Page 1

Nome completo

TÍTULO DO TRABALHO Sub-título

Curso

Porto, Ano

LICENCIATURA EM ….


TÍTULO DO TRABALHO Sub-título

Nome completo Disciplina: Docente:

Porto, Universidade Portucalense, Departamento Ano

Resumo:

Palavras-chave:

Abstract:

Keywords:

2


SUMÁRIO Tabela de siglas e abreviaturas1………………………………………………………(n.º de pág.) Índice de quadros…………………………………………………………………………………. Índice de tabelas…………………………………………………………………………………… Índice de gráficos2……………………………………………………………………………….. 1. Introdução .............................................................................................................................. 2. Designação do Projecto..................................................................................................... 3. Fundamentação.................................................................................................................... 4. Questões de investigação3 ............................................................................................... 5. Hipótese(s) de investigação4…………………………………………………………………… 6. Objectivos do Projecto. ………………………………………………...................................... 6. Metodologia………………………………………………………………………………………... 7. Calendarização ..................................................................................................................... 8. Resultados esperados ........................................................................................................ 10. Conclusão ............................................................................................................................. Referências bibliográficas ................................................................................................... ANEXO A: Anexo de quadros………………………………………………………………….. ANEXO B: Anexo de tabelas…………………………………………………………………….. ANEXO C: Anexo de gráficos ……………………………………………………………………

ANEXO D: …etc…5

1

Não obrigatório.

2

Não obrigatório. Os índices apenas se colocam se houver ilustrações de qualquer tipo que o justifique.

3

Ou Pergunta de partida.

4

Dependendo da metodologia escolhida, é possível desenvolver um projecto de investigação sem a apresentação de hipóteses; nesse caso, este capítulo é eliminado. 5

Não obrigatório; só são colocados anexos se tal se justificar.

3


[NOTAS AOS CAPÍTULOS] ANEXOS [numerados] Os anexos, ordenados, sempre que aludidos no trabalho, devem ser devidamente referenciados.

ÍNDICE DE QUADROS [ou ilustrações], ÍNDICE DE TABELAS, ÍNDICE DE GRÁFICOS Todos os quadros e gráficos devem ser legendados com número e título; os índices devem referir estes elementos e remeter para a respectiva página. INTRODUÇÃO A Introdução enuncia aquilo que se pretende fazer com o projecto, indicando os seus grandes objectivos, justificando a pertinência e relevância da problemática escolhida e esclarecendo os motivos que levaram à opção por aquele tema de investigação. Deve também ser assinalado em que medida se considera que o projecto de investigação é original e inovador. Esta parte do trabalho termina com uma descrição breve de cada um dos capítulos que se seguem, incluindo as características das referências bibliográficas que o sustentam. Por norma, a Introdução, apesar de aparecer em primeiro lugar, é a última parte do trabalho a ser escrita. FUNDAMENTAÇÃO Levantamento do estado da arte, ou estado da questão, incluindo a revisão da literatura, reflectindo os fundamentos teóricos que presidem à problemática, os debates e investigações mais recentes. Trata-se do enquadramento teórico e do diagnóstico do tema escolhido, contextualizando e fundamentando o projecto a desenvolver. QUESTÕES DE INVESTIGAÇÃO Pergunta de partida e outras questões eventualmente por ela suscitadas. A pergunta de partida deve ser contextualizada. HIPÓTESE(S) Hipóteses de investigação, apenas quando a metodologia escolhida implica a experimentação ou a verificação. As hipóteses procuram responder à pergunta de partida. OBJECTIVOS Objectivos gerais e específicos do projecto. Estão directamente relacionados com as hipóteses e a pergunta de partida.

4


METODOLOGIA Indicação do tipo de metodologia que vai ser seguida para responder à pergunta de partida, comprovar as hipóteses e atingir os objectivos, incluindo as ferramentas de investigação. A metodologia corresponde ao caminho escolhido para chegar a determinado sítio e atingir uma meta. Podem já ser apresentadas, em anexo, propostas de inquéritos, guiões de entrevistas, etc.

CALENDARIZAÇÃO6 Calendário detalhado do processo a ser desenvolvido: pesquisa bibliográfica e documental, revisão da literatura, aplicação das ferramentas de investigação, tratamento e análise dos dados, escrita final, conclusão do trabalho. Podem ser apresentadas duas propostas de calendarização, uma prevista e outra de contingência.

RESULTADOS ESPERADOS7 Resultados, em termos de produção de novo conhecimento que se espera obter com a investigação.

CONCLUSÃO Faz o balanço final do trabalho realizado, realçando os aspectos e resultados principais do projecto que se construiu, e apresentando uma apreciação crítica relativamente à forma como foi desenvolvido, incluindo as dificuldades e limitações encontradas e a aprendizagem feita durante o processo, e apresentando recomendações para estudos ou acções futuras, caso se justifique.

[NOTAS À PAGINAÇÃO] As páginas são contadas logo a partir da página de rosto, mas apenas são numeradas a seguir ao Sumário. A capa não conta para a paginação.

6

Apenas quando se trata de apresentar um projecto. Sendo um trabalho de disciplina, dispensa os subcapítulos de calendarização e resultados esperados. 7

Ver nota 6.

5


[LAYOUT DO PRÉ-PROJECTO] O processamento de texto deve obedecer às seguintes regras: a) Margens (superior: 3 cm; inferior: 3 cm; esquerda: 3,5 cm; direita: 2,5 cm) b) Tipos de letra – Títulos Título

Tipo de Letra

Tamanho

Espaçamento antes

Espaçamento depois

nível 1

Arial, ou Cambria, ou Calibri, Negrito Maiúsculas

18

36

12

Arial, ou Cambria, ou Calibri, Negrito

16

32

12

Arial, ou Cambria, ou Calibri, Negrito

14

30

12

nível 2 (capítulo) nível 3 (subcapítulo)

c) Tipos de letra – Texto Tipo de Letra Tamanho

Corpo de texto

Arial ou Cambria, ou Calibri, Normal

12

Notas de rodapé

Arial ou Cambria, ou Calibri, Normal

8

Citações com + de 4 linhas Referências Bibliográficas

Arial ou Cambria, ou Calibri, Itálico Arial ou Cambria, ou Calibri, Normal

Parágrafo

Especial, 1ª linha

Espaçamento entre linhas

1,5

simples

10

Justificado com avanço de 1 cm em relação ao corpo do texto, dos dois lados.

simples

12

Especial pendente – 2 cm

simples

6


d) Numeração das páginas: árabe, centrada; letra tamanho 10] Quanto às citações: a)- citações directas, ou formais: trata-se da transcrição fiel das palavras do autor, que deve ser sempre colocada entre aspas, utilizando (…) quando se omitem algumas palavras, ou [texto] quando se pretende introduzir alguma palavra para esclarecer o contexto da citação, mas que não consta do texto citado; b) citações conceptuais: quando se reproduzem ideias de outros autores por palavras próprias. Em qualquer dos casos, é obrigatório referenciar a fonte; c)- devem ser referenciadas no corpo do texto, assinalando-se entre parêntesis o apelido e o ano de publicação; no caso de citação formal deve ser acrescentada a indicação da(s) página(s); REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS [não esquecer que após a primeira linha deve-se avançar 1 cm.] Normas a utilizar: APA, NP405 ou ISO 690 (consultar os documentos de apoio próprios).

7


Modelo de trabalho de investigação em Direito  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you