Page 1

Agrupamento de Escolas da Sé E.B.1 nº 4 de Faro Edição trimestral Ano 2011/2012– nº 2 - março


Sumário

Editorial Olá amiguinhos: Porque ler é muito importante e porque nós gostamos de mostrar o que vamos fazendo por cá, estamos de volta com o nosso jornal trimestral. Tal como já vos habituámos, nesta edição mostramos alguns trabalhos desenvolvidos ao longo do 2º período. Esperamos que seja do vosso agrado e vos proporcione bons momentos de leitura.

Projeto dos Maios Ovinhos de chocolate Visita à Associação Oncológica Da horta para o prato A C1 foi ao Museu A nossa horta Notícias da C2 As amigas andorinhas O Carnaval da minha escola O que vamos fazendo por cá… Vestígios, monumentos, património Finais imaginados Notícias da B4 Correspondência inter escolar Passatempos

Ficha Técnica Equipa do Jornal Escolar: Prof. Anabela Mendonça Prof. Paula Sousa Prof. Maria Helena Mendes

Boa Páscoa! Desejamos a todos uma BOA LEITURA!

Colaboradores: Professores e alunos do 1º Ciclo da Escola Básica do 1º Ciclo nº 4 de Faro do Agrupamento de Escolas da Sé

2

3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17


PROJETO DOS MAIOS Fomos ao Museu Municipal visitar os maios, que são bonecos grandes que as pessoas colocam junto à estrada no dia 1 de maio.

Também decidimos fazer maios: um burro com a carroça, um homem e uma mulher.

E já começámos!

Turma S0 – Crianças surdas de idade pré-escolar

3


OVINHOS DE CHOCOLATE para esta PÁSCOA ralar

ovinhos

Preenche os espaços ou escolhe o que está certo.

1º - Ralamos cenouras/chocolate. 2º - Batemos numa taça algumas _____________ com _____ colheres de _________ condensado.

T U R M A

bolachas

3º - Junta-se o ____________ ralado. 4º - E batemos outra vez com a varinha mágica/máquina de lavar roupa.

15 min

S 2 ovinhos

5º - Pomos _________ minutos no frigorífico, para a mistura ficar mole/rija. 6º - Fazemos ovinhos/estrelas com a mistura.

15 min

7º - Pomos mais 15 minutos no fogão/frigorífico. 8º - Está pronto a _________.

4


Turma S1 Visita à Associação Oncológica do Algarve No dia 20 de janeiro nós fomos com a turma S2 à Associação Oncológica do Algarve. A senhora responsável ficou muito contente por nós levarmos as tampas de garrafas e garrrafões. Nós deixamos lá as tampas que todos tinhamos guardado nas salas.

A Associação Oncológica fica no Largo das Mouras nº 16 em Faro, perto do Teatro Lethes. A Associação Oncológica tem um Núcleo de Apoio Psicossocial que é responsável pela Consulta de Psiconcologia (individual e familiar) e por Terapias de Grupo. Fazem Sessões de Informação e Sensibilização sobre o cancro, em vários locais da região. Quando nós guardamos as tampinhas de garrafas e garrafões estamos a ajudar a Associação Oncológica para as pessoas que trabalham lá poderem ajudar mais pessoas que estão doentes.

Largo das Mouras Velhas nº 16, 8000-139 - Faro ( 289807531 7 289090436 : www.aoa.pt E-mail: geral@aoa.pt

5


“ Da horta para o prato”

No dia 24 de janeiro fomos ao Jardim da Alameda visitar as estufas e aproveitamos para fazermos a nossa própria sementeira, que iremos transplantar para a horta da escola.

A dr. Filomena e a dr. Noémia explicaram como podemos fazer uma plantação biológica sem recorrer a produtos quimicos. Para isso temos de usar o compostor que serve para fazer adubo biológico.

Boas Férias de Páscoa são os desejos da turma A1

6


A turma C1 foi ao Museu A agulha mรกgica

A nossa obra de arte

Em torno da cortiรงa

Boa Pรกscoa para todos!

7


As nossas plantas cresceram muito!

Na Alameda nós vimos a horta biológica!

Todos os dias observamos o crescimento

A nossa horta está toda florida!

