Page 1

Iberos  História de Portugal  Iberos  Os Iberos eram um povo

pré-histórico que vivia no Sul e no Este do território que mais tarde tomou o nome Península Ibérica. Eram morenos e de estatura média  Conheciam a agricultura e

a pastorícia.


Celtas  Na época em que o

Império Romano invadiu e conquistou a ilha da Grã-Bretanha, o povo celta era o povo que habitava esta região. Chegaram na região vindos de diversas regiões da Europa, entre os séculos 2 e 3 A.C

  Era um povo formado

por indivíduos fortes e altos.


 Dedicavam-se muito à

arte da guerra, embora também tenham desenvolvido muito o aspecto artístico, principalmente o artesanato. Conheciam técnicas


 Fenícia foi uma civilização

cujo epicentro se localizava no norte da antiga Canaã, ao longo das regiões litorânias dos actuais Líbano, Síria e norte de Israel. A civilização fenícia foi uma cultura comercial marítima empreendedora que se espalhou por todo mar Mediterrâneo durante o período que foi de 1500 A.C a 3000 A.C . Os fenícios realizavam comércio através da galé , um veículo movido a velas e remos, e são creditados como os inventores dos birremes.


Gregos  A civilização grega

desenvolveu-se a partir do séc. VIII a.C., na Grécia continental, nas costas do mar Negro e da Ásia Menor, e em várias ilhas espalhadas pelo mar Egeu e mar Mediterrâneo, a este conjunto de territórios chamaram de Hélade. Ao longo deste território formaram cidadesestado.


Cartagineses Povo de origem semita (não indo-europeu).

Cartago fica

no norte de

África. Criaram

um

império

marítimo que se estendia da

Sicília

à

Península

Ibérica e costa ocidental africana.


Romanos  Quando os Romanos

chegaram à Península Ibérica quiseram logo conquistá-la, encontraram uma grande resistência dos Lusitanos, que eram governados por Viriato.


 Os Romanos

conseguiram vencer Viriato mandando matar á traição. Após 2 séculos de luta os Romanos dominaram a Península Ibérica até a invasão dos Bárbaros.


 Os 8 séculos de

domínio Romano foram muito importantes para a Península, fizeram-se: pontes, aquedutos, templos, estradas… e desenvolvendo a agricultura, comércio e a industria.


Bárbaros  Na História da Europa, dá-se o

nome de invasões bárbaras, ou período das migrações, ou a expressão alemã Völkerwanderung [fœlkervandəruŋ], à série de migrações de vários povos que ocorreu entre os anos 300 a 800[1] a partir da Europa Central e que se estenderia a todo o continente. A referência aos bárbaros, nome cunhado pelos gregos e que em grego antigo significava apenas estrangeiro, foi usada pelos Romanos para designar os povos que não partilhavamos seus costumes e cultura (nem a sua organização política).


Muçulmanos Os

muçulmanos

também

conhecidos como Moiros/ ou Mouros.  No

ano

711

Península

invadiram

a

Ibérica, menos as

Astúrias.  Desenvolveram o artesanato, a

geografia,

a

matemática,

a

astronomia, a medicina e a agricultura,

introduzindo a

azenha a nora o açude o chafariz .


Lusitanos  Os Lusitanos eram um

povo guerreiro que vivia

no alto dos montes em povoações

fortificadas

castros.  Esse povo dedicava-se à

caça e à pastorícia.  O exército lusitano era

comandado por Viriato.


 Trabalho realizado por :  António  Artur  Ana  Andressa

Turma 4.4

Alagoas

Romanos  

Os romanos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you