Issuu on Google+

newsletter BiblioNews

Julho/Dezembro 2012

04

2012 / 10 /29

Horário

Instituto de Contabilidade

Informamos…

e Administração do Porto—ISCAP

A Newsletter que agora publicamos será a última elaborada individualmente pela Biblioteca,  dado que a partir de agora, a Biblioteca passará a ter uma  secção na Newsletter do ISCAP, com periodicidade mensal.

Biblioteca Telefone: +351 22 905 00 10 Fax: +351 22 902 58 99 E-mail: biblioteca@iscap.ipp.pt

A Biblioteca inclui na sua coleção… Trabalhos fim de curso, teses e dissertações que foram defendidos no ISCAP desde 1989 e realizados no âmbito dos seguintes cursos: Literatura Portuguesa, Alemã e Inglesa, Linguística, Controle Financeiro, Secretariado de Gestão, Assessoria de Gestão, Auditoria, Aduaneiras, Ciências da Educação, Contabilidade, Administração, Engenharia Eletrotécnica e Industrial, Direito, Probabilidade e Estatística, Estudos Europeus, Economia, Comércio Internacional, Matemática, Estudos Anglo-Americanos, Tradução Especializada, Informática, Filologia, Direito Comunitário, História da Cultura Portuguesa, Sociologia, Estatística, Marketing, entre outros.

O RECIPP – REpositório Cientifico do Instituto Politécnico do Porto recolhe a produção científica da comunidade de docentes, investigadores e alunos da instituição, nomeadamente artigos publicados em revistas científicas, comunicações, congressos, etc., disponibilizando o livre acesso ao texto integral sempre que possível . No link http://recipp.ipp.pt/community-list (“Comunidades & Coleções”) os artigos de comunicações e eventos científicos aparecem organizados por áreas científicas.

SALA DE LEITURA 09.00H: 21:15H

ÁS

EMPRÉSTIMO INTERBIBLIOTECAS 09:00H ÁS 17:00H

OUTROS 17:00H

PERÍODO DE FÉRIAS— PÁSCOA/ QUEIMA DAS FITAS E NATAL - 2ª A 6ª - 09:30H ÁS 12:30H E DAS 14:00H ÁS 18:45H

SERVIÇOS

09:00H

ÁS

Biblioteca do ISCAP, percurso histórico ... A Biblioteca do ISCAP foi criada pelo Decreto de 30 de Dezembro de 1886. Em 1997 foi reorganizada de acordo com as novas e primeiras instalações de raiz. E em 2000, a Biblioteca por força de lei dos Estatutos do ISCAP, é integrada, juntamente com a Reprografia e o Arquivo do ISCAP no Centro de Documentação e Informação. Ver mais: http://www.iscap.ipp.pt/~www_exp/ Historia.html


newsletter 04 BiblioNews

ISCAP

Periódicos (assinaturas do ISCAP) Alguns títulos de publicações periódicas que se encontram disponíveis ao público na Sala de Periódicos.

Publicações periódicas editadas pelo ISCAP

Código QR

POLISSEMA—Revista de Letras do ISCAP, criada em 2001. Tem como propósito a divulgação de atividades pedagógicas e científicas integrada nas áreas da Literatura e Linguística, dos Estudos de Tradução e dos Estudos Interculturais.

O ISCAP possui uma nova funcionalidade: o QR Codes— acrónimo do inglês Quick Responses Codes. É uma nova tecnologia de armazenamento de informação em 2D, e está ao alcance de qualquer utilizador através de um simples telemóvel com câmara e software compatível. Ver mais:

Revista de Ciências Empresariais, criada em 2004. É uma publicação interdisciplinar orientada essencialmente para as áreas de Direito, Fiscalidade, Gestão e Contabilidade.

2

http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/ PageImage.aspx?id=15563


newsletter BiblioNews

04

Clássicos da Biblioteca Apresentamos o “Relatório do Serviço do Commissariado Portuguez de Viena de Áustria da Exposição Universal de 1873”, de Joaquim Henriques Fradesso da Silveira (1825-1875). Através do seu Relatório ficamos a conhecer a organização e o funcionamento da Exposição Universal. Como por exemplo, a classificação e a disposição dos produtos nacionais e estrangeiros e os edifícios (pavilhões e expositores) expressamente construídos para o efeito. Fradesso da Silveira também nos fala das inovações tecnológicas e dos conhecimentos científicos adquiridos em alguns pavilhões europeus. Para os produtos industriais portugueses, inclui no seu Relatório uma “lista das recompensas obtidas pelos expositores portugueses”, constituídas por medalhas e diplomas de mérito e de participação. Outras informações igualmente importantes para o estudo da História Económica, e que vamos encontrar também neste documento oficial, são as despesas gastas com a exposição, o custo da publicação do relatório, as informações de caracter técnico (publicações), o frete, os regulamentos, etc. Na Exposição Universal de Viena de Áustria, estavam representados países europeus, americanos e, “os povos do Oriente e da Ásia oriental”, que se apresentaram em Viena, e passo a citar, “como nunca em outra exposição alguém os viu (…) e que fizeram muitas revelações importantes para a nossa economia” (pág. 90)

