Page 1

www.rotary.pt

NOVEMBRO 2007 | Nยบ 5 Presidente R.I.

Wilfrid J. Wilkinson Distrito 1960 PORTUGAL

2007-08

Governador do Distrito

Eduardo Caetano de Sousa


2

Distrito 1960

Assembleia de Representantes da Fundação Rotária Portuguesa 20 de Outubro

No passado dia 20 de Outubro em Coimbra, realizou-se a Assembleia de Representantes da Fundação Rotária Portuguesa. O encontro contou com a representação de vários clubes rotários, dos dois distritos, bem como dos dirigentes da FRP e também dos Governadores em exercício , Eduardo Caetano de Sousa e Bernardino Pereira. Foram discutidos vários pontes de interesse para a instituição, mas o principal ponto da agenda de trabalhos , prendia-se com a discussão e aprovação do Plano de Actividades e Orçamento, para o ano de 2008. Entre as questões em discussão, deu-se particular ênfase à consolidação do património da FRP e a campanha do ­Milhão e Meio nas comemorações do seu cinquente­ nário. Os representantes dos clubes abordaram ainda a possibilidade de se formarem parcerias entre a FRP e a Rotary Foundation, no âmbito do alargamento do espaço de intervenção da Fundação aos países de Língua Oficial Portuguesa, no apoio aos clubes na execução de programas humanitários e de programas dirigidos à Juventude. Falou-se ainda, no relacionamento institucional da Fundação, a sua promoção e a divulgação da imagem da Fundação Rotária Portuguesa, e a criação do Museu Rotário Português. Foram feitas intervenções por parte dos clubes, relativamente à atribuição de bolsas de estudo e ao apoio prestado pela FRP ao movimento rotário. As comemorações do 50º aniversário da Fundação Rotária Portuguesa, decorrerá durante o ano de 2009.

ROTARY RECONHECIDO PELAS NAÇÕES UNIDAS No dia 25 de Outubro, as Nações Unidas honraram o Rotary Internacional e a Rotary Foundation com O ­PRÉMIO HUMANITÁRIO 2007, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no fornecimento de água potável e saneamento básico a populações em países em vias de desenvolvimento e também pelo compromisso de Rotary com o desenvolvimento sustentável em diversas partes do Mundo. A cerimónia teve lugar na cidade de Nova Iorque, no dia em que se celebrou o dia das Nações Unidas.

“Desde que o Rotary Internacional começou a desenvolver projectos voltados para os recursos hídricos, descobrimos o quanto pode ser feito com poucos recursos. Às vezes, basta uma bomba de água ou um sistema de filtragem para transformar a vida de toda uma comunidade. Mas o nosso trabalho também envolve grandes projectos”.

Presidente de RI Wilfrid J. Wilkinson

Este ano o tema principal escolhido pelas Nações Unidas foi:

“A Crise Global da Água”


Mensagem do Governador

3

Compartilhar com a Rotary Foundation e fazer o bem no Mundo

C

aros(as) Companheiros(as),

- O Prémio Sitara-e-Eisar foi entregue ao Rotary pelo Governo do Presidente Pervez Musharraf, do Paquistão, na

O mês de Novembro é consagrado à Rotary Fundation,

organização da assistência às vítimas do terramoto de 2005

a maior fundação do Mundo, independente de órgãos

que isolou o País.

governamentais ou empresas privadas, tendo sido criada pelo

- A Associação Americana de Bancos de Sangue atribuindo

Presidente do R.I. Arch C. Klumph.

um prémio por excelência ao Rotary pelo apoio prestado ao

Esta estrutura pertence à Rotary Internacional que se

banco de sangue em todo o Mundo.

mantém através de doações dos rotários, de forma voluntária

- O Programa de Alimentação Mundial da ONU louvou

e espontânea e de muitos bem feitores, com a finalidade de

Rotary pelo esforço da organização do combate à fome.

fazer o bem no Mundo.

- No passado dia 25 de Outubro a Associação das Nações

A Fundação Rotária do R.I. – Rotary Fundation aplica os

Unidas, em Nova York, distinguiu o R.I. e F. Rotária com

seus principais fundos: anual, permanente e Pólio Plus, com

o “Prémio Humanitário de 2007” em reconhecimento

o objectivo de alcançar a Paz e a Compreensão Mundial na

ao trabalho organizado para o fornecimento de água

realização dos seus programas humanitários, educacionais e

potável e saneamento básico, além do compromisso com o

culturais, nas comunidades: locais, nacionais e internacionais.

desenvolvimento sustentável em diversas partes do Mundo.

Na verdade a acção desenvolvida pela Rotary Fundation é

Para garantr toda esta dinâmica torna-se necessário que

impressionante com o aumento de subsídios equivalentes,

todos nós compartilhemos Rotary, utilizando os nosso talentos

com maior número de Intercâmbios de Grupos de Estudos,

e recursos.

os Centros Rotary Estudos Internacionais na área da paz e

Fazendo o melhor que nos compete para que o sonho

resolução de conflitos que é uma prioridade educacional no

rotário seja acompanhado de trabalho árduo e profícuo que

sentido de pôr fim à guerra, porque os rotários acreditam que

transformem os nossos mais lindos sonhos em realidades.

a Paz é possível. Os programas de bolsas educacionais, os subsídios de “Saúde,

Rotary Compartilha

Fome e Humanidade (3-H)”, Pólio Plus e para Professores Universitários. Os relevantes serviços humanitários e educacionais que a F.R. presta são constantemente reconhecidos, tais como:

Eduardo Caetano de Sousa Governador D1960


4

Visitas do Governador

Visitas aos Clubes Rotários RC Parede-Carcavelos 20 de Setembro Acompanhados pelo Presidente Fernando Pereira Ribeiro Alves, Governador Assistente Vítor Cordeiro e outros membros do clube, visitámos o Centro Comunitário Parede-Carcavelos, fundado pelo Padre Aleixo. Esta IPSS desempenha um papel de relevo na comunidade, em diversas áreas sociais, culturais e educativas, tais como: -  Centro de Informação para a formação, emigração, tempos livres, voluntariado e aconselhamento jurídico (para casos sociais); -  Atendimento, encaminhamento e apoio social – Banco Alimentar, alfabetização de adultos e apoio escolar (gratuito), aulas de Português para estrangeiros; -  Refeições e higiene pessoal para toxicodependentes em situação de ruptura familiar, apoio na reintegração de ex-toxicodependentes; -  Apoio domiciliário a pessoas idosas, quer no fornecimento de refeições e higiene pessoal, quer na cedência de equipamentos para pessoas com dependência física e carência económica, apoio psicológico e aulas de inglês (gratuitos). ATL para crianças (6 aos 12 anos) Sala de estudo para crianças do 2º ciclo; Porta aberta/actividades de tempos livres para crianças durante as férias escolares; Férias em Acção para adolescentes.

