Issuu on Google+

ano 2 ‐ nº 9 ‐ janeiro/2014

JORNAL AMIGOS DA BIBLIOTECA Jornal dos Amigos da Biblioteca - Centro - Mateus Leme / MG

EDITORIAL

Janeiro vem do latim Januarius, o mês dedicado ao Deus romano Janus ou Jano. A principal característica desse Deus era ser representado com duas faces: uma voltada para o passado e a outra sempre visualizando o futuro. Assim é este mês, ainda nos lembra do ano que acabou de terminar e nos enche de esperança no ano que se inicia. Nossa biblioteca tem no seu trabalho essa semelhança com janeiro: sempre temos exposições que nos remetem ao passado, com toda sua riqueza e lembranças, e por outro lado temos nosso olhar voltado para os novos leitores, as crianças e adultos que estão descobrindo o maravilhoso mundo das letras. Essa é a dualidade de nosso trabalho, que com toda certeza, amamos fazer. Venha, visite-nos, veja a nossa exposição de fotos antigas este mês. E deslumbre-se com nosso acervo, temos livros incríveis!

EXPOSIÇÃO

Memórias de Matheus Leme

Antigo teatro de Mateus Leme

Venha participar da exposição que pretende realizar um resgate fotográfico do município. Período da exposição: 2/1/2014 a 31/01/2014 Local: Biblioteca Pública Rua dos Funcionários, 23 - Centro Mateus Leme/MG Horário: 08h às 17h

NOVIDADES DO ACERVO * Alegria e fé / Henrique Traspadini Reis * Gente que mora dentro da gente / Jonas Ribeiro * Maria Peçonha / André Neves * O lago dos cisnes e outras histórias / Geraldine McCaughrean * Jogo duro / Susan Stephens * Infinito, lua azul e estrela da noite / Alyson Noël

ERRATA

Na edição anterior:  Na página 1 onde se lê nº 7, leia-se n. 8.  Na página 2: o poema de ana f. foi um dos 35 vencedores do concurso Prêmio de Poesias Carlos Drummond de Andrade.


2

Jornal Amigos da Biblioteca

POESIA E VIDA Tudo Eu que, além de ser eu, sou meu pai e sou meu filho, e também meu irmão e meu amigo e meu inimigo e aquele que me é desconhecido. Eu que acendo a brasa de um cigarro, fumo até a guimba e apago. Eu que fico dentro de mim a maior parte do tempo mas uma hora saio para um breve passeio. Eu que flutuo: apogeu. Eu que caio: declínio. Eu que só me ganho quando me perco. Eu que quase não caio, me equilibro. Eu que, quando caio, não me fraturo. Eu que não saio no braço com ninguém mas entro com a palavra abundante e muito irritante. Eu que me esqueço do todo e me recordo apenas de fragmentos - minha memória aos pedaços, bem como a forma como escrevo. Eu que me despeço chorando porque sei que quando retornar estarei mudado. Eu que tenho o riso bobo parecido com soluço. Eu que quando me emociono faço o possível para que as lágrimas não transbordem - e este esforço é o brilho nos meus olhos. Eu que encaixo minha visão nestas imagens fixas ou móveis, encaixo minha mão na caneta tinteiro e encaixo nestas linhas as palavras. O que for fácil não me interessa - o fácil é falso. Beleza. Terror & beleza. Terror. Eu que nem sempre me encaixo onde deveria, mas que faço o melhor que posso com a minha exuberância de junhos acumulados. texto . matheus matheus com citação de Sereníssima de Renato Russo.

Breve biografia: Matheus Matheus mora em Mateus Leme há oito anos, trabalha na Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida e alimenta os blogs: * Pourquoi Filmez-Vous? [www.junkiesvilipendiados.blogspot. com.br, sobre cinema] *Palavras Sorteadas [www.palavrassorteadas.zip.net , reunião de maus poemas maus ].


