__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

PROGRAMAÇÃO

BIBLIOTECAS JULHO

BIBLIOTECA CASSIANO BIBLIOTECA HELENA BIBLIOTECA HÉLIO

RICARDO MOLINA

PINTO FERREIRA

BIBLIOTECA JANSEN

FILHO


Ficha Técnica Prefeitura de São José dos Campos Secretaria de Educação e Cidadania Biblioteca Cassiano Ricardo Biblioteca Helena Molina Biblioteca Hélio Pinto Ferreira Biblioteca Jansen Filho

Coordenadoria de Publicações Técnicas Revisão Eliane Milanez

Projeto gráco e diagramação Sonia Mara Cavichi Bueno

Impressão Gráca da SEC

2019


Programação mensal das Bibliotecas Públicas de São José dos Campos Biblioteca Cassiano Ricardo Biblioteca Helena Molina Biblioteca Hélio Pinto Ferreira Biblioteca Jansen Filho Julho | 2019


ÍNDICE BIBLIOTECA CASSIANO RICARDO Estante de Autores .............................................................................. 05 Contação de História ............................................................. 06, 08 e 13 Ocina Criação .................................................................................... 07 Ocina Confecção de Instrumentos Alternativos ................................ 09 Roda de História .................................................................................. 10 Ocina Artística ............................................................................ 11 e 14 Visita Monitorada ................................................................................. 12 Exposição ............................................................................................ 15

BIBLIOTECA HELENA MOLINA Vivência ............................................................................................... 16 Ocina Recreativa ................................................................................ 17 Ocina de Criação ................................................................................ 18 Contação de História ........................................................................... 19 Teatro de Fantoches ............................................................................. 20 Barganha Literária ................................................................................ 21 Visita Monitorada ................................................................................. 22 Exposição ............................................................................................ 23

BIBLIOTECA HÉLIO PINTO FERREIRA Ocina de Leitura e Arte ...................................................................... 24 Hora do Conto ..................................................................................... 25 Leitura Colaborativa ............................................................................. 26 Visita Monitorada ................................................................................. 27 Exposição ............................................................................................ 28

BIBLIOTECA JANSEN FILHO Árvore de livros e Ocina ..................................................................... 29 Contação de História ........................................................................... 30 Árvore “Li, gostei e recomendo!” ......................................................... 31 Barganha Literária ............................................................................... 32 Visita Monitorada ................................................................................. 33 Exposição ........................................................................................... 34


Mediadora Letícia Zucco Entrevista com Ismael Alcacibas Blog Literário: estantelz.com / Canal:youtube.com/estantelz

De 15 a 31de julho

Livre

Letícia Zucco Graduada em Letras, é uma jovem que quando percebeu o efeito maravilhoso dos livros em sua vida, passou a compartilhar suas leituras com o mundo. Atualmente, é também empreendedora e criadora de conteúdo no blog Estante LZ, levando suas experiências literárias para muitos leitores.

BIBLIOTECA CASSIANO RICARDO

05

Estante de Autores

O projeto “Estante de Autores”, que estará disponível no Blog Literário e Canal do You Tube Estante LZ, consiste em divulgar entrevistas com escritores do Vale do Paraíba, destacando suas produções e aproximando-os dos leitores. O cenário para as entrevistas será a Biblioteca Pública “Cassiano Ricardo”, um ícone da cidade.

Ismael Alcacibas A entrevista do mês de julho é com o poeta, autor do livro “Busca Incessante”. Graduado em Estudos Sociais pelas Faculdades Integradas Simonsen e pósgraduado em Docência Superior pela Universidade Castelo Branco (UCB). Lecionou por 30 anos na rede particular de ensino, na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente leva a poesia para as Feiras Livres de São José dos Campos, através do “Varal de Poesia”, bem como para todos os cantos da cidade através do “Disque – Poesia” (12 9880.33705).