particular incidência nos grupos mais vulneráveis, mas também promovendo actividades e serviços abertos à comunidade em geral. O clube tem vindo a apoiar este Centro Comunitário, o qual tem merecido uma especial atenção, bem como outras instituições “Casa do Penedo”, Associação de Idosos e Dependentes do Penedo que têm um Lar de Idosos, Centro de Dia e Apoio Domiciliário. Mais, apoia há vários anos a“Casa da Encosta”integrada no“Crescer Ser”, com o fornecimento de equipamento. Pelas 19 horas, reuniu-se o Conselho Director do Clube, tendo sido discutidos diversos assuntos de muito interesse da comunidade e do Rotary. O clube vai apresentar candidaturas a bolsas de FRP, sendo algumas patrocinadas por benfeitores. Também vai homenagear o profissional da freguesia de Carcavelos que mais se tenha destacado na sua área profissional e que tenha vindo a demonstrar igualmente um cariz humanitário e uma preocupação com a sua comunidade. O RC Parede-Carcavelos tem um excelente quadro ­social, mas, para que possa apoiar e promover todas estas acções, necessita admitir mais novos membros a curto prazo, tornando-se assim um clube mais eficaz como é o desejo de todos os companheiros. Finalmente, no Restaurante do “Hotel Praia Mar” realizou-se a reunião de jantar com a presença do Presidente Fernando Alves e esposa Luísa Maria, companheiros e cônjuges, bem como do Presidente da Comissão Distrital do Quadro Social, Felizardo Cota e Presidente do RC Oeiras, Hélder Do Coutto.

RC Fátima

Emprego Atendimento, encaminhamento e apoio personalizado no processo de procura de emprego, formação para empregadas domésticas (gratuita), bolsas de emprego, etc. É de facto uma IPSS que ao longo de 25 anos tem investido em projectos que respondem a um leque diversificado de necessidades da sua comunidade, com

24 de Setembro O Presidente do RC Fátima, Alberto José Pires Caveiro, e esposa, Maria Helena, estavam no Hotel Fátima à nossa chegada, a fim de iniciarmos a VOG. Acompanhados por alguns companheiros do Clube, fomos apresentar cumprimentos ao Presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Natálio Oliveira Reis, onde durante a audiência foram discutidos diversos assuntos ligados ao Rotary e à comunidade local, de um modo especial na área da solidariedade social, o qual manifestou muito apreço pelo trabalho desenvolvido pelo Clube. Seguidamente, fomos ao Centro João Paulo II, onde também apresentámos cumprimentos ao Sr. Calem, responsável do referido Centro, obra que acompanhei pessoalmente desde a elaboração do projecto até à sua conclusão.


Visitas do Governador

É uma Instituição de grande dimensão, que está devidamente equipada, proporcionando assim um excelente serviço a pessoas com deficiência. O RC Fátima tem 27 membros e pretende aumentar o seu quadro social com a admissão de dois novos sócios. Durante o ano rotário em curso, há que salientar o Projecto Parakart (recolha de tampas destinadas à CRIF – Centro de Recuperação Infantil de Fátima), a realização do Torneio de Golfe, o Concurso Escrita Criativa, em que serão convidados todos os colégios e escolas da zona de influência, e pela primeira vez os alunos do 9º ano, bem como um Colóquio subordinado ao tema“Reclassificação Urbana”, evento que será aberto a toda a população para discussão pública. À noite, no restaurante do Hotel Fátima, realizou-se o ­jantar festivo com a presença de numerosos companheiros, entre os quais do Governador Assistente Armando Leal da Rosa e dos Presidentes dos Clubes de Rio Maior e de Almeirim. Durante a cerimónia o companheiro Fernando Jesus Zagalo foi emblemado com um Paul Harris. O Rotary Clube de Fátima é de facto um bom Clube, está a fazer um bom trabalho e estou certo que durante o ano em curso irá influenciar cada vez mais a sua zona de intervenção.

RC Abrantes 25 Setembro Chegámos ao Hotel Turismo de Abrantes, pelas 15 horas, onde fomos recebidos pelo Companheiro Presidente José Luís Rodrigues da Silva e esposa Isabel. Em seguida, na companhia de outros companheiros do Clube, fomos apresentar cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Dr. Nelson de Carvalho, onde dialogámos sobre problemas sociais e culturais, tendo o mesmo manifestado muito apreço pela acção rotária desenvolvida pelo clube local. Também acompanhados pelo Companheiro Presidente José Luís Silva e outros companheiros e cônjuges, bem

como pelo Governador Assistente, Carlos Costa Nunes, visitámos o Marco Rotário. Mais tarde, visitámos o Centro de Recuperação Infantil de Abrantes (CRIA), que há mais de 30 anos se dedica ao serviço da deficiência. Esta importante Instituição de Solidariedade Social tem várias valências, tais como, Educacional, Centro de Actividades Ocupacionais, Formação Profissional, Empresa de Inserção, Lar Residencial e Intervenção Familiar. Dispõe ainda de projectos em parceria sobre Intervenção Precoce, Rendimento Social de Inserção, Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (4 Freguesias, 80 Famílias, no total de 176 Indivíduos) e faz parte da Rede Social do Concelho de Abrantes.

