Page 10

10

6.2.1 Operacionalidade

Sistemas operativos de informações podem ser definidos como um conjunto de recursos humanos, materiais e imateriais, insertos numa organização. Esse conjunto é responsável pela observação, coleta, seleção, memorização e processamento dos dados para gerar informações.

Ao abordar a questão da operacionalidade Padoveze (2000, p. 46) destaca que:

as informações devem ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional. O fundamento da operacionalidade significa que todos os que trabalham com a informação contábil devem saber e sentir que estão operando com dados reais, significativos, práticos e objetivos; conseguidos, armazenados e processados de forma prática e objetiva. Com isso, teremos uma utilização prática e objetiva.

O sistema de informação e a elaboração de estratégias competitivas têm um grande impacto sobre as empresas, isso porque o mercado exige uma postura de crescimento e uma constante atualização, diminuindo o tempo de resposta a estímulos externos. No entanto, com o crescimento das empresas aumenta-se a necessidade de controle e processamento de informações, que futuramente podem não suprir as necessidades de agilidade e produtividade requeridas pelo mercado.

As características básicas da operacionalidade são: • Relatórios concisos; • Elaborados de acordo com as necessidades do usuário; • Coletados de informações objetivas e de imediato entendimento pelo usuário; • Que não permitam dúvidas ou possibilitem perguntas sobre o objeto do relatório; • Apresentação visual e manipulação adequada.

M0725  

Dayanna Santos Fontana 1 Palavras-Chaves: Sistemas de Informações. Sistemas de Informações Contábeis. 1 Graduanda do curso de Ciências Contá...

Advertisement