Page 1

Nº 1 Novembro 09

Biblioteca Escolar

PÁGINA(S) ABERTA(S) Neste Número: I Mostra “Talivrenmonte”

Editorial

Inês Botelho Palavreando Clube de Leitores 100 anos da República Autor do Mês Dia Europeu das Línguas Vem conhecer a BE Batalha dos Livros

Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, este ano subordinado ao tema Bibliotecas Escolares: Visão Panorâmica” School libraries: ca (School the big picture). picture É também o mês em que se comemora a implantação da República. Neste âmbito, realizámos diversas actividades, salientando-se a I Mostra das Bibliotecas Escolares de Olhão - Mostra Talivrenmonte– , o vrenmonte encontro com a escritora Inês Botelho, em parceria com a Biblioteca Municipal e a Palestra 100 anos da República Os nossos amigos da

Não há maior solidão do que a dos livros não lidos.

Biblioteca que foram este ano para a universidade deixaram herdeiros. O Clube de Amigos da Biblioteca já conta com três novos amigos e continua à espera de mais. A nossa Biblioteca terá brevemente um novo logótipo, feito pelos nossos “meninos” de Artes do 12º H. A seu tempo será divulgado.

Finalmente a nossa Biblioteca abriu o seu Consultório de Livros. Neste espaço, a funcionar no Gabinete da Professora Bibliotecária, é possível os alunos obterem ajuda para escolherem um livro de acordo com os seus gostos. Convém fazer uma marcação prévia, junto da funcionária. Porque é possível aprender a gostar de ler!

Para ajudar a promover a leitura e os livros um grupo de alunos do 10º E resolveu juntar-se e promover uma “espécie” de Clube de Leitura. Aqui fica também o seu testemunho. Vale a pena ler!

I Mostra “Talivrenmonte”

Autor desconhecido

As Bibliotecas de Olhão saíram à rua, de 1 a 3 de Outubro, para assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. res

Esta iniciativa, que contou com o apoio da Biblioteca Municipal, teve lugar na Avenida da República, junto à Igreja de Olhão. Durante três dias, as Bibliotecas Escolares de Olhão “armaram barraca” e deram a conhecer

à comunidade o trabalho que têm vindo a desenvolver junto dos seus utilizadores, em especial as crianças e jovens do concelho.

Biblioteca Escolar da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes - Olhão


PÁGINA 2

PÁGINA(S) ABERTA( S)

Frases dos nossos alunos a propósito da Biblioteca:

A BIBLIOTECA É… … um sítio onde a magia das letras se junta e forma algo maravilhoso… … um mundo diferente onde a imaginação não tem limites … ler é viver… … um espaço de saberes. … encontro e partilha. … um lugar de reflexão. … um lugar de descoberta. … um mundo isolado do outro mundo, onde me sinto em paz. … um sítio para partir à descoberta da aventura. … o local onde me sinto mais feliz e integrada nesta escola. Aqui viajo para outros países, outras línguas e outras cores!... … um local de aprendizagem. … a transição para o outro lado da vida.

Inês Botelho na Biblioteca A nossa Escola recebeu, no dia 13 de Outubro, a visita da escritora Inês Botelho, no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Numa conversa amena e informal , a escritora apresentou a sua última obra Prelúdio e respondeu a questões colocadas pelos alunos e professores. A sessão proporcionou alguns momentos agradáveis e de empatia entre a escritora e o público.

