Issuu on Google+

Introdução aos Serviços às Novas Gerações


O Que Significa Novas Gerações ? O termo Novas Gerações se refere aos integrantes mais jovens da família rotária, ou seja, os participantes de programas pró-juventude, como Interact, Rotaract, RYLA e Intercâmbio de Jovens, ou jovens que se envolvem em atividades de Rotary Clubs e distritos. O ex-presidente do RI, Luis Vicente Giay, criou o termo Novas Gerações quando falou que o futuro do Rotary dependia do envolvimento dos jovens nos programas e atividades da nossa organização. Na Convenção do RI de 1996 em Calgary, Canadá, ele disse: “A visão que tivermos do futuro fará a diferença entre o nosso sucesso ou fracasso. As Novas Gerações são o nosso investimento no futuro. Portanto, vamos começar a construir o futuro.” As Novas Gerações se tornaram a Quinta Avenida de Serviços do Rotary em 2010, e sua definição está nos Estatutos Prescritos para o Rotary Club, artigo 5: Serviços às Novas Gerações — A quinta Avenida de Serviços reconhece a mudança positiva trazida pelos jovens através do incentivo a atividades de desenvolvimento de líder, engajamento comunitário, prestação internacional de serviços e de programas de intercâmbio que enriquecem e promovem a paz e compreensão mundial. Os Rotary Clubs devem se comprometer a envolver os jovens em projetos de serviços profissionais, à comunidade e internacionais, e oferecer programas e recursos que os apoiem.

Comissões de clube Garanta a continuidade dos Serviços às Novas Gerações através do plano de liderança do seu clube. Incorpore em comissões existentes o apoio às Novas Gerações ou considere a criação de uma Comissão de Novas Gerações. Peça ajuda aos membros da comissão para estabelecer metas de longo prazo para esta Avenida de Serviços.

Novas Gerações e as Avenidas de Serviços Os rotarianos vêm servindo aos jovens há muito tempo. O Plano Estratégico do RI incentiva os clubes a distribuírem suas atividades entre as cinco Avenidas de Serviços, reconhecendo que algumas se encaixam em mais de uma. A Avenida de Serviços às Novas Gerações reconhece o trabalho excepcional que os rotarianos desempenham com a juventude e os incentiva a ampliar ainda mais o escopo de sua atuação, apoiando o sucesso pessoal e profissional dos jovens e reconhecendo a diversidade de suas necessidades.

Introdução aos Serviços às Novas Gerações

1


Você já está envolvido com as novas gerações? Amplie suas atividades junto às novas gerações. Se o seu clube trabalha com um programa de orientação para estudantes do ensino médio, considere abrir um Interact Club na escola. Se o seu clube patrocina um Interact club para estudantes de 14 a 18 anos de idade, considere o patrocínio de um clube para alunos de 12 a 14 anos.

Novas gerações e quadro associativo O trabalho com as novas gerações contribui ao futuro de seu Rotary Club. Ao formar laços com os jovens, os clubes cultivam futuros associados e se revigoram com a energia e visão das novas gerações. Compartilhe o ideal rotário de servir, implementando projetos de serviços profissionais e à comunidade voltados aos jovens, como feiras de carreiras e programas de orientação. Em algumas comunidades, Rotary Clubs de Novas Gerações estão sendo formados como alternativa aos clubes existentes, sendo ótimos para atrair associados mais jovens ao Rotary.

Os programas pró-juventude podem ser o primeiro passo para uma vida dedicada ao ideal de servir do Rotary. Por isso, fortaleça o seu relacionamento com os participantes, não apenas como um investimento no futuro, mas também para enriquecer o seu clube hoje.

Promoção dos Serviços às Novas Gerações aos rotarianos Algumas formas de promover os Serviços às Novas Gerações aos rotarianos incluem: • Postar artigos sobre as novas gerações no boletim do clube • Divulgar detalhes de projetos para novas gerações no website do clube e em redes sociais • Entrar em contato com a mídia para solicitar cobertura de projetos humanitários implementados por Interact e Rotaract Clubs e compartilhar as histórias com outros rotarianos • Reconhecer os rotarianos que demonstram um forte compromisso com os Serviços às Novas Gerações

