Issuu on Google+

Nº 3

JUNHO - 2012

B O L E TI M I N FO R M AT I VO B E / C R E AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRAS SALGADAS ED IT O RIA L

A multifuncionalidade da biblioteca escolar

O livro é … António Vieira disse: - O livro é um mudo que fala, - um surdo que responde, - um cego que guia, - um morto que vive. De facto o livro é a fonte do saber O amigo que nos dá a resposta certa quando tem que ser É o companheiro de tantos momentos O confidente dos nossos sentimentos Quem nunca escreveu um diário Consultou uma enciclopédia ou um dicionário? Quem nunca leu um poema que gerasse sentimentos? É que um livro é o parceiro para todos os momentos! (Anabela Gomes)

A biblioteca é um recurso que se torna fundamental num Agrupamento. Já lá vai o tempo em que a biblioteca era apenas um reservatório de livros, que os alunos iam consultando à medida das suas necessidades. Hoje em dia, uma biblioteca tem de desenvolver um conjunto de atividades que servem de apoio a toda a comunidade educativa, uma vez que, com a evolução dos tempos, se sente mais a necessidade de se trabalhar em conjunto. Na biblioteca do nosso Agrupamento, há uma equipa de professoras, responsáveis pelo funcionamento, pelo apoio aos utilizadores, assim como pelo desenvolvimento das atividades, de modo que o plano definido para o ano escolar seja cumprido. Aproveitando as condições que são proporcionadas pelas novas tecnologias, para além da página da escola, é através do blogue e “Facebook” da biblioteca, criado para o efeito, que são divulgadas a grande maioria das atividades desenvolvidas. As professoras da equipa, ajudam e orientam os alunos nos trabalhos escolares: como pesquisar e selecionar a informação na Internet, procurando, assim, formar bons utilizadores e autónomos. Neste sentido, foi traçado um plano de ação a desenvolver durante um período de 4 anos, que está a ser cumprido. Através dos passatempos: “Nosso Portugal”- ligado à história, “Quem é Quem?” – ligado à descoberta de escritores e do projeto “Leituras Partilhadas”, desenvolvido com professores/as de 1º ciclo e de Língua Portuguesa de 2º e 3º ciclos, pretendemos promover o contacto com os livros e desenvolver hábitos de leitura. Incentivamos os alunos a requisitar livros para lerem em casa e a participar, ajudando a combater deste modo o insucesso escolar. Reconheço que tem sido desenvolvido um bom trabalho e por isso pretende-se continuar a investir neste espaço, de forma a assegurar as melhores condições para o desenvolvimento dos projetos e atividades da RBE. O Diretor Nelson Rodrigues


Visita ao camião “ A Tua Energia ”

Página 2

No dia 4 de maio, os alunos do 3º ano foram acompanhados pelos seus professores, visitar o camião “ A Tua Energia “ em Chaves. Os alunos assistiram a uma aula interativa, com o professor “Energia “ e a professora “Faísca”, onde aprenderam os vários tipos de energia que existem. Os professores alertaram para o facto de se minimizar o consumo de energia e de que forma a podemos poupar nas nossas casas. Esta visita resultou de um trabalho de articulação com a biblioteca.

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA A leitura alimenta os sentidos…. "Um leitor inteligente descobre frequentemente nos escritos alheios perfeições outras que as que neles foram postas e percebidas pelo autor, e empresta-lhes sentidos e aspetos mais ricos." (Montaigne , Michel de )

Parabéns aos nossos alunos do 3º ciclo: Alexandrina, Jorge e Inês, pela participação na final distrital do Concurso Nacional de Leitura em Murça que aconteceu no dia 2 de maio.

Contamos que para o próximo ano letivo mais alunos participem neste tipo de iniciativa.


ATIVIDADES VARIADAS na BE / CRE Durante a hora de almoço alunos mais velhos leem para os mais novos

Pesquisam na internet

Fazem trabalhos de grupo

Estudam para os testes Aulas de substituição

Fazem jogos didáticos e mentais

Página 3


Nº 3

Página 4

JUNHO - 2012

III Torneio de Jogos Romanos em Braga Os participantes no torneio A final do III Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro aconteceu no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, no dia 25 de Maio de 2012. Nesta edição estiveram a competir 78 alunos, provenientes de 17 escolas. A comissão organizadora, as escolas assessoras e os restantes parceiros associados a este evento, ofereceram um programa de atividades paralelas ao III TJRT, de forma que este dia foi muito proveitoso para todos. Enquanto decorriam os jogos, os professores e acompanhantes, assistiram a atividades variadas no exterior do museu: - Encenação de cerimónia fúnebre: quadro 1: cortejo fúnebre; quadro 2: oferendas / carpideiras; quadro 3: pira funerária; - Danças da época; - Gladiadores; - Música da Época; - Penteados e estética romana; - Jogos de Tabuleiro; - Jogos da época. Apurados os vencedores, foi organizado o cortejo, onde fomos integrados e caminhámos pelas ruas até à praça onde foram entregues os prémios aos vencedores e às escolas participadoras, com muita euforia de todos os participantes, ao som de tambores e bombos. Ficaram vencedores alunos da Escola de Pedras Salgadas e da Escola de Vila Pouca de Aguiar, nos Jogos: Jogo do Soldado – 1º Ciclo :

– 1º Prémio – Pedras Salgadas – Tiago Filipe Dias Machado – (4ºB) - 2º Prémio – Pedras Salgadas – Ana Rita Cunha Santos – (4ºA) Jogo do Moinho – 1º ciclo : - 1º Prémio – Pedras Salgadas – Rafael Borges Silva – (4ºA) - 3º Prémio – Vila Pouca de Aguiar – Renato Alves – (4º) No final, visitámos a feira romana e a Fonte do Ídolo. Estão de parabéns todos os alunos que participaram neste evento. Para o ano aguardamos o convite, esperamos lá voltar.