Semeámos beringelas.

Agora também já temos uma horta biológica!

das nossas plantas!

8


E s t e p e río d o tra b a lh á m o s m u ito s c o n t e ú d o s ; d e s t a c a m o s a p e n a s t rê s te m a s :

B rin c á m o s c o m a s S IM E T R IA S P O R R E F LE X Ã O

P e s q u is á m o s T R A N S P O R T E S . A q u i s ó p o m o s d o is t ra b a lh o s q u e a c h á m o s m a is e n g ra ç a d o s m a s fo ra m m u it o s m a is .

E c o m e ç á m o s a c o n s t ru ir á rv o re s p a ra a c o m e m o ra ç ã o d o D IA D A F L O R E S T A . F iz e m o s tu d o c o m m a t e ria l re a p ro v e ita d o

E s p e ra m o s q u e te n h a m g o s ta d o .

TU RM A C2

9


As amigas andorinhas

Ainda não estamos na primavera, mas as nossas amigas andorinhas já sobrevoam os céus! Numa das nossas aulas de língua portuguesa lemos um texto muito bonito que falava destas amiguinhas, o título era ”A Balada das vinte meninas friorentas”, da autoria de Matilde Rosa Araújo. Como gostámos tanto deste texto decidimos pesquisar sobre estas avezinhas e ficámos a saber muitas curiosidades acerca delas. Sabiam que elas voam para os países do sul e quando voltam ainda sabem onde ficam os seus ninhos? É incrível não é? Também construímos moldes que serviram para alegrar a nossa sala. Que bonita que ficou! A primavera já chegou à B2!

Turma B2

10


O Carnaval da minha Escola

Na minha escola, na sexta-feira, dia 17 de março, realizámos uma festa de Carnaval muito divertida e atraente! Quem quisesse vir mascarado incluindo os senhores professores e professoras, alunos e senhoras auxiliares poderiam escolher os seus fatos e fantasias! Então, surgiram mascarados de diversas maneiras como: princesas, médicos, bruxinhas, joaninhas, palhaços, HomemAranha, mágicos, Zorro, borboletas, enfermeiras, etc. Alguns professores também apareceram mascarados e algumas turmas participaram no desfile da nossa cidade. Ao longo da manhã houve um concurso, em que todos os mascarados desfilaram num palco, para que o júri avaliasse o melhor de todos! Desfilámos ao som de músicas muito bonitas e mexidas e o vencedor foi um colega mascarado de cozinheiro. Terminado o concurso, brincámos bastante, continuámos a dançar e atirámos serpentinas uns aos outros. A nossa turma gostou muito desta comemoração do Carnaval da escola e considerámos que este dia foi muito feliz, bem passado e inesquecível! Para o próximo ano letivo, gostaríamos que a festa de Carnaval fosse como esta ou ainda melhor!

Turma – A/2

11


TURMA A3 - O que vamos fazendo por cá… Todo o dia a trabalhar Pois gostamos de aprender Temos muito que pensar Temos muito que fazer.

Quando vamos à Biblioteca É sempre do nosso agrado Gostamos daquele espaço E do “Espantalho Enamorado”.

No dia 17 de fevereiro Vimos todos mascarados No desfile pela baixa Andámos sempre disfarçados.

Continuamos bons atletas Fazemos muitos exercícios Com o projeto “Malta Mexida” Não fazemos sacrifícios.

Com a turma S2 Fazemos muitas atividades Provámos o azeite Ficámos deliciados.

Para conhecer novos espaços Pela cidade fomos andar Visitámos monumentos Sempre, sempre a andar.

Uma Páscoa muito docinha para todos! 12


Visita de estudo da turma B3 pela cidade de Faro Vestígios, Monumentos, Património

A turma B3 deseja a todos umas boas férias e uma Páscoa Feliz

13


Olá amigos: Cá está mais um jornal cheio de notícias da nossa escolinha… Este período, entre muitas outras coisas giras, desenvolvemos um trabalho muito interessante sobre a obra “A árvore”, de Sophia de Mello Breyner Andresen. 1.º - lemos a obra (por partes); 2.º - fizemos o resumo de cada uma das partes (individualmente); 3.º -a professora deixou o final da história “no segredo dos deuses” e pediu-nos que, com toda a imaginação, desenhássemos o final; 4.º - apresentámos os trabalhos aos colegas.

