Page 3

3

Foi realizado um estudo de caso em uma empresa do segmento industrial calçadista, situada no município de Vitória da Conquista, buscando observar, identificar e analisar os pontos positivos e negativos do sistema de informação implantado na contabilidade da mesma, e com base na metodologia científica reunir dados que comprovem ou neguem as hipóteses levantadas a cerca do problema.

2 Metodologia

A metodologia tem como função determinar o caminho a ser percorrido para a realização da pesquisa. A pesquisa foi desenvolvida através da revisão bibliográfica em livros e revistas especializadas, baseado em textos de autores renomados como Padoveze, O’Brien e outros, com leitura exploratória e seletiva, além de pesquisa em artigos e consultas na Internet. Para enriquecer o trabalho dessa pesquisa, foi realizado um estudo de caso em uma indústria do segmento calçadista, localizada na cidade de Vitória da Conquista.

Para Silva (2003, p. 60), “pesquisa bibliográfica explica e discute um tema ou problema com base em referências teóricas já publicadas em livros, revistas, periódicos, artigos científicos etc.”

Para análise do estudo de caso, objeto desta pesquisa, foi realizado coleta de dados através de uma entrevista não estruturada, que de acordo com Silva (2003, p. 70), “consiste em uma conversa informal, que pode ser alimentada por perguntas abertas, que proporcionam maior liberdade para o informante”. A entrevista foi realizada junto aos gestores e alguns funcionários do setor contábil da empresa.

3 Contabilidade

A contabilidade é uma atividade fundamental na vida econômica. Um dos objetivos da contabilidade é fornecer informações sobre as mutações que ocorrem com o patrimônio das empresas. Para Franco (1997, p.91), a contabilidade:

M0725  
M0725  

Dayanna Santos Fontana 1 Palavras-Chaves: Sistemas de Informações. Sistemas de Informações Contábeis. 1 Graduanda do curso de Ciências Contá...

Advertisement