2

P RO G RA M a S d o R I


Promoção do Rotary aos jovens Projetos locais de clube, como programas de orientação, feiras de carreiras e concursos de redação, apoiam as novas gerações e, ao mesmo tempo, promovem o Rotary e seus ideais aos jovens da comunidade. Outras atividades incluem: • Reconhecer estudantes que exemplificam os ideais de servir do Rotary, oferecendo prêmios e bolsas educacionais a eles • Envolver jovens em atividades de arrecadação de fundos em apoio a projetos locais e internacionais em prol da juventude • Organizar projetos de serviços à comunidade em benefício dos jovens, como campanha de doação de livros e dicionários a bibliotecas escolares

Promoção de programas para as novas gerações É importante manter a participação dos jovens que já estão envolvidos com o Rotary. Para tanto, considere as seguintes atividades: • Apresentar interactianos a Rotaract Clubs locais e divulgar as oportunidades de participação no programa de Intercâmbio de Jovens do RI • Convidar rotaractianos para servirem como líderes de eventos do RYLA • Incentivar participantes do Intercâmbio de Jovens a formarem um Interact ou Rotaract Club quando voltarem para casa • Indicar interactianos ou participantes do Intercâmbio de Jovens para comparecerem a evento do RYLA do seu distrito • Incentivar rotaractianos a servirem como mentores de interactianos ou participarem em um projeto humanitário de Interact Club

A Fundação Rotária também apoia as novas gerações através de programas educacionais, como Bolsas Rotary pela Paz, e de subsídios que financiam bolsas de estudo e projetos humanitários implementados por jovens ou em seu benefício. Para mais informações, entre em contato com o presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária.

Mês das Novas Gerações Em setembro, comemore o Mês das Novas Gerações reconhecendo trabalhos extraordinários de jovens em sua comunidade ou participantes de programas prójuventude do RI. Durante as reuniões do clube, dê destaque a atividades de Interact ou Rotaract Clubs locais, convide interactianos ou rotaractianos para falar sobre seus projetos ou lance um novo projeto que beneficie os jovens de sua área.

Introdução aos Serviços às Novas Gerações

3


Novas gerações e projetos humanitários Uma forma de incentivar seu clube a participar dos Serviços às Novas Gerações é envolvendo os jovens em projetos que beneficiem suas comunidades diariamente, tais como: • Arrecadação de fundos para erradicar a pólio • Voluntariado para auxiliar pessoas da terceira idade • Limpeza e renovação da vizinhança • Arrecadação de alimentos para ajudar organizações de combate à fome • Realização de feiras profissionais em parceria com outras organizações • Campanhas de conscientização sobre aids em faculdades e universidades • Manutenção e conserto de bicicletas para serem doadas a crianças carentes • Visitas a escolas de ensino fundamental para falar sobre tomada de decisões • Organização de mutirão para limpar rios ou lagos Uma colaboração bem-sucedida em projeto humanitário aumenta o interesse pelo Rotary.

Comunicação com os presidentes de comissão distrital Presidentes de comissões distritais de programas pró-juventude ajudam a promover os Serviços às Novas Gerações, fornecem suporte a projetos e oferecem informações sobre programas. Consulte o diretório do distrito ou envie e-mail para programs@rotary.org.

4

P RO G RA M a S d o R I


INTERACT O Interact é um programa do Rotary que consiste de clubes de serviços para jovens de 12 a 18 anos de idade. Os clubes podem ser formados com base na comunidade ou em estabelecimento de ensino. Embora sejam patrocinados por Rotary Clubs que os orientam e apoiam, os Interact Clubs são completamente autônomos. Os objetivos do Interact incluem desenvolver qualidades de liderança e integridade, prestar auxílio e respeitar o próximo, compreender o valor da responsabilidade individual e dedicação ao trabalho, e promover a compreensão e boa vontade internacional.

Como a faixa etária do Interact é bem ampla, vários clubes podem ser formados na mesma área geográfica para acomodar diferentes faixas etárias. O Rotary Club de Lakeway/Lake Travis, EUA, patrocina três Interact clubs — um para jovens de 14 a 18 anos de idade na escola Lake Travis High School, e os outros dois para jovens de 12 a 14 anos nas escolas Hudson Bend Middle School e Lake Travis Middle School.

