__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Agrupamento de Escolas da Bobadela

BOBADELINHAS Julho de 2015

Comemoração dos 30 anos da EBI da Bobadela

Comenius, “The Young Journalists”

em Portugal Stilton veio às nossas escolas

Fábrica de Ciência Competições Geo@net 30 anos da EBI da Bobadela Projeto Comenius Stilton nas escolas da Bobadela Visita EPIS Jovens ComParte Desporto Escolar Canoagem no Jamor Herois da fruta Dia dos Pais Dia das Mães Rumo a uma Geração IN Encontro com Isabel Ricardo Visita a Londres Spelling BEE Natal no JI

2 2 3 4 6 8 9 10 12 13 14 15 16 17 18 19 20


julho de 2015

Agrupamento de Esco las da Bobadela

Editorial No final de mais um ano letivo, o Bobadelinhas vem dar notícias do que se fez no Agrupamento de Escolas da Bobadela, embora não caibam nestas páginas todas as atividades que se realizaram nas nossas escolas, do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade. Em ano de aniversário da Escola EBI da Bobadela, queremos dar os Parabéns a todos quantos ao longo destes 30 anos trabalharam com dedicação para construir uma escola melhor, mais inclusiva e promotora da formação e educação das nossas crianças e jovens. Não sendo possível, nestas limitadas páginas, contemplar tudo o que de bom se fez ao longo do ano, divulgamos aqui apenas algumas das atividades desenvolvidas nas diversas escolas do Agrupamento, envolvendo a comunidade educativa. Em tempo de férias, agradecemos a todos aqueles que contribuíram para mais um edição do nosso jornal e aproveitamos já para desejar a todos um bom ano letivo de 2015/2016. A equipa da Biblioteca do Agrupamento de Escolas da Bobadela

2014/2015 “Fábrica de Ciência” 1º Ano de funcionamento A EBI da Bobadela participou no dia 13 de maio do Laboratório

Competição geo@net

Depois de ter sido inaugurado em junho de 2014, o laboratório entrou em funcionamento no presente ano letivo. Durante as manhãs funcionou a 100% com as aulas práticas de Ciências Naturais dos 7º, 8º e 9º anos e às tardes com as atividades do projeto “Fábrica de Ciência” (Clube M4R, Projecto Ciência 3, Treinos das Competições Geo@net e Diz+, Horta Pedagógica…)

de 2015, com 7 equipas, nas Competições Nacionais de Ciências, Geo@net, organizadas pela Universidade de Aveiro (http://pmate2.ua.pt/ pmate/). A equipa constituída pelos alunos Sílvia Glória e Tomás Ferreira, do 9º C, alcançou o 2º lugar e a equipa constituída pelos alunos Frederico Belchior e Joel Farinha, do 9º A, alcançou o 3º lugar. A escola ficou em 1º lugar, num total de 21 escolas públicas e privadas.

A “Fábrica de Ciência” é um Projeto do Agrupamento de Escolas e das Associações de Pais e EE do Agrupamento de Escolas da Bobadela, aprovado pelo Concurso “Pais com Ciência”, Ciência Viva. A “Fábrica de Ciência” pretende ser mais um contributo para que muitos alunos tenham a possibilidade de se apaixonar pela procura de conhecimento, formulando hipóteses, experimentando, competindo. Mais informações em: http://fabricadeciencias.comunidades.net/

Parabéns aos vencedores, mas também aos restantes alunos (Diogo Vale - 9º A, Daniel Pinto, Inês Martins, Mara Patrício e Tiago Sousa 9º D, Ari Machado, Beatriz Salgueiro, Beatriz Silva, Gaspar Moita e Inês Trincheiras - 8ºA) pelo esforço e dedicação durante os treinos que decorreram desde setembro de 2014. 2


julho de 2015

Agrupamento de Esc olas da Bobadela

No passado dia sete de janeiro, a Escola EBI da Bobadela comemorou trinta anos de existência. Para celebrar mais um aniversário, alunos, docentes e funcionários juntaram-se no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola numa grande festa. Foram ainda convidadas várias entidades, tendo estado presentes, entre outros, elementos da Câmara Municipal de Loures, da Junta de Freguesia, da Escola Segura, do Centro Português de Refugiados e da Associação de Pais do nosso Agrupamento de Escolas. Deu-se início à celebração com os discursos da Diretora do Agrupamento de Escolas da Bobadela, do Presidente da Associação de Pais, da Presidente do Conselho Geral, do Presidente da União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela e da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Loures.