Resumo

Finais “imaginados”

Os japoneses viviam numa ilha que tinha uma linda árvore. Cada dia que passava, a árvore ia crescendo mais e começou a tapar o sol às pessoas e às hortas. Então, os japoneses chegaram à conclusão que era melhor cortá-la, apesar de todos ficarem muito tristes com isso. Depois de a cortarem verificaram que ela ocupava muito espaço na ilha e, por isso, tiveram que tomar uma outra decisão. Decidiram dividir a árvore em partes e distribuí-la pelos habitantes, para que eles a aproveitassem para construir coisas. Também resolveram fazer, coletivamente, uma barca muito grande e útil na pesca e nos passeios. Com essa barca ganharam muito dinheiro.

Carlos Campos – cortar madeira e vender Carlos Gouveia – fazer um museu Carolina e Inês – fazer uma ponte ou umas escadas Daniel e Ezequiel – fazer brinquedos Diogo e Tomás – fazer um mastro para a barca ou bandeira Lucas – fazer uma casa da árvore Tibor e Umo – fazer um carro

Mas, a barca foi apodrecendo com o tempo. Tiveram que a desmanchar e compraram outra.

Tatiana e Marta – fazer tabuletas e quadros

Para assinalar a existência dessa velha e linda árvore, de que todos gostavam muito, eles decidiram utilizar os restos de madeira que ainda estavam bons para …

Tiago L. – fazer um avião

Por Núria Canário

… construir uma biwa – espécie de guitarra japonesa. Com essa biwa, os japoneses faziam música e divertiam-se!

Wilson – fazer tendas de campismo

Fábio – fazer um submarino Núria e Tiago N. – fazer mesas e cadeiras para café/ restaurante Salma – fazer uma roda de moinho de água Cândido – fazer um baloiço gigante

Esperamos que tenham gostado do nosso trabalho. Continuem a contar connosco.

Boa Páscoa!

Beijocas da turma

A4 14


A turma B4 vem mostrar-vos um pouco das atividades realizadas no 2º período.

O Olavo, a Inês Dias e a Marina ficaram apurados para o corta-mato na Aldeia das Açoteias em Albufeira. Foram acompanhados por vários professores do agrupamento e pela professora Adriana das AEC´s. No Carnaval desfilámos na escola, e organizámos um concurso de canções, acrobacias, teatro e danças. Foi muito giro!

Participámos no Mito-móvel no teatro das figuras

Fomos ver as forças de segurança no Dia da Proteção Civil. 15


PROJETO

Fomos ao mapa de Portugal e ao acaso, escolhemos uma localidade, por distrito e por Região Autónoma (Madeira e Açores), para escrevermos cartas para turmas de 4ºano. Até ao momento recebemos respostas das seguintes escolas: S. Paulo de Frades (Coimbra), Campo Redondo (Bragança), Faniqueira (Batalha), Oliveira do Castelo (Guimarães), Ínsua (Penalva do Castelo), Alter do Chão (Portalegre), Santana (Ilha da Madeira) e Pedras Salgadas (Vila Real). Na generalidade, temos recebido destas escolas lendas e documentos sobre monumentos, os quais estão arquivados num álbum. Através deste projeto temos enriquecido mais o nosso nível cultural e já sabemos mais coisas de Portugal. No Quadro Interativo e através da Internet, temos ficado a conhecer melhor estas escolas e as respetivas localidades. Apresentamos alguns trabalhos enviados.

TURMA C4 --- PROF. PAULO SANTOS

16


Na Páscoa é comem orada a sua ressurreição! Descobre o seu nome seguindo as coordenadas.

Qual dos detalhes seguintes não pertencem à ilustração?

Liga os pontos com números pares, por ordem crescente e completa a imagem:

Segue o caminho do quadro A no quadro B e descobre a origem da palavra “Páscoa”.

Segue as setas para saberes o nome de um prato que é tradicional na época da Páscoa.

17


18

Penha 4  

Jornal escolar da EB1 de Faro n.º4 2º Período 2011 /2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you