O seu Rotary Club pode apoiar o Interact das seguintes formas: • Convidando interactianos ou o presidente da Comissão Distrital de Interact para falar em reuniões do clube • Incluindo interactianos em um projeto de serviços à comunidade • Patrocinando um Interact Club (como primeiro passo, marque uma reunião com administradores de escolas locais) • Realizando uma feira de carreiras para interactianos • Comparecendo a reuniões de Interact Club e convidando interactianos para reuniões do seu Rotary Club • Designando rotarianos como mentores de interactianos

Recursos Para saber mais sobre o Interact consulte: • Manual do Interact (654-PT) • Interact — folheto (600-PT) • Interact — pôster (639-MU) • Interact: Faça a Diferença (650-DVD-PT) • Interact Faculty Adviser Guide (somente na web, em inglês) Os recursos acima podem ser baixados do site www.rotary.org/pt > Estudantes e jovens > Programas pró-juventude > Interact, ou comprados em shop.rotary.org. Perguntas? Envie e-mail para interact@rotary.org.

Introdução aos Serviços às Novas Gerações

5


Rotaract O Rotaract é um programa do Rotary que consiste de clubes de serviços integrados por jovens de 18 a 30 anos de idade, sediados em uma universidade ou comunidade. Clubes em universidades são formados por estudantes que se reúnem no campus, e os clubes nas comunidades são formados por jovens adultos de diferentes áreas de atuação, independente de profissão ou nível de estudos. Todos os Rotaract Clubs são patrocinados por um Rotary Club local e conduzem projetos de serviços à comunidade e serviços internacionais, dando enfoque também a atividades de capacitação de liderança e desenvolvimento profissional. O seu Rotary Club pode apoiar o Rotaract das seguintes formas: • Divulgando informações sobre o Rotaract em faculdades, universidades e centros comunitários locais • Criando uma Comissão de Rotaract • Patrocinando um Rotaract Club • Convidando rotaractianos a reuniões do clube, trabalhando juntos em projetos humanitários e atividades do clube, e tomando outras medidas para fortalecer o relacionamento • Orientando rotaractianos sobre suas habilidades profissionais e de liderança, e fornecendo oportunidades de treinamento a dirigentes de Rotaract Clubs • Aceitando ex-rotaractianos em seu Rotary Club

Recursos Para saber mais sobre o Rotaract consulte: • Manual do Rotaract (562-PT) • Rotaract — folheto (663-PT) • Guide for District Rotaract Leaders (somente na web, em inglês) Os recursos acima podem ser baixados do site www.rotary.org/pt > Estudantes e jovens > Programas pró-juventude > Rotaract, ou comprados em shop.rotary.org. Perguntas? Envie e-mail para rotaract@rotary.org.

6

P RO G RA M a S d o R I


Intercâmbio de Jovens O Intercâmbio de Jovens é um programa através do qual estudantes passam um período morando no estrangeiro e aprendendo uma nova cultura. Jovens de 15 a 19 anos de idade podem participar do programa de longa duração, de até um ano, ou optar pelo programa de curta duração, que varia de sete dias e várias semanas. A duração do Intercâmbio de Novas Gerações, para jovens de 18 a 25 anos, pode ser de algumas semanas até três meses. Rotary Clubs e distritos patrocinam os participantes dos intercâmbios, que servem como embaixadores de seus países durante sua permanência no exterior. O seu Rotary Club pode apoiar o Intercâmbio de Jovens das seguintes formas: • Convidando intercambista para fazer uma apresentação durante reunião do clube • Trabalhando com outro clube para patrocinar ou receber um estudante • Promovendo os benefícios culturais e educacionais do Intercâmbio de Jovens a participantes potenciais e famílias anfitriãs • Pedindo para um ex ou atual intercambista recomendar o programa durante uma reunião da associação de pais e mestres ou assembleia estudantil • Entrando em contato com o seu presidente de Comissão Distrital de Intercâmbio de Jovens ou governador de distrito para pedir mais informações sobre como se envolver no programa

Recursos Para saber mais sobre o Intercâmbio de Jovens consulte: • Manual do Intercâmbio de Jovens (746-PT) • Intercâmbio de Jovens — Programa de Longa Duração (755-PT) • Intercâmbio de Jovens — Programa de Curta Duração (756-PT) • Intercâmbio de Novas Gerações — folheto (760-PT) • Intercâmbio de Jovens — pôster (751-PT) Os recursos acima podem ser baixados do site www.rotary.org/pt > Estudantes e jovens > Programas pró-juventude > Intercâmbio de Jovens do Rotary, ou comprados em shop.rotary.org. Perguntas? Envie e-mail para youthexchange@rotary.org.

