Page 17

17

8.2 Análise e Interpretação dos dados coletados

O principal objetivo dessa pesquisa foi identificar, demonstrar e avaliar a importância dos sistemas de informações contábeis, analisando o nível da qualidade das informações e a capacitação dos funcionários para alimentar o Sistema de Informação da empresa, analisando também a confiabilidade das informações geradas pelo sistema de informação contábil, pois essas informações servirão de base para a elaboração do plano de tomada de decisão dos gestores.

Para melhor entendimento de como cada funcionário identifica, entende e utiliza o sistema de informação, foi realizada entrevista com alguns gestores e funcionários dos setores chaves da empresa, como setor fiscal, contábil, auditoria, controladoria, almoxarifado, expedição e compras. Os funcionários entrevistados efetuam lançamento de notas fiscais, faturamento, conferência, compras, orçamento, fechamentos contábeis, encarregados de setor, planejamento e outros.

Sobre o grau de instrução e treinamento para a utilização do sistema ERP, a maioria dos entrevistados disseram que sentem muita dificuldade para realizar suas funções, e afirmaram que o que mais gera dúvidas para a alimentação do sistema são notas fiscais e documentos preenchidos errado, a falta de instrução. Outros funcionários acham o sistema complicado, e informaram que quando necessitam de informações para a execução dos trabalhos recorrem aos setores de informática e setor fiscal, além de recorrer aos documentos e relatórios elaborados anteriormente.

São gerados vários tipos de relatórios para que os funcionários realizem a conferência das informações. Os mais citados foram os relatórios fiscais de entradas e saídas de notas fiscais, relatório de posição de estoque, ordens de compras, orçamentos, relatórios de custeio, relatório de hora extra e folha de ponto.

Foi observado o uso intensivo de emissão de relatórios, e essa emissão acontece principalmente nos últimos dias do mês e nos primeiros dias do mês seguinte. Conforme a área de Tecnologia de Informação (TI), muitas vezes esses picos de processamento causam o colapso no sistema de uma forma geral, provocando os

M0725  

Dayanna Santos Fontana 1 Palavras-Chaves: Sistemas de Informações. Sistemas de Informações Contábeis. 1 Graduanda do curso de Ciências Contá...

Advertisement