BIBLIOTECA CASSIANO RICARDO

06

Contação de História “Bom dia todas as cores”

10h ou 14h

16 de julho (terça-feira) + 5 anos

20 crianças Inscrição no local, conforme ordem de chegada. Inspirada na obra “Bom dia Todas as Cores”, de Ruth Rocha, a professora Silvelena Gianetti irá contar para as crianças a história de um camaleão que quer agradar a todos. Agradar a todos? Será que isso é possível? Essa história convida a pensar sobre a diversidade de opiniões e a importância de olhar para si mesmo. Ao nal da “contação”, visando despertar e incentivar o potencial criativo das crianças, haverá uma ocina de confecção de fantoches dos personagens da história.

Silvelena Gianetti Atua como professora no Setor de Difusão Cultural, no Programa de Bibliotecas de São José dos Campos, na Biblioteca Pública “Cassiano Ricardo” e no Ensino Superior, na Rede Particular. É graduada em Pedagogia (UNIVAP), pósgraduada em Psicopedagogia; Gestão Escolar; Educação a Distância; Direitos da Educação e Arte em Contar Histórias.


“Brinquedos de Sucata: reciclar, recriar e brincar”

17 de julho (quarta-feira)

10h ou 14h

+ 7 anos

15 crianças Inscrição no local, conforme ordem de chegada. Nessa ocina, a professora Silvelena Gianetti oportunizará aos participantes, a possibilidade de confeccionar brinquedos alternativos, com sucatas, como forma de desenvolver a imaginação e criação, transformando em novos objetos, com o intuito de (re) signicar o brincar espontâneo como elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, de sua criatividade, aprendizagem e socialização.

BIBLIOTECA CASSIANO RICARDO

07

Ocina de Criação

Silvelena Gianetti Atua como professora no Setor de Difusão Cultural, no Programa de Bibliotecas de São José dos Campos, na Biblioteca Pública “Cassiano Ricardo” e no Ensino Superior, na Rede Particular. É graduada em Pedagogia (UNIVAP), pós-graduada em Psicopedagogia; Gestão Escolar; Educação a Distância; Direitos da Educação e Arte em Contar Histórias.


BIBLIOTECA CASSIANO RICARDO

08

Contação de História “A borboletinha má e a abelhinha boa”

18 de julho (quinta-feira) + 5 anos

10h ou 14h 20 crianças Inscrição no local, conforme ordem de chegada.

Buscando incentivar o gosto pelo livro e pela leitura, a professora Silvelena Gianetti transportará os EMEI “PROFª ANA LÚCIA DE CASTRO MICHELETO” PRÉ II A - MANHÃ participantes numa viagem mágica “Além do era uma vez...” pelo mundo encantado da Literatura, onde as histórias nunca param onde a gente imagina... Venha encantar-se pelas histórias e deixar a mente uir participando dessa programação especial de férias. Ao nal da “contação” os participantes serão convidados a participar de uma ocina de criação de fantoche, empregando toda a sua imaginação e criatividade. A BORBOLETINHA MÁ E A ABELHINHA BOA

Silvelena Gianetti Atua como professora no Setor de Difusão Cultural, no Programa de Bibliotecas de São José dos Campos, na Biblioteca Pública “Cassiano Ricardo” e no Ensino Superior, na Rede Particular. É graduada em Pedagogia (UNIVAP), pós-graduada em Psicope-dagogia; Gestão Escolar; Educação a Distância; Direitos da Educação e Arte em Contar Histórias.


“Sucata que deu música”

19 de julho (sexta-feira)

10h ou 14h

+ 7 anos

15 crianças Inscrição no local, conforme ordem de chegada. Nessa ocina, a professora Silvelena Gianetti oportunizará aos participantes, a possibilidade de confeccionar brinquedos alternativos, com sucatas, como forma de desenvolver a imaginação e criação, transformando em novos objetos, com o intuito de (re) signicar o brincar espontâneo como elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, de sua criatividade, aprendizagem e socialização.

09 BIBLIOTECA CASSIANO RICARDO

Ocina de Confecção de Instrumentos Alternativos

Silvelena Gianetti Atua como professora no Setor de Difusão Cultural, no Programa de Bibliotecas de São José dos Campos, na Biblioteca Pública “Cassiano Ricardo” e no Ensino Superior, na Rede Particular. É graduada em Pedagogia (UNIVAP), pós-graduada em Psicopedagogia; Gestão Escolar; Educação a Distância; Direitos da Educação e Arte em Contar Histórias.


