Page 1

Agrupamento de escolas da Sé E.B.1 nº 4 de Faro Edição trimestral Ano 2011/2012– nº 1 - Dezembro


Sumário

Editorial Olá amiguinhos: Porque ler é muito importante e porque nós gostamos de mostrar o que vamos fazendo por cá, estamos de volta com o nosso jornal trimestral. Tal como já vos habituámos, nesta edição mostramos alguns trabalhos desenvolvidos ao longo do 1º período. Esperamos que seja do vosso agrado e vos proporcione bons momentos de leitura.

Canção do Pai Natal Centro de Ciência Viva A Festa de S. Martinho Divertimentos de Natal A nossa visita ao museu Desafio da C1 Acróstico Dia Nacional da LGP Noticias da C2 As profissões de ontem Plano Nacional de Leitura Atividades da A4 A tempestade química As lagartas da couve Passatempos

3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

Ficha Técnica Equipa do Jornal Escolar: Prof. Anabela Mendonça Prof. Paula Sousa Prof. Maria Helena Mendes

Bom NATAL! Desejamos a todos uma BOA LEITURA!

Colaboradores: Professores e alunos do 1º Ciclo da Escola Básica do 1º Ciclo nº 4 de Faro do Agrupamento de Escolas da Sé

2


3


C e n t r o d e C iĂŞ n c ia V iv a V is it a m o s o C e n tr o d e C iĂŞ n c ia V iv a , ju n to Ă d o c a d e F a r o . E s te m u s e u , ĂŠ d o ta d o d e m a te r ia is e s tr a te g ic a m e n te c o n s tr u Ă­d o s p a r a e x p lic a r d e f o r m a f ĂĄ c il e e x a c ta , a lg u n s f e n Ăł m e n o s d if Ă­c e is d e e n te n d e r d e o u tr a f o r m a . V im o s a T e r r a c o m o e r a h ĂĄ 2 0 0 .0 0 0 .0 0 0 d e a n o s . P a n g e ia ( te r r a ) e P a n ta la s s a ( m a r ) . T a m b ĂŠ m v im o s a T e r r a c o m o ĂŠ a g o r a c o m c o n tin e n te s e o c e a n o s .

a n te s

d e p o is

D e p o is v im o s u m v u lc ĂŁ o , e d if e r e n te s r o c h a s d a la v a jĂĄ f r ia . Q u a n d o a la v a a r r e f e c e n a ĂĄ g u a a r o c h a f ic a le v e e c o m f u r o s o u p o ro sa .

Q u a n d o a la v a a r r e f e c e n o g e lo f ic a u m b lo c o d e p e d r a m u ito d u r a e b r ilh a n te . Q u a n d o a la v a a r r e f e c e n a te r r a m is tu r a - s e c o m o u tr o s m a te r ia is e ĂŠ c o m o o g r a n ito c o m v ĂĄ r ia s c o r e s .

T urm a S1

4


“A fe sta d o S . M a rtin h o �

N o d ia 11 d e N o ve m b ro fiz e m o s u m a fe sta n a e sc o la p a ra c o m e m o ra r o d ia d e S . M a rtin h o . A n o ssa tu rm a fe z so m b ras c h in e sas e o s m e n ino s d as o u tra s sa la s ta m b ĂŠ m b rin c a ra m

com

os

fa nto c h e s.

A p ro fe sso ra G o re tte p Ă´ s a s ca sta n h a s n o fo rno e to d o s a s c o m e m o s a ssa d a s e q u e n tinh a s!

T u rm a S 2

5


Ajuda o Dรกlmata a chegar ao seu osso.

FELIZ NATAL

Turma A1

6


7


DESAFIO DA TURMA C1

8


9


N a q u a rta -fe ira , d ia 1 6 d e N o v e m b ro , fo i o d ia N a c io n a l d a L ín g u a G e s tu a l P o r tu g u e s a . P a r a c o m e m o ra rm o s e s te d ia fo m o s v e r u m film e q u e o s m e n in o s d a tu r m a S 1 p r e p a r a ra m . E s s e film e fo i c o n ta d o e m lín g u a g e s tu a l e e m lín g u a o r a l e c h a m a v a - s e “ O s trê s p o rq u in h o s ” .

T e x to c o le tiv o r e a liz a d o p e la tu r m a B 2

N u m la d o d a te la v im o s a s im a g e n s d a h is tó r ia e n o o u tro v im o s u m a s e n h o r a a c o n ta r a h is tó r ia e m lín g u a g e s tu a l. N ó s g o s tá m o s m u ito d o film e e a p re n d e m o s a d iz e r o títu lo e m lín g u a g e s tu a l.

O s c in c o s e n tid o s E s tiv e m o s a e s tu d a r o s c in c o s e n tid o s : a v is ã o , o o lfa to , o p a la d a r , a a u d iç ã o e o ta to . P a ra c o m p re e n d e r m o s m e lh o r a im p o rtâ n c ia d e s te s s e n tid o s , fiz e m o s a lg u n s jo g o s e m q u e id e n tific á m o s v á r ia s c o is a s c o m o s o lh o s v e n d a d o s , u s a n d o a p e n a s u m s e n tid o d e cada vez.