(Os vencedores)

.


Nº 3

Página 5

JUNHO - 2012

Club de Inglês - na Biblioteca

O Clube de Inglês, cujas atividades decorreram na Biblioteca, revelou-se uma agradável surpresa – convívio em atividades lúdicas de aprendizagem que proporcionaram momentos produtivos: representação teatral, pesquisas de ordem cultural, criação de t-shirt, elaboração de mapas - num clima de positivo de intercâmbio e descoberta. A frequência assídua dos alunos reitera e reforça a aceitação e motivação demonstradas pelos alunos.

Leituras Partilhadas - articulação Mais atividades com o “Elmer”... No âmbito do PNL e da articulação entre os vários ciclos de aprendizagem e a Biblioteca escolar, o Jardim - de - Infância de Sabroso de Aguiar, desenvolveu mais uma vez, a História “Elmer e Albert”. Novamente visando despertar o interesse pela área da matemática. Desta vez foram propostas atividades relacionadas com simetrias e reflexões, para serem trabalhadas individualmente ou a nível de turma, pelos alunos do 1º ciclo.


Nº 3

Página 6

JUNHO - 2012

Leituras Partilhadas

Reconhecendo a importância fundamental da leitura na construção do conhecimento, no despertar do gosto pela mesma e no criar de hábitos desde tenra idade, continuou a promover-se encontros entre alunos de diferentes faixas etárias e professores no sentido de proporcionar momentos lúdicos em que a leitura foi o centro das atenções. Assim, durante este período, alunos e professores deram continuidade com grande entusiasmo de todos, às leituras partilhadas, como mostram as imagens.

.

Atividades dos alunos do Jardim - de - Infância Ao longo do ano, os alunos do Jardim - de Infância de Pedras Salgadas, no que concerne à componente de apoio à família/serviço de almoço, frequentaram o espaço da Escola Sede, no período das 12h às 14h. Neste sentido, foi-lhe

facultado o serviço de almoço e várias atividades previamente planificadas e calendarizadas, entre o Sr. Diretor, a Educadora Isabel Coimbra e os vários intervenientes do processo Educativo. Constaram destas planificações: aulas de xadrez, brincadeiras livres e a frequência da Biblioteca Escolar. Aqui também as atividades foram variadas, tais como: leituras de histórias, visualizações de filmes e trabalhos de expressão plástica.


Nº 3

Página 7

JUNHO - 2012

Atividade de comemoração do “25 de Abril” na nossa Escola

No âmbito da comemoração dos 38 anos do “25 de Abril” foi realizada uma exposição aberta à comunidade escolar, uma apresentação de canções emblemáticas da revolução onde foi integrada uma encenação de um episódio dos acontecimentos históricos. As docentes da disciplina de História e responsáveis pelas atividades, consideraram o seu resultado muito positivo, tendo alcançado os objetivos propostos. Dos quais se destacam a motivação, adesão e entusiasmo por parte dos alunos perante este tipo de iniciativas.

CONCURSOS /PASSATEMPOS na BE Durante o 3º período foi dada continuidade aos passatempos da nossa biblioteca. Os alunos descobriram com entusiasmo as localidades propostas e foram as seguintes - no “Nosso Portugal”, a cidade de Guimarães, no mês de abril e a cidade de Coimbra no mês de maio. Relativamente à descoberta de “Quem é Quem”, os escritores propostos foram os seguintes: António Mota, no mês de abril e Susanna Tamaro, no mês de maio. Mais uma vez os alunos aderiram de forma massiva aos passatempos propostos, sugerindo mais atividades similares para o próximo ano. Parabéns aos vencedores destes passatempos. Os prémios serão entregues aos respetivos alunos no dia 8 de junho durante a manhã. No próximo ano letivo serão tidas em conta todas as sugestões dos alunos no âmbito deste tipo de atividades.


Nº 3

Página 8

JUNHO - 2012

Algumas sugestões de leituras para férias

Top Leitores do Ano Alunos vencedores 1º Ciclo

- Ana Diegas – 3º A – 39 livros

2º Ciclo

- Maria Isabel Rodrigues – 5º C – 77 livros

3º Ciclo

- Luana Félix – 7º A – 52 livros

E S TAT Í S T I C A D A B I B L I O T E C A - 3 º P E R Í O D O Frequência na BE

Empréstimo domiciliário

Empréstimo para sala de aulas

Mês – Utilizadores

3º Período – livros

Mês – livros

abril – 1833 maio– 2829

1º Ciclo –496

abril – 267

2º Ciclo – 138

maio – 459

3º Ciclo – 154


Boletim BE/CRE Nº5