BIBLIOTECA CASSIANO RICARDO

10

Roda de História “Histórias Coloridas”

20 de julho (sábado) Infantil

10h 20 crianças Inscrição no local, conforme ordem de chegada.

As histórias têm poder de colorir e alegrar a nossa vida, histórias têm muitas cores.... Qual serão as cores da história de uma mocinha muito faladeira que encontra um amigo muito especial? Participe dessa roda de história, com a escritora joseense Luana Helena e descubra todas as cores da narrativa “Tina e Amadeu”.

Luana Helena Autora dos livros “Água de Sereia”, “Um Gigante de Estrelas”, “Tina e Amadeu”, além do livro de poemas “Visceral” e da participação na antologia “Flóreo”. Atua como professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio, além de contadora de história, palestrante, produtora de conteúdo e administradora da página e canal educacional “Sora, me ajuda”.


“A arte de colorir MANDALAS”

23 de julho (terça-feira) + 7 anos

10h ou 14h 15 crianças Inscrição no local, conforme ordem de chegada.

BIBLIOTECA CASSIANO RICARDO

11

Ocina Artística

Uma das atividades mais queridas de criança é colorir, pensando nisso realizaremos a Ocina Artística “A arte de colorir MANDALAS”, com a professora Silvelena Gianetti momento em que a criança poderá escolher e colorir uma mandala e assim acessar um jogo que trabalha a atenção, concentração e a memória. Mandala é um termo que vem do sânscrito e signica 'círculo perfeito'. Trata-se de uma representação simbólica espiritual utilizadas no budismo e no hinduísmo. O desenho de uma mandala está constituída de guras e formas geométricas concêntricas que representam as características mais importantes do universo e de seus conteúdos. Seu principal objetivo está em fomentar a concentração da energia em um só ponto durante a meditação. Pintar mandalas para crianças pode lhe trazer muitas coisas positivas.


BIBLIOTECA CASSIANO RICARDO

12

Visita Monitorada de Férias Informações: (12) 3921-7682

24 de julho (quarta-feira) Livre

9h ou 14h 15 pessoas Inscrição no local, conforme ordem de chegada.

No dia 24 de julho, a visita monitorada será aberta a todos os munícipes que desejam conhecer a Biblioteca Pública “Cassiano Ricardo”, nos períodos da manhã e tarde. Para participar, os interessados devem se dirigir ao espaço infantojuvenil, no prédio da Biblioteca, no horário previsto, local em que será iniciada a apresentação histórico-institucional e na sequência, a visita pelas dependências da biblioteca.

Serviços oferecidos Confecção de carteirinhas | Leitura de jornais e revistas | Exposição Empréstimo de livros | Internet para estudo e pesquisa. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h15 às 16h45 e sábado das 9h às 12h45 Rua XV de Novembro, 99 - Centro


“Bruxa, Bruxa venha a minha festa”

25 de julho (quinta-feira)

10h ou 14h

+ 7 anos

20 crianças Inscrição no local, conforme ordem de chegada. Histórias com bruxas atravessaram gerações e há muito tempo fazem parte do universo infantil. Elas despertam a curiosidade e costumam tirar o sono da criançada em algum momento da infância. Mas nessa história, a professora irá encantar os participantes transportando-os ao mundo encantado da Literatura. Plim... plim... plim... venha fazer parte desta mágica história: “Bruxa, bruxa, venha a minha festa...” Venha participar e aprender a fazer uma varinha de bruxa, e sair por aí fazendo magia do bem...

13 BIBLIOTECA CASSIANO RICARDO

Contação de História

Silvelena Gianetti Atua como professora no Setor de Difusão Cultural, no Programa de Bibliotecas de São José dos Campos, na Biblioteca Pública “Cassiano Ricardo” e no Ensino Superior, na Rede Particular. É graduada em Pedagogia (UNIVAP), pós-graduada em Psicopedagogia; Gestão Escolar; Educação a Distância; Direitos da Educação e Arte em Contar Histórias.