Seguiu-se a atuação musical dos alunos do Conservatório D’Artes de Loures e o espetáculo de dança das alunas do Projeto InSerir com Escolhas.

Os alunos das várias escolas de primeiro ciclo do Agrupamento enviaram diversos postais alusivos, congratulando a Escola EBI pelo seu aniversário, que se encontravam expostos no Pavilhão.

Todas as turmas da escola EBI trouxeram deliciosos bolos de aniversário, tendo havido um concurso para escolher o mais original.

3


julho de 2015

Agrupamento de Esco las da Bobadela

É já com alguma nostalgia que anunciamos a conclusão de mais um projeto Comenius, “The Young Journalists”, o qual abraçámos em parceria com escolas de cinco países, nomeadamente, Hungria, Itália, Polónia, Roménia e Turquia. Se o primeiro ano de implementação do projeto nos permitiu proporcionar a 20 alunos desta escola uma experiência ímpar, este segundo ano, e somente por restrições financeiras, apenas nos possibilitou repeti-la com 7 jovens. Contudo, os objetivos traçados para este projeto foram amplamente superados, não só devido ao elevado número de alunos envolvidos, mas, e principalmente, porque puderam experienciar vivências culturais diversas consoante o país a que se deslocaram, partilhar tradições e estilos de vida e desenvolver as suas competências em língua inglesa. Ao longo destes dois anos, alunos, encarregados de educação e professores investiram na preparação dos temas propostos para cada um dos encontros. Investigaram, produziram e organizaram materiais e atividades e intervieram, em língua inglesa, nas diversas situações para que foram solicitados. Impõe-se, e com muito prazer o fazemos, uma palavra de reconhecido agradecimento a todos que em nós confiaram e muito nos apoiaram na concretização deste projeto, em todas as suas fases, muito particularmente aquando da receção na nossa Escola. A todos um Muito Obrigada muito sincero e comovido.

Hungria - novembro de 2014

Hungria - novembro de 2014

Alunos, envolvidos ou não no projeto, encarregados de educação, docentes da escola, Direção, funcionários, autarquia local, em suma, toda uma comunidade envolvida e empenhada em acarinhar e viabilizar uma atividade projetada e concebida para os nossos alunos, mas que muito nos enriquece a todos.

Portugal - fevereiro de 2015 4


julho de 2015

Agrupamento de Esc olas da Bobadela

Prova irrefutável desse querer fazer, o reconhecimento dos países parceiros; a vontade manifestada pelos alunos, envolvidos no projeto ou só intervenientes na receção, de incrementar as relações estabelecidas e de virem a ser eles próprios envolvidos em iniciativas semelhantes; a insistência de muitos, particularmente alunos, para que estas atividades não cessem... Portugal - fevereiro de 2015

E se a nostalgia já se instalou - o projeto terminou e os alunos partirão para outras escolas -, fica a certeza de que algumas sementes se lançaram e a esperança de termos contribuído para o desenvolvimento de jovens mais determinados, mais disponíveis, mais recetivos e abertos à diferença porque mais conscientes do mundo que os rodeia e do qual todos fazemos parte… Em suma, jovens mais ousados, pois “só aprende a voar quem arrisca”. Roménia - maio de 2015

Roménia - maio de 2015

E é com a consciência tranquila do dever cumprido que o coração se agita num turbilhão de sentimentos, um misto de tristeza por vê-los partir e de alegria porque se vão, tendo tido a oportunidade de vivenciar experiências que, decerto, e à semelhança de outros do anterior projeto, serão, a um tempo, inolvidáveis e um “valor acrescentado” no reportório das suas vivências, passadas e futuras.

Roménia - maio de 2015 5


julho de 2015

Agrupamento de Esco las da Bobadela

No passado mês de maio, as escolas com 1º ciclo do nosso Agrupamento receberam o famoso jornalista Geronimo Stilton e a sua amiga Mónica. Foram sessões muito animadas de conversa com os alunos, autógrafos, apresentação de uma história da coleção “Os Pré-Historratos” e oferta de lembranças a cada um dos alunos.

