Page 1

DEDAL PERSA

Dedal de fina filigrana dourada, com o topo em prata. Pensa-se que terá tido a sua origem na Pérsia (séc. XVIII). O fio dourado usado para decorar o dedal é muito mais fino do que os fios usados nos primeiros dedais de filigrana britânicos. A filigrana persa foi aplicada a uma base de ouro para obter estabilidade.


O percursor dos atuais dedais tinha a forma de uma banda achatada e enrolada de forma a encaixar Ă volta de um dedo. Os primeiros destes dedais, provenientes da dinastia chinesa Han (206 a.C.- 202 a.C.), teriam provavelmente este aspeto.


ANEL DE GANCHO

Um alfaiate saudita usa um anel de costura em bronze e um gancho de tensão ligado ao seu dedo grande do pé direito para coser no festival anual do Património em Janadriyah, perto de Riyadh


DEDAIS DE NOIVADO

Estes dedais persas datam do sÊculo XIX. O dedal de noivado, de ouro e esmalte (esquerda), tem o retrato da noiva num dos lados e o retrato do noivo no outro. O dedal de prata e esmalte, com topo em aço (direita), representa cenas com påssaros. Trata-se de dedais raros e dispendiosos e foram indubitavelmente produzidos para a aristocracia.


Dedais Abássidas-Levantinos

Estes dedais com motivos de divisas separados por painéis ondulados à mão foram encontrados em Hama, Síria, por uma expedição dinamarquesa antes da II Guerra Mundial. Conhecidos como os dedais Abássidas-Levantinos, estes foram provavelmente feitos durante o califado Abássida (656-1248) e levados para a Europa pelo regresso dos cruzados.


DEDAIS HISPANO-MOURISCOS

Estes pesados e pontiagudos dedais, encontrados no sul de Espanha, são conhecidos como Hispano-Mouriscos. Geralmente produzidos em bronze, datam desde o século X ao século XV


DEDAIS DO IRAQUE, RIO TIGRE

Dedais de prata niquelada produzidos por artesãos na actual região sul do Iraque e que representam a vida nas margens do rio Tigre. Nestes dedais surgem frequentemente camelos, barcos à vela, palmeiras, mesquitas entre outros e por vezes são assinados pelo artesão.


DEDAL TURCO-OTOMANO

Este dedal de prata gravada turco-otomano com um padrão dourado está ligado a um anel em forma de coroa também em prata TURCO-OTOMANO e ouro e com turquesa e cornalinas DEDAL incrustadas. Este tipo de dedais data de meados do século XVIII.


Este dedal de prata turco-otomano tem aplicado um rebordo de filigrana com padrĂľes dourados. EstĂĄ ligado a um anel tambĂŠm de prata com filigrana e com uma cornalina com cerca de 2.8 cm.


DEDAIS DO AFEGANISTÃO

Estes dedais com filigrana de prata aplicada e num dos casos também com turquesas, são provenientes do Afeganistão e datam do início do século XX


DEDAIS TURCOS, atuais

Estes dois dedais turcos atuais e de manufatura grosseira s達o incrustados com pedras de vidro. Cada um deles tem um anel para ligar uma corrente


DEDAL DE BRONZE

Este dedal de bronze foi provavelmente produzido em França em meados de 1920. A sua inscrição árabe traduz-se “têxteis de seda natural sem rugas”


DEDAL TURCO, contempor창neo

Flores de esmalte decoram este dedal contempor창neo proveniente da Turquia


DEDAL ALEMÃO, Islamizado

Este dedal de aço do século XX foi fabricado na Alemanha e enviado para Toledo para concluir a decoração damascena. O aço foi oxidado e um padrão islâmico dourado foi inserido à volta de todo o rebordo.

Dedais  

Origem dos dedais

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you