BIBLIOTECA CASSIANO RICARDO

14

Ocina Artística “Pintando o 7”

26 de julho (sexta-feira)

10h ou 14h

Infantil

15 crianças Inscrição no local, conforme ordem de chegada.

A Ocina “Pintando o 7” será um momento de muita arte, lazer e incentivo à manifestação da linguagem artística, através de atividades diversicadas de pinturas: livre no rosto. Aproveite e venha se divertir aqui na Biblioteca!

Talitha Ferreira de Paula Graduada em Pedagogia (FAEL) e em Turismo (UNIVAP). Atua como recreacionista desde 2006, como educadora de Turismo Pedagógico, a partir de 2009 e como educadora do curso prossionalizante para Berçaristas.


“Literatura retrô: série Vaga-lume”

De 10 a 31 de julho

8h às 16h45

Com direito à declaração de visita, mediante solicitação na Coordenadoria de Difusão Cultural.

BIBLIOTECA CASSIANO RICARDO

15

Exposição

A Coleção Vaga-lume, saga com noventa títulos de livros, foi lançada pela Editora Ática em janeiro de 1973. Voltada para um público infantojuvenil, tornou-se a principal referência literária de pelo menos três gerações passadas, de crianças e jovens. Para relembrar as suas publicações e transmitir para a juventude atual a importância dessa coletânea, a Biblioteca Pública “Cassiano Ricardo” realizará neste mês de julho, a exposição “Literatura retrô: série Vaga-Lume, destacando os títulos do próprio acervo. Você não pode deixar de visitar! Aproveite as férias e venha relembrar a sua infância e compartilhar essas memórias com seus lhos!


BIBLIOTECA HELENA MOLINA

16

Vivência “Cantigas de roda”

10 de julho (quarta-feira) Público Infantil

9h 15 pessoas Necessário agendamento prévio.

Especialmente para o público infantil neste mês de férias! Venha se divertir através da música e poesia, representadas nas cantigas de roda. As crianças poderão brincar e cantar nesta vivência construindo admiração e respeito pela diversidade cultural do Brasil.

Ana Paula Assis Contadora de história, pedagoga, pósgraduada em Artes e Ensino de Música, cursando Biblioteconomia (pós-graduação). Tem experiência com canto coral infantil, desenvolvimento prossional de tutores regentes, capacitação em educação especial, educação inclusiva com ênfase em educação especial, pró-letramento em língua portuguesa e matemática.


“Pintando o 7”

12 e 19 de julho (sexta-feira) Livre

9h ou 14h 15 pessoas Necessário agendamento prévio.

BIBLIOTECA HELENA MOLINA

17

Ocina Recreativa

A Ocina “Pintando o 7”, será um momento de muita arte, lazer e incentivo à manifestação da linguagem artística, através de atividades diversicadas de pintura, dando vida e cor ao material disponibilizado pela Biblioteca. Aproveite e venha se divertir aqui na Biblioteca “Helena Molina”.

Ana Paula Assis Contadora de história, pedagoga, pós-graduada em Artes e Ensino de Música, cursando Biblioteconomia (pós-graduação). Tem experiência com canto coral infantil, desenvolvimento prossional de tutores regentes, capacitação em educação especial, educação inclusiva com ênfase em educação especial, próletramento em língua portuguesa e matemática.


BIBLIOTECA HELENA MOLINA

18

Ocina de Criação “Marcadores de Páginas”

15 de julho (segunda-feira) Livre

9h 15 pessoas Necessário agendamento prévio.

A ocina de criação ”Marcadores de Páginas”, será um momento de muita criatividade, lazer e interação com os participantes, que confeccionarão seu próprio marcador com materiais como tecidos, papeis coloridos e de patchwork.

Os materiais necessários para a confecção dos marcadores serão disponibilizados pela Biblioteca. Os participantes levarão as criações para casa, além do aprendizado e uma experiência descontraída, que poderá se tornar uma nova possibilidade de atividade lucrativa.

Ana Paula Assis Contadora de história, pedagoga, pós-graduada em Artes e Ensino de Música, cursando Biblioteconomia (pós-graduação). Tem experiência com canto coral infantil, desenvolvimento prossional de tutores regentes, capacitação em educação especial, educação inclusiva com ênfase em educação especial, pró-letramento em língua portuguesa e matemática.