Sugestão de leitura Depois de conquistar milhares de leitores com histórias do fantástico épico, Inês Botelho, neste romance, Prelúdio, Prelúdio muda radicalmente de cenário e conduz-nos numa viagem por um universo em que os protagonistas parecem fazer parte de um bailado que os lança num espaço onde as emoções e os sentimentos estão à flor da pele. Alheados nas rotinas do dia-a-dia são confrontados com o que não esperavam. Enquanto Ada é movida por uma paixão pela vida, Duarte, Alice e Lídia persistem nas recordações do passado. No entanto, são impelidos para o futuro. Não há fuga, terão de continuar…

Palavreando Lista dos Livros Perdidos Estes livros saíram da nossa Biblioteca e não encontraram o caminho de volta. Por acaso alguém os viu? Na rua, em casa, no meio de papéis, no autocarro, no cacifo? Se souberem do seu paradeiro, é favor contactar a Biblioteca:

- Equador, de Miguel Sousa Tavares, - Adrian Mole na crise da adolescência,

No dia 16 de Outubro, realizou-se mais uma sessão de Palavreando, Palavreando na Biblioteca da nossa Escola. Num ambiente acolhedor, entre uma chávena de chá e uma saborosa fatia de bolo, os participantes "palavrearam" sobre as diversas leituras de Verão e trocaram sugestões de leitura. O

momento foi de tal modo aliciante e descontraído que suscitou temas para futuras sessões.

de Sue Townsend, - A lua de Joana, de Teresa Gonzalez - Os Filhos da Droga, de Christianne F. - Pense: uma contagiante introdução à filosofia, de Simon Blackburn

Passatempo Coloca 1 ponto e 2 vírgulas: “Maria toma banho porque sua mãe disse ela dá-me a toalha.” Soluções pág. 4

Clube de Leitura : Livromania Três alunos do 10º E (Ana Catarina Simão, Érica Tavares e Miguel Domingos), adeptos incondicionais da leitura, criaram, em parceria com a Biblioteca, um Clube de Leitura a que d e r a m o no m e d e “Livromania”. O objectivo é proporcionar encontros mensais (4ª feira à tarde) para conversas divertidas e informais sobre os livros que estão a ler ou já leram.

Para te juntares ao Clube “Livromania”, basta trazeres um livro, um amigo e boa disposição! Aparece na Biblioteca e traz o teu livro! O primeiro encontro será brevemente anunciado. Está atento! CONTAMOS CONTIGO!

Biblioteca Escolar da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes - Olhão

Leituras frescas...


Nº 1

PÁGINA 3

Halloween na Biblioteca

100 anos de República No dia 8 de Outubro, pelas 15h15, teve lugar, no Auditório da nossa Escola, a palestra 100 anos de República proferida pelo Dr. João Mário Mascarenhas, director da Biblioteca do Museu da República e Resistência. Esta iniciativa da Biblioteca teve como público alvo os alunos dos cursos de Humanidades. Estiveram presentes cerca de 72

alunos acompanhados dos respectivos professores.

Esta palestra foi a primeira de várias actividades que visam comemorar o Centenário da República. Brevemente haverá mais notícias sobre este tema.

No seguimento desta palestra, o orador inaugurou o Livro de Honra da Escola. Este livro de assinaturas serve para os convidados da nossa Escola deixarem uma mensagem como recordação desse momento especial.

Vem conhecer a nossa Biblioteca!

Autor do Mês

Durante os meses de Outubro e Novembro , a Biblioteca organizou várias sessões (15 no total) sobre a BE junto das turmas do 9º e 10º anos. Esta iniciativa teve como objectivo promover o valor da BE na Escola, motivar para a sua utilização, esclarecer sobre a forma como está organizada e ensinar a utilizar os diferentes serviços.

Dia Europeu das Línguas

Para comemorar o Dia Europeu das Línguas, Línguas realizou-se na sexta feira, dia 25 de Outubro, no Auditório da nossa Escola, uma palestra intitulada "Multilinguismo e Comunicação Local e Global" proferida pelo Prof. Doutor Manuel Célio Conceição

A nossa Biblioteca vestiu-se a rigor para festejar o Dia das Bruxas. Bruxas Ora vejam:

da Universidade do Algarve. Esta iniciativa destinou-se, preferencialmente, aos alunos do Curso de Línguas e Humanidades e/ou aos alunos do Curso Profissional de Turismo. Os alunos que estiveram presentes revelaram-se interessados e participativos.

