AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AMADEO DE SOUZA-CARDOSO
Bibliotecas Escolares Amadeo Vila Caiz
Plano de Ação Quadriénio 2013/2014 * 2016/2017
PLANO DE AÇÃO
1. NOTA INTRODUTÓRIA
O Plano de Acão é um documento orientador onde se conceptualizam e descrevem as metas a atingir num período de quatro anos, com o objetivo de dar resposta às necessidades e lacunas detetadas, tendo em conta a missão e objetivos da BE. Este Plano foi elaborado de acordo com as orientações e documentos da RBE.
Em primeiro lugar, foi feita a análise da forma como a Biblioteca Escolar se tem assumido na escola e dos pontos fortes e fracos a ter em conta na definição das prioridades. O Plano Anual de Atividades e o Plano de Ação têm como referência o Projeto Educativo do Agrupamento, tentando articular e adequar os pressupostos, os objetivos e as atividades destes documentos.
Um dos pontos fortes da BE do Agrupamento é o espaço, amplo, bem iluminado e confortável, o que proporciona uma área de trabalho e de lazer muito agradável. Verifica-se uma procura bastante significativa pela comunidade escolar. Continuaremos a proporcionar ações de promoção e animação de leitura, dinamizaremos atividades relacionadas com a ocupação de tempos livres dos alunos, procuraremos desenvolver estratégias de articulação com todas as estruturas do agrupamento.
Por fim, será necessário uma maior dinamização no que respeita à implementação de uma política de avaliação, criando instrumentos de avaliação das atividades da Biblioteca Escolar, que permitam aferir, de forma contínua, a satisfação dos utilizadores e conduzam a medidas de melhoria.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO Domínio A A1. ARTICULAÇÃO CURRICULAR DA BE COM AS ESTRUTURAS DE COORDENAÇÃO EDUCATIVA E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E OS DOCENTES.
AÇÕES
2016 2017
A. APOIO AO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
COLABORAÇÃO PEDAGÓGICA
Reunião com as várias estruturas do Agrupamento (Direção, Conselho Pedagógico, Departamentos Curriculares, Diretores de Turma) para articulação de atividades que se podem desenvolver na BE. Levantamento das oportunidades de colaboração com os professores das várias disciplinas, a partir da análise das planificações fornecidas pelos departamentos.
Produzir guiões e outros materiais de apoio à pesquisa e utilização da informação pelos alunos.
Desenvolvimento de atividades que impliquem o recurso às tecnologias da informação. Assegurar o envolvimento da BE no cumprimento dos objetivos do PTE – apropriação e uso das TIC e inclusão nas práticas formativas e de ensino/ aprendizagem.
Articulação com os clubes existentes no Agrupamento. A2. PROMOÇÃO DAS LITERACIAS DA INFORMAÇÃO, TECNOLÓGICA E DIGITAL.
2013 2014
ANO LETIVO 2014 2015 2015 2016
FORMAÇÃO DO UTILIZADOR
PESQUISA E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
Criação de instrumentos/divulgação dos já existentes de forma a autonomizar o mais possível professores e alunos. Organização, com os Diretores de Turma, de um calendário de sessões de formação de utilizadores com as respetivas turmas. Planificação atempada, com os professores, do trabalho de pesquisa a realizar na BE. Implementação de sessões informativas com os alunos. Adotar um modelo de pesquisa uniforme para toda a escola.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO Domínio B
B3. IMPACTO DO TRABALHO DA BE NAS ATITUDES E COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS, NO ÂMBITO DA LEITURA E DA LITERACIA.
2013 2014
2016 2017
B. LEITURA E LITERACIA
B1. TRABALHO DA BE AO SERVIÇO DA PROMOÇÃO DA LEITURA NA ESCOLA/AGRUPAMENTO. B2. INTEGRAÇÃO DA BE NAS ESTRATÉGIAS E PROGRAMAS DE LEITURA AO NÍVEL DA ESCOLA/AGRUPAMENTO.
AÇÕES
ANO LETIVO 2014 2015 2015 2016
Implementação, de forma mais sistemática, de atividades no âmbito da promoção da leitura.
PROMOÇÃO DA LEITURA
Dinamizar a participação dos alunos em atividades livres no âmbito da leitura.
Sessões de sensibilização para a leitura, destinada a pais e encarregados de educação.
Reuniões periódicas com os departamentos.
Dinamização das atividades relacionadas com o PNL nas EB1 e JI do Agrupamento
Sessões regulares de leitura, de reconto ou outras que associem diferentes formas de leitura, de escrita ou de comunicação com o objetivo de promover o gosto pela leitura. Diversificação das ofertas de atividades de promoção da leitura e de apoio ao desenvolvimento de competências no âmbito da leitura e escrita.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO Domínio C
C2. PROJETOS E PARCERIAS.
D1. ARTICULAÇÃO DA BE COM A ESCOLA/ AGRUPAMENTO. ACESSO E SERVIÇOS PRESTADOS PELA BE. D2. CONDIÇÕES HUMANAS E MATERIAIS PARA A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS. D3. GESTÃO DA COLEÇÃO/ DA INFORMAÇÃO.
2013 2014
2016 2017
C. PROJETOS, PARCERIAS E ATIVIDADES LIVRES E DE ABERTURA À COMUNIDADE
C1. APOIO A ATIVIDADES LIVRES, EXTRACURRICULARES E DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR.
Domínio D
AÇÕES
ANO LETIVO 2014 2015 2015 2016
Promover o marketing da BE, valorizando e divulgando mais junto da escola e da comunidade o seu Programa de Animação Cultural.
Intensificar o apoio a atividades livres, extracurriculares e de enriquecimento curricular.
Articular com a Biblioteca Municipal de Amarante e as outras Bibliotecas Escolares do Concelho.
D. GESTÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
ATUALIZAÇÃO E/OU CRIAÇÃO DE DOCUMENTOS REGULADORES DA ACTIVIDADE DA BE
Integração da BE no Projeto Educativo.
Atualização do Regulamento da BE e sua inclusão no Regulamento Interno da escola/agrupamento.
Atualização do Regimento da BE.
EQUIPA
Constituição/reformulação da equipa com elementos de áreas disciplinares diversificadas com competências nos domínios pedagógico, de gestão de projetos, de gestão da informação e das ciências documentais.
GESTÃO DOCUMENTAL
Automatização do catálogo a 100%. Automatização do serviço de empréstimo a 100%. Introdução do sistema de leitura de código de barras. Automatização do sistema de leitura de código de barras. Elaboração da Política de Desenvolvimento da Coleção. Atualização permanentemente do catálogo e sua divulgação.
COM CONHECIMENTO DO DIRETOR
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AMADEO DE SOUZA-CARDOSO AMARANTE
_______________________________
Conselho Pedagógico 10 / 09 / 2014
Os Professores Bibliotecários ________________________________ ________________________________