Os alunos participaram com grande entusiasmo nesta atividade motivante e de grande sucesso e puderam também adquirir livros de Geronimo Stilton, de Tea Stilton e da nova coleção "Os Pré-Historratos". As bibliotecas de cada escola receberam ainda cinco livros de Stilton para partilharem com todos os seus leitores. Na EB1/JI os meninos do pré-escolar ofereceram lindos desenhos ao seu rato preferido e o Tiago do 3ºB escreveu-lhe uma simpática carta, a que Stilton prontamente respondeu. Na escola EB1 nº2 também fizeram bonitos trabalhos e um poema que aqui vos deixamos.

6


julho de 2015

Agrupamento de Esc olas da Bobadela

7


julho de 2015

Agrupamento de Esco las da Bobadela

VISITA DE ESTUDO AO AEROPORTO DE LISBOA 27 de maio de 2015 No âmbito do Projeto Empresários pela Inclu-

(machos e fêmeas) e enumerou algumas curiosi-

são Social (EPIS), a mediadora escolar Ana

dades destas aves. De seguida, este técnico ex-

Valério e os alunos Kidist Worku e Hafyz Wen-

plicou que estão ali para afastar as outras aves

ceslas, da turma E do

de menores dimensões que podem danificar as

7º ano, participaram

aeronaves e até provocar graves acidentes aé-

numa visita de estudo

reos.

aos

do

Para conhecer o trabalho destas aves de rapina,

Aeroporto de Lisboa,

o técnico soltou um falcão. Logo que é largado,

em conjunto com alunos de várias escolas dos

eleva-se nos ares e, em escassos segundos, fica

concelhos de Loures e Odivelas.

invisível aos nossos olhos. É dado o sinal de

A visita de estudo iniciou-se na área destinada

regresso ao animal (o técnico abana um estra-

ao check-in onde os alunos aprenderam os pro-

nho objeto feito

cedimentos que precedem o embarque. De se-

com corda e na

guida, foi feita a revista aos alunos e professo-

ponta um peda-

res nas máquinas de raios-X, para a deteção de

ço de cabedal e

materiais perigosos nas malas, mochilas, roupa,

completa o cha-

etc.

mamento

Depois embarcámos num autocarro que nos

um grito). De

levou a visitar o resto do aeroporto. Toda a área

repente, lá ao

à volta do aeroporto tem dezenas de quilóme-

longe, o falcão

tros quadrados. O primeiro sítio que visitámos

desce dos céus.

foi o falcoeiro (a casa das várias espécies de

Em poucos se-

falcões). Os alunos manifestaram algum espan-

gundos completa a descida e poisa na mão do

to e questionaram-se sobre o porquê da existên-

falcoeiro.

cia destas aves de rapina. O responsável por

Portou-se bem e, por isso, tem direito a uma

estes animais mostrou alguns exemplares

recompensa (um pedaço de carne). Depois de

bastidores

com

vermos esta exibição, partimos em direção ao quartel dos bombeiros. De caminho, passámos pelas instalações dos CTT e pelos depósitos de combustível. À medida que íamos percorrendo a estrada, os aviões levantavam e aterravam ao lado do nosso autocarro. O Hafyz comentou 8


julho de 2015

Agrupamento de Esc olas da Bobadela

“Eu não estava à espera de visitar uma falcoa-

ao local). Os bombeiros despediram-se de nós

ria. Não sabia que é perigoso os pombos e as

com jactos de água. Chegaram mesmo a apontar

gaivotas sobrevoarem o aeroporto.”

-nos as mangueiras…

Quando chegámos ao quartel dos bombeiros,

A nossa visita de estudo estava a chegar ao fim.

que funciona 365 dias por ano, 24 horas por dia,

Seguimos de autocarro até ao interior do aero-

fomos recebidos pelo comandante. Vimos os

porto onde os passageiros que chegam e partem

carros topo de gama e entrámos nalguns. Fomos

se cruzam. O interior parece um centro comer-

também à sala de controlo, na qual coordenam

cial. A nossa “viagem” acabou no terminal das

as operações em caso de alerta. Um dos mo-

chegadas. A Kidist comentou que “A minha tia

mentos mais emocionantes foi a demonstração

vive na Etiópia e trabalha no aeroporto, mas eu

de um simulacro de emergência (os bombeiros

não imaginava que este aeroporto era assim tão

que estão de prevenção têm apenas dois minu-

grande!”. No final da visita ofereceram-nos

tos para se vestir, entrar nos veículos e chegar

uma lembrança.