J o g o d o s c in c o s e n tid o s r e a liz a d o p e la tu r m a B 2

10


11


No dia 7 de novembro fomos ao Museu Regional conhecer as profissões de ontem. Aprendemos coisas sobre: leiteira, fotógrafo, amolador, ardina, polícia sinaleiro, sapateiro, taberneiro... O fotógrafo Passarinho tirou-nos uma fotografia como antigamente, a preto e branco! Depois fizemos carteiras recicladas com pacotes de leite para guardar o que quisermos. Despedimo-nos do Passarinho e voltámos para a escola. A professora deu-nos uma ficha de sopa de letras para encontrarmos as profissões de ontem que aí estavam escondidas. Nesse mesmo dia, à tarde, lemos o conto do Plano Nacional de Leitura intitulado “ O Amolador “ da obra Abada de Histórias, de António Mota. No conto dizia que o amolador não amolava só facas, também amolava tesouras. E fizemos uma ficha sobre o conto “ O amolador “. Nós gostámos muito de ir ao Museu Regional aprender as profissões de ontem e de fazer as carteiras. Beatriz, Bianca, Mihael, Mihaela Turma A3

12


13


OOlálá aa to a lha da od om m u itoe . d Tiveemr t idsoe to dd oo ss ., aA tutur mrma aB 4B 4e s etes te a n oa nteo m teo sm tr tra a b ab lh u ito d ta iv emrtid o ta m b é m . V e ja m a lg u n s d o s n o s s o s m e lh o re s m b é m . V a m o s v e r u m b o c a d in h o d o q u e te m o s fe ito . o m e n to s … Na re c e ç ã o aos a lu n o s d o 1 º a n o p a r tilh a m o s um a c o r e o g r a f ia que a p r e n d e m o s d o V IK Y o p e q u e n o g o lf in h o . A c o r e ó g r a fa fo i a J u lia n a D e l F r a n c o . T o d o s p a r tic ip a m o s e p a re c e -n o s que c o r r e u tu d o m u ito bem F o m o s v e r a s a tiv id a d e s c in o té c n ic a s a p r e s e n ta d a s p e la P S P . Aqui e s tá a p r o f . P a u la S ousa e os nossos c o le g a s a p a r tic ip a r e m n u m a ru s g a à s a la d e a u la . G o s ta m o s d a C A P O E IR A d a S e m a n a d a S a ú d e

T r a b a lh a m o s c o m p o lid r o n s n a s a la d e a u la

F o m o s v e r o te a tr o d o p io lh o e o B r u n o C o n tr e ir a s e s c r e v e u e s te te x to : A t e m p e s t a d e q u ím ic a E r a u m a v e z u m p io lh o e u m a lê n d e a . A lê n d e a c h a m a v a - s e C o r n é lia e o p io lh o J o a q u im . E le s v iv ia m n u m a c id a d e m u ito g r a n d e c o m m a is p io lh o s . A c id a d e e r a a c a b e ç a d a A n d r e ia . U m d ia h o u v e u m a te m p e s ta d e q u ím ic a . T o d o s o s p io lh o s q u e s o b r e v iv e r a m fo r a m p a r a a c a b e ç a d o J o ã o . N ã o tin h a ta n to e s p a ç o , m a s c o m o a m a io r ia tin h a m o r r id o n a te m p e s ta d e q u ím ic a , e r a p e r f e ito . F o r a m - s e p a s s a n d o o s a n o s e n o to u - s e u m a d ife r e n ç a , p o r q u e q u a n d o n a s c ia u m p io lh o o u u m a lê n d e a a c a b e ç a já n ã o tin h a ta n to e s p a ç o . T iv e r a m d e m u d a r d e c id a d e , o u tr a v e z , e v ir a m a c a b e ç a d a S o fia e a c h a r a m o lu g a r p e r fe ito . M u d a r a m - s e p a r a lá , c o n s tr u ír a m u m a c id a d e n o v a , u m a n o v a fa m ília e a té c r ia r a m e s c o la s . F o r a m p a s s a n d o o s a n o s a té q u e u m d ia a C o r n é lia d is s e a o J o a q u im : - V a m o s c a s a r J o a q u im ? - S im , c la r o q u e s im ! C o m b in a r a m o d ia d o c a s a m e n to . O c o n v ite d iz ia a s s im : “ À s 1 0 h o r a s , n a r u a p r in c ip a l d o P a ta c ã o , e s p e r a m o s p o r v o c ê s .”

O q u e a c o n t e c e u d e p o is ? A d i v i n h e m . B O M N A T A L p a r a to d o s e F E L IZ E S F E S T A S ta m b é m …

15


16


17


O PAI NATAL escondeu 4 presentes na sala da casa da Anabela, pinta o desenho e encontra os presentes.

18

Penha 4  

Jornal Escolar da EB1 de Faro n.º4 (Penha). 1º período 2011/2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you