Jornal Amigos da Biblioteca

3

CASA DE CULTURA CÁSSIA AFONSO DE ALMEIDA Programação da Casa de Cultura Nos sábados do mês de janeiro, às 17 horas, o Cineclube da Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida, exibe filmes da 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos da América Latina, sempre um longametragem precedido de um curta. Também neste mês, o Cineclube da Casa de Cultura homenageia o escritor Edgard Allan Poe, exibindo adaptações cinematográficas de suas obras, aos domingos, às 16 horas. Mais informações: Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida A Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida é um projeto do Instituto Humberto Mauro, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 1982 por um grupo de intelectuais brasileiros. Sediado em Belo Horizonte, o IHM homenageia o cineasta mineiro Humberto Mauro, considerado o “pai do cinema brasileiro”, e tem por finalidade o estudo, a pesquisa e o arquivo dos meios audiovisuais no Estado de Minas Gerais. A Casa foi criada com o objetivo de realizar uma intervenção social num meio carente de recursos materiais e intelectuais, tendo em vista oferecer uma alternativa de desenvolvimento humano à sua população. O instrumento adotado para isso foi a cultura, em razão da experiência do IHM na gestão de programas culturais e na utilização do meio cinema como agente de formação pessoal e transformação social. A Casa está instalada, desde 2005, na rua Meyer, 105, bairro Vila Suzana, em Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a artista plástica mateus-lemense Elma Pena, a Casa é uma luz no meio da escuridão. (Texto retirado da facebook da Casa)

www.facebook.com/casadecassia

(31) 3535-1721 Rua Meyer, 105, Vila Suzana (Reta).

LI E RECOMENDO

O Hobbit, de J. R. Tolkien, traz a história de Bilbo Bolseiro, um pacífico hobbit que se vê envolvido numa aventura épica a pedido do mago Gandalf e dos anões amigos deste. Esta obra, transformada em uma trilogia no cinema, cronologicamente anterior a “O Senhor dos Anéis”, inspirou milhares de obras posteriores, entre jogos, RPGs e outros autores de livros. Apreciado e recomendado por Dinark.


4

Jornal Amigos da Biblioteca

DICAS DE PORTUGUÊS · 1,2 milhão ou 1,2 milhões? A unidade “milhão” só vai para o plural a partir do segundo milhão, ou seja, a partir de 2 milhões. Em caso de dúvida, portanto, observe sempre o número que antecede a vírgula e lembre-se que numerais como “milhão”, “bilhão” e “trilhão” devem concordar com esse número. Exemplos: 1,5 milhão, 1,9 milhão, 2,25 milhões, 5,1 bilhões, etc. · Afim ou A fim? 1- "Afim" é um adjetivo e significa igual, semelhante, parecido. Exemplo: Suas ideias são afins. 2 - "A fim" faz parte da locução "a fim de", que significa para, com o propósito, com o intuito e indica finalidade. Exemplos: *Fez tudo aquilo a fim de nos convencer de sua inocência. *Apresentou-nos todas as propostas de pagamento a fim de vender os produtos.

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA BIBLIOTECA

O ser humano tem a principal característica em ser associativo. Isso sem dúvida começa na família, o grupo social primordial. Quando crescemos, na adolescência já procuramos a nossa 'tribo', aquele grupo de pessoas que gostam do mesmo que nós. E, a partir daí, a menos que prefira virar um ermitão, você sempre estará fazendo parte de um grupo. Igreja, associação do bairro, sindicato, clube, escola, empresa, seja qual for, temos uma contribuição a realizar em cada uma dessas instituições que participamos. Quando desempenhamos bem este papel, estes grupos do qual fazemos parte crescem, prosperam. Nosso sonho sempre foi e continua sendo ver a nossa Associação Amigos da Biblioteca de Mateus Leme crescer e cada vez mais contribuir para a cultura de nossa cidade. Mateus Leme merece, você não acha? Dinark J. P.

?

CALENDÁRIO CULTURAL

ATENDIMENTO AO PÚBLICO Horário de férias em Janeiro De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Telefone: (31) 3535-3902 E-mail: bibliotecapml@yahoo.com.br Facebook/Biblioteca Municipal Geraldo Alves de Oliveira Contato da Associação Amigos da biblioteca: E-mail: amigosbibliotecapml@gmail.com Facebook/aabml


Jornal aab n 9 janeiro 2014