José Rodrigues dos Santos , conhecido jornalista e romancista, é o nosso autor destacado este mês, O seu último livro Fúria Divina dá-nos uma interpretação fundamentalista dos textos islâmicos, geralmente pouco conhecida no Ocidente. Convidamo-lo a ler a entrevista que foi feita na altura do lançamento deste livro.

Louco Homem Gramático: Esquisito espectáculo poético-alfabético - Paulo Condessa No dia 29 de Setembro, cinco turmas assistiram, na Biblioteca Municipal de Olhão, à representação deste espectáculo. Num ambiente muito informal, o orador soube cativar a atenção e entusiasmar os alunos.

Biblioteca Escolar da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes - Olhão


É uma biblioteca, querido… É uma espécie de versão antiga da Internet!

Liberdade Ai que prazer Não cumprir um dever, Ter um livro para ler E não o fazer! Ler é maçada, Estudar é nada. O sol doira Sem literatura. O rio corre, bem ou mal, Sem edição original. E a brisa, essa, De tão naturalmente matinal, Como tem tempo não tem pressa... Livros são papéis pintados com tinta. Estudar é uma coisa em que está indistinta A distinção entre nada e coisa nenhuma.

“Página procura Livro”

Quanto é melhor, quanto há bruma, Esperar por D. Sebastião, Quer venha ou não!

No dia 26 de Outubro, foi lançado o passatempo “Página procura livro”, em que foi apresentada uma página arrancada do seu “mundo” e encontrada solitária no chão da nossa Biblioteca. Os vencedores deste passatempo. Raquel, Filipe e Emanuel receberam um livro da Editora Asa.

Grande é a poesia, a bondade e as danças... Mas o melhor do mundo são as crianças, Flores, música, o luar, e o sol, que peca Só quando, em vez de criar, seca. O mais que isto É Jesus Cristo, Que não sabia nada de finanças Nem consta que tivesse biblioteca... Fernando Pessoa

Soluções p. 4

Biblioteca Escolar Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes

Av. Dr. Francisco Sá Carneiro 8700-853 Olhão Tel: 289 700 450 Fax: 289 700 459

www.biblioteca.esffl.pt

• Palavreando com o pintor Costa Pinheiro • Feira do Livro • Actividades de Natal: “The Spirit of Christmas” (com o grupo de Inglês) • Semana da Leitura • Batalha dos Livros • Centenário da República

Batalha dos Livros

ADIVINHA O que será que será, que o livro de Português disse ao livro de Matemática?

Estamos na Web

A página em causa pertencia ao Livro Crepúsculo, lo de Stephenie Meyer.

Brevemente:

A 2º edição do concurso Batalha dos Livros está aí! Este ano haverá mais um escalão: o 5º que se destina aos alunos do 11º e 12º anos. As inscrições poderão ser feitas até ao final do 1º período. O regulamento e a lista dos livros estarão brevemente disponíveis na Biblioteca e na página da Escola. O concurso Batalha dos Livros é um concurso de leitura que incentiva a leitura autónoma realizada por alunos do 3º ao 12º anos de escolaridade. Encoraja a leitura de bons livros e a competição saudável entre pares.

Este concurso é uma iniciativa da Rede Concelhia de Bibliotecas de Olhão. A "Batalha" processa-se em duas fases: uma "local" (durante a Semana da Leitura, em Março)

fronto as equipas vencedoras de cada agrupamento, para apuramento dos vencedores concelhios. Até lá, organizem-se em equipas e comecem já a ler!

A Batalha vai ser renhida!! para apuramento da equipa vencedora de cada escalão / agrupamento e uma "concelhia" (em Abril), que coloca em con-

Biblioteca Escolar da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes - Olhão

SOLUÇÕES Adivinha: Adivinha Tu tens muitos problemas! Passatempo: Passatempo “Maria toma banho porque sua. Mãe, disse ela, dá-me a toalha.

Newsletter  

Boletim da Biblioteca ESFLL Nov. 09

Advertisement