“Melhores amigas”

17 de julho (quarta-feira) Público Infantil

9h ou 14h 35 pessoas Necessário agendamento prévio.

No dia 20 de julho comemoramos o “Dia Internacional da Amizade” (20/7), e nada como ouvir uma boa uma história para fortalecer os laços de amizade!

19 BIBLIOTECA HELENA MOLINA

Contação de História

O livro escrito por Rosane Svartman nos mostra que mesmo sendo diferentes uns dos outros e seguindo caminhos opostos a amizade verdadeira permanece.

Ana Paula Assis Contadora de história, pedagoga, pós-graduada em Artes e Ensino de Música, cursando Biblioteconomia (pós-graduação). Tem experiência com canto coral infantil, desenvolvimento prossional de tutores regentes, capacitação em educação especial, educação inclusiva com ênfase em educação especial, pró-letramento em língua portuguesa e matemática.


BIBLIOTECA HELENA MOLINA

20

Teatro de fantoche “Projeto Anjo da Guarda”

24 de julho (quarta-feira) + 6 anos

13h30 35 pessoas Necessário agendamento prévio.

A Guarda Civil Municipal realizará uma contação de história, com fantoches, criados e confeccionados por seus próprios membros, para o Programa Anjo da Guarda, visando conscientizar o público infantil da Biblioteca, sobre a segurança e a prevenção de acidentes domésticos. O Programa Anjo da Guarda oferece palestras educativas relacionadas à segurança e ao combate à violência, ao tráco e ao uso de drogas, além de estimular a abertura de diálogo com pais, alunos, professores e diretores da rede municipal de educação. O trabalho interativo inclui ainda apresentações lúdicas de teatro de fantoches para crianças de creches e pré-escolas municipais com mensagens de boa convivência. Também são realizadas ocinas de fantoche, confeccionados pelos próprios guardas, para crianças até o 5º ano do ensino fundamental, além de jogos interativos para adolescentes.


Atividade de troca de livros e gibis

02 a 31 de julho 8h às 11h50 | 13h às 16h50 Conra as normas de troca.

21 BIBLIOTECA HELENA MOLINA

Barganha Literária

Com a proposta de incentivar a prática da leitura e propiciar aos participantes a possibilidade de substituir um livro ou gibi já lido por outro de seu interesse, a Biblioteca Pública “Helena Molina” realizará a “Barganha Literária”, espaço em que os leitores poderão trocar livros e gibis de seu acervo pessoal por outros títulos disponíveis, do mesmo gênero. Os livros que você já leu são páginas viradas, troque e deixe a leitura circular entre outras pessoas. Conra as normas de troca na Biblioteca!


BIBLIOTECA HELENA MOLINA

22

Visita Monitorada Agendamento prévio pelo telefone: (12) 3905-3001

Segunda a sexta-feira Livre

Manhã ou tarde 40 pessoas Necessário agendamento prévio.

Apresentação da Biblioteca com informações acerca da patrona Helena Molina; um breve histórico sobre o local e visitação pelas demais dependências do prédio.

Serviços oferecidos Confecção de carteirinhas | Leitura de revistas | Empréstimo de livros | Troca de Livros | Exposição | Internet para estudo e pesquisa. Horário de funcionamento das 8h às 11h50 | 13h às 16h50 Praça Emília Molina, 77 - Eugênio de Melo


“Escritores Nacionais Infantojuvenis”

De 10 a 31 de julho

8h às 11h50 13h às 16h50

Com direito à declaração de visita, mediante solicitação no local.

BIBLIOTECA HELENA MOLINA

23

Exposição

Em comemoração ao “Dia Nacional do Escritor”, 25 de julho, a exposição “Escritores Nacionais Infantojuvenis” visa proporcionar ao público um mágico passeio pela obra de diversos escritores, que despertam o interesse dos pequeninos e jovens, incentivando a leitura. Os exemplares reunidos nesta exposição revelam os escritores de Literatura Infantojuvenil favoritos dos leitores da Biblioteca Pública “Helena Molina”.