Cota: 67 SILf

3

Nota biográfica Joaquim Henriques Fradesso da Silveira (1825-1875). Foi lente de Física e Química na Escola Politécnica de Lisboa. Foi sócio correspondente da Academia Real das Ciências de Lisboa, e de outras corporações literárias e científicas do país e do estrangeiro. Fundou e foi presidente da Associação Promotora da Indústria Fabril, e sócio honorário das Associações Comerciais de Lisboa e do Porto. Desempenhou muitas e importantes comissões de serviço público, nomeadamente a de chefe da antiga Repartição de Pesos e Medidas, membro do Conselho Geral das Alfândegas e do Conselho Geral do Comércio e Indústria, e a de comissário régio de Portugal na exposição de Viena de Áustria, em 1873. Foi precisamente nesta altura que escreveu um magnífico relatório a respeito desta Exposição Universal. http://avozportalegrense.blogspot.pt/2009/12/os -125-anos-da-escola-industrial-de.html


BiblioNews newsletter

04

ISCAP life

No Jornal Vida Económica de 20 de julho de 2012, Frederico Alves, finalista do ISCAP na Licenciatura de Marketing, materializou um projeto inovador, criando uma plataforma de venda direta de livros no facebook. Este projeto resultou de um estágio curricular efetuado na “Vida Económica”.

Sessões de Formação

Vida Económica, 20 de Julho de 2012, p. 23

O catálogo de Livro Antigo Em 2004 foi editado uma publicação de consulta intitulada O catálogo de Livro Antigo séc. XVIXVIII: Coleções de Antigas Instituições de Ensino Médio e Superior do Porto (Escola Normal e Institutos Industrial e Comercial), cujo objetivo foi a divulgação do seu património bibliográfico. Menciona-se neste catálogos três núcleos documentais: Biblioteca Central de IPP (núcleo da antiga biblioteca da Escola Normal do Magistério Primário do Porto), Instituto Superior de Engenharia (ISEP) e Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAP).

A Biblioteca continuará a levar a cabo, durante o ano letivo 2012/13, sessões de formação que têm como objetivo apresentar e dar a conhecer os serviços e recursos nela existentes. Para tal, só será necessário enviar os respetivos pedidos para o email da Biblioteca: http://www.iscap.ipp.pt/site/php/ biblioteca.php

O Facebook da Biblioteca Sendo uma forma de comunicação mais ágil e direta com a comunidade em geral, procuramos utilizar a página do facebook como outro meio de dar a conhecer o ISCAP e divulgar as nossas últimas aquisições. Contacte-nos através de http:// www.facebook.com/ ISCAP.IPP

4

O portal RCAAP constitui -se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso livre a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses.

Ver mais: Diretórios (instituições aderentes) – http:www.rcaap.pt/ directory.jsp


newsletter BiblioNews

04 Musica

O site Classical Music, especializado em compositores clássicos, disponibilizou toda a obra de Frédéric Chopin, Franz Schubert, Joseph Haydn e Johannes Brahms, Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven e Antonio Vivaldi para audição on-line. As peças são conduzidas por maestros e instrumentistas consagrados.

Schubert: http://bit.ly/NGwCYW Haydn: http://bit.ly/NIY5em Chopin:http://bit.ly/NK8hjg Vivaldi: http://bit.ly/QnlaGc Brahms: http://bit.ly/NGwgBk Beethoven: http://bit.ly/OVy8US

Recursos online

História/Matemática/Psicologia/Literatura › The Cornell University Library Windows on the Past › AMS books online – American Mathematical Society › http://psychclassics.yorku.ca/ › http://inlivros.net/

Repositórios estrangeiros › FreeBooks4DInternet Archive

Design: Biblioteca/Iscap/2012

› http://etext.lib.virginia.edu/collections/projects/

Com certeza que já ouviu falar desta plataforma nacional de acesso ao texto integral de revistas cientificas e das editoras mais importantes a nível internacional. O ISCAP é assinante, o que permite que todos os alunos, docentes e não docentes e investigadores acedam a todos os conteúdos.

› SciELOBooks

Para tal basta aceder a

Repositórios nacionais

http://www.b-on

› http://biblioteca.universia.net/html_bura/ verColeccion/params/id/31502.html

No portal da b-on encontrará informações mais pormenorizadas sobre o

› http://www.scielo.oces.mctes.pt/

E-books em português e em inglês: http://lerebooks.wordpress.com/2011/01/10/50sitios-com-ebooks-gratuitos/ Ficha técnica ISCAP BiblioNews, nº 4, 29 Outubro 2012. Direção: Diana Aguiar Vieira. Produção do Centro de Documentação e Informação do ISCAP—Carlos Mendes, Iolanda Valente, Elisabete Fraga, Felicidade Ferreira, Paulo Lopes, Fernando Ferreira.

5


Biblioteca Newsletter nº4