Também dispõe das seguintes Terapias Formais: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Hidroterapia, Hipoterapia e Psicologia Educacional e Clínica; e das Terapias Não-Formais: Teatro (CRIARTE - Grupo de Teatro do CRIA), Pintura, Rancho Folclórico “Quinta das Pinheiras”, Rádio - Programa interno produzido diariamente pelos utentes. Esta Instituição é, de facto, uma referência exemplar nesta área a nível nacional. É de salientar que esta IPS está a ser apoiada pelo RC Abrantes e tem como dirigente da mesma o Companheiro Humberto Pires Lopes. Na verdade, o RC Abrantes é um clube bastante eficaz, tendo vindo a realizar diversas acções nas áreas de apoio social, saúde e educação. Importa salientar que no campo da saúde, o Clube tem vindo a promover algumas actividades relacionadas com a promoção da saúde e prevenção da doença, como por exemplo, o Rastreio da Osteoporose – Mulheres a partir dos 45 anos; Despiste da hipertensão arterial e da diabetes; Avaliação da Função Respiratória (Espirometria). Antes do jantar festivo reuniu-se o Conselho Director do Clube, onde foram debatidos todos os assuntos pertinentes e analisados os objectivos para o ano em curso. O jantar festivo contou com a presença do Companheiro Presidente e esposa e demais companheiros do clube, bem como do Governador Assistente Carlos Costa

5


6

Visitas do Governador

Nunes, da Srª Maria do Céu Albuquerque, Vereadora da Câmara Municipal de Abrantes em representação ao Presidente, do Presidente da Câmara Municipal de Mação, Dr. Saldanha Rocha, e do Reverendo Cónego José da Graça. No decorrer desta cerimónia, foram entregues 3 Paul Harris aos companheiros Mané, Fernando Simão e ao Presidente José Luís Silva, tendo também sido entregue o título de mérito da Fundação Rotária Portuguesa ao Clube. Estou certo que durante o ano em curso o RC Abrantes irá Compartilhar Rotary, contribuindo positivamente para o prestígio do Distrito e do Movimento Rotário Português.

RC Portalegre 27 de Setembro Eu e a Lina fomos directamente de Abrantes para Portalegre, na véspera da Visita Oficial do Governador, e ficamos hospedados na Pousada“Quinta da Saúde”, do nosso companheiro José Henriques. Pelas 17 horas, na companhia do Presidente António J. A. Tavares de Oliveira e do Governador Assistente Fernando Martins e esposa Veva, fui apresentar cumprimentos ao Vice-Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, durante o qual houve um diálogo muito interessante sobre a acção rotária a nível local, nacional e internacional. Mais tarde, pelas 18h30, realizou-se a reunião do Conselho Director, onde foram apreciados os projectos do Clube e da Governadoria.

O RC Portalegre continua a apoiar a Obra Social do ­Sagrado Coração de Maria e o Banco de Camas articuladas e de cadeiras de rodas, bem como o patrocínio de duas bolsas de estudo a jovens carenciados, o apoio aos “Criaditos dos Pobres” (religiosos) e ao tratamento dentário e a distribuição do Cabaz de Natal para famílias carentes. Também homenageiam o melhor Companheiro do Ano, o melhor Aluno do Ensino Secundário, o melhor Profis-

sional do Ano e entregam o Prémio José Régio. Este Clube é geminado com o Rotary Club de Cáceres (Espanha) e integrado na Associação INROT6. O RC Portalegre irá apresentar um subsídio equivalente com a referida Associação. À noite realizou-se o jantar festivo, pelas 20h30, na presença do Companheiro Presidente António Oliveira e esposa Paula Alexandre, do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Portalegre Dr. José Polainas, do Governador Assistente Fernando Martins e esposa Veva, e demais companheiros do Clube. Estou convicto que o Clube durante o ano rotário em curso irá cada vez mais espalhar a magia do Rotary.

RC Lisboa-Benfica 28 de Setembro Na companhia da minha esposa Lina, fui recebido no Marriott Hotel pelo Companheiro Presidente do RC Lisboa-Benfica, Miguel Leal Mendes, para de seguida irmos visitar a Junta de Freguesia de Campolide, Instituição com a qual o RC Lisboa-Benfica colabora no âmbito de vários projectos sociais, nomeadamente o “Rota em Inter(Acção)”, que trata-se de uma designação que transpõe para o âmbito simbólico as estratégias centrais do projecto: o dinamismo do clube na comunidade, o voluntariado e o fomento das redes de parceria. Por outro lado, vai ao encontro daquele que é o lema do Rotary Internacional para o ano 2007-2008: Rotary Compartilha. Este projecto consiste na sensibilização, educação e formação de atitudes e comportamentos preventivos de situações de risco em jovens, cujo objectivo é contribuir para a diminuição do risco de consumo de álcool e drogas, redução das tendências de comportamento agressivo, melhoria do desempenho escolar, bem como atitudes que evidenciam o desejo de finalizar os estudos e promoção da relação familiar e entre pares. Esta acção e outras situações contam com o apoio da Junta de Freguesia de Campolide, cujo Presidente é o Companheiro Fausto Jorge Teixeira dos Santos, responsável pelo Ensino, Bolsas e Meio Profissional da Comissão Distrital Juventude/Novas Gerações. É de salientar que o RC Lisboa-Benfica tem a intenção de patrocinar duas bolsas de estudo a jovens carenciados, bem como outras acções para a juventude, como Prevenção Rodoviária, Empreendorismo e Energia e Meio Ambiente, Formação e Educação ao longo da vida e a homenagem ao Profissional do Ano. Pelas 19 horas, realizou-se a reunião do Conselho Director, onde foram abordados diversos projectos do Clube e da Governadoria. À noite, pelas 20h30, decorreu o jantar festivo da VOG e do aniversário do Clube, que fez 23 anos. Contou com


Visitas do Governador

a presença de cerca de 80 companheiros, entre os quais os companheiros Past-Governadores Alberto Maia e Costa e José Maria Gonçalves Pereira, das Governadoras Assistentes Isabel Rosmaninho, Isabel Flores e Fátima Guerreiro, do Representante Distrital do Rotaract Ricardo Sabrosa, dos membros de equipa distrital da Governadoria e companheiros representativos de 13 clubes. Foi na verdade uma noite inesquecível e memorável, em que foi anunciada a admissão de 3 novos companheiros, Vítor Borges, Pedro Moraes Sarmento e Rui Martins, e a reactivação do Rotaract Club de Lisboa-Benfica. Parabéns aos companheiros do RC Lisboa-Benfica pela forma como soube comemorar o seu aniversário.

tários da sua área e à Obra do Padre Abel, a organizar actividades de apoio cultural às pessoas da terceira idade e com escolas primárias do Concelho, dando realce aos temas ênfases do Presidente. A nível interno do clube, pretende fomentar o companheirismo, aumentar o Quadro Social, fomentar a informação e formação rotária, organizar palestras mensais, procurar a angariação de contribuições Paul Harris, apoiar o Rotaract promovendo o seu incremento, apoiar a Federação Rotária Portuguesa. A nível da imagem do clube, manter o relacionamento com os órgãos institucionais do Concelho, com os órgão de comunicação regionais e reforçar o relacionamento com as parcerias actuais e com outras associações do Concelho. Pelas 18h30, fomos apresentar cumprimentos à Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Drª Susana Carvalho Amador, tendo se proporcionado um diálogo muito profícuo de interesse mútuo. De seguida visitámos as magníficas e modernas instalações, acompanhadas pelo ex-Presidente e Companheiro Manuel Porfírio Valges, primeiro presidente deste município.

