M0977

Page 6

6

instrumento gerencial não significa que ela vá prescindir da contabilidade e dos relatórios gerenciais por ela gerados. Ao contrário, com o fortalecimento dos relatórios gerenciais gerados pela contabilidade se pretende aliar à potencialidade do fluxo de caixa para melhor gerenciar suas decisões. (FREZATTI, 1997:28).

E como instrumento de gerenciamento empresarial, não tem sido utilizado e pouco explorado no meio empresarial das micro-empresas e empresas de pequeno porte, justamente as empresas que mais necessitam de um controle financeiro diário. Volta-se a salientar que o Fluxo de Caixa tem sido elaborado, na maioria das vezes pela área financeira que utiliza dados existentes nas micro e pequenas empresas. Sendo que, o contador poderia utilizar-se das informações de que a contabilidade já dispõe, e com agilidade e segurança, elaborar o fluxo de caixa da empresa, colocando à disposição da administração mais um importante instrumento de tomada de decisão. Para analisar o fluxo de caixa de uma empresa é preciso saber distinguir uma simples gestão de caixa de uma boa gestão de caixa. Em ambas deve ocorrer o esperado equilíbrio entre as entradas e as saídas de caixa [...] O fluxo de caixa de uma empresa não depende exclusivamente do administrador financeiro, pois decorre de múltiplas decisões (de diferentes áreas). (MATARAZZO, 1998, p. 315).

A gestão financeira responsável é uma das ferramentas mais importantes para garantir o sucesso de uma empresa. O objetivo de qualquer empresa é ter lucro. E, para que isso aconteça, o empresário tem de dar muita atenção a tudo o que acontece com o caixa da sua empresa. Antes de tudo, o empreendedor tem de saber produzir alguma coisa e, também, estudar como esse produto pode lhe trazer dividendos. Na seqüência, deve medir custos e estabelecer um preço que seja acessível aos seus clientes e que também lhe proporcione um lucro razoável (CURADO, 2006).

Implementando essa política, é muito importante seguir de perto o fluxo de caixa da empresa. A grande maioria de empresários opta por contratar um contador externo para fazer esse serviço. Ainda segundo Curado (2006), é de suma importância que haja um acompanhamento de caixa diário, feito pelo próprio proprietário ou por um funcionário designado para cumprir essa função. Baseando-se nessa projeção, a análise do fluxo de caixa irá permitir ao empresário:  Avaliar a capacidade da empresa;


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.