M0092

Page 39

38

No mundo dos negócios não é diferente: a globalização da economia está derrubando qualquer fronteira antes existente entre uma empresa daqui e outra do outro lado do planeta. Este fato é inegável, basta ler um jornal, uma revista, acompanhar o noticiário. Ao mesmo tempo é um fenômeno irreversível. Num mundo onde a tecnologia “encurta distâncias” a tendência é de que os negócios se “internacionalizem” cada vez mais. E a história mostra que aquele que se recusa a aceitar, entender ou se adaptar às novas realidades tem sido excluído do cenário empresarial de maneira cruel. Se a realidade dos negócios e das empresas mudou, e se a Contabilidade de Custos surgiu junto com as primeiras empresas, é natural que nela também se reflitam estas mudanças. Se os negócios agora são globais, se a competitividade chegou a níveis nunca antes presenciados, os gestores, mais do que nunca, encontram dificuldades na sua missão de gerir seus empreendimentos. É evidente que a pressão exercida por este ambiente faça com que as empresas dêem mais ênfase ao controle dos custos na tentativa de manter seus produtos ou serviços competitivos. Este ambiente demanda informações específicas relacionadas a custos de desempenhos de atividades, de produtos, de serviços e de clientes. O CRC-SP (1995, p. 30) enfatiza: O processo decisório e a administração deverão tender cada vez mais para a utilização das informações de custos e orçamento como dados fundamentais para a análise e tomada de decisões, sejam elas de caráter comercial, financeiro ou operacional, mas que cumpram a missão de chegar ao público alvo. Assim é preciso buscar o enfoque gerencial para o sistema de custos e não somente manter um sistema notadamente voltado para o aspecto contábil/fiscal.

Na seqüência o CRC-SP (1995, p. 32) ainda reforça: “Os atuais sistemas de custos são inadequados para planejar melhorias. Foram desenvolvidos com o propósito de fornecer subsídios para relatórios financeiros, sem objetivar a melhoria contínua.” Por outro lado, os departamentos contábeis das empresas são caros demais para gerar apenas informações históricas e medir o lucro ou a posição financeira no final do ano. Além disto, o sistema contábil pode ser proveitoso não apenas por responder às questões, mas também por levantá-las. Percebe-se a necessidade de departamentos capazes de fornecer informações confiáveis que possam ser úteis para projeções de resultados e para estudos econômicos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.