RC Odivelas 2 de Outubro A visita ao RC Odivelas principiou com a amabilidade do Companheiro Presidente Carlos Alexandre Leal Machado buscar-me a mim e à minha esposa para nos deslocarmos à sede do Clube, onde estavam à minha espera alguns companheiros do Conselho Director e membros do Rotaract Clube de Odivelas, seguindo-se a reunião do mesmo. Foram apreciados projectos em curso e futuros da vida interna do clube, aumento do Quadro Social e outros assuntos de interesse para o Distrito. Pelas 17 horas, visitámos o Quartel dos Bombeiros ­Voluntários de Caneças, onde fomos recebidos pelo Presidente e Comandante desta Instituição. Tendo sido feita a entrega de um donativo por parte do clube. Seguindo-se uma visita ao Quartel. O RC Odivelas tem como objecto dar continuidade às acções que tem desenvolvido nos últimos anos, tais como o Prémio D. Dinis, homenagem ao Profissional do Ano, Jornadas Odivelas Escritos e Escritores e bolsas de estudo da Federação Rotária Portuguesa. No apoio à comunidade, prosseguir com as acções tendentes à implementar o projecto de “Curso de costura para pessoas carenciadas”, apoio aos Bombeiros Volun-

À noite, no Restaurante “Casa do Largo”, sito em ­Caneças, realizou-se o jantar festivo com a presença do Companheiro Presidente e esposa Maria do Carmo, do PGD Alberto Maia e Costa e companheiros dos Clubes, de Sintra, de Cascais-Estoril, Loures, Lisboa-Olivais, Mafra, Amadora e Horta, que decorreu num ambiente de muito companheirismo e amizade. Durante esta cerimónia, o clube entregou um Paul Harris ao Sr. Augusto Peva Vaz pelo serviço prestado à comunidade, bem como a emblemagem de um novo companheiro, João Pedro Silva. Com a admissão do novo sócio, o Quadro Social deste clube passou para 20 e prevê-se a admissão de mais ao longo do ano rotário em curso. O RC Odivelas possui um belíssimo Quadro Social, pelo que é de esperar que seja um bom ano de Rotary Compartilha.

7


8

Tema do Mês

Rotary Foundation (FUNDAÇÃO ROTÁRIA DE ROTARY INTERNATIONAL) Sendo o mês de Novembro dedicado à Rotary Foundation, caberá aqui referir que já passaram 90 anos sobre a data em que foi lançada a ideia que lhe veio a dar origem, exactamente na Convenção do Rotary International realizada em 1917. Longe estariam todos os Companheiros dessa época, que o então criado Fundo de Dotações de US$20 proposto por Arch Klamp, se viesse a transformar na Fundação de referência por todos Universalmente reconhecida, não só pelos Programas que tem implementado, mas também, pelo potencial que a sua estrutura financeira e organizativa representam em relação ao futuro, tendo em conta sobretudo, a forma competente, preocupada e dedicada com que os Curadores, em cooperação estreita com os sucessivos Presidentes e

Directores da Rotary, traçam como caminho imparável de ajuda aos mais carenciados, na circunstância, abrangidos por tão diversas formas de apoio como aquelas a que sustentadamente temos assistido. Registe-se como exemplo a amplitude dos Programas, sejam eles Educacionais ou Humanitários, e a contribuição que através deles tem sido prestada às causas da Justiça Social e da Paz um pouco por todo o Mundo, onde a Polio-Plus se assume como a mais importante dessas causas, a que o Rotary já alocou mais de US$650 milhões, valor que ultrapassa o activo liquido da Fundação que em 2006 era de US$637,4 milhões. O trabalho está praticamente concluído, restando apenas 4 Países dos 125 iniciais onde ainda não foi possível debelar esse flagelo que tem atingido

tantos milhões de crianças. Em termos práticos, a intervenção do nosso Distrito enquanto beneficiária desses Programas está vocacionada para intervir nas áreas das Bolsas Educacionais, dos I.G.E. e dos Subsídios Simplificados e Equivalentes, com destaque para estes últimos, uma vez que, permitem por seu intermédio estabelecer relações entre Clubes e Distritos de Países estrangeiros, conforme as regras de candidatura exigem e que conduzem a altos padrões de cooperação entre os Povos. É assim que, utilizando as disponibilidades a que o Distrito tem direito através da mobilização de verbas do F.D.U.C. (Fundo Distrital de Utilização Controlada) se encontra em curso e ou concluídos as seguintes actividades:


Tema do Mês

•  2006/2008; 2 Bolseiros estudam em Inglaterra •  2006/2007; proposto e concluído um subsídio simplificado no valor de US$10.649 •  2006/2007; propostos, concluídos e já liquidados aos Clubes 11 projectos de subsídios equivalentes no valor de US$197.935 •  2007/2009; 1 Bolseiro estuda na Suécia •  2007/2008; I.G.E. como Distrito anfitrião •  2007/2008; I.G.E. como Distrito beneficiário Embora as contribuições do Distrito se encontrem abaixo do desejável, face à necessidade de atender a tão vasta obra, torna-se necessário angariar fundos que sustentem a actividade da organização, os quais, podem ser encaminhados para o Fundo Anual de Programas por ser este que permite o retorno ao Distrito de 50% do valor angariado no 3º ano anterior àquele em que pode ser utilizado, isto é; 50% das doações de 2004/2005 poderão ser aplicados em 2007/2008 em programas selec-

cionados e propostos pelos Clubes, e assim sucessivamente. Para esclarecimentos sobre candidatura a programas ou doações, deve consultar-se a Comissão Distrital ou www.rotary.org sem esquecer, que o gabinete de apoio aos projectos do Distrito tem a sua Sede no Rotary Clube da Portela sob a dedicada proficiência dos Companheiros Vasco Lança e Fonseca Mendes. Ao contribuirmos com donativos, tempo e ideias estaremos a ajudar a Rotary Foundation a cumprir a sua missão. Assim saibamos ter o talento para Compartilhar Rotary. Compartilhemos também interesse, dedicação, trabalho e saber, sobretudo saber fazer e estaremos a ajudar a construir um Mundo melhor. Saudações em Rotary

