. Recanto Verde l Brasilândia. Jardim Damasceno – R. Grumixá, s/nº (acesso pela Av. Cantídio Sampaio, altura do nº 4420) l Jaraguá. Jaraguá – Estrada de Taipas com Estrada do Corredor (Praça sem nome) l

5ª FEIRA

Brasilândia. Vila Penteado – Pça. Luiz José Junqueira Freire, s/nº – Freguesia do Ó (atrás do Sacolão de Vila Penteado) l Cachoeirinha. Jardim Peri – Av. Francisco Machado da Silva, s/nº (esquina com a Estrada Santa Inês) l Casa Verde. Parque Peruche – R. Santa Eudóxia, altura nº 679 l

77


Brasilândia. Vila Icaraí – Av. Humberto Gomes Maia, s/nº (esquina com a Estrada Lázaro Amâncio Barros), altura nº 416 l Jardim Ladeira Rosa. Brasilândia/Cachoeirinha – Pça. Victorio Finzetto (próximo Av. Penha Brasil), com Av. Inajar de Souza l Vila Maria. Parque Vila Maria – R. Nossa Senhora Aparecida, altura nº 95, próximo à EMEF Paulo Carneiro Thomaz Alves l

SÁBADO

Cachoeirinha. Cachoeirinha – Av. Afonso A. Vieira, esquina Av. Penha Brasil, estacionamento do Watanabe Materiais para construção, s/nº l Tremembé. Jardim Labitare – R. dos Pássaros, s/nº (próximo à Av. Sezefredo Fagundes, altura nº 14125) l Anhanguera. Morro Doce – R. Nestor Gomes, esquina com a R. Virginia Castiglioni, altura nº 143, Pça. Antonio Molina l

Grajaú. Parque Grajaú – R. Miraflores, altura nº 228, em frente à EE Maria Juvenal Homem de Melo e ao CEI Douglas Daniel Nascimento l Capão Redondo. Jardim das Rosas – R. Abril Peres, 80, 2ª praça l Jardim Ângela. Jardim Santa Margarida – R. João Ferreira da Silva, 99, com R. Magister Leoninus l

5ª FEIRA

Capão Redondo. Capão Redondo – R. dos Mutirantes, altura nº 140, ao lado da padaria comunitária, depois do sacolão, final R. Marmeleira da Índia, próximo Pq. Santo Dias l Cidade Ademar. Vila Stéfani – R. Hermenegildo Martini, altura nº 1527 da Av. Yervant Kissajikian, em frente ao AMA Jardim Constância l Campo Limpo. Jardim Olinda – R. Cardoso Moreira, 551 l Sacomã. Vila Moraes – Largo Santa Ângela, s/nº, R. Simão Lopes, altura nº 1054, esquina R. Sebastião Mazzoni l

ENDEREÇOS

ENDEREÇOS

6ª FEIRA

6ª FEIRA

Grajaú. Grajaú – Rua Olavo Bilac, altura nº 3865 da Av. Dona Belmira Marin, Parque Brasil, (ao lado da Loja Marabraz) l Cidade Dutra. Jardim Primavera – Cidade Dutra – Praça João Beiçola da Silva, altura nº 700 da Av. Lourenço Cabreira l Pedreira. Jardim da Pedreira – Praça do Acuri, s/nº, Estrada do Alvarenga, altura nº 1614 l Cidade Ademar. Jardim Luso – (Cidade Júlia) – Av. Francesco Maria Melani, s/nº, em frente à EMEF Liliane Verzini Silva l Grajaú. Jardim Reimberg – R. Alba Valdez, altura nº 279, esquina R. Juvenal Crem, paralela à R. José Basílio da Gama, Jardim Reimberg l

DOMINGO

Vila Medeiros. Vila Medeiros – Pça. Augusta Vitória, s/nº (ao lado da Base da Polícia Militar) l Tremembé. Jardim Joana D'Arc – Alameda das Cerejeiras, s/nº (continuação da R. Paineira Velha, próximo Av. Ushikichi Kamiya) l Pirituba. Jardim Cidade Pirituba – R. Antonio Fernandes Pinheiro, em frente a primeira entrada do Pq. Pirituba, paralela à R. Com Feiz Zarzur l