BIBLIOTECA HÉLIO PINTO FERREIRA

24

Ocina de Leitura e Arte “Leitura de Poemas e Pintura”

10 ou 19 de julho (Quarta ou sexta-feira)

+ 7 anos

14h30 às 16h30 20 pessoas Necessário agendamento prévio.

A proposta da ocina é oferecer momentos de fruição da leitura e da arte de forma livre e descontraída. Após escolher dentre vários poemas que serão distribuídos, propomos que os participantes utilizem tintas naturais, lápis de cor e colagem para ilustrar os poemas escolhidos. O objetivo é que despertem sua intuição e liberem a criatividade com a composição de suas próprias formas artísticas. Os interessados poderão escolher o dia 10 ou 19 para participar. Ao nal, o trabalho poderá ser exposto num painel na Biblioteca. Participem!

Rita Sapucahy É graduada em Letras e Biblioteconomia, Especialista em Escrita e Leitura de Gêneros Discursivos pela UNITAU/Taubaté. Mediadora de leitura com aperfeiçoamento em curso de Letramento e Leitura Colaborativa pela PUC/SP, Cursos de História da Arte Geral (2002) e História da Arte Brasileira (2003) pela FCCR, Ocinas e Encontros pelo SESC/SP - Conversas ao Pé da Página 2013, 2014 e 2015, Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura na 1ª infância - 2018 SESC/e Cursos de Mediação de Leitura e Ação Cultural 2017 e Memória Social pelo SisEB 2018, II Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura – Leitura e escrita: lugares de fala e visibilidade – 2019 SESC/SP – Curso de História da Arte Ocidental – Da pré-história ao Barroco Módulo I e História da Arte: do Neoclassicismo ao Presente (2019) FCCR.


“Anansi, o velho sábio”

14h30 às 15h30h

24 de julho (quarta-feira) + 10 anos

25 pessoas Necessário agendamento prévio.

Toda penúltima ou última quarta-feira do mês, a Biblioteca Pública “Hélio Pinto Ferreira” convida seus leitores a ouvirem um conto tradicional brasileiro, latino-americano ou da Literatura universal. Nesse mês, selecionamos o conto africano Anansi, da mitologia axânti. Anansi é uma espécie de conto dos contos. Ela reete as crenças e os costumes daquela sociedade – como acontece em todo o continente africano, onde o conhecimento e as tradições se transmitem oralmente, por meio de griôs, os grandes contadores de histórias. Participe conosco desse encontro!

BIBLIOTECA HÉLIO PINTO FERREIRA

25

Hora do Conto

Alessandra Veras Formada em Letras pela Univap e Biblioteconomia pela Unifai. Estagiou em bibliotecas de São Paulo, entre elas a Biblioteca do Instituto Confúcio da UNESP especializada em Literatura chinesa e também em algumas bibliotecas da Univap. Estudante de Mandarim, possui com sua mãe, um blog onde comentam livros que leem e compartilham informações sobre leitura, arte e música. No facebook, têm o projeto de leitura “Tem que ler mesmo”? onde incentivam a leitura de temas variados viajando pelos diversos continentes. Fez os cursos “Infância e Leituras – a leitura como vínculo, prazer e aprendizado” pelo Laboratório Emília de Formação e o Curso de extensão “Formação de Mediadores de Leitura” pela Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Universidade Aberta do Nordeste.


BIBLIOTECA HÉLIO PINTO FERREIRA

26

Leitura Colaborativa “Leitura de poesias, contos e crônicas”

26 de julho (sexta-feira) + 16 anos

14h30 às 16h30 20 pessoas Necessário agendamento prévio.

Mediação de leitura de poesias, contos e crônica respaldada na prática do Pensar Alto em Grupo uma prática dialógica e colaborativa que permite aos participantes, compartilharem as múltiplas leituras e, os inúmeros sentidos de um texto. O texto literário subverte as expectativas de compreensão do texto na medida em que aceita a possibilidade de não existirem respostas prontas. Por consequência, fomenta o diálogo e abre possibilidades de maior entendimento da realidade. No Encontro desse mês selecionamos para leitura o poema narrativo “A cruzada das crianças” do escritor alemão Bertholt Brecht e o conto “País nenhum” do escritor e ilustrador australiano, Shaun Tan. Participe conosco desse encontro!

