Page 1

Biblioteca Virtual___

TUTORIAL AtoZ O QUE É O serviço AtoZ permite obter, numa única lista alfabética, ligações para todos os periódicos em formato electrónico acessíveis a partir da U.Porto, independentemente da editora. Com o AtoZ é possível verificar se se tem acesso a determinada publicação, a partir de que data e através de que fornecedor ou fornecedores. Os utilizadores podem percorrer a lista de periódicos disponíveis ou pesquisar os periódicos por palavras no título, por ISSN ou por assunto.

ACESSO O acesso ao serviço AtoZ está disponível a partir de qualquer terminal dentro da U.Porto. A validação do utilizador é feita por reconhecimento de endereço IP, não havendo necessidade de qualquer password. A entrada no AtoZ pode ser feita a partir do website da biblioteca virtual (http://www.up.pt/bibliotecas/index.html) ou directamente a partir do link http://atoz.ebsco.com/home.asp?id=uniporto

PERCORRER TÍTULOS DE PERIÓDICOS A primeira página que nos surge, por omissão, quando abrimos o AtoZ da U.Porto, é a da lista dos títulos disponíveis.

Podemos percorrer alfabeticamente esta lista, até encontrarmos um título pretendido.

1

© Universidade do Porto


Biblioteca Virtual___

Como exemplo, procuremos o periódico com o título «Journal of Anesthesia». Na lista alfabética, deveremos entrar pela letra "J" (passo 1), seleccionar depois as iniciais "JO" (passo 2) e, finalmente, procurar o título pretendido (passo 3).

Em seguida, deveremos aproximar-nos do título que pretendemos, seleccionando a página correspondente, na caixa ilustrada na figura seguinte (passo 4).

2

© Universidade do Porto


Biblioteca Virtual___ Na página que se abre em seguida encontramos a ligação para o título que estivémos a pesquisar: «Journal of Anesthesia». São-nos fornecidas informações sobre o periódico, tais como o ISSN, o editor e o assunto genérico em que foi indexado. Surge também indicação de de dos dois serviços a partir dos quais o periódico está disponível: na Academic Search Premier, está disponível desde 1999 até ao presente, mas com um embargo para os últimos doze meses de publicação, na SpringerLink, está disponível entre 1999 e 2004. Activando qualquer um dos links, acederemos ao texto integral do periódico, através de uma ligação do A-to-Z Link Resolver aos serviços correspondentes.

Ainda a partir do separador «Titles», podemos pesquisar periódicos, por palavras no título, introduzindo a palavra ou palavras cuja ocorência pretendemos pesquisar pressionando o botão «Search».

Obteremos uma lista onde constam todas os periódicos que contenham no título a palavra pesquisada.

3

© Universidade do Porto


Biblioteca Virtual___ Para pesquisas mais detalhadas, devemos seleccionar a opção «Advanced search» (passo 1), introduzindo depois o termo cuja ocorrência pretendemos pesquisar (passo 2). Podemos efectuar a pesquisa em diversos campos da base de dados (título, editor, ISSN), ou em todos em simultâneo (passo 3). A pesquisa pode ser efectuada de modo a encontrar periódicos que contenham um determinado termo, que comecem pelo referido termo ou que contenham exactamente aquele termo ou expressão no campo seleccionado no passo anterior (passo 4). Por omissão, o sistema procura palavras que se iniciam pela palavra introduzida, efectuando uma truncatura. Se queremos desactivar essa possibilidade, deveremos seleccionar a opção «Whole Words Only» (passo 5).

PESQUISAR TÍTULOS DE PERIÓDICOS A pesquisa de títulos de periódicos está disponível a partir do separador «Search».

Os passos para a pesquisa detalhada são os já explicados acima, seguino os passos propostos na «Advanced Search».

PESQUISA POR ASSUNTO A pesquisa por assunto está disponível a partir do separador «Subject».

4

© Universidade do Porto


Biblioteca Virtual___ Na pesquisa por assunto, poderemos encontrar listas de títulos de periódicos que foram considerados, pelo AtoZ, dentro de uma determinada classe de assunto. A classificação seguida pelo AtoZ é a da Biblioteca do Congresso. Obteremos uma lista com as classes e sub-classes da classificação, dentro dos quais estarão os periódicos da respectiva área. Como exemplo, procuremos periódicos sobre arqueologia. Seleccionamos a área «Archaeology» (passo 1) e somos logo remetidos para a lista dos periódicos associados a essa sub-classe (passo 2).

Podemos optar por entrar numa classe principal ou secundária. Notemos, porém, que o número de títulos numa classe pode ser superior ao conjunto de títulos nas suas sub-classes, ou seja, alguns títulos são indexados dentro da classe principal apenas, e não nas sub-classes.

ÍNDICE DE FORNECEDORES O acesso à lista de fornecedores e serviços integrados no AtoZ da U.Porto é feito a partir do separador «Index».

Obteremos uma lista com todos os fornecedores e serviços activados no AtoZ, dentro da U.Porto.

5

© Universidade do Porto


Biblioteca Virtual___ Seleccionando o nome de algum fornecedor ou serviço, acederemos ao respectivo website. Selecionando a opção «View Titles», obteremos uma lista de todos os periódicos do respectivo fornecedor ou serviço disponíveis na U.Porto.

MAIS INFORMAÇÕES Mais informação sobre o AtoZ da U.Porto pode ser obtida por correio electrónico, a partir do endereço biblioteca.virtual@reit.up.pt.

Versão actualizada em 05/04/2005.

6

© Universidade do Porto

AtoZ  

Tutorial AtoZ

Advertisement