PGD José Manuel Cordeiro

Presidente da Comissão D1960 da Rotary Foundation

Subsídios Equivalentes 1.0 Objectivos: Apoiar projectos de prestação de serviços humanitários internacionais em cooperação com pelo menos um Clube Rotário de um outro País. Este programa específico da Rotary Foundation, proporciona ainda a oportunidade para fomentar e reforçar a compreensão e as relações amistosas entre Povos e Nações em todo o Mundo. 2.0 Requisitos necessários: •  Proporcionar ajuda humanitária a Comunidades carentes oferencendo assistência quando os recursos locais forem insuficientes. •  Contar com a participação activa de rotários e ir de encontro a projectos assumidos pelos clubes. •  Beneficiar toda a comunidade local. 3.0 Passo indispensável: Após a concepção de um projecto inserido nos requisitos enunciados, o Clube Beneficiário terá que encontrar um (uns) clube(s) de um outro país (Clube Patrocinador) com o qual estabelecerá um protocolo de parceria de prestação de serviços. 4.0 Documentação: O pedido de Subsídio Equivalente deverá seguir os procedimentos prescritos no Formulário 141-PO. 5.0 Prazo de Apresentação: O projecto deverá ser apresentado entre 1/Julho a 31/Março. 6.0 Financiamento: A Rotary Foundation comparticipa os projectos por si aprovados, com uma verba correspondente a 100% das contribuições dos Distritos Rotários, através dos FDUCs respectivos, e com 50% do valor com que os clubes envolvidos financiam o projcto. 7.0 Aprovação: Os pedidos previamente seleccionados pela Comissão Distrital da Rotary Foundation poderão ser passíveis de virem a ser aprovados pela Rotary Foundation, atenta a disponibilidade financeira desta fundação, entre 1/Agosto e 15/Maio do ano seguinte. 8.0 Relatórios: Relatórios Periódicos de acompanhamento sobre a execução do projecto serão efectuados em cada 12 meses, após a aprovação do financiamento. O Relatório Final terá que ser enviado à Rotary Foundation até 2 meses após a conclusão do projecto.

9


10

Rotary Internacional

Instituto Rotário Zona 10B

Lisboa

5 a 9 de Dezembro de 2007 Mensagem do Governador As minhas primeiras palavras são de boas vindas a todos os participantes neste Instituo Rotário de Lisboa. O Instituo Rotário é um encontro de admi­ nistradores do Rotary, Governadores em exercício e indicados e Past-Governadores que se realiza anualmente e por determinação do Conselho Director do Rotary Internacional e com a autorização do seu Presidente nas zonas circunscritas nas diversa regiões do Mundo Rotário. A organização deste Instituto é da responsabilidade dos Distritos 1960 e 1970, que abrange a zona rotária 10-B. Dado o interesse da realização deste evento e a pedido dos Governadores do Distrito 1960 e 1970, foram autorizados a participar todos os rotários do País, independentemente das funções que exercem actualmente. Neste Instituto, foi incluído o Seminário Inter-Distrital da Rotary Fundation dos Distritos Portugueses. Assim, faço votos que durante este ­evento compartilhem a vossa experiência com outros companheiros rotários de todas as partes deste nosso mundo a caminho do sucesso da Convenção Internacional do Rotary Internacional a realizar-se em Lisboa em 2013. Rotary Comparilha Com um abraço de muita amizade,

Eduardo Caetano de Sousa Governador 2007-08 do Distrito 1960 - Portugal

INCREMENTE ROTARY COMPARTILHANDO-O Seminário Regional e Distrital da Rotary Foundation 7 Dezembro 2007, Sexta-Feira 09.30 - 10.35  Sessão de Abertura 09:30 - 09:45  Introduções e Boas Vindas: Director de RI Örsçelik Balkan e convocador 09:45 - 10:05  Mensagem do Representante da Fundação Rotária: Glenn E. Estess - TRF Trustee 10:05 - 10:15  POLIO – Anand Balachandran - Global Polio Eradication Initiative (GPEI) InterAgency Coordinator 10:15 - 10:25  Exemplo de um IGE - Isabel Maria Flores Seguro Pereira 10:25 - 10:35  Duas histórias de sucesso de programas humanitários • Reucrsos Hídricos nos Camerões - Javier Mateu, DGN • Cegueira Evitável na India - Diamantino Gomes, PDG 10:35 - 11:00  Como dar início a projectos de Subsídios Equivalentes e de Programas Humanitários – Key Elements for Successful Projects 11:00 - 11:20  Intervalo 11:20 - 12:30  Grupos de Discussão em Inglês, Português e Espanhol Sessão Inglesa - Turgut Gokyigit, RRFC and Doros Jeropoulos, RRFC

  - Humanitarian Programs   - Educational Programs   - Fund Raising and Major Gifts Sessão Portuguesa e Espanhola, RRFC and M. Henrique Pinto, PDG   - Humanitarian Grants   - Educational Programs ­  - Fund Raising and Major Gifts D-1960 & D-1970 Sessão Local Diamantino Gomes, PDG José Manuel Cordeiro, PDG 12:30 - 12:35 Regresso à sala Plenária 12:35 - 13:15 Forum Aberto – Perguntas aos Directores de RI e Administradores da Fundação Moderador: Örsçelik Balkan, RID, Convener Commentador: Glenn E. Estess, TRF Trustee Commentador: Ed Futa, General Secretary, TRF Commentador: Turgut Gokyigit, RRFC Commentador: Doros Jeropoulos, RRFC Commentador: Carlo Sarasso, RRFC 13:15 - 13:25 Avaliação e Conclusão: Glenn E. Estess, TRF Trustee 13:25 - 13:30  Encerramento: Örsçelik Balkan, RID, Convener 13.40 - 15.15  Almoço (não está incluído na inscrição do Seminário nem do Instituto) – Reconhecimento de Major Donors e Clubes 100% PHF Orador: Julio Sorjus, PRID, Arch Klump Society Member Como devemos apoiar a Fundação?