Rita Sapucahy É graduada em Letras e Biblioteconomia, Especialista em Escrita e Leitura de Gêneros Discursivos pela UNITAU/Taubaté. Mediadora de leitura com aperfeiçoamento em curso de Letramento e Leitura Colaborativa pela PUC/SP, Cursos de História da Arte Geral (2002) e História da Arte Brasileira (2003) pela FCCR, Ocinas e Encontros pelo SESC/SP - Conversas ao Pé da Página 2013, 2014 e 2015, Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura na 1ª infância - 2018 SESC/e Cursos de Mediação de Leitura e Ação Cultural 2017 e Memória Social pelo SisEB 2018, II Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura – Leitura e escrita: lugares de fala e visibilidade – 2019 SESC/SP – Curso de História da Arte Ocidental – Da pré-história ao Barroco Módulo I e História da Arte: do Neoclassicismo ao Presente (2019) FCCR.


Agendamento prévio pelo telefone: (12) 3931-2549

Segunda a sexta-feira Livre

Manhã ou tarde 40 pessoas Necessário agendamento prévio.

BIBLIOTECA HÉLIO PINTO FERREIRA

27

Visita Monitorada

Apresentação da Biblioteca com informações acerca do poeta Hélio Pinto Ferreira e sua obra; um breve histórico sobre o local e visitação às demais dependências do prédio.

Serviços oferecidos Confecção de carteirinhas | Leitura de jornais e revistas | Empréstimo de livros | Troca de livros | Exposição | Internet para estudo e pesquisa | Espaço Ponto Com Horário de funcionamento das 8h15 às 16h50 Rua Prof. Henrique Jorge Guedes, 57 - Jardim das Indústrias


BIBLIOTECA HÉLIO PINTO FERREIRA

28

Exposição “Bibliotecas do Mundo”

De 10 a 31 de julho

8h15 às 16h50

Com direito à declaração de visita, mediante solicitação no local.

Biblioteca do Real Gabinete | Crédito: Edu Mendes | www.plataforma28.com.br

Por meio de textos e imagens a Exposição “Bibliotecas do Mundo” apresenta um pouco da história desse local que além da guarda, conservação e organização de livros, tem proporcionado ao longo do tempo, oportunidades de aprendizagem e acesso à cultura aos diferentes povos do mundo. A cada mês são trocadas ou acrescentadas novas imagens à Exposição que conta um pouco a história das bibliotecas bem como a história do livro. Destacamos nesse mês as imagens da Biblioteca da região portuária de Bodo na Noruega e da tradicional Biblioteca e instituição cultural lusófana, o Real gabinete Português de Leitura localizada na cidade do Rio de Janeiro. Venha visitar e se encantar com a beleza das imagens das bibliotecas expostas!


“Atividade de leitura ao ar livre, pintura guache, lápis e giz de cera”

10, 12, 15 ou 17 de julho (Quarta, sexta, segunda ou quarta-feira)

Infantil

9h às 16h Livre

BIBLIOTECA JANSEN FILHO

29

Árvore de livros + Ocina “Pintando o 7”

Nesse mês de férias, venha participar de uma prazerosa leitura ao ar livre e se divertir entre pincéis, lápis e muita tinta. Pinturas com guache, lápis de cor e giz de cera irão fazer a alegria da garotada! Divirta-se na Biblioteca usando sua criatividade!

Márcia de Medeiros Machado Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica e Educação Infantil e Alfabetização, atualmente cursando Literatura Infantil. Tem experiência com contação de história, ocinas infantis e formação de professores na área de alfabetização e letramento matemático.


BIBLIOTECA JANSEN FILHO

30

Contação de História 19 de julho Infantil

(sexta-feira)

14h 35 pessoas Necessário agendamento prévio.