ZONA SUL 3ª FEIRA

SÁBADO

Jardim Ângela. Jardim Ângela – Estrada do M´Boi Mirim, altura nº 4776 (ao lado da Base da Polícia Militar) l Jardim São Luis. Jardim Vaz de Lima – R. Luca Marenzio, altura nº 21, paralela à R. Emérico Lobo de Mesquita, ao lado da Base da Polícia Militar, final ônibus Jardim Vaz de Lima l Cidade Dutra. Jardim Orion – R. Gaspar José Raposo, esquina com Av. Presidente João Goulart, altura nº 2300 l Cidade Dutra. Vila da Paz – R. Epaminondas Neri da Silveira, altura nº 48, ao lado da EMEI, esquina com Av. João Paulo da Silva, trav. da Av. Interlagos, 5356, atrás do Cingapura Autódromo de Interlagos

Cidade Ademar. Jardim Miriam – Praça Fernando Braga Pereira da Rocha, altura nº 5947 da Av. Cupecê (em frente ao Poupatempo) l Pedreira. Balneário São Francisco – Praça Fausto Amaro Gonçalves, s/nº (Próximo ao Supermercado Pedreira), Estrada do Alvarenga, altura nº 3000 l Jardim Ângela. Jardim Vera Cruz – R. Paula Gomes, esquina Av. dos Funcionários Públicos, altura nº 1288, Areião, próximo a R. André Pechon e do CEU Vila do Sol l Capão Redondo. Jardim Macedônia – Pça. Irmãs Nilza e Rosilene, R. Póvoa de Varzin, altura nº 130 l Parelheiros. Jardim Ramala – Av. Paulo Guilguer Reimberg, altura nº 80, esquina Av. Sen. Teotônio Vilela, em frente ao Terminal Varginha, Pça. do Trabalhador

l

l

DOMINGO

Vila Andrade. Vila Andrade – R. das Belezas, s/nº (Pça. do Arariba, ao final da rua) Grajaú. Parque Residencial dos Lagos – R. Cisne Azul, final da Rua l Parelheiros. Colônia – Largo Igreja Nossa Senhora Aparecida, 77, R. Jackson Polaco, esquina Estrada da Barragem, altura nº 03

l

4ª FEIRA

Cidade Dutra. Vila São José – Cidade Dutra – Pça. José Boemer Roschel, s/nº (próximo à Pça. José Shunck)

l

78

l

79


ZONA LESTE 3ª FEIRA

Cidade Líder. Cidade Líder – R. Galeandra, altura 271, R. Murici | PalmeiraLaca, R. Cananga, em frente a EMEF Brigadeiro Correia de Mello e EMEI Piratininga l Iguatemi. Jardim Iguatemi – R. Oscar Muller, altura nº 140 l Sapopemba. Jardim Elba – R. Custódio de Sá e Faria, s/nº, 1085 l Itaim Paulista - Jardim Camargo – Pça. Baltazar Ribeiro com Av. Pereira de Faro, s/nº. l

4ª FEIRA

Jardim Helena. Jardim Helena – Av. Kumaki Aoki, s/nº (Pça. Craveiro do Campo) São Miguel. São Miguel Paulista I – R. Adão Manoel (em frente à Pça. N. Sra. Aparecida, ao lado da Igreja) – União de Vila Nova l Aricanduva. Haia do Carrão – R. Pedro Rabelo, 29, altura nº 399 da Av. Pastor Cícero Canuto de Lima, Pça. Cândido Mendes de Almeida l Vila Matilde. Vila Guilhermina – Pça. João Balbino Pereira, com a R. Almeida Brandão l

l

5ª FEIRA

Vila Jacuí. Jardim da Casa Pintada – Pça. Almiscar com Av. Maria Santana, altura nº 22, ao lado EE Prof. Tito Lívio Pereira l Sapopemba. Sapopemba – Pça. Francisco Tavares Veloso, R. Torres Florêncio E. Rielli, altura nº 266 com R. Milton da Cruz, ao lado da CEI Diretor Marcos Melega – Jardim Plnalto l Jardim Helena. São Miguel Paulista II – Av. Tomás Lopes de Camargo, altura nº 440, ao lado da EE José Bonifácio (Jd. Romano) l Itaim Paulista. Itaim Paulista - R. Paulo Tapajós, altura nº 210