A Fundação Maria Rosa é responsável pelo Projeto ComParte, que é um projeto de âmbito nacional de desenvolvimento cívico e transformação social, desenvolvido em parceria com a organização norueguesa Fábrica da Mudança. Ganha forma com metodologias participativas e leva em conta a experiência dos cidadãos para os quais as estruturas da sociedade são criadas. Considerando cidadãos como consultores, estão a permitir que um círculo de confiança seja gerado. As estruturas passam a contar com experiências e conhecimentos diretos da realidade de

multiplicador nas gerações futuras, pois a ação dos jovens em conjunto com os decisores poderá ser fortemente transformadora para o bemestar e qualidade das escolas portuguesas. Depois de ouvir os jovens, a Fundação editou um folheto, Jovens ComParte na Escola Básica da Bobadela, onde se encontram registadas as opiniões dos alunos das turmas C e E do oitavo ano do nosso Agrupamento. Entre outros comentários, podemos encontrar respostas para algumas perguntas: O que motiva a ir para a escola? O que mudariam se fossem o diretor? Como seriam as aulas ideais?

quem vive os sistemas. As tomadas de decisão são enriquecidas com esta nova informação. O ComParte pretende ouvir os jovens, contando com a sua vivacidade e motivação para propor ideias alternativas e refletir sobre soluções inovadoras. Conjugar este potencial dos jovens a dinâmicas participativas antecipa um impacto 9


julho de 2015

Agrupamento de Esco las da Bobadela

Perícias e Corridas de Patins

Os treinos decorreram regularmente com os alunos motivados para a prática da modalidade. Os encontros, que se realizaram todos na nossa escola, foram momentos de convívio com os colegas de outras escolas. O aluno Leandro Ceita, teve o mérito de representar a escola a nível Nacional na fase final do Desporto Escolar. As alunas Marta e Mariana Lopes participaram na fase regional onde obtiveram o segundo lugar por equipa. Badminton A modalidade de Badminton é composta por vários escalões e género, desde infantis, iniciados e juvenis, masculinos e femininos. A adesão aos treinos foi bastante razoável pois baseou-se numa média de 12 alunos por treino. Durante este ano letivo houve 8 encontros, tendo a escola da Bobadela participado em 7 (não participou na prova de pares). Em termos de resultados desportivos destacaram-se os seguintes alunos: Infantis Femininos: Inês Lopes - 1º lugar na zona 3 e fase de encerramento das 3 zonas Mafalda Correia - 2º lugar na zona 3 de Loures Iniciados Masculinos: Lucas Macrino - 1º lugar na zona 3 de Loures e 6º lugar na fase de encerramento das 3 zonas Gaspar Moita - 2º lugar na zona 3 Ari Machado - 3º lugar na zona 3 Gonçalo Mel - 4º lugar na zona 3

Ginástica No âmbito do grupo/equipa do desporto escolar na modalidade de Desportos Gímnicos, a nossa escola participou num Encontro e numa Competição. O Encontro foi realizado no dia 24 de janeiro na Escola Soeiro Pereira Gomes em Alhandra e teve como principal objetivo a experimentação de alguns aparelhos gímnicos (ex: trampolim e duplo-minitrampolim), que normalmente a maioria das escolas não têm nos seus equipamentos desportivos gímnicos. Nesta atividade os alunos foram distribuídos por 8 estações, rodando por todas elas. A Competição de Trampolins, realizada no dia 28 de fevereiro, foi organizada pela nossa Escola em parceria com a Escola Soeiro Pereira Gomes. Esta competição envolveu um elevado número de participantes (150) e organizadores (40), inclusive contou no ajuizamento com os alunos da turma vocacional de desporto da nossa escola. Quanto à participação dos alunos da nossa escola nestes dois eventos salienta-se o excelente empenho, cooperação, satisfação e espírito desportivo de todos eles no desempenho das suas tarefas. Relativamente a resultados evidenciaram-se os alunos: Frederico Belchior e Gonçalo Vizinha ao conquistarem respetivamente o primeiro lugar e segundo lugar no nível dois de Desportos gímnicos da vertente dos trampolins. A professora responsável pelo grupo /equipa,

