Issuu on Google+

ano 1 ‐ nº 2 ‐ junho/2013

JORNAL AMIGOS DA BIBLIOTECA Jornal dos Amigos da Biblioteca - Centro - Mateus Leme / MG

EDITORIAL Mês de junho em Mateus Leme cheira a festa. Todos comentam antes, durante e depois do dia 13, quando se homenageia o padroeiro da cidade, Santo Antônio. Todos querem saber sobre os shows, sobre os eventos da paróquia e também sobre a tradicionalíssima Cavalhada. Pensando nisso, a Biblioteca, como nossa contribuição, trará o evento “Memórias da Cavalhada”, com fotos antigas, indumentárias, etc., a exemplo do notável evento “Memórias Carnavalescas”, ocorrido durante o Carnaval passado. Junto com o Rodabiblio, Cinebiblio, entre outros, este é mais um projeto desta equipe empenhada no propósito de difundir cultura e preservá-la. Nesta segunda edição, nosso Jornal dos Amigos da Biblioteca traz tudo sobre nossos eventos, novidades do acervo, dicas e muita coisa boa!

‘‘Memórias da Cavalhada’’

ESPAÇO DO ESCRITOR A escritora Maria Mendes Corrêa, de Itapecerica, vive em Mateus Leme. Os poemas de seus vários livros alegram nosso universo. Também participa do livro Prosa e Verso, da Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes – Anelca. Maria Mendes foi convidada a tornar-se membro da Academia de Letras do Brasil/MG/Região Metropolitana, na cadeira nº 5, e escolheu como Patronesse a escritora Irene de Melloneves. A Academia ainda está em formação. Como amostra de seu trabalho, cito a parte do poema “A Minha Casa”, do livro “Poesias. Com.Sentimentos”: “ Havia uma importante janela De onde mamãe sempre olhava A vida passando lá fora E com Deus juntinho rezava...” José Martins

NOVIDADES DO ACERVO

Exposição ‘‘Memórias da Cavalhada’’ De 13 a 30 de junho de 2013 na Casa de Cultura ‘’Agente José Ferreira’’ (antiga estação) em Mateus Leme.

Trilogia “50 Tons de Cinza”; de E. L. James. “Sem medo de viver”; de Max Lucado. “Diários do vampiro” I & II; de L. J. Smith. “Anjo da escuridão”; de Sidney Sheldon. “A verdadeira História dos Três Porquinhos; de Jon Scieszka.


2

Jornal Amigos da Biblioteca

LI E RECOMENDO A dica deste mês é “A sombra do vento”, de Carlos Ruiz Zafón, recomendado por Glória, Kleverson e Andrea. O livro é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar, que lembra clássicos como Edgar Allan Poe, Victor Hugo e Alexandre Dumas. Além de ser uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros, é um verdadeiro triunfo da arte de contar histórias. Daniel Sempere, no dia em que completa 11 anos, encontra um livro chamado "A Sombra do Vento", do escritor Julián Carax, seu conterrâneo. O livro desperta no jovem um enorme fascínio pelo autor incógnito e sua obra, que ele descobre ser vasta e, talvez, perigosa.

PROJETOS Exposição ‘‘Há casos’’ Alguns sonhos não se perdem Viram? -Bolinhas de sabão... ana f. e Karol p.

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA BIBLIOTECA Olá, amigo! Nossa Associação Amigos da Biblioteca voltou à ativa! Voltada para a difusão e preservação da cultura, a Biblioteca precisa de uma parceira como nós, sem entraves burocráticos, para resolver alguns 'pepinos' do dia-a-dia. Existe uma demanda por obras novas, por notícias e por serviços, que, somente pela AABML é atendida em tempo hábil. Aí nosso trabalho se justifica: apoiar, ser AMIGO desta maravilhosa instituição. Neste mês de junho já chegarão as primeiras revistas assinadas: “Época”, “Galileu”, “PEGN” e, para os pequenos, “Turma da Mônica”. Esses exemplares, por enquanto, ficarão em exibição na Biblioteca, depois estarão disponíveis para empréstimo. Também já voltamos com o serviço de impressão e cópia. Devemos esclarecer que o dinheiro cobrado por esse serviço é todo revertido para as ações da Associação, não tendo nenhum vínculo com a Prefeitura. Um cordial abraço, Dinark J. P. Presidente A Biblioteca Pública apresenta:

Exposição na Biblioteca Pública Municipal Geraldo Alves de Oliveira, com quadros de Karol Penido, poesias e músicas de ana f. De 20/05 a 20/06/2013. De segunda a sexta de 8 às 19h. Rua dos Funcionários, 23, Centro, Mateus Leme. Entrada franca.

em -T

a: Um apólog o

RODABIBLIO

hado de Ass is ac -M

a de Lei tur Rod a 3ª

A Biblioteca Pública apresenta:

Local: Biblioteca Pública Municipal “Geraldo Alves de Oliveira” Data: 25 de junho de 2013 Horário: 16h ENTRADA FRANCA

Data: 11 de junho de 2013 Local: Biblioteca Pública Horário: 16h Entrada franca

Sinopse Isabella Swan (Kristen Stewart) vai morar com seu pai, Charlie (Billy Burke), na pequena cidade de Forks. No novo colégio ela logo conhece Edward Cullen (Robert Pattinson), um jovem admirado por todas as garotas locais e que mantém uma aura de mistério em torno de si. Eles aos poucos se apaixonam, mas Edward sabe que isto põe a vida de Isabella em risco.


