Page 1

BIBFMUPNEWS Newsletter da Biblioteca da FMUP Neste mês pretendemos dar destaque a algumas atividades, recursos e formações da Biblioteca. Assim, convidava todos a experimentar o Serviço de Descobertas da UP, uma plataforma que agrega diversos recursos à pesquisa integrada e a Clinicalkey que disponibiliza online para além de conteúdos tipo uptodate, coleção de periódicos e ebooks da Elsevier. Aproveitem para experimentar esta ferramenta tão útil, em modo de trial durante os próximos dois meses e dêem-nos o vosso feedback. Recomendamos ainda que leve emprestado o livro “Lágrimas e Sorrisos na Vida de um Médico”, oferta à Biblioteca pelo médico e autor Fernando Reis Lima, que nos traz alguns episódios da sua vida e nos convida a refletir com ele! Não deixe ainda de ler as nossas dicas, reflexões e mais um poema fantástico do nosso autor H.A.! Bem-haja!

Nº6 OUTUBRO 2016

A

Biblioteca recebeu no passado dia 12 a visita do grupo GDI (Gestão de Documentação e Informação) da Reitoria com vista a estreitar relações e tomar conhecimento de eventuais necessidades de acordo com a sua especificidade.

Sofia Dória

Sabia que...? Frontispício é uma ilustração decorativa elaborada que aparece na página que antecede a página do título de um livro (primeira página), ou na própria página do título. FIGURA HISTÓRICA do MÊS

Camilo Castelo Branco 1825 - 1890 Escritor e Romancista

Encontra-se em período experimental o acesso ao recurso ClinicalKey. Para mais informações veja AQUI.

"A ignorância afirma ou nega veementemente; a ciência duvida" .

Em Outubro de 1843, matriculouse no 1º ano de Anatomia da Escola Médico-Cirúrgica e depois em Química, na Academia Politécnica. Em 1844 frequentou o primeiro ano do Curso de Medicina e no ano seguinte voltou a inscrever-se na Escola Médica, mas perdeu o ano por faltas, uma vez que era mais assíduo frequentador dos ambientes boémios do que das aulas. Começou então a participar nos abadessados ou outeiros de abadessados (certames poéticos que ocorriam nos pátios conventuais e duravam três dias e três noites, nos quais os poetas glosavam motes dados pelas Monjas, que em troca, ofereciam doces e vinho fino) e publicou as primeiras obras poéticas.

Ler mais...


LIVRO em DESTAQUE

OFERTAS e DOAÇÕES

Lágrimas e Sorrisos na Vida de um Médico, de Fernando Reis Lima* Este livro não é a história da vida do seu autor mas, constituindo um conjunto significativo de episódios da sua vida, seguramente vai permitir, a quem o conhece, conhecê-lo melhor e a quem não tem esse privilégio, a oportunidade de saber um pouco de um "Homem de Bem". Vale a pena ler este livro, pleno de Humanidade e de lições de vida. Vale a pena refletir com ele.

A Biblioteca da FMUP agradece as seguintes ofertas: - Da Fundação Eng. António de Almeida: as revistas Estudos e Revista do Centro Académico de Democracia Cristã; - Do Dr. Fernando Reis Lima os livros: Retratos da Minha Vida, Estações da Vida e A Minha Peregrinação; - Da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra as teses de Doutoramento: Análise do proteoma e peptidoma salivar na diabetes mellitus, tipo 1 - Armando Caseiro, Integração hemisférica e organização cerebral no processamento de expressões faciais de emoção - Telmo Pereira, Perceção e risco de exposição ocupacional a agentes biológicos em centros de triagem de resíduos e aterro sanitário - Marta Pinto.

*Nasceu no Porto em 1935 e licenciou-se em Medicina e Cirurgia. Exerceu a sua atividade de Médico na função pública até 1999. Foi diretor de vários serviços no Hospital de S. João. Tem vários trabalhos publicados em revistas portuguesas e estrangeiras.

