Issuu on Google+

BIBLIOTECA IPAM | Janeiro, 2011

E N T R E V I S TA António Câmara

Chief Executive Officer da YDreams

Professor na Universidade Nova de Lisboa, foi também Professor Convidado na Universidade de Cornell (198889) e no MIT (1998-99). Esteve ligado ao estudo do impacto ambiental do Alqueva, à reconversão ambiental da Expo`98 e ao Sistema Nacional de Informação Geográfica. É o Presidente do Conselho de Administração da YDreams desde 2000. Foi distinguido com o Prémio Pessoa 2006.


BIBLIOTECA IPAM | Janeiro de 2011

Tânia Mendes: Como surgiu a ideia de criar a empresa YDreams? António Câmara: O nosso grupo de investigação na Universidade Nova de Lisboa era um dos líderes mundiais em informação geográfica nos anos 90. No início de 2000 achámos que devíamos levar para o mercado o nosso “know-how”.

Pedro Firmino: Quais as principais fases no processo da criação da empresa? António Câmara: A YDreams seguiu o modelo da Hewlett Packard que foi fundada nos anos 30. Tudo começa com o primeiro cliente para um serviço. Evolui-se depois para um número crescente de clientes, que permitem à empresa ganhar credibilidade e receitas. A partir de um dado momento, a valorização da empresa permite ir buscar investimento externo em condições adequadas. Com esse investimento, a empresa pode desenvolver produtos e conduzir a investigação.

2


BIBLIOTECA IPAM | Janeiro de 2011

T.M.: Foi difícil reunir os recursos necessários para o arranque e funcionamento da YDreams? Foi difícil “vender” a ideia? A.C.: Tivemos a sorte de começar com um projecto significativo que ganhámos num concurso público internacional: o Canal Mapas para a então Telecel.

Interactividade da YDreams no lançamento do livro de Harry Potter

3


BIBLIOTECA IPAM | Janeiro de 2011

P.F: Quais as principais estratégias de Marketing para promoverem a empresa e o seu produto? A.C.: Usamos sobretudo Web marketing (vídeos no YouTube e presença nos blogues e redes sociais) e a presença nos eventos principais da nossa área.

YDreams e L`Oreal lançam projecto na área dos perfumes

António Câmara, Presidente Executivo da YDreams, e Nuno Brandão, Director-Geral da divisão de produtos de luxo da L`Oreal

4


BIBLIOTECA IPAM | Janeiro de 2011

T.M.: Qual é o principal mercado da YDreams? A.C.: A YDreams já desenvolveu projectos em 25 países. O mercado mais significativo no momento actual é o Brasil.

P.F.: .F O empreendedorismo e a inovação têm hoje em dia um papel fundamental no crescimento da economia. Acha que Portugal oferece boas condições para a criação de novas empresas, como a YDreams? A.C.: Neste momento, com a crise financeira não é fácil iniciar uma empresa em Portugal pensando no mercado Português. As empresas têm que nascer globais procurando clientes e financiadores onde eles existem. Mas as actividades de desenvolvimento podem ser conduzidas em Portugal.

T.M.: Quais são, na sua opinião, as principais capacidades e/ou competências que um bom empreendedor deve ter para criar uma empresa de sucesso? A.C.: Perseverança, auto-confiança, energia e paixão.

5


BIBLIOTECA IPAM | Janeiro de 2011

T.M: A mais recente empresa, a Ynvisible, será cotada na bolsa de Frankfurt. Por que razão a YDreams optou pelo mercado alemão em detrimento do mercado português? A.C.: Na área em que a Ynvisible operará (printed electronics) o mercado alemão é líder mundial. Existe um ecossistema (clientes, investidores, parceiros, media) que é inexistente em Portugal.

P.F.: Gostaria de deixar alguma mensagem aos alunos do Instituto Português de Administração de Marketing que sonham um dia criar a sua própria empresa? A.C.: Tudo começa com uma ideia e um cliente que esteja disposto a pagar pela sua concretização. Depois tudo é possível. Mas antes pensem se têm as qualidades que acima identifiquei.

6


BIBLIOTECA IPAM | Janeiro de 2011

“É uma empresa portuguesa global especialista em tecnologias de interacção com foco na área de Realidade Aumentada” “A empresa está neste momento a arrancar processos de spin-off de tecnologias únicas”

Para mais informações sobre a empresa YDreams: www.ydreams.com

7


Entrevista exclusiva com António Câmara