Page 1

Como funciona a nossa como funciona a nossaBiblioteca BIBLIOTECA NÃO É ASSIM TÃO DIFÍCIL CONVIVER EM HARMONIA! O que podemos e devemos fazer?!...


direitos  Usufruir de todos os serviços prestados pela biblioteca :  Leitura presencial silenciosa;  Estudo;  Trabalho de pesquisa;  Visionamento de filmes;  Realização de trabalhos individual ou em grupo;  Utilização do computador e ligação à internet; Audição rádio leitor CD e leitor CD portátil.  Requisitar todos os documentos/equipamentos da BE disponíveis para o efeito.  Apresentar críticas e sugestões relativas ao funcionamento da biblioteca.


deveres O aluno tem direitos mas tambÊm tem obrigaçþes!

direitos

deveres


deveres

 Respeitar o horário estabelecido. Horário – 08h00 às 18h00 Intervalos Só podem frequentar a Biblioteca os alunos que pretendam devolver ou requisitar livros e ler. A zona audiovisual e zona multimédia não estão disponíveis.


deveres

Deixar as mochilas na entrada, podendo apenas transportar consigo o material necessário ao trabalho que pretenda desenvolver. (caderno, livro, lápis, esferográfica e pen).


deveres

 Apresentar o cartão de estudante.


deveres

 Entrar ordeiramente.


deveres

 Cumprir as orientaçþes dadas pelos professores e assistentes operacionais.


deveres

 Manter o silêncio durante a permanência na biblioteca, de modo a respeitar outros utilizadores.


deveres

 Manter normas de conduta corretas (não consumir alimentos e bebidas; não utilizar o telemóvel…).


deveres

 Deixar o local de trabalho limpo e arrumado.


deveres

 Manter o posicionamento do mobiliårio, equipamento e do fundo documental.


deveres

 Comunicar a sua saída ao abandonar a biblioteca.

Vou sair. Até amanhã!


zonas funcionais A biblioteca está organizada em várias zonas: 1

Atendimento

2

Leitura informal (revistas , jornais e band

3

A biblioteca está organizada em várias zonas:

Consulta documental, trabalho e pesquisa

4

Multimédia - 1, 2, 3 e 4 (2ºe 3º ciclos) e 5 (1º ciclo

1

Atendimento

5A

Audiovisual (2º e 3º ciclos)

2

Leitura informal (revistas , jornais e banda

5B

Audiovisual (1º ciclo)

6

1º Ciclo

3

Consulta documental, trabalho e pesquisa

7

Auditório

4

Multimédia - 1, 2, 3 e 4 (2ºe 3º ciclos) e 5 (1º ciclo)

8

Gestão

5A

Audiovisual (2º e 3º ciclos)

desenhada)

desenhada)


zonas funcionais  Zona de atendimento  Zona de leitura informal  Zona audiovisual  Zona de produção multimédia  Zona do 1ºciclo Em cada zona da Biblioteca encontram-se placas com informação relativa ao seu funcionamento.


zona de atendimento  Registo da presença, apresentando o cartão de estudante e indicação da(s) ação(ões) que pretende desenvolver.  Fazer a requisição domiciliária.


zona de leitura informal  ler/consultar, em acesso direto a revistas, jornais, álbuns de BD, etc., podendo dialogar de forma a não perturbar o funcionamento da BE.  Depois de lidos e/ou consultados os jornais, revistas e álbuns de BD devem ser colocados, pela ordem em que se encontravam, na caixa de álbuns e nos expositores.


zona de produção multimédia  Atividades de âmbito curricular.  Não é permitida a pesquisa e navegação em sítios não apropriados ao sistema educativo.  Não são permitidos jogos de computador, para além dos didáticos existentes na página da Biblioteca.  Para consultar e-mail ou outro sítios, solicitar a autorização do professor/assistente.  O tempo máximo permitido de utilização do computador é de 45 minutos, salvo se não houver procura que o justifique.  O computador poderá, no máximo, ser utilizado por dois utentes em simultâneo.  Depois de terminadas as tarefas, devem fechar o(s) programa(s), deixando o equipamento desligado; deixar a mesa e cadeira arrumada e dar conhecimento no balcão de atendimento que terminou o trabalho.


zona audiovisual  A seleção dos documentos audiovisuais é feita pelos utilizadores mediante o acesso direto às estantes onde se encontram as capas ou por consulta do catálogo.  O utilizador solicita o original junto ao balcão de atendimento após o registo da ação.  São permitidos dois alunos por ecrã.  Depois de terminadas as tarefas, os utilizadores devem ter o cuidado de deixar o equipamento desligado e o local arrumado, dar conhecimento no balcão de atendimento que terminou o visualização/audição e entregar o DVD/CD.  O utilizador só poderá utilizar, nos equipamentos audiovisuais, DVDs e CDs pertencentes à BE.


zona 1ยบ ciclo


requisição domiciliária  requisição na zona de atendimento, fazendo-se o seu registo em impresso próprio.  As requisições domiciliárias fazem-se por um período máximo de 5 dias úteis.  Cada utilizador só pode requisitar um livro de cada vez.  Os utilizadores não podem requisitar dicionários, enciclopédias, atlas, livros estipulados para o PNL e documentos não livro (CD-rom, CD-áudio, DVD, revistas e jornais).


organização dos livros Os livros da nossa biblioteca estão organizados por temas (classes), que encontras na parte superior das estantes, referenciados através duma etiqueta colorida e numerada, obedecendo à Classificação Decimal Universal.


classificação decimal universal (CDU) 0 - Generalidades. 1 - Filosofia. Psicologia. 2 - Religião. Teologia. 3 - Ciências sociais. Economia. Direito. Política. Assistência Social. Educação.

4 - Classe vaga. 5 - Matemática e Ciências Naturais. 6 - Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia. 7 - Arte. Belas-Artes. Recreação. Diversões. Desportos. 8 - Linguagem. Linguística. Literatura. 9 - Geografia. Biografia. História.


BIBLIOTECA ESCOLAR… …um caminho para o

sucesso!

Como funciona a nossa BE  

Funcionamento da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Águeda

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you