Rotary Internacional

Instituto de Lisboa de 2007 7 Dezembro 2007, Sexta-Feira 15.45 - 16.00  Abertura do Instituto 16.00 - 18.15  Plenário de Abertura 16.05  Mensagem de Boas Vindas dos Governadores 16.15  Hinos Nacionais 16.25  Apresentação do Programa do Instituto – PDG Manuel Cardona 16.30  Cerimónia das Bandeiras 16.50  Apresentação dos líderes rotários Internacionais – Director Örsçelik Balkan 17.00  Concerto 17.20  Mensagem de Abertura do Convocador– Director Örsçelik Balkan 17.35  Mensagem de Abertura do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa 17.50  Apresentação do EMA de RI “ROTARY SHARES” – Presidente Eleito 2008-2009 Dong-Kurn Lee 18.15 - 18.45  Coffee Break 18.45 - 20.00  Segunda Sessão Plenária

11.00 - 11.30  Coffee Break

9 Dezembro, Domingo

11.30 - 13.00  Quarta Sessão Plenária: Progresso para o Futuro

08.30 - 0915  Serviço Ecuménico – Pedro Fernandes

11.35  Plano Estratégico de RI – Director Örsçelik Balkan 11.50  Plano de VIsão de Futuro do RI – Past Director Julio Sorjus 12.05  Oportunidades de Desenvolvimento do Rotary na Zone 10B – Past Director de RI Mohammed ben Mejdoub 12.20  Oportunidades de Desenvolvimento do Rotary na Zone10B – Past Director de RI Carlo Ravizza

09.30 - 11.00  Terceira Sessão Plenária: Isto é Rotary 09.45  Mensagem de Boas Vindas do Co-Chairman – PDG Frederico Nascimento 09.55  O Segundo Século de Prestação de Serviços – Secretário Geral de RI - Edwin H. Futa 10.15  A nossa Fundação Rotária – Past Presidente de RI e Curador - Glenn Estess 10.35  A nossa família Rotária – PRID Marchelino Chaves

10.00  Parceiros da PolioPlus – Past Presidente de RI Charles Keller

10.20  Finanças da Fundação – Past Presidente de RI Glenn Estess

13.00  Almoço (Buffet) – (não incluído no custo de inscrição do Instituto)

10.30  Período de perguntas e respostas

14.30 - 16.15  Grupos de Discussão Group 1: Educação e Literacia Group 2: Gestão de Recursos Hídricos Group 3: Saúde e Fome Group 4: Quadro Social Group 5: Juventude Group 6: Serviços Profissionais Group 7: Imagem Pública de RI 16.15 - 16.45  Coffee Break

16.45  Apresentação dos Altos Funcionários de RI pelo Convocador

8 Dezembro 2007, Sábado

09.50  Actual estado do programa da Polio – Balachandran Anand

12.50  Período de perguntas e respostas

19.00  Orador a designar

21.00 - 22.30  Recepção International Cocktail Dress Code: Business attire or Smart casual

09.40  Principais Programas da Fundação

10.10  Impressões de uma Bolseira de Paz – Brigitta von Messling

16.45 - 18.15  Quinta Sessão Plenária: Principais Temas de RI

20.00  Adjourn

09.35  Painel da Fundação Rotária Moderador: Past Director Julio Sorjus

12.35  O Futuro do Rotary– Past Presidente de RI - Charles C. Keller

18.45  Introdução dos Formadores (Training Leaders) 19.30  Orador a designar

09.30 - 11.00  Sexta Sessão Plenária: A Fundação Rotária e próximos eventos

16.50  Relatórios dos Grupos de Discussão 17.20  Painel sobre os Principais Temas de RI 17.20  Quadro Social – Directora Elleita - Catherine Noyer-Riveau 17.30  Como pode o Rotary melhorar a sua imagem pública 17.40  Juventude – Director Don Mebus 17.50  CIPS – PGD JosÉ Carlos Estorninho 18.00  Período de perguntas e respostas 18.30  Encerramento 20.30  Jantar de Gala – Casino Estoril (os companheiros alojados no Hotel Marriott terão transporte de ida e volta)

Indumentária: Fato escuro

10.45  Promoção da COnvenção de Los Angeles Convention 10.50  Promoção do Instituto de Atenas de 2007 – DG George Apostolakos 10.55  O nosso Desfio – a Convenção de Lisboa 11.00  Intervalo 11.00 - 11.30  Coffee Break 11.30 - 13.30  Sessão de Encerramento: Actividade Rotária 11.30  Painel sobre desafios e práricas Rotárias Moderado por: Director Örsçelik Balkan 11.35  Plano de LIderança de Clube 11.50  Finanças de RI e Previsão a Cinco Anos – Director Don Mebus 12.05  Resultados e efeitos esperados do Conselho de Legislação – Past Director RI Francisco Creo 12.20  Vocação do Rotary nos dias de hoje – Director de Rotary Internacional Rafaelle Palotta d’Acquapendente 12.35  Apresentação do Presidente e Directores Eleitos Período de Perguntas e Respostas 13.00  Impressões e Avaliações do Presidente Eleito de RI Dong-Kurn Lee 13.10  Resoluções e Encerramento – Director de RI Örsçelik Balkan 13.20  Cerimónia de Encerramento 13.30  Encerramento

11


12

Distrito 1960

Mapa de Sócios e Frequências 2007-08 SÓCIOS CLUBE

Abrantes Albufeira Alcobaça Algés Almada Almancil-Internacional Almeirim Amadora Angra do Heroísmo, CPM Barreiro Beja Benedita Caldas da Rainha Carnaxide Cascais-Estoril Castelo Branco Costa da Caparica Entroncamento Estremoz Évora Faro Fátima Funchal Horta Lagoa-Algarve Lagos Lisboa Lisboa-Belém Lisboa-Benfica Lisboa-Centennarium Lisboa-Centro Lisboa-Estrela Lisboa-Lumiar Lisboa-Norte Lisboa-Oeste Lisboa-Olivais Lisboa-Sul Loulé Loures Machico-Santa Cruz Mafra Moita Montijo Odivelas Oeiras Olhão Palmela Parede-Carcavelos Peniche Ponta Delgada Pico Portalegre Portela Portimão Porto Santo Praia da Rocha Praia da Vitória Rio Maior Santarém São Jorge Seixal Sesimbra Setúbal Setúbal Sado Silves Sintra Tavira Tomar Torres Vedras Vila Franca de Xira Vila Real de Santo António