Ana Figueiredo

Juvenis Masculinos: Ansumané Silá - 3º lugar na zona 3 10


julho de 2015

Agrupamento de Esc olas da Bobadela

Futsal O núcleo de Futsal do escalão de iniciados da Escola da Bobadela, contou com inúmeras inscrições e participantes regulares nos treinos semanais, alunos desde o 5º ao 9º ano, sendo impossível levar os escalões inferiores aos encontros, como seria desejável. Apesar dos constantes presentes nos torneios, a seleção deveu-se ao facto de muitos alunos terem atividades extracurriculares aos fins de semana que impossibilitaram a sua participação nos encontros. Apesar disso, os resultados, o empenho e a motivação do grupo/equipa foram sempre brilhantes e exemplares, com a participação excecional do capitão de equipa, Guilherme Marques que cumpriu o seu papel na perfeição, o desempenho eficaz do guarda-redes, Sérgio Dangue, levando e equipa à passagem para a fase final, reunido com as capacidades indiscutíveis dos elementos que compunham a equipa “Maravilha” : Tomás Cabaço, José Almeida, Diogo Casimiro, Rúben Tavares, Vanderlino Gomes, Luís Inácio, Yousef Sharbeel, Diogo Bica, Daniel Carneiro, Tiago Sousa e Wemerson Pereira. De salientar a óptima gestão/organização das escolas participantes, tendo em conta o desenvolvimento do fairplay e o espírito competitivo saudável, sem situações desagradáveis, e a contribuição das auxiliares competentes, nomeadamente, Mara Quarenta, que se disponibilizou a comparecer num dos dois encontros realizados na escola, cooperando na manutenção das boas atitudes comportamentais. A professora responsável pelo grupo/equipa,

Nádia Figueiredo

Ténis A EBI da Bobadela, sendo Escola de Referência da modalidade de Ténis no âmbito da Coordenação Local do Desporto Escolar de Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira, está de parabéns, não só pela organização de todos os torneios da sua região que contaram com cerca de 80 atletas das diversas escolas a participar, mas também pelos excelentes resultados alcançados pelos seus alunos/atletas nos dois Grupos-Equipa. A nossa escola conquistou neste ano letivo diversas medalhas nos vários escalões. No escalão Infantis A Feminino: Maria Silva (1ª classificada) e Mafalda Belchior (2ª classificada); No escalão Infantil B Feminino: Catarina Luís (1ª classificada) e Tagliante Cissé (3ª classificada); No escalão Infantis B Masculino: Rodrigo Vilhena (3º classificado); No escalão Iniciados Masculino: Afonso Silva (2º classificado). No torneio por equipas conquistámos o 2º lugar no escalão de Iniciados. O professor Vitor Vassalo (responsável pelos grupos-equipa) faz um balanço muito positivo e considera que no próximo ano letivo a modalidade do Ténis pode continuar a crescer, representando uma mais-valia para a nossa escola e a sua região.

11


julho de 2015

No ano letivo de 2014/2015 o Agrupamento de Escolas da Bobadela participou na competição de Canoagem que decorreu nas instalações do Centro de Desporto e Canoagem do Jamor. Esta atividade, integrada no Desporto Escolar, tem já alguns anos de tradição, vindo confirmar, mais uma vez, a sua implantação nos hábitos desportivos dos alunos da escola EBI da Bobadela.

Agrupamento de Esco las da Bobadela

Nesta competição, o nosso Agrupamento foi representado pelos alunos Bernardo Almeida, Diogo Casimiro, Marius Pioresceu, Rúben Tavares, Rúben Costa e Carlos Santa Isabel, que ali tiveram um bom desempenho desportivo. O professor responsável, Rui Pissarro

12


julho de 2015

Agrupamento de Esc olas da Bobadela

13


julho de 2015

Agrupamento de Esco las da Bobadela

14


julho de 2015

Agrupamento de Esc olas da Bobadela

15


julho de 2015

Agrupamento de Esco las da Bobadela

16


julho de 2015

Agrupamento de Esc olas da Bobadela

juvenis, das coleções “Contos Marotos”, “Contos do Bosque Sempre Verde” e “Os Aventureiros”. Contou a história do seu livro O fantasma das cuecas rotas e em conjunto com os alunos foram cantarolando as palavras de Uma história muito interessante.

