Issuu on Google+

À mão de semear BIBLIOTECA MUNICIPAL DA CHAMUSCA

RUY GOMES DA SILVA


O QUE É? A ideia é que cada família, escola e jardim de infância possa desenvolver a sua própria horta, seja num vaso, floreira, em madeira ou em plástico, com diversos tamanhos e feitios. Estas hortas podem conter plantas hortícolas, aromáticas e medicinais, plantadas ou semeadas. É uma ideia simples, saudável e gratuita.

Para isso a

Biblioteca

dá uma ajuda.


como? Organizando um banco de sementes onde as famílias, as escolas e os jardins de infância podem

trocar as

suas

sementes ou plantas por outras que não tenham.

Quem ganha? Ganhamos todos. Ganha o ambiente porque os alimentos cultivados não precisam de andar Km para chegar até nós. Ganha a nossa saúde porque comemos legumes que sabem a legumes. Ganha a nossa economia familiar que não gasta tanto nas pequenas coisas.


O que preciso? É só dirigir-se à Biblioteca com a sua planta (de porte pequeno) ou as sementes identificadas e ver o que lhe faz falta na sua horta.

Quais são as regras? 1. Qualquer pessoa pode participar; 2. Só se pode trocar pelo número de plantas ou sementes que trouxer; 3. As plantas têm de ser pequenas para se poderem transportar com facilidade; 4. As plantas e as sementes têm de trazer o nome escrito; 5. Não se pode trocar mais do que 3 sementes/plantas de uma vez.


À mão de semear