Page 1

BIBLIOTECA IPAM | Outubro, 2011

E N T R E V I S TA Joaquim Caetano

Autor do livro Gestão de Marketing

Professor no Instituto Portuguê s de Administraçã o e Marketing (IPAM) nas á reas de Gestã o de Marketing, Comunicaçã o e Publicidade. Joaquim Amâ ndio da Conceiçã o Caetano é licenciado em Relações Públicas e Publicidade, e mestre em Comunicação Educacional Multimédia. Tirou pó s-graduaçõ es em Comunicação Empresarial e no Programa Avançado de Marketing. E' autor do livro Gestão de Marketing e atualmente trabalha també m para o Montepio, como té cnico na Direção de Marketing e Novos Canais.


BIBLIOTECA IPAM | Outubro de 2011

Pedro Firmino: Como deve encarar um pro(issional de marketing todo o ambiente envolvente de uma empresa, tanto a nível estratégico como operacional? Joaquim Caetano: O pro1issional de Marketing deve assumir as suas funçõ es numa ó ptica globalizante de toda a Instituiçã o. Tem que ter uma visã o geral da empresa, do mercado onde esta está inserida, mas acima de tudo, obrigatoriamente tem que conhecer muito bem o seu “consumidor”. E' Lei. O pro1issional de marketing tem que conhecer as necessidades do seu consumidor e tendê ncias futuras em termos sociais. Depende deste conhecimento o fortalecimento da estrutura da pró pria empresa.

2


BIBLIOTECA IPAM | Outubro de 2011

Pedro Firmino: No modelo dos 3 C’s (Customer, Corporation, Competitors) qual deve ser o elemento principal a ter em conta? Joaquim Caetano: Os Clientes sempre.

3


BIBLIOTECA IPAM | Outubro de 2011

Tânia Mendes: Em que base deve ser formada a orientação estratégica a seguir pela empresa, face ao seu posicionamento no mercado? Joaquim Caetano: Depende de muitos factores. Capacidade de penetraçã o do mercado em termos 1inanceiros, em termos de produtos, em termos geográ 1icos. Cada caso é um caso e tem que ser estudado com tal. Representaçã o grá 1ica das Cinco Forças de Porter.

4


BIBLIOTECA IPAM | Outubro de 2011

Pedro Firmino: No livro Gestão de Marketing faz uma abordagem ao modelo dos 4 P’s (Product, Price, Place, Promotion). No seu entender quais as vantagens/desvantagens deste modelo, em relação ao modelo dos 4 E’s (Experience, Everywhere, Exchange, Evangelism)? Joaquim Caetano: Estamos a falar de dois modelos completamente diferentes. Os 4 P’s começaram por ser desenvolvido na dé cada de 40 e posteriormente apresentado nos anos 60. Os 4 E’s é um modelo relativamente recente inserido num contexto completamente diferente de mercado. O mercado evoluiu e naturalmente outros modelos apareceram para dar um enquadramento mais estraté gico à s linhas de orientaçã o estraté gicas desenvolvidas pelas empresas.

5


BIBLIOTECA IPAM | Outubro de 2011

Tânia Mendes: Por último, gostaria de deixar alguns conselhos aos alunos de gestão de marketing, que pretendem ingressar por esta carreira? Joaquim Caetano: Ser curioso. Trabalho, dedicaçã o … muita. E muita atençã o a todos os conhecimentos fornecidos pelas faculdades. Mas acima de tudo, ter gosto pelo “bichinho” chamado marketing.

6


BIBLIOTECA IPAM | Outubro de 2011

“A visã o do Marketing - e só ele pode ter esta funçã o nas organizaçõ es - deve orientar toda a empresa, explorando a sua vantagem competitiva e a1irmando a sua diferenciaçã o, atravé s do benefı́cio inovador dos seus produtos e do posicionamento forte das suas marcas. As pá ginas deste livro permitirã o ao leitor, para alé m de se familiarizar de forma clara com o lé xico do marketing, tã o divulgado (e por vezes tã o maltratado), abarcar uma perspectiva de 360º sobre a construçã o prá tica de um plano de marketing.” In prefácio, Ricardo Tomaz 7

Entrevista exclusiva com Joaquim Caetano  

Entrevista exclusiva da Biblioteca IPAM com Joaquim Caetano

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you