SÁBADO

Itaquera. Ponte Rasa – Av. das Alamandas, em frente à EE José Milton Cruzeiro São Mateus. São Mateus – Pça. Prof. Dr. João Sampaio Goes Júnior, R. Dr. Felice Buscaglia, altura nº 712, esquina R. Maria Luisa do Val Penteado com Av. Claudio Augusto Fernandes l Ermelino Matarazzo. Vila Paranaguá – Pça. Romão Gomes Portão l São Mateus – Jardim Colorado – São Mateus – R. Lázaro Gonçalves Fraga, s/nº, esquina Pça. João Galli l

l

DOMINGO

Cangaíba. Vila Sílvia – R. Olho D'Água do Borges, s/nº – Pça. Fênix (Ponto final da linha Jardim Danfer e Vila Silvia) l Cidade Tiradentes. Cidade Tiradentes – Av. Naylor de Oliveira, altura nº 119, ao lado do Terminal Cidade Tiradentes l São Mateus. Jardim Nove de Julho – Pça. General Manoel Rabelo com R. Dr. Paulo Queiroz, s/nº l Sapopemba. Jardim Sapopemba 2 – Pça. João G. Gimenes, altura nº 11000 da Av. Sapopemba

ENDEREÇOS

ENDEREÇOS

Jardim São Luis. Chácara Santana – R. Diogo de Azevedo Sampaio, altura nº 200, Pça. Dr. Mario Saraiva de Andrade l Sacomã. Jardim Climax – R. Guaiana, 151, altura nº 2253 da Av. Padre Arlindo Vieira, Pça. Maria Helena Marcos Aristides, ao lado da UBS l

l

ZONA OESTE 3ª FEIRA

Raposo Tavares. Jardim Guaraú – R. Edward Carmilo, altura nº 1049 com a R. Francisco Leite Esquerdo, ao lado da EMEI Cel. Negrão e EMEF Tarsila do Amaral, Jardim Celeste

l

l

6ª FEIRA

São Rafael. Parque São Rafael – R. José Vieira do Rio, altura nº 34, com Av. Salvador de Paiva, Pça. do Bosque, atrás do Banco Itaú, próximo da Av. Baronesa de Muritiba, altura do nº 750, em frente a Escola André Nunes l Parque do Carmo. Parque do Carmo – R. Xavier Palmerim, 109, ao lado da padaria, em frente a Pça., sem nome l São Rafael. Jardim São Francisco – R. Morro das Pedras, em frente ao nº 206 l Vila Curuçá. Jardim Nazaré – Pça. José Fortuna, entre a R. Severino José Fernandes com Av. João Batista Santiago e R. Francisco Monteiro Tavares, Jardim Robru l

80

4ª FEIRA

Rio Pequeno. Jardim D'Abril – R. Eusébio de Paula Marcondes, ao lado do CEI Lo Turco

l

5ª FEIRA

Rio Pequeno. Jardim Sarah – R. Waldemar Roberto, altura nº 435, esquina R. Abgail Alves Pires (Pça. Wilson Moreira da Costa)

l

ESPAÇOS DE LEITURA CECÍLIA MEIRELES Centro de Memória e Convívio da Lapa R. Araçatuba, 522, Vila Romana ( 3834-0004 ZALINA ROLIM Centro de Convívio e Cultura da Vila Mariana R. Corredeira, 26, Vila Mariana ( 5573-2606

81


Bibliotecas da Secretaria de Cultura Neste guia você encontra a programação cultural das Bibliotecas Públicas, Ônibus-Biblioteca, Pontos e Bosques da Leitura que são administrados pela Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas. Para conhecer a programação das bibliotecas do Centro Cultural São Paulo, do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, do Centro Cultural da Penha e da Biblioteca Mário de Andrade, visite o site: www.cultura.prefeitura.sp.gov.br

secretaria municipal de cultura juca ferreira coordenadoria do sistema municipal de bibliotecas maria zenita monteiro divisão de programas e projetos giuliano tierno de siqueira programação barbara bischoff | carolina penna | doroty rojas | heloisa bonfanti | katianne silva e silva | melina i. campanini | priscila tamis |rafael nantes | rosa falzoni projeto gráfico e diagramação pepe andrade edição e revisão fernanda verzinhassi | meire farias

82

Tiragem desta edição: 30.000 capa: papel couche, 120g miolo: papel LWC

Guia de Programação Bibliotecas SP | março 2014  

Programação cultural de março de 2014 em Bibliotecas Públicas e serviços de extensão da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you