Jornal Amigos da Biblioteca

3

ENTREVISTA

Daniel de Assis Rodrigues, leitor da nossa Biblioteca

E

u sou Daniel de Assis Rodrigues,

tenho 16 anos de idade. Nasci no dia 26 agosto de 1996, em Belo Horizonte. Estudo Escola Estadual “Domingos Justino Ribeiro” 2º ano do ensino médio. Moro na cidade Mateus Leme-MG.

de na no de

O meu interesse pela leitura surgiu com a curiosidade, com o objetivo de responder algumas perguntas, e dar-me o entendimento de alguns temas e conteúdos, além de buscar melhorar os meus hábitos de estudo. Tenho uma apreciação por poesia. Dos poetas destaco o autor Pablo Neruda e a poetisa Cecília Meireles. Sou apaixonado por física, especialmente por ver como ela é tão abrangente e presente em nosso cotidiano, e como consegue descrever com beleza e exatidão os fenômenos da natureza. Leio mensalmente uma média de quatro a cinco livros. A leitura é um hábito saudável e gratificante, enaltece e aprimora as nossas habilidades. Aconselho a você, que não tem o hábito de ler, que comece já, pois você não tem nada a perder. Se ficar com preguiça, tente ler livros mais finos e com gravuras. Lembre-se: o importante é ler, não importa muito o gênero e o contexto, pois só o ato de ler já é de grande importância. Um dos benefícios mais importantes da leitura é como ela pode modificar e melhorar a sua vida. Uma pessoa leitora é bem articulada e com certeza consegue se relacionar melhor, e inclusive, será bem sucedida no mercado de trabalho.

Conheci a biblioteca pública quando os professores e colegas me sugeriram procurá-la para realizar pesquisas. Vou semanalmente ou mensalmente à biblioteca. E as atividades que eu admiro são as exposições realizadas na biblioteca, as quais são bem formuladas e estimulantes. Um conselho que deixo aos jovens é que não se envolvam nos caminhos errôneos da vida. Pode ser difícil se esquivar, mas é o certo! Pois vale mais a segurança de uma certeza do que a duvidosa miragem dos caminhos incertos. Mas nunca é tarde para recomeçar! Recomeçar é dar uma nova chance a você mesmo.


4

Jornal Amigos da Biblioteca

SERVIÇOS DA BIBLIOTECA

Em 2010 foi implantado um novo sistema para empréstimo e consulta do acervo da Biblioteca Pública, o BIBLIVRE, Biblioteca Livre - um software gratuito, apoiado pela IBM- Brasil e Instituto Itaú Cultural. Este software auxilia na catalogação e na difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas. A informatização do acervo foi concluída em agosto de 2012, e, desde então, as consultas, empréstimos e outros serviços estão mais ágeis. É possível inclusive reservar um item que esteja emprestado a outro leitor. Estamos trabalhando para que em breve seja possível a consulta online do acervo. Outro serviços: Acesso à Internet; Empréstimo domiciliar (livros, DVD, CD, Fitas VHS); Serviço de Referência; impressão e cópias (pela Associação), renovação de livros por telefone; programação cultural; Estantebiblio (para empresas).

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

DICAS DE PORTUGUÊS

O verbo ‘‘haver’’ indicando existência: Usado com o sentido de ‘‘existir’’, o verbo ‘‘haver’’ nunca deve ser usado no plural. Também, quando é sinônimo de ‘‘acontecer’’ ou ‘‘ocorrer’’, o verbo ‘‘haver’’ não sai do singular. Nesses casos, o verbo ‘‘haver’’ é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Muitas pessoas ficam confusas quando empregam o verbo haver, talvez por causa do que ocorre com os sinônimos (existir, ocorrer, acontecer), que sempre concordam com o sujeito. Observe: Existem/Há muitas pessoas na sala Existiam/Havia muitas pessoas na sala Verbo ‘‘haver’’ indicando tempo: O verbo ‘‘haver’’ fica no singular quando indica ideia de tempo decorrido: Há anos não o vejo. Havia meses que não o visitava.

CALENDÁRIO CULTURAL

De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Contatos: Telefone:(31) 3535-3902 E-mail: bibliotecapml@yahoo.com.br | Exposição

Facebook/Biblioteca Municipal Geraldo Alves de Oliveira amigosbibliotecapml@gmail.com Facebook/aamigosbiblioteca

Cinebiblio

‘‘Memórias da Cavalhada’’

Encerramento da Exposição

‘‘Há Casos’’

Rodabiblio


Jornal Amigos da Biblioteca