FREQUÊNCIA %

1 JUL ACT VAR JUL R AGO R SET R OUT R NOV R DEZ R JAN R FEV R MAR R ABR R MAI R JUN R ANO

25 25 0 52.13 4 31.28 4 65.85 4 23 31 34 3 47.79 4 35.29 4 52.21 4 34 32 -2 39.29 4 14.29 4 28.57 4 27 26 -1 81.11 4 62.5 4 73.61 4 33 16 16 0 30.67 4 36.67 4 50 4 18 23 28 26 -2 53.41 4 36.36 4 12 9 25 23 -2 60.87 4 42.39 4 47.62 4 17 17 0 72.06 4 66.18 4 58.82 4 38 38 0 50.53 4 28.95 4 38 36 -2 68.33 4 45.14 4 63.89 4 29 27 -2 66.67 4 49.63 4 75.93 4 24 23 1 65.48 4 61.9 4 65.48 4 22 27 27 0 43.16 4 48.68 4 52.63 4 31 30 -1 62.67 4 60.83 4 59.17 4 28 29 26 25 -1 68 4 56 4 63 4 21 22 60 16 19 3 4 66.67 4 77.78 4 20 13 14 1 67.86 4 28.57 4 58.33 4 22 31 31 0 86 4 20 4 68 4 14 36 31 -5 57.69 4 20 4 57.69 4 26 25 -1 46.05 4 29.82 4 50.88 4 22 23 1 58.33 4 25.56 4 73.61 4 12 27 26 -1 78 4 57.14 4 54.76 4 26 19 18 -1 64.47 4 62.96 4 68.75 4 14 11 -3 83.33 4 77.78 4 88.89 4 10 22 12 22.73 4 45.45 4 68.18 4 17 17 0 62.5 4 9.38 4 42.19 4 20 21 22 1 80 4 14.71 4 48.53 4 20 16 -4 4 37.5 4 56.25 4 15 15 0 46.15 4 38.46 4 46.15 4 18 22 22 0 4 31.82 4 36.36 4 25 26 1 61 4 47.92 4 64.29 4 20 25 22 -3 45.45 4 25 4 45.45 4 16 24 26 2 62.5 4 42.71 4 60.42 4 13 23 23 0 52.17 4 41.3 4 46.88 4 11 11 0 60 4 50 4 70 4 18 19 1 78.95 4 4 72.37 4 22 22 0 68.18 4 36.36 65.91 4 8 8 0 18.75 4 20.83 4 29.17 4 14 21 28 28 0 29.28 4 33.28 4 61.46 4 12 25 35 33 -2 76.04 4 50 4 66.67 4 18 18 0 81.94 4 52.78 4 28 25 -3 31.11 4 17.78 4 25 11 16

49.75 0.00 45.10 27.38 72.41 0.00 39.11 0.00 0.00 29.92 0.00 0.00 50.29 65.69 26.49 59.12 64.08 64.29 0.00 48.16 60.89 0.00 0.00 62.33 0.00 0.00 0.00 48.15 0.00 51.59 0.00 58.00 0.00 45.13 42.25 52.50 0.00 63.30 0.00 65.39 83.33 45.45 38.02 0.00 47.75 31.25 43.59 0.00 22.73 57.74 0.00 38.63 0.00 55.21 0.00 46.78 60.00 50.44 56.82 22.92 0.00 0.00 41.34 0.00 0.00 64.24 44.91 16.30 0.00 0.00 0.00


Distrito 1960

Estão abertas as inscrições para a 62ª CONFERÊNCIA DISTRITAL, Distrito 1960, PORTUGAL, a realizar nos Açores de 15 a 18 de Maio de 2008.

Contacto do Balcão da Horta da agencia ABREU: Maria José Castro - Chefe de Sucursal Largo do Infante, 20 | 9900-016 Horta tel: 292 208 490 | fax: 292 208 499 e-mail: mjcastro.horta@abreu.pt

A Ficha de inscrição para a Conferência disponível em (www.rotary.pt). O programa de Viagens e Alojamento deverá ser tratado com a Agência Abreu da Horta.

Expansão – Novos Clubes Nomeação de Representantes Especiais para a formação dos seguintes Clubes: Clube de Campo Maior O Governador Eduardo Caetano de Sousa nomeou seu Representante Especial para a formação do Rotary Club de Campo Maior o Companheiro João Filipe Jesus, do RC Portalegre e membro da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Social e Expansão - Criação Novos Clubes. O Clube padrinho será o RC Portalegre.

Clube da Graciosa O Governador Eduardo Caetano de Sousa nomeou seu Representante Especial para a formação do Rotary Club

da Graciosa o Companheiro Tomás Cardoso, do RC Pico e membro da Equipa da Governadoria – Patrocínios. O ­Clube padrinho será o RC ­Angra do Heroísmo.

Clube de Vila Franca do Campo O Governador Eduardo Caetano de Sousa nomeou seu Representante Especial para a formação do Rotary Club de Vila Franca do Campo a Companheira Lídia Brás, do RC Ponta Delgada. O Clube padrinho será o RC Ponta Delgada.

Clubes em Formação Nazaré e Azeitão.

