Page 1


Sociedade é um conjunto de pessoas que compartilham propósitos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade, é através da Sociedade que a Informação é divulgada, se não fossem as pessoas nós não estaríamos tão bem à ocorrência das coisas como estamos diariamente!


Os quadros interactivos foram inventados com o objectivo de facilitar a maneira como as aulas são dadas. Com eles os professores têm a mais valia de por exemplo, um professor de matemática, se precisar da folha quadriculada, basta ir ao menu e simplesmente carregar na opção de quadriculados e assim tem a folha como os alunos.


Os quadros interactivos são eficientes em variadíssimas situações na sala de aulas, desde o ensino para uma turma inteira à colaboração em pequenos grupos. A sua utilização proporciona várias actividades de ensino e aprendizagem. O quadro interactivo pode ser configurado para várias disposições de sala de aulas. Quando escolher um quadro interactivo, é importante que tome em consideração o modo como será utilizado, bem como quaisquer restrições de espaço da sala de aulas. Os quadros têm imensas vantagens e desvantagens.


•Os professores podem apresentar texto, som, vídeo e hiperligações da Internet; •Os alunos e os professores podem anotar e realçar tópicos do material apresentado, incluindo documentos, imagens, diagramas e páginas Web; •Os alunos podem interagir com o quadro através da manipulação de palavras, números e imagens; •Os professores podem apresentar vídeo, DVDs, CD-ROMs ou televisão; •…

•Se o quadro avariar não há aulas; •A sombra da pessoa que está á frente do quadro; •É preciso aprender primeiro para utilizá-lo; •Os alunos vão escrever cada vez menos e por isso vão ter menos qualidades de escrita;


A poluição pode ser definida como a degradação da qualidade ambiental resultante de actividades que prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar das populações, que causem dano à fauna e à flora, que afectem as actividades sociais e económicas e as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente. Nós humanos, somos os que fazemos pior á Natureza! De várias maneiras, como deitar o lixo para o chão, fazendo barulho nas ruas, estragando os nossos mares com produtos tóxicos… Isto tudo é desumano, como queremos sobreviver se não tratamos bem do nosso planeta!?


Uma das formas que também poluímos o ambiente é com aqueles cartazes ridículos que são colocados em todos os “cantos” das nossas cidades. Cartazes que enumeras vezes têm informações que não interessam a ninguém, informações lá descritas que só fazem parecer o nosso Ambiente um local sem nível nenhum, um local sujo!! Sendo que, depois as imagens que estão nos placares, vão-se desgastando com a chuva ou o sol, e vão caindo, no chão, nas ribeiras…


Para substituir estes “bocados” de papel, muitas vezes, desnecessários à comunidade, a câmara teve a excelente ideia de colocar Painéis Electrónicos nos pontos mais movimentados das cidades. São tipo televisores gigantes que nos mostram muitos dos acontecimentos , em directo, ocorrentes em todo o Mundo! Assim, mesmo fora de casa conseguimos ficar a par de muitas ocorrências, e para não falar de que um painel electrónico na cidade, dá um ar muito mais bonito e limpo!!


MEDIA


Os meios de comunicação social têm cada vez mais um papel interventivo na sociedade actual, não só pela informação que prestam, mas também pela formação que pretende m efectuar. Atendendo à forma como os MEDIA condicionam a opinião pública, é cada vez mais necessária a formação de leitores activos e críticos. Uma actividade possível pode ser desenvolvida através da análise da mesma notícia apresentada nos diferentes meios de comunicação social. Temos por exemplo, a TVI 24, um canal de televisão que nos transmite tudo em directo, não precisamos de esperar pelo dia seguinte para saber das notícias do dia anterior. Tem um sentido de organização muito bom, pois, está a ser trabalhado já á muitos anos! Também há outros MEDIA, como os jornais, os telemóveis, os rádios (…), são todos os meios de comunicação possíveis. A consciência de que os meios de comunicação constroem a realidade social deverá estar na base da selecção da informação por parte de qualquer leitor, promovendo a avaliação crítica da informação, ou seja, a educação para os "MEDIA".


Sociedade e informação  

O trabalho fala sobre a vida social.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you