“O insucesso é apenas uma oportunidade para ARTIGO em DESTAQUE Ferreira PC, Barbosa J, Amarante JM, Carvalho J, Rodrigues AG, Silva ÁC. Associated injuries in pediatric patients with facial fractures in Portugal: Analysis of 1416 patients. Journal of Cranio-Maxillofacial Surgery. 2015;43 (4):437-43. Pode aceder ao texto integral AQUI. EXPOSIÇÃO Terminou, no passado dia 18 de setembro a Feira do Livro do Porto. No entanto a exposição “100 Tesouros da Biblioteca Pública do Porto” continua até ao dia 13 de novembro, onde destacamos uma edição da “Fábrica do Corpo Humano” de Vesálio de 1543. A biblioteca da FMUP orgulha-se de possuir também uma edição, um pouco mais recente, desta magnífica obra. Além disso, uma edição facsímile ampliada também pode ser apreciada no balcão de atendimento da Biblioteca.

"Há, de facto duas coisas, ciência e opinião; a primeira gera conhecimento, a última ignorância ". Hipócrates

recomeçar de novo com mais inteligência.” Henry Ford

ESTIVEMOS PRESENTES... A Biblioteca da FMUP frequentou durante o mês de setembro as ações de formação promovidas pela Unidade de Gestão da Documentação e Informação da UPdigital sobre o Serviço de Descoberta da UP e sobre o software de gestão de referências bibliográficas Mendeley.

Criaram este mundo para ti Partilho tudo contigo Qualquer periódico Qualquer livro Seja ele novo ou antigo Este espaço reservado Para quem vem aprender Tem tudo o que tu precisas

Para aumentar o teu saber De medicina não faltam escritos Estudos e teses até Tudo o que precisas de saber Da cabeça até ao pé Afinal criaram-me para ti Teu apoio, tua meta Só contigo estou feliz Sou a tua biblioteca. H.A.


RECURSOS ELETRÓNICOS

Está disponível, através da U. Porto, o acesso eletrónico às seguintes revistas: Science (1997 - Current Issue), Science Signaling e Science Translational Medicine. A Universidade do Porto, conjuntamente com as Unidades de Informação das Unidades Orgânicas, disponibiliza no Serviço de Descoberta da U.Porto um vasto e rico conjunto de recursos eletrónicos. Esta plataforma permite agregar diversos recursos à pesquisa integrada para dar melhor resposta às necessidades da comunidade UP. Pode consultar mais informações AQUI.

O acesso pode ser efetuado AQUI.

SABIA QUE…

Muitos portugueses desconhecem ter sido uma portuguesa a fundadora do Museu do Prado, o mais importante museu de Espanha e um dos mais importantes do mundo. MARIA ISABEL DE BRAGANÇA, assim se chamou ela, era filha do nosso rei D. João VI e de D. Carlota Joaquina de Borbón e tornou-se rainha de Espanha, ao casar com o seu tio D. Fernando VII, em 28 de Setembro de 1816, e de quem foi segunda mulher. Saiba mais AQUI.

A U.Porto disponibiliza para toda a comunidade a ferramenta de avaliação da investigação InCites. Para utilizar a ferramenta é necessário efetuar o registo do eMail institucional da U.Porto na página de registo do InCites, a partir de um computador dentro da rede da U.Porto. Ao efetuar o registo no InCites, é dada a possibilidade de associar um número Orcid à conta. Recomendamos que associem o número Orcid e partilhem o número na página pessoal do SIGARRA.

Vai decorrer no dia 12 de outubro mais uma ação de formação “Gestão de Referências Bibliográficas com o EndNote”. Para mais informação consulte o site da biblioteca. SIGA-NOS…

FICHA TÉCNICA: Nota Editorial: Sofia Dória Seleção de Conteúdos: Júlia Alves, Filipa Torres, José A. Pereira Edição e Montagem: José Alberto Pereira

BIBFMUPNEWS - Nº6 - outubro 2016  

Newsletter de outubro da Biblioteca da FMUP

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you