13


14

Distrito 1960

eventos rotários 5 a 6 DE DEZEMBRO GETS – Seminário de Governadores Eleitos 2008-09 Instituto Rotário da Zona (Sector B) Europa Hotel Marriott – Lisboa

Durante este mês de Novembro deverão ser pagas as verbas referentes ao per capita trimestral do Fundo de Distrito, a assinatura do Portugal Rotário e a contribuição para a Fundação Rotária Portuguesa, à qual os clubes deverão enviar todas esta verbas, sendo que a Fundação as fará chegar a cada um dos destinatários. Não esqueça! Apresenta-se, os dados recebidos até à data de fecho desta Carta Mensal, os elementos quantitativos do Quadro Social do Distrito, bem como os da Frequência mensal e trimestral. Aos clubes que não enviaram para a Governadoria os elementos necessários, pede-se que o façam o mais urgentemente possível a fim de se completarem os quadros. A propósito, ainda estão disponíveis na Governadoria, embora em quantidade restrita, alguns Guias Distritais, pelo que os clubes ou companheiros que tenham, de facto, necessidade de mais alguns poderão pedi-los para o Escritório (Tel. 217 166 220). Lembramos os Secretário(a)s: que até 30 de Novembro ter-se-á que enviar para o escritório de RI em Zurique a actualização da Lista de Sócios do vosso clube, para que sirva de base ao Rotary International produzir correctamente os Relatórios Semestrais de Janeiro 2008 que, em Dezembro 2007, vos enviará. Recorda-se que esta actualização pode ser feita permanentemente através da Internet no portal do site de R.I. A Presidentes e Secretário(a)s relembra-se que existe local próprio no site do Distrito para inserção do Programa de Acção Anual dos clubes, assim como de programas mensais, notícias, palestras ou outros eventos dos vossos clubes. Para tanto, bastará solicitar essa inserção, enviando-os para o Companheiro Avelino Matos através do seu e-mail avelinomatos@rotary.pt. Do mesmo modo poderão dar ainda maior e mais rápida visibilidade às vossas realizações enviando também aquelas comunicações para a Companheiro Gonçalo Rodrigues, Presidente da Comissão Distrital de Relações Públicas, ­Comunicação e Imagem, que as fará divulgar através da sua mailing list. O seu e-mail é inforotary@googlegroups.com.

7 DE DEZEMBRO Seminário Inter-Distrital da Rotary Foundation Integrado no Instituto Rotário de Lisboa Hotel Marriott – Lisboa

7 a 9 DE DEZEMBRO Instituto Rotário da Zona 10 (Sector B) Europa Hotel Marriott – Lisboa

visitas do governador NOVEMBRO Mês da Rotary Foundation 1 Quinta Porto Santo 5 Segunda Olhão 6 Terça Lagos 12 Segunda Lisboa-Sul 14 Quarta Angra do Heroísmo 15 Quinta Carnaxide 19 Segunda Alcobaça 20 Terça Praia da Rocha 21 Quarta Montijo 22 Quinta Amadora 26 Segunda Sesimbra 27 Terça Lisboa-Centennarium 28 Quarta Entroncamento DEZEMBRO Mês da Família Rotária 12 Quarta Lisboa-Belém 13 Quinta Costa da Caparica

aniversários dos clubes NOVEMBRO 7 RC Rio Maior 16 RC Faro

Ficha Técnica

www.rotary.pt

Escritório da Governadoria Rua República da Bolívia, 55 - 5º Esq. | 1500-544 Lisboa | Tel. 217 166 220 | Fax 217 166 219 | E-mail governadoria07-08.d1960@rotary.pt Editor Eduardo Caetano de Sousa RC Horta Colaboração Editorial Maria de Lurdes Paiva RC Carnaxide José Monteiro Martins RC Sintra Olívio da Silva Cardoso RC Seixal Projecto Gráfico Jorge Ferreira RC Palmela Impressão e Acabamento Armazém de Papéis do Sado, Lda. | Praça do Quebedo, 14 | 2900-575 Setúbal Distribuição Gratuita


Mensagens

Ex-Participantes de Programas da Rotary Foundation Ex-Alumni “... Considerando que somos um ­grupo de pessoas desejosas de prestar serviços, acho apropriado criarmos um fundo para colocar em prática a nossa vontade de servir a humanidade...”, e foi assim que tudo começou para a criação da Rotary Foundation, com Arch ­ Klumph (Presidente RI em 1916/17), na Conferência de 1917, em Atlanta. Desde 1982, no calendário rotário, o mês de Novembro está guardado para a Rotary Foundation, sugerindo-se que os Clubes Rotários do D1960 guardem uma reunião nesse mês para que se promovam os programas da RF. Nesse sentido, vai ocorrer, no próximo dia 13 de Novembro, no Hotel Zenit Lisboa, situado na Avenida 5

de Outubro, nº 11, pelas 21h15 uma primeira reunião com todos os ExAlumni do D1960, ­integrada na reunião do RC Lisboa-Centennarium. Apelo a todos os companheiros, que sejam antigos Team Leaders, conheçam antigos IGE’s, ou antigos bolseiros da RF os informem para esta reunião magna, quem sabe poderá ser o pontapé de saída para a ­Associação dos Ex-Participantes dos Programas de Rotary Foundation do Distrito de 1960. Quaisquer esclarecimentos, agradeço que me contacte para o seguinte e-mail: nunotexier@gmail.com ou para o telemóvel: 969 044 123. Nuno Texier

Presidente da Sub Comissão Ex-Participantes de Programas 2007-08

Diploma de Mérito e Dedicação, atribuído pela União das Misericórdias Portuguesas ao Governador do Distrito 1960 Eduardo Caetano de Sousa

15

Mensagem da Lina

Sendo este o mês da Rotary Fundation, as minhas palavras vão nesse sentido. Esta Fundação, sempre pronta para servir, está ao serviço de todos quantos dela necessitam, e são muitos; no entanto todos nós, Rotários ou cônjuges, devemos estar atentos às necessidades das localidades onde estamos inseridos, porque para tristeza nossa ainda são muitas. Procuremos sempre que possível incentivar os clubes a utilizarem os subsídios que estão disponíveis, porque por pouco que seja, para muita gente é o suficiente para lhes mudar a vida no sentido positivo. É consolador sentir que todos os clubes rotários apoiam algumas das instituições locais, mas como as necessidades são sempre maiores, então sendo a Rotary Fundation a nossa Estação Espacial Internacional, recorramos a ela para nos ajudar a resolver alguns dos problemas encontrados. Com o desejo de que todos beneficiem do que lhe é posto à disposição, deixo-vos um grande abraço rotário.


CARTA Distrito 1960 - NOVEMBRO de 2007 -nº5  

O mês de Novembro é consagrado à Rotary Fundation, a maior fundação do Mundo, independente de órgãos governamentais ou empresas privadas, te...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you