Introdução aos Serviços às Novas Gerações

7


Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (RYLA) O RYLA é a iniciativa de treinamento do Rotary para os jovens. O programa é para pessoas de 14 a 30 anos; porém, a maioria dos clubes e distritos prefere trabalhar com uma faixa etária específica, como de 14 a 18, 19 a 30, ou 25 a 30 anos. O RYLA enfatiza a liderança, cidadania e crescimento pessoal. Além disso, demonstra o respeito e a preocupação do Rotary com a juventude, oferecendo treinamento para jovens e líderes em potencial, incentivando jovens a se tornar líderes, e reconhecendo publicamente os jovens que prestam serviços à comunidade. O seu Rotary Club pode apoiar o RYLA das seguintes formas: • Pedindo a administradores escolares e conselheiros de Interact Club para promover o RYLA • Convidando ex-participantes do RYLA para falar em uma reunião do clube sobre sua experiência com o programa • Incluindo verbas no orçamento para enviar jovens ao evento distrital do RYLA • Recrutando jovens com potencial de líderes para comparecer a um evento distrital do RYLA • Organizando reuniões do RYLA ou eventos para follow-up • Entrando em contato com o presidente de Comissão Distrital do RYLA para descobrir como o seu clube pode participar do programa

Recursos Para saber mais sobre o RYLA consulte: • Manual do Programa Prêmios Rotários de Liderança Juvenil — RYLA (694-PT) • RYLA — Prêmios Rotários de Liderança Juvenil — folheto (636-PT) • RYLA — Prêmios Rotários de Liderança Juvenil — pôster (635-MU) Os recursos acima podem ser baixados do site www.rotary.org/pt > Estudantes e jovens > Programas pró-juventude > Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (RYLA), ou comprados em shop.rotary.org. Perguntas? Envie e-mail para ryla@rotary.org.

8

P RO G RA M a S d o R I


Proteção aos Jovens As normas do RI de proteção aos jovens se aplicam a todas as atividades que envolvem menores de idade, entre elas os programas Interact, RYLA e Intercâmbio de Jovens.

Código de Conduta para Trabalhos com Jovens O Rotary International se empenha em desenvolver e cultivar um ambiente seguro para todos os participantes de atividades rotárias. É da responsabilidade dos rotarianos, cônjuges e parceiros de rotarianos, e outros voluntários do Rotary, salvaguardar ao máximo o bem-estar das crianças e dos jovens com os quais entram em contato, protegendo-os de qualquer abuso ou assédio físico, sexual e emocional.

Recursos Para saber mais sobre proteção de jovens consulte Prevenção de Abuso e Assédio — Manual de Treinamento e Guia para Líderes (775-PT). Perguntas? Envie e-mail para programs@rotary.org.

Introdução aos Serviços às Novas Gerações

9


Ex-Participantes de programas para novas gerações Os rotarianos devem trazer esses alumni ao Rotary. Embora muitos ex-rotaractianos, ex-interactianos, ex-participantes do Intercâmbio de Jovens e do RYLA possam ter se mudado para outros distritos, muitos também devem ter se mudado para o seu. Todos os alumni merecem a oportunidade de se manterem envolvidos no Rotary. O seu Rotary Club pode ajudar das seguintes formas: • Organizando eventos de formatura para Interact e Rotaract Clubs sediados em escolas para reconhecer aqueles que estão saindo do programa, e promover oportunidades para continuarem envolvidos com o Rotary • Apresentando ex-participantes de programas aos Rotary Clubs do lugar ao qual eles se mudaram • Entrando em contato com ex-participantes que já se mudaram do seu distrito para ajudá-los a encontrarem um Rotary Club na região onde agora estão morando • Publicando anúncios em jornais ou utilizando redes sociais para incentivar exparticipantes a se reaproximarem do Rotary através de seu clube • Convidando um ex-participante para visitar o clube e comparecer a eventos do clube e distrito Apesar de os dirigentes de Rotary Clubs mudarem anualmente, a ênfase na juventude e no crescimento do quadro associativo deve sempre continuar. Os interactianos de ontem são os rotaractianos de hoje e os rotarianos de amanhã.

10

P RO G RA M a S d o R I


One Rotary Center 1560 Sherman Avenue Evanston, IL 60201-3698 EUA www.rotary.org

735-PT—(411)


MANUAL NOVAS GERAÇÕES 735pt