Aqueles dias longos de verão ou nais de semana vividos com os melhores amigos podem estar entre as lembranças mais felizes da infância. Mas a arte de fazer amigos não é algo que se aprende em muitas escolas, nem é validada por testes de múltipla escolha. A tarefa de ensinar nossas crianças a se tornarem bons amigos é dos pais, adultos ou responsáveis e professores. Em “Como ser amigo Um livro sobre amizade”, a autora Molly Wigand apresenta às crianças os valores que ajudam a construir boas amizades - lealdade, verdade e honestidade. E como as crianças podem se tornar boas amigas umas das outras. Venha ouvir essa linda história no mês que comemoramos o “Dia Internacional da Amizade”(20/7) e ganhar um marcador de página para presentear um amigo ou amiga querida.

Márcia de Medeiros Machado Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica e Educação Infantil e Alfabetização, cursando atualmente Literatura Infantil. Tem experiência com contação de história, ocinas infantis e formação de professores na área de alfabetização e letramento matemático.


10 a 31 de julho

9h às 16h

Infantil e Adulto

Aberto ao Público

31 BIBLIOTECA JANSEN FILHO

Árvore “Li, gostei e recomendo!”

Essa atividade tem por objetivo incentivar e promover a leitura no âmbito social, fortalecendo culturalmente os indivíduos da comunidade, despertando o interesse por diferentes livros. Participe indicando um livro que você que leu, gostou e deseja recomendar para outras pessoas da comunidade, para isso retire um impresso de dica de leitura, com a equipe da Biblioteca, preencha e prenda em nossa árvore “Li, gostei e recomendo!”. No nal do mês ainda concorra ao sorteio de um livro.

Márcia de Medeiros Machado Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica e Educação Infantil e Alfabetização, atualmente cursando Literatura Infantil. Tem experiência com contação de história, ocinas infantis e formação de professores na área de alfabetização e letramento matemático.


BIBLIOTECA JANSEN FILHO

32

Barganha Literária Atividade de troca de livros e gibis

02 a 31 de julho 9h às 16h Conra as normas de troca.

Com a proposta de incentivar a prática da leitura e propiciar aos participantes a possibilidade de substituir um livro ou gibi já lido por outro de seu interesse, a Biblioteca Pública “Jansen Filho” realizará a “Barganha Literária”, espaço em que os leitores poderão trocar livros e gibis de seu acervo pessoal por outros títulos disponíveis, do mesmo gênero. Os livros que você já leu são páginas viradas, troque e deixe a leitura circular entre outras pessoas. Conra as normas de troca na Biblioteca!


Agendamento prévio pelo telefone: (12) 3966-8352

Segunda a sexta-feira Livre

Manhã ou tarde 40 pessoas Necessário agendamento prévio.

BIBLIOTECA JANSEN FILHO

33

Visita Monitorada

Apresentação da Biblioteca com informações do Poeta Jansen Filho e sua obra, em seguida acontece a visitação às demais dependências do prédio.

Serviços oferecidos Confecção de carteirinhas | Empréstimo de livros | Troca de Livros Exposição | Internet para estudo e pesquisa Horário de funcionamento das 8h15 às 12h | 13h às 16h45 Rua Mário Antonio Abrantes da Fonseca, 410 - Campo dos Alemães


BIBLIOTECA JANSEN FILHO

34

Exposição “Escritores de São José dos Campos”

De 10 a 31 de julho

8h15 às 16h45

Com direito à declaração de visita, mediante solicitação no local.

No dia 27 de julho comemoramos o “Aniversário de São José dos Campos” e para homenagear os escritores da cidade realizaremos uma exposição das obras produzidas em nossa cidade. Venha prestigiar essa exposição para conhecer os autores que fazem história em São José!


Consulte o caderno on-line https://issuu.com/bibliotecacassianoricardo/docs

Profile for Sonia Bueno

Programação das Bibliotecas de São José dos Campos - julho de 2019  

Programação 2019 do mês de julho da Biblioteca Cassiano Ricardo, Biblioteca Helena Molina, Biblioteca Hélio Pinto Ferreira e Biblioteca Jans...

Programação das Bibliotecas de São José dos Campos - julho de 2019  

Programação 2019 do mês de julho da Biblioteca Cassiano Ricardo, Biblioteca Helena Molina, Biblioteca Hélio Pinto Ferreira e Biblioteca Jans...

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded