Page 14

14

7.2 Dificuldades e resistências

A implantação de um sistema ERP é considerada um projeto, pois é um esforço temporário executado por pessoas, limitado pela disponibilidade de recurso, planejado, executado e controlado. Devido o seu grau de complexidade torna-se necessária a aplicação de técnicas de planejamento e gestão de projetos. A implantação é uma tarefa muito complexa, pois precisa de uma atuação em três níveis ou eixos de forma simultânea para o sucesso: treinamento, implantação e tecnologia (Hardware e Software).

As resistências que ocorrem no processo de implantação devem-se ao fato de que toda mudança traz ganhos e perdas. Essas mudanças mexem com a cultura da empresa e por isto requer um planejamento detalhado e um treinamento apropriado do pessoal para operar o sistema, garantindo que os processos, tecnologia e pessoas estejam alinhados à estratégia de negócios pretendida.

8. Estudo de Caso

Com o objetivo de identificar e avaliar os impactos e os principais problemas decorrentes da operacionalização dos sistemas de informações contábeis, foi realizado um estudo de caso em uma empresa industrial do segmento calçadista, situada na cidade de Vitória da Conquista. A empresa ocupa aproximadamente 63.000 m2 (sessenta e três mil metros quadrados) de área total, e dessa, aproximadamente 18.000 m2 (dezoito mil metros quadrados) está construída.

Conta com aproximadamente 1.500 (hum mil e quinhentos) funcionários, produzindo marcas reconhecidas como referências em esporte, que são comercializadas no Brasil e no exterior.

M0725  

Dayanna Santos Fontana 1 Palavras-Chaves: Sistemas de Informações. Sistemas de Informações Contábeis. 1 Graduanda do curso de Ciências Contá...