Page 1

BIBFMUPNEWS Newsletter da Biblioteca da FMUP

Nº3 JULHO 2016

A

ACESSO TRIAL AO CLINICALKEY

biblioteca é um lugar de encontro, encontro do livro, do conhecimento, do saber partilhado. É também um lugar de conforto que acolhe o estudante proporcionando-lhe um ambiente de estudo adequado. Assim, até ao final da época de exames a biblioteca continua aberta ao fim de semana, funcionando como sala de estudo. Durante este mês, através da biblioteca é também possível aceder às ferramentas ClinicalKey e ao DynaMed. Convidava os nossos utilizadores a experimentar e a dar-nos uma apreciação sobre a pertinência destes recursos. A Diretora, Sofia Dória

HORÁRIO PERÍODO DE EXAMES ClinicalKey é o mais completo motor de pesquisa clínica da Elsevier para atualização e prática profissional, que disponibiliza a informação mais atual e abrangente para todas as especialidades médicas e cirúrgicas com rapidez e segurança que os profissionais necessitam no seu dia-a-dia.

Continua a abertura da Biblioteca até 17 de julho aos fins de semana, das 8:30 às 20:00 (sem apoio técnico).

Está disponível o acesso trial ao recurso ClinicalKey a partir da rede da FMUP ou, se no exterior, através de VPN. Para aceder clique neste LINK. A sua opinião é importante. Dê o seu feedback AQUI.

BIBLIOTECÁRIA DE REFERÊNCIA ACESSO À EDUROAM

A Biblioteca da FMUP disponibiliza aos seus utilizadores um serviço de apoio especializado na utilização dos recursos eletrónicos da FMUP/UP (bases de dados, software de gestão de referência bibliográfica EndNote) e nas pesquisas bibliográficas orientadas. Para solicitar esse apoio, por favor contacte a Bibliotecária de Referência através do seguinte email: fotorres@med.up.pt

O acesso à rede Eduroam está a mudar. Agora também já é possível autenticar-se com as credenciais do SIGARRA.

login@med.up.pt Palavra-passe do SIGARRA


TRIAL

FORMAÇÃO

O Trial do recurso DynaMed continua até final de julho. O DynaMed é a uma ferramenta de referência clínica que os clínicos utilizam para respostas. O conteúdo é escrito por uma equipa de médicos de todo o mundo que sintetiza as provas e fornece análises objetivas. Mais informações sobre o acesso AQUI.

No dia 20 de julho a Bibliotecária de Referência vai ministrar uma sessão de formação sobre a PubMed ao Curso de Especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial da FMUP.

LIVRO em DESTAQUE

fotorres@med.up.pt | 220426884/0

A educação para os direitos humanos e para a democracia insere-se nos objeti­ vos de desenvolvimento do milénio e de desenvolvimento sustentável pós 2015 tal como apontados pela ONU, tendo sido igualmente objeto de densificação recente pelo Conselho da Europa. Ora, apesar da (errada) assunção de que uma sociedade democrática e cosmopolita é contexto adquirido e não ameaçado, crescentemente se questiona a legitimidade dos nexos de representação política. Assim, a educação em/para a democracia deve comportar não apenas a transmissão de informação sobre os valores ínsitos a um regime democrático mas ainda uma vertente transversal de formação que motive a tomada de deci­sões políticas informadas e desenvolva uma cultura constitucional de participação em um Estado plural.

Para mais informações contacte:

OFERTA Oferecida pela autora Marly Bezerra Canongia a obra “Método Verbal Canongia: procedimentos preventivos e fonoterápicos” tem 2 volumes e trata de auxiliar a aprendizagem da leitura e da escrita para ciranças.

“Textos de Regulação da Saúde: ano 2014”.

ARTIGO em DESTAQUE Ferreira PC, Barbosa J, Braga JM, Rodrigues A, Silva AC, Amarante JM. Pediatric Facial Fractures: A Review of 2071 Fractures. Annals of plastic surgery. 2016;77(1):54-60.

“SNS: 35 anos a cuidar dos portugueses”. Faz uma retrospetiva histórica do Serviço Nacional de Saúde.

DICA Sabe que pode consultar as revista assinadas pela UP e recuperar o seu texto integral em: www.atoz.up.pt ? (acesso federado)


A BIBLIOTECA JÁ TEM APP

FIGURA HISTÓRICA

Joaquim Pires de Lima 1886-1966 Médico, botânico, professor universitário, escritor e etnógrafo Em 1925 tinha a biblioteca 25.000 volumes. Durante 40 anos (1907-1947) o Prof. Pires de Lima exerceu devotadamente as suas funções de bibliotecário e triplicou o número de volumes da biblioteca. Saiba mais sobre esta personalidade histórica AQUI.

SABIA QUE?...

Agora já pode levar a Biblioteca no bolso para onde quiser. Instale a nossa APP e receba notícias e novidades da Biblioteca em 1ª mão!

A biblioteca mais anti­ ga do mundo ainda em funcionamento fica em Marrocos. A biblioteca Al Quara­ ouiyine é a mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Faz parte da universidade com o mesmo nome, localizada na cidade marroquina de Fez. A biblioteca foi fundada no ano de 859, e o que é mais surpreendente ainda, com o apoio financeiro de várias mulheres, incluindo Fátima al-Fihri, filha de um rico comerciante da Tunísia. Saiba mais (em espanhol): AQUI.

CURIOSIDADE

FADO

Durante o tempo dos grandes filósofos, pensava-se que filosofia e medicina eram a mesma coisa. Os livros de filósofos gregos e romanos são, por isso os primeiros livros de medicina, dando inicio às primeiras bibliotecas médicas. Antes da invenção da imprensa, livros e manuscritos médicos eram limitados e só podiam ser reproduzidos, reescrevendo palavra por palavra. Portanto, o nosso conhecimento de medicina, e de avanços médicos, tiveram maior impacto com a introdução da imprensa, dando inicio à produção em massa dos livros de medicina que foram alimentando as bibliotecas médicas e universidades. Supõe-se que a primeira biblioteca médica foi criada na Faculdade de Medicina de Paris algures na Idade Média. Em 1395, possuía 12 livros na sua coleção. As bibliotecas de medicina desempenham um papel fundamental na assistência ao seu utilizador, colocando à sua disposição as ferramentas necessárias para a pesquisa, estudo e leitura.

Era bem triste este meu fado De estudante de medicina Estudava a olhar para o lado Sempre na mesa da esquina Até que um colega falou

De um local maravilhoso E o modo como se expressou Pensei que estava no gozo Levou-me ele àquele local Em que a porta estava aberta Entrei e vi que era real Uma enorme biblioteca

SIGA-NOS:

Aproveitei o espaço Recomecei a estudar Livrei-me do embaraço

Ficha técnica:

E desatei a brilhar Do curso sou a melhor aluna E quanto ao fado…canto na Tuna. H.A.

Nota Editorial: Sofia Dória Produção de conteúdos: Júlia Alves, Filipa Torres, José Pereira Montagem: José Pereira

BIBFMUPNEWS - Nº3 - julho 2016  

Newsletter do mês de julho da Biblioteca da FMUP

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you