No dia 9 de outubro de 2014, a biblioteca da escola EB1/JI da Bobadela recebeu a visita da escritora Isabel Ricardo, para um encontro com os alunos e as professoras da escola, no âmbito das Comemorações do “Mês Internacional da Biblioteca Escolar”. Este encontro inseriu-se na atividade Outubro nas Bibliotecas Escolares, promovido pela Câmara Municipal de Loures, através da Biblioteca Municipal José Saramago/Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABEs) e em colaboração com o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares - “As bibliotecas contam histórias”, assinalando a importância da biblioteca escolar na formação global das crianças.

Isabel Ricardo escreveu o seu primeiro livro com apenas 11 anos, contando já com cerca de trinta títulos publicados em Portugal e também no estrangeiro, sendo a maioria para crianças e jovens. Na biblioteca “Lápis Mágico” a autora conversou com os alunos sobre os temas, os locais e as personagens de vários dos seus livros, infantis e

Falou dos livros da Coleção juvenil “Os Aventureiros”, muito apreciada pelos alunos, que viram autografados os títulos que adquiriram, passando a conhecer as emocionantes aventuras de três rapazes, uma rapariga e um corvo, em lugares conhecidos do nosso país. A sala do pré-escolar fez lindos desenhos do Fantasma das cuecas rotas e ofereceu uma lembrança à escritora.

A biblioteca teve também o prazer de contar com a visita da Dra. Célia Catarino, do SABEs Loures que nos acompanhou neste encontro com a escritora Isabel Ricardo. 17


julho de 2015

Agrupamento de Esco las da Bobadela

No dia 30 de abril, por volta das 11 horas e 30 minutos, embarcámos rumo a Londres acompanhados pelas professoras Ana Rebelo, Ana Figueiredo e Elisabete Martins. Às 14 horas aterrámos, prontos para esta aventura. Chegados ao hotel encaminhámo-nos para os quartos, onde nos instalámos e descansámos, preparando-nos para os dias seguintes. A aventura tinha começado! Partimos em direção ao London Eye, onde avistámos toda a cidade londrina. A nossa aventura continuou com destino marcado para a Tower Bridge e de seguida para o Big Ben. Guardámos um dia para os Museus e visitámos o Museu Nacional de História Natural e o Museu da Ciência. No último dia partimos rumo ao Museu de Cera Madame Tussauds, onde gastámos todo o rolo da máquina fotográfica, e vimos muitas celebridades em cera. Por fim, fomos às compras sem nos esquecermos dos nossos familiares em Portugal, que nos aguardavam ansiosos para saber as nossas aventuras. Ana Carolina Santos Beatriz Clemente Catarina Luís Carolina de Aguiar Inês Costa Luana Vieira Tomás Ribeiro

18


julho de 2015

No dia 30 de Janeiro de 2015, a convite da Embaixada dos Estados Unidos, em Lisboa, numa parceria com a APPI, a nossa escola participou, pela primeira vez, com um grupo de 20 alunos (do 9º ano e do Curso Vocacional), conjuntamente com alunos de outras escolas dos distritos de Lisboa, Leiria e Santarém, no Campeonato regional “Spelling Bee”, que se realizou na Aula Magna da Universidade de Lisboa. O ambiente foi muito agradável e descontraído, favorecendo-se, também, a partilha de experiências e o contato com colegas de outras zonas do país. Todos consideraram a experiência muito

Agrupamento de Esc olas da Bobadela

positiva, tendo, mesmo, aproveitado a ocasião para propor algumas alterações à estrutura do Concurso de Soletração que, há nove anos, se realiza na Escola. Os alunos foram acompanhados pelas respetivas professoras de Inglês que agradeceram a forma exemplar como todos se comportaram, e que, em muito, honrou o nome da Escola. Um agradecimento muito especial à Direção do Agrupamento pelo apoio à participação nesta atividade, e à Câmara Municipal e Junta de Freguesia pela disponibilização do transporte.

19


julho de 2015

Agrupamento de Esco las da Bobadela

20

Profile for biblioteca bobadela

Bobadelinhas 2015  

Bobadelinhas 2015  

Advertisement